Tecnologia faça você mesmo para soldagem de tubos de polipropileno: uma visão geral dos métodos e nuances
Deseja reparar ou substituir comunicações feitas de tubos de polímero? Concorde que não é uma má ideia economizar na chamada de um técnico montando você mesmo um novo pipeline. Mas você não sabe como conectar os elementos individuais do sistema entre si e o que será necessário para isso.
O artigo que apresentamos descreve em detalhes a tecnologia de soldagem de tubos de polipropileno - qualquer encanador novato pode conectá-los com as próprias mãos. Diremos a você o que você precisa considerar, como usar um ferro de soldar para unir elementos plásticos. Diremos em que casos outros métodos são usados.
Para ajudar o mestre novato, selecionamos vídeos detalhados demonstrando o processo passo a passo de soldagem de polipropileno e ilustrações fotográficas.
O conteúdo do artigo:
Tubos e elementos auxiliares para montagem
Uma das vantagens inegáveis dos tubos de polímero é a facilidade de montagem.
Os elementos podem ser instalados em quase qualquer lugar: colocados abertamente nas paredes ou escondidos sob o chão.
Os tubos de polímero são produzidos com diâmetros de 20 a 110 mm.Para uso doméstico, os produtos com tamanhos 20/25/32/40 mm são os mais usados. A área de aplicação determina a pressão nominal do material.
Na marcação é indicado pelas letras "PN":
- PN 10 – escolhido para providenciar o abastecimento de água fria.
- PN 16 – utilizado para água fria, mas com maior pressão, bem como na instalação de sistema de “piso quente”.
- PN 20 – produtos cujo único limitador é o regime de temperatura dos líquidos transportados através deles. Não deve exceder 75°C.
- PN 25 – produtos universais utilizados para organizar sistemas “frios” e “quentes”, cuja temperatura atinge 90 °C.
À venda você encontra produtos poliméricos equipados com reforço adicional.
A principal característica dos tubos de polímero é a incapacidade de dobrar.
Portanto, todas as mudanças na trajetória da rodovia pavimentada são realizadas apenas a partir de trechos retos interligados por acessórios auxiliares:
- cruzes – pela possibilidade de ramificação do fluxo principal;
- camisetas – multiplicadores de fluxo;
- acoplamentos – para conectar tubos em seção reta;
- curvas – para mudanças na direção do gasoduto.
As conexões podem ser equipadas com roscas metálicas fundidas, que permitem conectar uma tubulação de polímero a elementos metálicos.
Na escolha dos elementos auxiliares, dois parâmetros devem ser tomados como base: a seção interna dos produtos e a espessura de suas paredes. Estes parâmetros devem corresponder às características técnicas dos tubos de polipropileno utilizados.
Métodos para conectar tubos de polímero
Ao unir tubos feitos de materiais poliméricos, dependendo das condições de instalação, um dos dois métodos é usado:
- De solda – envolve aquecimento e união das extremidades fundidas dos elementos.
- Sem solda – envolve a conexão de tubos usando acessórios de compressão ou implementando a chamada soldagem “fria”.
O segundo método de instalação é conveniente no sentido de que não há necessidade de utilizar equipamentos especiais para implementá-lo. Todo o trabalho pode ser feito usando uma ferramenta simples - uma chave de crimpagem.
Um tubo de polipropileno com espessura de parede superior a 4 mm e diâmetro superior a 50 mm é conectado usando o método de soldagem de topo:
Ferramentas de conexão
A principal ferramenta utilizada para unir tubos de plástico é um ferro de soldar. É uma espécie de ferro de soldar que funciona em rede 220V. O princípio de funcionamento do dispositivo é bastante simples. O papel do elemento de aquecimento do ferro é desempenhado por um elemento de aquecimento de soldagem colocado em uma caixa de metal.
Aquece o fogão a uma temperatura pré-determinada, que aquece os bicos. O termostato é responsável por manter a temperatura ideal dos bicos. São abordados erros de soldagem e erros típicos cometidos na união de tubos de polipropileno. próximo artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
O ferro vem com acessórios de aquecimento de tamanhos padrão.Aquecendo a uma determinada temperatura, eles amolecem o propileno a uma viscosidade que garantirá uma conexão firme dos elementos.
Os bicos são selecionados dependendo do diâmetro dos tubos utilizados:
- 20º tamanho - para tubos com diâmetro de meia polegada;
- 25º – para produtos com diâmetro de 0,75 polegadas;
- 40º – para elementos com seção transversal de 1,25 polegadas.
Como o custo dessa máquina de solda é bastante alto e não é necessário usá-la com muita frequência, não faz sentido comprar equipamentos. É melhor alugar a ferramenta por um ou dois dias.
Para corte e preparação de áreas soldadas de alta qualidade, é melhor usar uma ferramenta especial projetada para esse fim - cortador de Tubos. Com sua ajuda você consegue um corte uniforme, suave e bonito.
Na ausência de corta-tubos, o trabalho pode ser feito com esmerilhadeira ou serra. A única coisa é que depois dessas ferramentas permanece uma franja no local do corte. Mas não será difícil removê-lo lixando com uma tira de lixa.
Além das ferramentas básicas para o trabalho, você também precisará de:
- quadrado;
- fita de construção;
- um simples lápis ou marcador.
Ao planejar a conexão de tubos pelo método de soldagem “a frio”, é necessário adquirir antecipadamente um adesivo termoativo à base de poliéster ou resina epóxi, ou seu análogo termoplástico à base de borracha.
Principais etapas da tecnologia de soldagem
As principais condições para uma instalação bem-sucedida de encanamento ou aquecedor dos polímeros são um cálculo cuidadoso do material necessário e uma soldagem dos elementos realizada com competência.
Etapa #1 – cálculo de materiais e componentes
Para facilitar o seu trabalho, minimizando erros durante a instalação, a primeira coisa que você precisa fazer é desenhar um diagrama do futuro sistema, indicando nele o número de voltas e ramificações. Ao calcular o número de tubos, devem ser adicionados 25-40 mm gastos em “penetração” a cada comprimento do segmento.
Se você nunca soldou tubos de polipropileno, especialistas experientes recomendam a compra de vários pedaços de tubo para treinamento preliminar. Esses custos serão baratos e permitirão evitar erros grosseiros ao instalar o sistema.
Recurso tubos de polipropileno é um aumento no coeficiente de expansão linear sob a influência de altas temperaturas.
Como resultado, quando aquecidos ou a pressão aumenta dentro do sistema, os tubos se alongam e começam a ceder com o tempo. Para evitar este fenômeno, no assentamento de trechos superiores a 4-5 metros, também será necessária a utilização de compensadores.
Os compensadores são instalados nas seções horizontais e verticais, montando-os entre dois suportes fixos. Se necessário, podem ser adquiridas modificações especiais de compensadores que podem eliminar a expansão linear nas curvas dos cantos da tubulação.
Vamos descobrir como soldar corretamente tubos de polipropileno para que não haja vazamentos nas juntas.
Etapa #2 - soldagem de elementos de pipeline
Resumidamente, a essência da tecnologia de soldagem tubos de polipropileno consiste no fato de que, sob a influência da alta temperatura, as extremidades dos elementos unidos são aquecidas e conectadas pressionando-os firmemente entre si.
Antes de iniciar o trabalho, pedaços de tubos cortados no comprimento especificado eliminam irregularidades e rebarbas. Se o tubo possuir camada de película interna ou externa, deve-se primeiro limpá-lo com um aparador equipado com facas bem afiadas e ajustadas.
Ao descascar com um aparador, o tubo deve ser enterrado na ferramenta até parar.
O trabalho de soldagem de tubos plásticos com as próprias mãos é realizado na seguinte sequência:
- Conectar ferro de solda para tubos PP à fonte de alimentação para aquecer o equipamento à temperatura ideal de 260-270 °C.
- As seções do tubo a serem conectadas são colocadas simultaneamente nos bicos, garantindo um encaixe mais uniforme. Este trabalho deve ser realizado com rapidez e confiança.
- Após aguardar o tempo especificado nas instruções até que as conexões e as pontas dos tubos derretam, retire os elementos dos bicos de aquecimento.
- Junte as pontas derretidas, pressionando-as suavemente uma na outra por 15 a 20 segundos.
- As peças fixadas são deixadas em posição estática para que a costura esfrie completamente e a junta fique monolítica.
Você pode determinar a duração do aquecimento a partir das instruções fornecidas com o equipamento ou utilizando a tabela abaixo.
Os requisitos de tempo de aquecimento indicados na tabela não podem ser ignorados. O aquecimento insuficiente não é capaz de garantir uma conexão confiável. O superaquecimento excessivo fará com que o polipropileno “vaze” e as peças fiquem deformadas.
Como consequência: formam-se saliências na superfície interna das soldas, o que reduzirá significativamente o diâmetro da tubulação.
Após a conclusão da polimerização e do endurecimento, que leva cerca de 20 segundos, a junta está pronta. Usando a mesma tecnologia, todos os nós subsequentes são soldados até o fim, até que o sistema de aquecimento ou abastecimento de água em polipropileno não estará totalmente montado.
Parâmetros de temperatura soldar tubos PP são fornecidos no artigo, que os artesãos domésticos independentes definitivamente deveriam ler antes de começar a trabalhar.
Breve guia fotográfico para soldagem de tubos PP
A seguinte seleção de fotos passo a passo ajudará você a visualizar a sequência de trabalho de montagem de uma tubulação de polipropileno e conexão de suas peças:
Erros típicos de instalação
Os principais erros que os artesãos novatos cometem ao trabalhar com produtos poliméricos:
- Aquecimento de peças. Quando aquecidas, as peças devem ser posicionadas o mais niveladas possível. O menor deslocamento pode afetar negativamente os parâmetros de desempenho de todo o sistema de encanamento.
- Unindo pontas polimerizadas. Ao aplicar pressão nas extremidades fundidas dos elementos, você não pode girar as peças em torno de seu eixo. Isso pode fazer com que a costura não seja forte o suficiente.
- Ajuste de alinhamento. Ao unir elementos, é permitido apenas um ligeiro ajuste do seu alinhamento, cuja duração não é superior a 1-2 segundos.
Outro ponto importante: ao soldar conexões com conexões, é necessário levar em consideração a localização das válvulas, garantindo que elas tenham movimento total e livre.
Se, após a união dos elementos, houver dúvidas sobre a qualidade de alguma costura, é melhor recortar a junta e refazer.
É melhor eliminar defeitos na fase de instalação da estrutura, pois substituir uma junta com vazamento em um sistema negligenciado é muito mais problemático.
Montagem de elementos sem solda
A utilização de conexões de compressão e adesivos modernos possibilita a instalação de tubos de polipropileno de forma eficiente, rápida e com mínimo investimento de material.
Opção nº 1 - instalação de um acessório de compressão
Para implementar este método de conexão, você precisará adquirir acessórios de compressão e usar uma chave de crimpagem.
A instalação de uma conexão de compressão inclui três etapas principais:
- Coloque uma porca azul na extremidade do tubo, corte em ângulo reto e sem rebarbas. Ao colocar um anel de crimpagem branco, deve-se dar uma posição em que a parte espessada fique direcionada para a cauda do tubo.
- O tubo é inserido na conexão até parar, empurrando o anel de fixação ao máximo.
- Aperte a porca azul, “apertando” primeiro com a mão e depois apertando com uma chave inglesa.
A montagem de acessórios de compressão não requer conhecimentos ou habilidades especiais. Os produtos são fornecidos para venda totalmente prontos para instalação. A sua instalação pode ser realizada em quaisquer condições de temperatura.
Opção nº 2 - colagem de elementos
O método adesivo é utilizado para montar uma tubulação de água através da qual se planeja transportar apenas água fria. Para aplicar o método de soldagem “a frio”, será necessário utilizar uma composição adesiva “agressiva” como o LN-915.
Para proteger a pele das mãos do contato acidental com a composição e da “corrosão” de seus componentes ativos, é preferível realizar as operações de colagem usando luvas de proteção.
Sequência de ações na colagem de produtos:
- Verifique a correspondência dos ângulos de corte das seções unidas e marque os locais de colagem com um lápis.
- Limpe e desengordure as extremidades dos tubos a serem conectados.
- Uma composição adesiva é aplicada uniformemente nas extremidades dos tubos e na área dos encaixes das conexões.
- As seções do tubo são inseridas nos furos de encaixe, focando nas marcas feitas a lápis. A estrutura é mantida em posição fixa por três minutos, após os quais o excesso de compostos é removido com um guardanapo.
- Os elementos combinados são dispostos sobre uma superfície plana e deixados por 5-6 horas até secarem completamente.
Você pode abrir água para verificar a qualidade da colagem apenas um dia após a conclusão da instalação.
Ao implementar isso Tecnologias de instalação de tubos PP É importante observar duas condições básicas: condições de temperatura e umidade. Todos os trabalhos devem ser realizados a temperaturas do ar entre +5 e +35 °C. Na colagem em clima quente, o trabalho deve ser feito o mais rápido possível para que a cola não tenha tempo de secar antes de terminar a instalação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender sobre os meandros dos processos de soldagem e colagem de tubos nos seguintes vídeos:
Vídeo nº 1. Como soldar tubos corretamente:
Vídeo nº 2. Montando uma tubulação de água sem solda:
O trabalho de união independente de tubos de polipropileno não deve causar dificuldades particulares, mesmo para um mestre novato. Basta seguir rigorosa e conscientemente todos os padrões tecnológicos. E então o pipeline montado por você mesmo irá deliciá-lo com uma operação sem problemas.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas sobre assuntos polêmicos, compartilhe informações que possam ser úteis aos visitantes do site.Deixe postagens com sua opinião, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
O artigo será útil para pessoas que nunca lidaram com tubos de plástico e como conectá-los. Não sou novo nisso, mas tenho uma pergunta. Houve um problema com o aquecimento autônomo. Somos culpados de um vazamento no sistema. Então, um tubo de polipropileno pode se expandir quando o sistema aquece, mas isso não acontece depois de 30-40 minutos, mas depois de 3 horas? Dizem que pode, mas acho que é o resseguro do fabricante. Dizer.
Olá. Em primeiro lugar, direi que é necessário usar tubos reforçados, que possuem um coeficiente de expansão linear muito menor. Também vale a pena considerar o fato de que os tubos de PP amolecem a +140*C, embora se afirme que podem suportar temperaturas de até +170*C.
Para um exemplo claro, anexarei diagramas e tabelas:
— com coeficientes de expansão linear;
— alteração no comprimento do tubo quando aquecido de 0 a 60°C (materiais diferentes);
— estrutura de tubo PP reforçado.
Essas informações ajudarão você a resolver seu problema.
Sim, com uma conexão roscada normal, você pode verificar visualmente e, em caso de vazamento, apertar ou selar você mesmo. Mas como você pode controlar a qualidade das soldas ao aceitar o trabalho de um mestre? A quem você deve registrar uma reclamação depois que a conexão for interrompida na sua ausência e inundar todos os andares inferiores? Você realmente precisa fazer esse tipo de trabalho sozinho.
Portanto, o próprio mestre deve verificar a qualidade do trabalho realizado.Para garantir a confiabilidade de todas as conexões e a funcionalidade das comunicações, são realizados testes de pressão do sistema de aquecimento. O site tem há um artigo inteiro sobre isso.
Também recomendo realizar um procedimento semelhante após substituir equipamentos, adaptadores e vedações. E, em geral, verifique o sistema de aquecimento testando a pressão antes de cada estação para que não haja surpresas desagradáveis. Em princípio, uma bomba de pneu de carro comum, um adaptador e um manômetro serão suficientes para isso.