Mangueiras de gás para fogões a gás: variedades, como escolher e conectar
Durante as reformas da cozinha, quase sempre é necessário substituir ou reorganizar o fogão a gás e, portanto, reconectá-lo. É aconselhável confiar o trabalho a um técnico de gás qualificado e certificado, mas você mesmo terá que selecionar e adquirir o equipamento.
Neste artigo veremos mangueiras de gás para fogões a gás, qual é a melhor, como escolher e conectar o equipamento, e também falaremos sobre as deficiências das mangueiras de gás e por que são perigosas.
O conteúdo do artigo:
Métodos para conectar fogões a gás
Até há relativamente pouco tempo, há cerca de 30 anos, as mangueiras de gás não eram comuns e os fogões eram ligados cano de aço. Esta conexão é muito confiável e durável, pois o tubo não vaza, pode suportar altas temperaturas e é resistente ao óleo. Porém, não é possível deslocar o recuperador assim ligado, nem um centímetro. É por isso que, e também devido à complexidade da instalação, tal conexão não é praticada atualmente.
Os primeiros a substituir a conexão rígida foram os chamados mangueiras de oxigênio, fabricado com o mesmo princípio dos pneus de automóveis. A base é tecida com fios de cordão resistentes e já vem preenchidos com borracha nos dois lados.Essas mangueiras podem suportar pressões enormes - até 20 atmosferas, estão disponíveis em uma ampla variedade de diâmetros (a partir de 16 mm) e comprimentos, são fáceis de instalar e bastante baratas.
Mangueiras de tecido de borracha - os sucessores mais próximos dos de oxigênio, diferem apenas no uso de um fio têxtil especial em vez do cordão. Eles ainda são produzidos e vendidos hoje e são baratos. Porém, devido à fragilidade da borracha, também não podem ser utilizados em apartamentos, mas para ligar o fogão a uma botija de gás no campo esta talvez seja a opção mais cómoda.
Tipos de mangueiras de gás modernas
As mangueiras de borracha hoje são mais uma raridade do que um produto de uso diário. Eles têm vida muito curta e a borracha preta parece inestética e não pode ser pintada.
Portanto, quando você tiver que escolher qual mangueira comprar para conectar um fogão a gás em um apartamento, é melhor escolher uma das 3 opções principais: fole, mangueira reforçada com borracha e PVC. Vejamos cada um deles com mais detalhes.
Mangueiras reforçadas com borracha
Talvez estas sejam as mangueiras de gás mais comuns, baratas e confiáveis. Externamente, esse delineador é absolutamente igual ao delineador de água da torneira, só que em vez de azul ou vermelho, é trançado e tem fios amarelos entrelaçados.
Essas mangueiras são de três camadas. A camada interna é uma camada de polímero que evita rachaduras e vazamentos. Borracha média vulcanizada - a base da mangueira, sua rigidez e densidade. Trança externa feita de fios de aço - para proteção contra danos externos e rigidez adicional.
As vantagens dessas mangueiras são preço baixo e ampla gama, facilidade de instalação e durabilidade. Desvantagens - vida útil relativamente curta (cerca de 10 anos), alta condutividade elétrica (requer inserções dielétricas).
Manga de PVC reforçado
Eles também têm três camadas: uma malha de reforço é colocada entre duas camadas de cloreto de polivinila. Nesse caso, a camada interna geralmente é preta e a camada externa é totalmente amarela ou com uma faixa amarela.
É pela coloração que elas podem ser distinguidas mais rapidamente das mangueiras de água - mas não de forma mais confiável; vale a pena verificar novamente as marcações.
Essas mangueiras de gás têm várias vantagens:
- não conduza eletricidade - esta é a única opção moderna, cujo uso sem dielétrico é absolutamente seguro;
- adequado para diversas misturas inflamáveis - tanto no gasoduto urbano quanto para misturas de cilindro;
- suportar pressão de até 0,63 MPa, que é 20 vezes maior que a pressão máxima de operação da rede;
- Disponível em diversos comprimentos - de 40 cm a 5 m;
- o custo é várias vezes menor do que fole análogos;
- o cloreto de polivinila é muito mais resistente e durável que a borracha e é muito menos suscetível a rachaduras;
- vida útil de 12 a 20 anos. Considerando que a vida útil de um fogão a gás normalmente também não ultrapassa 20 anos, isso é suficiente.
Entre as deficiências, pode-se notar apenas uma rigidez relativamente baixa.
Fole mangueiras para lajes
Um fole é um tubo corrugado feito de anéis ou espirais, que lembra uma corrugação de esgoto ou mangueira de torneira de chuveiro. Fole as mangueiras vêm em 4 tipos: corrugadas regulares, sólidas metal-plástico, aparência metálica, com ondulação em aço inoxidável; com revestimento de polímero sobre aço inoxidável - para proteção contra eletricidade; Com protetor térmico válvulas que desligam automaticamente o fornecimento de gás em caso de superaquecimento.
As mangueiras de gás deste projeto têm uma série de vantagens: são seguras, a probabilidade de vazamento é mínima; suportar pressões de até 6 atmosferas, que é 200 vezes superior à pressão máxima de operação na rede de abastecimento de gás; pareça esteticamente agradável; durável - a garantia do fabricante é geralmente de pelo menos 10 anos; a vida útil dessa mangueira para fogão a gás é de cerca de 30 anos.
Além disso, eles podem suportar temperaturas de até 200 ° C, dobrar e esticar levemente, são fixados em um determinado formato com cantos - podem ser posicionados de maneira bonita e segura, não enferrujam e não racham, são protegidos de quaisquer influências externas, têm suficiente rigidez - não estão quebrando e não torça, fácil de instalar. Na maioria dos modelos, o encaixe corrugado é soldado ou feito de peça única - isso é muito mais confiável do que um grampo ou cola.
Mesmo com uma lista tão significativa de vantagens, essas mangueiras também apresentam desvantagens. Além dos preços relativamente altos, são perigosos pela condutividade elétrica (se não houver revestimento polimérico) e, portanto, podem queimar pelo contato com eletrodomésticos ou até mesmo pelo próprio cabo do fogão.
Como escolher a melhor opção?
Escolher uma mangueira para conectar o fogão ao gasoduto não é uma tarefa fácil e de muita responsabilidade, pois você arrisca também a segurança da sua casa e da sua vida.
Para escolher a opção apropriada entre todas as variedades descritas acima, você precisa decidir sobre vários parâmetros:
- Comprimento da mangueira. Quando conectado, deve ceder um pouco - tanto que o fogão possa ser afastado para limpeza ou se algo cair atrás dele. Instalar a mangueira sob tensão é inaceitável - é perigoso. Os tamanhos mais populares são de 1 a 2 m, mas existem produtos a partir de 40 cm, e o comprimento máximo das mangueiras domésticas chega a 4,5 e até 7 metros.
- Tipo de conexão. Numa extremidade da mangueira, que é aparafusada ao fogão, haverá sempre uma porca com rosca interna - “fêmea”, mas na outra extremidade, do lado da torneira do gás, pode haver tanto a mesma porca ou uma conexão com rosca externa - “macho”. Preste atenção em qual conector sua torneira de gás possui.
- Diâmetro de conexão. Porcas de meia polegada são usadas com mais frequência, mas também estão disponíveis opções de ¾ de polegada e mais exóticas. Meça novamente as roscas do seu equipamento.
- Conexões metálicas. Evite o contato de metal branco (aço) com metal amarelo (latão) - isso não é seguro.
- O diâmetro da seção da mangueira para pleno funcionamento de todos os queimadores deve ser de no mínimo 1 cm.
- Veja a saída do seu fogão. Se for inclinado, ótimo, mas se for direcionado para a parede, pode ser perigoso. Uma mangueira enrolada diretamente em tal saída pode discriminaçãoquando o fogão se move em direção à parede, e isso está repleto não só de fraca pressão do gás, mas também de vazamentos. Para evitar esta situação, adquira um cotovelo de metal adicional. Se houver 2 tomadas no fogão, você também precisará de um plugue.
- Avalie suas capacidades financeiras. Lembre-se de que mangueiras caras não serão apenas mais seguras e bonitas, mas também durarão muito mais.
- Se a mangueira puder tocar em um micro-ondas, máquina de lavar louça ou outro equipamento elétrico, será necessário isolamento. Escolha uma manga de PVC ou fole mangueira revestida com polímero.
Depois de decidir sobre todas as questões listadas acima, você pode reduzir o número de mangueiras para escolher para 2 a 4 peças e escolher entre elas com base no preço e na aparência. Além disso, para comprar uma mangueira de gás de qualidade, preste atenção em alguns detalhes.
Contactar apenas lojas especializadas e exigir certificados de qualidade das mercadorias é um direito seu e uma garantia de segurança.
Não acredite nas ofertas de compra de uma capa de marca pela metade do preço - provavelmente é uma falsificação chinesa de baixa qualidade. Mas não se recuse a comprar só porque foi fabricado na China - muitas marcas estão a transferir a sua produção de produtos certificados para este país, sem comprometer o controlo e os padrões de qualidade.
Veja como o encaixe está conectado à trança. Soldagem ou elenco sólido o produto é excelente, a cola é ruim.
Leia o período de garantia e vida útil no passaporte do produto, compare-os com o tipo de mangueira e preço.
Além disso, comprar uma marca cara fole mangueira de gás, cuidado com falsificações. Inspecione cuidadosamente o produto - deve estar limpo, com costuras invisíveis, sem falhas, mesmo pequenas.
Consulte a ficha técnica e verifique se a descrição corresponde à realidade. Solicite um certificado de qualidade ou pelo menos uma cópia dele. Um preço muito baixo deve alertá-lo, mas um preço normal de mercado não é garantia de qualidade.
Diferenças entre uma mangueira de gás e uma mangueira de água
Conectar uma mangueira para outros fins é extremamente perigoso, pois a mangueira de água não foi projetada para entrar em contato com gás, por isso se desgasta rapidamente e começa a envenenar. Além disso, até mesmo as mangueiras de gás diferem em diferentes composições e estados físicos. Para evitar que um erro na escolha da mangueira para fornecimento de gás ao fogão seja fatal, considere vários fatores.
Em primeiro lugar, absolutamente tudo mangueiras de gás, independentemente do tipo, estão marcados em amarelo. Pode ser um fio trançado, um adesivo amarelo na própria mangueira ou uma marca na embalagem e um plugue, mas algo amarelo deve estar presente. Não deve haver tramas azuis e vermelhas - estes são indicadores de abastecimento de água quente e fria.
Em segundo lugar, a finalidade da mangueira deve ser indicada no passaporte do produto e no certificado de qualidade. As mangueiras de gás diferem na composição de borracha ou polímero, métodos de fabricação e características de desempenho - elas não podem ser intercambiáveis, por mais semelhantes que sejam na aparência.
Assim, é necessário distinguir a finalidade da mangueira, e caso você não confie totalmente na competência do vendedor, não deixe de solicitar os documentos do produto, onde o fabricante indique que esta mangueira é destinada ao gás.
Características de conexão de um fogão a gás
A primeira coisa que você deve lembrar se decidir conecte o fogão você mesmo – agora você mesmo é responsável pela sua vida, pela segurança da cozinha e do próprio fogão. A garantia do fabricante não é válida se o trabalho for executado por um técnico de gás não qualificado.
Se os riscos não o incomodarem, forneceremos breves instruções de ação.
- avaliar todos os dados iniciais e, se necessário, adquirir o que falta;
- se o diâmetro da rosca na mangueira e na placa ou torneira não corresponder, compre um adaptador adequado -futorka;
- verificar disponibilidade paronitova juntas incluídas com a mangueira. Se não tiver, compre aquele com malha;
- se o fogão tiver 2 saídas, compre um bujão e aperte-o bem na saída mais distante da tubulação de gás;
- ao conectar uma mangueira com bainha metálica aberta, é melhor não economizar no dielétrico - um inserto especial com núcleo de plástico que não conduz corrente;
- instale todos os adaptadores necessários, mas tente minimizar seu número. O dielétrico é parafusado na torneira do gás e uma mangueira é parafusada nele;
- aparafuse uma extremidade da mangueira à válvula de gás ou ao dielétrico, ou futorke se disponível;
- aperte bem com uma chave de boca, mas não seja muito zeloso para não arrancar a linha;
- arranjo paronita junta na saída da placa;
- Aparafuse a outra extremidade da mangueira ao fogão.A porca gira livremente na mangueira, por isso não deve ficar torcida ou torcer;
- dissolva o sabão sólido ou misture o sabão líquido com água. Aplique a solução resultante em todas as conexões, inclusive as de fábrica na mangueira;
- abra a torneira do gás, mas não acenda os queimadores do fogão, mas observe com atenção. Se não aparecerem bolhas de sabão em nenhuma junta, o fogão pode ser usado.
Ao conectar você mesmo um fogão a gás, lembre-se de que a mangueira não deve entrar em contato com aparelhos elétricos e fios, nem se esconder atrás de móveis - isso não é seguro.
Conformidade com medidas de segurança ao conectar
Todos os anos, explosões e incêndios de gás doméstico ocorrem em diferentes partes do nosso país, causando incêndios e destruição em grande escala, feridos e mortes. Para evitar que tal desastre aconteça com você, não negligencie nenhuma das regras de segurança descritas abaixo, porque tal risco e economia podem custar muito caro no futuro.
A mangueira deve ser única, sólida, sem extensões ou conexões desnecessárias. Cada conexão é um ponto de vazamento potencial e mangueiras compostas são proibidas de acordo com GOST.
A mangueira de gás não pode ser escondida atrás de móveis ou pintada - compre uma que combine com você externamente. Isso é proibido não apenas pela oportunidade de inspecionar a mangueira a qualquer momento, mas também para detectar instantaneamente um mau funcionamento e substituir mangueira de gás. A tinta seca e faz com que a borracha rache.
De torneira de gás Deve haver uma conexão, sem conexões ou ramificações. Se necessário, chame um técnico de gás que irá retirar outra torneira com um cano.
Não é recomendado o uso de mangueiras de gás para conectar fogões a gás com dimensões superiores a 2 m. Se necessário, é melhor alongar ou mova o tubo de gás – um gasoduto metálico é mais confiável, mais seguro e muito mais durável.
Não permita que a mangueira seja torcida ou dobrada - isso afetará negativamente não apenas a pressão do gás, mas também a segurança. Na curva e quando torcida na conexão, a mangueira rapidamente vazará e começará a corroer.
Substitua a mangueira regularmente, seguindo o prazo de validade especificado pelo fabricante. Não use em seu apartamento uma mangueira com vida útil inferior a 10 anos, como uma mangueira de borracha. Após apenas 2 a 3 anos de uso constante, pode tornar-se inseguro.
Não solde ou solde perto da mangueira, evite o acúmulo de condensação. Se possível, convide um especialista para realizar qualquer trabalho no gasoduto - a sua segurança é sempre mais valiosa do que os seus serviços.
Não negligencie isolamento elétrico mangueira de metal e não permita que entre em contato com eletrodomésticos e fios. Mesmo que a fiação da sua cozinha esteja em perfeito estado, o catalisador para a descarga, queima da mangueira e ignição pode ser, por exemplo, um raio atingindo um gasoduto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir falará sobre como escolher a mangueira de gás certa para conectar o fogão:
Considerando tudo isso, escolher uma mangueira para conectar um fogão a gás é uma tarefa de muita responsabilidade, na qual a economia não deve ser colocada acima da segurança. Estudando cuidadosamente todos os aspectos, você poderá escolher e comprar a melhor mangueira de gás para o seu fogão sem pagar a mais, mas também sem colocar em risco você, sua família e seus vizinhos.
Qual mangueira de gás para ligação do fogão você escolheu e por quê? Por favor, informe outros visitantes do nosso site sobre isso. Escreva seus comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência - o bloco de contato está localizado abaixo.
quando vdgo disseram para substituir a mangueira do fole