Mofo preto no banheiro: como se livrar do fungo + remédios eficazes para controle e prevenção

O fato de a placa preta e cinza nas paredes e no teto do banheiro ser antiestética não é o maior problema. Causa os maiores danos à saúde.As consequências da entrada de esporos tóxicos nos pulmões ou brônquios podem ser as mais imprevisíveis. O tratamento depois disso exigirá um tratamento longo e sério.

Portanto, se for encontrado mofo preto no banheiro, como eliminá-lo deve ser decidido imediatamente. Caso contrário, penetrará rapidamente nas profundezas dos ladrilhos e não será fácil removê-lo de lá. Nosso artigo é dedicado às formas de combater fungos - neste material examinamos detalhadamente os melhores remédios populares e comprados em lojas para remover mofo em casa.

Também forneceram recomendações úteis sobre o uso de antissépticos e descreveram medidas preventivas que podem prevenir a formação de fungos no banheiro.

Causas do mofo

A intervenção do molde é inevitável se a sala:

  • mal ventilado;
  • não há luz natural;
  • Formas de condensação em tubos e decoração de paredes;
  • vazamentos de tubos nas juntas;
  • não aquece bem.

Mesmo um destes factores cria condições favoráveis ​​para a sua replicação.Antes que tenha tempo de se espalhar para outras salas, medidas urgentes precisam ser tomadas. Leia mais sobre o perigo de uma pessoa conviver com mofo preto perto de nós. falei aqui.

E esporos de mofo podem entrar pela janela, pegos por uma corrente de ar, penetram pela porta da frente. Eles podem ser usados ​​​​em sapatos e agasalhos, e existem outras maneiras. Bem, o banheiro é a área mais fértil para fungos.

Remoção de Molde
Se não retirar imediatamente a água dos azulejos após o banho, surgirá um ambiente favorável ao mofo. Em apenas 24 horas, sua colônia pode aumentar 9 vezes

Onde procurar fungos?

Mesmo que visualmente você não consiga detectar imediatamente vestígios da presença de mofo, você deve procurá-lo em locais escondidos.

Pode ser:

  • cantos das paredes em contato com o banheiro;
  • lacunas entre ladrilhos;
  • locais onde os encanamentos se conectam às paredes;
  • sob os rodapés na área da pia e da banheira;
  • no teto;
  • debaixo do tapete no chão;
  • em painéis de madeira;
  • em copos para itens de higiene.

Tendo penetrado em outras salas, os esporos, se não germinarem, mantêm por muito tempo a capacidade de reprodução e ficam apenas aguardando condições favoráveis.

É impossível livrar-se completamente deles, mas é bem possível criar condições inadequadas para o seu desenvolvimento.

Os melhores repelentes de mofo comerciais

Antigamente, esse problema era resolvido por um método radical - simplesmente deixando a casa infectada com mofo. Agora existem muitas outras maneiras. Vejamos cada um deles em detalhes.

Processo de processamento
Um inimigo tão perigoso como o fungo preto requer ações imediatas para combatê-lo. O processo em si pode não ser rápido e trabalhoso, mas não só o tipo de quarto, mas também a sua saúde depende disso

Os produtos industriais se diferenciam pelo fato de que, após contato com eles, o mofo perde suas propriedades agressivas em poucas horas. Alguns produtos precisam ser usados ​​regularmente durante a limpeza, outros durante os reparos. Consideraremos a seguir as características dos melhores anti-sépticos adquiridos.

Nº 1 – Spray “Anti-mofo” Bagi

É um bom agente antibacteriano. É produzido em Israel. Destrói não só o bolor visível, mas também os seus esporos, e também elimina odores desagradáveis.

Está à venda em garrafas de 0,5 litro. A composição contém cloro, surfactantes e no máximo 15% de surfactantes não iônicos, fragrâncias.

Nº 2 - Spray DEC da Neohim

O spray DEC, fabricado pela Neohim, cumpre bem a mesma tarefa. Ao mesmo tempo, esta ferramenta antimofo remove calcário, vestígios de corrosão e neutraliza odores. É composto por água, princípios ativos, desinfetantes, até 5% de surfactantes, composição de perfume.

Spray DEZ
O ácido glicólico, presente na composição na concentração necessária, penetra na estrutura e remove bactérias nocivas para a superfície

O produto também é bom porque após sua aplicação é criada uma camada hidrofóbica que protege a superfície de fungos no futuro.

Nº 3 - Fungos de Banho PROSEPT

Um produto alcalino eficaz para remoção de mofo, produzido na Rússia. Embalagem: frasco de 0,5 litro com pulverizador. Existem 3 modos: OFF - estado fechado, SPRAY - modo de pulverização com a menor fração, STREAM - capacidade de aplicar fluido de trabalho em fluxos.

Possui uma ampla gama de funcionalidades. Permite interromper danos biológicos na fase inicial, prevenir a progressão de fungos, desinfetar e eliminar o cheiro de mofo.

Os aspectos negativos incluem o forte cheiro de água sanitária.

Nº 4 - Spray Cillit Bang

Possui uma fórmula poderosa que permite combater o bolor negro. O spray contém uma alta porcentagem de cloro, então o cheiro é muito forte, mas faz seu trabalho perfeitamente.

Após a aplicação é melhor sair do ambiente por cerca de 20 minutos, quando o produto fizer efeito deve ser retirado.

Nº 5 - Produto Mellerud da Alemanha

O produto é produzido na Alemanha. Elimina mofo e seus esporos, desinfeta. A substância de trabalho é o oxigênio ativo. Tem um efeito prolongado.

Produto Mellerud
Mellerud - embalado em um prático recipiente de 0,5 litro com dispensador de spray. Isso é suficiente para tratar grandes áreas

Não há cloro na composição, não há cheiro. O produto é adequado para processar diversos tipos de materiais - pedra, azulejos, gesso, tecido.

Se a superfície estiver muito infectada com mofo, aplique o líquido usando um borrifador e deixe-o lá durante a noite. Em áreas moderadamente contaminadas, retirar o produto uma hora após a aplicação com pincel ou pano macio. Depois toda a área é lavada.

Além desses produtos, existem outros antissépticos que são ideais para proteger as paredes do mofo e combater os fungos quando estes aparecem. Recomendamos conferir o melhor agentes antifúngicos para paredes.

Remédios populares contra mofo

Os oponentes do uso de produtos químicos agressivos para destruir o fungo preto costumam usar meios improvisados. Muitos deles dão bons resultados.

Remédio nº 1 – bicarbonato de sódio junto com vinagre

O mofo preto desaparece diante de um remédio tão simples como o carbonato de sódio - carbonato de sódio ou regular em conjunto com vinagre.

É fácil preparar a mistura:

  • leve 5 litros de água, mas só quente;
  • jogue 150 g de carbonato de sódio ou 150 g de refrigerante normal;
  • a isso adicione vinagre 9% - 100 g.

Tendo recebido um líquido espumoso, as superfícies problemáticas são tratadas com ele. Em uma superfície horizontal, você pode remover a escuridão com mais facilidade. O micélio fortemente crescido é removido com uma espátula e, em seguida, essas áreas são polvilhadas com refrigerante. Em seguida, coloque um borrifador no frasco com vinagre e borrife a superfície para extinguir o refrigerante.

Bicarbonato de sódio e vinagre contra mofo
Uma mistura de refrigerante e vinagre funciona bem contra o mofo que se instalou nas costuras dos azulejos. Após 20 minutos de ação da mistura, ela é lavada com pincel.

O micélio morre durante o processo de formação de espuma, indicando que o bicarbonato de sódio reagiu com o ácido acético.

Se houver uma máquina de lavar no banheiro, o mofo também pode crescer lá. Muitas vezes podem ser vistas marcas pretas na borracha de vedação, mas é muito pior quando penetra no tanque. Você pode removê-lo usando vinagre e “Brancura”.

Para fazer isso, esses dois componentes são misturados em proporções iguais. O compartimento do pó fica embebido nesta solução durante meia hora. Depois limpe com uma escova.

A solução é despejada na máquina e, após colocá-la no modo mais longo, na temperatura mais alta, ela é ligada. Sob a influência de altas temperaturas e substâncias ativas, os microrganismos morrerão.

Discutimos outras maneiras de se livrar do mofo na máquina de lavar em próximo material.

Remédio #2 – óleo de tea tree

Este método não padronizado dá um bom resultado, porque... os microrganismos mofados são sensíveis aos componentes que compõem este óleo aromático.

O esquema de uso é o seguinte:

  1. Compre uma garrafa de óleo de tea tree.
  2. As mãos precisam ser protegidas, por isso também são necessárias luvas de borracha.
  3. Pegue um borrifador e despeje água nele.

Adicione 2 colheres grandes de óleo aromático a 500 ml de água. Mexa a mistura, despeje na garrafa e agite. Depois disso, o produto pode ser utilizado para processamento.

Óleo da árvore do chá
Após a aplicação, a mistura não precisa ser lavada, deve funcionar. Por ser natural, o produto é seguro tanto para pessoas quanto para animais de estimação.

É pulverizado na superfície afetada e o fungo é coletado com um pano. Para potencializar o resultado, é aconselhável repetir o procedimento e deixar a área tratada secar naturalmente.

Se as paredes do banheiro estiverem muito danificadas, será necessária uma solução mais concentrada - 20 ml de óleo por 1000 ml de água. O melhor é fazer o tratamento com uma escova de cabo longo.

Como o produto possui um odor específico, ele não se dissipa rapidamente. Para proteger suas paredes de possíveis danos causados ​​​​por mofo preto no futuro, você pode adicionar um pouco de óleo à tinta. Isto interromperá o desenvolvimento da colônia se o mofo penetrar completamente na espessura da parede.

Remédio #3 – Peróxido de Hidrogênio

Esta ferramenta está disponível e é barata. Não há necessidade de fazer nenhuma manipulação com ele. É simplesmente colocado em um recipiente com um borrifador e pulverizado sem diluir. Após 15 minutos de exposição, as áreas tratadas são enxugadas.

Usando peróxido de hidrogênio
Nem todas as superfícies podem ser tratadas com uma preparação como o peróxido de hidrogênio a 3%, pois tende a branquear alguns materiais. Para garantir a segurança, você precisa testar seu efeito em uma pequena área.

Com o mesmo sucesso, o peridrol pode ser substituído por furacilina ou sulfato de cobre.

Remédio #4 – ácido bórico

Bórax, bórax ou ácido bórico é o nome de um medicamento. Meio copo da substância é diluído em um litro de água.As costuras dos ladrilhos e outros locais onde se encontra mofo são limpos com uma escova dura embebida em solução. Depois de algum tempo, limpe as áreas tratadas com um pano seco.

Há um momento desagradável nesse processo - a substância não é totalmente segura, porque irrita o trato respiratório. Portanto, luvas e máscara devem ser obrigatórias no processamento do bórax.

Também é aconselhável realizar trabalhos na ausência de crianças e animais de estimação.

Remédio #5 – amônia aquosa

As superfícies não porosas do banheiro são bem limpas e desinfetadas com amônia. A amônia é simplesmente aplicada na superfície com uma esponja ou pano. O efeito é aumentado pela adição de glicerina em pequenas quantidades.

A desvantagem é a toxicidade. Por isso, pode causar irritação das mucosas e até intoxicações.

A mistura é deixada na superfície por uma hora e depois lavada com água. Ao usar amônia, é preciso saber que ela evapora 50% do volume original e nem sempre tem tempo de reagir.

Assim como o ácido bórico, a amônia emite um odor muito forte e pungente. Isto pode causar irritação.

Remédio #6 – Alvejante com Cloro

Este remédio simples representa uma ameaça não apenas para o mofo interno, mas também para o mofo externo.

branco contra mofo
O componente ativo do “Belizna” é o composto inorgânico cloridrato de sódio. Possui propriedades desinfetantes e anti-sépticas. A substância de trabalho na água sanitária é de 3 a 6%

A percentagem de cloro em “Belizna” é muito elevada, daí o bom efeito desinfetante. Dentre todos os meios disponíveis considerados, o alvejante é o líder. Também é bom para removendo mofo das placas (várias superfícies de madeira).

A desvantagem é a toxicidade.Por isso, pode causar irritação das mucosas e até intoxicações.

Remédio #7 – sulfato de cobre

Este produto mata mofo de azulejos, primers e plástico. Precisa ser diluído em água. A proporção é de 100 g de substância para cada 10 litros de líquido. A solução é aplicada na superfície com pincel, é melhor fazer isso em várias camadas. Para prevenção, também é aplicado um produto ao redor da área com mofo.

Tudo fica neste estado por algum tempo. A seguir, deve-se lavar as áreas tratadas e ventilar o ambiente. O produto é tóxico, portanto será necessário respirador e luvas para trabalhar com ele.

Algumas dicas para usar os produtos

Ao planejar o uso de um ou outro remédio para mofo preto, é necessário levar em consideração vários recursos. Em primeiro lugar, é impossível remover este flagelo lavando-o com água morna e sabão com manganês. Mesmo que seja possível eliminar a placa preta, as disputas permanecerão. Tendo recebido um novo meio nutriente na forma de umidade quente e dos componentes que compõem o sabão, suas colônias começarão a se multiplicar ainda mais rápido.

Mofo preto em ação
Leva apenas dois anos para que o mofo negro destrua as estruturas dos edifícios. Em condições favoráveis, ela não vai parar no banheiro, mas vai conquistar novos territórios

Em segundo lugar, é impossível evitar a reinvasão do mofo após removê-lo mecanicamente. Os esporos permanecerão e continuarão a se reproduzir.

Em terceiro lugar, altas temperaturas positivas, bem como temperaturas muito baixas, não são capazes de destruir os esporos de fungos. A presença deles apenas prejudicará o crescimento. Assim que as condições favoráveis ​​retornarem, o mofo continuará a crescer.

Em quarto lugar, as menores fissuras na parede do banheiro precisam ser reparadas, mas as paredes que estão em contato com a rua são melhores. isolar. Os tapetes do chão desta sala devem estar secos, ou melhor ainda, faça aqui um piso quente.

Em quinto lugar, é aconselhável não secar roupa molhada na casa de banho. Tornar-se-á uma fonte adicional de umidade. Quando o tratamento de superfície zonal não ajudar, você terá que fazer reparos em toda a sala. Para isso, adquira produtos destinados ao uso durante reparos. Eles são adicionados à massa, tinta ou cal.

Renovação de banheiro
O processo de reforma de um banheiro exige muita mão-de-obra e requer tempo e dinheiro. Mas é quase impossível lidar com o mofo antigo de outra forma.

Preste atenção aos primers à base de ácidos e outros componentes que prejudicam o mofo.

Como prevenir o mofo?

Este hóspede indesejado se sente confortável em uma sala onde não há absolutamente nenhuma ventilação e correntes de ar em condições de alta umidade - a partir de 80% e temperatura de 20⁰. Com base nisso, é necessário, antes de tudo, criar um ambiente em que o mofo não possa se desenvolver em princípio.

Para manter níveis constantes de umidade no banheiro, não é necessário fechar bem a porta. Se esta medida não for suficiente, será necessário providenciar ventilação. Você pode instalar uma porta com orifícios especiais para ventilação ou perfurá-los você mesmo e decorá-los com anéis decorativos.

Porta com orifícios de ventilação
O modelo de porta com furos equaliza a temperatura dentro do banheiro. Os orifícios de ventilação têm a forma de círculos ou retângulos. São realizados em várias zonas ou em uma e são mascarados com uma treliça decorativa.

Uma maneira mais eficaz é instalação de ventilador no duto de ar. O buraco é selado com grelha de ventilação. Ligar e desligar pode ser feito usando o interruptor de luz.

A melhor opção é instalar um higrômetro e conectá-lo ao ventilador por meio de um sensor. Assim que a umidade atingir o limite superior, o ventilador será ligado. Quando o valor da umidade cai, o aparelho liga novamente.

Você pode comprar uma grade de ventilação e instalá-la você mesmo, mas a integridade da folha da porta fica comprometida.

Se você seguir todas as nossas recomendações, o problema do mofo negro não o incomodará mais.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Livrar-se de fungos nocivos no banheiro:

Fungo em azulejos e sua destruição:

Como você pode ver, evitar que um banheiro seja infectado por fungos é mais fácil do que combatê-los ou fazer reparos. Depois de superar o problema com sucesso, não se esqueça das medidas preventivas e o fungo não aparecerá novamente. O principal é a circulação e ventilação normais do ar.

Ainda tem dúvidas sobre o uso de algum dos produtos abordados neste material? Talvez você queira compartilhar seus segredos para combater o mofo? Tire todas as suas dúvidas sobre o tema do artigo, escreva suas recomendações e comentários sobre o uso de produtos comprados em lojas ou caseiros para se livrar de fungos no banheiro.

Comentários dos visitantes
  1. Catarina

    É difícil tirar mofo do banheiro, mas é possível. Tento me contentar com produtos químicos domésticos. Costumo fazer uma pasta de bicarbonato de sódio, qualquer detergente de louça (uso Fairy), água oxigenada, aplico no fungo e borrifo vinagre de borrifador (para melhor efeito uso 70%), deixo por 10 minutos - a escuridão vai embora. Claro, para evitar o acúmulo de umidade, com certeza é necessária uma tomada, e às vezes também ligo o aquecedor do banheiro para secar.E de vez em quando borrifo repelente de mofo da Faberlic com Monarda.

  2. Snezhana

    O mofo preto é muito perigoso, li que se se espalhar por uma grande área só falta sair de casa. Não sei, porém, como isso pode acontecer, porque é imediatamente visível, o menor pontinho chama a atenção. Quando apareceram as primeiras manchas no meu banheiro, retirei-as com Silit. Desde então, tenho me assegurado de que o banheiro não só esteja limpo, mas também seco, limpo a própria banheira, as juntas e os azulejos para que o mofo não saia de onde.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica