Como construir uma estufa “Breadbox” com as próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

Para a maioria dos residentes de verão, construir uma estufa "Caixas de pão" Faça você mesmo - a melhor opção para o cultivo de mudas em pequenas áreas. O design ganhou fama e popularidade graças ao princípio do topo articulado da estufa. De todas as opções, a caixa de pão pode ser considerada uma das soluções mais convenientes.

Caixa de pão com efeito de estufa

Descrição do projeto

Estufa "Caixa de pão" feito de um tubo perfilado também é encontrado sob os nomes “concha”, “concha”. Esta é toda a mesma versão de uma estufa ou estufa, cuja estrutura lembra uma caixa doméstica para guardar pão.

Estruturalmente, a estufa consiste em três elementos:

  1. A base é uma caixa retangular fixa sobre uma moldura feita de tubo perfilado, coberta com filme ou carbonato.
  2. A parte superior do tipo arqueado assenta sobre um ¼ de arco, instalado no topo da base, revestido com filme ou policarbonato. Em alguns modelos, as estufas são estacionárias, mas mais frequentemente são móveis sobre dobradiças.
  3. A parte interna da “Caixa de Pão”, ou aba, do tamanho de um quarto de círculo, é montada em dobradiças. A peculiaridade desse design é que o caixilho pode girar em torno de um eixo horizontal em 1/2 setor.

Ao abrir a estufa, qualquer porta externa ou interna da estufa “Breadbox” pode ser levantada manualmente. Ou seja, a tampa pode ser aberta de qualquer lado. Isso é conveniente caso seja necessário abrir as mudas para ventilação e iluminação, dependendo da localização da estrela no céu.

Processo de construção

A estrutura pode ser soldada ou montada a partir de um tubo perfilado com parafusos e cantoneiras. O revestimento da “Breadbox” é feito de policarbonato. No primeiro caso, a estufa-caixa de pão é do tipo estacionária, no segundo a estrutura pode ser desmontada e armazenada em galpão na dacha antes do início do período de cultivo das mudas. Pode ser feito de madeira, mas a qualidade é bem inferior.

Processo de construção

Preparação de ferramentas e materiais

O processo passo a passo de construção de uma estufa consiste nas seguintes etapas:

  • os espaços em branco do tubo perfilado são cortados e, em seguida, as portas externa e interna são soldadas sequencialmente;
  • o tubo perfilado é cortado da mesma forma e a moldura da base fixa é soldada;
  • instale dobradiças;
  • As molduras das três partes são revestidas com policarbonato celular.

Para fazer uma estufa “Breadbox”, será necessário trabalhar com um tubo perfilado 20x20 mm, 20x40 mm no valor de 20 m cada. A moldura é revestida com policarbonato celular de 6 a 8 mm de espessura. As dimensões da estufa são escolhidas de forma que o carbonato não possa ser cortado em pedaços, mas sim costurado com painéis recortados de 200 cm cada.

Você pode cobrir a estufa com filme plástico, mas é suficiente para no máximo uma estação, além disso, o policarbonato tem um grau de transmissão muito melhor das ondas infravermelhas e ultravioletas, que são mais úteis para mudas e verduras de estufa. Sim, e você terá que colocá-lo longe das árvores.

Fixar policarbonato a uma moldura de tubo corrugado é uma tarefa bastante difícil, é necessário utilizar fixadores especiais (parafusos) com arruelas de compensação. A situação é pior se for necessária a união de duas placas de policarbonato. Neste caso, é necessário utilizar tiras especiais colocadas na junta entre os painéis.Portanto, na maioria das vezes as estufas “Breadbox” são construídas em tamanhos pequenos e, além disso, quanto maior a estrutura, mais difícil é o manejo das portas.

Ferramentas que você precisará:

  • máquina para dobrar tubos;
  • máquina de solda;
  • Búlgaro;
  • conjunto de pinças para serralharia;
  • ferramenta de medida;
  • chave de fenda com brocas e soquete sextavado.

Além disso, antes da montagem final, solde as dobradiças e pinte o metal com tinta esmalte.

Cálculo de dimensões e criação de desenho

Em primeiro lugar, é necessário calcular as dimensões das portas móveis da estufa “Breadbox”. Como a parte interna fica totalmente embaixo do topo, eles não podem ser do mesmo tamanho.

Todos os arcos utilizados na fabricação das folhas são cortados a partir de dois blanks idênticos, previamente dobrados em uma dobradeira de tubos. Portanto, seu raio de curvatura, independente do tamanho, é o mesmo. Apenas o comprimento do setor ao redor da circunferência difere.

O comprimento do arco interno é de 106 cm, o externo é de 126 cm, respectivamente, as pernas laterais do primeiro são 75 cm e 62 cm, para o segundo - 78 cm e 79 cm.

A montagem é realizada instalando três travessas horizontais. No caixilho interno são costuradas seções de perfil de 15x15 mm em incrementos de 51 cm ao longo de um arco, no caixilho externo - em incrementos de 61 cm.

A base inferior da estufa “Breadbox” para canteiros é feita de tubo corrugado 40x20 mm e 20x20 mm em forma de moldura retangular regular. Desenhos, ou melhor, esboços com dimensões, são apresentados a seguir.

Cálculo de dimensões e criação de desenho

Após a montagem, lembre-se de soldar algumas placas sob a dobradiça na base da estufa “Caixa de pão”. As placas são feitas de tiras de aço com 5 mm de espessura.

Montagem das faixas

O primeiro passo é montar as laterais da estufa “Breadbox”. Para isso, um conjunto de duas pernas e um arco são dispostos sobre uma folha de material resistente ao fogo.Antes de soldar as peças, é necessário certificar-se de que elas estejam no mesmo plano horizontal, caso contrário a parede lateral após a soldagem pode ficar torta.

Montagem das faixas

Em seguida, é necessário definir as duas paredes laterais verticalmente, fixá-las a uma distância igual à barra transversal e soldar primeiro a parte inferior e depois a superior. Depois de ajustar a geometria do caixilho, a travessa horizontal intermediária é soldada adicionalmente.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

Após a soldagem, as molduras das duas folhas são inseridas uma na outra. Além disso, isso deve ser feito imediatamente, e não adiado até a fase final de montagem da estufa “Breadbox”. Essa marcação ajudará a esclarecer a lacuna entre as peças dos cantos. Deve estar dentro de 10 mm.

Se a distância for maior, é necessário dobrar levemente a moldura. Em qualquer caso, ambos os quadros não devem tocar-se.

Outra nuance - para fazer a parte superior da estufa, utiliza-se um tubo perfilado de pequena seção transversal e espessura de parede. Portanto, você precisa cozinhar com um eletrodo em alguns pontos. A digestão completa da linha de costura deverá ser feita após o ajuste final da geometria de todas as partes da estrutura da estufa.

Conselho! Se possível, é aconselhável utilizar uma máquina semiautomática de dióxido de carbono para trabalhos de soldagem.

Atenção especial deve ser dada à soldagem do canto das duas pernas. Neste local é aconselhável soldar uma placa de reforço adicional ou instalar uma escora de inserção de 10-15 cm de comprimento em cada canto.

Fazendo uma base de estufa

A parte inferior da estufa “Breadbox” é uma moldura retangular dupla de 140x210 cm. A altura dos postes verticais da moldura é de 30 cm. Para fazer a base da estufa “Breadbox”, você precisará cortar seis espaços em branco de 20x20 mm perfil, 300 mm de comprimento.Postes de canto (4 peças) são cortados em 300 mm cada de um tubo de perfil de 40x20 mm.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

O primeiro passo é soldar duas molduras de 140x210 mm a partir de um perfil de 40x20 mm. O esquema é o seguinte: primeiro, um par de duas seções de 140-210 cm é soldada em ângulo reto. É necessário cozinhar sobre uma base plana, mantendo rigorosamente o ângulo.

Em seguida, duas letras “G” são dispostas nas placas, fixadas com grampos e soldadas em uma moldura retangular. As costuras de soldagem precisarão ser batidas com um martelo para remover escória, incrustações e gotas de metal. Para fazer a base da estufa “Breadbox”, serão necessárias duas dessas molduras.

A seguir, retiramos uma das molduras e na segunda são soldadas verticalmente secções de 30 cm conforme o desenho, nos cantos - a partir de um perfil de 40x20 mm, para que a moldura da estufa fique mais ou menos estável. As restantes estantes são constituídas por perfil de 20x20 mm ou 15x15 mm. Resistência e estabilidade para uma estufa - “Breadbox” é suficiente mesmo com 10x15 mm.

Cada parte é primeiro agarrada com um ponto e depois alinhada com um quadrado em dois planos verticais perpendiculares. Somente depois disso poderá ser feita uma costura completa.

Depois que todos os postes verticais estiverem soldados, você poderá colocar a segunda moldura retangular no topo. Deve ser fixado com grampos nos cantos dos racks, se necessário, dobre-os para que as dimensões correspondam perfeitamente.

Importante! Os postes são soldados entre as estruturas superior e inferior, não na parte superior ou interna.

Em seguida, as partes da “Breadbox” são soldadas, primeiro nos cantos, depois as demais prateleiras são soldadas entre si.

Montagem da unidade rotativa e instalação das folhas

Agora você precisa instalar o “telhado” giratório da estufa em sua base. Pela primeira vez, as portas da “Breadbox” são dispostas na base para encaixe.Você precisa selecionar os locais onde as placas das dobradiças serão instaladas.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

Ao mesmo tempo, você precisará marcar os furos para os parafusos e porcas. Eles desempenharão as funções de eixos rotativos. Após a marcação, é determinado o local de instalação das placas. Você precisa cortar ao longo da linha com um moedor.

Como a placa é bastante espessa, o corte deve ser feito duas vezes para que a largura do furo seja de no mínimo 6 mm.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

O mesmo corte precisa ser feito na parte traseira do perfil. Em seguida, você precisa cortar quatro placas de 5x3 cm de aço com 5-6 mm de espessura. Na parte superior é necessário fazer furos para os eixos.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

Os mesmos furos são feitos nos cantos das portas da estufa “Breadbox”.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

Após a perfuração, todas as partes da placa e ambas as portas são dispostas na base da estufa e um parafuso é enfiado nos furos. Isso deve ser feito em ambos os lados da “Breadbox”. Embora as placas não sejam soldadas ao perfil superior, é necessário abrir e fechar as portas algumas vezes para garantir que nada interfira no movimento das metades da estufa.

Se não houver problemas em girar as asas, as placas podem ser soldadas na base da “Caixa de Pão”.

Como construir uma caixa de pão com estufa com suas próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções

É claro que após a soldagem a costura deve ser limpa de incrustações e escórias, e deve ser aberta com primer com conversor de ferrugem. De todas as partes da estrutura da estufa Khlebnitsa, esta unidade quebra com mais frequência.

Se de acordo com o projeto da estufa se pretende abrir e fechar constantemente as portas da “Caixa de pão”, então em vez de um parafuso com porca, instale um eixo de aço temperado com diâmetro de 6 mm. O desgaste na superfície de um parafuso macio “bruto” é uma ordem de grandeza maior do que no aço endurecido.

Saudável: Sistema de aquecimento de estufa faça você mesmo

Instalação da estrutura da estufa “Breadbox”

A estufa será conveniente de usar se você não a instalar no solo ou em um palete, mas se elevá-la mais alto.Para que qualquer pessoa, sem se curvar muito, pudesse abrir e fechar a porta da “Caixa de Pão”.

A maneira mais fácil é colocar a estrutura da estufa de lado e soldar uma haste de reforço com diâmetro de 10-12 mm aos postes verticais de canto. Quando instaladas, as hastes penetrarão profundamente (10 cm) no solo macio, garantindo assim uma fixação confiável da estufa “Breadbox” no local.

Após a fixação dos postes, a estufa deverá ser desmontada. Lixe todas as superfícies metálicas com lixa (até metal branco) e, em seguida, limpe primeiro com um pano seco e depois com um pano limpo embebido em solvente, por exemplo, P647.

Como está planejado o cultivo de mudas dentro da “Caixa de Pão”, o calor e a alta umidade do ar acabarão por causar intensa ferrugem no metal. Portanto, é aconselhável pré-preparar todas as partes metálicas da estufa, secá-las e só então pintá-las em qualquer cor, não necessariamente verde.

Cobrimos a moldura com policarbonato

Se você observar atentamente a estrutura do policarbonato celular, verá que ele consiste em duas camadas separadas por divisórias. Ao mesmo tempo, o painel é bastante macio, pode ser dobrado em arco. Além disso, de acordo com as instruções, o policarbonato em superfícies arredondadas deve ter “bordas” paralelas aos arcos.

Caso contrário, com o tempo, o revestimento perderá a tensão original e cederá como uma bolha, como um filme plástico ao vento. Recomendações mais detalhadas devem ser observadas dependendo da marca do material.

Em todas as outras superfícies da “caixa de pão” da estufa, o policarbonato é montado de forma que as nervuras fiquem posicionadas verticalmente.Isso é feito intencionalmente para permitir que a condensação da água que cai dentro dos favos de mel flua livremente pelas paredes.

Instalação de estrutura de estufa

A borda superior do policarbonato deve ser coberta. Para coberturas de telhados, toldos ou coberturas, são utilizadas faixas de extremidade especiais. Para uma simples estufa “Breadbox”, basta selar a borda superior da tela com fita adesiva comum.

Como a estrutura da estufa é montada a partir de um tubo perfilado de aço, para a fixação do policarbonato celular é necessário utilizar brocas auto-roscantes especiais com cabeça hexagonal, uma arruela metálica larga e uma junta de silicone.

Você não pode fixar o policarbonato com parafusos ou porcas de metal comuns. O carbonato tem um coeficiente de expansão térmica muito alto. Se o material aquecer com os raios solares, seu comprimento pode aumentar em 2 a 3 mm. Conseqüentemente, o forro da estufa “Khlebnitsa” pode inflar com bolhas no calor, e no frio da noite pode esticar, até o ponto de danificar e romper a tela.

Portanto, você precisa fixar o policarbonato à estrutura da estufa na seguinte ordem:

  1. Pedaços do tamanho desejado são cortados de uma tela de 6 metros.
  2. Os espaços em branco de carbonato são dispostos na moldura e fixados com fita adesiva. É aconselhável desmontar previamente a caixa do pão, o que facilita o trabalho com parafusos auto-roscantes.
  3. Marque os pontos para aparafusar os fixadores no perfil metálico.
  4. Nas pontas é feito um furo com diâmetro de 2,5 mm para parafusos auto-roscantes e, ao mesmo tempo, é feito um furo igual ao diâmetro do fixador mais 1,1-1,5 mm com uma ferramenta de corte especial.
  5. O fixador é inserido no furo preparado e aparafusado até que a arruela de silicone entre em contato com a superfície do policarbonato.

O carbonato deve ser pressionado apenas levemente contra o tubo corrugado, você pode até verificar com a mão, mas na maioria das vezes a inspeção visual é suficiente. A arruela de silicone protege de forma confiável o orifício no revestimento contra a entrada de água, e o espaço entre o parafuso e a lâmina permite que esta se expanda livremente durante o aquecimento ou resfriamento.

Resultados

Construir uma estufa “Breadbox” com suas próprias mãos não é mais difícil do que uma estufa normal ou uma estufa em uma moldura de madeira. Basta montar com precisão o conjunto rotativo para que as bordas das portas não fiquem presas ao abrir e fechar. Também é necessário cortar e fixar corretamente o policarbonato à estrutura metálica do edifício.

Conte-nos sobre sua experiência na construção da estufa “Breadbox”. Que áreas problemáticas você acha que precisam ser abordadas primeiro? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Marca

    A estufa é legal, mas acabou sendo muito pesada. É mais fácil fazer com um perfil de alumínio. Por experiência própria, direi que é duas vezes mais fácil: eu mesmo tiro do celeiro na primavera, sem sequer desmontá-lo. Mas não se pode deixar para o inverno - o tubo corrugado apodrece, a qualidade do metal é ruim.

  2. Martinov

    Você já experimentou com um tubo de polipropileno? O mesmo pode ser feito e ficará muito mais quente, talvez até mais barato do que um perfilado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica