Cuidados com a banheira de hidromassagem: como fazer a manutenção adequada do equipamento
Um dos pré-requisitos para o bom funcionamento de uma banheira de hidromassagem é mantê-la em bom estado.O equipamento do encanamento, auxiliar indispensável, é vulnerável ao entupimento.
Portanto, para que você continue aliviando as tensões e restaurando a vitalidade em um ambiente confortável, você precisa aprender a cuidar adequadamente da sua banheira de hidromassagem. Tais ações minimizarão o risco de vários tipos de problemas e avarias.
Vejamos esta questão juntos - o artigo discute os meandros da manutenção de equipamentos de hidromassagem e as características de cuidar de tigelas feitas de vários materiais. Também são apresentadas as avarias mais comuns, recomendações para uma manutenção adequada e escolha do melhor desinfetante.
O conteúdo do artigo:
Problemas técnicos comuns
A banheira de hidromassagem é um sistema técnico complexo dotado de uma impressionante gama de funcionalidades.
Eles são responsáveis por ligar e desligar equipamentos, estimular o movimento da água, saturá-la de ar, gerar pressão e também realizar diversas ações significativas. Leia mais sobre instalação de banheira de hidromassagem falamos em nosso outro artigo.
Juntamente com outros tipos de equipamento, os sistemas funcionais de Jacuzzi requerem manutenção programada e, por vezes, não programada.As inspeções programadas devem ser realizadas na frequência especificada pelo fabricante do sistema técnico; as inspeções não programadas devem ser realizadas imediatamente após a detecção de um problema.
Os sinais de uma avaria grave facilmente reparável ou iminente incluem:
- Falha ou atraso ligado/desligado. Os sistemas técnicos com travagem reagem quando os botões são pressionados e não ligam nem desligam. Caso sejam detectados tais desvios de funcionamento, é aconselhável chamar um especialista especializado na reparação de equipamentos Jacuzzi.
- Eliminando engarrafamentos. Definitivamente, você deve chamar um eletricista para possivelmente instalar e conectar um ramal separado da rede elétrica para a banheira de hidromassagem.
- Fluxo de água difícil. Um incômodo puramente de encanamento é um bloqueio que, se você conhece o design da bacia da jacuzzi, pode resolver sozinho.
- Pressão insuficiente. Se os jatos não produzirem mais efeito de massagem, significa que os bicos estão entupidos. Para resolver o problema, é necessário desparafusar cuidadosamente a tampa e remover sujeira e sedimentos da superfície interna com um pano macio.
- Abastecimento de água de baixa qualidade. Ocorre devido a filtros entupidos ou com falha que precisam ser limpos ou substituídos.
Como qualquer equipamento hidráulico, a banheira de hidromassagem está sujeita a todas as avarias que ocorrem por avaria de torneiras ou apenas cartuchos. A sua reparação e substituição são efectuadas de acordo com o esquema padrão.
Outro tipo de interrupção grave no funcionamento do equipamento está associada a quebras do compressor de ar e do equipamento de bombeamento.
Sem conhecimento e experiência na área de reparo de compressores e equipamentos de bombeamento, você não deve solucionar problemas. É melhor entrar em contato com uma oficina especializada.
Recomendamos consultar mais informações sobre as diversas avarias de uma banheira de hidromassagem e os métodos para eliminá-las em nosso outro artigo.
Cuidando de tigelas feitas de diferentes materiais
A escolha do método de limpeza e a opção de uso de desinfetantes para tratamento dependem muito do material de que é feita a bacia da banheira de hidromassagem.
Se você não enxaguar a banheira imediatamente após realizar os procedimentos com água, na próxima vez será desagradável sentar-se em uma tigela com placa seca e paredes sujas.
Manutenção de banheiras de acrílico
Banheiras com bacias de acrílico ocupam posição de liderança no índice de popularidade. Eles são confortáveis, leves e suportam bem cargas mecânicas. Mas o polímero de borracha inorgânico é muito sensível a vários tipos de danos.
Portanto, no cuidado de uma superfície acrílica, é inaceitável o uso de escovas metálicas e outros materiais duros que deixem microarranhões, que gradativamente se transformam em microfissuras sob a influência da água.
Detergentes contendo acetona e outros tipos de solventes também não são adequados para cuidar do acrílico. Não é permitido o uso de agentes de limpeza abrasivos. Eles danificam e afinam os revestimentos.
É melhor usar formulações em creme e gel para esse fim, que tenham um efeito suave. Mas mesmo eles não devem ser usados mais do que uma vez por semana.
Se ainda houver riscos na superfície acrílica, você poderá corrigir a situação usando acrílico líquido. É aplicado na área danificada e polido com polidor até que a superfície fique uniforme com o restante do revestimento.
Para remover arranhões, você também pode usar lápis especiais como “FixltPro” e pastas de polimento. Mas vale a pena considerar que esses produtos só são eficazes em arranhões recentes.
Recomendamos informações mais úteis sobre os melhores produtos para cuidar de louças sanitárias de acrílico veja aqui.
Banheiras de aço e ferro fundido
O revestimento esmaltado das banheiras de aço e ferro fundido permite o uso de substâncias abrasivas para limpeza. Mas essa limpeza pode ter um efeito prejudicial na condição dos injetores.
As únicas exceções são os modelos que prevêem o fechamento das válvulas dos bicos, o que evita o entupimento dos furos durante a limpeza.
Se você manusear o encanamento de maneira descuidada, arranhões e lascas podem se formar no revestimento de esmalte. Além de prejudicarem a aparência, também representam uma ameaça à canalização em geral. Em um ambiente úmido, colônias de bactérias podem se formar dentro das rachaduras.
Recomendamos que você se familiarize com o melhor meio seguro para limpar tigelas de ferro fundido sem danificar o esmalte.
O defeito pode ser eliminado restaurando o esmalte da área danificada. As modernas composições de esmalte aliadas ao uso de técnicas de vazamento permitem restaurar os revestimentos apenas no local do dano.
No caso de cavacos extensos, o reparo da superfície é realizado selando primeiro com massa grossa e depois finamente dispersa. Só depois disso a área lixada é esmaltada e tratada com polidor.
Após a conclusão do procedimento, o revestimento da banheira assume sua aparência original.
A sua banheira tem inúmeras lascas e arranhões? Recomendamos que você leia métodos de restauração de banho feito de ferro fundido.
Sutilezas dos elementos do sistema de limpeza
A principal diferença entre cuidar de uma banheira de hidromassagem em relação aos modelos tradicionais é a necessidade de limpar a superfície não só do tanque em si, mas também do enchimento interno da estrutura. São jatos e bicos, tubos de abastecimento e uma bomba.
A manutenção dos equipamentos de hidromassagem inclui a limpeza da superfície a cada poucos dias em combinação com medidas preventivas, bem como a lavagem de bicos e tubulações.
Métodos de tratamento de superfície
Antes de tratar o equipamento com desinfetantes, é necessário lavar a tigela de gordura e sujeira com detergentes comuns.
O sistema de hidromassagem é limpo na seguinte sequência.
- Aplique detergente na superfície de acordo com as instruções descritas no rótulo.
- Aguarde o período especificado pelo fabricante. Em média leva de 5 a 10 minutos.
- Enxaguar o produto com jatos de água limpa.
- Seque a superfície com um guardanapo. Para isso, é melhor usar guardanapos de algodão ou bambu ou trapos de microfibra. Eles absorvem perfeitamente a umidade sem deixar marcas na superfície.
Se for instalado um sistema de autolimpeza na banheira de hidromassagem, o procedimento de desinfecção ocorre com o mínimo de intervenção humana.
Tratando-se de modelos tradicionais que não possuem sistema de autolimpeza, a desinfecção preventiva é realizada em várias etapas:
- Encha o tanque com água, cuja temperatura atinge 20-25 °C.
- Dissolva o produto preparado em água.
- Inicie o sistema hidráulico e aerossistema por 5-7 minutos, definindo a potência mais alta. Em alguns modelos, ao contrário, os fabricantes recomendam desligar o fornecimento de ar para que apenas água sem massas de ar circule pelas tubulações.
- Após desligar o equipamento, deixe o banho cheio por mais 5 a 10 minutos para que o produto dissolvido na água cumpra sua função.
- Abra o orifício de drenagem e drene a água. Você deve estar preparado para o fato de que flocos de sujeira acumulados nos canos começarão a fluir para dentro da tigela junto com a água.
- Encha novamente a banheira a um nível acima dos bicos, mas com água fria. Os sistemas hidráulico e aerossistema são acionados, após o que o tanque é novamente esvaziado.
Depois desse “banho” de tanque, a banheira brilhará e brilhará como nova.
As torneiras e a bica deverão ser tratadas adicionalmente com detergentes líquidos, depois enxaguadas abundantemente com água e enxugadas com guardanapo.
Se na hora da limpeza geral da canalização não tiver um produto especial à sua disposição, pode utilizar uma solução de lixívia a 7% ou “Belizna”. Para tratar um banho de tamanho médio, serão necessários 1,5 litro dessa solução de cloro ou 100 ml de “Brancura”.
Mas “produtos químicos agressivos” devem ser utilizados apenas como último recurso, pois podem danificar as juntas internas do equipamento. Para se proteger durante o procedimento, a sala deve ser bem ventilada.
Prevenção de depósitos de calcário
Uma vez por ano, deve ser realizada uma limpeza adicional do sistema para evitar depósitos de calcário.
Se a manutenção da banheira de hidromassagem tiver sido irregular e houver acumulação de pedras de água no interior do equipamento, as seguintes medidas ajudarão a corrigir a situação:
- Encha a banheira com água para cobrir os orifícios dos bicos.
- Pegue o produto acabado ou prepare uma solução de ácido cítrico a 7%. Para tratar toda a superfície será necessário até um litro e meio da solução preparada.
- A solução é misturada com água no banho e o sistema é acionado. Durante a limpeza inicial, o sistema deve funcionar durante pelo menos meia hora. No futuro, ao realizar a limpeza de rotina, a duração da operação do sistema não poderá exceder 10-15 minutos.
- O reservatório é deixado cheio por 12 horas e depois esvaziado.
- O banho é reabastecido com água limpa, o sistema funciona por 5 minutos, após os quais o reservatório é esvaziado.
Se após a limpeza do tanque for percebido que está saindo sujeira dos bicos, estes deverão ser desmontados e limpos individualmente. Para isso, é necessário retirar o anel decorativo e desparafusar a tampa metálica de cada bico. Os furos são limpos manualmente com pano umedecido em água.
Limpar canos é uma tarefa mais difícil. Afinal, o sistema de hidromassagem é uma complexidade de tubos corrugados de polímero de diferentes diâmetros. Os tubos devem ser removidos estritamente de acordo com as instruções fornecidas com o equipamento.
Os tubos desmontados são limpos sob alta pressão de água, sem o uso de detergentes especiais. Se enxaguar com água não ajudar, use um fio longo e denso com um pedaço de gaze enrolado na ponta.
Se o mecanismo de hidromassagem apresentar mau funcionamento, provavelmente será necessária a substituição de bicos, coletores de água ou compressor hidráulico ou aerodinâmico. Para não agravar a situação, é melhor confiar este trabalho a profissionais.
A sua banheira precisa de reparos caros que custam o mesmo que comprar uma banheira nova? Em tal situação, recomendamos que você se familiarize com as recomendações para escolhendo uma banheira de hidromassagem.
Revisão de desinfetantes
A gama de produtos de limpeza existentes no mercado é bastante ampla.Para superfícies acrílicas, você pode usar produtos de fabricantes nacionais como Acrilight, Santekh e Acrylon.
As composições importadas “Triton Acrílico Cleaner” e “Sif Cream” também atendem bem a essa tarefa.
A manutenção de uma banheira com equipamento de hidromassagem deve ser mais minuciosa do que no caso de uma banheira comum.
Isso se deve ao fato de que alta umidade e temperatura suficiente são condições favoráveis para a proliferação de diversos tipos de microrganismos que podem ser perigosos para a saúde humana.
O desenvolvimento de colônias de fungos e bactérias pode provocar a manifestação de bronquite obstrutiva, alergias e até asma. Informações sobre como se livrar de fungos no banheiro são discutidas em detalhes em outro nosso artigo.
A limpeza de banheiras de hidromassagem entupidas deve incluir desinfecção.
Ideal para desinfetar banheiras de hidromassagem:
- "Maravilha Caminhante" — um produto de um fabricante alemão limpa facilmente a banheira de calcário e depósitos de gordura.
- "Mellerud" – um produto de limpeza e cuidado de um fabricante alemão líder desinfeta perfeitamente a superfície, removendo todos os depósitos orgânicos e eliminando odores.
- "Cascata Completa" - um produto americano produzido pela Procter & Gamble não contém fosfatos e resiste facilmente à poluição devido à atividade enzimática.
- "Bagi Jacuzzi" – um produto eficaz de fabricação israelense elimina mofo, bolor e bactérias sem deixar vestígios.
Com o tempo, depósitos persistentes acumulam-se nos elementos do equipamento de hidromassagem, que não podem ser removidos com produtos químicos domésticos comuns. Para remover depósitos e eliminar biofilmes, são necessários produtos de limpeza especiais.
Entre os produtos da série profissional você pode utilizar com segurança:
- "Desinfetante Tritão" – o desinfetante remove perfeitamente incrustações de água e ferrugem, além de matar fungos e prevenir o crescimento de bactérias.
- "HG" - o medicamento, produzido na Holanda, contém apenas ingredientes naturais: ácido láctico, óleo de tea tree. Graças a esta composição, limpa higienicamente o sistema de resíduos orgânicos e partículas de detritos e não representa risco para a saúde humana.
- "Edel Weiss" — o medicamento está disponível na forma de gel concentrado, cujos princípios ativos não contêm componentes abrasivos. Eles removem bem os contaminantes orgânicos das tubulações, limpando completamente todo o sistema interno.
A maioria das preparações, após o uso, cria uma película fina especial na superfície que evita a rápida contaminação, deixando a superfície tratada limpa e desinfetada pelo maior tempo possível.
Regras simples para cuidados adequados
Uma banheira de hidromassagem não é tão exigente e caprichosa como pode parecer à primeira vista.
Ela só precisa de cuidados adequados e oportunos, que consistem em seguir cinco regras simples:
- Antes de instalar o equipamento, revise cuidadosamente as características operacionais do equipamento.Para alguns modelos, deve ser fornecida uma tubulação de água fria para instalação da válvula solenóide. A maioria dos modelos requer a instalação de um pré-filtro de água. Para garantir fácil acesso para a realização de medidas preventivas, pense com antecedência em um local conveniente para a colocação de instalações hidráulicas.
- Se quiser prolongar a vida útil dos injetores, use filtros de água que irão reter pequenas partículas que contaminam os furos. Ligue o sistema de hidromassagem apenas quando os jactos estiverem completamente cobertos de água. Caso contrário, o motor da unidade poderá queimar.
- Ao receber uma sessão, não use óleos, loções ou agentes espumantes. Podem entupir o sistema de hidromassagem, formando sedimentos nas tubulações. Ao realizar tratamentos aquáticos, siga a regra “primeiro desfrute da hidromassagem, depois desfrute do prazer espumoso”.
- No banho, utilize apenas sal marinho e aditivos devidamente marcados para utilização em sistemas de hidromassagem.
- Evite o contato com qualquer verniz (mesmo verniz de cabelo) na superfície da banheira.
Se, devido à dureza da água, o sistema de hidromassagem se suja rapidamente, vale a pena considerar a opção de instalar dispositivos para amolecê-lo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo com regras e recomendações para cuidados e limpeza da banheira de hidromassagem:
Seguindo as regras simples fornecidas em nosso artigo, você pode não apenas manter a aparência apresentável de seus encanamentos, mas também prolongar a vida útil do equipamento..
Você está querendo limpar sua banheira de hidromassagem pela primeira vez e não sabe por onde começar? Tire suas dúvidas nos comentários deste artigo - tentaremos ajudá-lo.
Ou você é o orgulhoso proprietário de uma banheira de hidromassagem há muito tempo e está fazendo um excelente trabalho em sua manutenção? Conte-nos quais produtos você usa para lavar a tigela e como você desinfeta o equipamento - seus segredos serão úteis para muitos usuários.
Recentemente, eu mesmo tive esse tipo de equipamento de encanamento. Muitas informações úteis. Eu não sabia antes que você precisava de algum cuidado especial com sua banheira de hidromassagem. Diz aqui que você pode usar produtos de fabricantes nacionais como Acrylight, Santekh e Acrylon, mas eles são vendidos apenas na Rússia? Não os vi na Ucrânia, mas talvez estivesse procurando no lugar errado.
Você definitivamente tem o Acrilight (vendido sob o nome Sanfor “Acrilight”), mas não tenho certeza sobre os outros. Porém, pela minha experiência, não há muita diferença em todos esses produtos, exceto no preço.
Posso sugerir alguns bons produtos de cuidado para banheiras de acrílico vendidas na Ucrânia:
- Limpador Ravak;
—San Klin;
- Glutolimpo.
Uso este último há mais de dois anos; embora seja o mais caro, é muito eficaz.
Se de repente houver lascas ou rachaduras, então, para tais casos, é melhor comprar mástique acrílico para reparos de banheiras e bandejas, custa cerca de 200 UAH. Você pode encontrar vídeos no YouTube sobre como trabalhar com isso. Algumas pessoas não gostam do acrílico porque requer manutenção e é inferior em confiabilidade ao ferro fundido. Mas você não encontrará tanta variedade de formatos e funcionalidades entre as banheiras de ferro fundido.
Gosto muito da aparência das banheiras de acrílico, mas há muito barulho com elas - não dá para limpar com nada, não dá para deixar cair nada (a filha de uma amiga deixou cair o chuveiro e quebrou). O ferro fundido é melhor, na minha opinião. Pode não parecer tão impressionante, mas é confiável e pode ser usado sem medo de arranhões e lascas. Mas, em geral, esses banhos não são um prazer barato, é preciso cuidar deles com cuidado e fazer exames de rotina.
Mas o acrílico não precisa ser pintado com tanta frequência quanto o ferro fundido! Por que as banheiras de ferro fundido ficam amarelas com o tempo? O fato do acrílico ter medo de impactos é compreensível. Mas isso está sendo consertado, não é?
Quanto à perda gradativa da cor branca e ao aparecimento de amarelecimento nas banheiras de ferro fundido, tudo é bastante simples:
1. Contato constante do esmalte com água dura;
2. Deposição gradual de gorduras, sujeira e placa bacteriana;
3. Após cinco anos, devido ao contato químico do ferro fundido e do esmalte, surge um amarelecimento da reação do metal, que não pode ser eliminado com agentes de limpeza.
Se você tem uma banheira de ferro fundido daquela época, mesmo que não seja muito apresentável, aconselho não jogá-la fora. Hoje em dia é praticado instalar banheiras de acrílico dentro de uma banheira de ferro fundido. Uma banheira de acrílico segue completamente o contorno de uma banheira existente. Esta solução permite a instalação rápida de uma nova banheira e proporciona maior resistência do acrílico, já que o produto se ajusta perfeitamente à banheira de ferro fundido.
Além disso, não se esqueça de fazer limpezas preventivas na banheira duas a três vezes por ano para remover a placa bacteriana dos depósitos de gordura e sujeira.
Olá. Quem te disse isso estava mentindo :) Os revestimentos ficam amarelos tanto em ferro fundido quanto em acrílico.E é bom que não seja o acrílico em si que ficou amarelo, mas o seu revestimento.
Ou seja, tal problema pode acontecer com qualquer produto. E, a propósito, o método moderno e mais popular de restauração de banheiras de ferro fundido é o acrílico líquido, que, segundo rumores, é uma restauração de curta duração.
O motivo do amarelecimento de qualquer banheira ou de seu revestimento pode ser:
1. Material de baixa qualidade.
2. Revestimento de baixa qualidade.
3. Fatores temporários naturais nas propriedades do plástico polimérico (para acrílico).
4. Fabricado com matéria-prima “cinza” reciclada (para banheiras de acrílico).
5. Efeitos negativos da água e dos detergentes.
6. Operação incorreta.
Etc. e assim por diante.
Quanto aos reparos - sim. É possível lidar com isso, mas é caro e pouco confiável, o que é desastroso para apartamentos (por exemplo).
Não defendo o ferro fundido, mas aqui as vantagens e desvantagens ainda precisam ser comparadas com base em outros fatores.