Métodos de encanamento para conectar tubos: uma visão geral de todas as opções possíveis
Para que os sistemas de abastecimento de água e os circuitos por onde circula o refrigerante cumpram perfeitamente as suas responsabilidades, os seus componentes devem estar corretamente montados e conectados corretamente. O resultado do esforço dos encanadores deve ser hermético para não criar problemas aos proprietários e vizinhos. Você concorda?
Todos os métodos atuais de conexão de tubos que garantem o funcionamento normal do sistema são fornecidos em nosso artigo proposto. Descrevemos detalhadamente as opções tecnológicas em função do material de que são feitas as peças articuladas e da categoria da tubulação. Nossas dicas ajudarão você a alcançar o resultado perfeito.
O conteúdo do artigo:
Visão geral das conexões de encanamento removíveis
Todos os métodos conhecidos de conexão de tubos podem ser classificados em duas classes - destacáveis e permanentes. Por sua vez, as conexões destacáveis são flangeadas e acopladas. Os métodos permanentes incluem conexões como soquete, pinça, soldagem de topo e adesivo.
Conexões que, se necessário, podem ser desmontadas e depois recolocadas no lugar, simplificam muito a manutenção e reparo de dutos. Essas conexões são utilizadas principalmente na formação de comunicações internas.
A vantagem deste método é a facilidade de implementação. Nenhum efeito químico ou térmico é usado aqui.Um mau funcionamento de uma tubulação conectada por este método pode ser facilmente identificado e eliminado.
Um ajuste perfeito durante as conexões dos tubos de encanamento é garantido pelo uso de peças especiais. Existem 2 tipos de juntas do tipo destacável: flange e encaixe. O primeiro é utilizado quando é necessário conectar tubos de grande diâmetro, enquanto o segundo é mais adequado para tubulações domésticas.
Ele se familiarizará com os tipos, características e marcações dos tubos e conexões de polipropileno utilizados nas conexões. próximo artigo, que recomendamos a leitura.
Os acessórios utilizados em sistemas de encanamento são instalados em pontos de controle, curvas e ramais. Eles são fundidos e compactados. Do ponto de vista funcional, podem ser distinguidos os seguintes tipos de acessórios:
Um conjunto de acessórios é selecionado dependendo das especificidades de um pipeline específico. De acordo com o método de fixação ao tubo, as conexões podem ser fixadas, rosqueadas, prensadas, rosqueadas, utilizadas para soldagem e soldagem.
Liberar acessórios para tubos de metal-plástico, são utilizados na formação de conexões de crimpagem e prensagem. Para conectar tubos de polipropileno são produzidos acessórios, utilizados tanto na conexão por colagem quanto por soldagem. Para Tubos de cobre Eles produzem acessórios para conexões de pressão e soldagem.
O processo de montagem de uma tubulação metal-plástica utilizando acessórios de compressão será apresentado na seguinte seleção de fotos:
Método de conexão de soquete
Um soquete é uma extensão de montagem projetada para criar uma conexão confiável.O princípio baseia-se no fato de que a extremidade de um tubo de seção transversal menor é inserida em um tubo de diâmetro maior. A conexão é vedada com um selante colocado no encaixe ou colando com uma composição resistente à água.
Dependendo do material dos tubos e do seu diâmetro, é selecionada uma das várias opções existentes para juntas de encaixe: com anel de vedação, sem anel, soldagem, colagem.
Conexão sem anel de vedação
Os tubos de ferro fundido são geralmente conectados sem um O-ring. O tubo inserido é encurtado, a extremidade é processada para que não haja cortes ou sogras nele. A parte final do tubo articulado é inserida no encaixe.
A lacuna resultante é preenchida com corda de cânhamo oleada ou fios de linho alcatroados. Primeiro, a vedação é colocada em um anel e calafetada no encaixe batendo-a com um martelo em uma espátula de madeira especial ou chave de fenda. É importante garantir que as pontas do material não entrem na tubulação.
Continue aplicando o selante camada por camada até que o encaixe esteja preenchido até 2/3 de sua profundidade. Para a última camada é utilizado um selante não tratado, pois óleos ou resinas prejudicarão a adesão ao preencher o espaço restante no alvéolo com cimento.
Para obter a solução são necessários cimento dos graus 300 - 400 e água para diluição. Os componentes são tomados na proporção de 9:1. O cimento é compactado no alvéolo e coberto com pano úmido para melhor pega.
Às vezes, em vez de cimento, é utilizada uma mistura de cimento-amianto, feita de cimento M400 e fibra de amianto de alta qualidade na proporção de 2:1.
A água é adicionada imediatamente antes da colocação numa quantidade de cerca de 11% em peso da mistura seca. Em vez de selantes à base de cimento, utilizam betume, selantes de silicone, argila, cuja última camada é reforçada com aplicação de betume ou tinta a óleo.
Conexão de soquete com O-ring
Este método é usado com mais frequência ao instalar um sistema de esgoto interno. Um anel de borracha, imprensado entre o encaixe e o tubo inserido nele, cria uma conexão firme. Portanto, o método não é apenas simples, mas também confiável.
O anel de vedação suaviza até certo ponto as diferenças nos eixos entre os dois tubos que estão sendo conectados. No entanto, este é apenas o caso se os eixos em cada metro da tubulação composta forem deslocados em um valor que não exceda os limites da espessura da parede do tubo.
Se esta condição for violada, a probabilidade de vazamentos como resultado da deformação irregular da vedação aumenta.
Para determinar a profundidade de pressão da haste do tubo livre no encaixe, o anel de vedação é removido temporariamente. Em seguida, colocando o tubo no encaixe até parar, marque o local onde a parte inserida entra em contato com o encaixe.
Durante a instalação, o tubo é ligeiramente empurrado para fora em relação à marca - de 0,9 a 1,1 cm, distância que irá equilibrar as tensões internas que aparecem no sistema durante as oscilações de temperatura.
Antes de colocar o anel, recomenda-se mergulhá-lo em água com sabão e espremer um pouco. Isto simplificará muito a sua inserção no recesso do sino. Para minimizar o desalinhamento, alguns fabricantes começaram a produzir conexões com ângulo de 87⁰ em vez de 90⁰. O tubo entra no encaixe em ângulo e o anel não deforma.
Se houver necessidade de conectar tubos feitos de diferentes tipos de materiais, são utilizados tubos adaptadores. O tamanho do tubo, tal como o diâmetro interno, deve corresponder à seção externa do tubo conectado. Se o encaixe de um tubo de polímero estiver conectado a um tubo de ferro fundido, uma vedação dupla é aplicada na extremidade do segundo e o tubo é montado.
Colagem de peças de uma tubulação de plástico
Os tubos de PVC são conectados a um soquete pelo método de colagem. Para melhor aderência, o encaixe interno e a ponta do tubo inserido são lixados para tornar a superfície áspera. Em seguida, o chanfro é removido e as peças tratadas são desengorduradas com cloreto de metileno como primer.
Antes de fazer uma conexão, verifique a compatibilidade dos tubos. Um tubo de diâmetro menor deve caber livremente no encaixe, mas não muito.Em seguida, uma linha marca o limite para aplicação da cola - isso ajudará a unir as peças sem erros.
Na superfície dos elementos conectados - 2 terços do recesso do soquete, bem como uma extremidade totalmente calibrada do tubo, uniformemente aplicar cola camada fina. O tubo é inserido no encaixe e girado um quarto de volta para melhorar o contato entre os elementos conectados. As peças unidas são mantidas até a cola endurecer.
O processo leva apenas 20 a 30 segundos. Se aparecer uma camada uniforme de cola na junta, ela é removida imediatamente com um pano limpo. Da colagem à estabilização completa da conexão e teste de vazamento na tubulação, deve se passar pelo menos um dia.
Para reparar tubulações existentes, são utilizadas peças moldadas na forma de acoplamentos de reparo ou produtos com soquete estendido. Uma seção do tubo é cortada, as pontas são chanfradas e cola especial é aplicada nas pontas. O acoplamento é colocado na parte inferior da tubulação.
Um acoplamento com um soquete longo é colocado no topo da tubulação até parar; se necessário, uma peça moldada é montada nele. Mova o acoplamento junto com a peça moldada para baixo até que ele se conecte ao fundo da tubulação. O acoplamento deslizante é movido para cima para cobrir a área da junta.
Se mesmo depois houver vazamento, a junta é preenchida com selante de silicone. A parte inferior e superior são determinadas dependendo da direção do movimento da substância transportada.
Usando soldagem por resistência
Para usar este método de conexão de tubos, você deve ter uma máquina de solda. Pode ser mecânico ou manual, mas deve ser equipado com uma ferramenta especial que aqueça os elementos até a temperatura desejada.
Ao usar a tecnologia de soquete, um dispositivo em forma de espada é usado para conectar tubos.É um conjunto feito de metal e composto por uma luva destinada a aquecer a superfície externa do tubo e um mandril (pino) que funde a peça por dentro.
Um ponto importante é a seleção do kit. Seus parâmetros devem corresponder ao diâmetro do conjunto.
A tecnologia de conexão de soquete de tubos usando soldagem por contato é simples:
- Uma braçadeira restritiva é colocada no tubo inserido. A distância entre a borda do tubo e a braçadeira deve ser igual à profundidade do encaixe mais outros 2 mm. A diferença entre o diâmetro interno da braçadeira e o diâmetro externo do tubo a ser unido deve ser de 0,2 mm.
- O kit é aquecido instalando-o primeiro no dispositivo.
- Coloque o sino no mandril e a ponta lisa do tubo na manga até parar.
- O aquecimento é realizado durante o tempo especificado.
- Retire as peças do kit ao mesmo tempo e conecte-as, evitando que as peças se movam até que o material derretido endureça.
As costuras de solda são inspecionadas para identificar possíveis distorções, vazios e irregularidades da costura.
Não deve haver defeitos na superfície externa das peças que apareçam se a temperatura permitida for excedida. Visualmente de fora, a solda deve ter o formato de um cordão simétrico, com a mesma largura e distribuída uniformemente em todo o perímetro do tubo.
A altura máxima do rolo em um tubo com espessura de parede de até 1 cm é de no máximo 2,5 mm. Para tubos cujo tamanho exceda 1 cm, uma altura de rolo de 3–4 mm é considerada aceitável. As bordas da junta soldada podem ser deslocadas entre si em não mais que 10% da espessura da parede do tubo.
Tecnologia de soldagem de tubos PP em detalhes é dado aqui. Recomendamos que você se familiarize com o conteúdo do artigo proposto.
Recomenda-se que a soldagem de tubos de polímero com diâmetro superior a 50 mm e espessura de parede superior a 4 mm seja realizada usando um dispositivo estacionário ou móvel com elemento de aquecimento de disco:
Aplicação de encaixe de braçadeira
O conceito de conexão de tubo de pinça significa o uso de uma fixação ou conexão de pinça. Com a sua ajuda, torna-se possível implementar uma variante de articulação desmontável de elementos de dutos feitos de diferentes materiais. Características de sua implementação descrito aqui. A conexão da braçadeira é selecionada com base no tipo e diâmetro do tubo.
O algoritmo de união para tubos de plástico é o seguinte:
- Calibre o furo da seção de tubo necessária usando um calibrador e remova o chanfro interno usando um removedor de chanfro.
- Desmonte a conexão desapertando as porcas das extremidades e removendo as vedações redondas das conexões.
- Coloque a porca de capa na extremidade do tubo e depois a pinça de conexão.
- Insira a haste da conexão dentro do tubo, aplicando força para que ela se encaixe completamente.
- Aperte manualmente a porca no corpo da conexão.
- Repita as mesmas manipulações com o segundo tubo, depois junte as peças a serem conectadas e aperte a porca de capa sem apertar 1-2 voltas.
Aperte a porca com cuidado para não danificar o tubo. No processo, o anel de fixação é deformado, devido ao qual a extremidade do tubo e a lateral do cartucho da conexão são pressionadas firmemente uma contra a outra.
Encanadores experientes recomendam fazer as primeiras voltas manualmente ao apertar a porca de aperto e depois usar uma chave inglesa.
As conexões push-in são usadas principalmente na montagem de tubulações de cobre:
Formação de conexões rosqueadas
Uma rosca é uma superfície espiral ou helicoidal usada para fazer uma conexão roscada. O uso de conexões de tubos roscados em sistemas de encanamento é um método clássico de instalação.
É utilizado onde é possível monitorar periodicamente as articulações, pois os fios tendem a enfraquecer sob a influência de vários fatores.
Existem diferentes tipos de roscas de tubos. Cada um deles é caracterizado por parâmetros como o perfil da superfície na qual o fio é aplicado, direção, localização e número de inícios do fio.
A lista dos tipos mais populares de roscas para tubos inclui:
- cilíndrico ou Whitward;
- cônico;
- redondo;
- NPSM
O primeiro deles é designado pela letra G e possui 2 classes de precisão.O perfil se assemelha visualmente a um triângulo isósceles. No ápice há um ângulo de 55⁰. Eles conectam seções de dutos com diâmetro de até 6 polegadas, que estão sujeitas a requisitos especiais de estanqueidade, usando roscas em polegadas. Para diâmetros maiores, utiliza-se soldagem.
As roscas cônicas do tipo polegada são utilizadas para conexões cônicas e para criar juntas de roscas cônicas feitas na parte externa e cilíndricas no interior do tubo. A letra R marca a rosca externa, a rosca interna - Rc, LH - direcionada para a esquerda. O selante é a própria rosca mais o selante.
Para conectar acessórios de encanamento desmontados com frequência: são usadas principalmente torneiras de corte de água, torneiras e roscas redondas. É designado pelos símbolos Kr.
A tabela resume os principais parâmetros de rosca para um tubo que pode ser corte com suas próprias mãos. Um valor importante para uma rosca em polegadas é o seu passo. Esta é a distância entre cristas ou depressões adjacentes. Seu valor ao longo de todo o comprimento permanece inalterado, caso contrário o encadeamento não funcionará
O perfil da rosca NPSM tem formato triangular e ângulo de 60⁰. A faixa de tamanho em polegadas é de 1/16 a 24. Esta rosca padrão americano é um tipo de rosca cilíndrica. Difere do doméstico apenas no tamanho do ângulo do perfil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O autor fala sobre as nuances e problemas que surgem na união de tubos durante a instalação de esgoto:
O autor deste vídeo compartilha como resolver seu problema:
Conectar corretamente os tubos é muito importante. A junta sempre foi o ponto mais fraco do gasoduto. Se for executado incorretamente, certamente ocorrerão vazamentos, bloqueios e, às vezes, rupturas de tubos.
Portanto, antes de começar a instalar as comunicações de encanamento, você precisa estudar todos os métodos de conexão existentes. Se o assunto parecer complicado, você sempre pode entrar em contato com um encanador.
Conte-nos sobre sua própria experiência adquirida na montagem de sistemas de encanamento. É possível que você conheça as nuances de instalação e formação de conexões que serão úteis aos visitantes do site. Escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos com as etapas do processo e tire dúvidas.
É necessário usar selante ao fazer conexões roscadas? Se sim, qual é melhor usar? Linha tipo linho, fumlenta ou Tangit?
A vedação não é necessária em todos os lugares, depende do tipo de conexão. Quanto a qual escolher, o linho é coisa do passado, nem todo mundo consegue usar fita adesiva corretamente, e esta é mais uma opção temporária, devem ser usados polímeros modernos e selantes anaeróbicos.