Tubos e conexões de polipropileno: tipos de produtos PP para montagem de tubulações e métodos de conexão

As novas tecnologias estão mudando a ideia de resistência e confiabilidade.Não faz muito tempo, parecia impossível substituir um tubo de metal. No entanto, agora o tipo mais comum no mercado de encanamento são os tubos de polipropileno e apropriado para eles e também acessórios. O sortimento é grande, é importante saber escolher. Você concorda?

Você aprenderá tudo sobre as características tecnológicas e técnicas dos produtos PP no artigo que apresentamos. Forneceremos orientações de acordo com quais tubos e conectores devem ser selecionados. O cumprimento de nossas recomendações é uma garantia de seleção do material ideal para a construção de dutos.

Tipos de tubos PP

De acordo com suas características de projeto, os tubos PP são divididos em dois tipos:

  • sólido;
  • reforçado

Ambos os tipos possuem um conjunto de características positivas e negativas.

Prós e contras de produtos sólidos

Produtos longos inteiros marcados como PPR são leves, duráveis ​​e relativamente baratos. O gasoduto feito com eles tolera facilmente o congelamento e o descongelamento sem alterar a estrutura.

Ao mesmo tempo, uma desvantagem significativa é o baixo limite de temperatura de fusão inerente aos termoplásticos - 175⁰. O início do amolecimento ocorre já aos 135⁰.

Mesmo que a temperatura da água no sistema seja estável e não ultrapasse 95⁰, mas a pressão seja alta, a combinação desses dois fatores pode levar a uma diminuição gradual da integridade do material.

Pipeline feito de tubos PP
O polipropileno é deformado longitudinalmente quando exposto ao calor. Se tal tubo for colocado em uma betonilha ou parede sem levar em conta a mudança de comprimento, devido ao estiramento e ao aparecimento de ondas na superfície dos tubos, o material sob o qual estão localizados começará a rachar

A conclusão óbvia é que é melhor não usar tubos sólidos de PP para transportar água muito quente. Para dispositivos de abastecimento de água São bastante adequados para água potável ou fria técnica. O polipropileno não afeta a composição da água.

Um lugar especial na categoria de tubos PP sólidos é ocupado por PPs rotulados de polipropileno modificado - o material da mais alta qualidade. É sulfeto de polivinila com uma estrutura molecular única. O diâmetro dos tubos PPs é de 20 mm a 120 cm e são de uso universal.

Tubos PP reforçados

Os tubos reforçados diferem dos tubos sólidos por apresentarem um menor coeficiente de expansão térmica. A estrutura de reforço incluída nos tubos é feita de fibra de vidro ou folha de alumínio.

A moldura de fibra de vidro é uma opção mais moderna. A vantagem é a soldagem simplificada, pois não há necessidade de descascar as pontas da camada de reforço e calibrar. Como a moldura é soldada ao corpo do produto, não existe o fenômeno da delaminação. O coeficiente de expansão linear é de 6%.

O reforço de alumínio pode ser contínuo, quando durante a produção dos tubos é inserida uma tira de alumínio em seu corpo, ou perfurada. A segunda opção é substituir a fita por uma malha com pequenos furos.

Tubos perfurados de folha de alumínio
O reforço com folha de alumínio perfurada garante a criação de um único monólito devido à forte ligação de todas as camadas. Esta superfície é resistente à delaminação

O tubo PP reforçado com tira de papel alumínio tolera bem altas temperaturas. Na verdade, este já é um completo tubo de metal-plástico. Esses tubos são conectados ao longo da camada interna. Antes disso, a casca externa e a camada de reforço são removidas.

Com diferenças características entre tubos de metal-plástico e polipropileno Leia o artigo, dedicado à análise das propriedades e avaliação das qualidades de ambas as variedades.

Em regiões frias, mesmo os tubos de polipropileno da mais alta qualidade não são recomendados para abastecimento centralizado de água quente e aquecimento. É melhor não expor as comunicações plásticas a mudanças significativas de temperatura.

Acessórios para sistema de abastecimento de água em tubos PP

O próprio nome “fitting” vem do inglês “fit”, que na tradução soa como “to assemble”. Com a ajuda deles, os tubos são unidos em linha reta, em ângulo, e formam contornos e ramificações. Neste caso, a tubulação pode incluir tubos do mesmo diâmetro e diferentes.

Muitas empresas produzem tubos de polipropileno e estão constantemente ampliando sua gama de produtos. Inclui acessórios simples e complexos para tubos de polipropileno. Esses elementos para conexão de tubos são rosqueados, crimpados e soldados.

O sistema de abastecimento de água é criado usando os seguintes tipos:

O primeiro deles, com geometria em forma de barril, é o mais simples. O diâmetro interno do “barril” é idêntico ao diâmetro externo do tubo. Sua finalidade é conectar tubos de seção transversal igual.A tubulação de água requer estanqueidade total, somente a soldagem pode fornecê-la.

Processo de soldagem de tubos PP
O processo de soldagem de tubos de polipropileno é perfeitamente possível de ser feito de forma independente. Todo trabalho não envolve nenhum esforço físico pesado

Para isso, os elementos de conexão devem ser do mesmo material do PPT. Como essas peças têm formato de sino, elas são colocadas no tubo. A conexão ocorre após o aquecimento das duas partes. Se um tubo não aquecido puder ser inserido na conexão, ele não será adequado para instalação de tubulação.

Classificação de acessórios para tubulações PP

O material com o qual são feitas as conexões de polipropileno pode ter uma composição diferente, o que afeta a estabilidade térmica.

Com base neste recurso, existem 3 tipos:

  • homopropileno - abreviado como PPG, marcação - RPH, PP-1;
  • copolímero em bloco - denotado pela abreviatura PPV, marcações - PPV, PP-S, PP-2;
  • copolímero redondo - PPR, rotulado - PP-3, PPRC, PPCR.

O primeiro tipo é o polipropileno com inclusão de aditivos modificadores especiais - nucleadores, retardadores de fogo, anti-sépticos. Eles conferem um certo conjunto de propriedades ao produto final. Tanto os tubos deste tipo como os acessórios são adequados exclusivamente para o abastecimento de água fria.

O segundo é um polímero composto por micromoléculas homopolíméricas dispostas em uma ordem precisa. O produto acabado feito com este material possui alta resistência ao impacto. Por suportar altas temperaturas, é adequado para abastecimento de água quente.

Propriedades do polipropileno
O polipropileno possui alta resistência ao impacto. É resistente à abrasão e flexão. Possui excelentes características dielétricas, baixa permeabilidade a gases e vapores

A estrutura do copolímero aleatório é cristalina.O produto não perde suas propriedades em uma ampla faixa de temperatura - -170 - 1400⁰. Os elementos feitos com este material podem ter seção transversal de 1,6 a 11 cm e são utilizados em diversas redes de engenharia. As características do polipropileno também incluem um parâmetro como MRS. Esta é uma característica de menor duração de força.

Está relacionado à pressão máxima permitida na linha. Essa pressão é garantida para garantir o serviço impecável da tubulação no transporte de água com temperatura de 20⁰ por 50 anos. O indicador está diretamente relacionado à espessura da parede do tubo.

Os valores de pressão são codificados na abreviatura PN com um prefixo digital. Indica a pressão máxima permitida durante a operação. Quanto maior for a designação digital, maior será a carga de pressão que o tubo pode suportar.

Exemplos: PN10 - um tubo com pressão designada de 10 bar, uma pressão de 16 bar corresponde a um tubo PN16.

Você pode selecionar elementos de conexão e tubos para montagem Sistemas de aquecimento E tubulação de água de polipropileno por propósito:

  • para passar água fria;
  • para transporte de água quente (máximo 70⁰).

Existem também tubos utilizados para criar sistemas de aquecimento: sistemas de piso de baixa temperatura (máximo 60⁰) e sistemas de radiadores até 90⁰.

Características dos acoplamentos de polipropileno

Os acoplamentos PP possuem paredes espessadas. Os tubos são inseridos na junta de acoplamento com algum esforço.

Instalação de acessórios
A instalação de uma conexão com diâmetro inferior a 5 cm é feita manualmente. Antes de conectar os tubos usando acessórios, os tubos são cortados em ângulos retos e as rebarbas são removidas

O principal é que a parte do tubo que entra no acoplamento seja absolutamente lisa.O tubo é inserido no elemento de conexão até parar, após o encaixe é retirado e aquecido até ferro de soldapara que seja forte e hermético conecte as partes do pipeline PP.

Elementos de transição para produtos de diferentes diâmetros

Produtos de diferentes seções são conectados por meio de um tipo especial de adaptadores. Desempenha a mesma função que o acoplamento, mas conecta diâmetros diferentes. Caso seja necessário continuar o tubo de polipropileno com um de metal, esses elementos de conexão também são utilizados.

Neste caso, diferem dos acoplamentos simples pela presença de rosca interna em um dos lados. Este adaptador conecta hermeticamente seções lisas da rede de água.

Cantos e seu escopo de aplicação

O encanamento nem sempre é uma linha reta perfeita. Às vezes é necessário formar um ângulo reto. O polipropileno é um material rígido e inflexível em condições de funcionamento. Mas pode ser dobrado se for pré-aquecido. Outra coisa é que você não precisa fazer isso.

Aplicação de cantos
Se um tubo de polipropileno for aquecido e depois dobrado, a parede externa na curva ficará mais fina. Isso piorará as características de resistência de todo o sistema. Dobras aparecerão do outro lado do tubo, reduzindo seu rendimento.

Quando as temperaturas e pressões de projeto aumentam ligeiramente, pode ocorrer um vazamento. A melhor solução nesta situação é utilizar uma ferragem dobrada no ângulo adequado.

O ângulo de curvatura é 45, 90⁰. Existem cantos com entalhes de um lado. Sim, montagem torneira do banheiro, utilize um ângulo com seção transversal de 2 cm de um lado e uma rosca interna de 3 quartos do outro.

Usando camisetas e cruzes

Nas situações em que é necessário unir mais de duas curvas, utilizam-se tês e cruzes. Por exemplo, é necessário fornecer água do espelho para o banheiro ou para a pia da cozinha.

Esses acessórios têm muitas modificações. Alguns tubos correm em um ângulo de 90⁰, outros em um ângulo agudo. Para instalação válvulas de corte Para conexões deste tipo, as conexões são produzidas com roscas em um dos lados. O segundo lado é para conexões de soldagem.

Cruzes e T para tubos de polipropileno
O uso de tês e cruzes permite a montagem rápida e eficiente de ramais de tubulações de polipropileno. Para instalar válvulas de corte em tubulações plásticas, são produzidas conexões, uma das laterais equipada com rosca metálica

A temperatura e o tempo de aquecimento das peças de polipropileno são estritamente regulamentados. Irá familiarizá-lo com os valores indicados próximo artigo, onde, além desses importantes parâmetros, você encontrará um guia detalhado para conexão de peças PP por soldagem.

Elementos de bypass para adutoras de água

No caso de instalação de uma tubulação de água que percorre uma trajetória complexa, é impossível prescindir de contornar as partes curvas. Eles são necessários quando o tubo precisa ser colocado para contornar obstáculos localizados próximos à parede. Eles mudam a direção da rodovia suavemente.

Visualmente, essas peças são semelhantes a quadrados, mas sua curvatura é mais arredondada. Com a ajuda deles, é possível girar o abastecimento de água em 120⁰.

Ignorar elementos
O elemento de bypass é montado por meio de soldagem de soquete. O anel bypass é compatível com tubos maciços de polipropileno, bem como com estruturas de reforço reforçadas

Eles produzem conexões bypass de polipropileno da marca PPR PP.Esses elementos também se adaptam bem às juntas de canto, e isso é importante quando as comunicações estão localizadas externamente.

Seleção correta de acessórios por diâmetro

A seleção das conexões plásticas, bem como o método de conexão, é feita em função do material dos tubos. Em qualquer caso, primeiro é criado um diagrama e, em seguida, é determinado o tipo de elementos de conexão.

Acessórios para soldagem difusa ou soldagem são adequados para um sistema de tubos de polipropileno. Este é um método barato, mas fornece uma solução monolítica e 100% selada. conexão de tubos de polipropilenoutilizado na montagem de sistemas de aquecimento, esgoto e redes de abastecimento de água de qualquer complexidade.

Os diâmetros dos elementos de ligação estão relacionados com o diâmetro dos tubos. Por sua vez, este último valor está interligado com um parâmetro como a vazão do sistema de abastecimento de água. Ao selecionar o diâmetro necessário, várias nuances devem ser levadas em consideração.

A marcação dos produtos tubulares inclui o diâmetro externo, cujo valor também leva em consideração as paredes bastante espessas do tubo. Portanto, com o mesmo diâmetro externo, a permeabilidade de um tubo de polipropileno será menor do que, por exemplo, um tubo metal-plástico.

O tubo interno de polipropileno é absolutamente liso, ao contrário do aço. Nenhum depósito permanece ou se acumula nele. Então se inicialmente o diâmetro interno desse tipo de tubo fosse o mesmo, o tubo PP proporcionará uma passagem mais eficiente.

Diâmetros de tubos e conexões
A maior demanda é por conexões e tubos de PP com diâmetro de 20 a 40 mm. Também existem muitos produtos de tamanho maior no mercado, mas eles não são tão populares

Para abastecimento de água em casa de campo ou apartamento com conjunto padrão de tomadas de água, a melhor opção seria um tubo com diâmetro de 20 mm. Grandes diâmetros (50mm) são mais adequados para a implementação de esquemas de abastecimento de água para microdistritos.

Acessórios não são necessários neste caso. O encaixe é feito por soldagem. Para incluir válvulas de retenção e válvulas gaveta no sistema, são usados ​​flanges de aço.

Algumas dicas adicionais para escolher

A seleção de tubos PP e as mesmas conexões para abastecimento de água é um momento crucial.

Ao entrar no mercado de construção, não custa lembrar que é útil guiar-se pelos seguintes critérios-chave:

  • características do futuro sistema em condições específicas;
  • tipo de comunicações de engenharia.

Tipos de tubos PP utilizados na construção de sistemas de aquecimento, são dados aqui. Recomendamos a leitura deste artigo muito útil.

Qualquer pipeline possui características próprias.

Eles também devem ser levados em consideração na escolha:

  1. Para tubos de abastecimento de água, são utilizados principalmente tubos de polipropileno cinza ou branco.
  2. A montagem de uma tubulação de polipropileno envolve a utilização de ferro de solda para tubos PP e especial tipos de cortadores de tubos.
  3. Se a escolha for difícil devido à amplitude do sortimento, é preciso levar produtos que combinem parâmetros como qualidade, custo, comodidade e instalação econômica.
  4. Você precisa saber que os elementos de conexão para tubos de PP não podem ser substituídos por acessórios projetados para tubos de PVC, mesmo que tenham as mesmas dimensões.

Cada fabricante posiciona seus produtos com alta qualidade e durabilidade. Portanto, para fazer uma escolha digna, é necessário comparar tubos produzidos por diferentes empresas de acordo com alguns parâmetros.

Conexões e tubos FV-Plast
As conexões e tubos PP FV-Plast, produzidos na República Tcheca, são populares entre os consumidores em muitos países. Eles são adequados para sistemas de abastecimento de água quente e fria

O primeiro parâmetro é a presença dos diâmetros necessários, conexões atípicas e peso. A aparência também é importante. Se este for um momento decisivo, então os tubos fabricados na República Tcheca parecem mais apresentáveis, enquanto os turcos são discretos em comparação. Em particular, os tubos checos FV PPR são uma excelente opção para abastecimento de água fria e quente.

A Faser produz ferragens e acessórios para eles. Os tubos FV THERM também são adequados para o fornecimento de água quente, mas devido ao alto custo isso não é prático. O fabricante Facer, para distinguir visualmente os produtos para abastecimento de água fria, marca-os com listras sobre uma superfície branca.

Outra nuance é o valor SDR. Com uma taxa alta, observa-se excelente capacidade de cross-country com paredes relativamente finas. Baixo SDR é um sinal de baixa permeabilidade com alta densidade e resistência ao mesmo tempo. A durabilidade e a vida útil também são importantes. As garantias dos fabricantes não devem ser ignoradas.

As sobras de tubo de polipropileno que sobrarem após a construção do gasoduto sempre podem ser aproveitadas. Por exemplo, você pode faça uma cadeira para um país ou ambiente doméstico. Você encontrará instruções para fazer isso em nosso artigo recomendado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Princípios para a escolha de tubos PP:

Vídeo nº 2. Recomendações de vendedores de equipamentos de encanamento sobre a escolha de tubos e componentes PP:

Você conhecerá todas as características técnicas dos produtos, bem como a empresa que os produziu, a partir das marcações localizadas diretamente no produto. Não se esqueça de estudá-los na hora de comprar. Não negligencie também os conselhos de especialistas.

Com uma boa preparação inicial, você pode projetar de forma independente um excelente sistema de encanamento para sua casa.Se você tiver dúvidas sobre suas habilidades, será mais barato recorrer a um encanador. Caso contrário, o retrabalho poderá acarretar custos adicionais significativos.

Conte-nos como você comprou tubos e conexões de polipropileno para montagem de comunicações domésticas ou suburbanas. Compartilhe os critérios que influenciaram sua escolha de produtos. Deixe comentários, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. GeraldRah

    Tubos e conexões de polipropileno

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica