Como fazer um gazebo 3 por 4 com as próprias mãos: desenho, dimensões, marcações
A primeira coisa que vem à mente na hora de escolher um local para relaxar é a localização e o tamanho do local.Geralmente há espaço suficiente na dacha, e tudo fica claro com o tamanho, a melhor opção seria um mirante 3 por 4 com telhado de duas águas, de preferência em um canto do local protegido do vento.
O conteúdo do artigo:
Construção por conta própria
Claro, um gazebo ou dossel 3 por 4 pode ser adquirido pronto ou como um kit de peças. Para a construção, basta trazer o prédio desmontado, fazer uma fundação 3x4 ou ainda maior e montar o mirante conforme as instruções.
Mas há uma circunstância: edifícios 3x4 de alta qualidade são bastante caros. Acessível, geralmente de baixa qualidade, é preciso mudar muita coisa. Portanto, é mais fácil e barato fazer um gazebo 3 por 4 com as próprias mãos.
O plano é mais ou menos assim:
- a fundação é montada em suportes de blocos;
- racks verticais são instalados;
- o acabamento superior é executado;
- toras e revestimento são instalados;
- o telhado está colocado.
Se necessário, as lanças são instaladas em racks sob o teto. Por exemplo, se o gazebo 3x4 for muito alto. A última etapa é o acabamento decorativo, envernizamento, pintura.
Mas primeiro você precisa selecionar o material e marcá-lo. Para construir um mirante em madeira 3x4, será utilizada madeira 100x100 mm. O material deverá ser limpo e lixado previamente.
Não faz sentido pré-cortar a base de um gazebo 3x4 no tamanho certo, você pode facilmente cometer um erro. Portanto, o remate inferior será montado sequencialmente a partir dos blanks, cortando a madeira, como dizem, no lugar.
Marcação
A versão colunar clássica será usada como base. O tamanho do gazebo é 3x4, com altura de moldura de teto de 2,5 m.Graças ao telhado de duas águas, a caixa fica equilibrada e não haverá forças laterais. Portanto, bastará simplesmente colocar corretamente os blocos de suporte nos furos e nivelá-los.
Se fosse planejado fazer um mirante do mesmo tamanho, 3x4, mas com telhado inclinado, então em vez de blocos seria necessário lançar estacas no solo.
O primeiro passo é preparar a área para o mirante - cortar a grama, limpar a superfície, retirar os detritos. Em seguida, você precisa marcar o contorno do futuro acabamento superior. Por enquanto, basta medir um contorno 3x4 com alfinetes cravados no solo e uma linha de pesca (corda de pintura) esticada entre eles.
O próximo passo é colocar 12 blocos de PBS no chão em três fileiras. Primeiro nos cantos, depois coloque as oito restantes, quatro peças em cada linha.
A seguir, quatro espaços em branco para o futuro acabamento inferior são dispostos nos blocos. Eles também serão 3x4. Agora você precisa fazer o seguinte:
- Usando uma fita métrica, meça o comprimento de ambas as diagonais. A posição da viga deve ser ajustada para que as diagonais tenham o mesmo comprimento;
- Depois de fixar as vigas, é necessário ajustar a posição dos blocos de canto e de linha. É necessário que todos os blanks de madeira fiquem apoiados na parte central dos blocos de PBS.
- Agora você precisa marcar a posição dos blocos de apoio no solo e proceder ao arranjo da base do mirante 3x4.
Fundação
A construção da fundação de um edifício 3x4 começa cavando buracos para cada bloco separadamente. É raro encontrar uma plataforma horizontal relativamente plana para um gazebo 3x4. A maioria das áreas tem uma inclinação entre 3-10Ó.
Portanto, simplesmente cavar um buraco com a profundidade necessária e instalar um bloco não funcionará.Além disso, os pilares devem repousar sobre uma almofada de areia compactada ou mistura de cimento e areia se o solo sob a fundação do mirante 3x4 for muito macio (chernozem).
Você deve proceder da seguinte forma:
- os cabos são puxados;
- o bloco é removido;
- É cavado um buraco e colocada areia úmida ou argamassa de cimento no fundo.
Neste caso, é necessário ajustar a altura da almofada retirando areia ou argamassa com as mãos. A seguir, é necessário colocar o bloco no buraco, bater cuidadosamente nas bordas com um martelo de madeira para nivelá-lo em altura (ao longo do cordão), e a superfície de apoio também fica no plano horizontal.
Se os blocos forem colocados apenas na areia, você poderá sobreviver apenas com uma almofada de areia. Para mandris maciços medindo 3x4, será necessário colocar um pedaço de geotêxtil sob o bloco, depois uma mistura de areia e cascalho fino, e só então jogar uma pequena quantidade de argamassa de cimento e areia.
Cada pilar é composto por dois blocos de 19 cm de altura e todos os suportes devem ser constituídos por dois PBS.
Se, devido à inclinação do local, um bloco for suficiente para a fundação de um lado do mirante e dois PBS forem necessários no lado oposto, será necessário nivelar a fundação 3x4 em altura, alterando a profundidade de o buraco, ou planeje previamente a área horizontalmente - corte parte da camada superficial do solo. Uma área 3x4 pode ser limpa com uma pá em 4-5 horas de trabalho.
Arnês inferior
Após o congelamento dos suportes, os espaços em branco dos acordes inferiores são devolvidos ao seu lugar. Ao mesmo tempo, verificam mais uma vez as diagonais e as dimensões 3x4 da futura estrutura do gazebo.
O próximo passo é montar as conexões nos cantos. Uma das vigas é serrada “ao meio”. A espessura da espiga é medida e a extremidade da segunda viga é serrada ao longo dela. Ou seja, eles começam a construir um arnês 3x4 a partir de um esboço geral.
Agora as juntas precisam ser fixadas nos suportes e pintadas. Inicialmente, você precisará fazer furos na conexão e também no poste. Isso é necessário para instalar o pino. Você precisará colocar um pedaço de feltro de vidro em ângulo e tratar a própria junta com óleo secante ou impregnação protetora.
Como o tamanho do gazebo é 3x4, uma viga central é utilizada na estrutura inferior. Também é cortado no contorno com um corte preliminar com extremidade de metade do tamanho. Neste caso, a espessura de ambas as peças é verificada cuidadosamente. Depois de instalar o jumper na estrutura do gazebo, a viga não deve se projetar acima da superfície do contorno.
Pilares
Quase toda a estrutura do mirante 3x4 é montada com o mesmo tipo de material - madeira 100x100 mm. Isso possibilita uma utilização mais racional do material. Por exemplo, para os pilares do mirante, serão utilizados os restos dos blanks cortados na disposição da moldura inferior de 3x4 m.
Os pilares ou suportes verticais são peças de madeira com 225 cm de comprimento e um entalhe no topo. Os blanks são pré-tratados com verniz e secos. São necessários um total de 10 postes para um gazebo 3x4.
Cada poste de suporte é colocado acima do bloco de fundação e alinhado verticalmente ao longo de dois planos.
O mastro é preso à estrutura inferior do gazebo por meio de dois ângulos de aço.
Para evitar que os pilares caiam antes da montagem da parte superior do mirante, os postes verticais são reforçados com escoras acolchoadas.
Quatro postes de canto claramente não são suficientes para um gazebo 3x4. Eles ainda suportam um telhado simples ou um telhado colocado no teto, mas em geral a rigidez do edifício não é suficiente. Portanto, nas laterais compridas do mirante é necessário instalar mais dois suportes verticais intermediários, como no desenho.
Eles ficarão 2,5 cm mais altos que os postes de canto, ou seja, na hora de instalar o remate superior será necessário fazer um corte na madeira para união com os postes intermediários.
Portanto, antes de instalar todos os racks, é necessário medir e cortar cada viga longitudinal da estrutura superior do mirante em 2,5 cm. Ao mesmo tempo, experimente de forma que as ranhuras coincidam em tamanho com as cabeças dos suportes intermediários.
Arnês superior
A construção do contorno superior do mirante começa com a instalação das vigas mais longas com cortes para dois pilares adicionais. Para não complicar a montagem do mirante 3x4, ainda não foram instalados suportes intermediários. Serão montados no remate inferior e superior um pouco mais tarde, após o nivelamento das terças superiores.
Antes do assentamento, a parte mais longa do contorno superior é serrada nas pontas “em meia árvore” e colocada em postes de canto.
Antes da fixação final, as vigas longas devem ser verificadas quanto ao nivelamento. Se não verificar, existe o risco de o telhado 3x4 ficar com uma ligeira inclinação lateral.
Agora você precisará colocar as vigas curtas da estrutura superior do mirante com a união ao longo das partes serradas nos cantos.
Nos pontos de corte são feitos furos para fixadores e aparafusados parafusos auto-roscantes de carpintaria com cabeça sextavada.
Agora você pode instalar os suportes verticais intermediários do mirante 3x4. Cada poste é inserido em uma ranhura e preso à viga da estrutura superior do gazebo com pregos comuns. Antes de martelar os fixadores, é necessário fazer furos na madeira para não rachar a madeira.
De maneira semelhante, barras curtas de três metros do acabamento superior são cortadas e serradas. Todos os postes intermediários são fixados à base inferior do gazebo por meio de cantos. Pelo menos dois cantos para cada rack.
Teto
A moldura da cobertura do mirante é feita em esquema de empena.Com um tamanho de 3 por 4, o telhado exigirá 4 pares de vigas.
Para um gazebo 3x4, foi selecionado um telhado bastante maciço, projetado para suportar intempéries, chuvas fortes e vento. As vigas serão feitas de quarenta tábuas de 150 mm de largura, as peças auxiliares serão cortadas de restos de madeira.
O comprimento de uma viga é de pelo menos 180 cm, e de um par - até 3,8 M. Se levarmos em conta as dimensões do mirante 3x4, levantar e serrar vigas pesadas nas escadas é extremamente inconveniente. Portanto, todo o trabalho de montagem é realizado abaixo, no solo ou em uma bancada.
Primeiro você precisará fazer um modelo com duas vigas e um lintel. O gabarito feito de tábuas é elevado até a estrutura superior do telhado e fixado verticalmente na empena.
A seguir, na borda inferior das vigas, marque os contornos do corte da superfície de apoio. Como o erro na montagem de uma cobertura em moldura 3x4 é bastante grande, será necessário outro levantamento da moldura superior para garantir que o corte seja feito corretamente.
Agora, usando o gabarito, você pode fazer um par de caibros para a parede posterior e depois para as duas intermediárias.
Cada par é reforçado com uma tira de espaçadores (pregados). Além disso, ao longo da linha de junção, as duas partes são apertadas com parafusos autoatarraxantes.
No interior, a junta é reforçada com uma placa metálica. Na estrutura superior do gazebo, cada par é fixado com cantos de metal
Neste caso, para um mirante 3x4, a estrutura do telhado é montada nas mesmas vigas. Não existe viga de cumeeira como tal. Os postes verticais de acabamento inferior e superior são feitos de madeira bastante maciça de 100x100 mm.
O tamanho de todo o edifício é pequeno, apenas 3x4 m, portanto não há necessidade especial de incorporar uma viga de cumeeira adicional.Além disso, o telhado do mirante deve ser feito de telhas metálicas, para que não haja deflexão ou deformação das pernas do caibro, mesmo que haja uma camada de neve de meio metro no telhado do mirante.
Mas o uso de um telhado sem cumeeira impõe certas restrições. Para um mirante 3x4, o comprimento das saliências não deve ultrapassar 30 cm.Se precisar fazer uma pequena cabana 3x4 no estilo chalé terá que fazer uma viga de cumeeira com apoios no teto.
A rigidez longitudinal da estrutura do telhado é garantida por um revestimento bastante potente feito de placas de 150x30 mm. Para um edifício com estrutura de 3x4 m, podem ser utilizadas ripas mais finas e uma viga de cumeeira com escoras. Mas neste caso, uma solução mais razoável é reforçar o revestimento.
O esquema de colocação de tábuas nas vigas é o mesmo, são feitos furos e depois cravados pregos.
Após o torneamento, as saliências (extremidades cortadas das vigas) são bainhadas com uma tábua de cornija. Neste caso, utiliza-se uma chave de fenda com parafusos “amarelos”.
Corrimãos transversais
A cerca é construída com peças separadas, embutidas entre os postes verticais do mirante. Neste caso, para um edifício medindo 3x4, você precisará cortar 11 peças “curtas” de um tabuleiro quarenta. O comprimento dos blanks para o lado de três metros é de 85 cm, para o lado de quatro metros - 140 cm, este último deverá ser ajustado ao tamanho, pois a distância entre os postes verticais do lado comprido pode ser diferente.
As peças de trabalho serão cortadas entre os postes, portanto, o comprimento de cada uma e a profundidade do corte deverão ser selecionados. O ideal é fazer uma ranhura no suporte de até 1 cm de profundidade. Mas para mandris medindo 3x4 a partir de 100 metros quadrados de madeira, se necessário, você pode fazer mais.
A junta cortada deverá ser limpa, lixada se possível e aberta com verniz.Antes de instalar o corrimão, as superfícies finais das travessas (bem como as ranhuras) são esfregadas com uma vela de cera. Isso facilita a instalação da travessa na ranhura. Idealmente, a cerca do gazebo deve ser inserida manualmente, mas pode ser levemente derrubada.
Importante! Se a peça de trabalho estiver apertada, você não poderá vencê-la; será necessário aparar as pontas. Se você bater com força, poderá quebrar os fixadores ou deformar os racks. A estrutura 3x4 não é rígida o suficiente para suportar a montagem do martelo.
Teto
O telhado do gazebo é coberto de metal. O papelão ondulado pode ser utilizado como cobertura, é mais fácil de instalar e não requer cálculos, preparação de revestimento ou parafusos especiais.
As telhas de metal custarão o dobro. Primeiro você precisará calcular corretamente o número de folhas com largura de 118-119 cm por declive. As dimensões reais da superfície coberta do telhado do mirante 3x4 podem diferir das calculadas. Tudo depende do comprimento das vigas e saliências. Além disso, na maioria dos casos, a moldura superior do gazebo é um pouco maior ou um pouco menor que 3x4 e também está longe do formato retangular ideal.
Portanto, cada inclinação do telhado deve ser medida individualmente - em comprimento, largura e diagonal, e cada metro deve ser verificado. Só assim é possível calcular a área real de um telhado 3x4.
Uma folha será colocada ao longo de todo o comprimento: da linha da crista até o painel frontal. Antes de comprar telhas metálicas, você precisa saber com antecedência a inclinação vertical da onda. A etapa em que os parafusos serão aparafusados no revestimento do telhado depende disso. Pode acontecer que a saliência da borda da chapa seja pequena. Conseqüentemente, o fluxo normal de água na calha não funcionará.
Na última etapa, você precisará costurar tiras de vento e cumeeira no telhado do gazebo. Tudo é fixado com parafusos auto-roscantes.A qualidade de um telhado 3x4 será determinada pela primeira ou segunda chuva.
Vigas e piso
Em primeiro lugar, você precisa escolher um layout de piso. Pode ser compensado ou, mais frequentemente, folhas OSB (18 mm), costuradas diretamente nas vigas do acabamento inferior. Este esquema é permitido para pisos de 3x4 m, desde que o solo esteja seco e com baixo nível de água no solo. Por exemplo, se o mirante for construído em solo arenoso.
Freqüentemente, os proprietários preenchem uma área 3x4 com uma mistura de areia e cascalho fino. Acredita-se que uma camada de até 10 cm garanta o bloqueio da evaporação da umidade.
Na verdade, isso não é inteiramente verdade, por isso é melhor fazer um deck para solos pretos e margas. Isso significa que são selecionadas para o piso tábuas relativamente grossas de 35 a 40 mm, que são costuradas diretamente nas vigas da estrutura inferior, sem atrasos.
É deixado um espaço de até 5 mm entre as placas, graças ao qual a umidade escapa facilmente do subsolo.
Para um mirante 3x4, a distância entre as vigas é de 90-100 cm, o que é suficiente para segurar as tábuas do piso sem flacidez. A única condição para a utilização de tal esquema é o tratamento anual das placas com óleo ou verniz protetor.
Decoração e design de interiores
Para melhorar a aparência, pode-se usar torneamento ou fazer a cerca totalmente fechada em policarbonato.
Por exemplo, se um mirante para residência de verão for construído no jardim ou próximo aos canteiros, então, em vez de tornear, pode-se esticar uma malha ou fazer um suporte de arame para uvas e trepadeiras. O lado ensolarado pode ser revestido com policarbonato, as opções são muitas.
Uma seleção para você:
- Gazebo faça você mesmo 3 por 3
- Gazebos DIY feitos de madeira
- Gazebo de tijolos faça você mesmo
- Como construir um gazebo de metal confortável com suas próprias mãos
- Construímos um gazebo de policarbonato com nossas próprias mãos
- Como fazer um gazebo a partir de um tubo perfilado com suas próprias mãos
- Fazemos um gazebo com materiais improvisados com nossas próprias mãos
- Construímos um mirante moderno com churrasqueira para a dacha com nossas próprias mãos
- Como fazer um lindo gazebo com paletes
- Gazebo faça você mesmo com telhado inclinado
- Gazebo hexagonal faça você mesmo
Resultados
Construir um gazebo 3 por 4 com as próprias mãos não é tão difícil quanto pode parecer. Claro, depende muito do material escolhido e das características de design. Neste caso, utilizou-se uma viga maciça, uma simples inserção em meia árvore, ligações com pregos e parafusos auto-roscantes com um número mínimo de escoras e lanças.
Um gazebo 3x4 pode ser construído com material mais leve, mas neste caso será necessária a experiência e habilidade de um carpinteiro profissional.
Conte-nos sobre sua experiência na instalação de um gazebo 3x4. Como você acha que a fundação e o telhado de um edifício podem ser simplificados? Compartilhe também o artigo nas redes sociais e adicione-o aos favoritos, isso ajudará no desenvolvimento do site.
Remova os pilares internos, instale suportes diagonais, algumas lanças nos pilares sob a estrutura superior e você poderá economizar o material pela metade. Você também pode usar uma laje no telhado, fica mais barato enrolar tudo com papelão ondulado pintado.
Ficou lindo, agora cubra a mesa e alguns bancos com policarbonato, bem colorido. Pode ser convertida em cozinha de verão.
Você tem uma foto do gazebo acabado que foi construído? Pelo que posso perceber, a primeira foto e o vídeo no final do artigo são bastante ilustrativos.