Diagrama de drenagem ao redor da casa: nuances do projeto de sistemas de drenagem
A drenagem do solo e das águas pluviais da fundação aumentará significativamente a vida útil do edifício permanente e da casa de campo.Um sistema de drenagem fácil de usar protegerá as estruturas subterrâneas de concreto da erosão gradual e os porões da irrigação. Mas é extremamente importante evitar a destruição da própria base da estrutura, certo?
Um esquema de drenagem bem projetado ao redor da casa ajudará a construir um sistema eficiente de coleta e drenagem de água natural. Convidamos você a se familiarizar com informações cuidadosamente selecionadas e verificadas com base em documentos normativos e na experiência real de construtores de edifícios baixos.
Contaremos detalhadamente sobre os tipos de sistemas de drenagem, as características de seu projeto e as especificidades de operação. Apresentaremos razões a favor da escolha de um determinado tipo de drenagem. As informações úteis apresentadas à sua atenção são complementadas com fotos, diagramas e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Tipos de estruturas de drenagem para áreas de secagem
Ao projetar um sistema de drenagem, primeiro são determinados os objetivos que se pretende atingir. Podem consistir na drenagem de toda a área, protegendo a fundação e o porão da casa do excesso de umidade.
Dos sistemas de drenagem existentes, distinguem-se dois tipos principais - aberto e profundo (fechado). O primeiro pode ser utilizado para necessidades agrícolas, para drenagem de áreas cultivadas. A drenagem fechada é usada para drenar a água em áreas de dachas e chalés, para proteger os edifícios dos efeitos negativos dos altos níveis de água subterrânea.
Sistemas de drenagem combinados também são usados. Eles são frequentemente complementados com linhas de esgoto pluvial projetadas para reciclar a água atmosférica. Desde que devidamente projetados, podem economizar significativamente na construção de cada sistema separadamente.
Nº 1: Dispositivo de drenagem aberto
A drenagem aberta é o método mais simples e econômico de drenagem de água, que pode ser utilizado nas seguintes condições:
- a camada subjacente do solo é argilosa, pouco permeável à água, razão pela qual a camada fértil, localizada a 20-30 cm da superfície da terra, está encharcada;
- o local está localizado numa planície onde a água da chuva flui naturalmente durante os períodos de chuvas fortes;
- não há declive natural no terreno do local que garanta a movimentação do excesso de água em direção à rua.
A drenagem aberta é disposta em áreas com alto nível de lençol freático, cuja elevação é na maioria das vezes determinada pela localização do terreno em várzea ou pela composição argilosa do solo, que não permite ou permite muito fracamente a passagem da água para o camadas subjacentes.
O planejamento de um esquema de drenagem é melhor realizado na fase de projeto de uma casa. Isso permitirá que você vincule o trabalho sistema de drenagem e colocar uma entrada de água da chuva sob as calhas até a área cega.
A drenagem aberta é considerada a mais simples e dispensa a elaboração de diagrama. Consiste em valas com 0,5 m de largura e 0,6-0,7 m de profundidade, cujas laterais estão posicionadas em um ângulo de 30°. Eles circundam o perímetro do território e direcionam as águas residuais para uma vala ou fossa, para um bueiro.
As áreas inclinadas para a rua são mais fáceis de drenar. Para isso, é cavada uma vala de drenagem na frente da casa, ao longo da encosta, que irá reter a água do jardim. Aí eles cavam uma vala, ela vai direcionar o esgoto para a rua, para dentro da vala.
Se o local tiver declive no sentido oposto à estrada, é cavada uma vala de drenagem transversal em frente à fachada da cerca e outra longitudinal é feita até o final do local.
O comprimento das linhas de drenagem de água, o número de poços e coletores de areia dependem da área do local, de sua topografia e da intensidade da precipitação em uma determinada área.
Se o local for considerado mais ou menos plano e seu nível de alagamento não for muito alto, pode-se fazer com a instalação de um simples sistema de drenagem.
Ao longo da fundação da cerca, no local mais baixo do local, é cavada uma vala de 0,5 m de largura, 2-3 m de comprimento e 1 m de profundidade. Embora tal sistema de drenagem proteja contra níveis elevados de água subterrânea, também resistirá bem com precipitação.
Com o tempo, este sistema de drenagem simples pode tornar-se ineficaz devido ao assoreamento gradual. Para evitar que isso aconteça, pode ser protegido com um geotêxtil. É colocado no solo e, após o preenchimento da vala, a camada de drenagem é sobreposta a ela. De cima, para esconder a vala, borrifa-se com uma camada de solo fértil.
Nº 2: Construção de um dreno pluvial eficaz
A drenagem pluvial é necessária para o acúmulo e retirada do local das águas que caem na forma de precipitação. Está equipado com dispositivos de drenagem pontuais e lineares.
O primeiro tipo de coletores de água é instalado sob os risers de um sistema organizado sistema de drenagem. O segundo tipo de coletores de água está localizado sob as encostas dos telhados com drenagem desorganizada.
A água que entra na bacia de captação se move através de uma tubulação aberta ou fechada. É desviado para um poço de captação comum ou para um poço coletor, de onde é transferido para uma rede centralizada de esgoto ou vala de drenagem.
Os elementos de um sistema pluvial com bacias de drenagem pontuais também incluem drenos, escadas e amortecedores. Alguns fabricantes oferecem a possibilidade de conectar entradas de águas pluviais a calhas de telhados, bem como a sistemas de drenagem subterrâneos.
Além disso, os modelos de produção prontos incluem coletores de areia e lixeiras para simplificar a manutenção do sistema.
Trata-se de um sistema de calhas de drenagem em plástico ou concreto, que são instaladas no local nos locais onde o acúmulo de água é mais provável, mas extremamente indesejável.
Projetando esquema de drenagem pluvial com tomadas de água lineares, o primeiro passo é planejar a colocação de uma captação ou poço coletor. A seguir, determine a localização dos poços rotativos e de inspeção. A sua colocação dependerá da colocação de entradas de águas pluviais, calhas e ramais fechados de esgoto.
Para evitar que a água da rua entre no pátio, são instaladas calhas ao longo da linha dos portões de acesso ao pátio, portas de garagem e também na área do portão. Ao escolher os elementos do sistema que serão instalados na rodovia, é levada em consideração a carga futura sobre eles.
Para evitar a entrada de umidade no prédio, a inclinação do revestimento da garagem é feita em direção à grade de entrada de água.Dessa forma, ao lavar um carro ou descongelar a neve de um veículo, a água escorrerá para a calha.
Para dar uma aparência elegante ao ralo pluvial, são utilizadas bandejas especiais feitas de concreto polimérico e plástico, que são cobertas com grades de metal ou plástico. Ao entrar em casa, utilize uma bandeja especial para limpar os sapatos.
A grelha da calha instalada junto à piscina foi escolhida para ser de plástico, branca, para evitar queimaduras num dia quente de verão.
Calhas e pontos de entrada de água são conectados ao tanque de drenagem canos de esgoto. Poços de inspeção são fornecidos nas junções de calhas e tubulações. Eles são projetados para facilitar o acesso ao sistema e limpá-lo de possíveis entupimentos.
Os poços de inspeção são feitos principalmente de plástico. Para obter a profundidade necessária, seu projeto prevê a possibilidade de ampliação por meio de elementos de extensão especiais.
Uma ampla gama de elementos do sistema permite o design mais racional diagrama de drenagem ao redor da casa, o que será óptimo do ponto de vista técnico e financeiro.
#3: Construção de opções de drenagem fechada
A drenagem subterrânea fechada é utilizada se a instalação de um sistema aberto ocupar muito espaço no terreno ou se não se enquadrar de forma alguma no quadro paisagístico do território. As condições para a construção de um sistema de drenagem fechado são semelhantes às da organização de uma rede de valas e valas de drenagem abertas.
É imprescindível organizar a drenagem subterrânea no local se:
- está localizado em uma área de várzea e pantanosa;
- existe um lago natural próximo aos edifícios;
O seu dispositivo é recomendado se a casa possuir cave aproveitável (garagem, cave, adega).
A drenagem subterrânea pode ser dividida em dois tipos:
- drenagem de parede;
- drenagem de trincheira (estratificada).
Ambos os tipos de drenagem subterrânea são realizados na fase de construção do edifício. Se foi decidido iniciar o problema de drenagem após a construção da casa, então é utilizado um sistema de anel de vala. Existem também limitações ao uso de drenagem de valas. Pode ser utilizado caso a casa não possua cave.
A questão é que, depois drenos de favoritos, preencher a cava com areia ou solo cria um ambiente mais solto entre a rocha e a fundação.Como resultado, a água penetra neste ambiente e mesmo a presença de um castelo de barro não protege o edifício da umidade.
Portanto, se a casa tiver subsolo, para uma drenagem eficaz é melhor instalar drenagem de parede. É usado para drenagem para drenar as águas subterrâneas diretamente da fundação de um edifício, para proteger porões, porões e pisos térreos contra inundações.
Montado na parede sistema de drenagem limita a subida do nível da água, evitando que ela suba acima da linha das tubulações de drenagem - ralos. Acredita-se que um tubo de drenagem com 1 m de comprimento possa drenar uma área de cerca de 10-20 m2.
A distância do tubo de drenagem à fundação depende das características de colocação poços de inspeção. Eles são colocados em cada canto (ou através de um canto) do edifício, bem como nos locais onde os tubos giram e se conectam.
Os poços de inspeção também estão localizados em locais onde há grande diferença de nível do local e onde as tubulações são longas - a distância entre os poços não deve ser superior a 40 metros.
Todo o sistema fecha até o último poço.Deve estar localizado no local mais baixo. A água então flui para um esgoto normal ou reservatório aberto. Se não for possível escoar a água da casa por gravidade, é instalado um equipamento de bombeamento e bombeado à força.
Para garantir a drenagem da água por gravidade, são instaladas tubulações com uma ligeira inclinação em direção ao coletor coletor. A inclinação deve ser de dois centímetros por metro de tubulação de drenagem. A profundidade do tubo deve ser maior que a profundidade de congelamento do solo.
Para economizar materiais geocompósitos e evitar que se misturem ao solo, são utilizados geotêxteis. Ele passa livremente a água para os ralos e ao mesmo tempo retém partículas que levam ao assoreamento. O próprio tubo também deve ser envolto em material protetor antes do preenchimento. Alguns modelos de ralos são produzidos com filtros geotêxteis prontos.
Você pode aumentar a eficiência da drenagem da parede usando uma membrana polimérica perfilada, que pode ter duas ou três camadas. Uma de suas camadas é um filme de polietileno com saliências formadas, a segunda camada da membrana é um tecido geotêxtil.
A membrana de três camadas é equipada com uma camada adicional de filme liso de polietileno. A membrana ajuda a filtrar a água do solo e também serve como camada impermeabilizante para a fundação do edifício.
A drenagem tipo vala fechada protege a estrutura contra inundações e umidade. É uma camada filtrante que é colocada em uma vala a uma distância de 1,5-3 m da parede da casa.
É melhor que a profundidade do dreno seja 0,5 m mais profunda que a base da fundação - assim a água não exercerá pressão sobre ele por baixo. Entre a vala com drenagem e a fundação da casa permanece uma camada de solo argiloso, que funciona como o chamado castelo de barro.
Tal como acontece com a instalação de um sistema de drenagem de parede, os drenos são colocados sobre uma camada de cascalho ou pequena brita. Tanto os tubos como a camada de cascalho são protegidos contra entupimentos por geotêxteis.
#4: Construção de drenagem de parede passo a passo
Para se ter uma ideia clara do processo de instalação de drenagem no entorno de uma casa de campo, vejamos um exemplo. A área nele indicada exigiu a instalação de sistema de drenagem subterrânea, pois Sob a camada solo-vegetativa encontram-se margas e margas arenosas, que são extremamente pouco permeáveis à água devido à sua baixa capacidade de filtração.
O poço coletor no exemplo é projetado para descarregar parcialmente a água coletada nos estratos subjacentes do solo e para drenar parcialmente o excesso para fora do local em um dreno público. A ela serão conectados drenos da fossa séptica, bueiros e drenagem. Para drenar o excesso de água, será instalado um tubo de drenagem localizado abaixo de tudo.
Concluída com sucesso a maior parte da obra, procedemos ao paisagismo final:
Nº 5: Organização de sistemas combinados
Você também pode organizar um sistema de drenagem combinado na área próxima à casa. Por exemplo, águas residuais de drenagem e águas pluviais podem ser acumuladas em um poço coletor. Neste caso, o coletor de esgoto deve ser construído levando em consideração a carga de ambos os sistemas. Além disso, a drenagem pluvial pode incluir bacias de captação pontuais e lineares.
É preciso lembrar que erros cometidos na drenagem mista podem até levar à elevação do nível da água, inundação de porões e caves. A principal desvantagem é o escoamento da água do sistema de drenagem para o sistema de drenagem subterrâneo.
Quando esses dois sistemas são combinados, a água do telhado entra nos ralos e escoa para o solo. Isso ocorre especialmente ativamente durante precipitações fortes e prolongadas.Como resultado, a água, em vez de sair do sistema, penetra no solo e o satura de umidade.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Esquema de drenagem superficial e sua instalação:
Vídeo nº 2. Sistema de drenagem de valas DIY ao redor da casa:
Vídeo nº 3. Nuances de projeto e construção de um sistema de drenagem:
Ao projetar um sistema de drenagem em torno de um edifício privado, é muito aconselhável consultar primeiro um engenheiro hidráulico. O não cumprimento das regras e condições de redução de água pode levar ao afundamento do solo, da casa e da estrada.
É especialmente importante considerar isso ao instalar uma drenagem profunda. Portanto, é melhor traçar um diagrama de drenagem ao redor da casa na fase de planejamento, então todas as nuances da construção e da drenagem serão levadas em consideração em um projeto.
Aqueles que desejam falar sobre sua própria experiência em instalação de drenagem são convidados a postar comentários. Você pode escrevê-los no bloco abaixo. Aqui você pode tirar dúvidas e publicar fotos sobre o tema do artigo.
Olá, estou muito interessado no tema sistema de drenagem, pois ao montar minha própria casa de veraneio me deparei com o problema de escolher a drenagem. Pelo fato da área ser pantanosa, aparentemente não basta uma simples vala ao longo do perímetro. Então aqui está o problema neste caso: é preciso usar drenagem subterrânea. Imediatamente surgiram perguntas: que tipo? O que é mais eficaz: vala ou muro?
Boa tarde, Ivan. Preciso de um de parede.
Artigo maravilhoso, fotos legais, claras e acessíveis, muito obrigado pelo material☕
Olá.Por favor, diga-me qual drenagem é melhor escolher se a casa tiver uma fundação aparafusada? O solo do local é argiloso, o local foi levantado com “solo de acabamento” - são 30-40 cm de solo importado (areia + argila).
Boa tarde, Júlia. Como a casa é sobre palafitas, o requisito de drenagem mais importante é a eficiência. Não há diferença entre vala ou parede, não será possível lavar a fundação. Para cálculos e projetos, aconselho você a entrar em contato com especialistas, e também recomendo que você se familiarize ainda mais com artigo em nosso site sobre projeto de drenagem.
Sinceramente, não acho que a área tenha sido levantada com barro, senão você criou um problema para si mesmo. A argila, como você sabe, não é particularmente permeável à água. Para nivelamento utilizar: areia, camada de solo fértil, chernozem, misturas de turfa/areia.
Olá. Nikolay, você não está totalmente certo. O preenchimento é feito com materiais que possuem densidade devido aos componentes aglutinantes - mistura franco-arenosa (mais densa que a areia pura, mas ainda fluida, utilizada para aterro bruto de estradas, aterro de fossas), argila (principalmente argila, utilizada para paisagismo ), solo grosso (rochas rochosas a partir de 2 mm, adequadas como material para obras rodoviárias, aterro bruto de áreas).
A argila é a melhor opção para a criação de solo compactado em relevo. Possui características de rendimento bastante boas, o que permite não criar pântanos no local e, ao mesmo tempo, retém umidade suficiente para garantir a fertilidade do solo e evitar que seque.
Boa tarde.Yulia, que tipo de drenagem você acabou fazendo pela casa? (a casa também tem uma fundação aparafusada)
Olá! Se você aplicar a recomendação e cavar uma vala em frente à cerca (em uma área com declive em relação à estrada), para onde você acha que deveria ser direcionada a água subterrânea acumulada?
Olá. Familiarize-se com os regulamentos locais e regionais de uso e desenvolvimento da terra. Caso não tenha na sua região ou não tenha cláusula sobre as regras de descarte de águas subterrâneas, utilize a rede de esgoto mais próxima, valas de drenagem e assim por diante.
Olá. Estamos diante de um problema terrível - umidade na casa. As paredes foram simplesmente rebocadas, papel de parede colado e logo no primeiro inverno apareceu mofo por baixo. Eles derramaram na fundação e isolaram na primavera - não ajudou. A mesma coisa no próximo inverno.
Decidiram que pelo facto dos antigos proprietários terem elevado muito o nível da encosta e colocado azulejos, agora toda a água vai para baixo da casa. Fizemos um dossel, mas novamente, infelizmente, havia cheiro de umidade e mofo no meio da casa. O que devemos fazer, por favor avise? Tenho filhos pequenos, temo pela saúde deles.
Olá, Ekaterina. Você examinou visualmente o fato do fluxo de água sob a casa? Apenas mofo na casa não garante uma drenagem inadequada; há um milhão de outros motivos possíveis. O que fazer - refazer tudo de novo, desmontar os ladrilhos, corrigir a inclinação e tudo mais. É simplesmente impossível ter certeza sem fotos e informações adicionais. MAS! Repito, excluo todas as razões possíveis além desta, a mais real.Só que se esse não for o único problema, enquanto você luta nas encostas, o mofo vai crescer e te envenenar ainda mais.
Olá.
Compramos um terreno com alicerce, construímos uma casa, fizemos os pré-acabamento do térreo e aí a água começou a correr. A altura do piso do subsolo é de 2,5 - excluindo o piso e o teto acabados. O subsolo é aprofundado em 1,5 m, tenho uma dúvida sobre como fazer a drenagem. Você escreve que se a casa foi construída é um prédio de ida e volta, mas se houver subsolo não é adequado. A drenagem das paredes é realizada durante a construção do edifício. No final, o que devemos fazer agora?
Boa tarde. Diga-me qual sistema de drenagem é melhor instalar. Comprei uma casa pronta com fundação monolítica de 1m de profundidade. A água subterrânea está muito próxima, existem 2 anéis de fossa séptica e após o bombeamento, após 2 semanas os anéis estão quase cheios novamente. Ao mesmo tempo, o solo é arenoso, 15 cm de solo é então areia, não há poças depois de fortes chuvas. Quero desviar as águas subterrâneas da fundação.