Como instalar uma porta interior sem soleira e com soleira: etapas de instalação DIY
Você está prestes a instalar uma nova porta em seu quarto e duvida que consiga dar conta do trabalho? Nenhum treinamento profissional especial é necessário aqui.Basta saber usar serra, cinzel, ter em mãos nível, martelo e chave de fenda. E diremos como fazer o trabalho em nosso artigo - veremos como instalar uma porta interna, forneceremos uma descrição detalhada de cada etapa.
Ilustrações e diagramas complementarão o quadro geral. Depois de assistir aos vídeos de instalação da moldura da porta, você poderá começar a trabalhar com confiança.
O conteúdo do artigo:
- Etapas de instalação de uma porta interna
- Etapa #1 – preparação de ferramentas e materiais
- Etapa 2 - medindo a porta
- Etapa #3 - instalação de hardware de travamento
- Etapa #4 - montagem da moldura da porta
- Etapa #5 - inserção das dobradiças da porta
- Etapa #6 - instalação da moldura e porta na abertura
- Etapa #7 - instalação da alça de bloqueio e painel de resposta
- Etapa #8 - instalação de platibandas
- Instalação de porta e caixilho com soleira
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Etapas de instalação de uma porta interna
Antes de começar a montar a moldura e instalar a porta interna, é necessário verificar se todos os materiais e ferramentas necessárias estão em mãos.
Você também precisa tomar cuidado para não danificar a superfície do conjunto da porta e do revestimento do piso. Para isso, é necessário colocar papelão ondulado ou base laminada no chão antes de iniciar o trabalho.
Etapa #1 – preparação de ferramentas e materiais
Prepare as ferramentas necessárias durante o processo de instalação.
O conjunto necessário inclui:
- nível,
- roleta,
- martelo,
- chave de fenda ou chaves de fenda,
- furar,
- serra de madeira,
- formão,
- lápis.
Via de regra, todos os consumíveis necessários à instalação (parafusos, chumbadores, pregos, rotações), vem completo com a porta acabada.Caso não estejam incluídos no conjunto, deve-se ter o cuidado de adquiri-los com antecedência, assim como a alça com fechadura e platibandas.
Você pode precisar de extensões se houver uma diferença na espessura da parede da porta ou se a abertura for muito larga.
Prepare também várias cunhas para espaçadores, espuma de poliuretano, vários pedaços de papelão fino ou fibra para consertar as lacunas.
Etapa 2 - medindo a porta
Primeiro você precisa decidir para que lado a porta será aberta. É instalado de forma que a tela entre na sala. Uma exceção é a porta do banheiro, banheiro devido ao pequeno espaço e à probabilidade de bloqueio acidental. O local onde as dobradiças serão colocadas depende de onde a porta se abre.
Aliás, se você pretende instalar uma porta na cozinha, antes de adquirir o modelo desejado, recomendamos que você se familiarize com a regulamentação requisitos de porta de cozinha.
Para comprar uma porta do tamanho certo e instalá-la corretamente, você precisa medir com precisão a porta. Deve-se levar em consideração que deve estar a uma distância de pelo menos 120 mm do canto. Isto é necessário para cobrir a junção da caixa e da parede com uma platibanda, deixando espaço para o canto do rodapé e seu tampão. Se a parte da parede do canto até a porta for menor, ela precisará ser construída com madeira ou tábuas.
Padrão tamanhos de folha de porta:
- altura – 2.000 mm,
- largura – 900, 800, 700, 600 mm.
Para determinar o tamanho necessário, é necessário adicionar duas espessuras do elemento lateral da moldura à largura da folha da porta (isto é aproximadamente 100 mm) e ainda ter uma pequena folga de 20 a 30 mm.Ou seja, se a abertura for maior que um metro, ela precisa ser aumentada.
Se a abertura for mais estreita que a caixa, será necessário reduzir a espessura do poste vertical. Isso deve ser feito do lado avesso onde pretende colocar as dobradiças, pois a carga sobre ela é maior. Em qualquer caso, a espessura do poste vertical da caixa não deve ser reduzida em mais de um centímetro e meio. A altura vertical da abertura deve ser de 2.000 mm + 60 mm.
Usando um nível, você precisa verificar a superfície horizontal do piso. Dois pontos são marcados na abertura em ambos os lados e as medições são feitas ao nível do chão. Uma diferença de mais de 3 mm é indesejável. Com base nessas medidas, os postes da moldura serão aparados.
Vale a pena considerar mais um ponto: se a porta foi comprada com antecedência e as aberturas se encaixam perfeitamente, não haverá problemas. Se as aberturas forem estreitas, deverão ser alargadas. Este é um trabalho muito empoeirado, é preciso medir as aberturas com antecedência e, se necessário, fazer todo o trabalho sujo até a finalização do acabamento.
Etapa #3 - instalação de hardware de travamento
As portas interiores são frequentemente equipadas com uma maçaneta com trava. Pode ser giratório ou botão, mas para instalação isso não é de fundamental importância.
Vejamos as etapas de inserção de uma fechadura passo a passo:
- Da extremidade inferior da porta medimos uma distância de 1000 mm e fazemos uma marca.
- Coloque o tamanho da metade da placa frontal da fechadura e marque os pontos inferior e superior.
- Depois de medir a largura da porta, subtraia a largura da placa frontal da fechadura e divida o restante ao meio. É esse valor que você precisa recuar da borda da folha da porta para que a fechadura fique exatamente no centro.
- Coloque a trava voltada para baixo novamente e faça furos para os parafusos. Aparafusamos os parafusos, mas não até o fim. Você precisa fixar temporariamente a fechadura com firmeza para poder traçá-la com um lápis com mão firme e, em seguida, fazer um corte circular com uma faca de papelaria.
- Você também pode usar um lápis para marcar a parte superior e inferior da placa frontal da trava em ambas as superfícies da lâmina.
- Removemos os parafusos e a fechadura. Remova cuidadosamente o folheado ou a camada laminada.
- Fazemos marcas na largura da fechadura, colocando-a de lado.
- Medimos sua espessura e marcamos um retângulo na extremidade da porta que corresponde ao tamanho da parte invisível da fechadura.
- Para fazer um recesso para a fechadura, use uma broca de tamanho médio para fazer furos em um padrão xadrez.
Ao fazer um recesso, você precisa tentar não se projetar além da borda que marcamos sob a fechadura. Com cinzel e martelo, retiramos todo o excesso. Experimentamos a fechadura periodicamente.
Para fazer um furo para a alça:
- Aplicamos a trava na superfície lateral da tela, correlacionando sua posição com as marcas já feitas anteriormente.
- Marcamos a posição da alça em ambos os lados da tela e verificamos a precisão da marca com uma fita métrica.
- Colocamos um pedaço de MDF ou uma cunha no nicho embaixo da fechadura e fazemos furos em cada um dos dois lados com uma broca de tamanho adequado, você também pode pegar uma broca de “pena”.
A seguir, resta inserir e fixar a fechadura. Não instalamos a alça nesta fase.O furo para a lingueta da fechadura pode ser feito no alpendre após a instalação da caixa na abertura.
Etapa #4 - montagem da moldura da porta
Considere a opção de montar a moldura e instalar uma porta sem soleira. Portas e esquadrias em madeira ou MDF são fornecidas à rede varejista já ajustadas no tamanho.
Para montar corretamente a porta e a moldura, os postes verticais precisam ser cortados. O seu comprimento deve ser aproximadamente 15±2 mm superior ao comprimento da folha da porta. Para montar a caixa, as peças precisam ser dispostas em formato de U, com as abas voltadas para cima. A parte superior, 20 mm mais curta que a abertura, é colocada no topo das estantes. Se a barra transversal ultrapassar a largura da abertura, o excesso poderá ser cortado após a montagem da caixa.
A porta deve ser colocada no aro, deixando uma folga de 3 mm na lateral da fechadura e nas dobradiças, respectivamente. As lacunas podem ser corrigidas com pedaços de papelão fino.
A ligação dos elementos verticais da caixa com a travessa superior horizontal (dintel) pode ser feita de duas formas.
A conexão é fixada com parafusos auto-roscantes de 60 - 80 mm com revestimento anodizado anticorrosivo. Você precisa fazer furos para eles primeiro. Para esta operação, é necessário pegar uma broca com diâmetro ¼ menor que o diâmetro do fixador. Esta regra deve ser sempre observada ao usar parafusos durante a instalação da porta.
Os furos não são feitos em todo o comprimento e perpendiculares ao corte oblíquo, ou seja, o ângulo de entrada do parafuso na superfície do suporte deve ser de 45°.
Como a conexão ficará quase completamente oculta pela plataforma, é mais fácil fazê-la de ponta a ponta. Alguns artesãos fixam a barra superior entre as prateleiras.
Na barra superior, sob as barras laterais, você precisa fazer dois cortes nas bordas. Afaste-se da borda em um tamanho igual à espessura da parte larga dos elementos da caixa e desenhe uma linha.
A seguir, o lintel deve ser fixado aos postes verticais com parafusos auto-roscantes, dois de cada lado. Mas antes disso, vale conferir novamente todas as medidas.
A distância ao longo da superfície interna da barra transversal do lintel da dobradiça ao poste da dobradiça deve ser igual à largura da porta +6 mm para duas folgas nas laterais. Para fixar o fundo de uma moldura de porta sem soleira, é pregada uma tira nos locais onde a platibanda fechará posteriormente os buracos deixados pelos pregos.
Etapa #5 - inserção das dobradiças da porta
Antes de fixar o bloco na porta, é necessário inserir as dobradiças e instalar a fechadura e as dobradiças na porta. Existem modelos de loops que, quando fechados, ficam aninhados uns dentro dos outros. Nesta forma, a sua espessura é de 3 mm, ou seja, o tamanho do nosso vão entre a porta e o caixilho. Nenhum recesso é feito para esses modelos.
Para outro tipo de dobradiça, é necessário fazer uma reentrância na superfície da porta e na moldura. Primeiro cortamos as portas, para as quais é necessário medir 200 mm da borda superior, fixar a dobradiça na extremidade lateral com um cilindro próximo à borda do canto, marcar os furos com um lápis e furar.
Você pode colocar uma dobradiça na porta, fazer um furo, fixá-la com um parafuso e depois fazer outros.Dessa forma, o laço não se moverá e os parafusos se encaixarão com mais precisão. Mas você não precisa parafusá-los completamente ainda.
Contornamos cuidadosamente o laço com um lápis e depois cortamos também ao longo do contorno com uma faca de papelaria. Se for uma porta de MDF, tentamos passar por filme laminado ou folheado. Remova o laço e remova cuidadosamente esta camada. Se em algum lugar foi mal cortado, então passamos novamente pela marca do lápis com uma faca.
Em seguida, use um cinzel para aplicar entalhes de 3 mm de profundidade - esta é a espessura do painel da dobradiça. Os entalhes são feitos ao longo do comprimento do laço, a largura entre eles deve ser mais estreita que o cinzel. Usamos a ferramenta para fazer uma seleção. Deve ser realizado com cuidado e cuidado para não danificar o revestimento circundante. Golpeando cuidadosamente o cinzel com um martelo ou martelo, separamos camada por camada.
A remoção de camadas com lascas finas deve ser feita somente ao longo do comprimento da porta ou balcão. Você precisa ter um cuidado especial nos cantos. Durante o processo, você precisa colocar o laço no entalhe para verificar a precisão.
Este processo é repetido na parte inferior da porta, recuando também 200 mm da borda da extremidade. Quando contornamos a dobradiça com um lápis, precisamos fazer marcas na folha da porta para depois transferi-las para a lateral da moldura. Se forem utilizadas dobradiças com inserção unilateral, devem ser feitas marcas nas extremidades do cilindro. Depois disso, prenda a segunda parte do laço sem escolher um local para a ranhura.
Desparafusamos o rack não totalmente apertado, retiramos e aplicamos na porta, não esquecendo que sua parte interna superior deve ser 3 mm mais comprida que a porta - largura do vão superior.Transferimos as marcas das dobradiças para o poste de suporte. Primeiro fazemos um furo e fixamos um parafuso, verificamos a precisão das medidas e depois fixamos toda a dobradiça completamente. Não há necessidade de fazer um recesso para dobradiças suspensas na coluna lateral. Repetimos o mesmo com o segundo.
Para dobradiças tipo bandeira, também é necessário preparar um local para fixação. Consertamos as dobradiças do balcão e da porta.
Antes da instalação na porta, remontamos a moldura, apertando os parafusos até o final, não esquecendo de colocar os grampos de folga.
Etapa #6 - instalação da moldura e porta na abertura
Caminho fixação com âncoras e espuma
Às vezes, para maior confiabilidade, principalmente se a porta for pesada e de madeira maciça, a moldura é primeiro fixada sem a porta com âncoras. São colocados sob a placa de impacto da fechadura e nos locais onde posteriormente serão fechados com dobradiças.
Primeiro você precisa marcar onde as âncoras entrarão na abertura da parede e fazer furos ali. Em seguida, a caixa é inserida e fixada com âncoras, sem apertá-las completamente. Nivele a caixa usando uma régua longa. Ajuste com cunhas. Você precisa verificar cuidadosamente o ajuste nos cantos.
Aperte as âncoras até o fim. Em seguida, a porta é inserida, são colocados grampos de folga entre ela e o lintel e os postes verticais. Se na abertura for instalada apenas uma caixa sem porta, é necessário colocar 3-4 espaçadores nela, colocando papelão ou tecido por baixo para não danificar a superfície das prateleiras.
Opção de fixação de espuma
Para manter toda a estrutura firmemente na abertura, basta espuma de poliuretano de boa qualidade. Neste caso, primeiro remontamos a caixa, fixando os parafusos até que parem. Não se esqueça de inserir papelão entre a tela e a caixa para manter os espaços de distância.
Inserimos a caixa junto com a porta na abertura. Usando cunhas, empurramos para fora do plano superior da abertura e das laterais. Na parte superior, é importante instalar duas cunhas diretamente acima dos racks. Verificamos e nivelamos todos os planos verticais e horizontais usando um nível.
Deve haver um espaço entre a abertura e a caixa: é permitido um vão de 5 a 30 mm da extremidade da parede até a caixa. Esta lacuna é preenchida com espuma de poliuretano. Nesse caso, é melhor passar de baixo para cima. Cavidades grandes não precisam ser preenchidas completamente, pois a espuma aumentará de volume. Durante o processo de endurecimento da espuma, a porta deve ser fechada e um papelão espaçador deve ser colocado entre a moldura e a porta para manter os vãos.
Se você não sabe usar bem a espuma de poliuretano, a superfície próxima à área de formação de espuma pode ser coberta com fita adesiva. Para garantir que a espuma seque bem, é melhor adiar as outras manipulações para o dia seguinte, quando será possível fixar a placa de impacto da fechadura e fazer um furo para a lingueta da fechadura.
Etapa #7 - instalação da alça de bloqueio e painel de resposta
Quando a estrutura estiver bem fixada, você pode fazer um furo para a trava e fixar o painel de resposta. Isso é feito da mesma forma que a instalação de uma fechadura.Neste caso, você não precisa ser particularmente preciso ao fazer um furo para a trava no rack.
Em seguida, você precisa fixar a maçaneta na porta, primeiro de um lado e depois do outro.
A alça é instalada de acordo com as instruções que acompanham o modelo específico.
Etapa #8 - instalação de platibandas
Para ocultar a junção da caixa com a parede, são instaladas platibandas.
Você precisa fazer medições cuidadosas. Primeiramente aplicamos a tira onde há dobradiças e medimos a distância que ficará visível da plataforma até a borda do rack. Suponhamos que tenha 4 mm, o que significa que você precisa marcar 4 mm em todo o perímetro e traçar uma linha.
Tomamos medidas para o acabamento e cortamos usando uma caixa de esquadria em um ângulo de 45° para caber na abertura. Primeiro colocamos a guarnição superior, depois as verticais.
Se a espessura da parede for muito maior que a espessura da moldura, então instalamos a porta, alinhando-a ao longo de uma parede onde ficam as dobradiças. As platibandas são montadas deste lado.
Do outro lado da porta são instaladas extensões nas extremidades (ripas da mesma cor da moldura da porta). As extremidades da parede e a parte superior devem ser medidas e as faixas da porta (extensões) devem ser cortadas de acordo com as medidas obtidas, tendo em conta que a sua borda se estenderá 1 mm além da borda da parede e para entrar no ranhura do suporte você precisa adicionar 2-3 mm. A borda cortada deve ficar voltada para a caixa.
Depois de fixar as faixas da porta, são instaladas guarnições ao redor da abertura.
Instalação de porta e caixilho com soleira
Uma porta interior com soleira é normalmente instalada na entrada do WC e da casa de banho. Os passos para a instalação de uma moldura de porta com soleira são quase os mesmos da opção sem soleira.
Além de dois postes verticais e uma barra transversal superior horizontal, é necessário preparar uma viga horizontal para a soleira. Suas dimensões são iguais à largura da tela, mais duas vezes 3 mm para vãos, mais duas espessuras da viga caixão.
A montagem da caixa ocorre da mesma forma descrita anteriormente, apenas a soleira é fixada na parte inferior com dois parafusos auto-roscantes de cada lado. Deve-se notar que a soleira é sempre fixada aos postes em um ângulo de 90°. É fixado ao chão com parafusos auto-roscantes ou pregos líquidos.
Se houver diferenças de altura entre a sala e o corredor ao nível do chão ou se a borda entre os diferentes revestimentos do piso for visível, esta junta deve ser fechada com uma soleira especial. Eles vêm em configurações diferentes e diferem em cores. Fixado ao chão com parafusos ou silicone.
Outro dia você instalou uma porta interna com fechadura e ela bateu sem querer, deixando seu querido animal de estimação sozinho no quarto? Não se apresse em ligar para o Ministério de Situações de Emergência, tente resolver o problema sozinho. Convidamos você a conferir o que há de melhor maneiras de abrir portas sem chave.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções em vídeo sobre como montar uma caixa com soleira e instalar uma porta:
Dicas de artesãos profissionais para instalar a moldura e instalá-la separadamente da porta:
As recomendações e o passo a passo fornecidos no artigo irão ajudá-lo corretamente e evitar erros, montar a moldura da porta, instalar as ferragens e montar a estrutura da porta na abertura.
Nesse quesito é importante ser preciso nas medições e cálculos, realizar cada etapa da obra com lentidão e cuidado, para que a porta funcione bem por muitos anos..
Você tem experiência na instalação de uma porta com ou sem soleira? Compartilhe com outros visitantes do nosso site - conte-nos sobre as dificuldades que você encontrou no processo. O formulário de feedback está localizado abaixo. Também aqui você pode adicionar fotos originais de uma porta auto-instalada, fazer perguntas aos nossos especialistas e outros visitantes do site.