Qual bucha escolher para drywall: tipos, carga, instalação
O revestimento de paredes com placas de gesso cartonado hoje ocupa com segurança o primeiro lugar, muito à frente do gesso tradicional e, mais ainda, do plástico, do forro, de todos os tipos de ripas e painéis. Portanto, você tem que lidar com o problema de selecionar buchas para drywall com bastante frequência. Desde simplesmente pendurar uma estante de livros até fixar móveis pesados em uma parede de gesso.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para fixadores de drywall
De todas as opções de materiais de revestimento, as placas de gesso cartonado são as mais difíceis de instalar. O principal problema é a estrutura macia do núcleo de gesso. Não existe um suporte forte e rígido para os fixadores, como no caso do tijolo ou do concreto. Qualquer pressão de contato excessiva no material do drywall fará com que o núcleo de gesso lasque imediatamente.
Portanto, os tarugos para gesso cartonado são projetados com base nos seguintes requisitos:
- a fixação é feita através, a chapa é sempre furada para que o verso do material também possa ser aproveitado;
- a carga deve ser distribuída uniformemente sobre a superfície do drywall;
- para fixações sob cargas leves, é permitido o corte (rosqueamento ou entalhe) na placa de gesso.
O principal requisito para cavilhas está relacionado à quantidade de carga que podem suportar. Para fixações simples em uma única chapa, deve ser de no mínimo 15 kg para arrancar e 20 kg para cortar. Para buchas pré-fabricadas complexas de 30 e 45 kg respectivamente.Se for necessário fazer fixações de alta resistência para drywall, os limites devem ser de 60 kg e 80 kg, respectivamente.
O projeto de fixação deve segurar de forma estável o parafuso auto-roscante ou parafuso na posição horizontal sob carga. Ou seja, um pino instalado corretamente deve manter o fixador em sua posição original com segurança durante toda a sua vida útil.
Variedades
Os requisitos para instalação de fixadores em drywall são bastante rígidos. Portanto, para “encaixar” com segurança a cortiça na folha, é necessário usar estruturas dobráveis especiais com suporte adicional na parte traseira e, muitas vezes, na superfície frontal do drywall. Somente para as fixações mais leves é permitida a utilização de buchas auto-roscantes semelhantes a um parafuso auto-roscante (bucha), mas com perfil diferente da superfície do parafuso.
Os tipos mais comuns de buchas de fixação projetadas especificamente para instalação em gesso macio:
- modelos especializados para instalação de fixadores em placas finas;
- buchas universais;
- Fixadores tipo “Hordo” ou “Driva”;
- fixações com paredes em cortiça quebrável - “Butterfly” ou “Molly”4;
- Sistema Fisher;
- braçadeira Hartmut Knauf.
Todos os tarugos para drywall, exceto Driva, são descartáveis. A reinstalação não é permitida, mesmo que o corpo externo e os elementos estruturais principais pareçam intactos. Portanto, ao revestir paredes com gesso cartonado, é melhor comprar buchas com reserva. Além disso, alguns dos fixadores serão usados ao dominar o método de instalação.
Útil:
Driva
Um pequeno pino feito de náilon, polipropileno ou liga de zinco. Devido à enorme espiral helicoidal na superfície, às vezes é chamado de trado ou fixador de broca.
Essencialmente, trata-se de um tampão de plástico que, uma vez aparafusado na parede de gesso, será aparafusado adicionalmente com um parafuso sextavado. Cavilhas de metal são normalmente usadas para unir duas folhas de drywall em um pacote. Este esquema é usado se você precisar pendurar um armário ou prateleira pesada na parede. Uma folha dupla, portanto, suportará o dobro da carga.
Se a folha for muito fina, de 6 mm a 8 mm, o número de voltas em espiral que cortam a parede não excede 2-3. Isso não basta, então o Driva é revestido com cola PVA-M, ou um pequeno pedaço de placa de gesso cartonado é colado adicionalmente na parte de trás do drywall, basta um pedaço de 40x40 mm.
A resistência da fixação do parafuso é pequena, para carga horizontal o limite é de 20 kg, para carga de cisalhamento - 35 kg. Um pacote de duas folhas contém 40 kg e 70 kg, respectivamente.
Se necessário, o Driva pode ser reaproveitado, principalmente para parafusos metálicos. Mas o número de instalações repetidas também é limitado, para plástico - não mais que três, para zinco-alumínio - até 5 vezes.
Existe uma limitação para cavilhas do tipo Driva.Se o diâmetro do fixador for quase sempre igual à espessura do drywall, isso significa que ao aparafusar o parafuso é necessário segurar a chave de fenda de forma que o eixo de rotação do mandril fique estritamente perpendicular ao plano da chapa. Um ligeiro desalinhamento faz com que as bordas afiadas da espiral cortem o gesso macio e o pino caia do buraco.
Além disso, você precisa pré-ajustar a embreagem no mandril para que a chave de fenda aperte o Drive na parede de gesso com uma força não superior a 3-5 N*m. Então, ao aparafusar o parafuso auto-roscante no pino, a própria broca se encaixará no lugar com a força necessária.
Borboleta
Cavilha especializada para montagem em drywall. Freqüentemente, eles tentam usá-lo para fixar tijolos ou concreto. Esta não é uma opção muito boa. Os resultados da instalação são muito melhores em blocos leves - espuma de concreto e concreto aerado.
Para instalar o Butterfly, primeiro você precisa selecionar uma ponta e fazer um furo igual ao diâmetro da moldura.
A seguir, apertando a moldura com os dedos, é necessário empurrá-la para dentro do furo até parar, o lado do anel deve “assentar” no drywall.
Somente depois disso você poderá enrolar um parafuso auto-roscante ou aparafusá-lo em um pino. Mas é preciso garantir que no momento do aperto a moldura na parte traseira esteja posicionada verticalmente, caso contrário a fixação ficará frágil.
Dentro da moldura de plástico existem duas “antenas” de plástico adicionais. Ao aparafusar o parafuso auto-roscante no pino, o bigode se abre e se encaixa nas ranhuras dos cantos. Desta forma, o pino é fixado em posição comprimida.Mesmo se você apertar os fixadores com força extrema, isso não quebrará a estrutura de plástico.
A borboleta é uma das poucas estruturas que pode suportar cargas vibratórias.
A estrutura de plástico deformada atua como uma mola, para que você possa fixar com segurança armários de cozinha montados na parede ao Butterfly. Via de regra, abrir e fechar a porta cria uma carga adicional na fixação. Butterfly lida melhor com isso. Já o Molly Auger quebra o drywall rapidamente e cai do buraco.
Molly
O pino é feito de aço recozido macio com revestimento de zinco. Em design e princípio de operação, Molly se assemelha muito a uma borboleta. A bucha central é de parede fina com quatro cortes longitudinais.
No final há uma bucha com parafuso roscado. Quando torcido, ele quebra a moldura e a dobra em forma de pirâmide. Molly é uma das melhores opções para fixar objetos com peso de até 25 a 30 kg em drywall.
Molly tem mais uma falha. O metal da manga, mesmo de pequena espessura, é muito difícil de deformar na fase inicial. Ao apertar com uma chave de fenda, é necessário girar o parafuso com bastante força. O fabricante do pino instalou uma arruela dentada adicional na lateral para evitar que o pino girasse no drywall ao apertar o parafuso.
Mesmo assim, arrancar as pétalas da manga e fazê-las começar a deformar é bastante difícil: muitas vezes a primeira volta do parafuso no pino deve ser feita segurando a chave de fenda com as duas mãos.
Se você não tiver uma chave de fenda, a primeira volta do parafuso pode ser feita da seguinte maneira:
- após instalar a bucha no drywall, é necessário aparafusar o parafuso até o fim e, em seguida, desenroscá-lo para que haja uma folga de 1,5-2 mm entre a arruela dentada e a cabeça;
- pegamos cortadores laterais (para cortar arame) com arestas de corte chanfradas por uma cunha;
- abra os cortadores laterais, coloque-os sob a cabeça e, usando a ferramenta como alavanca, empurre o parafuso “em sua direção” em 1-2 mm.
Você pode repetir o procedimento, após o qual o parafuso Molly é apertado com uma chave de fenda comum com uma mão e com força média.
Hartmut Knauf
Um desenvolvimento original da Knauf, líder mundial na produção de placas de gesso cartonado, massas e diversos tipos de fixadores auxiliares. A empresa desenvolveu um pino especializado especificamente para fixar objetos pesados em placas de drywall. Neste caso, a ênfase principal foi colocada na instalação simples e rápida do passador. O sistema Hartmut Knauf é considerado o mais popular entre os mestres de revestimento.
A montagem consiste em quatro partes:
- tira de aço perfilado em forma de U com furo roscado central e dois pares de furos nas prateleiras laterais;
- dois fios planos de polipropileno;
- Luva de plástico;
- parafuso
Os feixes de plástico são fixados em uma barra em forma de U para que todas as peças possam se desdobrar simultaneamente em uma linha.Hartmut Knauf, sujeito à tecnologia de instalação em gesso cartonado, pode suportar cargas de até 100 kg. Além disso, o processo de instalação em si não requer preparação adicional e pode ser realizado simultaneamente com a colocação de placas de drywall na parede.
Inicialmente é necessário fazer um furo no drywall, o diâmetro da broca pode ser lido pelas marcações na tira perfilada. Em seguida, o pino é dobrado em uma linha e empurrado para dentro do buraco com a barra de aço.
O próximo passo é segurar a manga transparente no orifício e puxar os dois arneses em sua direção ao mesmo tempo com a outra mão. A tira em forma de U será puxada para cima e colocada na parte de trás da folha, diretamente em frente ao furo na parede de gesso.
Resta dobrar os chicotes, inserir o parafuso e, segurando o pino pela bucha, apertar o fixador com uma chave de fenda. Depois de instalar o fixador no drywall, os “bigodes” são cortados.
Se necessário, pode-se encurtar o comprimento do parafuso, mas é preciso cortá-lo com muito cuidado para não danificar as roscas da haste, caso contrário não será possível apertar o fixador.
Os construtores costumam chamar os fixadores Hartmut de preguiçosos. Sua instalação requer 2 a 3 vezes menos esforço e tempo do que qualquer outro fixador de resistência semelhante.
Às vezes, os chicotes não são quebrados, mas são usados para fixação temporária (ou permanente) de fiação, tubos, guias e acessórios diversos. O comprimento do chicote após instalação em drywall é de 120-140 mm. Para fixar a fiação ao drywall, basta enrolar os cabos em feixes e prendê-los com um grampeador.
Pescador
Esta é uma linha completa de modelos de cavilhas de uma conhecida empresa de manufatura. Os bujões são facilmente reconhecíveis pela cor característica do bujão de plástico.
Monocromática, cinza - são buchas universais para fixação em materiais com vazios. Ao apertar o parafuso auto-roscante por trás, forma-se um nó devido à compressão do plástico. Ao mesmo tempo, a lateral possui de 6 a 8 peças de nervuras adicionais, que cortam o material do drywall e evitam que o plugue gire ao apertar o parafuso.
Conselho! Ao escolher um passador para drywall, você precisa prestar atenção às marcações e à descrição do fixador. Existem vários modelos oferecidos no mercado, inclusive nas cores cinza-vermelho, e nem todos são adequados para montagem em drywall.
Ao contrário das versões universais da Fisher, ao instalar um parafuso auto-roscante, as buchas especiais não são torcidas em um nó, mas assumem a forma de uma pirâmide em forma de cruz. Parece muito semelhante à moldura deformada do passador Butterfly. A pirâmide em forma de cruz tem uma área de apoio muito maior que o nó, portanto a resistência de fixação é bastante elevada, 35 kg para carga horizontal e 40 kg para carga de cisalhamento.
A única desvantagem do Fischer é que os tarugos de marca são falsificados em massa. Um verdadeiro Fisher custa muito mais que uma Butterfly, e se você olhar de perto verá como a rolha é bem feita.
As falsificações, via de regra, podem ser diferenciadas pela baixa qualidade das pastilhas de polímero, múltiplos defeitos e resíduos de fundição no corpo do pino.Caso contrário, a Fischer merece liderar o ranking de fixadores para placas de gesso cartonado.
Cavilhas universais
Fixadores especialmente projetados para placas de gesso cartonado são relativamente baratos. Um pino com parafuso auto-roscante custa entre 20 rublos e 300 rublos (Hartmut Knauf), mas na prática os proprietários costumam economizar.
Por alguma razão, é considerado normal simplesmente aparafusar um parafuso de carpintaria diretamente na parede de gesso, sem qualquer pino. Não é a melhor solução, especialmente quando se considera que a resistência dessa fixação não ultrapassa 0,5 kg em placas de gesso com espessura de 6 mm e 0,8-1,2 kg para uma chapa de 8-10 mm.
Cavilha clássica em gesso cartonado
Mas o problema nem é a carga máxima. Se necessário, o número de parafusos pode ser aumentado. Mas para pendurar qualquer objeto, a cabeça do parafuso deve ser girada de 3 a 4 mm, caso contrário, a alça ou suporte simplesmente não caberá no fixador. Nesta posição, a fixação se solta rapidamente, por isso é melhor instalar imediatamente as buchas, mesmo as mais simples.
Cavilhas rápidas
Em termos de design, diferem dos modelos universais pela ausência de ranhuras anulares e cortes longitudinais. Mas três arestas longitudinais foram adicionadas ao longo do corpo do pino. Quando instalados, eles cortam o drywall e seguram bem os fixadores. A carga máxima de cisalhamento é de até 20 kg.
Fixação para objetos pesados
Se a solução for óbvia para objetos leves, então para um radiador ou uma prateleira enorme você terá que procurar uma versão especial do passador. Por exemplo, você pode usar buchas para fixação em revestimentos finos (placas), incluindo aglomerado, OSB e gesso cartonado.
Importante! Este fixador pode ser utilizado em placas de gesso com 12 mm de espessura.
O passador é vendido montado com gancho e arruela de suporte em polipropileno. Existem vários cortes em espiral no corpo, o que deve facilitar a torção do plugue durante o aparafusamento do gancho. Normalmente, as empresas fabricantes de tarugos os pintam em cores específicas.
Os plugues cinza são os mais fracos. Eles podem suportar no máximo 20 kg e 35 kg para puxar e cortar respectivamente.
Os plugues azuis podem ser colocados sob radiadores de aquecimento. Eles podem suportar forças horizontais de até 50 kg e forças de cisalhamento de até 60 kg.
Todos os três tipos de buchas são montados em um furo de 10 mm. A rolha é inserida no interior juntamente com um gancho aparafusado. Caso contrário, você não conseguirá inseri-lo: o material muito macio e flexível da caixa dobra e deforma.
Quando o gancho é parafusado até o fim, um nó de travamento é formado na parte de trás do drywall. Mas, como não existe um enrolamento em espiral na superfície do gancho, mas sim uma rosca M6 completa, se necessário, pode-se desparafusar os fixadores da placa de gesso cartonado.
Segundo a fabricante, após vários meses o plástico endurece e a montagem adquire rigidez adicional. Portanto, se o gancho no pino ficar muito “suave”, isso não é motivo para pânico: depois de alguns meses, a rigidez do fixador aumentará significativamente.
Em muitos casos, os artesãos aplicam uma pequena quantidade de cola na borda principal antes de instalar o pino. Depois de aparafusada, a cola seca e trava o fio. Ou seja, o fixador acaba sendo indissociável, o mesmo que martelar um prego.
É possível colar tarugos em drywall?
É claro que uma rolha aparafusada pode ser colada numa placa de gesso cartonado, como muitas vezes se faz para instalar fixadores em gesso. Os tarugos caseiros são utilizados para embalagens de duas folhas ou em gesso cartonado com espessura mínima de 12 mm.
O material utilizado são blocos de madeira. Acácia ou carvalho são os melhores. Você precisa cortar um tampão cilíndrico com 30-45 mm de comprimento. O diâmetro do pino caseiro é selecionado dependendo da carga no drywall.
Por exemplo, para uma prateleira de 5 a 10 kg, dois plugues com diâmetro de 25 mm serão suficientes. Na parte traseira do “cavilha” são feitos dois cortes axiais com uma profundidade de 15 mm. Duas brocas são feitas no centro. A primeira é feita com broca passante de 3 mm, a segunda com diâmetro de 4 mm e profundidade de 20 mm na parte frontal.
Um furo no drywall é feito com uma broca circular exatamente no diâmetro do tampão. Antes de instalar o pino, alabastro ou gesso recém-diluído é aplicado na superfície do tampão e na borda do furo. Após o qual o fixador é embutido no orifício, resta apenas uma pequena borda de 3-5 mm do lado de fora, pela qual pode ser segurado com um alicate ou uma chave.
O parafuso auto-roscante é apertado, não atingindo a madeira 3-4 mm. Os restos salientes da cortiça são cortados com uma lâmina de serra e após 10-15 minutos é necessário apertar o parafuso na posição desejada.
A resistência de fixação de uma rolha artesanal é de 40-45 kg.
É possível utilizar modelos para blocos de espuma?
De todas as opções de buchas para espuma de concreto, dois tipos podem ser usados como fixadores:
- plugues divididos de manga;
- parafusos de polipropileno.
Ambas as opções são instaladas em drywall da mesma forma que em espuma de concreto. Os furos para fixadores são perfurados com um diâmetro ligeiramente menor que o tamanho na menor seção da bucha ou parafuso.
Antes de instalá-lo no furo, o tampão deve ser mergulhado em alabastro diluído. Isso fortalecerá a adesão da luva de aço às paredes do furo. Ao apertar um pino de parafuso, é melhor usar cola, PVA-M ou qualquer outra cola à base de água serve.
Em ambos os casos, a resistência de fixação está aproximadamente no nível do Drive. Se for necessário aumentar a capacidade de carga do fixador, uma arruela plástica é colada sob o tampão. Aumenta a área de colagem do pino e fortalece as bordas ao redor do furo.
Resultados
A escolha de um modelo específico de bucha para drywall depende diretamente da resistência de fixação necessária. Se a carga no fixador for pequena, podem ser usados modelos de cavilhas universais. Para peças pesadas e grandes, é melhor escolher tampões reforçados ou fixadores para placas de revestimento finas.
Conte-nos sobre sua experiência na seleção de fixadores. Qual opção você acha que tem mais sucesso? Deixe comentários, compartilhe o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito.
Fischer é melhor para drywall, não sei por que elogiam o Knauf, é inconveniente trabalhar, tem muitos defeitos. O plástico estoura, os fios se soltam da tira de aço, é só um incômodo.
Muito casamento franco. Você compra um pacote, contém 50 cavilhas, só metade ainda segura alguma coisa, o resto é algum tipo de defeito.Pegue os importados, para que pelo menos tudo caiba no tamanho certo.