Telhado de duas águas faça você mesmo para um gazebo: diagramas, desenhos, instruções passo a passo
Se você precisa de um prédio grande para relaxar com um grupo grande, então a melhor opção seria um mirante com telhado de duas águas. A única dificuldade que pode surgir durante o processo construtivo está relacionada à união e balanceamento das pernas do caibro.
O conteúdo do artigo:
Vantagens de um telhado de duas águas
O desenho com duas inclinações simétricas permite construir coberturas para gazebos bastante grandes. A única desvantagem, quando comparada com uma cobertura inclinada, é o aumento do consumo de materiais para a disposição da moldura e colocação da cobertura na cobertura do mirante.
Características do esquema de empena:
- Com o cálculo adequado, a cobertura do mirante pode suportar ventos fortes, chuva e uma camada de neve de até 50 cm de espessura. Os telhados de inclinação única e de quadril são muito inferiores aos telhados de duas águas.
- O sistema de vigas de um telhado de duas águas é equilibrado: as duas vertentes repousam sobre a cumeeira e compensam mutuamente a pressão do peso das vigas na direção horizontal. Os telhados dos galpões sempre tiveram problemas de pressão lateral.
- O design e a aparência de um mirante com telhado de duas águas revelam-se muito mais atraentes do que os edifícios de passo único.
Curiosamente, é o último ponto que na maioria das vezes se torna o principal critério na escolha do tipo de cobertura de um mirante.A construção de um mirante com telhado de duas águas deve começar com a seleção do sistema de vigas e fundação.
Os telhados de duas águas são duráveis e confiáveis, mas somente se tiverem uma base rígida. Não adianta construir um mirante de capacidade “normal” com telhado de duas águas sobre pilares ou palafitas. Você precisa fazer MZF ou preencher a laje.
A segunda opção é mais preferível, embora exija fundos adicionais para despejar concreto. Isso ajudará a evitar a maioria dos problemas associados às encostas superficiais, à presença de águas superficiais e ao levantamento do solo na casa de verão.
Saudável: Instruções passo a passo para organizar um telhado inclinado faça você mesmo
Construção e projeto de telhado de duas águas
Os elementos principais são a estrutura da viga, a fundação e os postes verticais. Você também precisará escolher o tipo certo de cobertura. É aconselhável não usar ardósia ou telhas metálicas para o gazebo. Este é um telhado para uma casa de banhos ou celeiro. As telhas ondulina ou betuminosas são as mais adequadas.
Estruturalmente, a estrutura do telhado consiste em duas fileiras de vigas (pernas de viga), colocadas em pares, uma em frente à outra e conectadas por uma viga de cumeeira horizontal. A cumeeira assenta em suportes verticais nas empenas e no centro do tecto. Cada fileira de vigas forma uma inclinação do telhado.
As extremidades inferiores das vigas repousam na estrutura superior do gazebo. As ripas horizontais e as contra-ripas são costuradas no topo das vigas. Uma película de barreira de vapor e uma cobertura são colocadas sobre eles.
A coisa mais difícil na disposição de um telhado de duas águas é alinhar corretamente as vigas para que a cobertura colocada na encosta não fique saliente como uma “bolha” e não haja buracos.Além disso, atenção especial deve ser dada à viga de cumeeira, que deve ser perfeitamente plana e resistente para que não se forme vão na borda do telhado de duas águas e o telhado não vaze durante a chuva.
Projeto e cálculos
A maioria dos construtores amadores tradicionalmente constrói um gazebo sem desenhos: alguns pequenos esboços são suficientes. Na verdade, isso não é totalmente correto, pois o detalhamento dos nós no desenho permite calcular antecipadamente as dimensões e determinar o tipo e a quantidade de fixadores.
Você nem precisa fazer o design sozinho, mas use um projeto pronto como modelo.
Todas as dimensões podem ser reduzidas ou aumentadas proporcionalmente às indicadas no desenho. Um mirante não é uma casa, então não haverá um grande erro. E para não calcular mal a resistência das vigas, pode-se usar madeiras e tábuas com pequena margem de espessura.
Para estruturas de madeira, esta abordagem funciona sem problemas. Ao construir uma estrutura metálica de gazebo, é necessário recalcular a seção transversal, pois existe o risco de flacidez em seções muito longas do telhado de duas águas.
Quais ferramentas e materiais serão necessários
Para construir uma estrutura de gazebo você precisará de:
- madeira 200x200 - para suportes verticais;
- viga 150x150 - para acabamento superior, viga cumeeira, bancada de apoio;
- compensado ou placa OSB com 9 mm de espessura.
- além disso, você precisará de uma laje, uma placa com bordas de uma e duas polegadas.
Antes de colocar a madeira para trabalhar, você precisará passar por cima da madeira e tábua com uma plaina elétrica. Antes de instalar telhado de duas águas e suportes, o material deve “ganhar” umidade.
Como cobertura são utilizadas telhas betuminosas, meia tonelada de brita e 400 kg de areia limpa peneirada.A laje precisará ser reforçada, então será usado reforço de 6 a 8 mm para a moldura, talvez até fibra de vidro.
Além disso, todas as peças de madeira são revestidas com verniz protetor e bem secas. Recomenda-se tratar os elementos do telhado de duas águas antes da instalação. Então, após terminar a construção do mirante, toda a árvore precisará ser aberta novamente.
Ferramentas que você precisará:
- uma serra circular;
- martelo, Machado, serra manual, búlgaro;
- plaina elétrica;
- furadeira elétrica, Chave de fenda;
- gancho para amarrar reforço;
- Você também precisará de fixadores - pregos de 90 a 120 mm, parafusos auto-roscantes.
Além disso, você precisará estocar uma pá e uma régua. Concreto e todas as outras ferramentas e materiais podem ser adquiridos conforme necessário. A fixação do concreto leva 7 dias e a montagem de um telhado de duas águas com as próprias mãos, 5 dias, desde que tenha pelo menos um auxiliar.
Construção DIY - instruções passo a passo
Em primeiro lugar, é necessário fazer uma fundação em laje. No local destinado à construção do mirante, é cortada a camada superior do solo, no fundo é colocada uma camada de areia com brita, filme e várias fileiras de tijolos. Sobre eles será colocada a moldura de reforço da laje.
É melhor comprar concreto pronto. O vazamento de 2 a 3 metros cúbicos de uma máquina garante placas de alta qualidade. É verdade que a superfície da laje deverá ser nivelada com as próprias mãos. A base vazada do gazebo é coberta com filme e deixada por 4-5 dias.
Instalação de suportes verticais sob a cobertura de duas águas do mirante
Após o corte dos suportes de 2,5 m, bem como da madeira para o acabamento superior, todas as peças são retiradas e armazenadas na laje. Os suportes verticais serão instalados diretamente na fundação, sem qualquer impermeabilização.
Nos locais de instalação dos pilares, placas de aço dobradas (espessura do metal 4 mm) são costuradas no concreto. Isso é melhor do que instalar um telhado de duas águas maciço em pregos ou vigas embutidas.
Cada suporte vertical é nivelado verticalmente através de um nível de edifício, fixado com duas escoras à fôrma e aparafusado à placa com parafusos auto-roscantes.
Imediatamente após os pilares é necessário fazer a moldura superior da moldura do gazebo. Para isso, utilize madeira com cortes nas pontas de ½ espessura.
As peças de trabalho são levantadas em suportes e instaladas. Agora você precisa fixar as partes do acabamento superior. Para isso, são feitos furos nas vigas nos cantos.
Em seguida, hastes de reforço de 8 mm e 300 mm de comprimento são marteladas nos furos.
A parte inferior da estrutura do gazebo está pronta.
Instalação de estrutura de telhado de duas águas
O primeiro passo é instalar a viga cumeeira. Para tal, é colocado um suporte vertical sob a cumeeira na empena esquerda da cobertura.
Depois colocam um suporte intermediário (tive que apoiá-lo temporariamente com uma vara) e o da extrema direita.
Após o nivelamento, você pode instalar a viga cumeeira do telhado de duas águas.
A estrutura do mirante revela-se bastante maciça: a base da cobertura de duas águas é montada com madeira e tábuas de secção excessivamente grande. Além disso, a fundação é uma laje, uma das opções mais duráveis e rígidas. Em geral, o resultado é uma estrutura muito durável, sem moldura inferior e piso acabado.
A elevada rigidez da moldura permite não cortar cada caibro separadamente, mas sim fazer um gabarito de uma tábua e utilizá-lo para recortar todos os caibros de uma fiada do telhado de duas águas.
Ao mesmo tempo, você pode pintar todas as vigas antes de instalá-las na estrutura do telhado. As vigas da viga são levantadas na estrutura superior do gazebo e fixadas aos pares na cumeeira.
Agora você precisa aparar as pontas das vigas e bainhar as saliências do telhado de duas águas. Para cortar uniformemente, em uma linha, você precisa apertar o cordão e, em seguida, cortar todas as bordas salientes com uma serra circular manual.
As pontas das vigas são costuradas com borda de 9 mm. Esta é a espessura das placas OSB que serão utilizadas para cobrir o telhado de duas águas.
As vigas estão pregadas.
Preparando o telhado do gazebo para cobertura
As primeiras tiras de acabamento são costuradas nas extremidades das vigas com apenas alguns pregos. O problema é costurá-lo de forma que a borda superior coincida com a superfície da laje. Portanto, a faixa de acabamento fica apenas ligeiramente agarrada às vigas. Cada folha OSB colocada em uma estrutura de empena tem uma curvatura de geometria quase imperceptível. Embora o material esteja na base do mirante, é quase impossível identificar a curvatura.
Portanto, após o assentamento nas vigas do caibro, cada folha e prancha é cuidadosamente alinhada, ajustada e só então fixada nas vigas. Depois que todas as folhas forem aparafusadas à estrutura da viga do gazebo, os suportes adicionais podem ser removidos. OSB segura uma moldura de empena não pior do que o revestimento, para que você possa andar no telhado sem medo de deformar a parte superior do edifício.
A próxima etapa do trabalho é instalar uma faixa de vento com formato especial ao redor do perímetro do telhado de duas águas, especificamente para telhas betuminosas. Para evitar problemas de vazamento de água sob a cobertura, a junta é tratada com mástique impermeabilizante.
Colocação de telhados
Em seguida, você precisa colocar uma faixa inicial de telhas betuminosas ao longo da borda da encosta. O trabalho é difícil, é preciso se afastar do mirante de vez em quando para avaliar a uniformidade da disposição da borda inferior da cobertura.
Tradicionalmente, os pacotes de telhas betuminosas são desempacotados e misturados.Pode acontecer que as telhas tenham tonalidades diferentes. Portanto, se você colocar telhas diretamente da embalagem no telhado do mirante, poderá acabar com uma mancha colorida no telhado de duas águas.
A cobertura do gazebo é preenchida com um grampeador. As juntas entre placas OSB devem ser coladas com mástique impermeabilizante.
O padrão de assentamento é utilizado para todo o telhado, exceto para a costura da cumeeira. As telhas são colocadas sobre toda a superfície da cobertura de duas águas, não atingindo 3-4 cm da linha de junção entre as encostas.
Se não houver ventos fortes e chuva no local onde está construído o mirante, a maneira mais fácil é selar a junta com pedaços de telha sobre aroeira, seguida de cobrir com pregos.
Se o tempo tempestuoso não for incomum, a cumeeira deve ser coberta com um canto de metal galvanizado, pintado na cor da faixa de vento ou da cobertura.
Para você: Como fazer um gazebo 3 por 4 com as próprias mãos
Instalação de lança
O telhado de duas águas do mirante revelou-se maciço, a resistência dos suportes de madeira é suficiente para suportar uma estrutura mais pesada. Mas há uma circunstância - se na parte inferior os pilares são fixados à fundação por meio de uma espessa chapa de aço, na parte superior do mirante os fechos são limitados a duas hastes de aço.
Portanto, para compensar a carga de cisalhamento (horizontal) no mirante, que ocorre durante fortes rajadas de vento, é necessário instalar lanças, duas para cada suporte.
Os detalhes não só fortalecerão as escoras do telhado de duas águas, mas também “enobrecerão” o design. Com bujarronas, o mirante fica semelhante a cabanas de montanha no estilo Chalet.
Resultados
Construir um grande mirante com telhado de duas águas na dacha exige paciência e considerável força física. Você tem que trabalhar com madeira maciça e vigas grossas.Além disso, cobrir adequadamente um telhado de duas águas com telhas asfálticas requer habilidade e paciência.
Conte-nos sobre sua experiência na construção de edifícios com telhados de duas águas. A quais recursos de design você deve prestar atenção primeiro? Quão justificado é o uso de um esquema de empena? Compartilhe também o artigo nas redes sociais e marque-o como favorito, isso ajudará no desenvolvimento do site.
O tamanho da madeira é simplesmente incrível, mas por que não poderiam ter usado material menor? 200x200 é para uma casa; construir um gazebo provavelmente será caro.
O cara fez tudo certo. O vão entre os apoios é de 4 m e a cobertura é pesada. Além disso, considere o vento e a neve. Para gazebos de madeira esta é a única opção possível. Você pode montá-lo de 70x70, mas vai demorar de três a quatro vezes mais. Além disso, dá trabalho e não é fato que será tão forte.