Como remover fungos no banheiro: os melhores métodos populares e profissionais

Muitas vezes, manchas de mofo podem ser encontradas nas paredes de ambientes com alta umidade, o que representa uma ameaça à saúde dos moradores.

Usando as informações sobre como remover fungos no banheiro e em outros cômodos, você pode se livrar da microflora patogênica com a ajuda de remédios populares ou profissionais. Neste material falaremos sobre os tipos de mofo e as formas mais eficazes de combatê-lo.

Tipos comuns de molde

Quase todas as donas de casa já tiveram que lidar com manchas pretas, que geralmente estão localizadas no banheiro ou em outros cômodos com alta umidade do ar.

Este tipo de placa não deve ser confundida com sujeira; geralmente é causada por certos tipos de organismos microscópicos.

Fungo no banheiro
Na maioria das vezes, colônias de mofo se formam na parte superior das paredes, de onde se espalham para o teto e superfícies verticais

Três tipos comuns de microflora podem parasitar paredes, pisos e tetos de salas.

fungo azul. Esse tipo de organismo protozoário é capaz de se reproduzir apenas em madeira, preferindo estruturas de pinho.

O fungo azul pode ser encontrado em banhos e saunas construídos com árvores coníferas, mas não ameaça os moradores dos apartamentos da cidade.

Bactérias podres (podridão bacteriana, parda, branca) também são capazes de se multiplicar apenas na madeira, causando a quebra das fibras de celulose.

É extremamente difícil remover esses microrganismos interrompendo o processo de destruição da madeira. Você só pode agir com antecedência tratando o material com soluções fungicidas especiais.

Mofo preto. O maior perigo para as pessoas são os fungos mofados, que formam manchas pretas. Este grupo inclui vários representantes da microflora (Chaetomium, Ulocladium, Aspergillus e outros).

Capaz de resolver mofo preto não apenas em superfícies orgânicas, mas também em ladrilhos cerâmicos, concreto, camadas de tinta e alvenaria.

Molde sob um microscópio
Examinando a placa preta ao microscópio, você pode ver que ela consiste em muitos fungos minúsculos, cujo micélio penetra em qualquer superfície

Essa microflora não deve ser ignorada, é aconselhável tomar medidas imediatas para eliminá-la.

Por que os fungos nas paredes são perigosos?

O mofo que aparece nas salas prejudica as estruturas dos edifícios e também afeta negativamente a saúde humana. Um fungo que se instalou nas paredes ou tetos destrói gradualmente o material sobre o qual a colônia se instalou.

Isso pode levar ao descascamento de gesso, tintas e vernizes e, em casos avançados, até à formação de fissuras nas paredes.

Se não forem tomadas medidas adequadas, poderá ocorrer a destruição parcial ou total de elementos individuais do edifício e até mesmo o colapso das superfícies. A microflora patogênica tem um efeito extremamente prejudicial ao corpo humano, causando todo um “buquê” de diversos problemas de saúde.

O mofo está diretamente relacionado às seguintes doenças:

  • exaustão geral do corpo;
  • dermatoses, micoses e diversas outras doenças de pele;
  • dores de cabeça, tonturas;
  • doenças do aparelho respiratório (desde rinite e sinusite até pneumonia e asma);
  • dor de estômago, náusea;
  • reumatismo articular e outros problemas do sistema músculo-esquelético.

A exposição prolongada ao mofo pode causar danos graves aos pulmões, rins, fígado e outros órgãos.

Alergia a fungos
Uma exacerbação acentuada de problemas de saúde, por exemplo, reações alérgicas inesperadas, pode ser causada pelo crescimento de fungos no banheiro

Idosos, crianças, pessoas com problemas de saúde e pacientes submetidos a quimioterapia ou tratamento com antibióticos são especialmente sensíveis a microrganismos patogénicos. EM Este artigo Você pode ler mais sobre os danos que o mofo causa ao corpo humano.

Prevenção de mofo

Esporos de vários tipos de fungos de mofo são pulverizados no ar de quase todos os ambientes, mas sua germinação e reprodução só podem ocorrer sob certas condições: umidade superior a 30% e temperatura ambiente superior a +20 ° C.

Para prevenir a formação de colônias de microrganismos, é necessário tomar todas as medidas para eliminar essas causas. O combate à umidade é especialmente importante, pois em um ambiente seco o mofo não se desenvolve, mesmo em um microclima quente e quente.

Para evitar o aparecimento de manchas de mofo em ambientes fechados, uma série de medidas preventivas devem ser rigorosamente seguidas. Você deve garantir uma boa circulação de ar na sala. Como regra geral, todos os edifícios de vários andares têm um duto de ventilação, mas em edifícios mais antigos ele muitas vezes não funciona.

A limpeza do canal ajudará a corrigir a situação (isso pode ser feito por um funcionário do serviço de habitação especialmente chamado) ou instalação adicional .

Ventilação forçada do banheiro
Se a ventilação natural não conseguir manter o nível necessário de umidade do ar, você pode usar ventiladores ou desumidificadores domésticos

Mesmo que o exaustor funcione bem, após fazer tratamentos com água ou lavar, é aconselhável deixar as portas do banheiro abertas: isso ajuda a ventilar o ambiente e retirar o excesso de umidade.

O espaço não deve ser super-resfriado: é aconselhável cobrir as paredes de uma sala insuficientemente aquecida com uma camada de material isolante térmico.

Se a transferência de calor do toalheiro aquecido for fraca, é melhor usar equipamento de aquecimento adicional. Isto é especialmente verdadeiro no outono-inverno, quando a temperatura do ar cai e a umidade aumenta.

É necessário monitorar o aparecimento de condensação em tubulações, móveis e demais superfícies do banheiro. Tente limpar imediatamente quaisquer gotas derramadas com um pano ou pano.

É importante identificar e eliminar prontamente as causas do alto teor de umidade no ambiente. É necessário monitorar constantemente o estado das torneiras e instalações hidráulicas, bem como dos elementos de conexão.

É aconselhável substituir as tubulações metálicas do banheiro por análogas de plástico: são mais resistentes a vazamentos e nunca ficam transpiradas.

Não se esqueça de prestar atenção nas pequenas coisas: a água estagnada nos copos da escova de dente pode causar mofo nos cabos. Colônias de fungos também podem se instalar nas cortinas de polímero que separam a banheira ou o chuveiro.

Secando roupas no banheiro
Deve-se evitar secar roupas no banheiro.Isso aumenta a umidade do ambiente, o que promove o desenvolvimento de colônias de fungos

Na reforma de um banheiro é necessário utilizar materiais de construção e acabamento especiais que evitem o aparecimento de fungos.

É importante realizar periodicamente tratamentos preventivos de superfícies, utilizando métodos tradicionais ou produtos químicos domésticos especificamente concebidos para este fim.

Método mecânico de remoção de fungos

Ao descobrir manchas pretas no cômodo, a dona de casa costuma pegar um pano ou raspador, tentando lavar ou raspar o mofo. Para obter um resultado eficaz, você precisa saber como remover corretamente as colônias de fungos do banheiro.

Em primeiro lugar, as áreas de mofo detectadas devem ser bem umedecidas com água. Essa manipulação evitará que esporos de fungos entrem no ar, o que pode causar novas lesões.

Em seguida, é necessário levar um raspador de metal ou outra ferramenta semelhante (escova de aço, broca com acessório de esmerilhamento), que ajudará a remover completamente a área afetada da superfície.

É aconselhável retirar o máximo possível da camada de revestimento (gesso, papel de parede, tinta); Para materiais como concreto e madeira, a fresagem também é possível.

Em casos avançados, este método não é suficientemente eficaz, uma vez que o micélio pode penetrar profundamente até mesmo em superfícies inorgânicas, por exemplo, esconder-se sob o revestimento de azulejos.

Neste caso, para solucionar o problema será necessária uma grande reforma, incluindo:

  • remoção de paredes de revestimentos decorativos (cerâmica, papel de parede, camadas de tinta);
  • remoção de cal ou pintura do teto;
  • substituição de material de acabamento de piso.

Ao realizar grandes reparos, é imperativo tratar todas as superfícies com agentes antifúngicos.

Os preparativos (populares ou profissionais) devem ser aplicados em uma área maior que a área onde o fungo é visível, a fim de remover o micromicélio invisível a olho nu.

Raspar fungos
O método mais simples de combate ao mofo é a remoção mecânica, mas esse método traz o resultado desejado apenas no estágio inicial da lesão.

Cada superfície deve ser tratada pelo menos 2 a 3 vezes, cada vez aguardando até que o preparado fungicida previamente aplicado esteja completamente seco. Na realização de reparos, é aconselhável utilizar materiais de construção com aditivos antifúngicos.

Métodos tradicionais de remoção de mofo

Como os fungos do mofo incomodam os moradores há séculos e os produtos químicos domésticos começaram a ser produzidos há não muito tempo, a população acumulou uma vasta experiência no uso de uma variedade de meios para destruir a microflora prejudicial.

Entre os medicamentos mais comuns que têm efeito pronunciado estão os seguintes.

Opção nº 1 – sulfato de cobre

Um produto barato e eficaz que pode ser adquirido em lojas de jardinagem, construção ou ferragens. Os cristais azuis são diluídos em água morna na proporção de 200-300 gramas de pó por 10 litros de líquido, após o que são bem misturados.

O processo de tratamento da superfície afetada com a solução preparada é realizado em várias etapas:

  1. Vestígios de mofo nas paredes são limpos com lixa ou espátula.
  2. As áreas preparadas são enxugadas com água e sabão, o que aumenta a eficácia do produto utilizado.
  3. A superfície limpa e lavada tem tempo para secar.
  4. A parede é tratada com sulfato de cobre (a solução pode ser aplicada com esponja de cozinha ou pulverizador).
  5. A superfície é deixada secar por 3-5 horas, após o que o vitríolo diluído é novamente aplicado.
  6. Dependendo do grau de dano fúngico, o procedimento é repetido 2 a 5 vezes.

Para maior eficácia, você também pode adicionar uma colher de sopa de vinagre à solução de vitríolo.

Opção nº 2 – produtos contendo cloro

Soluções contendo cloro garantem a destruição eficaz do mofo: contêm um componente agressivo que mata a maioria dos microrganismos. Para combater fungos, você pode usar preparações populares contendo cloro, que são frequentemente usadas em casa para branquear tecidos ou limpar encanamentos, ou seja, "Domestos", "Brancura", "Sanitu" e outros.

Produtos contendo cloro
Os produtos que contêm cloro têm um efeito antifúngico pronunciado. No entanto, eles não podem ser usados ​​simultaneamente com amônia para evitar uma reação

Para combater as colônias de mofo, as áreas afetadas e o entorno são tratadas com pano umedecido com produto não diluído.

Para tratar juntas de ladrilhos, o preparado pode ser diluído em água na proporção de 1 para 1, colocado em um borrifador e aplicado nas costuras.

Opção #3 – vinagre de mesa

Quase todas as casas possuem uma solução de vinagre de 6 a 9%, amplamente utilizada na culinária. Ao mesmo tempo, este produto é um bom anti-séptico que destrói perfeitamente vários tipos de microflora.

Para combater o mofo você deve:

  • trate a área afetada com vinagre de mesa: basta limpar uma superfície lisa (azulejo) com uma esponja ou pano umedecido em líquido e borrifar revestimentos soltos (gesso, concreto, madeira) com um borrifador;
  • deixe a superfície tratada por 2-3 horas até secar;
  • remova qualquer fungo restante com um pincel;
  • enxágue bem as áreas limpas com água;
  • Ventile bem o ambiente para remover o odor pungente.

Deve-se ter em mente que em alguns casos o vinagre pode deixar manchas na parede.

Outros remédios populares para fungos

Além disso, os seguintes medicamentos podem ser utilizados como agentes antibacterianos e fungicidas:

  • Peróxido de hidrogênio. Um anti-séptico amplamente utilizado, cuja solução a 3% pode ser adquirida na farmácia. A droga não é tóxica e não tem odor pronunciado. É necessário cuidado durante o processamento, pois o peróxido tem um claro efeito de branqueamento.
  • Amônia. Um bom produto para remover colônias de mofo de superfícies duras e densas, como azulejos de cerâmica ou vidro. Para destruir a microflora, o medicamento adquirido em loja de ferragens é diluído em igual quantidade de água, após o que a mistura é aplicada na área infectada com uma esponja ou pulverizador. A solução é deixada na parede por várias horas, após as quais o revestimento é bem lavado.
  • Bicarbonato de sódio. Um anti-séptico doméstico natural e seguro que ajuda a combater fungos. Para o tratamento, utiliza-se uma solução de uma colher de chá de pó misturada em um copo de água. A superfície onde o fungo é notado é borrifada com a solução, ou a parede é lavada com uma esponja embebida na composição. Não é necessário lavar o refrigerante, você pode deixá-lo com segurança no ladrilho ou em outra superfície.
  • Óleo da árvore do chá. Produto amigo do ambiente, com aroma forte e agradável, indicado para a prevenção e destruição de pequenas áreas de bolor. Para usar, é necessário dissolver duas colheres de chá de óleo essencial em meio litro de água, que pode ser adquirido em farmácia ou loja especializada. A solução resultante é pulverizada em áreas onde há suspeita de fungos. O produto não deve ser lavado, mas após o tratamento é melhor não entrar no banheiro por 12 horas.
  • Creosote. Um líquido amarelado com odor pungente feito de alcatrão é usado como solução em álcool ou éter. O produto é recomendado para aplicação em concreto, telhas, painéis plásticos, tijolos e outras superfícies lisas e densas. Após a secagem do produto, deve-se lavá-lo com água e sabão.Não é aconselhável o uso de creosoto no tratamento de estruturas de madeira, pois a solução penetra instantaneamente nas texturas soltas.
  • Óleo antraceno. A partir do carvão é produzido um líquido esverdeado com odor específico. O óleo é considerado um bom agente profilático que evita o aparecimento de mofo nas paredes.
  • Bórax. Um mineral que é um anti-séptico natural. Para tratar uma superfície com mofo germinado, é necessário preparar uma solução de 2,5 litros de líquido e 1 xícara de bórax. Depois de limpar as manchas da parede, uma composição bastante espessa é aplicada com um pano. Não há necessidade de enxaguar, mas após a secagem pode-se limpar a superfície com papel seco para remover quaisquer cristais salientes. Outra opção: fazer uma solução menos concentrada (um copo cheio de bórax e 4 litros de líquido) e depois borrifar a área afetada com um borrifador.
  • Bolas de cânfora. Para prevenir infecções fúngicas, as bolas de cânfora podem ser colocadas dentro de casa.
  • Iodo. Outra medida preventiva é o vapor de iodo. Para isso, coloque em uma prateleira do banheiro um copo d'água, no qual são diluídos 10 mg de tintura de iodo comum. É aconselhável que não haja objetos metálicos por perto, pois os vapores voláteis de iodo podem causar corrosão.

Não se esqueça de limpar coquetéis.

Remédios populares: bicarbonato de sódio e vinagre
Um método combinado pode ser usado para tratar manchas de mofo. A superfície deve ser tratada com soda ou solução de soda e depois umedecida com vinagre de mesa. Depois que a espuma assenta, o restante do produto é lavado com água e sabão.

Uma preparação feita com 4 partes de água, 2 partes de peróxido de hidrogênio, 1 parte de ácido bórico e 2 partes de vinagre também é considerada um remédio eficaz.

Todos os componentes são bem misturados, após o que um pano ou esponja é umedecido com a mistura, que serve para tratar todas as áreas afetadas.

Métodos profissionais de destruição de fungos

Se houver danos extensos por fungos nas superfícies do banheiro, é melhor usar métodos profissionais de remoção de mofo.

Produtos químicos domésticos

Existem muitos produtos diferentes disponíveis para venda para combater a microflora patogênica.

Remédios profissionais para fungos
Antes de comprar um agente antifúngico, você precisa ler atentamente as instruções do produto para determinar se ele é adequado para uma superfície específica e para a finalidade do tratamento.

«Mil Matar"- uma emulsão que contém um anti-séptico seguro para a saúde humana. O medicamento é especialmente recomendado para o tratamento de superfícies complexas feitas de materiais com estrutura finamente porosa.

O mesmo produto pode ser utilizado para desinfetar vazamentos, bem como para proteger estruturas localizadas em áreas de alta umidade.

«Isocídio» é uma linha de medicamentos desenvolvida para destruir diversos tipos de microflora, típica de ambientes com alto teor de vapor d'água. Os produtos podem ser utilizados no tratamento de substratos de madeira, pedra, concreto, podendo também ser utilizados como base para a preparação de tintas hidrossolúveis.

Bom trabalho – uma solução antibacteriana moderna que suprime o desenvolvimento de fungos, mofo e algas. Tem um resultado instantâneo pronunciado e lida bem mesmo com grandes colônias de microorganismos.

Indicado para higienização de superfícies internas e externas, indicado para tratamento de estruturas de madeira, rebocadas ou pintadas.

«Titânio» fungicida. Produto desenvolvido para remover fungos e mofo de pinturas internas e externas sem a necessidade de remoção de camada de material de acabamento. A composição também pode ser usada para prevenção.

SZAVO (Savo). Um medicamento eficaz desenvolvido para combater a microflora patogênica em ambientes onde é difícil eliminar altos níveis de vapor d'água (cozinhas, banheiros, porões, chuveiros).

O fabricante garante 100% de destruição de mofo, algas e fungos. O produto é extremamente fácil de usar: não requer pré-tratamento da superfície nem lavagens adicionais.

Surpreender – um excelente preparo para remoção de mofo em superfícies “leves” que não necessitam de raspagem. Ele pode ser usado para limpar cortinas de chuveiro de polímero, móveis de plástico e azulejos.

Um agente antifúngico eficaz
O popular agente antifúngico pode ser adicionado à cola de papel de parede, o que protegerá a superfície de um possível crescimento de mofo

«Antifúngico"é um remédio universal que pode ser usado no tratamento de áreas afetadas por fungos ou como medida preventiva. A droga é aplicada em quase todos os tipos de materiais: tijolo, madeira, concreto, gesso.

Dalí - uma preparação anti-séptica totalmente transparente à base de água. Excelente para a prevenção e eliminação de fungos em estruturas de madeira.

Os fabricantes nacionais e importados também produzem uma ampla gama de tintas, rejuntes, primers e outros tipos de materiais de construção, que contêm componentes fungicidas que garantem a proteção superficial.

Há outro artigo em nosso site dedicado à escolha medicamentos antifúngicos, recomendamos a leitura também.

Saneamento e ionização da sala

Para combater os fungos no banheiro, as áreas afetadas também são tratadas com um jato de ar, que é adicionalmente enriquecido com íons e microelementos.

Como os equipamentos especiais projetados para isso são bastante caros, o trabalho costuma ser realizado por profissionais especialmente treinados.

Controle profissional de fungos
Se manchas escuras cobrirem a maior parte da parede, é aconselhável entrar em contato com serviços especiais, cujos trabalhadores realizarão o tratamento profissional da superfície

Para realizar trabalhos de remoção de mofo em grande escala, também são utilizados produtos químicos agressivos, cujo uso requer cuidados especiais. O tratamento com esses medicamentos é realizado por especialistas treinados.

Para evitar o surgimento e propagação de microorganismos fúngicos, você deve higienizar regularmente instalações domésticas importantes:

Regras de segurança ao processar instalações

Todos os procedimentos de remoção de mofo são considerados trabalhos perigosos, pois quando são realizados, esporos de fungos nocivos podem entrar em contato com a pele e mucosas.

Além disso, no tratamento de superfícies, são utilizadas principalmente substâncias potentes, que podem causar queimaduras, envenenamento e outras reações negativas.

Medidas de precaução
É melhor realizar todos os trabalhos com equipamento de proteção individual para evitar a entrada de esporos de mofo e produtos químicos agressivos no sistema respiratório.

Para evitar isso, é necessário tomar precauções especiais.

Ao realizar o trabalho você deve usar:

  • luvas de borracha duráveis ​​que protegem as palmas das mãos e os pulsos;
  • respiradores ou máscaras respiratórias;
  • óculos de plástico (de preferência especiais que se ajustem perfeitamente às órbitas oculares) que forneçam proteção ocular eficaz.

Após a conclusão do trabalho, recomenda-se descartar os equipamentos de proteção utilizados, principalmente luvas e respiradores.

Ao tratar um banheiro, é melhor retirar todos os objetos pequenos do ambiente e cobrir os grandes com uma película protetora, que deve ser cuidadosamente recolhida e retirada.

As medidas para destruir o fungo devem ser realizadas na ausência de crianças e animais de estimação. É aconselhável ventilar bem o ambiente tratado por 2 a 4 horas, após o que é melhor não usar o banheiro por 2 a 3 dias.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo abaixo mostra como remover colônias de fungos no banheiro:

O combate ao mofo deve ser feito constantemente. Depois de eliminar os fungos do banheiro com remédios populares ou profissionais, é importante seguir todas as medidas preventivas recomendadas que ajudarão a evitar o aparecimento de novos surtos.

Talvez você conheça outras maneiras eficazes de destruir fungos no banheiro e já as tenha experimentado na prática? Por favor, informe os visitantes do nosso site sobre eles. Você pode fazer isso deixando um comentário no artigo no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Cirilo

    Há muito tempo que lutamos contra o bolor negro - é o réptil mais perigoso e tenaz. Antes das férias deixamos a máquina de lavar fechada, e depois da viagem ficamos com essas manchas escuras no elástico e na parede. É necessário ar, ventilação regular para reduzir a umidade (difícil, principalmente no banheiro). Nós a trouxemos em alguns dias, mas às vezes ainda inspeciono tudo nos cantos. O principal é não criar uma “sala de vapor”, umidade e calor são o que esse molde adora!

  2. Aline

    Uau! Eu nem sabia que esse mofo era tão perigoso, não só para as paredes e o teto, mas principalmente para a minha saúde. Há uma mancha preta no canto do teto. Era impossível se livrar dele. Tentarei testar receitas populares para combater o mofo. Gostei especialmente das receitas com vinagre, bicarbonato de sódio e água oxigenada. Esses são os produtos que você sempre tem em casa e também são baratos.

    • Eu tive uma situação semelhante. Nenhum dos métodos tradicionais ajudou, então tive que usar produtos químicos agressivos. Chama-se Olympus Stop Mold e pode ser útil para você.

      • Vitaly

        O Olimpo é um meio de lutar? Esta é a mesma impregnação que se aplica durante a construção para prevenir no futuro...

  3. Romance

    Em um ambiente quente e úmido, como um banheiro, é muito difícil combater os fungos. Uma boa ferramenta para reparos (mesmo cosméticos) é o carboneto de cálcio. Aqueles. a solução que permanece após a soldagem ou corte a gás é diluída em água e aplicada nas paredes e no teto.

    Uma mistura venenosa, mas funciona perfeitamente. Se você pintar a superfície com tintas à base de cal, o efeito será garantido por muitos anos. Testado por mim há 8 anos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica