Distância do equipamento de gás à fiação elétrica: normas e regras técnicas
Ao organizar o fornecimento de gás para sua casa ou apartamento, você precisa pensar em uma infinidade de coisas, em particular, a distância da saída até a tubulação de gás, independentemente de quando a fiação elétrica foi instalada ou reconstruída, antes de desenvolver o projeto ou depois.
Os próximos requisitos malucos, recomendações para complicar o processo ou padrões razoáveis? O que acontece se você não seguir as regras e colocar fios em qualquer lugar?
Responderemos detalhadamente a estas e muitas outras perguntas sobre a combinação do fornecimento de eletricidade e gás em uma sala.
O conteúdo do artigo:
Localização da fiação elétrica e equipamentos de gás
As cozinhas em diferentes apartamentos e casas variam em tamanho. Pode ser uma plantação luxuosa para cozinhar, um lugar onde cabe tudo o que você precisa, ou um armário apertado onde cabem um fogão com geladeira e um armário para cereais - e bom.
De uma forma ou de outra, em qualquer cozinha existe uma fiação elétrica que alimenta o exaustor, as bombas, os equipamentos de abastecimento e circulação de água, além de eletrodomésticos, como geladeira ou micro-ondas.
E isso é no mínimo, sem contar as caldeiras de aquecimento eletricamente dependentes e fogões a gás.
Assim, a fiação elétrica quase sempre é combinada com um gasoduto na mesma sala.
O que a lei diz?
É claro que a distância entre os portadores destes dois recursos energéticos não é rebuscada, mas cuidadosamente calculada por especialistas e incluída nas regulamentações pertinentes.
Esse:
- PUE-6;
- PUE-7;
- SP 402.1325800.2018.
Comecemos pelas PUE (regras de instalação elétrica). Estamos interessados na 6ª e 7ª edição. EM parágrafo 2.1.56 PUE-6 Afirma-se que ao cruzar fios e cabos com tubulações contendo gases inflamáveis, a distância entre eles deve ser de no mínimo 100 mm. Ao mesmo tempo, os fios que passam em áreas “quentes” devem receber proteção térmica adicional e proteção contra danos mecânicos.
As características da colocação paralela são descritas cláusula 2.1.57, em que a distância é normalizada para 400 mm e, novamente, próximo a tubulações quentes, fios e cabos devem ser protegidos.
PUE-7 mais categórico. Cláusula 7.1.50 padroniza uma distância de 0,5 metros de quaisquer interruptores, tomadas e outros elementos da instalação elétrica.
No entanto, ainda existem regras obrigatórias para a concepção de sistemas de consumo de gás, introduzidas 6 de junho de 2019 e definido como SP 402.1325800.2018.
Vejamos o que este Código de Regras diz sobre fiação e gasodutos. EM cláusula 5.1 Afirma-se que qualquer fogão a gás deve ser equipado com sistema de “controle de gás”, que ajuda a evitar o fornecimento de combustível aos bicos caso a chama se apague. E além disso, entre válvula de gás e instalado com uma mangueira inserção dielétrica.
Os requisitos para garantir a segurança contra incêndios são muito rigorosos, eliminando a possibilidade de rápida propagação da chama em caso de tal perigo.
Cláusula 6.15 indica a distância das redes internas de gasodutos à fonte de alimentação - horizontalmente não inferior a 40 cm, verticalmente - não inferior a 10 cm.
Além disso, se os aparelhos que utilizam gás estiverem ligados à rede eléctrica, e como já dissemos, são comuns em todo o lado, aplicam-se regras distintas, que iremos agora também considerar.
Em primeiro lugar, a distância da caldeira a gás ao seu tomada - não mais que 0,5 m.
A tomada à qual está conectado o equipamento que funciona com combustível azul deve ser aterrada e de fácil acesso para desconexão rápida ou inspeção visual.
Observe que não deve haver nenhum impacto mecânico no cabo elétrico e durante a instalação/operação não deve ser permitida nenhuma torção, estiramento ou outras ações que afetem negativamente a integridade da fiação.
É estritamente proibido colocar a fiação próxima a quaisquer influências de temperatura. Em particular, a distância do fogão a gás à saída a ele ligada não difere da saída da caldeira - não superior a 0,5 m sem pontos de contacto.
Basicamente, são estes documentos que regulam a distância da fiação elétrica e das fontes elétricas da tubulação de gás em qualquer caso, tanto na conexão de dispositivos que funcionam com este combustível, quanto em instalações independentes.
Por que você precisa manter distâncias?
À primeira vista, o gás e a corrente elétrica são dois recursos diferentes que trabalham juntos. E, no entanto, eles são absolutamente incompatíveis em contato direto entre si. Qual é a razão para isto?
Quando a fiação elétrica entra em contato com um ambiente quente, ela sofre fusão térmica, o que pode resultar em curto-circuito e, consequentemente, incêndio.
Mesmo que um acidente em um cabo de aço não ocorra devido ao aquecimento de um equipamento que utiliza gás, nas proximidades dele, em caso de vazamento simultâneo de gás, mesmo uma pequena faísca pode provocar uma explosão. Sem falar no incêndio da fiação elétrica e no impacto das chamas tubos de gás.
Mas isso não é tudo. É muito importante fornecer fiação elétrica de alta qualidade localizada próxima ao sistema de distribuição de gás. Muitas vezes, principalmente em casas antigas, os fios eram colocados de acordo com o sistema “fase zero”, ou seja, não era fornecido aterramento.
O moderno sistema de fiação elétrica envolve a mudança para um sistema de três fios. Assim, em quadros de distribuição antigos que não são projetados para 3 núcleos, o “aterramento” é definido como zero.
Ao conectar um grande número de dispositivos elétricos, o zero pode queimar, o que leva a um aumento de tensão e a um incêndio. Imagine o que acontecerá se a tensão cair em um fogão a gás conectado à eletricidade.
Na verdade, pode ocorrer um efeito de elemento de aquecimento nas tubulações que conduzem ao riser, sem falar nas consequências mais graves, por exemplo, uma explosão.O inserto dielétrico discutido na SP 402.1325800.2018 é necessário justamente para neutralizar a condutividade mangueira de gás.
Fios elétricos expostos a tubulações de gás por qualquer motivo também são perigosos. Isso criará uma tensão na tubulação, que será, em princípio, aterrada, mas em teoria ainda é perigosa à vida e possível incêndio.
Responsabilidade pelo não cumprimento
É claro que, como no caso de qualquer outra violação das normas e regras aprovadas, se as distâncias exigidas da tubulação de gás ao cabo elétrico instalado não forem observadas, a responsabilidade é atribuída aos cidadãos.
Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, Artigo 9.4 promete impor multas aos infratores. Pois bem, e claro, para uma ligação perigosa, vários documentos regulamentares praticamente garantem a desconexão da linha se as falhas não forem eliminadas.
A propósito, as penalidades monetárias não são tão significativas, mesmo para violações repetidas.
E, por um lado, o empreiteiro ainda arcará com a punição, e esta, por direito, é uma organização que tem acesso e licença para instalação de redes de gás e elétricas. E inicialmente não correrão riscos se for escolhida uma organização responsável com experiência operacional.
Mas, como mostra a prática, a maioria dos consumidores recorre aos serviços de eletricistas privados sem a devida documentação e contratos, ou eles próprios fazem a fiação.
E isso já é Arte. 7.19 Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa - conexão não autorizada, pela qual você também enfrenta multa.Pois bem, e claro, em caso de danos não intencionais à saúde e danos à propriedade de outros cidadãos em consequência de atividades ilegais, a punição será ainda mais severa - podendo chegar à prisão.
É muito difícil responder com clareza à questão do que o espera se as distâncias exigidas não forem observadas. Tudo isso fica a critério de autoridades e funcionários superiores.
Como evitar problemas?
Em primeiro lugar, seguir as regras é a sua saúde e segurança para a sua vida.
Portanto, se você combinar gás e eletricidade, siga algumas recomendações simples:
- Siga exatamente as regras da PUE e SP.
- Na entrada do seu apartamento instale um dispositivo de desligamento de proteção que garanta a queda de energia em caso de problemas no fio neutro.
- Antes de instalar a fiação, certifique-se de que a nova corresponda à fiação do circuito antigo (se não mudar).
- Um fogão a gás não pode ser aterrado por meio de um gasoduto, assim como os utensílios domésticos comuns que funcionam com eletricidade.
Além disso, não deixe de recorrer aos serviços de eletricistas experientes e celebrar contratos na instalação de eletricidade para aparelhos a gás.
Todas estas recomendações irão ajudá-lo a evitar problemas com as autoridades reguladoras e a garantir um fornecimento de energia seguro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que são ignição elétrica e controle de gás, é necessário combinar gás e eletricidade:
Assim, a PUE e a SP, que normalizam a distância ao gasoduto, estão claramente definidas e não permitem contradições na prática. Porém, o fato é que todas essas regras não foram desenvolvidas para complicar a sua vida, mas sim para salvá-la, bem como seus bens, vida, saúde e pertences de outras pessoas que moram com você ou nas proximidades.
Você cumpriu as normas ao projetar equipamentos de fornecimento de gás e eletricidade em sua casa ou apartamento? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários, e também tire dúvidas sobre o tema do artigo.
Um artigo muito sensato. Obrigado. Gostaria também de saber o que, no entendimento dos fiscais, pode ser entendido por proteção térmica e proteção contra danos mecânicos ao cabo?
Boa tarde. Todos nós sabemos o que é fita isolante. Sua finalidade é conectar cabos e fios energizados. Hoje nas lojas você pode comprar fitas isolantes que suportam bem altas temperaturas. São utilizados para proteger cabos e fios em áreas de contato com materiais quentes, produtos, entre outros. Ou seja, o cabo é simplesmente enrolado com fita isolante no comprimento necessário. Este material inclui produtos feitos de fibra de vidro, lavsan e silicone. O primeiro lida bem com cargas mecânicas.
Existe outra opção de proteção térmica - são mangas térmicas em forma de mangueiras. Eles são feitos de fibra de vidro ou fibra de silício.