Como fazer você mesmo o teste de pressão de um sistema de aquecimento
Muitos edifícios residenciais estão equipados com sistema de aquecimento de água.Na prática, tanto após a construção como durante o funcionamento subsequente das habitações municipais, os sistemas de aquecimento são sempre testados sob pressão.
Isso geralmente é feito por estruturas profissionais - Habitação e serviços comunitários e organizações similares. É possível fazer com as próprias mãos o teste de pressão de um sistema de aquecimento, por exemplo, para o proprietário de uma casa particular?
Nós vamos ajudá-lo a entender esse problema. O artigo descreve detalhadamente um conjunto de trabalhos que permitem identificar os “pontos fracos” da rede de aquecimento. Também são fornecidas recomendações práticas para testar e cravar o sistema de diferentes maneiras.
O conteúdo do artigo:
Tarefas de teste de pressão de aquecimento doméstico
Independentemente do esquema organização do sistema de aquecimento (centralizado ou descentralizado), os requisitos do SNiP prevêem a preparação técnica de tais sistemas para comissionamento.
Inclui toda uma lista de trabalhos realizados na fase anterior à colocação em funcionamento do equipamento de aquecimento, bem como trabalhos que devem ser realizados já na fase de manutenção.
Um dos principais requisitos para o comissionamento e manutenção de um circuito de aquecimento de água utilizado em uma residência particular ou municipal é o teste de pressão. De acordo com as normas e requisitos para unidades de sistemas sanitários, todos os elementos dos circuitos dos sistemas de aquecimento estão sujeitos a testes de resistência.
Além dos testes de pré-lançamento, os testes hidráulicos ou pneumáticos são tradicionalmente realizados por:
- antes de cada nova estação de aquecimento para identificar locais de despressurização e áreas fragilizadas;
- após operações de reparo e substituição de equipamentos, acessórios, juntas e outros elementos.
Além da tarefa principal de identificar áreas e pontos capazes de passar líquido refrigerante, o teste de pressão ajuda a liberar o circuito de partículas insolúveis que obstruem a tubulação.
O proprietário pode fazer o teste de pressão com as próprias mãos. O processo de teste de pressão de água ou ar não envolve ações complexas, assim como não há necessidade de aquisição de ferramentas e equipamentos tecnológicos caros.
Para verificar a estanqueidade do sistema pelo método hidrostático você precisará de:
- encha o circuito com refrigerante (água) com temperatura de 5-50°C;
- conectar uma bomba d'água ao sistema - elétrica ou manual;
- instale instrumentos de medição no circuito de aquecimento - manômetros com pressão superior limite duas vezes maior que a pressão de operação.
Também é utilizado o teste de pressão do circuito de aquecimento sem água - teste pneumático do sistema com pressão de ar (método manométrico).
Esta opção tem características próprias e é frequentemente usada para testar componentes individuais de um circuito de aquecimento, como radiadores, painéis de aquecimento, trocadores de calor, etc.
Como verificar se há vazamentos
A etapa inicial é encher o circuito de aquecimento com água cuja temperatura não seja inferior a 5°C. Em seguida, começa o processo de crimpagem - pressão do sistema elevado ao valor de teste (Pescravo × 1,5).
Considerando que está sendo verificado o sistema descentralizado de uma residência particular, a pressão de operação aqui, via de regra, não passa de 0,1-0,2 MPa. Esta pressão do refrigerante é fornecida pela maioria das caldeiras de aquecimento modernas equipadas com bombas de circulação.
Porém, para esquemas com conexões centralizadas, os parâmetros são superiores - até 1,5 MPa.
Com base na pressão operacional do esquema descentralizado, é definido um valor de pressão de teste de 0,2-0,3 MPa. Uma bomba de teste de pressão ajudará a aumentar a pressão no circuito de aquecimento para tais valores.
Você pode usar um pequeno dispositivo elétrico, mas em residências particulares é mais aconselhável usar uma bomba manual.
A escolha de tais dispositivos é extensa. Por exemplo, crimpagem bombas de série HA, PR, TR – designs baratos, simples e convenientes, equipados com manômetro de controle. Seu preço de mercado varia de 4.000 a 9.000 rublos.
É irracional usar bombas elétricas para testar a pressão de sistemas de aquecimento montados manualmente devido ao seu alto custo. Esses dispositivos geralmente são projetados para altas pressões operacionais, o que também não é necessário ao testar um sistema descentralizado em uma residência particular.
O único benefício para o proprietário é que não há necessidade de esforço físico extra. Portanto, para quem deseja optar por bombas como MGF, R.P., "Saturno" e outros. Faixa de preço 17.000 – 65.000 rublos.
A prioridade na escolha de uma bomba manual também deve ser justificada pelas suas características de design. Este tipo de equipamento proporciona um aumento suave da pressão, o que é importante tanto em termos de segurança do testador quanto em termos de proteção do sistema de aquecimento contra martelo hidráulico.
Em pequenos sistemas com caldeiras de aquecimento martelo hidráulico pode danificar alguns itens. Portanto manual crimpagem a bomba é ideal para testar pequenas redes de aquecimento feitas por você.
Sutilezas do processo de teste
Encher o sistema com água e subsequente teste de pressão é permitido desde que a temperatura interna esteja acima de zero. Caldeiras de aquecimento e tanques de expansão são desconectados do sistema durante os testes.
Para controle, são necessários dois manômetros instalados em pontos diferentes. Durante o teste de pressão do sistema de aquecimento, não é permitido tentar eliminar defeitos, torcer as hastes das válvulas ou bater nas juntas.
Durante o processo de aumento da pressão, deve-se tomar cuidado para garantir removendo o ar do sistema. Dispositivos especiais instalados em diferentes pontos dos dutos ajudam a conseguir isso - saídas de ar.
Se o circuito de aquecimento não estiver equipado dispositivo de liberação de ar, deverá elevar a pressão até à pressão de funcionamento e depois abrir brevemente qualquer torneira situada no circuito de aquecimento a um nível superior às restantes.
Após a remoção do ar, o aumento da pressão continua até o valor de teste (não inferior a 0,2 MPa). Para pequenos sistemas de aquecimento descentralizados de residências particulares, a pressão de teste é geralmente de 0,2-0,3 MPa.
O líquido no sistema sob tal pressão deve ser mantido por um determinado tempo. A configuração de tempo mínimo de exposição é de 5 minutos. Se durante este período não houver queda de pressão superior a 0,01-0,02 MPa, em geral, o teste de pressão do sistema de aquecimento "faça você mesmo" pode ser considerado bem-sucedido.
Outros pontos de teste importantes
Semelhante ao processo descrito acima, o aquecimento é pressurizado com circuito centralizado. É verdade que os cálculos de pressão devem ser feitos levando em consideração os parâmetros operacionais desse sistema. Após o teste de pressão, alivie a pressão no sistema de aquecimento até o nível operacional e verifique cuidadosamente todas as áreas acessíveis.
Neste estado, o circuito de aquecimento é inspecionado visualmente quanto a possíveis vazamentos:
- tubulações e conexões são verificadas;
- locais de instalação de instrumentos de medição;
- conexões flangeadas de bombas de circulação;
- vedações de válvulas de caldeiras de aquecimento;
- válvulas de corte do tanque de expansão, etc.
É considerado aprovado um teste hidráulico, cujos resultados não foram detectados vazamentos na área de soldas, destruição ou deformação de tubulações e elementos de equipamentos, violações de estanqueidade em conexões roscadas, vazamentos em dispositivos de aquecimento e acessórios.
As válvulas de corte (torneiras, válvulas, válvulas gaveta) são consideradas aprovadas no teste hidrostático de integridade e estanqueidade se, após girar duas vezes a haste da válvula de corte, não aparecerem vestígios de água na área da caixa de gaxeta grupo.
Método de crimpagem pneumática
A verificação da estanqueidade da rede de aquecimento doméstico pode ser feita de forma pneumática. Vale ressaltar que a técnica manométrica permite testar redes e equipamentos em baixas temperaturas.
Normalmente, esse método de teste é usado para testar a densidade de equipamentos térmicos individuais. Assim, radiadores, trocadores de calor de caldeiras e tanques de expansão são verificados quanto a vazamentos com ar pressurizado.
O processo de teste de pressão de ar é realizado de forma semelhante à técnica de teste de pressão hidráulica. Um compressor de ar ou uma bomba de ar automotiva convencional é usado como fonte de fluido de trabalho.
Altas pressões não são usadas aqui.Para verificar a densidade pelo método manométrico, uma pequena pressão (0,1 -0,15 MPa) é suficiente.
Se forem detectados vazamentos causados por defeitos de instalação sob uma pressão de ar de 0,15 MPa, a pressão é liberada e os defeitos são eliminados. Em seguida, o processo é repetido - o sistema de aquecimento é preenchido com ar a uma pressão de 0,1 MPa e permanece nessas condições por pelo menos 5 minutos.
O controle de pressão, neste caso, permite uma queda de pressão não superior a 0,01 MPa durante um determinado período de tempo. Com este resultado o sistema é considerado completo e pronto para uso.
Muitas vezes há casos de introdução de equipamentos específicos no sistema de aquecimento de uma residência privada. Também nem sempre é possível verificar o equipamento utilizando o método hidrostático, quando são necessárias altas pressões para testes de pressão.
Por exemplo, SNiP e GOST prevêem testes de radiadores de ferro fundido ou aço com uma pressão de água de pelo menos 0,9 MPa (9 ATI). Porém, para realizar os mesmos testes pelo método manométrico (pneumático), será necessária uma pressão de 0,1 MPa (1 ATI).
Os módulos convetores requerem testes de pressão de água de pelo menos 1,5 MPa (15 kg/cm2). Ao mesmo tempo, se recorrer a testes pneumáticos, é permitido testar a pressão do módulo convector para confirmar as suas garantias de qualidade com ar a uma pressão de 0,15 MPa.
O procedimento de teste para tais dispositivos é o seguinte:
- encher dispositivos com ar na pressão especificada;
- imersão de dispositivos em um recipiente com água;
- verifique se há vazamentos dentro de 5 minutos.
Alguns elementos tecnológicos do circuito de aquecimento possuem um projeto cuja integridade pode ser verificada pelo método pneumático. Você pode aprender mais sobre isso nas recomendações para manutenção do dispositivo.
Normalmente, as instruções sobre os métodos de crimpagem são fornecidas nas instruções de operação que acompanham qualquer equipamento de aquecimento.
Deve ser enfatizado: o método pneumático (manométrico) é bom especificamente para verificar a densidade. No entanto, é recomendável verificar a resistência de um sistema de aquecimento, inclusive um feito por você, pelo método hidráulico. Além disso, o método de crimpagem hidrostática é preferível para sistemas de aquecimento de painel.
Verificação de sistemas de vapor e aquecimento de painel
O teste de pressão dos sistemas de aquecimento de painéis pelo método hidrostático é realizado na fase de instalação, sujeito ao acesso total aos componentes e dispositivos através das janelas de instalação. As condições para testes de pressão, inclusive com as próprias mãos, implicam um aumento da pressão dentro do sistema para um nível de 1 MPa.
O teste é realizado por no mínimo 15 minutos. Durante este período de tempo, não deve haver uma diminuição da pressão superior a 0,01 MPa.
Se o circuito de aquecimento for construído tendo em conta a combinação de painéis de aquecimento com outros dispositivos de aquecimento, o valor da pressão de teste é igual aos parâmetros de outros dispositivos de aquecimento.
O teste de pressão de sistemas de painéis de aquecimento usando o método manométrico é realizado sob uma pressão de ar de 0,1 MPa. Tempo de exposição 5 minutos.A queda de pressão permitida não é superior a 0,01 MPa.
Condições de teste individuais aplicam-se a tubulações e equipamentos do sistema de vapor. Se o aquecimento a vapor for projetado para uma pressão operacional de 0,07 MPa, o valor da pressão de teste hidráulico será de 0,25 MPa.
Em pressões operacionais superiores a 0,07 MPa, a crimpagem é realizada sob pressão P escravo + 0,1 MPa, mas não inferior a 0,3 MPa. O tempo de espera para sistemas de vapor é de 5 minutos. A diferença de pressão negativa permitida não é superior a 0,02 MPa. Após a conclusão dos testes, o circuito é verificado adicionalmente sob pressão operacional de vapor.
Teste térmico de sistemas de aquecimento
Além dos testes hidráulicos e pneumáticos de sistemas de aquecimento residencial, também é fornecido um teste térmico. A essência deste procedimento é verificar a distribuição uniforme do refrigerante, testando o aquecimento e a produção térmica de cada dispositivo de aquecimento individual.
O processo é realizado sob temperaturas ambientes positivas. A temperatura do líquido refrigerante não é inferior a 60°C.
Se o teste térmico só for possível na estação fria (por exemplo, por falta de refrigerante), ele será realizado imediatamente após o sistema ser colocado em modo de operação. Teste à temperatura da água, que deve corresponder ao gráfico de temperatura de aquecimento, mas não inferior a 50ºС.
A pressão do líquido refrigerante deve corresponder à pressão operacional. O teste térmico leva pelo menos 7 horas.Durante este período, a uniformidade de aquecimento de todos os dispositivos de aquecimento disponíveis é verificada periodicamente.
Certificado de teste de pressão
Quando os testes de resistência do sistema de aquecimento são realizados por organizações profissionais em edifícios residenciais com esquema centralizado, deve ser elaborado um relatório dos trabalhos executados. Este documento descreve as condições de ensaio e fornece um parecer sobre a qualidade da rede e dos equipamentos de aquecimento.
No entanto, o responsável pelo funcionamento dos sistemas de aquecimento centralizado necessita de um certificado de teste de pressão.
Para um agregado familiar privado com aquecimento descentralizado, especialmente aquele feito com as próprias mãos, o responsável por defeito é o próprio proprietário. Naturalmente, ao realizar trabalhos que visam verificar a integridade e confiabilidade do aquecimento doméstico, é improvável que o proprietário escreva para si mesmo um relatório sobre os testes realizados.
Não seria supérfluo guardar para o futuro as condições e parâmetros sob os quais foi realizada a crimpagem:
- valores de pressão de teste;
- tempo de espera;
- temperatura do meio líquido;
- a diferença de pressão no início e no final do período de detenção.
Esses dados serão úteis para comparação com a próxima auditoria. Os números podem, até certo ponto, avaliar o estado geral do sistema de aquecimento.É aconselhável registrar e armazenar as informações em um diário caseiro especialmente elaborado para esse fim. Ou escolha uma opção mais moderna - uma revista eletrônica.
Apesar dos valores relativamente baixos dos parâmetros de funcionamento de um sistema de aquecimento descentralizado de uma residência privada, recomenda-se que os testes de pressão sejam realizados de acordo com todas as leis para testar tais sistemas. Esta abordagem fornecerá proteção contra impulsos inesperados e permitirá a identificação oportuna de possíveis defeitos.
Informações detalhadas sobre crimpagem de tubulações de metal-plástico são apresentadas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre como testar o sistema de aquecimento usando o método de teste pneumático:
O processo de teste de pressão hidráulica de aquecimento em uma casa municipal:
A manutenção periódica ajuda a manter o seu sistema de aquecimento em boas condições. E a confiabilidade do equipamento é garantia de aquecimento estável das habitações durante o período de frio.
Você tem habilidades práticas para realizar testes de pressão de um sistema de aquecimento? Compartilhe seu conhecimento acumulado com nossos leitores, e também tire dúvidas sobre o tema do artigo nos comentários abaixo.
O meu marido fez o teste de pressão do sistema de aquecimento com as próprias mãos, porque o técnico que contactámos não conseguiu fazê-lo bem. A pressão na caldeira caía constantemente, o técnico dizia “procure vazamento”, em vez de simplesmente trocar a junta no local onde houve despressurização. O próprio marido identificou o problema, substituiu vários elementos (juntas) e limpou os canos. Agora a unidade funciona perfeitamente e a dissipação de calor é boa.
Todos os meus tubos de aquecimento são colocados nas paredes, nas cortinas, em polipropileno.Portanto, a crimpagem era um processo obrigatório antes da parede. Além disso, há um piso quente em quatro salas, que também precisa ser preenchido com pressão de teste antes de despejar. Você entende, este é um assunto responsável.
É verdade que não comprei bomba automática, é um desperdício de dinheiro, até consegui com uma manual. E aí aluguei, comprei só um manômetro e é barato.
Não entendo muito bem por que apenas 0,15 MPa é suficiente para testes. 0,1 MPa é 1 Bar, mas sempre me disseram que o teste deveria ser feito a 5 Bar. Isso está desatualizado?
Olá, Máximo. Para uma residência particular, para verificar a estanqueidade do sistema, basta ultrapassar a pressão máxima de operação em 1,5 vezes. Ao mesmo tempo, não deve ser inferior ao limite mínimo de 0,2 MPa (2 kgf/cm). Este requisito está especificado na SP 73.13330.2016, cláusula 7.3. É melhor fazer medições no ponto mais baixo do sistema, ou seja, onde a pressão é maior.
Se falamos do método manométrico de verificação, então neste caso a pressão do ar injetado não deve ser superior a 0,15 MPa. Se ao mesmo tempo você ouvir um “apito” característico, significa que a pressão precisa ser aumentada em mais 0,1 MPa e aguardar 5 minutos. O circuito pode ser considerado aprovado no teste se depois disso a pressão não cair mais de 0,01 MPa.
Para testar o aquecimento a vapor, por exemplo, pelo método hidrostático, a pressão pode atingir até 0,25 MPa, mas não mais.
Os requisitos são relevantes para todos os tipos de sistemas, independentemente do tipo de tubos com os quais os dutos são feitos. O indicador de 5 MPa não consta em nenhuma norma.