Mangueiras de gás: tipos de mangueiras de gás + como escolher a melhor
Desde o surgimento dos primeiros aparelhos a gás e até recentemente, eles eram conectados apenas com tubos de aço.
Agora tudo mudou drasticamente: as mangueiras de gás flexíveis tornaram-se firmemente estabelecidas no uso diário e já conseguiram praticamente substituir seus antecessores desatualizados. Eles são muito mais convenientes de usar, mais fáceis e rápidos de conectar à linha principal.
Não sabe que tipo de mangueira escolher entre a gama oferecida no mercado? Vamos descobrir juntos - o artigo discute os principais tipos de produtos utilizados para conexões de gás, destacando suas vantagens e desvantagens.
Também fornecemos recomendações úteis para escolher a melhor opção de delineador flexível. O material é complementado com dicas de vídeo e fotos visuais representando mangueiras feitas de diversos materiais.
O conteúdo do artigo:
Tipos de mangueiras de gás
Existem muitos modelos de juntas móveis no mercado. Entre eles, existem três tipos principais de mangueiras modernas para fornecimento de gás: tecido de borracha, reforçado e fole.
No processo de sua produção são utilizados diversos materiais, que se diferenciam em características técnicas, condições de operação e vida útil. Cada tipo de produto tem prós e contras. A melhor mangueira de gás a escolher depende da situação específica, do local de instalação e do eletrodoméstico.
Tipo #1 – produtos feitos de borracha e tecido
Mangueiras de tecido de borracha são a opção mais simples e barata. São mangas de borracha macia reforçadas com fio têxtil durável. Eles são bastante despretensiosos de usar.
A borracha com que são feitas as mangueiras é complementada com componentes elásticos que prolongam a vida útil em até 5 anos. O material não conduz eletricidade e dobra bem. No entanto, com o tempo, ele começa a rachar, o que pode causar possíveis vazamentos de gás.
Vantagens dos produtos de borracha: custo acessível e rápida instalação, flexibilidade e excelente isolamento elétrico, disponibilidade de inúmeros modelos de diversos diâmetros e tamanhos.
Mas também existem desvantagens:
- alta sensibilidade ao estresse mecânico;
- proteção mínima contra mudanças de temperatura;
- rigidez insuficiente.
Este tipo de delineador é caracterizado por um alto grau de perigo. Mesmo as habilidades dielétricas não podem impedir o desgaste natural da borracha.
Só é permitido estar conectado a cilindros de gás, mas sujeito a substituição a cada dois anos para evitar consequências desagradáveis. Várias marcas de mangueiras de borracha têm críticas positivas: IndustriasMateu, GasLink, Kuzuflex.
Tipo #2 – mangueiras de borracha com trança metálica
Essa variedade é uma luva reforçada feita de borracha vulcanizada, trançada externamente com fios de aço. A parte interna é feita de materiais poliméricos.
O polímero colocado no meio está sujeito à destruição e destruição da mesma forma que a borracha. Além disso, o aço serve como condutor de eletricidade.
Ao conectar tais mangueiras, é necessário utilizar insertos dielétricos adicionais, colocando-os entre a conexão e o eletrodoméstico.
Vantagens do produto:
- preço baixo;
- capacidade de suportar altas temperaturas (até 50 graus);
- facilidade de instalação e operação.
As desvantagens incluem a confiabilidade questionável das conexões internas de polímero e o baixo nível de isolamento elétrico.
Os dispositivos reforçados a gás são facilmente distinguidos dos de água pela cor dos fios externos da trança: eles geralmente são marcados em amarelo e seus equivalentes de água são vermelhos e azuis. Neste momento são procuradas as marcas Ecoflex, GAS-FLEX, Fado.
Tipo #3 – mangueiras de gás com fole
Dispositivos flexíveis do tipo fole são reconhecidos como o tipo de fornecimento de gás mais prático e seguro. São mangas seladas feitas de aço inoxidável e materiais poliméricos, reforçadas com corrugação que segue o formato de um anel ou parafuso. Ele contém um fio que pode suportar alta pressão.
Nas extremidades dos produtos são instaladas conexões de latão ou aço carbono com roscas, equipadas com gaxetas. Tais elementos são necessários para conexão direta ao equipamento.
Segundo os fabricantes, as linhas de fole flexíveis são feitas por analogia com a estrutura do intestino humano. É por isso que eles mudam de tamanho livremente. Ao dobrar, esticar e tornar-se significativamente mais longos repetidamente, as mangueiras não perdem sua elasticidade, resistência e desempenho originais.
Na prática, não é recomendado esticar o produto em mais de 50% do comprimento original, pois isso afeta negativamente sua rigidez.
Os modelos simples são apresentados em forma de mangueira corrugada de seção redonda, os mais avançados são protegidos por uma luva metálica especial e também existem produtos com revestimento de polímero.
Você também pode considerar uma versão modernizada - mangueiras equipadas com uma válvula de proteção térmica que corta o gás quando a temperatura sobe criticamente. Os tubos corrugados são produzidos em uma cor amarela brilhante característica.
Suas principais vantagens:
- confiabilidade e segurança;
- estrutura flexível, mas bastante densa;
- suporta uma ampla faixa de temperaturas operacionais (-50…+250);
- resistência a alta pressão (até 6 atmosferas);
- possibilidade de prorrogação duas vezes;
- durabilidade (vida útil de cerca de 30 anos);
- compatibilidade com qualquer equipamento e acessórios de gás.
Os instaladores de gás profissionais acreditam que este tipo de mangueira corresponde melhor aos padrões europeus e é mais adequado para sistemas de gás modernos. Mas eles têm uma desvantagem significativa - o alto custo.
Os tubos corrugados são frequentemente conectados em áreas abertas onde os dispositivos sofrem constantemente mudanças cíclicas de temperatura. Fabricantes confiáveis de mangueiras de fole: Hydrosta, LAVITA, EMIFLEX, TuboFlex, Ayvaz.
Visualização #4 - mangueiras de oxigênio
Existe outro tipo de conexões de gás - mangueiras de oxigênio. Eles são relativamente baratos, possuem alta resistência e podem suportar altas pressões (até 20 atmosferas).
No entanto, os especialistas não recomendam fortemente a instalação de uma mangueira de oxigênio em um apartamento. Hoje em dia raramente é encontrado em equipamentos novos.
Uma mangueira de oxigênio é usada como opção de conexão temporária, por exemplo, na dacha para conectar um cilindro de gás. Neste caso, não se esqueça de adquirir e redutor de gás para garantir a segurança do uso do cilindro.
Para qualquer aparelho a gás, você deve usar conexões apenas com marcações apropriadas que confirmem que um dispositivo específico se destina especificamente a gás. É proibido o uso de mangueiras de água na conexão de gêiseres ou fogões.
Características de escolher a melhor mangueira
É aconselhável adquirir mangueiras para fornecimento de gás a equipamentos domésticos em lojas especializadas que possam fornecer certificado de qualidade para cada produto.
A gama inclui modelos de diferentes comprimentos. Ele é selecionado para que no futuro você não precise conectar vários tubos entre si.
Os tubos mais utilizados são de 1, 1,5 e 2 metros. Isso reduz o risco de rupturas de linha e, consequentemente, aumenta o perigo para os moradores dos apartamentos. Se o comprimento não for suficiente, o abastecimento é complementado com um tubo metálico.
Outro indicador importante é o diâmetro da seção transversal. O valor mínimo que garantirá boa capacidade de cross-country e fornecimento total de gás ao dispositivo é de 10 mm.
As extremidades das mangueiras são equipadas com duas porcas ou uma porca e uma conexão. A porca possui rosca interna, a conexão possui rosca externa. A linha é selecionada de acordo com a tomada do eletrodoméstico.Se a saída for direta, será utilizado um ângulo de encaixe especial.
Uma mangueira comum de tecido de borracha é uma opção econômica. Ao escolher este produto, você precisa monitorar cuidadosamente o grau de desgaste.
Se forem detectadas as menores rachaduras, danos ou cheiro de gás, substitua-o em tempo hábil. Ao procurar uma oferta que combine de forma ideal indicadores de preço e qualidade, faz sentido focar em mangueiras reforçadas.
Se as finanças permitirem, é melhor levar uma mangueira de fole. É reconhecido como o dispositivo mais seguro e confiável - aprovado oficialmente para uso com eletrodomésticos pelos serviços municipais de gás.
Ao escolhê-lo, é necessário verificar o tipo de conexão. Sua qualidade afeta diretamente a durabilidade do produto. Não é aconselhável levar modelos em que o encaixe seja conectado à corrugação com cola. É mais aconselhável encontrar uma estrutura sólida ou soldada.
Sinais confiáveis de uma farsa
Independentemente do tipo de mangueira flexível para gás, você deve garantir a autenticidade do produto antes de comprá-lo. O fato é que recentemente se tornaram mais frequentes os casos de defeitos e falsificações lançados à venda por fabricantes chineses.
Marcas europeias conhecidas são normalmente alvo de contrafação. A diferença de qualidade entre o original e o falso pode ser colossal.
É possível jogar pelo seguro e distinguir um produto de qualidade de um falsificado.
Para fazer isso você precisa:
- reserve um tempo para realizar uma inspeção visual completa;
- verificar se as características técnicas correspondem às indicadas no passaporte do produto;
- exigir que o vendedor apresente certificados de qualidade que comprovem a segurança do dispositivo destinado ao trabalho com substâncias explosivas;
- não compre produtos a preços suspeitosamente baixos, o que não é típico de produtos desta categoria.
A estrutura dos produtos falsificados pode conter impurezas químicas ou radioativas perigosas. Mangueiras defeituosas têm vida curta e costumam causar explosões.
Instruções de conexão segura
Se você tiver pelo menos habilidades mínimas, poderá conectar o gás ao dispositivo sozinho.
Ao trabalhar, você deve seguir as seguintes regras:
- selecione o comprimento da linha levando em consideração a distância que o equipamento supostamente percorrerá;
- colocar o dispositivo em local acessível para inspeção visual, sem escondê-lo sob o chão ou na parede;
- certifique-se de que não haja outras conexões no aparelho (a exceção é o fio que funciona como retroiluminação do forno);
- não pinte o produto, pois isso leva à rápida fissuração do material;
- utilizar mangueiras de gás de tamanhos padrão, previstos nas normas estabelecidas pelo GOST;
- não provoque danos eletrolíticos conectando pontas de cobre com pontas de aço (combinações seguras: aço-aço, latão-cobre);
- evite torcer, dobrar e esticar a manga;
- Não exponha as conexões a altas temperaturas (soldagem, soldagem).
Em edifícios de vários andares é instalado um riser de gás comum, que possui ramais com torneiras nas extremidades. Eles estão presentes em todos os apartamentos e são chamados de omissão.
Na primeira fase da obra, a sala é preparada e o fornecimento de gás à rede é cortado. Em seguida, o equipamento, seja coluna ou laje, é colocado no local de instalação e cuidadosamente nivelado.
Depois disso, você precisa aplicar uma vedação na conexão da mangueira e parafusá-la na torneira na parte inferior. Se a rosca do aparelho não corresponder ao diâmetro da bucha, será necessário um adaptador, que também veda. A seguir, a mangueira é conectada ao equipamento.
Ao final, verifica-se a estanqueidade dos elementos de conexão abrindo a torneira. Isso pode ser feito facilmente usando uma emulsão de sabão comum e um pincel pequeno.
Se for detectada densidade de conexão insuficiente, o manípulo da torneira é levemente aparafusado e o enrolamento é verificado. A última etapa é diagnosticar o funcionamento do equipamento e do fornecimento de gás.
A melhor solução se você não tiver confiança em suas próprias habilidades é recorrer aos trabalhadores do gás. Os nossos especialistas realizarão a ligação respeitando todas as normas, o que garantirá o funcionamento adequado, seguro e fiável do sistema durante muitos anos.
Nosso site contém instruções detalhadas sobre como substituir uma mangueira de gás e como conectar vários equipamentos de gás.
Convidamos você a se familiarizar com estes materiais:
- Substituindo uma mangueira de gás com as próprias mãos: regras para trabalhos de instalação
- Como mover um cano de gás em um apartamento: regras de transferência e dicas de localização
- Conectando um fogão a gás com as próprias mãos: como instalar passo a passo um fogão a gás em um apartamento
- Esquema de conexão para caldeira a gás de circuito duplo: como fornecer gás corretamente à caldeira
- Instalação faça você mesmo de um gêiser em um apartamento: requisitos e normas técnicas para instalação
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Mais detalhes sobre os principais tipos de delineadores flexíveis no vídeo:
Instruções em vídeo para conectar o fogão ao gás:
Diagrama de conexão do aquecedor de água a gás no videoclipe:
Graças às mangueiras flexíveis universais, tornou-se possível evitar a conexão “firme” de eletrodomésticos às tubulações de gás. A mobilidade de tais dispositivos simplifica muito a vida dos proprietários de cozinhas, permitindo-lhes movimentar equipamentos para limpeza, reorganização ou reparo sem muita dificuldade.
Que tipo de mangueira você escolheu para conectar o gás em casa? Diga-nos, qual das vantagens do eyeliner foi o principal motivo da sua escolha? Há quanto tempo você usa esta mangueira flexível?
Ou talvez você tenha notado uma imprecisão no material revisado ou queira acrescentar sua própria opinião ao que foi dito acima? Por favor, deixe seu comentário em nosso artigo.
Troquei a mangueira do gás devido à instalação de um novo fogão. O antigo era de borracha, instalei um de fole e com base em todos os critérios decidi que era mais confiável, embora fosse bem mais caro.No começo eu queria fazer tudo sozinho, mas fiquei com medo e chamei o homem do gás. Ao verificarem se havia vazamento na mangueira, descobriram que ela estava “envenenando”. Tive que ir na loja trocar por outro, descobri que tinha defeito de fabricação.
Olá, Wladimir. Bem, em qualquer caso, você mesmo pode verificar se a mangueira está envenenada ou não, à moda antiga. Foi preciso untar com sabão líquido: se espumar é envenenamento, senão está tudo bem! Mas você fez a coisa certa ao ligar para os especialistas, gasolina não é brincadeira! Quanto a mim, ambas as mangueiras têm desvantagens e vantagens. Se precisar de uma mangueira muito comprida, então é melhor comprar uma de borracha (ou é preciso torcer várias mangueiras reforçadas com bico, e essa é uma conexão desnecessária), e a borracha é mais flexível, claro. Mas em termos de resistência confio mais nos reforçados e de fole, embora sejam uma ordem de grandeza mais caros!
Diga-me, por favor, há alguma restrição quanto ao comprimento da mangueira? Pode ser dobrado? Preciso esconder a mangueira que vai para o fogão. Obrigado pela resposta.
Segundo as normas europeias, o comprimento máximo é de dois metros. Em nosso SNiP, o comprimento da mangueira de gás não é limitado de forma alguma (cláusula 7.3 da Seção 7 “Gasodutos internos”). Também não há restrições à flexão.
Olá.
De acordo com a cláusula 3.21 da norma de Moscou para a operação do parque habitacional ZhNM-2004/03 “Gasodutos e equipamentos de gás para edifícios residenciais”, aprovada e colocada em vigor pelo Decreto do Governo de Moscou de 2 de novembro de 2004 nº 758 -PP: “A conexão de aparelhos a gás ao gasoduto é permitida através de um revestimento flexível que não possui conexões de topo e possui resistência ao calor de pelo menos 120 graus«.
O mesmo é dito no ZHM-2004/03 “Gasodutos e equipamentos de gás para edifícios residenciais”, parágrafo 3.21 (conforme alterado em 30 de janeiro de 2013).
Mas não só para a capital, o regulamento técnico do VDGO:
«9.6. O desenho da conexão destacável nos pontos de conexão da mangueira flexível ao gasoduto interno da casa e aos equipamentos domésticos que utilizam gás deve garantir a estanqueidade das conexões. As mangueiras flexíveis para conexão de equipamentos domésticos que utilizam gás à rede de consumo de gás ou a uma instalação de cilindro individual devem atender aos seguintes requisitos:
1) não possuem conexões;
»2) corresponder aos parâmetros do gás utilizado;
3) ter vida útil de pelo menos dez anos.
Para regras gerais, SP 41-108-2004, recomendado pelo parágrafo 5.5 (documento de aplicação voluntária):
«A ligação dos geradores de calor ao gasoduto pode ser feita por meio de conexões de aço, cobre ou flexíveis, incluindo tubos não metálicos que possuam as características de resistência necessárias para uma exposição prolongada (pelo menos 25 anos) ao gás transportado. O comprimento das conexões flexíveis não deve ser superior a 1,5 m. As conexões flexíveis para geradores de calor devem ter certificado de conformidade«.
GOST R 52209-2004 2.2.2 Mangueiras de gás e trança: “Para fazer uma mangueira de gás, use uma fita de aço austenítico grau 12Х18Н10Т de acordo com GOST 4986, a trança é feita de fio 12Х18Н10Т de acordo com GOST 18143.»
Na Ucrânia, o DNB limita o comprimento da mangueira de abastecimento a 2 metros.
Uma mangueira trançada de latão (metal amarelo) com traços pretos em espiral foi vendida em uma loja para conectar um cilindro de gás liquefeito a um aquecedor de água a gás.As extremidades das mangueiras são feitas de aço branco, a entrada na coluna é amarela... Não consigo encontrar uma palavra sobre essas mangueiras em lugar nenhum. É possível conectar um cilindro e uma coluna a ele? Está escrito que a mangueira de água...
Olá. Por favor, descreva-nos as marcações na mangueira e tire uma foto dela, tentaremos ajudá-lo.
Boa tarde.
Devido à conexão rígida do medidor ao gasoduto e à conexão rígida do medidor à linha de fluxo, ocorre vazamento de gás nas conexões roscadas do medidor.
Uma conexão suave (mangueira de fole) pode ser usada e onde antes ou depois do medidor?
diâmetro de conexão 1 polegada.
Obrigado
Olá, diga-me, por favor, se houver um forno de micro-ondas próximo à mangueira de gás (a mangueira ficará atrás do micro-ondas), então qual mangueira é melhor para ligar?