Como fazer a drenagem do jardim com as próprias mãos: análise da tecnologia de arranjo

Nem todos os proprietários de terrenos suburbanos têm “sorte” com condições hidrogeológicas ideais.Muitas vezes, é apenas durante o processo de cultivo da terra ou de construção que se apercebem que as águas subterrâneas são altas e que durante os períodos de cheias há poças durante muito tempo. Não se preocupe, a drenagem resolverá esse problema. Concordo, construí-lo é muito mais fácil do que procurar o local perfeito.

O sistema de drenagem removerá o excesso de umidade do solo e da camada vegetal, o que garantirá o crescimento normal dos espaços verdes cultivados. Desviará a água subterrânea da fundação em caso de contato e protegerá o porão e o poço de inspeção da garagem contra inundações.

Quem pretende fazer a drenagem de um terreno ajardinado com as próprias mãos ou através do esforço de uma equipa de paisagistas encontrará nós respostas detalhadas a todo o tipo de questões. Nosso material descreve detalhadamente as opções de sistemas de drenagem de águas subterrâneas e métodos para sua construção.

Pré-requisitos para a construção de drenagem

Um sistema de drenagem que colete e drene o excesso de água subterrânea é necessário nos seguintes casos:

  1. O enredo é plano, ou seja, não há condições para movimento espontâneo da água em declive.
  2. A água subterrânea é observada em um nível próximo à superfície da Terra.
  3. O local está localizado em uma planície, vale de rio ou área pantanosa drenada.
  4. A camada solo-vegetativa desenvolve-se em solos argilosos com baixas propriedades de filtração.
  5. A dacha foi construída numa encosta, não muito longe do seu sopé, por isso, quando a precipitação cai no local e ao seu redor, a água se acumula e estagna.

A instalação de drenagem é quase sempre necessária em áreas com solos argilosos subjacentes: franco-arenoso, franco-arenoso. Durante os períodos de fortes chuvas e derretimento da neve, esse tipo de rocha permite que a água passe muito lentamente em sua espessura ou não a deixa passar.

A estagnação da água ao nível do desenvolvimento do solo está associada ao alagamento. Em ambiente úmido, o fungo se multiplica ativamente, surgem infecções e pragas (lesmas, caracóis, etc.), o que leva a doenças de hortaliças, apodrecimento de raízes de arbustos, flores perenes e árvores.

Antes e depois da drenagem
Devido à estagnação da água, o solo e a camada vegetal ficam encharcados, fazendo com que as plantas morram em um ambiente saturado de água e a aparência do local se deteriore. O sistema de drenagem permite eliminar a umidade instantaneamente, evitando seu impacto prolongado no solo

Se o problema do encharcamento do solo não for resolvido, a erosão do solo pode ocorrer ao longo do tempo. Em climas gelados, as camadas do solo contendo água incham, o que pode causar danos à fundação, caminhos pavimentados e outras instalações paisagísticas.

Para verificar se a drenagem é necessária, é necessário saber o rendimento das camadas de solo do local. Para fazer isso, cave um pequeno buraco com 60 cm de profundidade e despeje água ao máximo.

Se a água for absorvida em um dia, o solo subjacente terá propriedades de filtração aceitáveis. Neste caso, não há necessidade de drenagem. Se depois de dois dias a água não desaparecer, significa que há rochas argilosas sob o solo e a camada vegetal e há risco de alagamento.

Consequências do levantamento do solo
Devido ao levantamento de rochas saturadas de água, as paredes das estruturas residenciais podem rachar, o que pode tornar o edifício impróprio para residência permanente.

Se não em tempo hábil implementar um sistema de drenagem, então as propriedades rurais estão ameaçadas pelos seguintes problemas:

  • inundação de caves, subsolos, edifícios adicionais localizados abaixo do nível do solo - isso leva posteriormente a danos nos materiais das paredes, formação de mofo e fungos, apodrecimento de móveis, escadas e outras estruturas de madeira;
  • alagamento do solo devido à sua saturação com umidade, o que leva a baixos rendimentos, apodrecimento de raízes de hortaliças, plantas, morte de árvores e outras plantações;
  • No local podem formar-se depressões, depressões e buracos, resultando na destruição de caminhos pavimentados e ladrilhos - tudo isso afeta negativamente a paisagem da área ajardinada.

No inverno, quando o PRS e os solos elevados subjacentes, situados acima do nível de congelamento sazonal, congelam, a água contida nos poros da terra se expandirá. Um aumento no volume do solo ameaça a destruição de estruturas nele enterradas e apoiadas no solo.

A organização de um sistema de drenagem permitirá resolver os seguintes problemas da forma mais simples e econômica:

Vejamos os tipos de sistemas de drenagem e suas características.

Principais tipos de sistemas de drenagem do solo

Antes de começar a traçar um plano de trabalho, adquirir equipamentos e materiais, é necessário determinar qual sistema é adequado implementar para que funcione da forma mais eficiente possível.

Existem três tipos de sistemas de drenagem:

  • superficial (aberta) - é uma vala na superfície da terra, utilizada para retirar o excesso de umidade formado por chuvas parciais ou derretimento de neve;
  • profundo (fechado) – a água é escoada por meio de sistema de tubulações e poços; o sistema é utilizado em caso de risco de inundação do jardim por precipitação e/ou águas subterrâneas;
  • preenchimento – o princípio de sua construção é o mesmo do profundo, apenas se utiliza material de drenagem sem tubulações; Adequado para secar áreas durante a precipitação.

Cada uma das tecnologias acima tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Como fazer drenagem em uma área suburbana com as próprias mãos
Os sistemas de drenagem para paisagismo são divididos em dois tipos: abertos e fechados. O aberto consiste em uma rede de valas; no fechado, são colocados tubos perfurados nas valas ou é preenchido solo com altas propriedades de filtração

A rede de drenagem superficial é frequentemente combinada com esgotos pluviais que coletam e drenam a precipitação atmosférica. Os drenos pluviais são equipados com dois tipos de coletores de água: pontuais e lineares.

Água pluvial como um complemento eficaz

Galeria de águas pluviais - conjunto de canos de esgoto com poço para acúmulo de umidade, por onde ela é transferida para a tomada d'água. Antes de a água entrar no poço, existe uma divisória de sifão (grade) especial projetada para limpar os detritos do líquido que entra, fazendo com que o sistema não fique entupido e não apareça nele um odor desagradável.

Um sistema de esgoto pluvial com bacias de captação lineares é uma série de bandejas localizadas em uma encosta em direção ao local onde a umidade é coletada. Os recipientes são colocados em valas com uma camada de brita no fundo.A tecnologia é utilizada quando a inclinação da superfície diurna do local não ultrapassa 30 graus em relação ao horizonte.

Sistema linear
As valas abertas do sistema de drenagem, assim como os esgotos pluviais, podem ser cobertos com uma grade especial que não permite a passagem de detritos.

A principal diferença entre um sistema pontual e um sistema linear é que um sistema pontual usa um sistema de tubulação localizado no subsolo. A água é coletada através dos chamados “pontos” - bueiros especiais equipados com rede permeável.

Esta solução torna a estrutura quase invisível no local.

Sistema de pontos
Coletores pontuais de águas pluviais são instalados sob risers de drenagem que coletam água atmosférica do telhado dos edifícios

Às vezes, um tipo de sistema não é suficiente para uma área, então eles podem ser combinados para manter níveis ideais de umidade.

O tipo de sistema deve ser selecionado individualmente, levando em consideração as características paisagísticas e geológicas. Por exemplo, se a casa estiver localizada longe de um reservatório, você pode limitar-se à drenagem aberta. Se a mansão estiver localizada em uma encosta propensa a deslizamentos de terra no vale de um rio, é melhor usar vários sistemas simultaneamente. Você pode ler mais sobre o arranjo da drenagem pluvial Aqui.

Dispositivo de drenagem fechado

Um sistema fechado é uma rede de valas nas quais são colocados tubos e material de drenagem. A drenagem pode ser realizada tanto em toda a área quanto em área específica que necessite de drenagem.

O sistema de drenagem profunda consiste nos seguintes elementos:

  • tubos de drenagem;
  • bem (drenagem);
  • bomba para bombear água.

Para implantar o sistema é necessário cavar valas, instalar tubulações e construir sistemas de drenagem.

Esquema de drenagem fechado
Profundo, ou seja o sistema de drenagem fechado é absolutamente invisível no local, pois a tubulação é borrifada em cima com solo fértil onde podem ser plantadas hortaliças

Para instalar um sistema de abastecimento de água em uma vala você precisará de:

  • geotêxteis;
  • pedra britada;
  • cascalho;
  • areia.

O sistema é efetivamente utilizado em caso de inundação do local com águas subterrâneas.

Os componentes estruturais padrão de um sistema de drenagem são:

Elaboração de um diagrama da disposição dos elementos

Antes de realizar os trabalhos, é necessário traçar uma planta do local, observando objetos residenciais, domésticos e comerciais, além de arbustos, árvores e canteiros de flores.

A seguir, é necessário determinar a localização do poço, levando em consideração a localização do sistema de drenagem. O sistema de drenagem pode ser um esgoto, um poço ou qualquer outra fonte natural de água.

Diagrama do sistema de drenagem
O diagrama ilustra a marcação de um sistema de drenagem aberto em formato de espinha de peixe.Na figura: 1) ramais de pipeline; 2) cano de esgoto principal; 3) escoamento de águas pluviais; 4) bem

Então você precisa traçar um diagrama da localização das trincheiras.

Existem 4 tipos principais de esquemas:

  • arranjo de cobra;
  • dispositivo paralelo;
  • colocar ralos em formato de espinha de peixe;
  • posição trapezoidal.

Você mesmo pode escolher o padrão, mas na maioria das vezes a marcação em espinha é usada.

Layouts de tubulação
A escolha do layout do tubo depende do formato da área. O mais eficaz é o padrão em espinha, pois pode cobrir a maior área.

As valas podem ser localizadas ao longo do perímetro do território e ao longo do contorno da casa. Na área onde serão cultivadas hortaliças e flores, é construída uma rede levando em consideração os requisitos, que serão discutidos a seguir.

Requisitos técnicos para instalação

Ao construir uma vala, os seguintes requisitos devem ser levados em consideração:

  • a profundidade deve ser de 1 a 1,2 m e a largura de 35 a 40 cm;
  • Perto das árvores, uma trincheira é cavada a uma profundidade de 1,2-1,5 m, perto de plantações florestais - 70-90 cm, perto de canteiros de flores - 60-80 cm;
  • se o solo turfoso predomina no nível PRS do local, então, como encolhe rapidamente, a profundidade da vala não deve ser inferior a um metro;
  • se a área for de relevo, a profundidade pode chegar a um metro, se for plana ou com leve declive, cavar uma vala com menos de 1,5 m de profundidade é ineficaz;
  • em solos argilosos: franco-arenoso, franco-argiloso, trincheiras são cavadas a uma distância de 7 a 10 m umas das outras, em solos bem drenados: depósitos de areia, cascalho e brita - a 15-20 m;
  • O sistema de drenagem deve estar localizado a mais de 1 metro da fundação da casa, e a distância mínima permitida até a cerca é de 50 cm.

Para construir um sistema de drenagem aberto, você deve selecionar tubos especiais com malha.Seu diâmetro pode variar de 0,15 a 0,5 cm, sendo preferível evitar o uso de ralos de fibrocimento ou cerâmica, pois são pouco práticos, requerem preparo prévio, lavagens frequentes e entupem rapidamente.

Tubos de drenagem
Os mais eficazes são tubos de plástico perfurados com geotêxteis e filtro de coco ou outra fibra

Para a instalação de ramais de drenagem fechados, recomenda-se dar preferência a tubos perfurados de polímero ou materiais compósitos. Algumas modificações são equipadas com um invólucro de filtro especial (geotêxtil), que evita o entupimento do sistema.

O diâmetro do coletor deve ser maior que o diâmetro do tubo. Se a área do local em desenvolvimento for superior a 0,5 hectares, os diâmetros podem ser iguais.

A inclinação do sistema em direção ao coletor deve ser de 2 a 3 cm para cada metro de tubo com diâmetro de 5 a 10 cm.Se for planejado usar um tubo de diâmetro maior a inclinação deve ser menor. Descrevemos com mais detalhes como calcular corretamente a inclinação de um tubo de drenagem neste material.

Os proprietários de terras em terras baixas ou em encostas íngremes enfrentam problemas quando a água fica estagnada no local mais baixo, quando a captação de água pode estar localizada mais alta. Neste caso, na parte baixa do território é necessário construir um poço de armazenamento onde deverá ser instalada uma bomba de drenagem. Com sua ajuda, a água é bombeada para cima e descarregada em uma vala, ravina ou outro reservatório de água.

Caso esteja prevista a construção de um poço de absorção no local para aproveitamento da água captada, as obras de sua construção são realizadas na seguinte sequência:

Progresso do trabalho durante a construção do sistema

A primeira coisa a fazer antes de cavar uma trincheira é construir um poço de drenagem. Sua profundidade deve ser de 2 a 3 m e seu diâmetro de até 1 metro.

O poço mais confiável é o de concreto.Porém, nem sempre é possível instalar anéis de concreto manualmente, portanto você terá que recorrer ao auxílio de equipamentos de elevação. Além disso, o alto custo e a fragilidade são desvantagens das estruturas de concreto.

Um poço de plástico é um projeto especial feito de polietileno, polipropileno ou cloreto de polivinila, que é prático e de alta qualidade e resiste com eficácia à pressão do solo. A vantagem de um poço reservatório é que ele possui curvas de tubo e o kit vem com manguitos de borracha que garantem conexões firmes.

Drenagem de plástico bem
Os poços de plástico são considerados os mais fáceis de operar e instalar e atendem à relação qualidade-preço

Você também pode pavimentar um tijolo, fazer uma estrutura de borracha e outros materiais disponíveis.

O poço é posteriormente instalado bomba de drenagem, que bombeia água para um sistema de drenagem - esgoto, poço ou outra tomada natural de água.

A seguir, você pode começar a cavar valas de acordo com o esquema, levando em consideração os requisitos técnicos.

Colocação de tubos
É altamente recomendável a utilização de tubos com geotêxteis, pois o material permite a filtragem da água, evita o entupimento dos tubos e aumenta sua vida útil.

Para proteger os tubos de plástico convencionais contra entupimentos, são utilizados os chamados filtros “externos” feitos de palha, turfa fibrosa e resíduos de tecelagem.

Após cavar trincheiras, execute as seguintes etapas:

  1. Preencher a vala com 10 cm de areia, após o que é colocada uma camada de geotêxtil de forma que as bordas do tecido fiquem mais altas que a reentrância.
  2. Cubra o geotêxtil com brita até uma profundidade de 20 cm.
  3. Tubos de drenagem são colocados.
  4. Os tubos são cobertos com cascalho ou brita de rochas sedimentares até uma altura de 30-40 cm, depois com areia grossa ou pedregosa até uma altura de 30 cm.
  5. Enrole o geotêxtil - ele reterá pequenas partículas e permitirá o entupimento do sistema.
  6. Os geotêxteis são polvilhados por cima com uma camada fértil de terra - solo.
  7. Os tubos estão conectados ao poço.

A tecnologia de construção de um sistema de drenagem de aterro difere de um sistema de drenagem profunda por não incluir tubulações. As trincheiras são preenchidas com grandes entulhos ou tijolos quebrados e cobertas com pequenas pedras ou cascalho.

Implementação da opção aberta

Para criar sistemas de superfície, são utilizadas as mesmas regras para a construção de valas e para a implementação de valas profundas.

Para um sistema aberto basta construir valas com 0,7 m de profundidade e 0,5 m de espessura.As paredes são feitas com inclinação, o ângulo de bisel é de 30 graus. A vala é drenada para um poço de drenagem, comum às parcelas, ou para qualquer outra tomada de água.

A maneira mais fácil de fazer isso sozinho é criar uma drenagem aberta em seu jardim.
A forma mais simples e econômica de instalar um sistema de drenagem para drenar um canteiro de jardim é uma opção aberta, que você mesmo pode fazer sem problemas e custos.

As paredes das valas de drenagem abertas são compactadas, às vezes reforçadas com paralelepípedos ou entulho, e revestidas com telhas de concreto.

Em nosso site existem outros materiais sobre como organizar um sistema de drenagem no local e ao redor da casa, convidamos você a se familiarizar com eles:

  1. Instalando drenagem ao redor da casa: projetando e instalando um sistema de drenagem faça você mesmo
  2. Diagrama de drenagem ao redor da casa: nuances do projeto de sistemas de drenagem
  3. Como fazer a drenagem da fundação de uma casa com as próprias mãos: segredos de uma organização adequada
  4. Projeto de drenagem do local: regras de projeto + escolha de localização, inclinação, profundidade, elementos do sistema

Prolongando a vida útil do dreno

Um sistema de drenagem do tipo aterro pode funcionar efetivamente por 5 a 7 anos, enquanto estruturas de drenagem profundas e abertas com tubos de alta qualidade permitem que você esqueça o problema do alagamento por 50 anos. Mas isso é possível sujeito à manutenção periódica da rede.

Existem 4 regras para cuidar do sistema.

  1. Equipamentos de grande porte não devem passar pela área onde estão localizadas as tubulações, a estrada para eles deve ser pavimentada separadamente.
  2. O afrouxamento regular do solo melhorará sua permeabilidade à água, o que garantirá o bom funcionamento do sistema.
  3. Uma vez a cada 2-3 anos, os tubos devem ser lavados sob alta pressão de água, limpando-os de partículas de argila e ferrugem.
  4. Os trabalhos de escavação para instalação devem ser realizados em solo úmido.

Seguindo dicas simples, você pode prolongar a vida útil do seu equipamento e evitar reparos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo descreve todas as nuances da construção de um sistema de drenagem privado:

A instalação de drenagem no solo evita muitos problemas aos proprietários de hectares de terra. Ao instalar um sistema de drenagem, você não precisa se preocupar com o estado das plantações ou com o aspecto geral da área quando a umidade aumenta.

Você tem alguma dúvida sobre como organizar o sistema de drenagem do seu jardim? Encontrou alguma imprecisão? Ou talvez você tenha informações interessantes para compartilhar com nossos leitores? Por favor, deixe seus comentários em nosso material.

Comentários dos visitantes
  1. Tudo parece ser apresentado de forma acessível. E há muito material semelhante na Internet. Mas quando olho o site... em geral, “meus olhos ficam com medo”. Tenho trinta acres, quase metade dos quais inunda na primavera, especialmente depois de invernos com neve. Fico pensando e me perguntando sobre o esquema de drenagem da água.Afinal, aqui você precisa selecionar o material do tubo para que não seja muito caro, mas adequado, e fazer todos os cálculos. Em geral, não sei se devo economizar ou confiar tudo a profissionais?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Boa tarde, Oleg. Recomendo que você entre em contato primeiro com uma construtora para elaborar um projeto de drenagem individual do local, levando em consideração todas as características. Tendo já um diagrama de layout completo, a quantidade de poços de inspeção, tubulações necessárias, tire conclusões sobre a viabilidade de realizar todo o trabalho sozinho.

      Em qualquer caso, aconselho que encomende o projeto a especialistas - isso evitará erros e, portanto, despesas adicionais no futuro para eliminá-los.

  2. Rodião

    É compreensível que um sistema de drenagem aberto custe muito menos que uma versão fechada. Começamos a construir um na nossa aldeia, mas depois de um ano decidimos torná-lo fechado, porque tivemos que limpar os canais de lodo e folhas, e ocupa bastante espaço. Instalaram um poço de plástico e enterraram os canos, agora está tudo bem. A água que se depositou no poço coletor é descarregada em nossa ravina.

  3. Dmitry

    E se não houver para onde enviar água? As valas abaixo da propriedade do seu vizinho estão assoreadas ou bloqueadas? Como então?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Boa tarde, Dmitri. A administração distrital ou associação de dacha é responsável pelo bom estado das valas. Aconselho você a contatá-los por escrito para resolver o problema.

      Fundamentalmente, o problema pode ser resolvido de duas maneiras: organizando um ou dois poços de filtração no seu local ou criando um limite perimetral onde a água pode ser descarregada.É importante prestar atenção à taxa de absorção de água do solo num caso particular. Métodos simples de determinação são descritos em Este artigo. Você pode se familiarizar com os princípios de organização de poços de filtração Aqui.

      O limite é uma vala de 20 por 20 cm de largura, não sendo necessária autorização de vizinhos ou órgãos governamentais para sua disposição. Também é recomendável organizá-lo em caso de forte alagamento da área na primavera, quando a neve derrete.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica