Instalação Tubos de polipropileno DIY: tecnologia para trabalhar com dutos de PP
Você decidiu fazer uma grande reforma em seu apartamento? Então vale considerar que sem substituir o abastecimento de água ele ficará incompleto.Concordo, seria uma pena se imediatamente após o reparo um dos canos vazasse e, que bom, você inundasse seus vizinhos. Uma excelente alternativa às linhas de abastecimento de água desatualizadas são os tubos de plástico.
Fazer a fiação plástica para um sistema de aquecimento ou abastecimento de água em um apartamento é bastante simples. Para instalar tubos de polipropileno com as próprias mãos, basta um conjunto de equipamentos especiais e um mínimo de conhecimentos técnicos.
A seguir, diremos quais ferramentas são necessárias para o trabalho e como usá-las corretamente. Além disso, no artigo você encontrará informações sobre como traçar corretamente um diagrama de fiação para uma tubulação de plástico, bem como instruções passo a passo para soldar tubos de polipropileno. Para ajudar o artesão doméstico, selecionamos vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Anatomia de tubos de polipropileno
A maioria dos tubos de polipropileno (PP) são iguais à primeira vista. Um exame mais detalhado deles permitirá notar diferenças na densidade do material, estrutura interna e espessura da parede. O escopo dos tubos e as características de sua instalação dependem desses fatores.
Classificação do material PP
A qualidade de uma solda de polipropileno e as características operacionais dos tubos são em grande parte determinadas pela tecnologia de fabricação de PP.
Existem os seguintes tipos de peças, com base no material de que são feitas:
- PRN. Produtos de camada única em homopolipropileno. Usado em tubulações industriais e sistemas de abastecimento de água fria.
- VRR. Produtos de camada única feitos de copolímero em bloco PP. Utilizado para instalação de redes de piso radiante e tubulações de frio.
- PPR. Produtos de camada única feitos de copolímero aleatório PP. São utilizados em sistemas de abastecimento de água e aquecimento doméstico com temperaturas de água até +70°C.
- PPS. Tubos refratários com temperaturas de operação de até +95 °C.
Existem também peças de PP reforçadas multicamadas.
Possuem um invólucro interno adicional de alumínio, que reduz drasticamente a expansão térmica, facilitando a instalação da fiação e a segurança operacional.
A desvantagem desses produtos é a necessidade de remover a camada superior de polímero e alumínio até a profundidade de penetração do tubo na conexão antes da soldagem.
Examinamos com mais detalhes os tipos de tubos PP por material de fabricação e acessórios em nosso outro artigo.
Como é a marcação?
Você mesmo pode selecionar os tubos e conexões necessários para fiação de plástico no mercado de construção. Você só precisa conhecer os símbolos da rotulagem.
Para determinar o escopo dos produtos de polipropileno, o principal indicador é o PN.Este é um indicador da pressão nominal em kgf/cm2 (1 kgf/cm2 = 0,967 atmosferas), na qual a vida operacional não muda. A temperatura base do refrigerante no cálculo é assumida como 20 °C.
Na esfera doméstica, são utilizados 4 tipos principais de tubos PP com diferentes valores PN:
- PN10 – para abastecimento de água fria;
- PN16 – para abastecimento de água fria e quente;
- PN20 – para água quente e sistemas de aquecimento;
- PN25 – para sistemas de aquecimento, especialmente do tipo central.
Os produtos com PN25 geralmente têm um grande comprimento linear, por isso são quase sempre reforçados com folha de alumínio ou fibra de vidro resistente para menor expansão quando aquecidos. Recomendamos que você dê uma olhada mais de perto Marcações de tubos PP para aquecimento.
Aparência e estrutura interna
Os tubos PP de alta qualidade têm um formato perfeitamente redondo quando cortados. A espessura das paredes e do material de reforço deve ser a mesma em toda a circunferência e não deve haver rupturas no alumínio ou na fibra de vidro.
Um tubo reforçado consiste tradicionalmente em três camadas: polipropileno interno e externo e alumínio intermediário ou fibra de vidro. As superfícies dos tubos devem ser lisas, sem flacidez ou depressões.
A cor do material pode ser verde, branco ou cinza, mas a qualidade e as características dos tubos não dependem em nada disso.
Vantagens e desvantagens do PP
As vantagens dos tubos PP na instalação de aquecimento interno e abastecimento de água são óbvias e são confirmadas pelo seu domínio indiviso nesta área.
As propriedades que tornam este produto uma prioridade para a montagem de comunicações internas são:
- silêncio;
- força de impacto;
- facilidade;
- resistência à corrosão;
- durabilidade;
- aperto das conexões;
- baixo custo;
- imunidade das paredes internas à placa.
Mas os tubos de polipropileno também possuem lados negativos que causam transtornos durante a instalação:
- falta de flexibilidade;
- forte alongamento relativo quando aquecido;
- a necessidade de ferramentas especiais ao conectar produtos individuais.
Os especialistas que montam tubos PP todos os dias há muito desenvolveram maneiras de compensar as desvantagens listadas, portanto, não há alternativas especiais ao polipropileno.
Preparação para instalação de tubos PP
É impossível fazer encanamento apenas com as mãos e canos, por isso você deve compreender os esquemas de aquecimento e abastecimento de água, as ferramentas necessárias, os métodos de conexão e os materiais utilizados.
A montagem de um sistema de abastecimento de água a partir de tubos PP inclui uma série de etapas tradicionais:
Estágio 1. Rascunho
Antes de comprar material para instalação de aquecimento e encanamento, você precisa decidir sobre o diagrama de fiação.
Existem quatro maneiras principais de conectar baterias ao circuito de aquecimento:
- fluir através;
- com bypass não regulamentado;
- com válvulas;
- com válvula de três vias.
A escolha final da opção de instalação geralmente é determinada pela capacidade financeira dos proprietários dos apartamentos, pois as válvulas de corte não são baratas.
Discutimos em detalhes as características de instalação de aquecimento de polipropileno em Este artigo.
O sistema de abastecimento de água também possui diagramas básicos de projeto de fiação, mas são apenas dois: coletor e tee (tradicional em apartamentos).
Um circuito em T também é chamado de sequencial. Envolve passar um tubo ao longo de todos os acessórios de encanamento, a partir dos quais as ramificações são feitas sequencialmente por meio de um tee.
O circuito coletor envolve a instalação de um coletor em forma de flauta na entrada de água da casa. Ele permite que você faça várias curvas de forma compacta em diferentes direções.
A fiação pode ser feita dentro das paredes ou ao ar livre. A primeira opção requer cálculos detalhados que levam em consideração o alongamento dos tubos quando aquecidos.
Recomendamos que você leia mais sobre diagramas de fiação de abastecimento de água de tubos PP.
Etapa #2. Preparando ferramentas
Uma desvantagem significativa de trabalhar de forma independente com tubos de polipropileno é a necessidade de usar ferramentas especiais. O preço de um kit de equipamento de instalação varia de 100 a 200 dólares.
Este conjunto deve incluir:
- máquina de solda elétrica com suporte ou simplesmente ferro de solda para tubos PP;
- cortadores de tubos;
- barbeador para remoção da camada externa e alumínio de tubos reforçados;
- calibrador e chanfro para monitoramento e ajuste do diâmetro das peças;
- bicos para aquecimento dos elementos a serem soldados.
Além de equipamentos especiais, para instalar tubos PP você precisará de uma chave ajustável, um marcador, uma fita métrica e outras ferramentas domésticas em geral.
Se você está planejando um trabalho de instalação único, você pode alugar um kit de solda.
Etapa #3. Seleção de acessórios de polipropileno
As conexões PP são usadas para soldar tubos PP em várias combinações, bem como para conectá-los a acessórios de encanamento.
Esses incluem;
- adaptadores;
- curvas dos mamilos;
- acoplamentos;
- acoplamentos roscados;
- camisetas;
- plugues;
- cruzes;
- conectores destacáveis;
- Válvulas de esfera;
- braçadeiras.
Algumas dicas para escolher conexões e instalar tubos:
A qualidade do polipropileno e a espessura da parede das conexões também podem ser diferentes, portanto é necessário escolhê-las de acordo com a marcação dos tubos.
Etapa #4. Selecionando um diagrama de conexão
Há uma diferença fundamental na soldagem de tubos com diâmetro de até 63 mm e a partir de 63 mm.Tubos iguais ou maiores que esse tamanho são soldados de topo e aqueles menores são conectados usando o método de soquete.
Este último envolve a formação de uma junta devido ao fato de que a extremidade cortada fundida do tubo entra alguns centímetros no encaixe expandido da conexão.
O mesmo método é usado para conectar dois tubos entre si usando um acoplamento.
Dependendo da presença de peças roscadas, as conexões dos produtos PP podem ser:
- destacável;
- uma pedaço.
As conexões destacáveis envolvem a soldagem de dois acessórios roscados com roscas externas e internas nas extremidades das peças de conexão.
O tipo de peça única inclui o método de conexão de soquete descrito acima, soldando dois produtos de polipropileno.
Para saber mais sobre a tecnologia de soldagem de tubos de polipropileno, acesse através deste link.
Instruções passo a passo para soldar tubos PP
Depois de comprar todos os tubos e acessórios necessários, você pode começar a soldá-los. Este processo será discutido passo a passo, com ilustrações, para que não restem dúvidas.
Passo #1 – cortando os tubos
Este processo é feito usando cortador de Tubos. Se o corte for chanfrado, a borda mais longa pode formar um cordão durante a soldagem e estreitar a passagem interna da conexão.
Os corta-tubos têm uma limitação de diâmetro máximo, portanto você precisa escolher o modelo que se adapta aos tubos adquiridos.
Passo #2 - processamento de tubos e formação de chanfro
Após o recorte, é necessário fazer um pequeno chanfro na peça que vai caber no encaixe. Para tanto, são utilizados calibradores manuais ou chaves de fenda de diversos tamanhos.
Ambas as ferramentas possuem facas integradas que formam um chanfro com parâmetros padrão.
Para obter um corte, é necessário colocar o tubo em um calibrador manual e girá-lo várias vezes em torno do eixo com pressão.
Nos tubos reforçados, além do chanfro, a camada superior de PP e folha de alumínio é removida com uma máquina de barbear. Parece um cilindro com alças e cabe apenas em um tamanho específico.
Depois de chanfrar e remover a folha de alumínio, é necessário limpar todas as peças.
Passo #3 – preparando o ferro de solda
A temperatura de soldagem para tubos de polipropileno varia de 260 a 280 °C, mas é melhor para os amadores usar ferros de solda não ajustáveis ou aquecer até 260 °C. Recomendamos dar uma olhada mais de perto nos valores temperatura de soldagem de polipropileno.
Antes de ligar, é necessário colocar os acessórios dupla-face (mandril e luva) no ferro de solda e colocar o aparelho em um suporte em forma de cruz.
Então você deve ligar o ferro de soldar.Quando atingir a temperatura de 260 °C, a luz sinalizadora verde acenderá.
Passo #4 - aquecimento e união de peças
Recomenda-se o uso de luvas ao trabalhar com tubos. Para aquecer as peças é necessário colocar simultaneamente uma peça a ser conectada no mandril e inserir a segunda na bucha.
Para manter a profundidade da conexão, você pode fazer previamente uma marca correspondente no tubo com um marcador e focar nela ao inserir o produto no encaixe.
A tabela abaixo mostra os tempos padrão de aquecimento, conexão e resfriamento dos tubos, dependendo do seu diâmetro, bem como a profundidade de inserção no soquete. Ao trabalhar em uma sala fria, o tempo de aquecimento pode ser aumentado em 1-2 segundos.
Após o aquecimento, as peças a serem unidas devem ser unidas com força e movimento direto até a linha pretendida. É importante evitar que as peças girem.
As mudanças do tubo e da conexão entre si são permitidas apenas por 4 a 12 segundos. Depois disso, qualquer progresso terá um impacto muito negativo na qualidade da conexão.
Após a união é necessário deixar o polipropileno esfriar pelo tempo indicado na tabela. É aconselhável observar a costura interna resultante para garantir que a sobreposição não bloqueie a passagem. Caso contrário você terá que revender as peças.Isso completa o processo de soldagem.
Para evitar erros comuns no processo de soldagem de plástico, recomendamos que você se familiarize com regras e erros de soldagem.
Como proteger adequadamente o pipeline?
Uma boa instalação de aquecimento ou canalização não se trata apenas da qualidade da ligação, mas também da implementação de conhecimentos sobre a instalação de tubos de polipropileno montados.
A fixação adequada da fiação plástica às paredes evitará que ela ceda e se deforme quando aquecida com água quente.
Para a fixação de tubos são utilizados: clipes (simples, empilhados, com pinça) e grampos (em grampo, emparelhados, de parede).
Novos modelos aparecem constantemente no mercado, então escolha de pinças e é melhor produzir clipes diretamente na loja. Os clipes basicamente garantem o movimento livre dos tubos ao longo do eixo e os grampos os fixam firmemente em uma posição.
Uma consequência particularmente perigosa da instalação inadequada é negligenciar a expansão térmica dos tubos.
O comprimento dos tubos PP simples pode mudar em 10-15mm/1m quando aquecidos. Quando fixados rigidamente, ocorre deformação nas aderências, o que pode levar ao rompimento da ligação. Para aliviar o estresse, são utilizados os seguintes tipos de compensadores:
- Em forma de Z;
- Em forma de U;
- Em forma de L
- anel.
Regras para trabalhar com compensador:
Depois de soldar as juntas de dilatação e fixar os tubos em braçadeiras e clipes, você pode começar a testar o sistema montado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O algoritmo de ações para soldagem de tubos de polipropileno é melhor lembrado depois de assistir aos vídeos correspondentes. Também serão mostrados os tipos de conexões e as características de sua soldagem.
Tipos de ferros de soldar e instruções para soldar tubos de polipropileno:
Segredos da instalação de tubos PP:
Tipos de acessórios e regras para soldá-los:
As tecnologias descritas acima para instalação de tubos e conexões de polipropileno são simples e não requerem qualificação profissional. Os vídeos demonstram claramente as etapas do processo de soldagem, que você mesmo pode dominar em poucos minutos.
Portanto, para montar um sistema de encanamento com as próprias mãos, basta adquirir os materiais necessários, encontrar os equipamentos e seguir os algoritmos de ação descritos no artigo.
Você quer montar um duto de plástico, mas não entendeu totalmente as nuances? Peça conselhos - tentaremos responder da forma mais completa possível.
Ou talvez você seja um especialista em soldagem de tubos PP e queira compartilhar dicas valiosas com iniciantes? Escreva suas recomendações no bloco de comentários - muitos artesãos que estão enfrentando a soldagem de polipropileno pela primeira vez ficarão gratos a você.
Antes de começar a instalar um sistema de abastecimento de água em uma casa de campo (dacha), pratiquei o uso de um ferro de soldar para tubos de plástico. Foi necessário construir uma treliça para pepinos, tomates e clematis. Tudo parecia funcionar bem. Depois disso, ele começou a levar água para dentro de casa. A tarefa não foi difícil, pois planejavam fornecer apenas água fria para a casa. Não houve necessidade de ligar o aquecimento quente. Decidimos não instalar banheira e vaso sanitário ainda. Portanto, minha primeira experiência foi bastante bem-sucedida.
Na minha opinião, os tubos de polipropileno marcados como Pipies são os mais confiáveis. Instalei em água fria e quente, ele suporta mudanças de temperatura normalmente. Aliás, alguém sabe o prazo de validade dos tubos antes do período operacional?! Tenho cachimbos com data de produção de 1999, acho que não podem mais ser usados para o fim a que se destinam e é melhor levá-los para a dacha.
Explicado de forma muito clara e clara. Obrigado!