Gazebo 3 por 3 faça você mesmo: desenhos, diagramas, instruções passo a passo

É difícil imaginar um terreno de campo ou uma casa sem um gazebo aconchegante.Um artesão doméstico com certas habilidades, ferramentas e desejo pode criar uma área de relaxamento maravilhosa, um lugar para se comunicar com a família e amigos. Para uma família pequena, um gazebo de 3 por 3, criado por você, é adequado.

Fase preparatória de construção

A decisão de construir um mirante 3 por 3 envolve uma série de ações sequenciais. Em primeiro lugar, trata-se da escolha do local da estrutura. É necessário levar em consideração a rosa dos ventos com as direções predominantes, a posição do edifício em relação às partes do mundo.

Gazebo faça você mesmo 3 por 3

É mais prático orientar a entrada do mirante 3 por 3 para sul, sudeste. É mais conveniente colocar o edifício em uma área plana. Ou faça isso em uma pequena colina para protegê-la da precipitação e do excesso de umidade.

O componente utilitário do projeto é importante:

  1. Colocá-lo directamente ao lado da casa preserva a possibilidade de ligação de comunicações e aumenta a área local, o que certamente afectará o conforto.
  2. A remoção para as profundezas do jardim ou terreno promoverá privacidade, tranquilidade e tranquilidade.
  3. A natureza da construção é fechada o ano todo, ou simples, aberta no verão, o que exigirá um mínimo de materiais e custos financeiros.
  4. A escolha de qualquer terreno para construção de um mirante 3 por 3 deve levar em consideração o panorama que se abre deste local.
  5. O gazebo deve agradar com uma aparência elegante e agradável.

O local designado para construção está livre de entulhos e objetos estranhos. Se necessário, árvores ou galhos interferentes são cortados.Caminhos de comunicação estão sendo estabelecidos.

Opções de implementação

O site foi selecionado e preparado. Começa a próxima etapa de preparação da construção - o que usar para construir um mirante 3 por 3.

A opção mais simples e viável, mesmo para um hacker doméstico inexperiente, é uma estrutura portátil e leve feita de elementos dobráveis. Disponível, prático e barato. A desvantagem é a sazonalidade e a necessidade de espaço de armazenamento. Fraqueza operacional - conexões e peças se soltam com o tempo, desgastam-se e falham gradualmente.

Opções de implementação

Um gazebo de tijolos 3 por 3 é uma estrutura sólida que pode facilmente ser usada como cozinha de verão, ou instalar churrasqueira ou lareira. As desvantagens incluem alto custo e dificuldades significativas para construir com as próprias mãos.

Uma alternativa ao tijolo pode ser o policarbonato. Material moderno, leve e durável. Combina-se facilmente em qualquer forma com pedra, madeira e até meios improvisados. Design artístico espetacular combinado com metal forjado. O ponto negativo é que quando chove faz muito barulho dentro do quarto. O policarbonato também é amplamente utilizado em estruturas fechadas. Portanto, um mirante 3 por 3 proporciona uma sauna a vapor e o efeito de estar em uma estufa.

A madeira é a matéria-prima mais importante para a construção. Baixo peso volumétrico com alta resistência, maciez e facilidade de processamento, excelentes capacidades decorativas. Sem exagero, a dacha será decorada com uma obra-prima criada com as próprias mãos a partir deste recurso.

Desenhos e diagramas

O terreno foi preparado, as dimensões do edifício foram verificadas e o material da estrutura foi selecionado. O próximo passo é a elaboração de um projeto preliminar.Reflete a configuração do futuro gazebo 3 por 3, a localização das peças principais, o conceito de design e os elementos de design. Fotos de projetos concluídos, pavilhões construídos e gazebos de madeira ajudarão.

Com base no desenho do esboço, é preparado um desenho detalhado. Estão sendo estudados a natureza da fundação, o número de apoios, a configuração dos parapeitos e o sistema de caibros. Os desenhos são feitos em escala real com o desenho mais detalhado dos componentes e dimensões finais.

Desenhos e diagramas

Esquemas de interfaces e peças complexas são exibidos em folhas separadas. É mais conveniente usar papel A4 ou papel milimetrado. Se você tiver as habilidades, programas de computador ajudarão, por exemplo, ArCon Pro, AutoCAD.

Desenhos e diagramas permitem ver praticamente o objeto que está sendo construído por todos os lados, calcular as dimensões, a quantidade de materiais e o custo total do projeto.

Ferramentas e materiais

Para construir um gazebo de madeira 3 por 3, você precisará do seguinte conjunto de ferramentas:

  • laser ou nível hidráulico;
  • fita métrica, régua, esquadro, fio de prumo, lápis de carpinteiro;
  • pá, Machado, martelo;
  • furadeira elétrica, batedeira, furadeiras para madeira;
  • serra circular com ângulo ajustável;
  • plaina elétrica, lixa;
  • montagem de serra, quebra-cabeças, caixa de esquadria;
  • Chave de fenda, conjunto de bits;
  • sem-fim elétrico ou de jardim.

Bem como um recipiente para preparação de argamassa de cimento e concreto. Você vai precisar de uma escada braçadeiras, braçadeiras. Você precisa de pincéis e equipamentos de proteção - óculos, luvas, mitenes.

Lista aproximada de materiais para construção:

  1. Viga 150 por 150 mm (revestimento inferior, postes de canto).
  2. Viga 150 por 100 mm (postes em todo o perímetro, abertura de entrada, acabamento superior).
  3. Viga 150 por 50 mm (vigas, caibros).
  4. Tábuas 150 por 50 mm (piso), tábuas 25 por 120 mm (revestimento do telhado).
  5. Cobertura de telhado.
  6. Impregnação retardante de fogo.
  7. Eurolining, vidro, malha protetora.
  8. Parafusos auto-roscantes, cantos perfurados, âncoras, placas, revestimentos, ferragens.
  9. Tijolo, brita, areia, cimento.

A madeira selecionada para construção deve estar seca, não é permitida mais de 22% de umidade, sem rachaduras, danos ou queda de nós. O material defeituoso é indicado por manchas azuis - resultado da vaporização durante armazenamento inadequado, manchas pretas - indicam mofo fúngico. Essas matérias-primas não podem ser utilizadas.

Instruções passo a passo

As instruções passo a passo (neste caso) são a ordem e sequência de trabalho para atingir o objetivo final - a construção e disposição de um mirante de madeira 3 por 3 com as próprias mãos. As instruções explicam as tarefas que precisam ser executadas em uma determinada etapa da construção e não permitem desvios do algoritmo de ações de projeto.

Fundação

Somente pavilhões portáteis feitos de elementos dobráveis ​​podem ser usados ​​sem uma fundação permanente. Todos os outros pavilhões requerem pelo menos uma base simples, mas sólida.

Fundação

O peso de um gazebo de madeira 3 por 3 é pequeno, por isso não é necessário e irracional instalar tiras ou fundações monolíticas. A solução ideal são os suportes colunares. Este tipo de fundação é universal e adequado para qualquer tipo de gazebo, exceto os de tijolos pesados.

Procedimento:

  1. É feito um diagrama e demarcado um local para construção. Estacas de madeira marcam os postes central, de canto e intermediário.
  2. São cavados ou perfurados buracos de até 0,8 m de profundidade, dependendo da densidade do solo.
  3. Uma almofada de areia e brita é colocada e compactada no fundo do buraco.
  4. As fôrmas de até 25 cm de altura são feitas de tábuas ou materiais improvisados ​​​​para formar partes dos pilares de sustentação que se projetam acima do solo. As cavidades preparadas são reforçadas, preenchidas com concreto e instaladas âncoras para montagem do revestimento inferior.
  5. A parte acima do solo pode ser feita de tijolo maciço vermelho queimado.
  6. Durante a obra, o perímetro quadrado e as marcas de nível são monitorados constantemente.

Todo o trabalho adicional é realizado após o endurecimento da solução concreta. A impermeabilização necessária na forma de betume ou mástique borracha-betume é aplicada na parte horizontal superior da coluna de suporte e coberta com uma ou duas folhas de material de cobertura.

Arnês inferior

Esta parte foi projetada para distribuir uniformemente a carga e serve de base para toda a estrutura. A madeira, tratada com composto protetor e preparada de acordo com as dimensões, é assentada na fundação. A instalação é feita serrando “meia árvore”. Furos para âncoras são perfurados.

Uma composição protetora, geralmente betuminosa, é aplicada nas juntas. A montagem é apertada com porcas e arruelas colocadas sob elas. As peças metálicas devem ser pintadas ou galvanizadas. Além da viga perimetral, está instalada outra - a central. Neste caso, é necessário controlar ângulos retos e diagonais.

Moldura e acabamento superior

A moldura é formada por postes de canto e intermediários da mesma altura instalados na moldura inferior. Para um telhado inclinado, a altura mínima dos pilares frontais é de 230 cm, dos pilares traseiros – 200 cm para manter a inclinação. Eles são nivelados e fixados com lanças provisórias feitas de sucata e ripas de madeira.

Moldura e acabamento superior

A fixação final é realizada com buchas, parafusos e ângulos de montagem. A altura é reservada, aproximadamente 1 m em todo o perímetro. Os cantos são instalados e uma viga horizontal é fixada neles. Ele conectará a estrutura e ao mesmo tempo atuará como corrimão. Para maior rigidez, a estrutura é complementada por lanças diagonais. Neste caso, as paredes são revestidas. Via de regra, esta é a parte inferior - ao nível do corrimão. O espaço superior permanece aberto.

O arnês superior é montado da mesma forma que o inferior. Completa a ligação das vigas da moldura e serve de suporte à cobertura. Para reduzir o tempo e facilitar o processo, o circuito superior é montado junto com o circuito inferior, e no momento certo é levantado e montado no topo. Neste caso, o mestre precisará de assistentes.

Chão

Imediatamente após o acabamento inferior, você pode começar a assentar o piso. Então não haverá necessidade de contornar os postes verticais, a prancha ficará mais comprimida pelas cunhas. Além disso, é mais conveniente montar a moldura em um calçadão.

A construção do piso começa com a fixação das vigas. São instalados no perímetro do revestimento inferior, sem se projetarem além do seu nível. O principal truque para o assentamento é orientar corretamente a placa inicial. Se isto for bem sucedido, o progresso da obra será rápido, sem o desmantelamento necessário.

As tábuas, ajustadas à medida, são colocadas sobre cintas e vigas, montadas “em lingueta” ou “em quarto” e fixadas com parafusos auto-roscantes galvanizados. Uma placa macho e fêmea é mais cara, mas a junta macho e fêmea é lisa e forte.

Um quarto de tábua é mais barato e mais fácil de trabalhar. Cabe sobreposto e até de ponta a ponta. No entanto, as lamelas não se ajustam suficientemente, o que pode afetar a qualidade do revestimento. Um fator importante é a aeração do espaço sob o piso.Se necessário, devem ser fornecidos orifícios de drenagem e ventilação.

Teto

O telhado mais simples é um telhado inclinado, facilmente erguido com um mínimo de material. Mas um gazebo de 3 por 3 com esse tipo de telhado parece pouco atraente, lembrando um anexo. Entre as desvantagens estão a instabilidade em relação às cargas de neve, a necessidade de impermeabilizações de alta qualidade devido ao pequeno ângulo de inclinação. O telhado de duas águas é usado principalmente para gazebos retangulares.

Teto

Um gazebo quadrado de 3 por 3 é mais adequado para um telhado de quatro águas. Este sistema de vigas consiste em quatro triângulos do mesmo formato e tamanho. É mais fácil montá-lo completamente na parte inferior e depois levantá-lo, fixando-o na guarnição superior. O telhado bem fixado é revestido com ripa e preparado para o telhado.

Teto

Não existem sutilezas especiais na disposição do telhado. Os materiais de cobertura diferem entre si nas tecnologias de instalação, mas o procedimento de execução da obra permanece comum a todos. Primeiro, uma cobertura é colocada no telhado e cuidadosamente fixada.

Teto

Na próxima etapa, são instalados elementos adicionais - faixas de vento, pára-choques, cumes, vales. Seu objetivo é localizar pontos fracos através dos quais a neve, o vento e a chuva podem penetrar. Além disso, se o projeto prever, é anexado um sistema de drenagem.

Impregnação de pintura

A madeira, como material de construção, é suscetível ao apodrecimento, danos por fungos, insetos e fogo. Para proteção contra o fogo, são utilizados retardadores de fogo - soluções aquosas à base de fosfatos. Eles são aplicados com rolo de pintura, pincel ou pistola. Existem produtos universais com propriedades bioprotetoras de fogo.

Impregnação de pintura

Tradicionalmente, os artesãos combinam a impregnação protetora com a pintura, utilizando o extremamente popular Pinotex Ultra. Juntamente com a proteção, a composição confere à madeira tratada uma tonalidade nobre.

Todo o conjunto de peças e materiais de madeira deve ser cuidadosamente processado antes da construção do mirante. Isso aumentará a vida útil do edifício em muitos anos.

Vidros

As vidraças ajudarão a protegê-lo do vento e da precipitação e tornarão a sua estadia em um gazebo 3 por 3 mais confortável. Será possível utilizar o espaço não só na entressafra, mas também no inverno. As seguintes opções resolvem este problema:

  1. Envidraçamento simples com caixilharia convencional.
  2. Alumínio, sistemas tradicionais de metal-plástico.
  3. Método de envidraçamento totalmente em vidro e sem moldura. A última tendência é percebida visualmente como uma parede de vidro sólida.
  4. "Janela Suave" Uma combinação de filme de PVC transparente com moldura em forma de janela de cor densa e acessórios para fixação.

Vidros

A última opção permite abrir e fechar janelas e usar vidro macio na porta. O material é resistente à radiação ultravioleta e danos mecânicos. Uma rede mosquiteira pode ser facilmente instalada em qualquer abertura. A instalação e remoção não requerem nenhum esforço especial. A escolha certa para um pequeno gazebo.

Internet Segura

Um método inesperado - cortina contínua de um gazebo 3 por 3 com malha protetora - demonstra:

  1. Efeito de sombreamento duradouro.
  2. Proteção total contra insetos.
  3. As propriedades repelentes à água da malha resistem perfeitamente às intempéries.

Internet Segura

O ponto negativo é que o design e a beleza do mirante ficam escondidos por uma malha barata.

Tendo uma ideia clara do resultado final, um mestre persistente, mesmo sozinho, é capaz de implementar com as próprias mãos um projeto de mirante 3 por 3.Se você já construiu um gazebo, compartilhe sua experiência. Deixe um comentário, repasse o artigo nas redes sociais, marque-o como favorito.

Uma seleção para você:

Como fechar um gazebo dos vizinhos?
Cortinas de PVC para gazebos são uma forma barata de proteger gazebos, varandas ou terraços, lembram um pouco um toldo, mas têm uma aparência mais apresentável. O material é leve e pode proteger contra ventos quentes, ataques de insetos e neve.
Adicione um comentário

Como fechar um gazebo dos vizinhos?
Cortinas de PVC para gazebos são uma forma barata de proteger gazebos, varandas ou terraços, lembram um pouco um toldo, mas têm uma aparência mais apresentável. O material é leve e pode proteger contra ventos quentes, ataques de insetos e neve.

Aquecimento

Ventilação

Elétrica