Substituição de caldeira a gás em residência particular: normas e regras para realização do procedimento de substituição de equipamentos a gás
Você se depara com uma situação em que seu antigo equipamento de aquecimento a gás está desgastado ou não é mais eficiente o suficiente? Parece que resolver esse problema é simples - basta pagar e em alguns dias a nova caldeira assumirá as funções de aquecimento da casa, certo? Mas na realidade tudo é diferente, pois a substituição de uma caldeira a gás em uma casa particular é um procedimento trabalhoso e requer o devido registro. E vai demorar mais de um dia, porque você terá que ir várias vezes ao serviço de gás.
O que você precisa saber e como providenciar corretamente a troca da caldeira? Examinaremos todas essas questões em detalhes em nosso artigo. Vamos falar sobre as normas e regulamentos que regem a ligação de equipamentos a gás e a responsabilidade do proprietário em caso de violação. Vejamos o procedimento passo a passo para substituir uma caldeira. Complementaremos o material apresentado com fotos visuais e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
- Que documentos regulamentam a substituição de caldeiras?
- Etapas de registro de substituição de caldeira
- Etapa #1 – apresentação de um pedido de fornecimento de especificações técnicas
- Etapa 2 – familiarização com as condições técnicas
- Etapa #3 - elaboração da documentação do projeto
- Etapa #4 – aprovação (coordenação) do projeto
- Etapa #5 - desmontagem da caldeira antiga
- Etapa #6 - instalação de uma nova caldeira
- Etapa #7 - teste da caldeira e do sistema de aquecimento
- Etapa #8 – notificação de substituição da caldeira
- Características de substituição de caldeira da mesma potência
- O que fazer em uma situação de emergência?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Que documentos regulamentam a substituição de caldeiras?
Equipamento de aquecimento a gás, se instalado incorretamente, Operação ou manutenção é uma fonte de perigo.Portanto, substituí-lo não é apenas a compra e instalação da unidade necessária, mas todo um procedimento que é regulamentado por uma série de documentos.
Todas as informações necessárias sobre a substituição de caldeiras a gás estão disponíveis gratuitamente. Mas às vezes não é fácil encontrá-los, já que o tema equipamentos a gás é regulamentado por dezenas de documentos especializados nacionais. Isso inclui leis, SNiPs baseados nelas, regulamentações governamentais, etc.
Mas entre eles há uma série de documentos que são mais importantes para o consumidor do que todos os outros. Pois as informações neles contidas irão ajudá-lo a entender as nuances da substituição de estacas, bem como proteger seus interesses de possíveis ações incorretas dos representantes do gás municipal.
Os documentos mais solicitados incluem:
- SNiP 2.04.08-87, que é denominado “Fornecimento de gás”;
- SNiP 42-41-2002 denominados "Sistemas de distribuição de gás".
- Estado Federação Russa datado de 29 de dezembro de 2004 No. 190-FZ (Código de Urbanismo da Federação Russa);
- RF PP datado de 30 de dezembro de 2013 nº 1.314 (Resolução do Governo da Federação Russa “Sobre Alterações às Regras de Conexão... às Redes de Distribuição de Gás”);
- RF GD datado de 16 de novembro de 2016 nº 1203 (Resolução do Governo da Federação Russa “Sobre a aprovação das regras para conexão... às redes de distribuição de gás”);
- SNiP II-35-76, que descreve o procedimento de ligação de caldeiras;
- Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa datado de 30 de dezembro de 2001 N 195-FZ (Código de Leis sobre Contra-ordenações).
Lembre-se que, se necessário, você deve usar as versões mais recentes, que contêm artigos atuais com as últimas alterações e adições.
Etapas de registro de substituição de caldeira
O procedimento de substituição de uma caldeira diferente da antiga nas características técnicas e no volume de consumo de gás por hora consiste em várias etapas, que só podem ser realizadas após obtenção de autorização especial do serviço de gás.
E este ponto não pode ser ignorado, principalmente se a diferença de potência das caldeiras for significativa (o valor exato deve ser esclarecido com a empresa de gás da sua cidade). Além disso, na maioria dos casos, serão exigidas provas documentais.
Sequência de substituição:
- Apresentação de pedido de fornecimento de condições técnicas;
- Familiarização com as condições técnicas;
- Projeto;
- Aprovação do projeto (coordenação);
- Desmontagem da caldeira antiga;
- Instalação de nova caldeira;
- Testar a caldeira e o sistema de aquecimento;
- Envio de pedido de ligação de caldeira.
Deve-se lembrar que o procedimento especificado para substituição de caldeiras é estabelecido por lei e por diversos estatutos. Portanto, se o proprietário do edifício decidir de alguma forma “simplificar” o procedimento, alterá-lo ou realizar obras que contornam a lei, então, na melhor das hipóteses, a autoridade responsável não dará permissão para uma substituição ou cancelará isto.
Na pior das hipóteses, pela ligação e utilização não autorizada de gás, se tais ações não acarretarem consequências graves e não contiverem infrações penais, surgirá responsabilidade administrativa e terá de pagar multa, cujo valor é de 10 a 15 mil rublos para indivíduos. Isto é afirmado em Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa Artigo 7.19. cláusula 1 conforme alterado por 11.03.2015 N 307-FZ.
É também necessário saber que o serviço de gás tem o direito, e unilateralmente, de rescindir contratos de fornecimento de combustível “azul” e interromper o seu fornecimento. Mas esta opção de desenvolvimento é extremamente rara e somente após uma notificação fundamentada por escrito.
A seguir, consideraremos o passo a passo de registro da substituição de equipamentos de aquecimento a gás.
Etapa #1 – apresentação de um pedido de fornecimento de especificações técnicas
A substituição de qualquer caldeira a gás começa com uma viagem a Gorgaz (raygaz). Onde será necessário redigir um requerimento solicitando o fornecimento de condições técnicas e a emissão de autorização para realização de projeto, se necessário.
Os volumes planejados também devem ser especificados no documento especificado. consumo de gás. Caso isso não seja feito, o pedido não será aceito. Os números necessários estão sempre nos passaportes das caldeiras de aquecimento.
Caso encontre alguma dificuldade, você pode procurar ajuda de especialistas. O departamento de gás da cidade também pode realizar os cálculos necessários, mas para isso terá que apresentar uma candidatura separada, e antes de se candidatar obter as condições técnicas.
Uma vez que apenas os proprietários dos edifícios têm o direito de substituir as caldeiras, deverá ter consigo um passaporte para confirmar a sua identidade. Bem como documento que comprove que o requerente é o proprietário do imóvel. Em alguns casos, você terá que confirmar o direito de propriedade do terreno.Por exemplo, se uma nova caldeira for colocada numa sala de caldeiras que ainda não foi construída. Neste caso, será necessário fornecer um plano situacional do loteamento.
As condições técnicas, juntamente com a autorização necessária para a realização do projeto (se necessário), não serão fornecidas ao requerente imediatamente, mas sim após a conclusão dos respectivos cálculos pelos especialistas da Gorgaz. O que levará algum tempo.
Os trabalhadores do gás indicarão a data exata de emissão do documento no momento da aceitação da candidatura. Além disso, a realidade é tal que os prazos não dependem de quaisquer normas legais, mas apenas da carga de trabalho dos especialistas. Embora os trabalhadores do gás não tenham mais de 10 dias para preencher os documentos necessários.
Se o requerente não tiver informações sobre qual a organização de gás a contactar, o pedido pode ser apresentado às autoridades locais. Os responsáveis são obrigados a transferir o documento recebido para o gás municipal requerido (gás raio). Eles têm 5 dias para essas ações.
A lei também permite a apresentação de uma candidatura sob a forma de documento eletrónico.
Etapa 2 – familiarização com as condições técnicas
O documento especificado (Condições Técnicas) é um conjunto de regras e regulamentos que devem ser seguidos ao projetar e conectar equipamentos. Também estabelece o procedimento para substituição de caldeira a gás usada em qualquer residência particular.
As condições técnicas são determinadas e compiladas com base na versão atual das regras de ligação às redes de distribuição de gás RF PP datado de 30 de dezembro de 2013 nº 1.314.
Etapa #3 - elaboração da documentação do projeto
Este item é opcional na maioria dos casos. Isso indica Estado Federação Russa datado de 29 de dezembro de 2004 No. 190-FZ, onde se diz que o projeto na substituição das caldeiras pode ser omitido.
Mas há exceções, portanto a documentação especificada deverá ser preenchida se:
- mais de uma família mora em casa particular;
- uma casa particular tem mais de 3 andares.
Além disso, o proprietário do edifício tem o direito de realizar o projeto por sua própria iniciativa.
Se o proprietário do edifício pertencer a uma das categorias listadas, então, de acordo com os requisitos, é necessário elaborar e submeter ao gás municipal uma série de esquemas.
Estes incluem um diagrama de instalação de equipamentos (caldeira, chaminés, etc.), um diagrama de instalação de um gasoduto, um diagrama de instalação de um gasoduto para o edifício e um diagrama de comunicações.
Além disso, você precisará anexar os seguintes documentos aos documentos listados (se a unidade não for adquirida da Gorgaz):
- certificado de conformidade da caldeira e, se disponível, também do queimador;
- passaporte ou instruções da caldeira e, se disponível, do queimador;
- relatório de inspeção, o chamado circuito de terra.
Você também precisará de um contrato de manutenção de equipamentos de gás com uma organização licenciada. E por um período não inferior a 1 ano.
Etapa #4 – aprovação (coordenação) do projeto
Depois de pronta, toda a documentação do projeto é enviada à Gorgaz para verificação. Que pode ser realizado de 7 dias a 4 meses. Ou seja, tudo depende da carga de trabalho dos especialistas responsáveis pelo procedimento.
Se toda a documentação fornecida aos trabalhadores do gás cumprir os requisitos, tudo terminará com a emissão de um documento escrito autenticado ao requerente, que lhe permite proceder diretamente à substituição da caldeira. A partir deste momento, o procedimento de registo de substituição de caldeira a gás usada pode ser considerado completo.
Caso especialistas identifiquem inconsistências, a autorização exigida será recusada. O ponto positivo é que os trabalhadores do gás não podem simplesmente proibir a mudança de equipamento. Ou seja, são obrigados a fornecer um documento, por escrito, com a lista de deficiências e opções para eliminá-las.
Etapa #5 - desmontagem da caldeira antiga
Você deve saber que o próprio proprietário do prédio pode desmontar a caldeira antiga. Mas esta oportunidade só deve ser aproveitada se houver necessidade de economizar no custo do serviço.
A desmontagem só deve ser efectuada após desligar a caldeira do gasoduto ou da rede de água. Além disso, a unidade antiga deve ser desligada do sistema de aquecimento. Por que a água é drenada primeiro, tanto do próprio equipamento de gás quanto de tubulações, radiadores e outros elementos do sistema?
Etapa #6 - instalação de uma nova caldeira
Existe a opinião de que a instalação só pode ser realizada por especialistas de empresas de gás municipal ou outras organizações que tenham recebido licença especial. Mas, na verdade, não é proibido instalar equipamentos de gás e outros procedimentos relacionados de forma independente. Mas a ligação da caldeira instalada é efectuada apenas por um especialista que possua a licença adequada.
E ainda uma oportunidade auto-instalação da caldeira só deve ser usado nos casos em que o conhecimento e as habilidades apropriadas estejam disponíveis.
Como a maioria dos proprietários é prudente e recorre aos serviços de especialistas, o seu papel resume-se à escolha do local onde será instalada a nova caldeira a gás.
Mas este procedimento também se aplica aos responsáveis, pois para isso existem muitos requisitos:
- Para a instalação da caldeira deverá ser alocada uma divisão com área mínima de 4 m² com presença fornecimento e ventilação de exaustão;
- altura do teto - a partir de 2,5 m;
- Deve haver janelas, adicionalmente, com área adequada – 0,3 m² para cada 10 m³ de volume;
- Deve haver uma porta de entrada com largura de 80 cm.
Assim, ao substituir uma caldeira a gás numa casa privada, na maioria dos casos, esta não pode ser instalada em corredores, casas de banho, sanitários - isto não é proibido, mas os locais listados raramente cumprem as regras acima.
E o local mais conveniente para instalação geralmente é a cozinha, mas isso se aplica a gabinetes com unidades montadas na parede. Se você planeja usar unidades de piso com dimensões impressionantes, geralmente será necessário reservar para instalação sala separada (sala da caldeira).
Os requisitos e padrões especificados estão definidos na versão atual SNiP II-35-76.
Etapa #7 - teste da caldeira e do sistema de aquecimento
A primeira colocação em funcionamento de qualquer caldeira instalada deve ser efectuada pelos técnicos que a instalaram.Para tanto, é realizada inicialmente uma inspeção externa e interna para identificar avarias, defeitos, vazamentos de líquido refrigerante e outros problemas. E só depois disso você poderá verificar o desempenho.
Se as características da caldeira atenderem aos requisitos, os especialistas que realizaram a instalação deverão indicá-lo no relatório adequado. Que é fornecido, e sem falta, à Gorgaz.
Neste ponto, considera-se concluída a substituição da caldeira, cuja potência difere das mesmas características da unidade antiga. Caso sejam identificadas deficiências durante os testes, o início da operação será adiado até que sejam eliminadas.
Com base nos resultados dos testes, o contratante é obrigado a fornecer ao cliente o equipamento adequado Agir.
Etapa #8 – notificação de substituição da caldeira
Depois de concluída a substituição da caldeira de aquecimento, o proprietário do edifício deverá contactar novamente a Gorgaz para notificação por escrito da obra executada. Este procedimento deve ser concluído em até 5 dias a partir da data de instalação do equipamento.
A notificação deverá ser acompanhada de certificados de ligação e inspeção de ventilação e chaminé, bem como de contrato de manutenção de equipamentos por período igual ou superior a um ano.
Características de substituição de caldeira da mesma potência
Se o consumo de gás por hora da nova caldeira for semelhante ao consumo de gás da antiga, isso simplifica muito a tarefa.Pois tudo o que o proprietário precisa fazer é enviar uma notificação à Gorgaz sobre a substituição concluída.
E a ele deve ser anexado:
- Certificado de conexão da caldeira.
- Relatório de inspeção de ventilação e chaminé.
- Contrato de pelo menos um ano de manutenção de equipamentos de gás.
Depois de analisar o aplicativo, a permissão é concedida. Após o qual o equipamento é substituído, testado e iniciado seu funcionamento. Assim permite que você aja RF PP nº 1203 cláusula 61(1).
O que fazer em uma situação de emergência?
Ainda está indeciso se precisa trocar sua caldeira a gás e qual o melhor momento para fazê-lo para atendê-la no menor tempo possível? Mas você mais uma vez encontrou um colapso e está preocupado com a possibilidade de ficar sem equipamento de aquecimento no inverno frio?
Para resolver a situação de substituição da caldeira no inverno o mais rápido possível, entre em contato com a Gorgaz. Os especialistas entregarão e instalarão uma caldeira correspondente à potência da antiga e elaborarão sem demora os relatórios necessários. Esta abordagem minimizará as consequências negativas e evitará penalidades.
Quanto ao custo total nesse desenvolvimento de eventos, será bastante elevado - essa compra de uma caldeira nem sempre é lucrativa.
Portanto, se o tempo é essencial, é melhor escolha uma caldeira com o mesmo consumo de gás por hora de operação com uma unidade usada. E após a instalação, avise a Gorgaz sobre isso, conforme indicado no parágrafo “Características de substituição de caldeira da mesma potência”.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo irá ajudá-lo a compreender os aspectos técnicos da substituição de uma caldeira a gás.
Este vídeo oferece a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a substituição de uma caldeira a gás:
Ao substituir uma caldeira a gás, a primeira coisa que deve fazer é consultar o serviço de gás local (gorgaz, raygaz). Isso o ajudará a evitar erros desagradáveis, mal-entendidos ou sobreposições que levam a atrasos, custos adicionais e outras consequências negativas..
Você tem alguma dúvida sobre o procedimento de conclusão do procedimento de substituição do equipamento de aquecimento a gás? Sinta-se à vontade para pedir conselhos aos nossos especialistas e outros usuários - faça perguntas na seção de comentários.
Você substituiu recentemente uma caldeira a gás e passou pessoalmente por todas as etapas da documentação? Conte aos visitantes do nosso site sobre sua experiência - compartilhe dicas úteis neste artigo.
TODOS OS DOCUMENTOS ACIMA SÃO NECESSÁRIOS PARA A PRIMEIRA GASEIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES.
E PARA A SUBSTITUIÇÃO APENAS SÃO NECESSÁRIOS: SUBSTITUIÇÃO, TRANSFERÊNCIA DO EQUIPAMENTO, ATO DE VERIFICAÇÃO DA CHAMINÉ E CANAIS DE VENTILAÇÃO, LIGAÇÃO INICIAL DO GÁS EM UM NOVO APARELHO
O RESTO NÃO É NECESSÁRIO
Desde 2017, todos os procedimentos foram simplificados, e projetos, aprovação de especificações, desligamento e conexão só estão arrancando dinheiro dos clientes e assustando.
Boa tarde. Eu tinha uma caldeira velha, troquei por uma caldeira nova de dois ambientes, a metragem quadrada da sala não mudou nada, só a caldeira. Tenho um relatório da casa, assinei um contrato de manutenção (através da Mosoblgaz). E como posso saber se a minha caldeira já está decorada?
Alguém me diga se eu tenho uma área de 200 m2 e uma caldeira de 40 quilowatts e pago no medidor, tem multa pelo fato da caldeira ser mais potente que o necessário?
Olá. A Gazprom Gas Distribution, com a qual existe um acordo de manutenção de caldeiras, exige-me dinheiro para o registo da caldeira. Isso é legal? Se sim, então com base em que documento legal, lei?
Diga-me, ao substituir uma caldeira antiga por uma nova semelhante, eles são obrigados a pagar à Gorgaz pela instalação?
Substituição, instalação... As caldeiras são ligadas por soldadores que sabem cozinhar bem e estão à disposição. E suspeito que isso seja verdade em todos os lugares. Um cara qualquer instalou para mim e na conversa descobri que ele trabalha no serviço emergencial de gás. Liguei a caldeira, instalei um bypass com a bomba, alaguei, girei o sistema em círculo e desliguei a mangueira de gás na separação, dizendo: “Um tio de Gorgaz virá e aparafusará esta porca na caldeira por 1.800 rublos. ” E o custo total da papelada para uma nova caldeira será de aproximadamente 5.000 rublos. Nada mal para os parasitas Gorgaz. Afinal, está tudo pronto, eles não moveram um dedo, só estão ganhando dinheiro pela vibração do ar dentro dos escritórios do departamento de gás da cidade. Dei 15 mil só para o soldador pela obra. Mas mesmo que ele estivesse suando e rasgando as mãos, o que ele estava tomando? Como resultado, a caldeira, todos os detalhes e decoração custarão 80.000 rublos.