Regras de segurança na utilização de caldeira a gás: requisitos de instalação, conexão, operação

O gás natural é um dos tipos de combustível mais baratos para sistemas autônomos de aquecimento e água quente.Mas você deve admitir que qualquer equipamento que utilize metano de um tubo ou propano-butano de um cilindro é um perigo potencial. Portanto, todos devem sempre seguir regras rígidas de segurança ao utilizar uma caldeira a gás.

Há um grande número de modelos desses aquecedores de água, mas os padrões operacionais básicos são os mesmos em todos os casos. A seguir, descreveremos os requisitos dos SNiPs, GOSTs e regulamentos de segurança para facilitar a compreensão das nuances da instalação e uso seguros de alto-falantes a gás, fogões e lareiras em sua casa.

Requisitos de coleções regulatórias

Todas as regulamentações governamentais relacionadas aos equipamentos domésticos a gás visam seu uso seguro e redução dos riscos de situações de emergência. O gás como combustível para aquecedores de água, aquecedores e fogões de cozinha é barato e acessível. No entanto, se os dispositivos nele contidos forem usados ​​incorretamente, este é um combustível muito perigoso.

O gás da caldeira está sob pressão nas tubulações e cilindros. À menor despressurização e/ou extinção do queimador, o metano ou o propano começam a entrar na sala, formando uma mistura explosiva de gás-ar no seu interior.

Incêndio na caldeira a gás
Quando acumulado em uma sala em concentrações perigosas, o gás natural inflama à menor faísca, explodindo com graves consequências para as pessoas e locais onde o aparelho a gás está localizado

Esse fluxo anormal de “combustível azul” em uma sala pode ser determinado pelo cheiro específico no ar.Então você deve desligar imediatamente a válvula de gás, ventilar a casa e chamar especialistas em gás. E nada de usar fósforos ou isqueiros, bem como ligar interruptores elétricos, campainhas, telefones, etc. até completamente ventilado.

Todas as caldeiras, aquecedores e fornos a gás são divididos em duas categorias - aqueles que dependem de eletricidade e aqueles que não dependem. Os primeiros são mais práticos, seguros e eficazes. Mas este último funcionará mesmo em caso de falha de energia.

Além disso, ao conectar modelos voláteis, além das regras gerais, você também deve levar em consideração os padrões PUE. Sem RCD É proibido conectá-los à rede elétrica.

Montagem de caldeira de água quente montada na parede
Uma caldeira a gás doméstica montada na parede pesa de 30 a 50 kg. Tal dispositivo só pode ser pendurado em paredes sólidas de concreto ou tijolo, sem janelas ou portas, se for rigidamente fixado a elas com fechos especiais.

É proibido pendurar uma versão de parede de caldeira a gás, esquentador, em parede de gesso cartonado ou outro material macio. Confiabilidade de fixação adequada equipamento de gás montado na parede nesta situação é impossível garantir. E qualquer flacidez ou queda de um dispositivo de gás significa ruptura de tubulação e acidente com explosão.

Em edifícios individuais e de apartamentos até 5 pisos é permitida a instalação caldeiras a gás atmosférico com câmara de combustão aberta. Se o edifício tiver mais andares, o equipamento a gás só poderá ser instalado se estiver equipado com uma câmara de combustão fechada e selada.

Troca de ar e espaço para a coluna

Para que uma caldeira a gás funcione sem problemas, é necessário um fornecimento constante de ar novo. Sem oxigênio, o metano, o propano e o butano não queimarão. O gás combustível por si só não é suficiente para o funcionamento adequado e seguro do equipamento em questão.

A ventilação da sala para um aquecedor a gás deve garantir troca de ar suficiente. Para uma caldeira com potência de até 25 kW, o fluxo natural de ar através de janelas, respiros e portas é suficiente. Mas se o equipamento for mais potente, então você terá que construir uma entrada para ele sistema de ventilação com compulsão.

Consumo de gás e ar
Para a combustão completa do gás natural através do queimador de caldeira, coluna, lareira ou fogão, são necessários cerca de 10 metros cúbicos de ar para cada metro cúbico de metano

A geração de 1 kW de energia térmica em uma caldeira a gás requer cerca de 0,12 m3 gás natural e cerca de 1,2 m3 ar. Esses números devem ser usados ​​para calcular a necessidade necessária de oxigênio, bem como do próprio combustível.

Os padrões GOST para uma sala de caldeira ou sala com caldeira a gás estipulam as seguintes regras para operação do equipamento:

  1. Mínimo 3 trocas de ar/hora.
  2. Um influxo de cerca de 10 metros cúbicos de ar por metro cúbico de gás queimado para sua combustão completa.

Quanto mais potente for o equipamento a gás, mais ar será necessário para operar com eficiência e alta eficiência.

A sala para uma caldeira a gás deve ser:

  • não residencial - sala da caldeira, cozinha, despensa, cave, divisão na cave;
  • com pé-direito a partir de 2,2 m e volume a partir de 8 m3 com câmara de combustão fechada (altura de 2,3 m e volume de 9 m3 com a câmara aberta);
  • com janela que possui caixilho ou janela que abre;
  • com sistema de ventilação natural.

Ao mesmo tempo, só é permitida a instalação e utilização de caldeira a gás na cozinha se esta tiver potência inferior a 60 kW.

Remoção de produtos de combustão

A chaminé da caldeira não deve passar por instalações residenciais. Idealmente, o tubo da coluna deve passar pela parede externa diretamente para o exterior.Mas com uma baixa potência do dispositivo de aquecimento e quando se utiliza um fogão, a ventilação pode ser organizada através de uma conduta de ventilação normal da casa.

Chaminé de caldeira a gás
A conduta de exaustão da divisão com a caldeira e a chaminé da mesma devem sair para o exterior, sendo proibido conduzi-los para outras divisões da casa

De acordo com as regras de utilização e requisitos de segurança contra incêndios, uma caldeira a gás num edifício residencial só pode ser utilizada se for de fábrica. Produtos caseiros não podem ser conectados a gasoduto ou botijão de GLP.

A chaminé do esquentador a gás é feita:

  • de materiais não inflamáveis ​​​​que não estão sujeitos à corrosão ativa;
  • sem constrições em todo o seu comprimento;
  • com no máximo três voltas;
  • com escotilha de limpeza e torneira na parte inferior para drenagem de condensado;
  • com saída acima da cumeeira para organizar a tração.

Para caldeiras potentes, geralmente é equipada ventilação de fornecimento com injeção de ar adicional. Porém, se o dispositivo for projetado para funcionar com um tubo de exaustão de fumaça coaxial, é permitido recusar a entrada forçada. Uma chaminé de dois tubos já foi projetada para troca de ar suficiente em ambas as direções - dentro e fora da fornalha.

Cilindros, conexões e tubulações

Antes de começar a usar uma caldeira a gás recém-instalada, verifique o aperto de todas as juntas do gasoduto. Para isso, basta umedecer as juntas com água e sabão e abrir levemente o gás. Se vazar para a sala, o sabão começará a borbulhar.

Fornecimento de gás flexível
Mangueiras e tubos para ligação de caldeira a gás só podem ser utilizados aqueles concebidos para funcionar com gás. Análogos convencionais para abastecimento de água não podem ser usados ​​categoricamente

É importante garantir que mangueiras de gás não foram comprimidos ou sobrecarregados. Os cilindros não utilizados (vazios e cheios) são obrigados pelas normas de segurança a serem mantidos fora da sala com um aparelho a gás. E o utilizado deve ser colocado de forma que a luz solar direta não incida sobre ele.

As normas permitem a colocação de botijões de GLP com capacidade de até 50 litros em residência particular. Se for instalado tanque de gás, ele deve estar a pelo menos 10 m de distância da casa, todos os tubos dele devem estar à vista, é proibido cobri-los com decoração ou colocá-los escondidos nas paredes selecionadas, ranhuras para acabamento.

Além disso, a própria caldeira não pode ser instalada em nichos ou locais de difícil acesso. É possível cobri-lo com estruturas decorativas não inflamáveis, mas o acesso ao aparelho, válvulas de gás, medidores e elementos do sistema de controle deve ser desobstruído.

Qualquer trabalho próximo à coluna, cilindro, gasoduto ou chaminé deve ser realizado após o desligamento do gás. E então ligar novamente o equipamento para aquecimento só é permitido após uma verificação minuciosa.

Operação segura de uma caldeira a gás

O metano é mais leve que o ar, e o propano (GLP), ao contrário, é mais pesado. Quando há vazamento, o primeiro sobe até o teto e o segundo desce até o chão. Para eliminar concentrações perigosas de gás e evitar uma explosão, é necessário fornecer ventilação natural no primeiro caso com exaustor na parte superior e, no segundo, com respiradouro na parte inferior da parede.

Manutenção de caldeira a gás
No inverno, quando a caldeira de aquecimento fica desligada por muito tempo, a água do aparelho e das tubulações deve ser drenada para que não congele e, ao expandir, não danifique o sistema de aquecimento

Na limpeza para limpar e lavar a parte externa da coluna, devem ser utilizados apenas detergentes não agressivos.Além disso, não use pós abrasivos ou escovas ásperas.

Para evitar problemas ao operar uma caldeira a gás, você deve:

  1. Compre o dispositivo e os acessórios somente de uma empresa confiável.
  2. Todos os equipamentos devem ser instalados exclusivamente na fábrica.
  3. A instalação inicial e ligação da coluna devem ser confiadas a especialistas do serviço de gás que atende a casa ou aldeia.
  4. Inspecione regularmente a caldeira quanto a corrosão e destruição e realize uma inspeção técnica completa pelo menos uma vez por ano.
  5. Certifique-se de que haja troca de ar suficiente (se houver um pequeno fluxo de ar ou pouca ventilação, o queimador da câmara de combustão pode apagar).
  6. Evite colocar vários objetos estranhos no aparelho a gás.
  7. Para evitar o superaquecimento da unidade, monitore constantemente o nível do líquido refrigerante e da água na caldeira.
  8. Para uma caldeira volátil, forneça uma fonte de alimentação ininterrupta com capacidade de pelo menos 12 horas e uma linha separada com RCD.
  9. É obrigatório conectar qualquer equipamento a gás a um circuito de aterramento.

Além disso, além da automação embutida, recomenda-se a instalação de diversos sistemas de segurança que desligam o fornecimento de gás quando são detectados determinados problemas.

A lei não exige a instalação de sensores de vazamento de metano (propano) em salas com caldeira. Mas sua instalação é altamente recomendada por todas as normas de segurança.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Regras para uso de gás em casa:

Requisitos para o funcionamento de aparelhos a gás:

Sobre a segurança do uso de equipamentos a gás:

Mesmo na menor medida, é impossível negligenciar os códigos de construção, regras operacionais e requisitos de segurança contra incêndio ao usar uma caldeira a gás.

Para evitar situações de emergência, é necessário monitorar constantemente tanto o estado técnico da coluna, quanto a estanqueidade das conexões do gasoduto e a ausência de entupimentos na chaminé. Somente se todas as recomendações descritas acima forem seguidas será possível falar sobre o funcionamento seguro do sistema de aquecimento a gás.

Por favor, escreva comentários, faça perguntas, poste fotos sobre o tema do artigo no formulário de bloco abaixo. Diga-nos como você cumpre os requisitos para a operação segura e sem problemas de uma caldeira a gás. Compartilhe informações úteis.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica