Como fazer um poço de drenagem com as próprias mãos e conectar tubos a ele

As caves e rés-do-chão de casas particulares localizadas em áreas com elevados níveis de água subterrânea estão frequentemente sujeitas a inundações, o que pode levar à destruição da fundação. Um sistema de drenagem completo instalado ao redor da casa evitará isso.

Diremos como fazer a drenagem e instalar um poço de drenagem com suas próprias mãos. O artigo apresentado para consideração descreve detalhadamente o projeto de um sistema de coleta e drenagem de águas subterrâneas para escoá-las desde a fundação. As opções para a construção de poços são listadas e os métodos de instalação são descritos.

Para uma compreensão visual de informações complexas, é acompanhado por diagramas úteis, coleções de fotos e tutoriais em vídeo.

Finalidade e projeto do sistema de drenagem

A drenagem deve ser realizada se a casa estiver localizada em área baixa, ou se o nível do lençol freático for superior ao térreo ou subsolo do edifício e houver risco de inundação. É especialmente importante fazer drenagem do local, localizado em solos argilosos que tendem a se levantar quando as camadas inferiores congelam durante o período de frio.

O sistema de drenagem desempenha simultaneamente várias funções importantes:

  • reduz a pressão das águas subterrâneas nas paredes e no chão da casa;
  • evita inundações de porões;
  • drena a área adjacente ao edifício.

É aconselhável efectuar a drenagem na fase de escavação da cova da casa, de forma a não perturbar a paisagem do local quando já tiverem sido erguidos e equipados anexos.

Para arranjo sistema de drenagem em todo o perímetro da casa uma trincheira está sendo desenvolvida. Deve estar localizado a uma distância de um metro e meio a três metros da fossa ou edifício (caso a casa já tenha sido construída).

Em seguida, é colocada uma tubulação fechada e um ou mais poços de drenagem são instalados nos locais necessários. O número de poços e canais de tubulação depende da área do local, da profundidade do lençol freático e do tipo de solo.

Pressão das águas subterrâneas
A figura mostra que, na ausência de drenagem, a água subterrânea exerce pressão diretamente na base da fundação e nas paredes e penetra na casa. Se houver sistema de drenagem, a água vai para as tubulações de saída

Algumas pessoas confundem o sistema de drenagem com o sistema de águas pluviais, mas a diferença entre eles é bastante significativa. A drenagem pluvial é projetada para escoar as águas pluviais e, via de regra, está localizada na superfície. A profundidade dos tubos de drenagem deve estar abaixo da base da fundação.

Drenagem do local
Ao organizar sistemas de águas pluviais e drenagem, é possível desviar as tubulações de ambos os esgotos para um poço coletor

Você pode ler sobre como desenvolver um projeto de sistema de drenagem para coleta e drenagem de águas subterrâneas, drenagem e paisagismo do local em outro artigo popular nosso site.

Principais tipos de poços de drenagem

Existem vários tipos de poços, que diferem entre si na finalidade, material de fabricação e tamanho. O projeto de poços de drenagem de diferentes tipos é quase o mesmo.

São um recipiente com fundo fechado, em cujo poço são fornecidos tubos esgoto de drenagem. O poço está totalmente imerso no solo e seu topo é coberto por uma escotilha.

A principal diferença entre os poços é a sua finalidade. Cada tipo é projetado para desempenhar uma função específica e está localizado em um local específico do sistema de drenagem.

Características dos bueiros

Os poços de drenagem de inspeção ou de outra forma são destinados a:

  • realização de inspeções de rotina no sistema de esgoto;
  • monitorar o desempenho do pipeline;
  • limpeza periódica de tubulações e realização de trabalhos de reparo.

Os poços de inspeção são instalados em locais onde há maior probabilidade de contaminação ou assoreamento das tubulações. Seus tamanhos são selecionados levando em consideração as características do sistema de esgoto. Em pequenas tubulações, via de regra, são instalados poços de inspeção com diâmetro de 340 a 460 mm.

Inspeção bem
É aconselhável equipar um grande sistema de drenagem com poços de inspeção de grande diâmetro, equipados com todos os dispositivos necessários para a realização de inspeções e reparos de rotina.

Os grandes ralos são dotados de estruturas de drenagem com diâmetro interno de até um metro e meio, alguns contêineres são equipados com degraus para facilitar a descida. Um adulto pode caber facilmente nesse poço para realizar trabalhos de limpeza ou reparo da tubulação. A limpeza do sistema é feita lavando as tubulações com jato de água sob pressão.

Um tipo de poço de inspeção são estruturas rotativas localizadas nas juntas dos cantos dos tubos. Eles não precisam ser instalados em todas as curvas; geralmente são instalados em todos os cantos.

Ao instalar poços rotativos, é necessário levar em consideração o projeto sistema de drenagem e instale-os de forma que todos os cantos e seções transversais da tubulação possam ser trazidos até eles.

Girar bem
Os poços rotativos são enterrados nos cantos do gasoduto. São instalados de forma que, se necessário, seja possível limpar rapidamente o esgoto

Finalidade das estruturas de armazenamento

Um coletor ou em outras palavras um poço de captação de água é utilizado para coletar e acumular água e seu posterior bombeamento para um reservatório ou vala de drenagem. É um grande recipiente com diâmetro de até um metro e meio, para onde são desviadas todas as tubulações do sistema de drenagem.

É instalado em locais onde não é possível instalar poço filtrante ou desviar a água coletada pelo esgoto para o ralo. Via de regra, são retirados do local.

Armazenamento bem
Para drenar a água acumulada, nos poços coletores é instalada uma bomba de drenagem submersível com tubo de drenagem, que bombeia o líquido coletado para um reservatório natural

A caixa d'água geralmente é equipada com uma bomba elétrica, que bombeia o líquido acumulado para um reservatório ou para regar um jardim. Normalmente, um sistema automático é instalado em tanques de armazenamento que, quando o tanque está cheio até um determinado nível, bombeia a água automaticamente.

Características dos tanques de absorção

Os poços filtrantes são utilizados em áreas com solo pouco úmido, localizadas longe de corpos d'água naturais e não equipadas com sistemas de drenagem. Neste caso, a quantidade de água a ser bombeada não deve ultrapassar 1 metro cúbico. m por dia.

O formato do poço pode ser redondo com diâmetro de até um metro e meio, ou retangular ou quadrado com área não superior a 6 m.Normalmente, anéis de concreto ou recipientes de plástico são usados ​​para fazer um poço.

Absorção bem
A profundidade do poço de absorção no solo deve ser de no mínimo dois metros, e a espessura da camada filtrante deve ser de no mínimo 30 cm

Dispositivo absorção bem difere de outros tipos de recipientes de drenagem por não possuir fundo vedado. Em vez disso, um sistema de filtro é instalado no fundo do poço, que passa o escoamento da água suja por si mesmo, limpa os detritos e os descarrega nas camadas profundas do solo.

Material para fazer poços de drenagem

Os poços para a instalação de um sistema de drenagem podem ser feitos com anéis de concreto, ou você pode comprar recipientes de plástico prontos no tamanho necessário e instalá-los no local. Cabe a você decidir como fazer bem a drenagem, mas vale considerar que a primeira opção é mais barata, mas muito mais trabalhosa de fabricar, a segunda é mais simples, mas um pouco mais cara.

Fazer um poço com anéis de concreto apresenta vários problemas. Devido ao grande peso das estruturas de concreto, poderá ser necessário alugar equipamentos especiais e convidar assistentes. Eles precisam fazer furos para canos, o que também é bastante difícil.

Porém, a complexidade da instalação de um poço de concreto é justificada pela sua grande confiabilidade, resistência e durabilidade. As estruturas de concreto são praticamente invulneráveis ​​a quaisquer influências negativas.

Podem ser instalados em qualquer local e até mesmo em áreas sobre solos sujeitos a movimentos hidrotérmicos e levantamentos durante o congelamento, onde as estruturas plásticas podem ser deformadas.

Os recipientes de plástico modernos também são muito confiáveis ​​e, além disso, são práticos e fáceis de instalar, pesam pouco e são fáceis de montar. Seu corpo já possui furos com o diâmetro necessário para conexão de tubos.

Muitas pessoas recorrem a uma opção de instalação combinada para economizar dinheiro. Para poços de inspeção e rotativos, são adquiridos tanques de plástico, e os tanques de filtro e armazenamento são feitos de anéis de concreto. Existe outra opção disponível - fazer você mesmo um poço com tubos de plástico; como fazer isso é descrito abaixo.

Poços de plástico
Os recipientes de plástico estão disponíveis em diversos tamanhos, seus corpos já possuem curvas com o diâmetro necessário para a conexão dos tubos

Princípios básicos de arranjo de drenagem no local

Para a instalação do sistema de drenagem, é selecionado o ponto mais alto do local e dele é cavada uma vala com inclinação de 2 a 5 cm e dois metros de profundidade, onde são colocadas as tubulações. Poços rotativos são instalados nos cantos e poços de inspeção nos locais de conexões nodais.

Diagrama de drenagem
Para garantir o fluxo natural da água pelas tubulações, é cavada uma vala para instalação de rede de esgoto em um declive de pelo menos 2 cm do ponto superior do local

O ponto final do sistema de esgoto, para onde tudo leva tubos colocados com inclinação, é um filtro ou poço de armazenamento de onde se realiza a drenagem forçada ou natural da água.

Para a instalação de esgotos drenantes, recomenda-se a utilização de tubos corrugados especiais com perfuração, feitos de PVC ou polietileno. Não possuem restrições técnicas de instalação e são muito fáceis e simples de instalar. Dependendo do tamanho dos furos de saída do poço de drenagem, você pode adquirir tubos com diâmetro de 50 a 200 mm.

Tubo de drenagem
Existem pequenas fendas em toda a área do tubo de drenagem, necessárias para que a água escoe do solo.

Para o pleno funcionamento de todo o sistema de esgoto, é necessária a realização de uma série de medidas preparatórias. A areia é colocada em uma camada de 5 cm no fundo da vala e bem compactada. Em seguida, o fundo e as paredes da vala são revestidos com geotecido, que servirá de filtro para evitar o assoreamento do sistema.

Segue-se uma camada de brita, com aproximadamente 10 cm sobre a qual é colocada tubo perfurado, é coberto com outra camada de brita e envolto em geotecido com sobreposição. No topo desta “torta” é colocada uma camada de terra, que foi selecionada ao cavar a vala.

Colocação de tubos
Para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem, é necessário preparar cuidadosamente a base e colocar as tubulações conforme mostrado na foto

Produção e instalação de poços de plástico

O processo de instalação depende do tipo de poço. Para estruturas de visualização, rotativas e de armazenamento é necessário fazer uma base de concreto.Poços de absorção sem fundo requerem a instalação de um sistema de filtragem.

Como instalar um poço de inspeção e coletor

Se você comprou um recipiente de plástico pronto, basta instalá-lo sobre uma base pré-preparada. A instalação dos dois tipos de poços é praticamente a mesma. A diferença só pode estar no tamanho, na quantidade de tubos de saída, bem como na disposição horizontal ou vertical.

As salas de inspeção, via de regra, têm desenho vertical, podendo as salas de armazenamento ser feitas na horizontal ou na vertical. Além disso, os poços coletores geralmente são equipados com uma bomba de drenagem e as tubulações são descarregadas em uma bacia de drenagem.

Instalação de poço de plástico
As tubulações devem ser conectadas após a instalação do contêiner em uma base cuidadosamente preparada, após o que as tubulações são vedadas e o poço preenchido

Antes de construir um poço para coleta e escoamento de água de drenagem, cave uma vala, faça os trabalhos preparatórios conforme descrito acima e coloque tubulações, mas não encha ainda.

A instalação do poço consiste nas seguintes etapas:

  1. aprofundar a área onde pretende instalar o poço, deve ser 40 cm mais profundo que o nível das tubulações;
  2. despeje e compacte uma camada de areia e brita;
  3. preparar uma solução de concreto (3 partes de areia e 1 parte de cimento) e preencher o fundo;
  4. depois que a base estiver endurecida e completamente pronta (isso levará cerca de 2 dias), coloque uma camada de geotêxtil;
  5. Coloque o recipiente sobre uma base de concreto e conecte-o às curvas do tubo;

Por fim, monte a escotilha em cima, preencha a estrutura por todos os lados com brita e terra.

Instalação de estrutura de absorção plástica

Para instalar bem um filtro, você precisará de recipientes de plástico sem fundo. A sua instalação efectua-se da mesma forma descrita acima, com excepção da concretagem de uma base de betão. Em vez disso, é feito um sistema de filtro no fundo do poço que purifica naturalmente a água que entra.

Instalação de poço de absorção
Para que um poço de absorção funcione de forma produtiva por muito tempo, ele deve ser instalado corretamente, conforme mostra a figura (+)

Uma camada de cascalho, brita ou outro material semelhante com 20-30 cm de espessura é colocada no fundo.Os tubos são trazidos para a parte superior do poço, a estrutura é coberta em todos os lados com brita ou cascalho, o topo é coberto com geofabric e fechado com portinhola.

Fazendo recipientes com tubos de plástico

Se você não tem recipiente de plástico acabado, Você pode fazer isso sozinho. Para isso, será necessário um tubo plástico de determinado diâmetro (35-45 cm para estruturas de inspeção e rotativas e 63-95 cm para estruturas coletoras e de absorção). Além disso, é necessário adquirir fundo redondo e escotilha plástica de acordo com o tamanho do tubo e gaxetas de borracha.

Algoritmo de fabricação:

  1. Corte o tubo de plástico no tamanho necessário para corresponder à profundidade do poço.
  2. Aproximadamente a uma distância de 40-50 cm do fundo, faça furos para os tubos e equipe-os com juntas de borracha.
  3. Fixe o fundo ao recipiente e sele todas as costuras com mástique betuminoso ou outro selante.

A instalação de um tanque de drenagem artesanal é realizada de acordo com o esquema descrito acima.

Construção de poço a partir de anéis de concreto

Para o poço, é necessário adquirir anéis de concreto armado, que são feitos de concreto resistente à umidade. As dimensões e o diâmetro dos anéis são selecionados com base no tipo e finalidade do poço. Mas é preciso levar em conta que sua profundidade deve ser de no mínimo dois metros.

Os anéis de concreto estão disponíveis em vários tamanhos (altura de 10 cm a 1 m e diâmetro de 70 cm a 2 m), portanto, escolher um produto não será difícil. Para um poço, geralmente são escolhidos anéis com altura de 50-60 e diâmetro de 70-150 cm, cujo peso, dependendo do tamanho, varia de 230-900 kg.

Instalação de anéis de concreto
Os anéis de concreto são baixados um após o outro em um buraco pré-cavado e colocados uns sobre os outros.

É claro que tal peso não é impossível de levantar sozinho, então você terá que convidar um ou dois assistentes. A estrutura pode ser instalada de duas maneiras. Se o diâmetro do anel permitir que uma pessoa caiba dentro, basta colocá-lo no chão e começar a escavar o solo por dentro.

O anel pressionará o solo com seu próprio peso e cederá gradualmente à medida que o solo for escavado. Desta forma, você pode instalar todos os anéis, colocando-os uns sobre os outros e fixando-os com suportes metálicos.

A segunda opção é cavar primeiro uma cova, cuja largura deve ser aproximadamente 40 cm maior que o diâmetro dos anéis.Se o solo for macio, o fundo deve ser coberto com uma camada de cascalho de 15 a 20 cm e, em seguida, os anéis de concreto devem ser baixados. Com este método, se for feito um poço de inspeção ou armazenamento, é aconselhável instalar um anel inferior com fundo sólido.

Bem feito de anéis de concreto
Após a instalação dos anéis de concreto, é necessário selar cuidadosamente todas as fissuras com betume. Você pode fazer uma janela de visualização no teto para inspeção visual do poço

Se não houver fundo, você mesmo precisará fazer isso. Para isso, a parte inferior do poço é preenchida com argamassa de concreto com armadura. Ao instalar uma estrutura de absorção, o fundo do recipiente é equipado com um sistema de filtragem, conforme descrito acima.

Todas as juntas entre os anéis são revestidas com uma mistura de cimento-areia e, após a secagem, seladas com impermeabilizante betume-polímero.

Mais longe do poço de acordo com esquema desenvolvido está sendo cavada uma vala para tubos de drenagem, mas não se apresse em colocá-los, pois primeiro você terá que fazer outro trabalho bastante trabalhoso - fazer furos no concreto para conectar os tubos. Isso pode ser feito usando um martelo perfurador e brocas pobedit ou diamantadas para concreto. Eles têm diâmetros diferentes, então escolher o tamanho certo é fácil, mas seu custo é bastante alto.

Se você não tem uma coroa de concreto em sua fazenda e não quer gastar dinheiro comprando uma, pode recorrer a outro método mais barato. No local onde pretende fazer o galho, fixe o cano e desenhe com um lápis um círculo com o diâmetro desejado. Faça furos ao longo do contorno da linha desenhada com um martelo perfurador.

Fazendo buracos no concreto
Os furos são perfurados com uma broca de concreto em incrementos de 1-2 cm um do outro, um deles é feito no centro do círculo

Aponte o pé-de-cabra para o buraco central e comece a quebrá-lo lentamente, à medida que o buraco se alarga, pegue um martelo grande ou marreta e complete o processo. Agora você pode trazer os tubos e, colocando neles lacres de borracha protetores, inseri-los no orifício feito. Cubra também os pontos de inserção com betume. Instale o teto.

O poço de concreto é preenchido com brita em todos os lados até uma altura de aproximadamente 50 cm e, em seguida, a argila é despejada até o topo e bem compactada. Essa almofada de argila evitará a infiltração de água e prolongará a vida útil do poço.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas para organizar um sistema de drenagem em casa podem ser visualizadas no vídeo a seguir:

O vídeo a seguir explicará como fazer um poço de drenagem a partir de anéis de concreto:

A instalação de poços de drenagem é um processo difícil, mas obrigatório para áreas com níveis freáticos elevados. Se o território não for equipado em tempo hábil com um sistema de drenagem completo, as inundações periódicas do porão da casa levarão inevitavelmente à destruição da fundação do edifício.

Estamos aguardando suas histórias sobre como você construiu drenagem no local e instalou poços de drenagem. Você pode escrever sobre sua própria experiência, comentar e discutir o artigo e fazer perguntas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Iaroslav

    Mesmo assim, daria preferência aos anéis de concreto para fazer poços de drenagem. Eles próprios são pesados ​​e muito mais confiáveis ​​e duráveis ​​que os de plástico. Já vi mais de uma vez como na primavera “flutuam” recipientes de plástico escavados no solo, sejam fossas sépticas ou poços.Claro que há mais barulho com anéis de concreto, mas com instalação adequada e cuidadosa ele durará 100 anos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica