Como escolher um ferro de soldar para tubos de polipropileno: conselhos de encanadores profissionais
Os tubos de polipropileno ocuparam firmemente o nicho de materiais para encanamento e aquecimento doméstico.Sua instalação é simples e fácil quando comparada com a montagem de fiação de aço. Para soldar juntas de plástico, é necessário um ferro de soldar especial para tubos de polipropileno.
Mas como escolhê-lo corretamente e o que observar antes de comprar - essas nuances não são conhecidas por todas as pessoas comuns. São essas questões que consideraremos detalhadamente no artigo, prestando atenção ao dispositivo, princípio de funcionamento e projetos de equipamentos existentes.
Apresentamos também uma série de critérios importantes que são importantes na escolha de um ferro de soldar. Afinal, antes de adquiri-lo, você precisa se familiarizar não só com os tipos, mas também com as principais características, que lhe permitirão adquirir um aparelho que corresponda à obra planejada.
O conteúdo do artigo:
Tipos de soldagem de tubos de polipropileno
Você pode conectar elementos de fiação plástica de tubos de polipropileno usando acessórios roscados ou três métodos de soldagem:
- eletrofusão;
- bunda;
- em forma de sino
Existe uma diferença fundamental entre soldar tubos de polipropileno de até 63 mm e maiores que esse tamanho.
Tubos de pequeno diâmetro (até 63 mm) são conectados pelo método de encaixe, ou seja, inserindo a borda cortada de um tubo na borda expandida (soquete) da conexão.O método de conexão do soquete proporciona um alto grau de estanqueidade devido à grande área de contato dos dois produtos soldados e à coincidência absoluta de seus diâmetros.
Grandes tubulações de pressão com diâmetro de 63 mm ou mais são soldadas de ponta a ponta. Este método praticamente não é utilizado para fins domésticos, portanto os equipamentos para soldagem de topo não serão considerados detalhadamente. O custo dessa máquina de solda começa em vários milhares de dólares e é adquirida principalmente por empresas de construção.
A soldagem por eletrofusão é usada para conectar tubos de polietileno. É produzido por meio de acoplamentos com elementos de aquecimento embutidos. Não requer processamento das pontas soldadas e é possível em locais com espaço de trabalho limitado.
As desvantagens da soldagem por eletrofusão incluem o alto custo da máquina de solda, cujo preço começa em US$ 1.500. Com a soldagem por eletrofusão, as peças de polímero são unidas de maneira uniforme e sem flacidez, portanto esse método é o melhor, mas também o mais caro.
Ao conectar tubos PP de grande diâmetro, são utilizadas tecnologia de soldagem de topo e uma máquina de solda correspondente:
A seguir consideraremos a escolha do equipamento para soldagem de encaixe de tubos de polipropileno, cujo custo pode ser recuperado com um grande volume de trabalho executado.
Leia o artigo: TOP 12 melhores ferros de soldar para tubos: revisão, fotos, prós, contras, preço.
Projetos existentes de ferro de solda
Na aparência, o equipamento para soldagem de encaixe de tubos plásticos é do mesmo tipo e difere apenas no formato do aquecedor.
Pode ser de dois tipos:
- plano;
- cilíndrico.
Um aquecedor plano (os instaladores também o chamam de ferro para tubos de polipropileno) tem a aparência de uma placa metálica cônica espessa. Quanto maior a massa do aquecedor, melhor será sua capacidade de manter uma temperatura estável ao derreter o plástico. Falamos com mais detalhes sobre o uso de ferro para soldar polipropileno Neste artigo.
Os bicos para fusão das peças a serem unidas são fixados ao aquecedor por meio de parafusos rosqueados nos furos da placa.
Os ferros de soldar com resistência cilíndrica são mais compactos e fáceis de usar em locais de difícil acesso. Os acessórios são fixados a eles por meio de uma braçadeira removível fixada com parafusos de fixação.
Devido à simplicidade do design do aquecedor e à ausência de elementos caros nele, o custo dos ferros de solda varia de 100 a 200 dólares, dependendo do fabricante, potência e configuração.
Projeto de equipamento de solda
Os projetos dos ferros de soldar para tubos de polipropileno podem diferir em detalhes, mas seus elementos principais são os mesmos.
O equipamento inclui:
- quadro;
- aquecedor;
- termostato;
- bicos;
- ficar em pé.
O corpo do aparelho geralmente é feito de metal, pois as peças plásticas podem ficar quebradiças devido à exposição constante a altas temperaturas, embora também estejam disponíveis modelos com cabos emborrachados.
Um aquecedor elétrico (TEH) tem a forma de uma placa metálica em forma de cone ou de uma haste cilíndrica grossa. As dimensões do elemento de aquecimento dependem do consumo de energia e do número de acessórios nele colocados ao mesmo tempo.
O aquecedor elétrico em forma de placa possui um ou mais orifícios para fixação de bicos. Com o aumento do seu número, aumenta a potência do ferro de soldar e o seu custo. A temperatura padrão do aquecedor para soldagem de tubos é 260 °C, mas pode ser ajustada.
O termostato tem o formato de um botão redondo, com o qual você ajusta a temperatura operacional necessária. Para monitorar a prontidão do ferro de solda para operação, são utilizados indicadores (geralmente luzes vermelhas e verdes). Durante o aquecimento, o indicador vermelho acende e quando o aquecedor atinge a temperatura operacional, o indicador verde também acende.
Os bicos para um elemento de aquecimento plano têm formato cilíndrico e são chamados de mandril e luva.O mandril serve para aquecer a superfície interna de polipropileno do soquete e a luva é usada para amolecer a camada externa do tubo conectado.
Os bicos possuem um revestimento antiaderente na parte superior para que o polipropileno amolecido não grude neles. Existem bicos para cada diâmetro de tubo. Geralmente eles vêm completos com um ferro de solda na quantidade de 3 a 5 pares.
Para aquecedores cilíndricos, são utilizados acessórios do tipo braçadeira. Seu número máximo na barra do ferro de soldar depende do comprimento do aquecedor.
Os suportes para máquinas de solda são universais e individuais.
Na forma eles podem ser:
- cruzadas;
- Em forma de U;
- retangular.
Os suportes universais podem ser adquiridos separadamente e são adequados para a maioria dos ferros de soldar, enquanto os suportes individuais possuem uma montagem especial projetada para um modelo específico ou para uma série completa de equipamentos. Todos os suportes são relativamente compactos, mas diferem em peso.
Ocasionalmente você encontra ferros de soldar com aquecedores e suportes de formatos incomuns, mas eles não se espalharam.
Princípio de funcionamento de um aparelho elétrico
O funcionamento de um ferro de soldar para tubos de polipropileno baseia-se no amolecimento térmico das superfícies das peças soldadas e na sua posterior ligação.
O produto com soquete é colocado no mandril e o tubo cortado é inserido no orifício da luva aquecida. As peças são aquecidas dentro do tempo padrão especificado nas instruções de cada ferro de soldar separadamente. Em seguida, as peças são removidas dos bicos e conectadas.
Se você nunca fez esse tipo de trabalho, recomendamos que você se familiarize com tecnologia de auto-soldagem tubos de polipropileno.
Critérios para seleção de modelos de soquete
A escolha de um ferro de soldar para tubos de polipropileno deve começar pelo estudo da configuração e características do equipamento.
Os principais fatores que garantem a durabilidade e funcionalidade deste dispositivo são:
- potência do elemento de aquecimento;
- conjunto de bicos;
- fabricante de equipamentos;
- custo do ferro de solda.
A máquina de solda quase sempre vem completa com ferramentas auxiliares: luvas, chave de fenda, fita métrica e outros. Portanto, na hora de escolher um dispositivo, principalmente via Internet, é necessário levar em consideração essa nuance.
Critério nº 1 – consumo de energia do equipamento
A maioria dos conselhos sobre como escolher a potência de um ferro de solda na Internet se baseia na afirmação de que ele deve ter pelo menos dez vezes o tamanho do tubo em milímetros. O diâmetro máximo dos tubos de pressão em sistemas domésticos raramente excede 63 mm, portanto a potência recomendada do ferro de solda deve teoricamente ser de 500-600 W. Contudo, esta abordagem não leva em consideração as características reais do equipamento.
A potência mínima da maioria dos ferros de soldar tipo campainha do mercado é de 800 W, a máxima é de 2 kW, pelo que qualquer um destes dispositivos será suficiente para instalar sistemas de aquecimento doméstico ou de abastecimento de água.
Ferros de soldar mais potentes aumentam a temperatura mais rapidamente após aquecer o próximo par de produtos plásticos, mas tendo em conta o tempo para a sua ligação subsequente, esta vantagem não é particularmente significativa.
O custo do equipamento praticamente não depende da potência do aquecedor, portanto você pode focar nesta característica apenas levando em consideração a segurança elétrica. A fiação do apartamento é projetada para uma carga máxima de 3,5-4 kW, portanto, ao operar ferros de solda de dois quilowatts, o uso de outros equipamentos com potência semelhante será limitado.
Se você não quiser comprar um ferro de soldar com potência mínima, é melhor comprar um dispositivo com consumo de eletricidade de 1,2 a 1,4 kW.
Critério #2 - tipos de bicos de aquecimento
Os acessórios para tubos estão sempre incluídos com o ferro de soldar. Eles são feitos de dois tipos, dependendo do formato do elemento de aquecimento. Para aquecedores planos, os bicos são feitos em forma de cilindro fechado de um lado. Eles são fixados entre si com parafusos em ambos os lados da placa metálica do ferro de soldar.
Os mandris e mangas para barras de aquecimento cilíndricas possuem base semicircular. Um par de tais acessórios cobre o elemento de aquecimento na forma de uma braçadeira e é preso com dois parafusos.
Este desenho do ferro de soldar é considerado mais eficaz porque a grande área de contato entre a superfície do aquecedor e os bicos acelera seu aquecimento e estabiliza a temperatura na fusão do polipropileno.
Os mandris e mangas são feitos de metal e revestidos com um revestimento antiaderente de Teflon regular ou metalizado. Impede que o polipropileno fundido grude na superfície.
Apesar de seu design simples, os bicos são equipamentos que podem falhar rapidamente. Uma fina camada de Teflon tende a se desgastar rapidamente, após o que os acessórios ficam inutilizáveis.
Portanto, é melhor comprar produtos de fabricantes confiáveis, cuja qualidade possa ser garantida pelos vendedores das lojas. É impossível verificar visualmente a espessura e a qualidade do Teflon.
A configuração básica de um ferro de solda geralmente inclui bicos com diâmetro de 20,25 e 32 mm. Alguns modelos de equipamentos são fornecidos com mandril e bucha com diâmetros de 40, 50 e 63 mm.
Os bicos não são baratos, portanto seu custo afeta o preço geral do conjunto de equipamentos. Se você não planeja soldar tubos de grande diâmetro, é melhor comprar um ferro de soldar com um conjunto mínimo de bicos e, se necessário, comprar mais. E se você tiver dinheiro suficiente, poderá adquirir imediatamente um modelo de máquina de solda com a configuração máxima.
Critério nº 3 – empresas de manufatura
É quase impossível avaliar a qualidade de um ferro de soldar em uma loja pela sua aparência.A única exceção são os modelos chineses de baixa qualidade, que possuem corpo de estanho, cabo elétrico fino e equipamento mínimo.
A qualidade das máquinas de solda depende em grande parte do país de fabricação. Apenas grandes fábricas podem entrar nos mercados de exportação em grande escala, pelo que existem poucas empresas conhecidas nesta área.
As lojas nacionais vendem ferros de soldar fabricados nos seguintes países:
- Alemanha: Rothenberger, Kern.
- República Tcheca: Dytron
- Turquia: Candan, Valtec, Cobra.
- Ucrânia: Temp, Dnipro.
- Rússia: Uralmash, Splav.
- China: Fora, Sturm, Anchor.
Existem dezenas de outros fabricantes, mas as marcas acima são as mais testadas na prática e sua qualidade pode ser avaliada por avaliações reais. Analisamos os melhores e mais populares modelos entre os usuários no próximo artigo.
Os equipamentos alemães e checos são considerados os mais confiáveis, podendo durar vários anos sem avarias. Seu custo pode ser 10 a 12 vezes maior que os análogos russos e ucranianos com a mesma configuração.
Uma diferença tão grande de preço deve-se não só à excelente qualidade dos produtos dos fabricantes europeus, mas também à diferença de custo.
A principal vantagem dos modelos confiáveis é a precisão das condições de temperatura durante toda a vida útil. Rothenberger, Dytron e Kern são os melhores fabricantes de equipamentos de soldagem do mercado europeu.
As empresas turcas estão tentando copiar equipamentos de soldagem para tubos de polipropileno de seus concorrentes alemães, mas usando componentes mais baratos. A qualidade dos seus ferros de soldar não é muito inferior à dos seus homólogos europeus, mas são muito mais baratos.
Os fabricantes ucranianos e russos de equipamentos de soldagem de suas próprias marcas geralmente vendem modelos montados sob encomenda na China. Por causa disso, a qualidade dos dispositivos nacionais e chineses não é muito diferente. Ao adquirir ferros de soldar desses países, você só pode focar no custo, que é diretamente proporcional à qualidade e ao equipamento dos aparelhos.
Critério nº 4 - comjogo de ferro de solda
A caixa com a máquina de soldar sinos pode conter diversas ferramentas auxiliares, cujo custo pode influenciar muito no preço final do kit.
O ferro de soldar também pode vir com:
- Removedor de bisel.
- Cortador de Tubos
- Luvas.
- Roleta.
- Chave para fixação de anexos.
- Chave de fenda.
- Nível.
O dispositivo mais caro do kit, depois do próprio pad e acessórios, é cortador de Tubos. Sem ele, um processo de soldagem de tubos de alta qualidade é simplesmente impossível. A presença desta ferramenta é altamente desejável na compra de equipamentos de soldagem.
Deve-se notar que os cortadores de tubos em kits baratos ficam cegos rapidamente e você precisa comprar uma ferramenta de qualidade superior.
Recomendamos que você leia regras de uso tesoura para cortar tubos.
Dicas para comprar e usar
Com base na análise da qualidade e durabilidade dos equipamentos de soldagem, podemos dar os seguintes conselhos na sua compra:
- Para trabalhos domésticos únicos, você pode comprar um ferro de soldar de um fabricante nacional conhecido com garantia.
- Ao soldar um pequeno número de tubos de plástico, é mais aconselhável alugar equipamento de soldagem.
- As máquinas de solda turcas podem ser adquiridas se você instalar vários tubos domésticos de forma independente e tiver a quantia adequada de dinheiro.
- Recomenda-se adquirir um ferro de soldar europeu de alta qualidade se desejar fazer o trabalho de instalação profissionalmente.
A compra de um ferro de solda caro e confiável não garante sua longa vida útil.
Para manter o desempenho do equipamento, as regras operacionais devem ser seguidas.
- Ao trabalhar com ferro de soldar, é necessário usar luvas que protejam contra queimaduras.
- Os ferros de soldar geralmente possuem corpo metálico, portanto, para evitar a possibilidade de choque elétrico, deve-se conectá-los a uma tomada aterrada.
- Certifique-se de que o aquecedor não entre em contato com piso de madeira ou objetos inflamáveis. É aconselhável utilizar um suporte especial durante o trabalho.
- É aconselhável realizar testes de soldagem de peças em restos de tubos desnecessários.
- Os bicos devem ser limpos após realizar um complexo de trabalhos de soldagem.
Seguir essas dicas permitirá que você adquira equipamentos confiáveis, além de operá-los com segurança e por muito tempo. Afinal, o processo de soldagem possui muitas nuances que precisam ser estudadas antes de utilizá-lo você mesmo. E os parâmetros desse processo dependem do tipo de polipropileno, diâmetro do tubo, potência do ferro de solda e outros fatores.
Quer aprender a soldar tubos de polipropileno com as próprias mãos? Neste caso, recomendamos que você leia nossos outros artigos, onde examinamos detalhadamente a tecnologia de soldagem, temperatura e analisamos os principais erros cometidos por iniciantes:
- Temperatura de soldagem de tubos de polipropileno: principais etapas da autossoldagem + tabela de valores
- Soldagem de tubos de polipropileno: regras de soldagem e análise de possíveis erros
- Tubos e conexões de polipropileno: tipos de produtos PP para montagem de tubulações e métodos de conexão
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Modelos baratos de ferros de soldar podem durar muito tempo, mas na hora de comprar equipamentos não se deve levar em consideração as opiniões isoladas de não profissionais que tiveram sorte na escolha de um aparelho. Os vídeos oferecem consultoria especializada sobre as características dos ferros de soldar para tubos PP e as características de sua seleção.
Revisão da máquina de solda de tubos VALTEC:
Regras para escolha de máquinas de solda:
Comparação entre um ferro de solda barato e um caro:
A escolha do equipamento de soldagem para tubulações de polipropileno depende em grande parte da capacidade financeira do comprador. Mas na hora de comprar um ferro de soldar também deve-se levar em consideração suas características técnicas para adquirir exatamente o equipamento necessário para realizar as tarefas de instalação.
Você também está escolhendo uma máquina para soldar propileno e quer esclarecer alguns pontos polêmicos que abordamos no artigo? Tire suas dúvidas nos comentários - nossos especialistas tentarão ajudá-lo.
Ou você já é dono de um ferro de soldar há muito tempo (ou talvez mais de um) e tem boa experiência em soldar tubos? Por favor, compartilhe suas recomendações com iniciantes, conte-nos sobre os prós e contras do seu equipamento, mostre uma foto do seu ferro de soldar, adicione dicas de operação.
Quando me deparei com a substituição do aquecimento antigo de uma casa particular por um novo com tubos de polipropileno, comecei a escolher um ferro de soldar para mim. Escolhi um ferro de soldar com suporte em forma de chapa plana, por ser o mais estável. Também vale atentar para os acessórios do ferro de solda que acompanham o kit, que devem estar sem deformações de fábrica e com superfície lisa e uniforme. Escolhi um ferro de soldar com potência de 500 watts com regulador de potência. Isso é suficiente para soldagem doméstica de tubos.
Qual ferro de soldar é mais conveniente de usar - em forma de espada ou em forma de haste? Vou comprá-lo para minha casa e não pretendo usá-lo com muita frequência.
Olá. Na minha opinião pessoal, o tipo haste é mais conveniente, pois pode ser utilizado para soldagem em peso e espaços apertados, é mais compacto.