Solda para soldar cobre: tipos de solda e suas características + dicas para escolha
Os tubos de cobre são peças para sistemas de comunicação globais ou locais que transportam gás, água, produtos petrolíferos, refrigerantes e outros recursos importantes. Para combinar fragmentos individuais em uma única rede, é usada solda de cobre. É selecionado dependendo das condições sob as quais o sistema é operado.
Uma conexão devidamente projetada garante a estanqueidade de todo o complexo e evita vazamentos da composição fornecida para o meio ambiente. E sua conexão incorreta pode resultar em muitos problemas no futuro.
Vamos tentar entender os tipos de solda e qual é melhor dar preferência em uma determinada situação.
O conteúdo do artigo:
O que é solda?
A solda é um metal puro ou liga termoplástica feita de vários componentes. Projetado para conectar peças de cobre em uma rede integrada comum.
A tecnologia de união de dois fragmentos, realizada segundo esse princípio, é chamada de soldagem.
Dentre as principais vantagens da técnica vale destacar:
- conexão sem deformação;
- preservação da forma original das peças processadas;
- ausência de qualquer tensão interna;
- excelente resistência e alto nível de estanqueidade da costura criada;
- resistência da área colada a diferentes condições de temperatura, inclusive aquecimento intenso;
- separação simples das seções de costura em caso de necessidade de alteração do formato do sistema.
A soldagem é realizada com equipamento especial - ferro de soldar, maçarico a gás ou maçarico. Imediatamente antes do trabalho, a área é completamente limpa de defeitos superficiais e óleos técnicos, e só então o trabalho é iniciado.
O processo de conexão de fragmentos de tubos é fácil e rápido, mas exige o cumprimento obrigatório de normas básicas de segurança. Para evitar problemas e lesões, você deve usar luvas grossas de trabalho nas mãos, cobrir o rosto e os olhos com óculos especiais ou máscara e proteger as roupas com um avental grosso. Isso protegerá o técnico de possíveis acidentes.
Classificação de soldas para tubos de cobre
As soldas para soldagem confiável e de alta qualidade de tubos de cobre são feitas de diferentes componentes. Os produtos diferem uns dos outros na forma e na composição química.
O tipo e os parâmetros dos elementos de conexão são determinados pela área de operação subsequente do sistema de tubulação feito de peças de cobre.
Diferenças de ponto de fusão
Com base no nível de tratamento térmico, as soldas são divididas em três tipos:
- temperatura baixa;
- temperatura média;
- Temperatura alta.
Temperatura baixa variantes fundem na faixa de 150 a 450 °C. Eles não alteram os parâmetros físicos originais das peças.Na área de conexão, é criada uma costura limpa, mas não muito forte. Destina-se a ser utilizado em redes de aquecimento e abastecimento de água que não estejam sujeitas a cargas pesadas.
Garantir a estanqueidade e integridade de tubos com diâmetro de até 10 cm instalados em sistemas de comunicação que transportam refrigerante com temperaturas de até 130 °C.
Temperatura média E Temperatura alta os materiais amolecem em temperaturas que variam de 450 a 1100/1850 °C. Eles garantem a conexão mais durável e forte, não sensível a influências externas.
A área conectada por solda de média ou alta temperatura apresenta resistência a danos mecânicos e tolera com calma cargas térmicas ativas.
Separação por composição química
De acordo com a composição química, as soldas modernas e práticas são divididas em macias, fusíveis e duras, refratárias.
A primeira categoria inclui os seguintes itens:
- liderar – contêm apenas chumbo puro e fundem em temperaturas de 180 a 230 °C;
- lata – consistem em estanho e fundem a 220 °C, criando uma costura durável e dúctil;
- chumbo-estanho – pode conter de 15 a 90% de estanho. A temperatura de fusão de tais elementos é de 183-280 °C;
- estanho-cobre – 97% feito de estanho de alta qualidade e 3% de cobre. Eles estão entre os mais populares e são vendidos a um preço razoável. Forme uma conexão forte com boa resistência à corrosão;
- cobre com prata - 95% cobre e 5% prata. Eles são caracterizados por características de alta resistência e proporcionam adesão confiável entre fragmentos.
Componentes macios e de baixo ponto de fusão são usados para combinar tubos com diâmetro de 6 a 108 mm em um único complexo. Na área da junta, forma-se uma costura perfeita com largura de 7 a 50 mm.
O chumbo é considerado um elemento prejudicial à saúde humana. A utilização de soldas contendo chumbo é estritamente proibida em redes de abastecimento de água a edifícios residenciais ou privados, empresas ou instituições públicas. Esta proibição não se aplica a outros tipos de comunicações.
Materiais duros e refratários são adequados para processamento em alta temperatura:
- cobre combinado com prata e zinco – contém 30% de cobre, 44% de prata e 26% de zinco. A área de adesão possui boa resistência, retém ductilidade, resiste efetivamente à corrosão e demonstra maior condutividade térmica;
- cobre com fósforo – uma liga de 94% de cobre e 6% de fósforo. O processo de soldagem não requer o uso de fluxo. Faz uma conexão forte e confiável, mas perde parcialmente sua elasticidade em baixas temperaturas ambientes;
- prata – durante a soldagem requer o uso obrigatório de fluxo. Cria uma costura forte e confiável com boa ductilidade e alta resistência à corrosão. É muito mais caro que os análogos feitos de metais simples e não é amplamente utilizado.É utilizado onde há viabilidade econômica e são impostas maiores exigências à qualidade da conexão do tubo.
Utilizando soldas refratárias, são instalados complexos de tubos com diâmetro de 12 a 159 mm, incluindo redes de comunicação de gás, linhas de aquecimento e adutoras de água com diâmetro de 28 mm.
O uso do clássico cobre-fósforo ou qualquer outro elemento é permitido na criação de juntas de sobreposição. Esta opção de acoplamento garante máxima resistência estrutural e aumenta a vida útil da tubulação.
As soldas macias geralmente são feitas na forma de bobinas para facilitar o uso. Os elementos sólidos são fornecidos na forma de fios de diferentes comprimentos.
Fluxo - recursos e finalidade
Fluxo é um material técnico específico para soldagem de tubos de cobre. Protege a superfície das peças contra oxidação e escória. Impede o contato da costura soldada com o oxigênio. Melhora a qualidade geral da junta e confere-lhe boa resistência e ótima ductilidade.
Os fluxos para soldagem de tubos de cobre estão disponíveis em diferentes consistências.
Entre os mais procurados e populares:
- colar;
- pó;
- líquido.
Substância na forma pasta de solda Os tubos de cobre são mais caros que outros materiais, mas justificam plenamente seu alto preço. Adequado para uso imediato após a compra e não exige que o técnico acrescente nada à composição para melhorar seu desempenho.
A pasta é adquirida para soldagem crítica, que exige a vedação mais precisa e de alta qualidade das áreas de junta. A substância assenta facilmente na superfície do cobre, adere bem e fica bem distribuída pela área de tratamento durante o aquecimento.
A costura acabada fica bem e garante a integridade da adesão de todos os fragmentos do sistema. Os resíduos da substância são facilmente removidos após a conclusão do trabalho.
Produtos em pó são vendidos a um preço mais baixo e ficam bem armazenados em recipientes especiais. A eficiência máxima é demonstrada em conjunto com soldas refratárias reforçadas. São considerados menos convenientes devido à dificuldade de aplicação uniforme na área de tratamento.
Substâncias líquidas vendido em garrafas fechadas. Possuem contato normal com soldas macias e aderem facilmente à superfície do cobre, proporcionando alta resistência de colagem.Para garantir uma conexão de alta qualidade, o fluxo líquido e a solda são sempre usados simultaneamente e não separadamente.
Independentemente da consistência, o fluxo deve ser aplicado imediatamente após a remoção do fragmento de cobre. Se este momento for ignorado, a superfície metálica ficará novamente coberta de óxidos e não será possível processá-la uniformemente.
Após o tratamento com fluxo, as peças devem ser soldadas imediatamente. Isto eliminará a possibilidade de partículas estranhas penetrarem na superfície de trabalho.
Ao conectar peças, deve-se ter cuidado e atenção. O contato do fluxo com a pele provoca não só queimaduras térmicas, mas também químicas.
Se isso acontecer, você deve parar imediatamente de soldar e lavar a substância da pele com bastante água e sabão.
Requisitos para a qualidade dos fluxos
Existem alguns requisitos para fluxos para uso individual e industrial.
A substância deve atender aos seguintes critérios:
- indicadores de densidade e viscosidade de estrutura inferiores aos da solda (para substituição correta);
- capacidade de distribuição uniforme sobre a superfície de trabalho;
- dissolução do filme de óxido;
- prevenção da reoxidação de elementos de cobre;
- resistência a altas temperaturas agressivas;
- a capacidade de realizar soldagem nas seções horizontais e verticais do sistema de comunicação;
- criando uma costura elegante e estética.
Ao utilizar fluxos de boa qualidade, o pó e a sujeira formados na soldagem são removidos com facilidade e rapidez, sem deixar vestígios no elemento do tubo que prejudiquem a aparência. A conexão é confiável e mantém a integridade estrutural por muitos anos.
Tipos populares de materiais
Existe no mercado uma ampla gama de fluxos para soldagem de tubos de cobre.
As substâncias mais populares são:
- com alta capacidade anticorrosiva;
- com materiais nobres na composição;
- à base de resina.
O fluxo anticorrosivo consiste em vários elementos complexos, solventes e fósforo. Durante o processo de aquecimento, eles se dissolvem no líquido, reagem e formam componentes orgânicos.
Proteja a área da costura contra oxidação e corrosão prematura. Promova a drenagem do excesso de umidade da zona de solda.
No segundo tipo de fluxo, o principal ingrediente ativo é o ácido salicílico. Durante o uso, dissolve-se em uma composição de etanol, substâncias contendo ouro e vaselina industrial.
Cria uma costura de conexão perfeitamente lisa, organizada e estética que não requer processamento complexo adicional. Não danifica o material do tubo adjacente à área de tratamento
O fluxo ativo clássico contém colofónia e uma certa quantidade de sal de sódio.A substância possui características de proteção pronunciadas e protege eficazmente a tubulação contra corrosão. A colofónia cobre a costura com uma película protetora fina e durável, e o sal de sódio inibe os processos oxidativos.
Este fluxo é vendido por um preço razoável e fornece uma conexão forte e confiável. No entanto, a solda acabada permanece altamente visível e é imediatamente perceptível nas partes externas da tubulação de cobre.
Independentemente do tipo e da composição básica, o fluxo deve ser aplicado da forma mais uniforme possível, evitando até mesmo uma folga milimétrica. Se alguma parte do metal não tiver esse revestimento, o tubo começará a enferrujar com o tempo e precisará ser substituído.
Como escolher a solda certa?
A solda selecionada corretamente o ajudará a organizar um sistema de comunicação de qualquer complexidade sem muito esforço. Se falamos de trabalhar em casa, vale a pena usar um material que derreta em baixas temperaturas.
O uso de elementos de fusão dura de alta temperatura na vida cotidiana é problemático, pois requer o aquecimento da liga de trabalho a 600-900 graus. Conseguir isso sem equipamento especial é bastante difícil.
A utilização de metais e seus derivados que fundem a altas temperaturas envolve alguns riscos. Durante o processamento, eles podem danificar ou até queimar tubos de cobre de paredes finas.
Para evitar que isso aconteça, faz sentido usar uma solda macia forte, mas de baixo ponto de fusão, e deixar a opção rígida para comunicações de cobre de paredes espessas.
Para conectar tubos de cobre em redes de gás, você deve escolher soldas contendo prata. Eles fornecem máxima resistência à costura, neutralidade de vibrações e alta resistência a influências externas e internas.
Você terá que pagar um pouco mais pela prata, mas a segurança, confiabilidade e durabilidade do sistema compensarão todos os custos financeiros ao longo do tempo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo falará sobre como soldar tubos de cobre:
O vídeo a seguir discutirá quais fluxos escolher para soldar tubos de cobre em casa:
Método de soldagem de tubos de cobre com solda macia:
O uso adequado de solda permite conectar tubos de cobre de forma rápida e fácil em um único sistema. A costura acabada é perfeita e garante a estanqueidade da rede de qualquer configuração.
Você não precisa mais se preocupar com vazamento ou desperdício de um recurso valioso. A linha, combinada em um complexo integral com o auxílio de solda de alta qualidade, funciona de maneira confiável e dura muito tempo, sem exigir atenção constante ou cuidado esmerado dos proprietários.