Quais lâmpadas LED são melhores para escolher: tipos, características, escolha + melhores modelos
As lâmpadas LED são elementos económicos e eficazes para organizar um sistema de iluminação doméstica prático e confortável.Eles fornecem um bom fluxo luminoso, consomem eletricidade mínima, suportam cargas operacionais impressionantes e operam por um longo tempo.
Estas qualidades tornam os produtos atraentes para os consumidores e estimulam o crescimento da procura de produtos. Porém, escolher a opção certa entre a variedade de sortimentos não é tão fácil, não concorda? Nós o ajudaremos a determinar as melhores lâmpadas LED ideais para suas condições operacionais específicas.
O artigo fornece uma classificação detalhada das lâmpadas LED, identificando parâmetros e características que definitivamente devem ser levados em consideração na escolha dos dispositivos. Além disso, preparamos uma análise dos melhores fabricantes cujas lâmpadas comprovaram na prática sua qualidade e confiabilidade.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de produtos
Ao contrário das lâmpadas incandescentes tradicionais, as fontes LED não possuem características de design rígidas e estão disponíveis em uma ampla variedade de configurações, às vezes muito inesperadas. Isto permite que sejam incorporados em lâmpadas modernas e vintage de qualquer tipo.
A classificação é realizada em três subespécies. A primeira categoria inclui produtos de uso geral.Distinguem-se pelo fluxo luminoso de alta qualidade com ângulo de dispersão de 20° a 360° e destinam-se à iluminação de escritórios e instalações residenciais para diversos fins.
O segundo bloco inclui módulos de luz direcionais operando em um ou mais LEDs. A utilização destes produtos permite criar iluminação de realce e realçar determinadas áreas ou elementos interiores da divisão.
LIDERADO lâmpadas tipo linear assemelham-se externamente a dispositivos fluorescentes clássicos. Eles são feitos na forma de tubos de diferentes comprimentos.
São utilizados principalmente em salas técnicas de uma casa ou apartamento, em escritórios e áreas de vendas, onde é necessária uma iluminação luminosa e económica que possa realçar todos os detalhes.
Usando módulos LED de tipos lineares e outros, você pode organizar iluminação de alta qualidade de maneira competente e bonita para espaços confinados e áreas locais onde a segurança contra incêndio é uma prioridade.
Tipos de LEDs usados
Além disso, os dispositivos diferem entre si no tipo de diodos instalados no corpo da lâmpada.
Indicativo Os elementos LED são considerados obsoletos e extremamente raros na vida cotidiana. A qualidade da emissão de luz e a segurança geral destes produtos não atendem aos requisitos aceitos atualmente.
Chips SMD pertencem ao tipo mais comum e mais utilizado. O tamanho mínimo e o baixo aquecimento da base dos elementos de trabalho tornam as lâmpadas SMD as mais atraentes entre as análogas.
A sua utilização não tem restrições e é permitida em quaisquer sistemas e condições.
Unidades operando com diodos de alta potência de 1,3 e 5 W podem ser muito produtivas em algumas situações.
Mas o alto nível de aquecimento durante a operação e a dificuldade de organizar a remoção correta de calor de uma caixa pequena reduzem significativamente sua popularidade.
Diodos COB é uma tecnologia inovadora de produção de chips. Ele está sendo desenvolvido muito ativamente agora. Devido à montagem direta dos diodos na placa, a dissipação de calor aumenta significativamente e a confiabilidade geral do dispositivo aumenta.
Graças ao sistema óptico melhorado, o fluxo de luz é distribuído de forma mais uniforme e cria um agradável brilho de fundo na sala.
Filamento – um tipo progressivo de chip, inventado em 2013-2014 por um grupo de cientistas. Destinado apenas para fins de iluminação.
É totalmente utilizado para organizar iluminação decorativa original e incomum para instalações domésticas e industriais para diversos fins.
Fornece um espectro de luz agradável ao olho humano, com características semelhantes ao efeito de queima de uma lâmpada incandescente tradicional. Neste parâmetro é muitas vezes superior a produtos semelhantes do tipo SDM e COB.
Nas lojas próprias é vendido a um preço razoável e é considerado uma opção prática de fonte de luz econômica.
especificações do produto
As lâmpadas LED possuem uma ampla gama de características técnicas.
Os principais critérios que determinam a eficácia e a finalidade dos módulos são:
- tipo de elemento base;
- nível de potência e fluxo luminoso;
- faixa de temperatura de cor;
- renderização básica de cores;
- capacidade de dissipar.
Conhecendo as características desses parâmetros, não será difícil escolher a melhor opção de iluminação LED para você.
Tipos de bases atuais
A escolha da base é feita para uma lâmpada específica disponível. A maior parte dos produtos projetados para substituir as lâmpadas incandescentes clássicas possuem uma base de parafuso simples com marcações E14, com rodapé E27 E E40. Este tamanho e configuração são considerados universais.
Se precisar trocar as lâmpadas halógenas, você precisará de LEDs com base de pinos classe G4, GU5,3, GU10.
Para integrar iluminação em conjuntos de móveis, aparadores ou armários, são adequados produtos com base GX53.
Acessórios para radiadores tubulares
Os dispositivos radiadores que garantem a correta dissipação de calor nas modernas lâmpadas LED são:
- alumínio - nervurado ou liso;
- composto;
- cerâmica;
- plástico.
Cerâmica não conduzem corrente e são mais caros que todos os outros.
Composto Eles removem o calor de forma eficiente, não representam perigo para os seres humanos e são vendidos por um preço razoável.
Alumínio são considerados confiáveis e eficientes, mas ao mesmo tempo conduzem bem a corrente e podem causar ferimentos ou queimaduras em contato direto.
Plástico Pertencem ao segmento mais barato, mas cumprem muito bem as tarefas atribuídas. Seu principal trunfo é o preço baixo, que, apesar de tudo, atrai compradores.
Recursos de energia do dispositivo
A eficiência luminosa dos produtos LED é medida em watts. Consumindo uma quantidade mínima de eletricidade, as lâmpadas LED produzem uma quantidade recorde de luz, quase 10 vezes maior do que as capacidades dos módulos incandescentes clássicos.
Um produto de gelo com potência de 9 a 10 W fornece fluxo de luz ideal e substitui com sucesso uma lâmpada Ilyich de 100 watts.
Isso permite que os clientes recebam iluminação de alta qualidade sem comprometer seu próprio conforto e economizem significativamente nas contas de serviços públicos.
Qualidade do fluxo de luz
O fluxo luminoso produzido por produtos LED padrão varia em Lumens. Uma lâmpada com diâmetro de 5 milímetros produz de 1 a 5 lumens de luz direcional.
As marcas sempre indicam o nível de intensidade de radiação de seus produtos nas embalagens. Ter essas informações facilita a seleção de uma lâmpada para uma tarefa específica.
Para facilitar a navegação, é preciso lembrar que um módulo incandescente padrão de 100 watts fornece um fluxo luminoso de 1000 lm.
Se um número menor estiver indicado na caixa de um produto LED, significa que a iluminação da sala será mais fraca. Indicadores grandes indicam que a lâmpada iluminará de maneira fácil e eficiente uma sala grande.
As nuances da temperatura da cor
A peculiaridade dos LEDs é que eles possuem diferentes temperatura da luz. Isto permite escolher a tonalidade do fluxo luminoso emitido mais adequada para cada divisão individual, dependendo da sua finalidade.
Até a clássica gama branca é representada por várias cores ao mesmo tempo:
- 2700 mil – branco suave com um delicado tom avermelhado. Cria uma atmosfera de calma, calor e conforto no ambiente.Mais frequentemente encontrado em lâmpadas de baixa e média potência.
- 3.000 mil – branco quente com um leve tom amarelado. Ótimo para salas de estar, quartos de crianças, quartos ou salas de estar. Dá uma sensação de segurança e relaxamento.
- 3.500 mil – branco neutro natural. Não distorce a percepção das cores e não sobrecarrega os olhos.
- 4000 mil - Branco frio. Ilumina eficazmente o espaço, enfatiza a limpeza e dá contornos claros a todos os objetos. Estimula o desempenho e a atividade cerebral, adequado para salas de aula, escritórios, etc.
- 5000-6000K – branco diurno clássico com alto índice de brilho. É considerado muito agressivo para instalações residenciais e é utilizado para iluminar grandes espaços em oficinas, complexos industriais e estufas.
- 6.500K – dia frio com um tom azulado pronunciado. Promove a concentração e inspira alguma ansiedade. Adequado para hospitais e diversas instalações técnicas.
Além das opções acima, estão à venda módulos LED coloridos que permitem montar um sistema de iluminação residencial exclusivo e criar uma opção de iluminação individual para cada canto do seu apartamento ou casa.
Descrição do índice de reprodução de cores
O índice básico de reprodução de cores é indicado pela abreviatura CRI (Índice de reprodução de cores) e números de 0 a 100. Mostra com que clareza e competência a lâmpada transmite as sombras das coisas e objetos ao redor.
Um módulo com indicador de 100 unidades não cria nenhuma distorção e exibe todas as cores com absoluta precisão. No entanto, você terá que pagar uma quantia significativa por tal elemento.
Se isso é apropriado, o cliente terá que decidir por si mesmo. Os especialistas aconselham não pagar a mais e selecionar fontes de luz doméstica na faixa de CRI de 80 e um pouco mais.
Parâmetros de dissipação de fluxo
Todos os elementos LED brilham claramente à sua frente. Uma quantidade mínima de ondas de luz é desviada para o lado e cria um pequeno halo.
O ângulo de dispersão de trabalho de cada módulo depende diretamente de como os cristais estão localizados dentro da lâmpada e de quantos são no total.
Tais características permitem obter tanto um feixe de luz direcionado para um determinado ponto quanto um brilho suave e difuso, propício a um descanso calmo e relaxado.
Para lâmpadas para diferentes finalidades, existem indicadores ideais de dispersão de luz. Recomenda-se instalar produtos com ângulo de dispersão de 90-180° em uma luminária de teto ou lustre que crie iluminação de fundo.
Com esta abordagem, será possível iluminar correta e intensamente o centro da sala, deixando os cantos e o perímetro da sala ligeiramente escurecidos.
Em dispositivos projetados para iluminar uma pequena área, por exemplo, uma área de leitura ou iluminação pontual de pinturas e outros elementos de decoração de interiores, vale a pena utilizar produtos que emitam um feixe estreito com coeficiente de dispersão de 30° a 60°.
Em arandelas decorativas ou lâmpadas com ranhuras, você pode instalar uma lâmpada com ângulo de dispersão de 360 graus. Isso criará um efeito de brilho incomum que muda dependendo do ponto de vista da sala.
Algumas palavras sobre a vida útil
A vida útil básica dos produtos LED é medida em horas. Fabricantes sérios têm muito orgulho desse parâmetro e o exibem na frente da embalagem. Os números indicam quanto tempo o produto adquirido funcionará em condições operacionais corretas.
A vida útil média das lâmpadas LED é de 10 anos ou 30.000 horas. Nos produtos do segmento mais caro, esse número chega a 50 a 60 mil horas, o que equivale a 15 a 18 anos.
É verdade que o fabricante não informa ao comprador que os LEDs tendem a queimar e com o tempo perder o brilho original.
Para dispositivos de marca, isso acontece no final de sua vida útil. Nas lâmpadas chinesas sem nome, esse momento desagradável pode aparecer já nos primeiros 6 meses após a compra.
Fabricantes e modelos atuais
As posições de liderança no segmento de mercado de equipamentos LED e elementos relacionados são ocupadas por preocupações europeias Philips E Osram.
Oferecem ao cliente a mais ampla gama de produtos certificados que atendem a todos os mais rigorosos requisitos internacionais de qualidade de fontes de luz.
Os produtos da empresa demonstram qualidade normal a um preço baixo "Ferão" Da Russia. A linha de produtos LED inclui lâmpadas de diversas configurações, inclusive módulos projetados para instalação em móveis.
As lâmpadas de gelo produzidas sob a marca desfrutam de um sucesso merecido entre os clientes. Gauss empresa nacional "Vatron". A marca vende módulos econômicos e premium e oferece garantia de 3 anos para seus produtos.
Empresa russa Era é uma novata no mercado de LED, no entanto, seus produtos consistentemente de alta qualidade já atraíram a atenção dos clientes.
Agora a empresa está desenvolvendo ativamente a produção e no futuro planeja expulsar os concorrentes e até mesmo ficar à frente deles na batalha pelos compradores.
Dicas úteis para escolher
Ao escolher uma lâmpada baseada em elementos LED, você precisa encontrar um produto ecologicamente correto, econômico e seguro, com temperatura de brilho adequada, sem cintilação, saída de luz ideal e ângulo de dispersão correto.
Se você precisa iluminar uma sala, você deve pegar um módulo do espectro quente marcado 2700-3200 K. Isso proporcionará um ambiente agradável em sua casa ou apartamento, propício para passar muito tempo nos quartos para fins de relaxamento ou comunicação.
Você pode instalar lâmpadas 3700-4200 K no banheiro, cozinha, corredor ou banheiro.Eles preencherão os ambientes com luz branca neutra e brilhante, que lembra o brilho do sol da manhã.
Todos os objetos com esta opção de iluminação adquirirão clareza adicional e parecerão um pouco mais pesados. Mas isso não causará cansaço desnecessário aos olhos, porque a pessoa não passa muito tempo nessas salas.
Quando o objetivo é fornecer iluminação de alta qualidade para salas de serviço, é apropriado usar lâmpadas de 6.000 K e superiores. Eles trarão um fluxo de luz para todos os cantos e nem um único centímetro da sala permanecerá na sombra.
A cintilação é um dos pontos fracos dos módulos LED. Os fabricantes populares afirmam que essa desvantagem é típica apenas para produtos chineses sem nome, e os produtos de marca não a possuem.
É muito fácil verificar a veracidade dessas palavras. Na hora da compra, basta parafusar a lâmpada na base e aproximar a câmera do smartphone. Quando a lâmpada pulsar, a imagem que aparece na tela certamente piscará.
Nas lojas de marca, na compra de lâmpadas de gelo, o cliente recebe uma garantia do fabricante. Geralmente dura de 1 a 3 anos dependendo da marca.
Para utilizá-lo e substituir o produto defeituoso por um análogo em funcionamento, o comprador deverá guardar o recibo e o cupom, onde o vendedor anotou a data da compra e certificou-o com sua assinatura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Empresas que ocupam posições de liderança no mercado de equipamentos de iluminação no segmento de elementos LED domésticos. Os principais prós e contras dos produtos de marca:
Que erros os clientes cometem ao comprar produtos LED?Como evitá-los e adquirir os produtos LED certos que funcionarão por muito tempo e de forma confiável. Lembrete para potenciais compradores:
Podemos conversar por muito tempo sobre quais tipos de lâmpadas LED modernas são melhores. Não há uma resposta clara para esta pergunta. Tudo depende da finalidade do sistema de iluminação e da área de utilização. Com base nesses parâmetros, vale a pena escolher um produto LED adequado.
Não há necessidade de comprar produtos sem nome para economizar dinheiro. Faz mais sentido escolher um módulo de uma marca comprovada e bem comprovada no mercado.
Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a escolha de lâmpadas LED? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso de lâmpadas LED. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Bom dia!
Para mim, prefiro uma iluminação amarela quente. Em geral, considero as cores frias do dia inaceitáveis para instalações residenciais. Com essa iluminação, você parece estar nas sombras, tudo ao redor está escuro. O espectro amarelo parece muito próximo dos raios solares; o clima nos quartos com esta opção de iluminação melhora. As lâmpadas LED consomem eletricidade de forma extremamente econômica e também têm uma longa vida útil. Economizar é bom para o orçamento familiar.
Acredito que há futuro nessas coisas; seu consumo de energia é mínimo. Tenho lâmpadas LED em quase todos os lugares da minha casa, mesmo lá fora, elas não se deterioram com o gelo. A temperatura de cor das lâmpadas é de 3500K. Acho que esta é a melhor opção, ilumina bem e é confortável para os olhos, o que é importante, tenho certeza. O preço das lâmpadas é bastante razoável, embora não muito acessível, mas definitivamente vale a pena comprá-las.A vida útil é muitas vezes maior que as convencionais.
Há muito que percebi que as lâmpadas LED trazem poupanças consideráveis, apesar do seu custo. Eu uso lâmpadas Gauss. O fabricante promete que sua vida útil pode chegar a 25 anos, embora isso, claro, seja difícil de acreditar. Porém, após 4 anos de uso não há reclamações quanto ao seu desempenho. E a iluminação é muito mais agradável aos olhos.
Erro no circuito https://engineering-fr.techinfus.com/wp-content/uploads/2018/02/shema-impulsniy-blok-pitaniya_1-430×238.jpg — os diodos estão conectados incorretamente. A entrada e a saída da ponte retificadora estão misturadas.
Diga-me, podemos confiar nos testadores de equipamentos LED? Interessado especificamente em Domorost