Conectando um fogão a gás com as próprias mãos: como instalar passo a passo um fogão a gás em um apartamento

A instalação ou substituição de um fogão a gás pode ser confiada a profissionais. Basta pagar a mais por isso e aguardar a chegada do técnico.Algumas pessoas conectam o fogão a gás com as próprias mãos - o trabalho não é particularmente difícil, mas exige o cumprimento estrito de uma série de requisitos.

Oferecemos instruções introdutórias que descrevem as etapas do trabalho, métodos de conexão da unidade à tubulação de distribuição de gás e normas de segurança. Este artigo tem caráter meramente informativo e não exige ações independentes, pois todas as manipulações com gás são muito perigosas.

Instalação de fogões a gás: requisitos regulamentares

De acordo com a legislação em vigor, os sistemas de gás são considerados uma área de alto risco e a intervenção na sua funcionalidade é permitida apenas por funcionários de serviços de gás regionais e locais, empresas de distribuição ou empresas que possuam licença oficial para a realização desses trabalhos.

As atividades que requerem a participação de um representante do serviço de gás incluem: conexão inicial do equipamento, reconexão, reparos programados e não programados, instalação de medidor de gás, substituição de peças, etc.

Conexão primária de um fogão a gás
A ligação inicial de um fogão a gás ao sistema central comunicações é sempre efectuada apenas por um representante oficial do serviço de gás - um instalador qualificado com autorização

Mesmo que os proprietários tenham feito todo o trabalho pessoalmente, o acionamento do gás no queimador só é permitido depois que um especialista inspeciona todos os nós de conexão em busca de possíveis vazamentos e dá luz verde oficialmente para acionar o equipamento e seu posterior correto funcionamento.

Os proprietários poderão efectuar por conta própria a posterior substituição do recuperador por outro modelo, mas ainda terão de avisar a companhia de gás sobre isso.

As unidades de gás preparadas para instalação devem ser registadas no serviço competente. Seus funcionários chegam ao cliente semestralmente e realizam uma inspeção de rotina nos equipamentos para garantir o cumprimento de todas as normas e regras para uma operação segura.

Para conexão não autorizada à rede ou transferência de tubulação de gás uma multa é fornecida.

Gasman instalando fogão
Após a ligação oficial inicial do recuperador à central de comunicações, o proprietário recebe um acordo sobre as regras de prestação do serviço de fornecimento de gás e um livro de assinaturas com indicação do preço de fornecimento do recurso

Porém, se após a ligação o proprietário não utilizou o recuperador, mas primeiro convidou um técnico para fiscalizar a correcção e qualidade das ligações, não haverá punição. A unidade será inspecionada, registrada como novo ponto de gás e poderá ser utilizada normalmente.

Escolhendo um local para equipamentos de cozinha

Antes de conectar um fogão a gás doméstico às comunicações centrais, é escolhido um local adequado para ele. É aconselhável que o piso da área de instalação seja absolutamente plano, caso contrário a placa ficará torta e os pratos não conseguirão cozinhar uniformemente.

A maior parte das unidades modernas são equipadas com pés ajustáveis, que permitem nivelar o equipamento mesmo em pisos com defeitos perceptíveis e diferenças de altura.

Nível comparativo
Para nivelar perfeitamente a laje em relação à superfície do piso, deve-se utilizar um nível de edifício. Esta ferramenta simples permitirá determinar a posição mais favorável para eletrodomésticos com precisão milimétrica.

Caso o modelo não possua regulagem, basta colocar um papelão grosso, um pedaço de aglomerado ou uma tábua de madeira sob as bordas da parte inferior, nivelando assim o fogão em relação ao piso.

Instalando fogão a gás em apartamento
O fogão a gás deve ser instalado no apartamento de forma que nenhum objeto ou elemento de estrutura de suporte toque na sua parte traseira.

Todos os nós de conexão devem ser de livre acesso para que em caso de vazamento ou qualquer outro mau funcionamento o problema possa ser resolvido o mais rápido possível.

A laje não fica bem pressionada contra a parede, mas, pelo contrário, fica um pequeno vão. Seu tamanho costuma ser indicado pelo fabricante nas instruções que o acompanham, e os profissionais recomendam que você sempre siga rigorosamente esses dados.

Preparando ferramentas e peças

Para conectar corretamente um fogão a gás, use as seguintes ferramentas e peças:

  • Mangueira flexível comprimento necessário - universal - cerca de 1,5 m, ou borracha individual - de 1 m ou mais;
  • válvula de esfera fabricado em latão com revestimento de níquel, projetado para operação em sistemas que fornecem aos assinantes gás hidrocarboneto natural e liquefeito de baixa e média pressão;
  • chaves - chaves a gás e ajustáveis;
  • almofada - geralmente vendido completo com fogão;
  • chaves de fenda tipos diferentes;
  • fita de vedação ou linha - por exemplo, fita FUM ou linha Loktail 55;
  • solução de sabão concentração média e uma escova para verificar a exatidão e precisão da conexão quanto a vazamentos.

Assim que todos os componentes necessários estiverem disponíveis, eles começam a funcionar diretamente.

Método de ligação da estufa ao sistema

Para conectar de forma independente um fogão a gás aos nós de comunicação, são utilizadas mangueiras especiais com características físicas especiais.

No momento da compra, essas peças são verificadas quanto à resistência e flexibilidade, e também consultam o certificado de qualidade para saber se o produto proposto atende aos requisitos para elementos de equipamentos a gás.

Conexão direta de tubos de gás
A estufa só deve ser ligada diretamente à rede central de gás. As regras não prevêem nós ou conexões extras. Se os trabalhadores do gás os descobrirem, o proprietário receberá imediatamente uma ordem para reconectar

Em alguns casos especiais, a ligação da estufa é efectuada através de um tubo de ligação metálico, mas este método é utilizado muito raramente, pois é trabalhoso e apresenta vários inconvenientes.

Tipos de mangueiras de gás modernas

A mangueira para ligação de fogão a gás não é adquirida no mercado ou em ponto remoto, mas apenas em lojas especializadas ou pontos de venda de equipamentos de instalação de marca.

Os vendedores, além do próprio produto, fornecem ao cliente informações sobre as características técnicas e emitem recibo, segundo o qual, em caso de mau funcionamento, o produto poderá ser substituído.

Mangueira de conexão para fogão
Ao adquirir uma mangueira de conexão para fogão, preste atenção nas marcações.Os elementos destinados ao uso em sistemas de gás possuem sempre marcas de identificação amarelas.

As mangueiras de água estão marcadas em tons de vermelho e azul. Eles têm muito menos resistência e queimam em sistemas de gás dentro de 15 a 30 dias após a instalação.

Hoje, no mercado de equipamentos relacionados, 3 tipos de mangueiras de gás são os mais populares. Existem características distintivas entre eles, graças às quais o proprietário tem a oportunidade de escolher para si a opção de maior sucesso.

Os produtos estão unidos por parâmetros como flexibilidade e resistência. Com isso, o recuperador conectado ao sistema pode ser movimentado sem medo de quebrar ou danificar de alguma forma o gasoduto e causar vazamento.

Área para conectar a mangueira ao fogão a gás
Antes da instalação, a laje deve ser inspecionada e determinar qual saída ela possui - angular (curva para baixo) ou reta. Para uma angular, uma mangueira normal com borda padrão é adequada, e para uma reta, você precisará de uma peça com ângulo

Mangueira de borracha pertence à categoria dos elementos de conexão mais populares. Possui alto nível de resistência, demonstra excelente flexibilidade e tem um preço bastante razoável.

É fabricado em borracha vulcanizada reforçada com fio têxtil. Funciona perfeitamente na faixa de temperatura de -35°C a +50°C e pode suportar facilmente cargas operacionais pesadas por um longo período de tempo.

Adaptador para fogão a gás
A seção transversal da rosca no orifício de saída da placa deve corresponder aos parâmetros da mangueira de conexão. Normalmente este valor é 1/2′

Se a unidade possuir rosca 3/8′, então para a conexão correta ao sistema será necessário utilizar um adaptador especial. Quase sempre vem com o fogão.Se o item não estiver disponível, compre-o em uma loja de ferragens.

Mangueira de borracha com trança metálica é uma versão melhorada da opção descrita acima. O invólucro metálico confere resistência ainda maior ao produto e elimina quase completamente vazamentos.

O produto é oferecido no mercado na mais ampla gama e possui diversos comprimentos. Isto permite que este tipo de mangueira seja utilizada em qualquer área da cozinha e mesmo onde o fogão seja utilizado com a máxima intensidade.

Mangueira de gás com trança metálica
Uma mangueira de gás com trança metálica pode funcionar em condições agressivas (calor, frio, mudanças bruscas de temperatura). O metal que protege a borracha contra danos possui altas propriedades anticorrosivas, não enferruja e não tem medo de umidade.

Mangueira de fole é uma peça flexível de tubo corrugado metal-plástico com excelentes características físicas. É produzido com tecnologias modernas, é resistente a intensas pressões e mudanças de pressão, estica bem e possui um invólucro protetor de superfície de alta resistência.

Mangueira de fole
A mangueira de fole oferece um nível de confiabilidade sem precedentes e garante a transferência segura de gás do sistema central para os eletrodomésticos. Sua vida útil sem perda de eficiência é de 25 anos

A única crítica aos produtos de fole é o seu preço bastante elevado em comparação com produtos similares feitos de materiais mais baratos.

No entanto, apesar disso, os representantes das empresas de distribuição de gás aconselham vivamente os proprietários a ligar os fogões através de uma mangueira de fole, a fim de aumentar o nível de segurança no funcionamento das unidades domésticas de gás.

Para obter mais informações sobre a classificação das mangueiras de gás e sua seleção, consulte Este artigo.

Requisitos básicos para mangueiras

A mangueira de ligação utilizada para ligar a estufa ao sistema central de gás deve cumprir determinados requisitos^

  • comprimento limitado – não mais que 1,5 metros;
  • uniformidade — a superfície da peça sem extensões ou áreas estreitadas;
  • sem curvatura, nós e torções;
  • durabilidade — a vida útil pode ser consultada junto do vendedor ou através de certificados de qualidade que comprovem a conformidade da mangueira com as normas geralmente aceites para equipamentos de gás;
  • sem rachaduras, cortes, ferrugem e outros danos visíveis.

Outro ponto importante a considerar é que a mangueira não deve, em hipótese alguma, entrar em contato com cantos duros e afiados ou materiais propensos à combustão.

É preferível que fique colocado livremente atrás do recuperador, sem aderir a nenhuma superfície. Assim os proprietários poderão controlar facilmente o seu estado e não perderão o momento quando necessário substituindo a mangueira.

Conexão usando um tubo

Ligar o recuperador a um sistema centralizado através de um tubo metálico é um método muito fiável, mas já ultrapassado. Hoje é pouco utilizado devido à sua complexidade e à necessidade em alguns casos de utilização de equipamentos profissionais específicos.

Tubo de cobre para equipamentos de gás
Ao conectar a placa às comunicações centralizadas que fornecem o recurso de gás, são utilizados tubos de cobre ou aço. Eles têm um alto nível de resistência e garantem uma conexão clara e confiável

A principal desvantagem da ligação por meio de tubos é que futuramente a laje não poderá ser deslocada para limpeza ou deslocada para outro local sem se desconectar das comunicações centrais.

Tipos de vedações para sistemas de gás

Para garantir que as ligações da estufa à rede de distribuição de gás não apresentam fugas e garantir a estanqueidade de todas as comunicações durante anos, são utilizados selantes especiais, por exemplo, rosca Loctite 55 ou fita FUM.

Os funcionários do serviço de gás não recomendam o uso de elementos de conexão feitos de outros materiais. Suas características de desempenho são muito fracas para uma carga diária tão impressionante.

Linha Loctite 55 – um material prático e moderno projetado especificamente para fixação confiável de seções de conexão em redes de comunicação de diversos graus de complexidade.

É uma fibra vedante composta por fios complexos de alta resistência, fornecida em embalagens plásticas e possui diferentes comprimentos (de 12 a 160 m dependendo da embalagem).

Linha Loctite 55
A rosca Loctite 55 é um elemento universal que fornece conexões roscadas com vedação instantânea confiável, mesmo sob alta pressão. O certificado permite que o produto seja utilizado em sistemas de gás sem restrições

Para criar uma conexão firme, enrolo manualmente a linha em uma seção rosqueada dos acessórios da tubulação. Ele trava instantaneamente no lugar e não muda mais sua posição.

O segundo elemento de vedação confiável é Fita FUM, feito de fluoroplástico 4D.

Existem três tipos de fitas FUM no mercado:

  • Marca 1 equipado com lubrificante adicional à base de óleo de vaselina. É utilizado em sistemas industriais e redes de comunicação com meios cáusticos e agressivos.
  • Marca 2 não possui lubrificante e funciona melhor em complexos que operam com vários agentes oxidantes.
  • Marco 3 é produzido a partir de fragmentos de borda dos dois primeiros tipos e é adequado tanto para fins industriais como domésticos.

Consiste em fios finos colocados em um filme.

Fita FUM de diferentes tipos
A fita FUM demonstra altas qualidades anticorrosivas, apresenta boa resistência ao calor e não emite toxinas durante o uso ativo.

A fita FUM permite uma conexão forte dos elementos do tubo, o que garantirá a estanqueidade completa do sistema por muitos anos. O prazo de validade garantido da fita na embalagem é de 13 anos.

Processo passo a passo para conectar um fogão a gás

Antes de conectar um fogão a gás em uma casa ou apartamento, encontre o local mais conveniente para isso. Em seguida, retire a embalagem original, aparafuse os pés de ajuste na parte inferior da unidade e coloque o módulo na área selecionada.

É deixado um espaço entre o equipamento e a parede correspondente às dimensões especificadas nas instruções anexas do eletrodoméstico.

Perto de um dos lados é colocado um nível de edifício e, a seguir, com a ajuda dos pés reguladores, a laje é nivelada o mais possível. Primeiro, torça cuidadosamente as pernas de um lado e depois do outro.

Após todas essas medidas, a unidade fica em uma posição rígida, não balança nem rola nem para a direita nem para a esquerda.

A seguir, conecte o equipamento com uma mangueira flexível. Para isso, uma camada de selante especial (fio Loctite 55 ou fita FUM, projetada para fixar seções individuais em sistemas de comunicação) é cuidadosamente enrolada nas roscas da conexão da mangueira pelo lado de fora.

Isso garantirá a confiabilidade futura e a total estanqueidade do complexo.

Selante para tubos de linho
Os elementos de vedação de linho não são utilizados para vedação em sistemas de gás, pois suas características físicas são muito inferiores às da fita FUM e da rosca Loctite 55

O encaixe da mangueira com vedação é aparafusado na válvula de gás na extremidade inferior e a segunda borda aberta da mangueira é aparafusada na rosca de saída do fogão a gás.

Quando os eletrodomésticos são ligados pela primeira vez, contactam um serviço especializado e convidam um técnico especializado que possua os conhecimentos adequados e o direito de ativar o equipamento.

Janela aberta ao trabalhar com gás
Ao trabalhar com sistemas de gás em ambientes fechados, mantenha as janelas abertas e certifique-se cuidadosamente de que não haja chamas abertas nas proximidades.

Na presença de um funcionário do serviço de gás, todos os pontos de ligação são tratados com uma emulsão de sabão de média concentração, a torneira é aberta e o sistema é testado para possíveis vazamentos. Se o técnico de gás não detectar nenhum problema, passa a utilizar o fogão no modo padrão.

Regras e dicas de segurança

A auto-instalação do fogão a gás é efectuada em estrita conformidade com as normas de segurança que regem as acções em contacto com redes de gás.

Padrões obrigatórios:

  1. A mangueira flexível que conecta a unidade ao sistema de abastecimento de gás é colocada à vista, em local de fácil acesso e em nenhum caso é bloqueada por nada. Este item deve estar sempre disponível para inspeção ou substituição de rotina.
  2. A mangueira de gás é fabricada estritamente de acordo com os documentos regulatórios geralmente aceitos, sem exceder o tamanho permitido em uma polegada.
  3. A manga de ligação em si não é pintada, pois a tinta danifica a superfície e contribui para a sua fissuração prematura.Se a aparência da manga não for muito estética, ela é disfarçada com papel autoadesivo.
  4. A mangueira é conectada diretamente apenas à torneira de abastecimento e ao fogão a gás. O adaptador é utilizado apenas no caso de conexão roscada não padronizada de uma das saídas.
  5. Antes de instalar o fogão, o gás é desligado girando totalmente a válvula de corte da tubulação da coluna de alimentação, e todos os presentes são avisados ​​​​sobre os trabalhos em andamento.
  6. Durante a instalação, utilize apenas ferramentas, consumíveis e componentes especiais destinados ao trabalho com conexões de gás.
  7. Todos os tubos abertos durante a conexão são imediatamente obstruídos. Para abaixar, use um pano úmido grosso como tampão. A água, absorvida pelo tecido, confere ao material um alto nível de impermeabilidade aos gases.
  8. Para fechar temporariamente o tubo de alimentação com rosca de 1/2 ″, use uma rolha de garrafa de vinho. Ele é cortado ao longo da borda estreita em forma de cone, tratado com lixa e firmemente “parafusado” no orifício do tubo. Se a peça estiver presa, remova-a com um saca-rolhas.

Ao final da obra, as áreas unidas são revestidas com solução de sabão de média concentração, a válvula de corte do gás é aberta e o sistema é testado quanto a vazamentos.

Se o líquido com sabão começar a borbulhar, o gás é desligado novamente e as áreas de junta são completamente vedadas.

Ao ouvir um som sibilante ou sentir cheiro de gás durante o teste, a válvula é imediatamente fechada, janelas e portas são abertas e uma equipe de funcionários do serviço de emergência de gás é chamada.

Às vezes, ao conectar ou mover um fogão pode ser necessário troca de válvula de gás. Este trabalho é realizado apenas por representantes do serviço de gás com desligamento preliminar do gás em todo o riser.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma descrição detalhada do processo de instalação de um fogão a gás em um apartamento com as próprias mãos. Dicas úteis e nuances interessantes do processo. Recomendações para usar a ferramenta.

Como conectar de forma fácil e rápida um fogão a gás em um prédio residencial, quais mangueiras escolher e outros elementos relacionados. Informações sobre o custo da obra.

Revisão de mangueiras de fole para fogões a gás. Prós e contras das peças e opinião de especialistas sobre se vale a pena usá-las.

As regras básicas para conectar um fogão a gás em um apartamento ou casa particular não são complicadas. Se você estudar cuidadosamente as instruções de instalação, usar as ferramentas certas e seguir as precauções de segurança, o processo ocorrerá sem problemas e não levará muito tempo.

Quando não há confiança em suas habilidades, é melhor entrar em contato com a distribuidora de gás de sua residência e convidar artesãos profissionais para sua casa. Eles realizarão a instalação rapidamente e farão tudo em estrita conformidade com os regulamentos e padrões geralmente aceitos.

Convidamos todos os interessados ​​em conectar fogão ou forno a gás a deixar comentários e tirar dúvidas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Acho que qualquer homem decente pode instalar o fogão sozinho, sem ajuda de empresa, o principal é ter as ferramentas necessárias. Não use mangueira de borracha para conectar, pois elas podem rachar e vazar gás. Você precisa de pelo menos uma com trança de metal, ou a melhor opção é uma mangueira de fole, embora o preço seja mais caro, mas vale a pena. A propósito, é improvável que alguém dê uma garantia de 13 anos na fita FUM, agora é quase toda fabricada na China e eles garantem apenas alguns anos.

    • Alexandre

      Acho que, afinal, nem todos. Por exemplo, eu nem tentei conectar o fogão sozinho. Gás não é brincadeira! Tentar se conectar sem nenhuma experiência, apenas usando fotos e instruções da Internet, é bastante imprudente, na minha opinião. Os serviços de um artesão profissional não são tão caros para correr tal risco. E nem toda casa possui a ferramenta certa.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá. Instale por favor. Pelo menos arraste-o pelo apartamento. Mas o PP nº 410 proíbe a conexão não autorizada às redes, até a ameaça de desligamento do fornecimento de gás. De acordo com art. 7.19 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, você será multado por conexão não autorizada. E eles descobrem com facilidade... logo na manutenção, quando seu fogão fica sem registro - “conforme PP nº 549, não indicaram alteração na composição dos equipamentos que utilizam gás”.

      Alguns dizem que é possível instalá-lo, mas não colocá-lo em funcionamento. Mas a ligação já implica ligação ao gasoduto.

  2. Estanislau

    Sim, você precisa ganhar experiência com uma chave inglesa para afrouxar e apertar duas porcas. Isso não é brincadeira. Mas seja caro ou não, cada um tem a sua opinião sobre a quantidade de dinheiro. Se para Alexander 2,5 - 3 tr. barato, isso é ótimo, mas os ricos têm suas peculiaridades. Preços de Moscou.

  3. Dmitri 2

    Os trabalhadores dos serviços de gás não são pontuais e entregam-se a um esnobismo irracional quando se comunicam com os consumidores. Você não quer entrar em contato com esses “especialistas” e pagar-lhes o seu dinheiro.

  4. Dmitry

    Por favor, diga. Quero substituir o fogão por um fogão a gás embutido na bancada. E pelo que eu sei, não há tampa como a do fogão normal da foto.E minha mangueira vai diretamente atrás do fogão. Será possível instalar o VP desta forma no mesmo local próximo à mangueira, não é perigoso?

    Fotos anexadas:
    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Não vejo problemas, pelo menos aqueles que não pudessem ser resolvidos de forma rápida e fácil. Assim, não tem quaisquer dúvidas sobre a instalação da placa; tudo é bastante fácil.

      Em relação à proteção proporcionada pela tampa de vidro, você pode montar exatamente a mesma. Só que não será montado na placa, mas sim com suportes especiais na parede. Para este efeito, são fornecidas fixações e âncoras especiais. Penso que esta é a solução ideal, é muitas vezes mais prática e simples do que deslocar a mangueira ou substituí-la por um tubo metálico.

      A mangueira de borracha pode ser substituída por uma de metal flexível, não havendo necessidade de vidro protetor. Mas pela foto é impossível determinar a distância da placa à parede, bem como a possibilidade de tal ligação. Por isso, instalar vidro na parede é a solução mais simples e prática.

    • Maria

      Olá. Pelo que eu sei, a temperatura de aquecimento da mangueira em qualquer parte dela não deve exceder a temperatura ambiente em mais de 30 graus.

      • Constantino

        Maria, é por isso que não dá para passar uma mangueira flexível de gás atrás do fogão perto do forno, onde vai esquentar muito mais.

  5. Por favor, diga-me, precisamos avisar o serviço de gás se acabamos de substituir o fogão antigo por um novo? Meu marido tem experiência em conectar lajes. mas a questão é: é necessário informar os trabalhadores oficiais do gás relevantes?

    • Constantino

      Seu fogão a gás deve estar registrado junto aos especialistas em gás.Quando eles vêm para uma inspeção, eles trazem consigo um papel, no qual após a inspeção você assina, está indicado qual fogão a gás você instalou. Portanto, a nova laje deve ser cadastrada de uma nova forma, ou seja, os trabalhadores do gás determinam e autorizam se este tipo de fogão a gás pode ser utilizado em nosso país. Se você comprou um fogão em uma loja, eles vendem fogões aprovados para uso.

  6. Mimocrocodilo

    Conectar um fogão a gás com uma mangueira de borracha requer esterilização forçada.
    Por mais de 10 anos, até mesmo o delineador flexível foi proibido.

    • Constantino

      Mimokrokodil, por favor, não escreva bobagens, caso contrário, mangueiras de borracha certificadas para conexão ao gás com vida útil de 12 anos e garantia anual não seriam vendidas em nossas lojas de construção online. Os consumidores então bombardeariam essas lojas com reclamações ou até mesmo as processariam.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica