Como fazer com as próprias mãos um fogão a lenha para piscina: instruções passo a passo

O combustível mais rentável em termos de perdas é considerado os briquetes de combustível e a lenha, uma vez que as perdas de armazenamento são menores e o teor de cinzas é baixo. Portanto, escolher um fogão a lenha para piscina não parecerá uma decisão incomum, dado o baixo preço do combustível e o fato de que será necessário aquecer uma grande quantidade de água. Além disso, quando queimada, a madeira não produz o mesmo tipo de queima que o carvão ou o óleo de aquecimento líquido.

Fogão a lenha para piscina

Opções de fogões a lenha para piscinas

Você precisa escolher um modelo específico com base em 3 parâmetros básicos:

  1. Um projeto que pode ser instalado e conectado com as próprias mãos em uma casa ou balneário sem grandes reformas no ambiente.
  2. Potência do forno. Deve ser suficiente com uma margem de 30-40%. Ao contrário dos fogões a gás e a briquete, a potência térmica da fornalha depende em grande parte da qualidade da lenha.
  3. Duração da combustão com um abastecimento na potência mínima.

Tudo fica claro com o último ponto. O corpo e o design do fogão a lenha devem ser fáceis de transportar para que você possa levá-lo até a piscina, instalá-lo e utilizá-lo quando necessário. Para o inverno ou final de temporada, coloque-o na despensa.

É mais difícil com o poder da fornalha.Primeiro, você precisa calcular a produção de calor do aquecedor de piscina com base no volume de água. Em segundo lugar, determine o tamanho da fornalha levando em consideração um único carregamento de lenha. Terceiro, escolha um esquema.

Fogão com fornalha horizontal

Um dos designs mais práticos e convenientes. Na verdade, esta é uma versão simplificada de uma caldeira de sauna a lenha. O próprio forno é montado a partir de dois corpos cilíndricos inseridos um no outro.

Fogão com fornalha horizontal

No interior do barril existem grades de ferro fundido e na fachada uma enorme porta suspensa, como uma fornalha de locomotiva. Uma chaminé está instalada na parte traseira.

Grades de ferro fundido estão localizadas dentro do barril

O calor é extraído pela queima de madeira usando uma enorme bobina de cobre dobrada em um tubo de cobre de paredes grossas.

O esquema acabou dando certo: sua potência, quando totalmente carregada com lenha, é suficiente para aquecer grandes piscinas com volume de até 10 m3.

fogões para piscinas

Fogões semelhantes específicos para piscinas podem ser encontrados à venda. Eles são seguros e fáceis de usar.

lenha para o fogão

Pode adicionar uma grande carga de lenha, que será suficiente para várias horas de queima lenta e aquecimento da água da piscina.

A única desvantagem deste esquema é o aumento da complexidade da fabricação. É muito difícil construir corretamente um fogão com fornalha horizontal com as próprias mãos. Mas se você tiver experiência e o equipamento adequado, poderá fazer um pequeno fogão a lenha para piscina, semelhante a um fogão de sauna com aquecedor.

Ler: Fogões a lenha para chalés de verão.

Estruturas a lenha, como fogões

Essencialmente, este é o mesmo aquecedor de sauna com um trocador de calor embutido. Você pode comprar um fogão pronto, e não necessariamente o clássico formato cilíndrico.

Estruturas a lenha, como fogões

Seria mais conveniente fazer um aquecedor universal a lenha.Use um fogão pronto de aço ou ferro fundido como base. Você só precisa soldar o trocador de calor interno e obterá um aquecedor de água elegante e confiável para a piscina.

Vantagens de tais fornos:

  1. Alta capacidade de aquecimento - até 20 kW/h.
  2. De ignição rápida, o fogão atinge o modo de operação para queima de lenha em 10-15 minutos.
  3. Design fechado, sem chama aberta, sem faíscas. Graças à chaminé, o fumo desaparece rapidamente, o que aumenta significativamente a comodidade de utilização da piscina.

Além disso, a câmara de combustão, fechada por todos os lados, garante perdas de calor relativamente pequenas; toda a energia da queima da lenha é gasta no aquecimento da água da piscina.

As únicas desvantagens observadas são o peso significativo e o alto centro de gravidade da estrutura. Se a chaminé for superior a 2,5 m (altura ideal), o recuperador pode cair devido a um forte impacto ou rajada de vento.

Saudável: Projeto e princípio de funcionamento de um esquentador a gás para aquecimento de piscina.

Fornos com trocador de calor aberto

Eles são usados ​​para aquecer água em piscinas relativamente pequenas. Na maioria das vezes, o projeto é uma bobina regular feita de tubo de aço ou cobre, instalada em um corpo soldado em aço inoxidável.

Fornos com trocador de calor aberto

Um fogão a lenha com trocador de calor embutido é frequentemente usado para aquecer água no campo; eles são produzidos em massa para aquecer estufas, estufas e até mesmo lavagens de carros.

A fornalha é geralmente do tipo vertical, com lenha carregada por cima. O fogão a água é relativamente leve (até 12 kg) e fácil de operar. O único problema pode ser fazer a bobina. Pode ser comprado pronto e é utilizado para aquecer água em fogões de sauna a lenha.

Fornos submersíveis

Ao contrário dos modelos anteriores, eles são instalados diretamente na bacia da piscina cheia de água. Usado principalmente na estação fria em temperaturas do ar de 4-12ÓC. Esses fogões também são chamados de fogões de inverno. Segundo os proprietários, se escolher a lenha certa, pode nadar na piscina no inverno.

Fornos submersíveis

O carregamento de lenha na fornalha é feito por cima. É melhor fazer isso lateralmente, portanto, fogões desse tipo são usados ​​​​principalmente para piscinas estacionárias com paredes de concreto e fundo duro.

Produtos caseiros

Além de designs comprovados, há um grande número de designs originais de fogões caseiros para aquecimento de piscina no país.

Produtos caseiros

Por exemplo, o aquecimento pode ser organizado usando um radiador comum de ferro fundido colocado em uma grade feita de cilindro de gás. Mas carregar lenha não será muito conveniente. Esse fogão é interessante porque a estrutura pode ser montada em meia hora e não são necessárias peças escassas.

o aquecimento pode ser organizado usando um radiador convencional de ferro fundido

Em vez de uma bateria de ferro fundido, você pode usar um radiador de carro ou simplesmente colocar a bobina em um fogão de pedra feito de entulho. No entanto, esses fogões não são fáceis de manter e muitas vezes aquecem a água da piscina muito lentamente.

Como fazer com as próprias mãos um fogão a lenha para piscina?

O projeto específico do forno deve ser selecionado dependendo da potência de aquecimento necessária. Além disso, é necessário selecionar o material adequado para o trocador de calor, bem como realizar cálculos do consumo de lenha. A potência do recuperador depende diretamente do volume da fornalha e da quantidade de lenha que cabe.

Seleção de materiais e ferramentas

Se você precisar de um forno grande e potente, é melhor usar aço inoxidável ou de baixa liga para sua fabricação.Para fazer o corpo, é necessária soldagem, dióxido de carbono semiautomático ou argônio. Para descascar o metal, será utilizado um bico com cerdas de bronze e um moedor.

Você pode usar um tubo de metal de aço macio para fazer a bobina. A melhor opção é usar um tubo de cobre com diâmetro de 12 a 18 mm. É utilizado em aparelhos de ar condicionado e máquinas de refrigeração.

Além disso, você precisará de:

  • cilindro de gás 20-50 l;
  • reforço de aço com 8-12 mm de espessura;
  • válvula de esfera;
  • termômetro;
  • bomba de água.

Você também precisará preparar um pequeno suprimento de lenha para testar o fogão antes de conectá-lo à piscina.

Seleção do esquema de design

O desenho do forno depende diretamente do tamanho da piscina. Quanto maior o volume ou área do espelho, mais calor é necessário e, portanto, mais lenha, para aquecer inicialmente a água. Pequenos fogões com bobina embutida podem produzir até 4 kW/h de energia térmica. Isso é suficiente para manter a temperatura da água em uma piscina pequena, por exemplo, uma banheira de madeira ou um recipiente tipo moldura.

Seleção do esquema de design

Para piscinas grandes com espelho de 3x4 m, um pequeno fogão não será suficiente. Para o aquecimento, não será necessário utilizar uma serpentina, mas sim um fogão-esquentador caseiro de longa duração e paredes duplas. O volume da fornalha deve ser calculado e a exatidão do cálculo verificada na prática.

Como calcular a potência do aquecedor?

Para fazer um fogão será necessário determinar o volume da fornalha e a quantidade de lenha queimada, desde que a piscina precise ser aquecida em no máximo uma hora.

Em primeiro lugar, é necessário calcular o volume de água. Por exemplo, usamos um modelo padrão com diâmetro de 2 me profundidade de 1 m. Neste caso, a tigela contém V = (3,14 * 22*1)/4= 3,14m3 líquidos.

Para aquecer tal quantidade de água, será necessária uma certa quantidade de calor Q. Para fazer isso, você precisa multiplicar a capacidade térmica específica da água (C = 4,18 kJ/kg*K) pelo peso e pela diferença de temperatura. T2-T1. Por exemplo, um fogão precisa aquecer 3.140 kg de água em 10ÓC. Para uma piscina com capacidade de 3,14 m3 quantidade de calor Q= 4180*3140*10=131252000 J ou 131 MJ. Se traduzirmos para uma forma mais familiar, então 36 kW/h.

Ao queimar 1 dm3 a lenha de bétula produz 2,6 kW/h de calor. Assim, em 1 hora você precisa queimar 14 dm3 bétulas Depois disso, o forno poderá aquecer a água apenas mantendo a temperatura da água no nível desejado. Ou seja, para aquecer água com lenha é necessário garantir um fluxo de calor de 10 kW/h por cada metro cúbico de volume da piscina.

Se levarmos em conta as perdas de calor ao nível de 20%, então para aquecer água com fogão será necessária uma fornalha com volume de pelo menos 20 litros. Neste caso, o grau de enchimento da fornalha com lenha deve ser de no mínimo 90%. O diâmetro do tubo do trocador de calor é de 15 a 18 mm.

O melhor é fazer um fogão para piscina com uma velha botija de gás.

Ler: Colocação de fogão faça você mesmo.

Instruções de fabricação passo a passo

No cálculo das características do forno e das dimensões da fornalha, vários parâmetros importantes do futuro aquecedor de água não foram levados em consideração:

  • materiais de parede;
  • nível de perdas no aquecimento de água;
  • a velocidade do fluxo de água através do tubo do trocador de calor.

É muito difícil calcular seu efeito na eficiência do aquecimento de água em uma fornalha. Você pode ajustar o grau de aquecimento da água usando uma bomba elétrica. Ao alterar o desempenho da bomba e o fluxo de água através do tubo, você pode tornar o fluxo mais quente ou mais frio.

Fabricação de trocadores de calor

É melhor usar um tubo de cobre com diâmetro de 18 mm e espessura de parede de 1,5 mm para o forno. Será necessária uma peça com comprimento de pelo menos 20 m.Para fazer uma bobina você precisa de:

  • encha o tubo com areia seca peneirada;
  • faça furos em ambas as extremidades;
  • coloque uma peça de madeira com 20 cm de diâmetro em um torno;
  • faça um laço, prenda-o e enrole o tubo em volta da peça de trabalho.

Para o funcionamento normal do forno, serão necessárias pelo menos 15 voltas. O tubo é recozido, após o que os tampões são removidos e a areia é removida. A superfície externa do cobre deve ser limpa com lixa fina e escurecida com solução de ataque químico.

Instruções de fabricação passo a passo

Verificando a funcionalidade do circuito de aquecimento

Antes de montar o recuperador é necessário verificar a eficiência do seu funcionamento com lenha. O cálculo do aquecimento da água da piscina foi realizado sem levar em consideração o material e a condutividade térmica das paredes do trocador de calor. Portanto, é necessário garantir que a fornalha, com lenha padrão, seja capaz de aquecer água a uma temperatura de pelo menos 50ÓCOM.

Para isso montamos uma caixa provisória, você pode pegar qualquer caixa de metal, colocar grades de reforço no fundo e instalar uma bobina. Em seguida você precisa conectar as mangueiras, bombear e colocar lenha dentro. Acendemos as toras e abrimos o abastecimento de água. Depois que a lenha acender, é necessário medir a temperatura da água. Se o termômetro mostrar a temperatura necessária, você poderá fazer uma caixa permanente.

Verificando a funcionalidade do circuito de aquecimento

Além disso, é necessário ajustar o fluxo de água através do trocador de calor. Para que o calor da queima de lenha seja totalmente aproveitado, é necessário que a vazão através da serpentina do fogão seja de pelo menos 1-1,3 l/s. Se o caudal for inferior a 0,5 l/s, a água do forno pode ferver.

Fabricação do corpo do forno

Você precisará de um cilindro de gás inteiro, talvez não novo, mas o mais importante, não enferrujado. Basta recortar o fundo e a tampa com a válvula.

A próxima etapa é limpar a superfície da ferrugem e da tinta até o metal “branco”.Isso deve ser feito, caso contrário a tinta queimará durante a queima da madeira. Para evitar que o metal enferruje, pode-se tratá-lo com ácido fosfórico e deixá-lo repousar por um dia em local fresco. Em seguida, limpe com um pano úmido e seque.

A seguir é necessário soldar a bobina e instalar as pernas, que também são feitas de reforço. Após a montagem, é necessário fazer uma pilha de controle de lenha para determinar o volume real de combustível que cabe na fornalha.

Resta revestir a área em frente à piscina, colocar e conectar as mangueiras e a bomba e dar o primeiro arranque.

O fogão aquece a água da piscina em qualquer tipo de lenha.

Conselho! O fogão aquece a água da piscina com qualquer lenha, mas para agilizar o processo de acendimento pode-se usar um tubo extensor de chaminé.

Ao aumentar a tiragem, a lenha queima mais rápido. Mas então é melhor retirar a chaminé, pois uma grande quantidade de calor escapa por trás do tubo.

Operação e manutenção de sistema de aquecimento de piscina a lenha

A fornalha funcionará melhor com madeira de bétula, carvalho, acácia e freixo. Lenha feita de choupo, pinho ou abeto definitivamente não é adequada. O primeiro produz pouco calor para aquecer a piscina; as espécies coníferas emitem grande quantidade de resina. Basta aquecer uma vez o recuperador com toras de pinho para que apareça no permutador de calor uma espessa camada de resina e fuligem.

Como o forno costuma ser usado:

  1. Antes da ignição, pequenas lascas de madeira e papel são colocadas na fornalha, acesas e deixadas queimar pelo menos até a metade.
  2. São colocadas toras maiores, o abastecimento de água é aberto e uma chaminé é montada no topo.
  3. Em uma hora, você precisará tirar um pouco das cinzas da grelha e colocar uma nova porção de lenha. Em vez de chaminé, o rebordo superior do recuperador é revestido por uma chapa de aço, deixando apenas um pequeno vão.

A lenha arderá lentamente em vez de queimar, e a potência de aquecimento será reduzida pela metade. As mangueiras da piscina até a bomba precisarão ser enroladas, a fornalha aquecerá a água até a temperatura desejada. Neste modo, o recuperador pode funcionar até 2,5 horas, até que toda a lenha da fornalha queime.

A bomba deve funcionar continuamente enquanto a lenha do fogão estiver queimando. Se precisar interromper o aquecimento com urgência, basta encher a fornalha com um pouco de água.

Resultados

O fogão a lenha para piscina é considerado uma das opções de aquecimento mais simples e econômicas. A construção de uma fornalha é barata, os principais custos estão associados à fabricação da bobina. Além disso, o sistema será seguro, uma vez que nenhum combustível volátil ou líquido é utilizado para combustão.

Conte-nos sobre sua experiência na fabricação de fogões para aquecimento de água de piscina. Quais designs você acha que são melhores para uma piscina doméstica? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei Petrovich

    Na minha opinião, os briquetes de turfa ou carvão são mais lucrativos. Existe carvão residencial, não há cheiro quando queimado. Aquece duas vezes mais rápido que a madeira. Apenas o corpo do fogão deverá ser em ferro fundido. Eu uso este fogão para aquecer a piscina e a dacha no outono e no inverno.

  2. Samarokov

    Nesse fogão pesará 50 quilos. É mais fácil cercar uma bobina com uma pedra e jogar carvão ou lenha na fornalha - tudo queimará.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica