Como escolher boas buchas para concreto aerado: uma visão geral dos melhores, prós e contras
Dadas as características do material de concreto espumoso, escolher um pino para concreto aerado não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista.Existem muitos modelos, cada um com vantagens e desvantagens.
O concreto aerado é um material caprichoso, e o que se perdoa ao instalar fixadores em tijolo ou concreto de argila expandida pode ser um erro grave com consequências para um bloco aerado.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para fixadores para concreto aerado
De todos os tipos de blocos de parede, o concreto aerado requer a preparação mais cuidadosa para futura instalação de fixadores. O material é macio, é fácil de cortar com uma serra ou fazer um furo com uma broca comum com uma broca de penas. Mas a fácil trabalhabilidade se torna negativa quando se trata de fixação confiável do pino dentro da massa espumada de cimento-areia. A resistência do concreto aerado é baixa. Um pequeno prato pode ser quebrado ou esfarelado com a mão.
Portanto, o projeto da fixação e especificamente do pino deve atender a 2 condições:
- Baixa pressão específica na superfície do concreto aerado.
- Distribuição uniforme das forças de pressão do bujão.
A resistência de fixação do pino pode ser garantida por arruelas ou cones reversos. Mas a profundidade de sua incorporação (imersão) no concreto aerado deve ser suficiente para evitar lascas e fissuras do material.
Um dos problemas do concreto aerado é a borda frágil do furo para o pino. Portanto, alguns tipos de bujões são simplesmente cravados no bloco aerado, mesmo sem pré-perfuração. Todos os parafusos de cavilha, bem como os parafusos de cavilha, são instalados dentro de concreto aerado sem fazer furo.
Uma seleção para você:
Tipos de cavilhas
Para a fixação em concreto aerado, devem ser utilizados parafusos auto-roscantes longos com diâmetro de 6 a 12 mm e comprimento de 120 a 180 mm, sem buchas. Esta opção é possível para paredes de concreto preenchido com gás de até 50 cm de espessura.Em outros casos, são utilizados fixadores com buchas alargadas, parafusos plásticos de grande diâmetro e buchas especialmente projetadas com pétalas suspensas.
O fixador dentro do bloco de gás é preso exclusivamente por uma espiral helicoidal na superfície da haste:
- inserções clássicas de cavilhas;
- tampões de plástico com entalhe adicional na superfície;
- cavilhas especializadas para concreto aerado;
- Parafusos RVT;
- âncora química.
A última opção de blocos é utilizada apenas em casos excepcionais devido ao alto custo dos fixadores. Um pacote é suficiente para vários pontos de instalação, mas o custo de um recipiente com resina é cerca de 20 vezes mais do que os plugues comuns e 10 vezes mais do que os modelos especializados de alta resistência. Portanto, faz sentido comprar um chimanker apenas para situações em que não haja outra maneira de fazer um fixador particularmente forte.
Para fixação em concreto aerado, só podem ser utilizadas buchas ou parafusos com revestimento protetor. A mistura de concreto aerado contém cal, que é utilizada como um dos agentes formadores de gás. Após a pega da massa porosa, parte da cal permanece na mistura e “come” o metal de fixação.
Portanto, para concreto aerado, modelos com tampões de plástico ou náilon são mais utilizados. Pode ser longo - de 120 mm a 150 mm.
Além disso, modelos especializados de espaçadores de cone reverso são frequentemente usados para pendurar objetos pesados, como móveis de cozinha. Este é o único tipo de bucha que não tem medo de vibrações e não perde sua capacidade de carga mesmo sob cargas de choque.
Cavilhas de fachada são geralmente instaladas nas superfícies externas de paredes de concreto aerado. O material de cortiça veda de forma confiável o buraco na parede e evita a penetração de umidade no interior.
Revisão dos melhores tarugos
O concreto aerado é amplamente utilizado tanto como blocos para alvenaria de paredes quanto para isolamento de paredes. A densidade da massa celular para diferentes marcas de blocos de concreto aerado é muito diferente. Os blocos mais pesados possuem pequenos poros. Este material é usado para construir paredes. Suas características lembram a madeira de choupo.
Para esse concreto aerado, você pode usar fixadores tradicionais - as mesmas buchas ou parafusos com enrolamento grosso. Neste caso, o bujão pode ser retirado.
Parafuso auto-roscante
É possível fixar em concreto aerado sem bucha se a densidade do bloco for alta. Como determinar a adequação do concreto aerado? Basta martelar um prego normal na parede com um martelo. Deve caber no material do bloco como faria na madeira, sem afundar muito no material a cada golpe do martelo.
Características do fixador:
- diâmetro 10 mm;
- comprimento 185 mm;
- Slot Torx 40;
- revestimento de zinco.
A peculiaridade do parafuso é o formato específico da espiral.Tem uma inclinação reversa. Este esquema garante fácil “entrada” de fixadores e alta resistência à carga de arrancamento.
SORMAT pode ser usado como fixador leve. A resistência à carga de tração é de apenas 15 kg, à carga de cisalhamento – até 25 kg. Isso é suficiente para que um par de SORMAT fixe uma prateleira com peso total de até 15 kg em concreto aerado.
Objetos muito pequenos podem ser montados em uma parede de concreto aerado usando parafusos auto-roscantes com uma serrilha larga e um grande “chapéu”. O fixador pode ser aparafusado diretamente em concreto aerado ou instalado com bucha adicional, geralmente náilon ou polipropileno.
Graças ao formato específico da “rosca”, o parafuso auto-roscante corta profundamente o corpo do concreto aerado. Apesar do curto comprimento da espiral helicoidal, a resistência do fixador é suficiente para fixar um pequeno objeto pesando até 5 kg ao concreto aerado.
Universal
Pequenos objetos podem ser fixados em concreto aerado usando buchas universais. Normalmente, essa fixação é usada em paredes internas feitas de blocos aerados. A espessura da parede não permite a instalação de fixadores completos, por isso são utilizados fixadores mais curtos.
Via de regra, os melhores tarugos recomendados para uso em concreto aerado possuem nervuras e entalhes adicionais na superfície. Eles melhoram a adesão e evitam que o fixador gire quando o parafuso é apertado.
Para concreto aerado, são utilizados bujões com formato de superfície específico.
Para paredes principais de concreto aerado, é preferível utilizar modelos com bucha e parafuso estendidos. Este parafuso auto-roscante possui uma espiral serrilhada na haste ao longo de todo o comprimento, quase até a cabeça.
A superfície da cortiça é “cortada” para que o plástico permaneça liso até ser instalado no interior do bloco de gás. E só depois de apertar o parafuso, a haste empurra os espigões para fora, eles “mordem” o concreto aerado e fixam bem o inserto dentro do bloco.
Se o concreto aerado exigir um pino curto, os modelos divididos com entalhes circulares unilaterais terão melhor aderência. O perfil desses entalhes é assimétrico, a inclinação é feita em direção ao furo. Como resultado, a rolha entra facilmente e sai do bloco de gás com dificuldade.
Especializado
Este tipo de bucha inclui modelos especialmente concebidos para instalação em concreto aerado.
O modelo mais popular é com costelas salientes torcidas em ângulo como uma espiral. A fixação foi desenvolvida especificamente para instalação em concreto espumoso e concreto aerado. Acredita-se que tal plugue de náilon possa suportar cargas de até 150 kg.
A instalação de uma bucha espiral é realizada apenas com perfuração preliminar da parede. O diâmetro do furo é selecionado 1 mm menor que o diâmetro mínimo da bucha. Esta parte do plugue é cônica, com uma transição pronunciada para um cone na parte traseira. Martele a rolha com um martelo. Além disso, você tem que bater forte no pino.
Às vezes eles tentam instalar um pino espiral em concreto aerado D600 sem levar em conta a resistência do material da parede. Se você bater com muita força, poderá quebrar as costelas espirais do pino.Portanto, se for necessário realizar fixação em concreto aerado pesado, é melhor utilizar modelos de plugues mais balanceados.
Por exemplo, uma manga de metal, conhecida como “crocodilo”. A manga de aço com 4 cortes longitudinais e bordas perfuradas apresenta uma ligeira conicidade. Isso significa que após a perfuração, inserir o pino no furo será relativamente simples. Usando os dedos, você pode simplesmente inserir o pino até a metade e martelar o resto no concreto aerado.
A superfície do “crocodilo” é perfilada de tal forma que quando o parafuso é aparafusado para dentro, as pétalas da manga se desdobram e cortam o concreto aerado com dentes e ondas extrudadas. Em geral, a montagem fica bem firme dentro do bloco de gás. Ele pode suportar uma carga de extração de até 220 kg e perde apenas para outro pino especializado – um pino de expansão acionado, fabricado na Alemanha.
Este é um dos sistemas de fixação mais duráveis e confiáveis para blocos aerados. É utilizado principalmente em concreto aerado médio e pesado. Neste caso, a resistência à carga de arrancamento chega a 350 kg. É usado com menos frequência em blocos aerados leves, pois o material costuma rachar durante a instalação.
O design consiste em 3 elementos:
- Bucha reforçada em aço com pétalas divididas.
- Parafuso com porca e arruela de suporte.
- Controle deslizante com inserção roscada.
Para instalar é necessário fazer um furo com o diâmetro indicado na bucha. Em seguida, o bujão é inserido manualmente e cravado no concreto aerado, como um prego normal. Agora você precisa girar a cabeça do parafuso, apertar o controle deslizante e inserir as pétalas do pino. Este não é um cone reverso, mas a resistência de fixação é, como no concreto aerado, um recorde de 300-400 kg.Este modelo só pode competir com buchas de fachada profissionais.
Profissional
O passador da fachada é enorme. O comprimento e o diâmetro do tampão são 150 mm e 12 mm, respectivamente. Quando instalados corretamente, os fixadores podem suportar cargas pesadas - até 360 kg. Mas, ao mesmo tempo, o preço dos modelos de fachada é aproximadamente três vezes menor do que o de uma bucha de expansão alemã.
Por exemplo, um bujão de parafuso RVT. Este é um tampão cilíndrico com uma espiral helicoidal regular. Um corte é feito ao longo do eixo. Isso permite que o plástico se deforme quando o parafuso é aparafusado.
O pino roscado é considerado mais durável, “resistente” e confiável. Por exemplo, um “parafuso” medindo 10x50 mm com um parafuso M4 pode suportar uma carga de extração de até 300 kg. Mas apenas em concreto aerado da marca D500. Nas marcas mais leves, a resistência é reduzida para 250 kg.
Há uma modificação do pino do parafuso. Este é um bujão auto-instalante para montagem em drywall. Tem o mesmo formato, dimensões um pouco menores. Mas há uma diferença - há uma broca de penas na bica.
Acontece que esse tipo de fixador funciona muito bem em tipos leves de concreto aerado. Não é necessário fazer um furo para instalar o pino. Basta colocar a rolha sobre uma chave de fenda em forma de cruz, girar o parafuso e enroscá-lo no bloco de gás até parar. Mas o pino só ganhará força total depois de aparafusar o parafuso auto-roscante.
A resistência do fixador é relativamente baixa. Por exemplo, para uma rolha de 32x14x5mm, a carga de arrancamento é de apenas 50 kg. Isso pode não ser muito, mas para concreto aerado leve, a velocidade de instalação costuma ser mais importante que a margem de segurança.
Outro tipo de bucha para bloco de gás utilizado por profissionais é mostrado na foto. Não é semelhante a nenhum tipo convencional de fixação com pino.
O pino é cravado em concreto cheio de gás sem pré-perfuração, como um prego normal. Este tipo de fixador foi projetado para instalação em concreto aerado D400 de qualidade média e leve. Não é fácil martelar esses fixadores em materiais mais pesados: você terá que segurar a placa com as mãos até que o pino entre pelo menos um terço no corpo do bloco de gás. Do concreto aerado leve, um pino de metal simplesmente cairá, pois a ação de expansão do parafuso enrolado não será suficiente para uma fixação confiável.
A razão é que quando os fixadores são cravados no concreto celular, parte da camada protetora é apagada, coberta com arranhões profundos e o metal começa a enferrujar. Às vezes, tanto que aparecem manchas de ferrugem na superfície. E embora os fabricantes afirmem que isso só aumenta a resistência dos fixadores na parede, ainda é melhor usar buchas e pregos em ambientes fechados. Se fosse necessário utilizá-lo em paredes externas, seria necessário instalá-lo sobre qualquer verniz ou tinta incolor.
Soluções fora do padrão
A gama de buchas para blocos de gás não se limita aos tipos de fixadores universais, especializados e profissionais. Por exemplo, em concreto preenchido com gás, você pode usar um novo tipo de fixadores plásticos projetados para instalação em paredes externas de blocos de espuma.
O comprimento padrão do pino de ancoragem é de 18 cm, mas para fixações convencionais você pode usar versões encurtadas de 50 mm e 70 mm.
A principal vantagem da âncora é a alta resistência do fixador. Para concreto aerado marca D600 – 400 kg, para D300 – 140 kg.
Outra opção para fixadores não padronizados é um pino termoplástico. Esta é uma variação do usual, mas o projeto utiliza um tampão de baixo ponto de fusão (polietileno). Em tamanho e design, não difere da maioria dos plugues de plástico; apenas um revestimento especial retardador de fogo é aplicado à superfície.
Para concreto aerado pesado, escolher um pino não é difícil, você pode usar todos os tipos de fixações para blocos de espuma ou concreto de argila expandida. A situação é muito mais complicada com um bloco de gás leve. Neste caso, a bucha e o parafuso devem ser selecionados individualmente, focando nas características da parede.
Conte-nos sobre sua experiência na seleção e instalação de fixadores de cavilha. Quais modelos, na sua opinião, podem ser considerados os de maior sucesso para blocos de gás?
Tudo no concreto aerado é fixado com buchas comuns, basta escolher o tamanho certo. Não são necessários espaçadores ou cones. Tudo está aguentando.
O concreto aerado é um material traiçoeiro, então você precisa verificar como o parafuso ou parafuso segura. Freqüentemente, o pino começa a soltar areia, o que significa que há uma lasca ou rachadura em algum lugar dentro. Temos que mudá-lo para algo maior em tamanho.