Instalando drenagem ao redor da casa: projetando e instalando um sistema de drenagem faça você mesmo
O sistema de drenagem é projetado para proteger as estruturas subterrâneas dos efeitos das águas subterrâneas.É necessário em áreas com condições hidrogeológicas difíceis, que incluem a maior parte dos nossos terrenos.
A instalação oportuna de drenagem ao redor da casa prolongará a vida útil da fundação e eliminará reparos eternos. Afinal, é mais barato evitar a destruição dos alicerces de um edifício do que restaurá-lo indefinidamente, não concorda?
Você aprenderá como organizar adequadamente a drenagem em torno de uma casa particular neste artigo. Uma descrição detalhada dos tipos e princípios operacionais do sistema de secagem ajudará você a decidir sobre a melhor opção de dispositivo. Usando as informações fornecidas, você mesmo pode construir uma rede subterrânea de drenagem de água viável.
Os proprietários de terrenos que desejam construir de forma independente um sistema de drenagem fechado encontrarão uma descrição detalhada da tecnologia e uma descrição passo a passo da sequência de trabalho. A parte do texto é complementada por confirmações fotográficas e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Razões para organizar um sistema de drenagem
Um sistema especial de tubos ou canais de drenagem é organizado de forma que o máximo de umidade possível entre e se mova para uma distância segura da casa ou de outros edifícios. O problema da influência da umidade na fundação é geralmente típico de solos argilosos: franco-arenoso, franco-argiloso, argiloso.
Em áreas com predominância de rochas argilosas no trecho, a água é absorvida lentamente ou não sai. Devido à água estagnada, os alicerces da casa estão destruídos.A proteção impermeabilizante existente na fundação pode ser insuficiente, podem haver costuras fracamente seladas e áreas não tratadas com mastique.
Como resultado, mofo e bolor aparecem no monólito de concreto e ocorre corrosão no reforço, o que no futuro muitas vezes se torna a causa da destruição da fundação.
Em solos arenosos e bem permeáveis, a umidade desaparece mais rapidamente, portanto esse tipo de problema ocorre com menos frequência. Mesmo assim, o dono da casa não deve relaxar e confiar no “talvez” neste assunto.
A umidade excessiva em uma estrutura pode ser causada não apenas pelas características do solo, mas também por outras características do local. Por exemplo, um alto nível de água subterrânea, que impede que a umidade escoe das camadas sobrejacentes.
Se o fundo da parede ficar coberto de manchas úmidas por muito tempo após a chuva, isso indica que é preciso pensar na necessidade de estruturas de drenagem. Paredes molhadas no subsolo, presença de mofo ou bolor indicam que o problema de drenagem na área deveria ter sido resolvido ontem.
Mesmo uma boa impermeabilização de fundações se deteriora com o tempo.Este é outro motivo para garantir uma boa drenagem em sua casa. Quanto menor for o impacto das águas subterrâneas nas partes estruturais da estrutura, menos frequentemente serão necessárias obras de grande envergadura para restaurar a camada impermeabilizante aplicada à fundação.
Se a captação e escoamento de águas subterrâneas e de cheias não foram previstas na fase de construção, após a construção poderá cuidar da drenagem à volta da casa e da sua instalação com as próprias mãos.
Tipos típicos de drenagem
Existem vários sistemas básicos de drenagem que podem ser usados para coletar e remover umidade desnecessária de sua casa e local. Com projeto e instalação adequados, cada um deles demonstra uma eficiência bastante alta, mas o custo de tempo, esforço e dinheiro depende da complexidade do projeto.
Existem três opções para organizar o sistema de drenagem:
- abrir;
- preenchimento;
- fechado.
Sistemas de drenagem abertos São valas com cerca de 50-70 cm de profundidade e cerca de meio metro de largura. Ter essas valas cavadas ao redor da casa não é um problema, mas a paisagem sofrerá visivelmente com isso. E pular o tempo todo pelas reentrâncias que cercam a casa não é muito conveniente.
A drenagem aberta geralmente é coberta com grades decorativas bem cuidadas. Eles protegem a estrutura de grandes detritos e bloqueios por ela causados. E essas ranhuras com grades parecem mais esteticamente agradáveis.
Sistemas de drenagem de aterro São aproximadamente as mesmas valas, só que não são cobertas com grades de proteção, mas preenchidas com material permeável à umidade, por exemplo, cascalho grande, tijolo quebrado ou brita. A instalação deste tipo de drenagem não é tão difícil e os custos serão bastante razoáveis.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário marcar e cortar cuidadosamente a grama do local da escavação. As valas não são preenchidas até o topo, sobrando pouco espaço.
A grama guardada para esse fim é colocada no topo do aterro para minimizar os danos à paisagem do local. Recomenda-se colocar uma camada de geotêxtil no fundo da vala para prolongar a vida útil da estrutura.
Esta versão do sistema de drenagem tem algumas desvantagens: é mais difícil de limpar do que um sistema aberto. É claro que é improvável que detritos entrem em tal drenagem, mas o problema de assoreamento do conteúdo das valas permanece.
Se a eficiência de remoção de umidade diminuir visivelmente, poderá ser necessário remover a grama novamente, substituir completamente o preenchimento e, em seguida, retornar o sistema à condição anterior.
Drenagem fechada O mais difícil de instalar, mas ao mesmo tempo confiável e com longa vida útil. Nas valas de drenagem é colocada uma camada de cascalho ou materiais semelhantes e por cima são instalados tubos com superfície perfurada.
Geralmente são utilizadas estruturas plásticas; são mais baratas, pesam menos e são mais fáceis de perfurar suas superfícies do que suas contrapartes metálicas.
Os sistemas de drenagem fechados são mais convenientemente instalados ao longo do meio-fio dos caminhos que circundam a casa. Aqui, todo o sistema ficará oculto com segurança e não afetará em nada a aparência do site. Também existe algo como drenagem de parede.
É disposta durante a construção de uma moradia nos casos em que se prevê a construção de cave ou rés-do-chão. Os tubos de drenagem são colocados diretamente na fossa sob a fundação, perto das paredes, e então tudo é coberto com material filtrante e terra.
Outro elemento importante do sistema é drenagem pluvial. São bandejas abertas destinadas a coletar e transportar a água coletada do telhado e áreas cegas da casa durante a chuva. A drenagem pluvial também pode ser aberta ou fechada e geralmente é instalada sob calhas conectadas a calhas e funis.
As características de organização da drenagem de uma horta são descritas em detalhes em Este artigo.
Projeto de um sistema de drenagem de águas subterrâneas
Obviamente, o sistema de drenagem consiste em mais do que apenas tubos e bandejas. Para monitorar o estado do sistema, são necessários poços de inspeção e deve ser instalado um poço de drenagem para onde será drenado esse excesso de umidade.Por este motivo, as valas onde são colocadas as tubagens apresentam uma ligeira inclinação em direcção a este poço.
Faz sentido considerar o procedimento de instalação de um sistema de drenagem fechado, por ser o mais complexo de implementar. A opção aberta e aterro pode ser organizada com base nos mesmos princípios.
Tubos de sistema fechado são colocados ao redor do perímetro do edifício a uma distância de 0,7-1,0 m dele. Por analogia, sulcos são formados para esquemas de drenagem abertos e de aterro.
Em cada canto onde a vala for virada, deverá ser instalado poços de inspeção. É necessário determinar antecipadamente a localização do poço coletor onde será descarregada a água desviada.
Se se pretende recolher água fora do local, então instale um poço de drenagem. A partir dele é colocado outro tubo, que geralmente vai para uma vala à beira da estrada. Você também pode desviá-lo para um reservatório local, se houver um nas imediações da casa.
A profundidade da vala para drenagem fechada depende do tamanho da fundação. Os tubos devem ser colocados 50 cm mais fundo que as lajes de fundação. Neste caso, a inclinação das comunicações deve ser de 0,7-1%.
Não coloque tubos em declives acentuados, pois isso pode causar bloqueios. Uma pequena inclinação também não é recomendada, pois afetará negativamente o processo de remoção de umidade.
A largura da vala deve ser 20 cm maior que o diâmetro do tubo de drenagem: 10 cm de folga de cada lado. A localização do sistema de drenagem deve ser refletida esquematicamente no papel, indicando todos os seus elementos. Isso permitirá calcular a duração das comunicações, bem como a quantidade de elementos adicionais necessários para a correta instalação do sistema.
Recursos da versão fechada
Depois de descobrir como fazer a drenagem adequada da casa e traçar um projeto, você deve se preparar para os próximos trabalhos. Você deve estocar materiais, bem como as ferramentas necessárias.
Durante o trabalho você pode precisar de:
- barbante para marcação e marcação da posição das comunicações;
- nível de construção e fio de prumo para controlar a inclinação das tubulações;
- baioneta e pá;
- ferramenta de compactação de solo;
- balde e/ou carrinho de mão para transporte de solo desnecessário;
- fita métrica para fazer medições;
- serra para metal, etc.
Também será necessário um certo número de tubos de drenagem. São designs especiais com perfurações, geralmente feitas de plástico. Você pode usar os de plástico tubos para esgoto externo, tendo previamente feito furos na sua superfície com uma broca normal.
Além disso, é necessário preparar: geotêxteis, areia, brita ou outro material semelhante, poços de inspeção de acordo com o número de voltas, etc.
Os geotêxteis são necessários para proteger o enchimento que envolve o tubo de drenagem da penetração de partículas finas de argila e assoreamento. Não há necessidade de economizar neste material. Deve ser suficiente para cobrir completamente as paredes e o fundo da vala escavada, e também cobrir o tubo preenchido com uma sobreposição substancial.
Recomenda-se primeiro marcar o terreno e depois iniciar os trabalhos de escavação. Geralmente começam a cavar a partir do ponto mais alto do sistema, aprofundando gradativamente a vala.
Ao calcular inclinação do tubo de drenagem Você pode focar no padrão de 1%. Se o comprimento da vala for de 20 m, a diferença de altura entre o ponto inicial e final deve ser de 20 cm.As medidas necessárias são feitas com fita métrica comum.
Depois que a vala estiver pronta, seu fundo deve ser bem compactado. Em seguida, é colocada no fundo uma camada de areia de 10 cm, que também é bem compactada. Depois disso, recomenda-se cobrir toda a vala com uma camada de geotêxtil para que tanto o fundo quanto as paredes da estrutura fiquem cobertos, e as bordas do material venham à superfície e fiquem livremente no solo.
Agora, no fundo, escondido pelo geotêxtil, é necessário colocar uma camada de brita de cerca de 20 cm, qualquer material filtrante será aceitável: brita, argila expandida, fragmentos de tijolo, etc. O principal é que sua fração seja maior que o tamanho dos furos nas tubulações de drenagem, caso contrário não será possível evitar bloqueios.
Após o assentamento, deve-se nivelar a brita e verificar a inclinação das comunicações, que deve corresponder aos cálculos e medições previamente efetuados.
Se tudo estiver em ordem, os tubos de drenagem são colocados sobre a brita e conectados aos poços de inspeção e drenagem. Em seguida, o sistema é coberto com outra camada de brita (brita, argila expandida, etc.) A altura desta camada também deve ser de 20 cm, as bordas do geotêxtil que ficam livres são enroladas sobre a camada de aterro.
A sobreposição das camadas de material não tecido deve ser de cerca de 30 cm, às vezes é recomendado fixar a posição do material geotêxtil com barbante ou fechos plásticos.
Agora você pode preencher o resto da vala com areia (é necessária uma camada de 10 cm) e terra. A areia novamente precisa ser compactada, principalmente no espaço nas laterais do tubo de drenagem. A grama previamente cortada é colocada em cima ou são instalados caminhos.
Você pode criar sua própria versão de decoração do local onde são colocados os tubos de drenagem. Deve haver acesso às tampas dos poços de inspeção, bem como ao ponto de descarga da umidade desviada.
Os poços de inspeção são recipientes verticais de plástico fechados com tampas. Eles são usados para verificar periodicamente o status do sistema.
Um poço de drenagem é um recipiente mais largo; pode ter configuração redonda ou quadrada. Na maioria das vezes, um velho barril de plástico é usado para organizá-lo.
Você também pode usar anéis de concreto de diâmetro adequado ou fazer paredes de concreto monolítico. Neste último caso, é imprescindível reforçar a estrutura. O topo do poço de drenagem deve ser coberto com uma tampa resistente.
Etapas da construção de drenagem ao redor da casa
A construção de um sistema de drenagem, calculado na fase de drenagem e colocado durante a construção de uma casa, inclui uma série de etapas padrão que se sucedem:
Finalidade da área cega e sua disposição
A drenagem suplementar também ajudará a proteger paredes e fundações contra umidade desnecessária. área cega ao redor da casa. Este é o nome dado a uma camada de material impermeável que é colocada ao longo das paredes com inclinação para fora. A precipitação que cai na área cega flui imediatamente para fora da casa, de modo que o contato das paredes e da fundação com a umidade será mínimo.
Para fazer uma área cega, você pode usar os seguintes materiais:
- argila;
- pedra;
- Lajes para pavimento;
- asfalto;
- concreto;
- Membranas PVP.
A instalação de uma área cega de argila e pedra, bem como de lajes de pavimentação, pode exigir bastante mão-de-obra, mas esse acabamento fica ótimo. A asfaltagem e a concretagem custarão bem menos, mas parecem muito modestas, até utilitárias.
As membranas PVP são instaladas profundamente no solo; qualquer cobertura conveniente pode ser colocada em cima: grama, azulejos, gramado, etc.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O procedimento para fazer a drenagem doméstica com as próprias mãos é apresentado claramente neste vídeo:
Dicas interessantes sobre trabalhos de drenagem podem ser encontradas aqui:
Opção de fazer zona cega à volta da casa:
Obviamente, para proteger a casa da umidade, uma série de medidas devem ser tomadas, e o sistema de drenagem deve ser efetivamente combinado com uma área cega, bueiro, etc. No futuro, todos os esforços serão recompensados, pois a fundação da casa, as paredes e a cave não necessitarão de reparações durante muito tempo.
Você tem experiência pessoal com drenagem em sua casa? Gostaria de compartilhar recomendações práticas ou fazer perguntas sobre o tema? Por favor, deixe comentários - o formulário de discussão está localizado abaixo.