Betonilha em piso de água quente: escolha de espessura e métodos de instalação populares

O conforto de uma casa, apartamento ou chalé depende da correta disposição das comunicações, das quais um elemento importante são os pisos aquecidos.O seu funcionamento depende inteiramente da correta instalação da betonilha no piso de água quente.

E não importa como o trabalho será realizado - com o envolvimento de uma equipe ou por conta própria. O principal é que todos os processos sejam realizados de forma correta e de acordo com as normas vigentes.

Que tipo de mesa pode haver?

Tubos com água ou outro refrigerante utilizado para aquecimento ficam escondidos dentro da estrutura do piso. Piso aquecido a água montado em forma de torta a partir de várias camadas, entre as quais existe uma betonilha destinada a proteger a linha de danos mecânicos e garantir o aquecimento uniforme de toda a superfície.

Tipos por método de aplicação

Dependendo da consistência da substância utilizada para o arranjo, distinguem-se betonilhas úmidas, secas e semissecas. A primeira opção é feita com materiais disponíveis - geralmente areia e cimento. Além disso, você pode tentar implementá-lo sozinho - precisará de um pouco de prática e esforço.

A peculiaridade está no correto preparo da mistura e sua distribuição uniforme. A consistência será líquida, o que facilita a aplicação e o nivelamento.

A versão úmida da mesa é boa para ladrilhos
A versão húmida da betonilha é ideal para acabamentos em mármore, cerâmica ou outros revestimentos decorativos. A camada conduz bem o calor e o transfere para a pedra natural, que o transfere tanto quanto possível para o ambiente, proporcionando aquecimento

O método seco é bastante fácil de instalar e pode ser feito sozinho.Todos os componentes podem ser adquiridos - os fabricantes oferecem aterro seco feito de materiais compósitos e placas de fibra de gesso prontas. O enchimento deve ser colocado em toda a superfície e coberto com GVL na parte superior, que é fixado com parafusos auto-roscantes.

Para realizar o terceiro tipo de mesa, serão necessários equipamentos adicionais. Estamos falando de um superalimentador pneumático e outros dispositivos automáticos. Para distribuir uniformemente a mistura semisseca, é necessária experiência na execução desse tipo de trabalho.

O equipamento pode ser alugado - as construtoras os oferecem para alugar. É verdade que sem habilidades será difícil dar conta do trabalho. É melhor comprar a mistura pronta - será difícil prepará-la sozinho devido à indisponibilidade de componentes individuais. E os fabricantes não têm pressa em compartilhar a receita correta.

A escolha da opção de arranjo depende das características da sala, das habilidades e do orçamento.Em qualquer caso, tendo decidido fazer pavimentos aquecidos, não se pode poupar na qualidade. Até o melhor material pode ser estragado por mãos tortas.

Além disso, o sistema está sendo criado há mais de uma década - as despesas são justificadas e se pagarão nos próximos anos. Se você convidar golpistas baratos e não controlar todos os processos que eles realizam, poderá acabar pagando o dobro do preço.

Diferença no material de fabricação

Várias misturas e materiais podem ser usados ​​​​para fazer contrapisos. Você mesmo pode preparar a solução, comprar uma mistura seca e misturá-la seguindo as recomendações do fabricante, ou solicitar material pronto, que será entregue em horário determinado.

As opções mais comumente usadas são:

  • concreto - pode ser encomendado ou fabricado;
  • uma solução de areia, cimento e aditivos adicionais para melhorar as propriedades do futuro revestimento;
  • cimento pronto com cargas minerais como Ceresit CN 85 e outros.

Ao escolher materiais prontos para betonilhas, deve-se certificar-se cuidadosamente de que se destinam a pisos aquecidos e seguir rigorosamente as recomendações dos fabricantes.

Nem todas as misturas prontas podem ser usadas no banheiro
Atenção especial deve ser dada à espessura do revestimento a ser instalado - via de regra, esse valor não deve ultrapassar 10 mm. Esta mistura seca rapidamente, mas não pode ser utilizada em áreas húmidas ou no exterior do edifício.

Para betonilha por cima piso aquecido no banheiro O concreto ou uma composição de areia-cimento feita em proporções adequadas é mais adequado. Além disso, a sua receita pode ser melhorada criando uma mistura mais plástica, mais adequada para a disposição de uma betonilha flutuante.

Para fazer isso, você precisará comprar um líquido especial - um plastificante para concreto.Esta substância é adicionada nas proporções indicadas pelo fabricante no rótulo. Permite obter uma solução plástica resistente a danos após a secagem.

Você também precisará de fibra de polipropileno - um enchimento usado para reforçar a mistura. Com a sua ajuda, é possível criar uma composição o mais resistente possível às fissuras.

Preparação da solução
Para preparar a solução, é melhor usar cimento grau M300 ou M400. Em caso de emergência, o M200 servirá, mas nada menos. A areia deve ser escolhida limpa, sem grandes frações

É importante lembrar que qualquer mistura que não seja seca deve ser utilizada imediatamente. Seu armazenamento é inaceitável - o processo de endurecimento começará. E isso pode acontecer dentro de 2 a 4 horas, salvo indicação em contrário nas recomendações do fabricante.

Características de escolha da espessura da camada

Um dos pontos chave é escolher a espessura da mesa para instalação de piso aquecido a água. Aqui é ruim que o valor seja muito pequeno e vice-versa. No primeiro caso, o revestimento desenvolverá rapidamente rachaduras em toda a superfície e simplesmente falhará. E mesmo o aquecimento não funcionará.

Camada de betonilha ideal
Uma camada muito fina não permitirá que o calor seja distribuído uniformemente, por isso deve ter pelo menos 30 mm. Se o calor passar através de uma camada bastante espessa de concreto, demorará muito para chegar à superfície

No segundo caso, uma camada muito alta acima do tubo de refrigeração levará muito tempo para aquecer.

Além disso, o usuário receberá adicionalmente as seguintes desvantagens:

  • aquecimento irregular - bandas quentes alternam com frias, principalmente se houver tubos com diâmetro de 16 mm no fundo;
  • alto consumo de materiais, o que resulta em gastos desnecessários;
  • muito tempo para arrumação - uma camada espessa leva mais de 1,5 meses para secar, o que nem sempre é aceitável;
  • aumentar significativamente o nível do piso reduzirá a altura geral da sala.

Acontece que a escolha da espessura ideal deve ser abordada com responsabilidade. Além disso, se observarmos as recomendações dos fabricantes de equipamentos e materiais para a instalação de um sistema de piso aquecido, eles aconselham fazer uma camada de betonilha em média 40-45 mm acima do nível do tubo.

A escolha da espessura é diretamente influenciada pelos seguintes fatores:

Ele apresentará as especificidades do cálculo de pisos aquecidos a água e da determinação da etapa ideal de instalação. próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.

Levando em consideração os dados iniciais, é necessário determinar os parâmetros da futura camada. Além disso, você não pode levar menos de 30-35 mm, e o limite máximo é 100-120 mm. Estes são os limites recomendados para salas de estar.

Dispositivo de mesa
A instalação de uma betonilha é muitas vezes efectuada em 2 fases - primeiro são vazados os tubos, deixando o revestimento ao mesmo nível que eles. Em seguida aplique uma segunda camada na altura desejada (+)

No caso de instalações industriais, a abordagem será radicalmente diferente - tudo depende da sua finalidade e das cargas que têm de suportar - se os visitantes vão dançar se for um café, ou se as empilhadoras andarem quando se trata de um armazém de supermercado. Estamos falando de uma espessura de 200 mm.

Um material mais popular para a disposição de betonilhas é o concreto ou a argamassa de cimento e areia aplicada úmida.Aqui é importante não esquecer a necessidade de fazer juntas de dilatação, que proporcionarão uma camada integral de alta qualidade sobre as tubulações de água.

Para este procedimento, é utilizada uma almofada de espuma de poliestireno com 10 mm de largura - um amortecedor. Permite obter um pavimento flutuante que não está ligado às paredes da divisão, pelo que não as afecta durante o aquecimento ou arrefecimento.

As regras para a realização de juntas de dilatação dependem das características da divisão. O requisito mais básico é colocar uma fita amortecedora feita de material elástico em todo o perímetro da sala. É importante fazer isso antes de iniciar a aplicação da betonilha.

Arranjo de betonilha molhada

Você mesmo pode fazer uma betonilha usando argamassa de areia e cimento. É fácil prepará-lo em casa. Além disso, a compra de inclusões adicionais melhorará a resistência e as características plásticas da mistura, fazendo com que pareça concreto.

A receita para preparar uma massa de trabalho úmida é simples: é preciso pegar 3 partes de areia e adicionar 1 parte de cimento. Para melhorar as propriedades que contribuem para uma melhor distribuição da mistura, é necessário adicionar um plastificante, e para reforço é necessário adicionar fibra de vidro.

Antes de preparar a composição, é necessário decidir em quantas camadas aplicar a betonilha - duas ou uma? O volume da mistura a ser preparada dependerá disso.

Primeiro, você pode derramar o que foi colocado camada de isolamento tubos, obtendo uma superfície ao nível da saída com a sua colocação. A segunda camada, que ficará acima delas, deverá ser feita após a secagem da primeira. Ou forme imediatamente uma camada com a altura necessária. Para um mestre autodidata, a segunda opção é mais simples e conveniente.

Para fazer isso, você precisará marcar a altura da futura camada na sala. Aqui você precisa usar um nível de laser e guias de metal chamadas balizas.

A opção com balizas é o auxiliar mais confiável na obtenção da superfície correta da betonilha.Além disso, nesta fase a fita amortecedora já deve estar colada em todo o perímetro e em todos os locais onde for necessário fazer uma junta de dilatação. Sem ele, mesmo a melhor tecnologia de instalação não se justificará - a superfície ficará coberta de fissuras.

Um dia após a instalação das balizas, usando uma solução úmida, você pode continuar o trabalho. A mistura será despejada nos canos.

Da mesma forma, todas as áreas da sala deverão ser preenchidas, avançando gradativamente em direção à saída. É importante fazer o trabalho antes que a mistura perca suas propriedades. Estamos aguardando que a camada colocada endureça completamente. Isso levará pelo menos 28 dias, salvo indicação em contrário nas instruções.

Se utilizou uma mistura adquirida a um dos fabricantes e destinada ao revestimento de tubos de piso radiante, o tempo de espera pode ser diferente. Aqui você deve seguir as recomendações do fabricante específico cuja marca de solução foi utilizada.

A superfície está pronta para o assentamento de ladrilhos. Mas o linóleo ou o laminado exigirão moagem. Para isso, é necessário deitar água sobre a betonilha, pegar uma polidora e esfregar bem. O procedimento permite obter uniformidade ideal na saída.

Este resultado pode não agradar a todos os iniciantes que realizam a betonilha pela primeira vez. É aqui que vem em socorro uma mistura autonivelante, projetada para remover todas as diferenças. É utilizado conforme prescrito nas recomendações do fabricante.

Após a aplicação, basta esperar que seque e não será necessário rejuntar - o resultado final é uma superfície plana e lisa, pronta para o acabamento decorativo.

Nuances de verificação de controle

Ao instalar uma betonilha úmida de concreto ou mistura de cimento e areia, a equipe contratada não deve ter pressa e pagar imediatamente pelos seus serviços. Você tem que esperar até que a pedra artificial endureça completamente. Além disso, durante as primeiras 2 semanas a superfície é coberta com uma película e umedecida periodicamente com água para saturá-la ao máximo de umidade.

Depois é necessário esperar um tempo, que é cerca de um mês, para que a composição que cobre os tubos do piso radiante cristalize. O período depende da espessura da camada - este é um indicador individual para cada caso.

Assim que expirar o tempo previsto para o endurecimento, você poderá inspecionar a superfície que a equipe contratada estava desenvolvendo. Existem algumas nuances que devem ser verificadas na hora de aceitar seu trabalho.

Rachaduras na mesa
O primeiro passo é examinar cuidadosamente a superfície - a presença de rachaduras indica claramente que erros foram cometidos. Este tipo de trabalho não pode ser aceito

Na inspeção é necessário estar atento a cada seção da betonilha em todos os ambientes - a presença de brilho é indesejável, a camada superior deve ser lisa, uniformemente cinza, sem lascas ou rachaduras.

Em seguida, a uniformidade da superfície é verificada com uma tira de dois metros - a regra. É aplicado em vários locais da betonilha. A norma é que a folga não ultrapasse 4 mm. Este é o SNIP 3.04.01-87, tabela 25.

Verificação da qualidade da betonilha para pisos aquecidos
Você deve verificar a inclinação horizontal - com um comprimento de 4 metros, é permitido um desvio da horizontal não superior a 0,2 por cento. Acontece que neste caso o nível de inclinação permitido é de 8 mm

Para bater, é melhor pegar não um martelo, mas um bloco de madeira e bater na ponta. Toda a superfície é verificada - o som é o mesmo, tocando. Se for surdo, há desprendimentos da betonilha da base.

Se a superfície passou no teste com honra, o trabalho pode ser aceito e a tripulação pode receber o dinheiro ganho honestamente. Se este for o resultado de um trabalho independente, você pode se orgulhar disso.

Agora só falta fazer os testes térmicos. É importante lembrar que eles são lançados em um mês, e não antes.Comece aos 25 com um aumento diário da temperatura em 5 graus até atingir o valor projetado, não esquecendo de monitorar a perda de pressão.

Regras e exemplos de cálculos para um sistema de aquecimento de piso de água são dados aqui. Recomendamos que você se familiarize com informações úteis e sistemáticas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Tecnologia para colocação de betonilha no vídeo:

Vídeo detalhado com explicações sobre a espessura mínima e máxima admissível da betonilha para pisos aquecidos a água:

Sobre a escolha do tipo de mistura e as regras de sua produção para a disposição de uma betonilha:

Os métodos existentes para a realização de betonilhas para tubos de piso radiante permitem-lhe escolher a opção mais adequada para a sua divisão.

Quer faça este trabalho sozinho ou convide uma equipa - a decisão depende do método escolhido e das características da sala a equipar. Em qualquer caso, o conhecimento das nuances será útil para verificar a qualidade da superfície após a conclusão da obra.

Gostaria de falar sobre como fez a betonilha do seu sistema de piso radiante? Existem informações sobre o trabalho que sejam úteis para os visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Há muito tempo que planejo instalar um “piso quente” no meu apartamento. Mas havia muitas questões pouco claras, então deixei essa questão “para mais tarde” até que eu descobrisse. Não fazia ideia que na hora de escolher a espessura de uma betonilha de piso aquecido tantos fatores deveriam ser levados em consideração. E se você ignorá-los, no futuro o design do “piso quente” poderá trazer muitos problemas. E também é melhor não economizar em materiais adicionais, para não refazer depois.

  2. Alexandre

    Muito útil para iniciantes... Comecei a fazer reformas em casas, mas depois de ler as resenhas e vários artigos sobre o assunto, resolvi entrar em contato com uma empresa experiente e encomendar uma mesa.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica