Escolhendo produtos de limpeza para banheiras de acrílico: uma revisão comparativa

A nova banheira de acrílico parece perfeita. Design incomum, superfície brilhante e suavidade perfeita do revestimento.Para que a tigela mantenha seu brilho pelo maior tempo possível, você deve seguir os padrões operacionais básicos e seguir as recomendações de cuidados.

A principal tarefa é a escolha competente de meios para a limpeza de banheiras de acrílico, levando em consideração as características técnicas e de design das canalizações de polímero. Diremos como escolher a composição. Diremos em que casos utilizá-lo e como cuidar de uma tigela “sensível” aos efeitos mecânicos e químicos.

Do que o acrílico caprichoso tem medo?

Popularidade banheiras de acrílico devido à sua excelente aparência, variedade de formas e cores, superfície lisa, baixa condutividade térmica e custo acessível. No entanto, o encanamento de polímero, ao contrário dos produtos metálicos, tem algumas desvantagens significativas: suscetibilidade ao estresse mecânico e manutenção meticulosa.

A manutenção de uma banheira de acrílico deve ser realizada sem abrasivos. Está excluído o uso de escovas metálicas, esponjas e escovas com cerdas duras. O não cumprimento das regras banais de cuidado resultará no aparecimento de uma rede de micro-arranhões, bem como na “raspagem” da camada superior brilhante.

Banho acrílico
O acrílico é um polímero termoplástico e durável, mas não resiste a impactos fortes e é facilmente riscado. Mesmo pequenos danos mecânicos e rugosidade adquirem uma tonalidade cinza-amarelada com o tempo

Existem também várias restrições aos detergentes.

Os produtos químicos domésticos não devem conter:

  1. Componentes pequenos. Os pós, incluindo o refrigerante seco, contribuem para o aparecimento de micro-arranhões - a superfície brilhante fica opaca e fosca.
  2. Cloro. A substância corrói o polímero - a estrutura torna-se porosa, a superfície torna-se áspera.
  3. Solventes. O uso regular de acetona, ácido oxálico e álcool branco leva à dissolução parcial e à deformação da camada superior. Como resultado, a tigela perde sua atratividade anterior.

Amônia e formaldeído têm efeito semelhante à acetona. Com contato prolongado com produtos químicos, o acrílico começa a deformar.

Meios proibidos
As substâncias proibidas incluem álcoois concentrados, ácidos, gasolina e álcalis. Todas as substâncias alteram a cor do acrílico, causando o aparecimento de microfissuras

Arsenal de produtos e tecnologias de limpeza

O requisito básico para cuidar de uma tigela é bastante padrão - remova qualquer sujeira que apareça em tempo hábil. Para manter a tigela em boas condições, são adequados produtos improvisados ​​​​ou adquiridos universalmente. Para livrar a superfície das manchas antigas e “reanimar” a banheira, terá que tentar realizar vários ciclos de limpeza.

Métodos tradicionais - artilharia leve

Manchas relativamente recentes podem ser removidas por meios improvisados.

As receitas populares comprovadas para ação suave incluem:

  • ácido cítrico;
  • pasta de dentes;
  • bicarbonato de sódio;
  • vinagre e sal;
  • peróxido de hidrogênio.

Limão. O ácido auxilia no combate às manchas de ferrugem e ajuda a manter o aspecto branco como a neve do banheiro.

Ácido limão
Para uma tigela de volume padrão (200 l), você precisará de um saco de 50 g de suco de limão seco.Os grânulos de ácido devem ser dissolvidos em meio litro de água a uma temperatura de 50-60 ° C

Seguintes ações:

  1. Encha a banheira com água a 40-50°C até ao orifício de transbordamento.
  2. Adicione a solução de suco de limão e mexa.
  3. Deixe “acidificar” por 2 horas – os depósitos de sal irão amolecer durante este tempo.
  4. Escorra a solução e enxágue com água.
  5. Seque a superfície com um pano macio.

Os depósitos antigos são removidos com uma emulsão “mais íngreme”. A composição de limpeza é preparada na proporção de 50 g de limão por 2 litros de água. As áreas afetadas devem ser tratadas com a solução e deixadas por 20 minutos. Avalie o resultado e repita o procedimento se necessário.

A limpeza com limão não deve ser usada em demasia. Para não danificar o esmalte, recomenda-se realizar o procedimento no máximo duas vezes por ano.

Pasta de dentes. O método é caro, mas bastante útil para limpeza expressa da placa amarela. Uma pasta ou pó branco é adequado para o procedimento. A composição seca deve ser diluída em água até formar um creme azedo espesso.

Escovar com pasta de dente
Distribua a pasta de dente com uma escova macia sobre as áreas contaminadas - a espessura da camada é de cerca de 1,5 mm. Após 15 minutos, lave a superfície

Caso o efeito desejado não seja alcançado na primeira vez, deve-se repetir o procedimento, aumentando o tempo de espera para 40-60 minutos.

Bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio - refrigerante - ajudará a manter a brancura do banho. O pó de limpeza não deve ser utilizado seco, pois pode danificar o revestimento. Pré-dilua o bicarbonato de sódio com um pouco de água.

O mingau preparado é utilizado para tratar as áreas “afetadas” do acrílico. Não se pode esfregar refrigerante na superfície, basta deixar a solução por meia hora e depois enxaguar com água. Usando bicarbonato de sódio, você pode fazer um creme de limpeza para cuidar delicadamente de encanamentos de acrílico.

Remédio caseiro
Ingredientes do produto caseiro: água – 0,5 l, refrigerante – 100 g, sabão em pó/bebê – 15-20 g, óleo aromático

Tecnologia de cozimento:

  1. Esfregue uma barra de sabão, adicione água quente (60°C) e deixe a solução por algumas horas.
  2. Adicione refrigerante e algumas gotas de óleo aromático à mistura de sabão.

Armazene o produto acabado em um recipiente de plástico ou vidro. Método de utilização do “creme” caseiro: saturar uma esponja macia com a composição, limpar o revestimento acrílico. Depois de meia hora, enxágue e seque. O resultado do tratamento é um banho limpo e que enche o ambiente com um aroma agradável.

Vinagre e sal. Na luta pela limpeza, o ácido acético tem se mostrado excelente - remove o amarelecimento do fundo e das paredes da tigela.

Existem duas opções de aplicação possíveis:

  1. Limpeza local. Dilua o vinagre de maçã (20 g) com água (200 g). Umedeça a área problemática com solução de vinagre e enxágue com água corrente após 10 minutos. O procedimento deve ser realizado com luvas de borracha.
  2. Atualização completa. Encha a tigela com água morna, despeje 1,5 litros de ácido acético fracamente concentrado na banheira e deixe durante a noite. Escorra a solução, limpe as paredes e o fundo com uma esponja macia. Trate as laterais expostas da banheira usando o método de “limpeza local”.

Pequenas manchas de ferrugem podem ser tratadas com sal. Os cristais de sal são abrasivos duros, portanto você deve agir com extremo cuidado. Para o trabalho, é melhor usar sal finamente moído.

Solução salina
Prepare uma solução salina espessa misturando grãos de sal com água. Aplique a pasta sobre a mancha e deixe agir por 5 minutos. Para potencializar o efeito, limpe a área contaminada com um pano embebido em terebintina. Faça todo o trabalho com luvas

Peróxido de hidrogênio. Um método mais radical é usar peróxido de hidrogênio e amônia. Em um recipiente de vidro, misture 100 ml de hidróxido de amônio e 50 ml de peróxido. Aplique a solução nas manchas com um algodão ou esponja e deixe agir por 10 minutos.

Limpeza com amônia e peróxido
Limpe a composição de limpeza com um pano macio e enxágue a banheira. Não adianta “expor” a solução por mais tempo do que o prescrito - o contato prolongado e frequente do acrílico com amônia pode prejudicar o revestimento polimérico

Produtos químicos domésticos na luta pela limpeza

Este grupo de medicamentos consiste em universal limpando produtos e manter a atratividade das banheiras de acrílico projetadas para uso regular.

Nomes de itens populares para o cuidado de encanamentos de polímero:

  • Ravak Cleaner (República Tcheca);
  • San Klin (Ucrânia);
  • Bagi Akrilan (Israel);
  • Frosch “Uvas Verdes” (Alemanha);
  • Bas "Tim-Profi" (Rússia).

Limpador Ravak. A fabricante de louças sanitárias lançou sua própria linha de preparações para superfícies acrílicas.

Limpador Ravak
O limpador universal não contém cloro e limpa cuidadosamente o revestimento de partículas de calcário e depósitos de gordura. Vendido em frasco de 500 ml com prático dispensador de spray

O limpador limpa e dá brilho ao revestimento acrílico. Para remover manchas antigas, o líquido deve ser borrifado sobre a bacia do banho e deixado agir por 10 minutos. Depois, enxágue com água.

Limpeza Solar. Apesar do custo relativamente baixo, o produto possui amplo espectro de ação. A emulsão líquida resiste a vestígios de sabão de cálcio e ferrugem sem danificar o caprichoso revestimento da banheira. Não há fosfatos, ácidos ou abrasivos na composição.

SanClean é adequado para a limpeza de jacuzzis, cabines de duche, superfícies de vidro e espelhos.

Bagi Acrilan. A droga ganhou muitas críticas positivas de usuários. A espuma de limpeza é eficaz no combate a fungos, calcário, resíduos de sabão, mofo e ferrugem.

A composição do Acrylan é composta por surfactantes em conjunto com ácido cítrico.Esta simbiose de componentes explica as qualidades de limpeza e desinfecção do medicamento. Após o tratamento, uma camada protetora permanece na tigela, reduzindo o acúmulo de sujeira.

Bagi Acrilan
Volumes possíveis de frascos Acrylan: 400, 500 e 750 ml. Precauções de uso: use luvas na aplicação, não misture com outros “produtos químicos”

As principais vantagens do Akrilan:

  • alta eficiência;
  • fácil de usar;
  • ação rápida - espalhe na banheira e enxágue;
  • versatilidade - aplicável a vários revestimentos.

As desvantagens do produto incluem alto custo e toxicidade. A limpeza deve ser feita com a coifa colocada, pois o Acrylan possui forte cheiro químico.

Frosch "Uvas Verdes". O medicamento é feito de componentes biodegradáveis. Base de composição: tensoativos e ácido de uva. Frosch é a melhor opção para quem sofre de alergias e defensores de produtos ecológicos.

Uvas verdes Frosch
O produto remove com cuidado vestígios de gotas de água, sujeira e depósitos de calcário, além de encher o banho com um aroma frutado. A desvantagem das “Uvas Verdes” é que elas não desinfetam e não lidam com depósitos de sal “endurecidos”.

Bas "Tim-Profi". “Mousse” de limpeza ecológica fabricada na Rússia. Adequado para o cuidado integral de instalações hidráulicas: tratamento de superfícies acrílicas, plásticas, inoxidáveis ​​e cromadas. A solução penetra na estrutura dos contaminantes, destruindo partículas de depósitos de sal e removendo odores desagradáveis.

Bas Team-Profi
Type-Pro não contém componentes abrasivos. Após o uso, uma película protetora e repelente de sujeira se forma na superfície acrílica. O produto devolve ao revestimento um brilho espelhado

Removendo incrustações de água e ferrugem

Se o banho estiver “negligenciado”, os preparativos universais podem ser impotentes.

Produtos especializados ajudarão a restaurar a brancura e o brilho anteriores:

  • Limpador Triton Acryl (Rússia);
  • Sanox “Banho Limpo” (Rússia);
  • Pasta de limpeza Astonish (Reino Unido).

Limpador Triton Acryl. O produto pode ser classificado como um medicamento universal com efeito de limpeza pronunciado. O limpador acrílico lida bem com graxa, depósitos antigos de calcário, manchas de ferrugem e pedras de água.

Principais princípios ativos: tensoativos catiônicos e não iônicos, antissépticos, ácidos orgânicos e aromatizantes.

Limpador acrílico Triton
Conselhos de utilização: espalhar sobre a superfície e deixar actuar um quarto de hora. Limpe com uma esponja macia, enxágue e enxágue abundantemente com água corrente.

Sanox "Banho Limpo". Um produto barato da categoria “Tecnologias Verdes” com efeito clareador. Contém surfactantes, agentes complexantes, aromatizantes e glicerina. A ausência de ácidos torna o produto seguro para revestimentos acrílicos.

Com enchimento “suave”, Sanox é eficaz contra a maioria das manchas de banheiro, incluindo permanganato de potássio e ferrugem. O produto é adequado para a limpeza de encanamentos e azulejos – dá brilho às superfícies.

Principais vantagens: custo acessível, eficiência, segurança. Contras: odor bastante pungente e uso antieconômico devido à sua consistência líquida. Para obter um bom resultado, o produto deve ser guardado por cerca de 30-45 minutos.

Massa "Surpreendente". Apesar de o objetivo principal do produto ser o cuidado de superfícies de cozinha, a pasta é frequentemente utilizada para limpar banheiras de acrílico.

Surpreender é suave e eficaz. A composição contém sabão, abrasivos macios, extrato de laranja.O produto é produzido com tecnologias inovadoras e atende aos rígidos padrões de qualidade europeus.

Banho Limpo Sanox
A pasta de limpeza é segura e multifuncional, graças à sua consistência é económica de utilizar. A desvantagem do Astonish é que é difícil encontrá-lo nas lojas de varejo.

Produtos com efeito clareador

O líder entre as preparações “suaves” com efeito de brancura é considerado o Cif Ultra White (Hungria), em segundo lugar, segundo os consumidores, está o Mister Chister (Rússia).

CIF Ultra Branco. O creme contém os menores microgrânulos - componentes clareadores que potencializam o efeito das substâncias de limpeza e proporcionam um acrílico branco como a neve.

CIF Ultra Branco
Cif Ultra White tem um efeito branqueador cumulativo - quanto mais você usa o produto, mais brancos ficam os encanamentos. O creme não deixa estrias ou micro-riscos.

Contra-indicações de uso: papel de parede, superfícies de madeira, têxteis, metal galvanizado, vinil, linóleo e alumínio.

Sr. O produto remove com eficácia a descoloração amarela da bacia da banheira. Além disso, Mister Chister faz um excelente trabalho na remoção de áreas enferrujadas, depósitos de graxa em superfícies poliméricas e tem efeito antifúngico. Vantagens adicionais: baixo custo e saturação do banho com brilho.

Preparativos para desinfecção do banho

Qualquer banheira deve ser desinfetada uma vez por ano; os sistemas de hidromassagem são higienizados mensalmente. O procedimento visa destruir esporos de fungos, mofo e patógenos. Produtos especializados podem dar conta dessa tarefa: Desinfetante Ravak e Desinfetante Triton.

Desinfetantes
Ambos os concentrados são agentes quimicamente potentes que não podem danificar o acrílico.Adequado para desinfecção de instalações hidráulicas, incluindo sistemas de hidromassagem

Emulsões altamente concentradas, dependendo da finalidade de uso, requerem diluição em água - a proporção entre agente de limpeza e água está indicada nas instruções do fabricante.

As nuances da limpeza de uma tigela com hidromassagem

Os sistemas com função de massagem hidráulica são equipados com bicos conectados a um compressor e a uma bomba de circulação. A técnica cria excesso de pressão no fluxo de água, que sob pressão sai pelos bicos de pulverização para jacuzzi.

Com o uso regular da opção de hidromassagem, os bicos não têm tempo de secar - a umidade constante provoca a proliferação de microrganismos, o crescimento de mofo e o acúmulo de depósitos de calcário.

banheira de hidromassagem
Frequência de limpeza recomendada: se os pulverizadores forem utilizados todos os dias – semanalmente, se a hidromassagem for ligada raramente – mensalmente. Um desinfetante apropriado é selecionado para desinfecção

O procedimento para realizar o procedimento de desinfecção:

  1. Encha o tanque com água para que os bicos “fiquem” 5 a 7 cm abaixo da água.
  2. Despeje o concentrado de limpeza na banheira e ligue a hidromassagem por 20 minutos - o líquido deve fazer vários ciclos circulares pelo sistema.
  3. Escorra a água e volte a encher a tigela.
  4. Ligue os pulverizadores por 5 minutos e esvazie a banheira.

Ao final do procedimento, é necessário realizar a limpeza padrão das paredes e fundo da “fonte”.

Prevenindo a contaminação

O cumprimento das regras básicas para a utilização de uma banheira de acrílico poupará custos desnecessários e facilitará o cuidado da sua canalização, prolongando a sua vida útil.

№1. Não molhe a roupa. Os componentes dos detergentes em pó nem sempre são comparáveis ​​aos do revestimento polimérico. Além disso, se as roupas brilhantes desbotarem, a banheira terá todas as chances de “absorver” a tinta.Esta propriedade do acrílico deve ser levada em consideração na hora de lavar os cabelos após a pintura “fresca”.

№2. Tabu de dar banho em animais.

Dando banho em animais
As garras dos animais de estimação danificarão o revestimento de polímero. Como opção, você pode colocar “proteções anti-riscos” nas patas e colocar o animal sobre uma cama

№3. Atitude atenciosa. Não coloque objetos pesados, bacias metálicas, etc. em um tanque de plástico. Eles podem deformar o acrílico e deixar amolgadelas e arranhões.

№4. Cuidados regulares. A melhor forma de evitar a formação de manchas tubulares é limpar a banheira após cada banho. Basta enxaguar a tigela com água morna e remover as gotas com um pano.

Se não for mais possível arrumar a superfície das louças sanitárias poliméricas, é melhor comprar instale uma nova banheira de acrílico ou realizar trabalhos de reparação utilizando forro acrílico. Aconselhamos você a ler nossos artigos recomendados.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo compara a eficácia dos métodos tradicionais de limpeza (pasta de dente e solução de refrigerante e sabão) com produtos químicos domésticos:

Para manter a limpeza impecável e a brancura do encanamento de acrílico, existem muitos meios eficazes. Os preparativos disponíveis nem sempre dão conta da tarefa, por isso é melhor usar produtos químicos domésticos especializados, criados levando em consideração as características do encanamento de acrílico.

Diga-nos quais produtos e métodos você usa para cuidar de encanamentos de acrílico. Compartilhe informações sobre este assunto que serão úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e faça perguntas.

Comentários dos visitantes
  1. As banheiras de acrílico são muito exigentes de cuidar, sei disso por experiência própria. Eles arranham facilmente e adquirem uma aparência pouco apresentável.Se uma banheira de ferro fundido for inquebrável por 15 anos, isso não acontecerá com o acrílico. Portanto, você deve limpá-los apenas com géis e não usar abrasivos. E a escova para lavar também deve ser especial. O limão ajuda muito, corrói a placa bacteriana e, se tiver, mancha. Também gosto do Frosch, mas não é tão fácil de encontrar. Em geral, qualquer produto escrito para banheiras de acrílico serve, mas somente por tentativa e erro você pode escolher o que a anfitriã vai gostar.

  2. Marina

    Em hipótese alguma um banho de acrílico deve ser lavado com compostos que contenham: gasolina, solvente, acetona, ácido, amônia, cloro, pós. Além disso, água fervente aparentemente inofensiva também piora o revestimento. Eu realmente gosto de como Sif lida com a placa bacteriana. Aplique sobre uma esponja macia e limpe a banheira, deixe agir por 2 minutos e enxágue. É isso, o banho está espumante! Em geral, se você enxaguar a banheira e limpá-la com um pano macio e seco após cada uso, não precisará de nenhum agente de limpeza.

  3. Maria

    Eu gosto mais do produto de banho da Bagi, costumo usar só, é especialmente para banheiras de acrílico. Nossa água é bastante dura e tende a aparecer uma camada desagradável. Uma vez a cada 7 a 10 dias eu borrifo Acrilan, espero um pouco e lavo, só isso, é o suficiente para manter o banho limpo. Além de ser muito econômico, o consumo do produto é muito pequeno. E os remédios populares podem ser bons, mas não gosto de me preocupar em limpar.

  4. valeria

    Não utilize produtos com amônia, cloro e acetona, bem como líquidos agressivos com álcalis e ácidos: por causa deles, o acrílico fica danificado e pode rachar (indica o Memo que acompanha o banheiro). E esses produtos contêm vários ácidos.E, talvez, posteriormente, após repetidas limpezas com esses produtos, o revestimento acrílico da banheira fique inutilizável. Eu não arriscaria, para ser sincero... Não entendo, você mesmo escreve que não pode usar ácidos e logo oferece produtos de limpeza contendo até 15% de ácidos. Como assim??? Isso é algum tipo de brincadeira?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica