O que fazer se a caldeira a gás quebrar e a água quente não ligar? Instruções de diagnóstico e reparo

A instalação de uma caldeira a gás de circuito duplo permite resolver eficazmente o problema do abastecimento de água quente.Mas o que fazer se a água quente da caldeira a gás não ligar? Concorde que você não deve entrar em pânico imediatamente e ligar para o serviço de resgate ou centro de serviço.

Conheceremos o princípio de funcionamento de uma caldeira de circuito duplo, falaremos sobre os motivos que podem levar à interrupção do fornecimento de água quente e as formas de eliminar os problemas que surjam.

Compreendendo a essência do funcionamento do equipamento, você pode não apenas identificar de forma independente as causas do mau funcionamento, mas também eliminar a maioria das falhas, bem como restaurar totalmente o abastecimento de água quente.

O princípio de funcionamento de uma caldeira a gás de circuito duplo

Para entender por que uma caldeira a gás começou a aquecer mal a água ou não há abastecimento de água quente, você precisa entender como funciona unidade de circuito duplo. Quase todos os equipamentos a gás deste tipo estão equipados com várias unidades.

A unidade principal garante a ignição da mistura gasosa e sua combustão. Uma unidade de água adicional garante o nível de abastecimento de água quente e controla a pressão na linha. A unidade de remoção de fumaça é responsável pela remoção dos produtos da combustão fora de casa.

Quando o equipamento é ligado, a bomba é acionada, bombeando água para o sistema. O líquido começa a circular pelos tubos do trocador de calor, onde é aquecido uniformemente pela ação do queimador.

Esquema de funcionamento de uma caldeira de circuito duplo
A caldeira possui dois circuitos, um dos quais é responsável pelo aquecimento e o segundo pelo funcionamento da AQS. A operação simultânea de dois circuitos é impossível

O processo de aquecimento é controlado sensores ou um sistema mecânico simples ou caldeira a gás automática, dependendo do modelo e da complexidade do dispositivo. Quando a temperatura definida é atingida, o fornecimento de gás é interrompido. Quando a temperatura cai para um valor crítico, o queimador inicia e o ciclo se repete.

Padrões operacionais distintos de caldeiras de circuito duplo

Caso surjam problemas com o abastecimento de água quente, para saber os motivos é necessário compreender o esquema de funcionamento da unidade de gás em modo AQS. Existem duas opções com trocador de calor bitérmico e secundário.

Caldeira com trocador de calor bitérmico

O princípio de funcionamento de uma unidade com trocador de calor bitérmico está relacionado à configuração - essencialmente, é um tubo de formato complexo localizado dentro de outro. O refrigerante flui através da seção externa do tubo e a água quente se move através da seção interna.

Ao operar em modo de aquecimento, o queimador garante o aquecimento do refrigerante até a temperatura definida e desliga. Ao abrir a torneira da água quente, o líquido começa a se movimentar ao longo do circuito interno do trocador de calor e ao mesmo tempo a válvula de bloqueio do circuito externo é fechada.

Trocador de calor bitérmico
Nas caldeiras de circuito duplo com permutador de calor bitérmico, um permutador de calor contém simultaneamente circuitos internos e externos responsáveis ​​​​pelo funcionamento do aquecimento e da água quente sanitária.

O queimador funciona continuamente na potência máxima, proporcionando aquecimento de água corrente. Depois de fechar a torneira, a válvula de alimentação do líquido refrigerante abre e a caldeira começa a funcionar normalmente.

Caldeira com trocador de calor secundário

Em outro tipo de caldeira com trocador de calor secundário, o princípio de funcionamento é um pouco diferente.Não é apenas o segundo circuito o responsável pelo aquecimento da água, mas um trocador de calor de placas separado equipado com válvula de três vias.

Trocador de calor secundário
O trocador de calor secundário parece preferível ao bitérmico - é mais fácil de remover para lavagem e limpeza

Quando você abre uma torneira de água quente, o refrigerante é redirecionado de um trocador de calor para outro, onde o calor é transferido para a água corrente. Ao mesmo tempo, a bomba continua a funcionar, bombeando refrigerante através de um pequeno circuito.

Sistema com circulação natural e forçada

As razões pelas quais as caldeiras a gás param de aquecer água também podem depender do método de circulação do refrigerante. Mas isso tem menos a ver com o aquecimento da água e mais com o funcionamento do próprio aparelho. A razão do mau funcionamento de uma caldeira inserida num circuito de circulação natural é o não cumprimento das inclinações ou a presença de bolsas de ar.

Em circuitos de aquecimento com circulação forçada esse problema não existe, pois o refrigerante se move pelo sistema sob a ação de uma bomba de circulação. Além disso, não nos deteremos no funcionamento da caldeira a gás em si, mas consideraremos exclusivamente os problemas de abastecimento de água quente, assumindo que a caldeira funciona normalmente em modo de aquecimento.

O que fazer se a caldeira não aquecer a água?

Ao combinar as funções de aquecimento e abastecimento de água quente numa caldeira, surgem frequentemente situações em que o sistema de aquecimento está a funcionar, mas não há água quente. Os problemas de AQS também podem manifestar-se de outra forma - o volume de água aquecida pode ser insuficiente ou a temperatura pode ser inferior ao necessário.

Em alguns casos, pode ocorrer uma situação quando sai água quente ou fria da torneira. Há também uma explicação razoável para isso, e a causa desse fenômeno também é facilmente eliminada.

Trocador de calor secundário entupido

O crescimento excessivo do trocador de calor com depósitos de sal é a causa mais comum da diminuição da eficiência do abastecimento de água quente. Como resultado da formação de incrustações, não apenas o volume do trocador de calor diminui, mas também ocorre uma diminuição significativa na temperatura da água.

Escala no trocador de calor
A incrustação reduz o volume de permeabilidade do líquido ao longo do circuito e, depositada nas paredes do trocador de calor, reduz sua condutividade térmica

Isso se deve ao fato de a água não entrar em contato com o metal do trocador de calor, mas sim com incrustações, cuja condutividade térmica é significativamente menor. A incrustação é muito instável e pode rachar e separar-se. Mesmo um pequeno pedaço ou placa de escama pode simplesmente bloquear o fluxo do líquido.

Existem duas maneiras de limpar o trocador de calor - mecânica e química. O primeiro é muito problemático e sua eficácia é muito menor. Além disso, em alguns modelos, a desmontagem independente do trocador de calor pode ser não apenas difícil, mas também praticamente impossível.

Limpeza química do trocador de calor bitérmico

A lavagem é realizada sem desmontar o trocador de calor, para realizar o procedimento será necessário um booster com volume de 20-30 litros. Antes de iniciar o trabalho é necessário drenar refrigerante do sistema de aquecimento usando uma torneira Mayevsky.

Encha o reservatório auxiliar com a solução de lavagem e coloque as mangueiras no recipiente, cujas extremidades livres estão conectadas aos tubos do trocador de calor. A movimentação do líquido só é possível sob a ação de uma bomba de circulação, que deve estar conectada a uma das mangueiras.

Lavando o trocador de calor bitérmico
As pontas das mangueiras devem ser colocadas nos tubos do trocador de calor, e as pontas livres devem ser colocadas em um booster com líquido de lavagem, conectando a bomba de circulação. O trabalho pode ser realizado sem remover o trocador de calor

Seria ideal conectar uma bomba reversível com capacidade de alterar a direção do fluxo do fluido. Resta ligar a caldeira para aquecimento a uma temperatura definida de 50-60 graus e deixar actuar 15 minutos, mudando periodicamente o sentido de circulação.

Limpeza química do trocador de calor secundário

A lavagem do trocador de calor secundário de uma caldeira a gás de circuito duplo pode ser realizada de maneira semelhante à lavagem de um trocador de calor bitérmico. Porém, é preciso levar em consideração que o trocador de calor secundário é facilmente removível, portanto você pode melhorar a qualidade da limpeza desmontando-o.

Para ter acesso ao trocador de calor é necessário desmontar o painel frontal da unidade e deslocar a unidade de controle para o lado. O trocador de calor é fixado na parte inferior com dois parafusos, que podem ser facilmente removidos desparafusando-os.

Extraído de forma mais eficaz de um local regular trocador de calor para lavagem coloque em um recipiente com solução salina e ferva. Em vez de um produto doméstico adequado, você pode usar uma solução de ácido cítrico a 20%.

Limpando o trocador de calor fervendo
Bons resultados podem ser alcançados fervendo o trocador de calor secundário em uma solução de lavagem

Na limpeza de qualquer trocador de calor, a etapa final é o enxágue com água limpa. Esta medida é necessária para remover vestígios de uma substância quimicamente agressiva e interromper seu efeito nas paredes do trocador de calor.

Existe outra forma de limpar o trocador de calor - hidrodinâmica. Sua implantação requer equipamentos especiais e controle de pressão em cada etapa da limpeza. Portanto, sem conhecimentos e habilidades especiais, fazer você mesmo pode ser perigoso.

A limpeza regular do trocador de calor evitará a necessidade de utilização de compostos muito agressivos e permitirá prolongar sua vida útil. Recomenda-se limpar o permutador de calor anualmente no final da estação de aquecimento.

Problemas com o sensor de fluxo

Uma possível razão pela qual uma caldeira a gás pode parar de aquecer água é um problema com o sensor de fluxo. O dispositivo é um pequeno ventilador que gira sob a influência do fluxo de água. Como resultado da rotação, um sinal é enviado ao painel de controle para aquecer a água. Devido ao entupimento, o ventilador pode parar de girar.

Você pode eliminar o bloqueio sem desmontar o dispositivo. Para limpá-lo, basta abrir e fechar várias vezes a torneira de abastecimento de água. Se tais ações não derem o resultado desejado, será necessário remover o sensor e limpá-lo.

Para fazer isso você precisa:

  • Desligue a caldeira a gás da rede elétrica;
  • Feche a torneira de abastecimento de água;
  • Drene a água da unidade.

Normalmente, o sensor de fluxo é preso com um suporte, ao removê-lo você pode remover facilmente o dispositivo. O conjunto é removido completamente, para remover a parte interna é necessário girar as peças na ranhura. Durante a desmontagem, deve-se limpar a malha do filtro e remover a turbina.

Freqüentemente, as pás da turbina ficam cobertas por uma camada de ferrugem que precisa ser completamente limpa. Se você remover os três grampos, poderá remover a própria turbina para limpar o plano interno de seu pouso. Agora só falta remontar na ordem inversa.

Limpando o Sensor de Fluxo
Ao desmontar o sensor de fluxo, é necessário limpar o filtro e as pás da turbina

Se a limpeza do sensor de fluxo não trouxer o resultado desejado e não houver água quente, será necessário substituir todo o conjunto.

Mau funcionamento do sensor de temperatura AQS

O problema manifesta-se no facto da caldeira arrancar, mas após alguns minutos apaga-se, apresentando um código de erro. Isto indica um mau funcionamento do sensor que determina a temperatura do abastecimento de água ao circuito AQS. Para saber se o sensor está funcionando, é necessário medir a resistência com um multímetro.

Depois de ler as instruções, é necessário verificar o resultado obtido com a temperatura real do sensor. Se o sensor à temperatura ambiente mostrar um resultado correspondente a uma temperatura da água de 60 graus, é óbvio que o sensor está com defeito e precisa ser substituído.

Considerando que o sensor está em contato direto com a água, para substituí-lo será necessário não só fechar a torneira de abastecimento de água, mas também zerar completamente a pressão.

Problemas com a válvula de três vias

Se, ao ligar a água quente, se notar que a caldeira a gás aquece mal a água ou a água corre completamente fria, isso indica que o refrigerante circula apenas pelo circuito de aquecimento. A razão está no entupimento ou falha válvula de três vias.

Normalmente, uma válvula de três vias falha devido à contaminação excessiva. Além disso, como resultado do funcionamento, pode ocorrer desgaste da haste e falha do motor elétrico por perda de estanqueidade. Para retirar a válvula de três vias é necessário desligar a caldeira da rede e escoar a água do sistema.

Válvula de três vias
Você pode limpar a válvula de três vias com suas próprias mãos, em caso de danos mais graves é melhor entrar em contato com um especialista ou fazer você mesmo uma substituição completa

A unidade com problema deve ser desconectada de todas as conexões tubulares e todos os fios elétricos devem ser desconectados. A válvula de três vias pode então ser removida para inspeção e limpeza.Esteja preparado para o fato de que um pouco de água pode vazar quando os tubos forem desconectados.

Na maioria das vezes, resíduos de incrustações são encontrados dentro da válvula de três vias, o que interfere na passagem normal da água. Após serem removidos, o dispositivo volta a executar suas funções. Se o motor que movimenta a esfera interna falhar, é melhor não recorrer a reparos, mas sim substituir todo o conjunto.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo a seguir mostrará como limpar o sensor de fluxo:

Uma caldeira a gás de circuito duplo é um dispositivo bastante complexo, cuja reparação nem sempre é possível com as próprias mãos. Mas se surgirem problemas com o abastecimento de água, então, com base no material apresentado, você poderá identificar de forma independente a causa da avaria.

Sabendo quais componentes e peças afetam o funcionamento do abastecimento de água quente e tomando as medidas preventivas adequadas em tempo hábil, você pode garantir o funcionamento ininterrupto e de longo prazo do equipamento.

Gostaria de nos contar como restabeleceu o funcionamento do circuito de preparação de água quente com as próprias mãos? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários no formulário abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Bóris

    É possível operar um sistema de aquecimento aberto exclusivamente sem abastecimento de água quente?
    de uma caldeira a gás de circuito duplo?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica