Polietileno reticulado para piso aquecido: como instalar um piso aquecido de polietileno reticulado
O sistema de piso radiante pode aumentar significativamente o nível de conforto da casa.O calor gerado pelo sistema é distribuído em uma zona confortável para os proprietários e não estimula a movimentação do ar com poeira. Se você tiver certas habilidades e conhecimentos, poderá fazer você mesmo um piso com tubulação de polietileno.
Diremos como usar o material mais barato para organizar o piso radiante. No artigo que apresentamos, discutimos detalhadamente como colocar corretamente o polietileno reticulado para piso aquecido, com que passo e de acordo com qual padrão organizá-lo. Nossas dicas irão ajudá-lo a construir um sistema que funcione perfeitamente.
O conteúdo do artigo:
Polietileno reticulado: características e benefícios
O polietileno reticulado é uma variante do etileno convencional, reforçado por efeitos químicos, físicos ou complexos. Graças a este procedimento, além das ligações longitudinais características, aparecem ligações transversais na estrutura do polímero.
Como resultado das manipulações de produção, os produtos de polietileno alcançam estabilidade dimensional e adquirem maior resistência à deformação e exposição a altas temperaturas. O processo de processamento com introdução de compostos orgânicos no polímero é denominado “reticulação”.
Dependendo da tecnologia, é realizada antes ou depois da extrusão.Tubos longos em bobinas de polietileno reticulado são utilizados para a disposição de sistemas de aquecimento devido à sua alta estanqueidade - o risco de vazamentos é reduzido a zero.
Características técnicas dos produtos lineares de polietileno reticulado:
- diâmetro externo 10-200 mm;
- espessura da parede 2-5 mm;
- gravidade específica média 110 g/m linear;
- densidade 940 kg/m3;
- amolecimento em temperaturas acima de +100ºС, fusão +200ºС, combustão +400ºС;
- pressão média de trabalho 6 MPa;
- condutividade térmica média – 0,4 W/mK.
Considerando que a temperatura máxima do refrigerante é de +90º C, e a pressão não ultrapassa os 4 bar, podemos concluir que tubos deste tipo são excelentes para a instalação de pisos aquecidos a água.
Em comparação com tubos corrugados de aço ou cobre, também frequentemente utilizados para pisos aquecidos, estes produtos apresentam as seguintes vantagens:
- Resistência a processos de corrosão. O material não está sujeito à corrosão, exposição a ambientes agressivos e não se deforma sob aumento de acidez, alcalinidade ou em contato com substâncias orgânicas.
- Excelentes características de resistência. Resistência a cargas estáticas e dinâmicas, resistência a rasgos, flexões, alongamentos, etc. Os tubos podem suportar baixas e altas temperaturas sem danos.
- Taxa de transferência estável. Não há sedimentos depositados nas paredes da tubulação, o que reduz o diâmetro interno das tubulações.
- Elasticidade. Os tubos flexíveis não quebram quando dobrados em qualquer raio.
- Segurança ambiental. Quando aquecido, o produto não libera toxinas.
Com instalação adequada e cumprimento das condições térmicas recomendadas, os pisos aquecidos em polietileno duram pelo menos 50 anos. O custo total de criação do sistema compensa em 1 a 2 anos.
Instalação de piso aquecido passo a passo
A tecnologia do dispositivo consiste na criação gradual de camadas dispostas em sequência estrita. A espessura total do sistema será de 10-20 cm, dependendo das características da betonilha, do isolamento e da armadura utilizada.
O processo padrão para instalação de piso d'água a partir de tubos de polietileno inclui várias etapas:
Trabalho preparatório antes da construção
Deve-se ter em mente que a carga média criada pela “torta de piso quente” na base de concreto é de 300-350 kg/m2. Portanto, os pisos devem ser projetados para esse peso.
Na instalação de piso aquecido com tubos de polietileno reticulado, devem ser concluídas as seguintes etapas de trabalho:
- Seleção de tubos. Cálculo do comprimento do contorno. Elaboração de um diagrama de assentamento.
- Preparando a base. Colocação de impermeabilização e isolamento.
- Instalação de circuitos de tubulação. Testes hidráulicos.
- Preenchimento da betonilha e acabamento do revestimento selecionado.
- Colocando o sistema em operação.
Na compra de manifolds, é preferível dar preferência a dispositivos com válvulas de balanceamento e medidores de vazão, o que simplificará a configuração do sistema no futuro e, em caso de mau funcionamento, ajudará a identificar rapidamente o circuito problemático.
Para construir um piso de água aquecido, você precisará do seguinte:
- caldeira de aquecimento de água para aquecimento do refrigerante;
- tanque de expansão;
- bomba de circulação para movimentação forçada do refrigerante;
- acessórios para encanamento: acessórios, válvulas de esfera;
- carretel de tubos em polietileno reticulado;
- fixadores para painéis isolantes e tubos PE;
- unidade coletora de distribuição;
- fita amortecedora;
- malha de isolamento e reforço;
- argamassa de betonilha ou mistura de betonilha seca.
Todos os materiais devem ser preparados com antecedência para que durante o processo de instalação do piso aquecido você não se distraia com compras e aquisição de componentes adicionais.
Selecionando e criando um esquema de colocação de tubos
Para instalações residenciais, são utilizados três padrões de assentamento: “cobra”, “concha” ou “caracol” e “espiral dupla”. Um “caracol” em espiral é a opção mais simples, garantindo uma distribuição uniforme da energia térmica.De acordo com este esquema, os pisos aquecidos a água são mais frequentemente construídos, porque todos os ângulos nele são 90º.
O assentamento segundo o padrão “cobra” é um pouco mais complicado, pois envolve voltas de 180º. Mas é excelente para a construção de um sistema de polietileno reticulado, pois os tubos feitos desse material dobram-se livremente e o rendimento nas alças praticamente não é reduzido.
A escolha do esquema de instalação depende inteiramente das características da sala. Se se trata da disposição de áreas de grandes dimensões, a instalação é efectuada segundo o esquema “espiral dupla”. Também é utilizado se se pretende distribuir zonas de acordo com a intensidade de aquecimento, por exemplo no hall, em frente à entrada ou em frente a um grande terraço.
Para esquemas simples em espiral e serpentina, o comprimento ideal do contorno será de 60 a 80 m. Para salas onde o comprimento é muito maior que a largura, um comprimento de contorno de 100 a 120 m é aceitável, mas desde que sejam usados tubos de maior diâmetro.
A distância entre os tubos (degrau) é de 10 a 35 cm. Quanto mais largo o degrau, menos calor sairá do chão.
Nos pontos de pico, onde se observa a perda máxima de calor, a largura do degrau deve ser mínima, por exemplo, próximo à porta da frente deve ser de 10-15 cm, aumentando à medida que se aproxima do centro da sala. A distância dos tubos às paredes ao longo do perímetro é de 30-45 cm.
Esquemas e opções para instalar uma tubulação de piso de água aquecida são descritos em detalhes. no artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Seleção e cálculo do número de tubos
Ao escolher tubos PE reticulados, você deve decidir qual diâmetro do produto é melhor comprar. Como mostra a prática, a melhor opção para instalar piso aquecido na sua própria casa ou apartamento localizado no térreo é um tubo de 16 mm.
Para salas cujo comprimento é várias vezes maior que a largura, podem ser utilizados tubos de 20 ou 25 mm. A espessura padrão da parede é de 2 mm.
Para calcular o número necessário de tubos de polietileno, você pode usar a fórmula:
D = S / M × k
Onde:
- D – comprimento de projeto do tubo;
- S – área do piso aquecido;
- M – passo médio selecionado de acordo com o esquema;
- k – fator de segurança (para salas de até 30 m2 é 1,1, mais de 30 m2 – 1,4).
Deve-se lembrar que o comprimento máximo de um tubo de polietileno reticulado depende do diâmetro - quanto maior o diâmetro, mais longo pode ser o tubo de refrigerante. Para produtos com diâmetro de 16 mm - até 90 m, 20 mm - 120 m, 25 mm - 150 m.
Sobre como preencher cálculo de piso aquecido a água, incluindo a determinação da perda de calor e a potência do equipamento de circulação, você aprenderá em nosso artigo recomendado.
Para montar um piso aquecido a água, é preferível comprar produtos de fabricantes com reputação e nome comercial que mereçam respeito:
Todos os fabricantes, além de tubos, produzem conexões e acessórios, para obter a mais alta qualidade de construção possível, recomenda-se adquirir todos os componentes da mesma marca.
Preparando a base para tubos
Quando os cálculos para o número necessário de tubos estiverem concluídos, você poderá prosseguir com a preparação da base para o circuito de piso aquecido a água.
Esta etapa inclui os seguintes fluxos de trabalho:
- remoção de pisos e betonilhas antigas;
- colocação da camada isolante;
- instalação de isolamento;
- colocação de malha de reforço;
- adesivo de fita amortecedora.
Primeiro você precisa nivelar a base para que as diferenças não sejam superiores a 5 graus (verificamos com um nível de construção). Para o nivelamento, pode-se usar uma mistura de areia seguida de compactação ou compostos autonivelantes. A base nivelada é removida de poeira e detritos.
Em seguida será aplicada a camada impermeabilizante. O tipo mais simples é o filme plástico.
Se você tiver capacidade financeira, é melhor usar impermeabilização russa ou europeia de alta qualidade na forma de uma membrana de polímero. Ele não apenas protege o piso da umidade de maneira confiável, mas também permite que o sistema de piso quente “respire”.
A impermeabilização vem a seguir substrato de isolamento térmico, que pode ser usado como espuma de poliestireno extrudado. Esta é a maneira mais barata e eficaz de reduzir a perda de calor.
Dos novos materiais isolantes, o isolamento em cortiça é considerado o mais amigo do ambiente, mas o seu custo é dezenas de vezes superior ao da espuma de poliestireno mais cara. Placas isolantes de 5 cm de espessura são fixadas em trilhos-guia de madeira por meio de pregos. As placas são fixadas com cola e grampos especiais.
Quanto à malha de reforço, na utilização de placas de poliestireno expandido não há necessidade de assentamento - a tubulação é colocada diretamente sobre o isolamento. A utilização de malha justifica-se se for colocada outra camada de impermeabilização sobre o isolamento.
Se você não quer pagar a mais pelo isolamento, é preciso ter em mente que existem blocos isolantes especiais à venda para a instalação de pisos aquecidos, que possuem canais para tubos.Esses blocos aumentam significativamente o custo de criação de um piso aquecido, mas são muito convenientes de usar.
Após a camada de malha, é hora de colar a fita amortecedora compensadora. Isso é feito de forma simples - uma fita de espuma é colada em todo o perímetro da sala, o que compensa a expansão da futura mesa de concreto. Em vez de fita isolante, você pode usar até pedaços de espuma de poliestireno.
Após a preparação da base, são instalados a caldeira de aquecimento e o coletor de distribuição. A caldeira está ligada ao sistema abastecimento de água e energia (gás ou eletricidade).
Informação sobre escolhendo tapetes de isolamento térmico, utilizado na construção de pisos aquecidos a água, é descrito detalhadamente no artigo seguinte, que recomendamos a leitura antes de planejar a instalação.
Instalação de tubos de polietileno
O piso aquecido é colocado segundo contornos de acordo com um padrão pré-selecionado. O circuito é um anel fechado de tubo que, ao retornar ao coletor, é conectado a ele por meio de uma conexão.
Para salas pequenas, são instalados 1-3 circuitos. Para simplificar a instalação, recomenda-se aplicar marcações aproximadas nas placas de espuma de poliestireno. Se houver marcações, será mais fácil colocar tubos de polietileno e verificar o tamanho do degrau.
Antes do início instalação de tubulação de piso radiante também é necessário decidir como os tubos serão conectados e como os tubos de polietileno serão fixados ao isolamento.
O fato é que as conexões de tubos podem ser feitas:
- Soldagem;
- acessórios de compressão;
- acessórios de imprensa.
A última opção é a mais fácil de implementar e mais confiável.Para conectar os tubos, é necessário instalar um acoplamento móvel e, em seguida, usar um expansor para aumentar cuidadosamente o diâmetro interno do tubo até o tamanho desejado.
Para conectar uma bobina de aquecimento de piso de polietileno usando acessórios de pressão, você precisa estocar ferramentas. Para uma montagem única é melhor alugar, se for planejado um grande volume é aconselhável comprar:
Antes de construir um sistema, um iniciante na indústria hidráulica precisa praticar:
Aperte a conexão até parar e empurre a luva sobre o tubo. A junta de compressão pode suportar exposição prolongada a altas temperaturas e pressões de até 10 MPa.
Quanto ao método de fixação de tubos de polietileno ao isolamento, isso é relevante se for utilizada espuma de poliestireno comum.
Existem várias opções de montagem:
- braçadeiras de aperto em polietileno;
- cabo de aço;
- fechos fixados com grampeador;
- consertando trilhas.
O método de fixação mais simples e econômico é com grampos. O consumo é de 2 peças por 1-1,5 m.
Existem 10 regras para a instalação de polietileno reticulado para pisos aquecidos:
- Ao fazer curvas, não são permitidos vincos acentuados no material.
- Os trabalhos de instalação são realizados a uma temperatura não inferior a +18 C.
- Depois de retirar o cachimbo do frio, você deve esperar até que ele atinja a temperatura ambiente.
- O raio máximo de giro para tubos com diâmetro de 16 mm deve ser de 10 a 12 cm.
- Durante o processo de instalação, não é aconselhável alterar o layout selecionado do refrigerante.
- O corte do excesso de comprimento deve ser realizado imediatamente antes de conectá-lo ao coletor de distribuição.
- Não pise, não coloque objetos pesados nem coloque instrumentos em canos.
- Para movimentar-se ao longo de tubos assentados (se necessário), recomenda-se a utilização de grandes folhas de compensado para reduzir a carga do refrigerante.
- Para aumentar a taxa de retenção de calor, os tubos que saem do piso no ponto de ligação à unidade coletora podem ser reforçados com isolamento térmico.
- Os tubos devem ficar planos, sem torções ou tensão excessiva.
Após a colocação do circuito, o tubo retorna ao coletor e é conectado por meio de uma conexão selecionada no tamanho. Depois disso, o sistema é testado, cujo objetivo é detectar defeitos antes que o sistema fique escondido sob a mesa.
Para realizar os testes, você precisará de um compressor doméstico capaz de produzir uma pressão de 4 a 6 bar.O refrigerante é fornecido aos tubos por meio de um compressor e deixado por 6 a 12 horas. Quando os grampos de fixação forem retirados, devem ser reaplicados 5 cm abaixo do ponto de fixação anterior.
Regras de mesa
Se os testes hidráulicos forem concluídos com sucesso, não ocorreu nenhuma despressurização dos tubos e o sistema está completamente cheio de líquido refrigerante, então a etapa de instalação dos tubos está concluída. Agora você pode começar a instalar a mesa e o acabamento.
Para dispositivos de mesa é necessária a utilização de argamassa adquirida ou preparada à base de cimento M300. A altura mínima da betonilha para proteção dos tubos de polietileno é de 3 cm acima do tubo colocado. Esta espessura será ideal para distribuição uniforme de calor.
Na maioria dos casos, a betonilha é contínua sem juntas de dilatação. Costuras térmicas são necessárias quando:
- a sala tem uma área superior a 33 m2;
- comprimento da sala superior a 10 m;
- a sala tem uma configuração complexa.
A fita amortecedora é usada para criar costuras. As juntas térmicas são tratadas com selante.
É necessário fazer reforço antes de concretar a betonilha? Não há uma resposta clara para esta pergunta. A experiência mostra que o sistema funciona perfeitamente sem reforço, mas ao mesmo tempo, a camada de reforço confere resistência adicional à betonilha. Para reforço, pode-se usar uma malha de metal ou plástico de 100x100 mm.
Além disso, o reforço só será útil se a malha de reforço não ficar apenas no topo do sistema de tubulação, mas “afundar” na solução, ficando dentro da mesa quando ela endurece.
O correto dispositivo de reforço dificulta o assentamento da betonilha, portanto, quando não há experiência ou confiança de que tudo pode ser feito corretamente, esta etapa pode ser ignorada. Depois de despejar a betonilha, o sistema não pode ser iniciado antes de 25 a 30 dias depois.
Comissionamento do sistema
Após o endurecimento final da betonilha vazada, ela pode ser alimentada no sistema refrigerante, cuja temperatura não deve ser superior a +26ºС.
O algoritmo para comissionar um sistema de piso aquecido feito de polietileno reticulado é o seguinte:
- colecionador conectar-se às tubulações de abastecimento e retorno;
- abrimos todos os circuitos simultaneamente por meio de torneiras nos coletores;
- Instalamos as válvulas de ventilação na posição “aberta”;
- ligue a bomba de circulação;
- definir a temperatura para +25-26º C;
- aumentar a pressão no sistema para 1 bar de trabalho;
- fechamos todos os circuitos, exceto o mais longo, com torneiras;
- registrar todas as posições dos medidores de vazão e balanceadores;
- Abrimos o próximo circuito e usamos uma torneira para equalizar a pressão ao longo do primeiro circuito.
Desta forma ligamos e equilibramos todos os circuitos do piso aquecido. O desempenho do aquecimento só pode ser avaliado após 2-3 meses de operação.
Com características e regras para instalação de piso radiante sobre base de madeira Leia o artigo, que descreve detalhadamente as regras para o projeto e construção do sistema.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
As regras para cálculo do sistema de piso radiante são apresentadas no vídeo:
Depois de colocar o tubo, é importante testá-lo antes de prosseguir com os trabalhos de instalação. Sobre isso no vídeo:
Os artesãos domésticos muitas vezes cometem erros ao montar pisos aquecidos. Os principais problemas de instalação de tubos de polietileno são abordados no videoclipe:
Um piso aquecido corretamente selecionado e instalado tornará sua casa aconchegante e confortável sem quaisquer despesas especiais. A tecnologia de construção de um circuito de piso radiante em tubos PE é simples e pode ser utilizada não só por construtores profissionais, mas também por pessoas comuns. Se você seguir todas as regras e recomendações, o sistema irá atendê-lo bem por muito tempo.
Você já teve que colocar tubos de polietileno ao instalar um piso aquecido? Talvez você conheça algumas nuances tecnológicas que não são mencionadas no artigo? Por favor, escreva comentários, faça perguntas, poste fotos sobre o tema no bloco abaixo.
Gostaria de observar que a temperatura do refrigerante para um piso aquecido ainda não é de 90 graus, mas no máximo 45. Caso contrário, seus calcanhares simplesmente fritarão. E este ponto faz do piso aquecido uma excelente opção de aquecimento quando se utiliza bomba de calor, onde esta temperatura é ideal para o sistema. Devido à grande área de transferência de calor (muito maior que a dos radiadores), esta temperatura é suficiente para aquecer o ambiente.
Fiz meu primeiro piso aquecido na década de 2000, então apenas tubos foram oferecidos. Bem, depois de 7 anos, eles começaram a vazar para mim. De manhã me levantei e houve uma inundação no banheiro.
Quando encomendei a instalação do piso pela segunda vez, já abordei o assunto com sabedoria, estudei tudo, e o polietileno é realmente o material mais adequado agora. Durável, resistente, não obstrui, não enferruja. Não sei cerca de 50 anos, mas com certeza durará 20.
Olá. Antes da betonilha, o tubo deve ser inflado