Como escolher e instalar um tampão para tubo - que tipos existem e de que material
Um tampão de tubo é uma conexão que tem diversas finalidades.Parece um detalhe insignificante, mas marcou todo um rumo na canalização. Daí a classificação ampla, onde as divisões são feitas de acordo com o material de fabricação, formato, método de fixação e outras características.
O conteúdo do artigo:
Onde e em que casos é usado
Os plugues são usados principalmente para:
- proteger tubos contra sujeira e umidade;
- ao realizar trabalhos de reparo de dutos;
- fechar hermeticamente uma tubulação por vários motivos: técnicos, tecnológicos, etc.
Que tipos de plugues existem?
A classificação é ampla. O primeiro critério de divisão é pela forma. Aqui estão várias posições:
- redondo;
- quadrado;
- oval;
- elíptico.
Por método de instalação:
- rosqueado;
- plugar;
- soldado;
- flangeado;
- pneumático.
No local de instalação:
- externo;
- interno.
Em tamanho - dependendo do diâmetro do tubo que precisa ser fechado.
De que materiais eles são feitos?
Aqui estão várias posições e opções principais relacionadas aos plugues específicos do grupo.
O primeiro é um tampão de metal para tubo. O material de fabricação (neste caso) é aço, ferro fundido, aço inoxidável, latão.
Características da versão em aço:
- resiste a temperaturas de -70 ℃ a +600 ℃;
- pressão – até 30 atm;
- vida útil – até 100 anos dependendo do meio que passa pela tubulação.
Os modelos de ferro fundido apresentam desempenho inferior porque são instalados em redes de esgoto.De acordo com o GOST, eles não regulam o regime de temperatura do meio que flui pelos tubos. O mesmo acontece com a pressão.
Eles são feitos de ferro fundido maleável, por isso podem suportar facilmente alta umidade e água por muito tempo. Existem dois modelos à venda:
- ferro fundido preto padrão;
- cinza galvanizado.
Esses modelos podem ser utilizados não apenas em esgotos, mas também em aquecimento e gasodutos.
Os produtos de latão possuem as seguintes características:
- temperatura – até +200 ℃;
- pressão – até 30 atm.
Não podem ser utilizados em sistemas com ambientes agressivos.
Os acessórios de aço inoxidável são os mais fortes e duráveis. Eles suportam facilmente condições de umidade e não ficam magnetizados. Mas muito caro em comparação com outros tipos.
Borracha
São peças feitas de borracha ou substituto sintético. Eles são usados para desligar temporariamente uma tubulação - seja durante o reparo de um sistema de tubulação ou quando é necessário desconectar temporariamente uma das mangueiras da tubulação.
Os tampões de borracha para tubos são divididos em dois grupos:
- comuns em forma de tampas que são colocadas na extremidade do tubo;
- pneumático.
Estes últimos são sacos ou cilindros ocos esféricos ou cilíndricos, que são preenchidos com ar quando utilizados.
Plástico
É uma alternativa barata ao metal. Não suportam altas temperaturas, por isso são mais frequentemente utilizados em redes de tubulações domésticas ou como elemento decorativo que cobre o topo do poste em cercas, portões e outras estruturas semelhantes. Modelos de plástico também são utilizados na indústria moveleira na fabricação de objetos a partir de tubos. São tampões decorativos para tubos.
Hoje eles encontraram aplicação em projetos de vasos (pneumáticos e hidráulicos) operando sob pressão. O plástico é mais utilizado do que outros materiais para produzir acessórios, que são utilizados para fechar as aberturas de tubos prontos para transporte.
Os fabricantes oferecem produtos com as seguintes características:
- pressão – até 25 atm;
- resistente a gasolina e óleo com reforço;
- quimicamente resistente, feito de um polímero especial;
- para gasodutos em forma de flanges com junta de paronita.
Plugues para tubos de plástico - produtos de diversas cores. A tecnologia de fabricação é a moldagem por injeção, daí a alta precisão geométrica e resistência.
Modelos específicos
Este grupo inclui produtos feitos de tecido e materiais compósitos. Os primeiros são instalados em dutos de ar, portanto o local de aplicação é o sistema de ventilação.
Estes últimos são feitos à base de polímeros, vidro, cerâmica e outros materiais com adição de aditivos de reforço. Esses plugues são usados na produção de aeronaves ou foguetes porque possuem características superiores até mesmo às variedades de aço inoxidável.
O que considerar ao escolher
Há mais de um fator a ser considerado ao escolher um plugue. As condições operacionais do gasoduto vêm em primeiro lugar. Por exemplo:
- se for necessário ligar o circuito de aquecimento ou a água quente, então não existe produto metálico melhor;
- para esgoto é necessário escolher ferro fundido ou plástico, dependendo da tubulação instalada (plástico ou ferro fundido);
- É melhor não instalar análogos roscados em gasodutos de alta pressão que permitirão a passagem do gás;
- Tampões de plástico podem ser instalados em redes de abastecimento de água;
- o mesmo vale para móveis, suportes para tubos.
O segundo fator são os parâmetros. Isso se refere à forma e ao tamanho. É mais fácil com eles - eles devem corresponder aos tubos, sua forma e seção transversal. Por exemplo, hoje são produzidos muitos plugues para tubos perfilados de plástico. Formato quadrado ou retangular, qualquer tamanho para produtos tubulares.
O terceiro fator é o material do qual os plugues são feitos.
O quarto fator são as tarefas atribuídas aos stubs. Se este for um elemento decorativo, não há requisitos especiais para ele. Sua tarefa é simplesmente fechar a extremidade aberta do tubo para que não entre sujeira e água.
Como instalar um plugue
Antes de colocar um tampão no tubo, você precisa decidir pressão dentro do gasoduto. Quanto maior for, maiores serão as características que o acessório deverá ter.
Instalando um plugue em um sistema sem pressão
Qualquer tipo de plugue pode ser usado aqui. Se o tubo for de metal, você pode conectá-lo soldando um modelo elíptico na extremidade. O método é caro e requer experiência, habilidades e equipamento especial de soldagem.
Um bujão pode ser instalado. Mas para fazer isso, você terá que cortar uma rosca no tubo ou soldar uma dobra nele, o que novamente requer ferramentas e habilidades especiais.
Portanto, a melhor opção é um tampão de plástico que é colocado ou inserido no tubo. Você pode usar cola para fortalecê-lo. Se a linha principal for montada com tubos de plástico, o tampão de PVC é instalado na mesma máquina de solda (ferro).
Alguns modelos são equipados com um tubo de alumínio que passa pelo plugue. Este tipo é instalado em canais verticais. A finalidade do tubo é monitorar o fluxo que passa por um tubo horizontal.
Instalação em sistema pressurizado
Aqui você também precisa levar em consideração o material do qual o tubo é feito. Para os de aço, é necessário um tampão roscado ou soldado. Para os de plástico - soldados ou roscados, fixados com cola.
Soldados e colados pertencem à categoria de acessórios utilizados para conexões permanentes. Ou seja, durante a desmontagem deverão ser cortados. Mas são justamente esses modelos que garantem 100% de estanqueidade da junta.
Os rosqueados, quando instalados corretamente, não serão inferiores aos dois anteriores. Para isso, será necessário utilizar adicionalmente material de vedação, que garantirá a estanqueidade da conexão.Mas esses plugues são convenientes porque podem ser removidos a qualquer momento e usados em outro lugar.
Instalação com posterior desmontagem
Para fazer isso, você só precisará instalar elementos encadeados ou plug-in. Estes últimos são acessórios frequentemente utilizados em estantes e móveis, bem como em tubos preparados para transporte. Estes últimos são projetados para proteger as bordas das cargas de impacto. Se for atingido, o encaixe será danificado, mas a borda não.
A versão desmontável permite retirar os bujões se necessário e utilizá-los futuramente em outras áreas, racks e outras estruturas.
Como você pode ver, a grande variedade de bujões desenvolvidos pelo homem confirma que esta conexão é praticamente necessária. Onde houver um gasoduto, uma peça tão insubstituível será definitivamente necessária.
Você sabia quão amplo é o escopo de aplicação dos bujões para tubos? Conte-nos nos comentários. Salve este artigo na sua barra de favoritos para tê-lo sempre à mão.
Eu queria comprar tampas para uma cerca instalada pintada de verde. Não consegui encontrar nenhum na loja além de preto e marrom. Dizem que os multicoloridos são raros. Eu tive que pegar o que eu tinha.
Para esgoto, o melhor plugue é o rosqueado. Dentro dele há um manguito de borracha que garante uma vedação hermética. O cheiro não vai faltar. É fácil desaparafusar e apertar – tudo manualmente.