Fossas sépticas Greenlos
A falta de esgoto central é um problema sério para os proprietários de casas de campo e dachas. Alguém está instalando um banheiro externo ou um chuveiro externo no local. E alguém não quer tolerar a falta de benefícios da civilização.A instalação de uma fossa séptica Greenlos é a forma mais racional e econômica de instalar uma rede de esgoto independente em uma residência individual. Graças à presença de várias séries e a uma vasta gama de modelos, não é difícil selecionar uma estação de tratamento de água adequada para quaisquer condições de funcionamento.
O conteúdo do artigo:
- Tipos de instalações de tratamento Greenlos
- Sistema autônomo de esgoto Greenlos "Aqua"
- Fossas sépticas Greenlos "Acumulador"
- Sistema autônomo de esgoto Greenlos "Aero"
- Marcação
- Vantagens das instalações de tratamento Greenlos
- Instalação e ligação de fossas sépticas Greenlos
- Métodos para drenar água
- Operação e manutenção das estações Greenlos
- Conservação das estações de Greenlos
- Como escolher a instalação de tratamento certa
- Vídeo
Tipos de instalações de tratamento Greenlos
São produzidas três séries de fossas sépticas:
- "Aqua";
- "Dispositivo de armazenamento";
- "Aero".
As estações de tratamento de águas residuais diferem em design e princípio de operação. Vamos considerar cada tipo de estação Greenlos em detalhes.
Sistema autônomo de esgoto Greenlos "Aqua"
A série Greenlos “Aqua” inclui 10 modelos de instalações. Após passar por todas as etapas de purificação, a água atende às normas SanPiN 2.1.5.980-00 para parâmetros sanitários e químicos.
Propósito
Os sistemas de limpeza da linha Greenlos “Aqua” estão disponíveis em duas modificações – com gravidade e drenagem forçada da água. São utilizados para o tratamento biológico de águas residuais domésticas e de serviços públicos provenientes de um edifício residencial ou conjunto de moradias.
Características
A série Greenlos "Aqua" possui as seguintes características:
- O número de usuários atendidos é de 3 a 25 pessoas.
- Desempenho. O volume de efluente tratado depende do modelo e varia de 0,6 a 4 m3/dia
- O volume de descarga da salva é de 150 a 1200 litros.
- A profundidade do tubo de entrada é de 0,6 a 1,2 m.
- Opção de execução - com corpo baixo ou altura padrão.
- Peso - de 115 a 300 kg.
- Consumo de energia - de 1,8 a 2,2 kW/dia.
- Tipo de descarga - forçada ou por gravidade.
Na descarga por gravidade, o efluente tratado é retirado da estação através de uma tubulação por gravidade em direção ao ponto de dispersão final. A movimentação do líquido ocorre devido à colocação do tubo em declive em direção ao lado do campo. A implementação deste método de descarte é possível se houver locais próximos onde a água não fique estagnada, mas vá para o solo. Pode ser:
- campos de filtro;
- ravinas naturais;
- poços de drenagem.
Para descarga forçada, uma bomba é colocada em um compartimento separado para bombear a água tratada da fossa séptica. O processo é totalmente automatizado e não requer controle do proprietário. A descarga é feita em poço de drenagem ou vala.
Design e princípio de operação
A estação Greenlos Aqua é uma estrutura cilíndrica com pescoço, fabricada em polipropileno de alta resistência.
O processamento natural e a decomposição de poluentes orgânicos encontrados nas águas residuais são realizados devido à atividade vital de um tipo especial de bactéria - aeróbia. Este processo nas fossas sépticas Greenlos Aqua é melhorado graças à aeração e à presença de um filtro biológico (elemento sobre o qual se forma um biofilme de bactérias).
Para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de microrganismos, o espaço interno é dividido por divisórias em câmaras separadas. Eles são conectados por tubos e furos tecnológicos nas paredes. A altura dos elementos de conexão é determinada pelos princípios físicos de separação de líquidos.
Pela entrada, o esgoto é encaminhado para o compartimento 1, onde é realizada a sedimentação inicial e a média das partículas orgânicas. A maioria deles afunda e alguns sobem à superfície. Também no tanque de decantação primário, as substâncias insolúveis sedimentadas são decompostas. O lodo ativado lavado do biofiltro é usado como catalisador para decomposição.
O efluente clarificado é direcionado para o segundo compartimento (2). Continua a decomposição física de substâncias quando saturadas com oxigênio e entrando em contato com lodo ativado.
O efluente tratado entra na câmara 3, onde são realizadas a nitrificação e a desnitrificação. Por meio de uma bomba de recirculação, o líquido é bombeado periodicamente para o compartimento superior da estação de tratamento, bem como para o aspersor a jato. A distribuição uniforme da água em toda a área do biomaterial carregado é garantida por uma divisória.
Durante a irrigação, a água fica saturada com oxigênio direcionado pela entrada de ar. A bomba submersível funciona ciclicamente - 15 minutos em modo de operação seguido de um desligamento de 45 minutos. A duração dos modos de operação/desligamento é ajustada por meio de um temporizador.
Dentro do filtro biológico, as águas residuais entram em contato com as bactérias anaeróbias do biofilme que cobre a carga biológica. Ao passar por ele, a água fica saturada de ar, o que promove a decomposição da matéria orgânica que não se dissolveu no compartimento primário.
Após passar por diversas etapas de purificação, a água é considerada condicionalmente pura e técnica. Do terceiro compartimento, através do estabilizador de transbordamento, o líquido entra na câmara nº 4. Dele é descarregado para fora (drenagem pluvial, na drenagem, no solo).
Na Greenlos “Aqua” existem duas formas possíveis de descarga de águas residuais tratadas:
- gravidade (bico do tubo de saída);
- pressão (se uma bomba de drenagem estiver instalada).
No primeiro caso, a água é retirada por gravidade, sem influência da pressão. No segundo - por meio de uma bomba de drenagem tipo bóia, que é acionada quando a última câmara é preenchida com água.
Fossas sépticas Greenlos "Acumulador"
A linha de fossas sépticas "Acumulador" da Greenlos é representada por 7 modelos de fluxo por gravidade de desempenho variado. Uma bomba para remoção de pressão do líquido purificado é instalada opcionalmente a pedido do cliente.
Propósito
As fossas sépticas "Acumulador" Greenlos são sistemas de tratamento de água do tipo fluxo. A independência energética das instalações permite a sua utilização em residências sazonais.Eles são usados para purificação biológica de água doméstica proveniente de um edifício residencial ou chalé.
Os dispositivos estão entre os métodos mais eficazes e econômicos de tratamento de águas residuais na ausência de conexão a um sistema central de esgoto.
Características
Os modelos de fossa séptica “Acumulador” Greenlos possuem as seguintes características:
- O número de usuários é de 3 a 25 pessoas.
- Desempenho. O volume diário de efluentes tratados, dependendo da modificação, varia de 0,6 a 5 m3/dia
- O volume de lançamento da salva é de 180 a 1260 litros.
- Diâmetro da caixa – 1250-1450 mm.
- Altura do pescoço - de 1000 a 2000 mm.
- Diâmetro do pescoço - 115, 120, 130 mm.
Dispositivo e princípio de operação
O corpo do Greenlos “Storage” é feito de espuma de polipropileno de alta resistência. O material não enferruja, não apodrece e tolera flutuações de temperatura em uma ampla faixa. A espessura das paredes internas é de 8 mm, externa - 10 mm. O recipiente é reforçado com nervuras de reforço especiais para transferir a pressão constante do solo para as paredes.
Devido ao design leve, não é necessário o uso de equipamentos de elevação especiais durante a carga/descarga e instalação.
O contêiner é dividido em quatro câmaras, em cada uma das quais ocorre um processo separado de tratamento de esgoto:
- No primeiro compartimento, as águas residuais assentam, impurezas de grandes frações depositam-se no fundo.
- Na segunda câmara, entram em ação bactérias anaeróbias da carga biológica. No processo de sua atividade vital, as águas residuais são biotratadas.
- No terceiro compartimento o líquido é clarificado. O grau de purificação das águas residuais na sua saída permite que sejam descarregadas no solo para posterior tratamento.
- A água purificada flui para a última e quarta câmara para posterior descarga por gravidade ou modo de pressão.
Na saída da fossa séptica “Acumulador” de Greenlos, o nível de tratamento de águas residuais é de 75-80%. Para atender aos parâmetros sanitários e higiênicos padronizados pela SanPiN 2.1.5.980-00, é necessária filtração adicional da água clarificada. O efluente deve ser direcionado para um campo de aeração, vala de filtração ou elemento de drenagem para purificação do solo.
O elemento de drenagem é um recipiente especial sem fundo, colocado sobre um aterro de brita. Tem o formato de uma calha invertida. Ao longo de todo o comprimento do elemento passa uma tubulação, por onde flui por gravidade a água clarificada da fossa séptica. Graças à boa ventilação, colônias de microrganismos aeróbios se desenvolvem na superfície da pedra britada. Ao entrar em contato com o oxigênio, inicia-se o processo de nitrificação. Então, à medida que o solo absorve água, ocorre a desnitrificação.
Assim, tanto os microrganismos aeróbicos quanto os anaeróbicos estão envolvidos no ciclo completo. Graças a isso, os líquidos residuais saem 80% purificados.
Sistema autônomo de esgoto Greenlos "Aero"
A série de estações Greenlos Aero é composta por 10 modelos com descarga forçada e por gravidade de águas residuais tratadas. O catálogo do fabricante apresenta dispositivos com carcaças baixas e altas.
Propósito
Greenlos "Aero" - sistemas de aeração que permitem obter a purificação completa dos líquidos do esgoto doméstico. A versatilidade e eficiência das instalações se devem à sua popularidade e ampla gama de aplicações. O corpo é feito de espuma de polipropileno, altamente durável e resistente à pressão do solo.
As estações de tratamento biológico Greenlos Aero são utilizadas para edifícios residenciais, dachas com residência permanente e sazonal. Em caso de interrupção prolongada da operação, é necessária preservação.
Características
São produzidos um total de 10 modelos de estações Greenlos Aero. Suas principais características:
- O número de usuários que residem permanentemente na casa é de 3 a 25 pessoas.
- Produtividade por dia - 0,6-4,0 m3/dia
- Descarga salva - de 180 a 1200 litros.
- Altura da caixa: padrão - 1,7 m, baixa - 1,2 m.
- Peso - de 70 a 245 kg.
- Volume - de 1,5 a 6 m3.
- A profundidade de inserção do tubo de entrada é de 0,6 m.
- Consumo de eletricidade – de 1,5 a 2,5 kW/dia.
Design e princípio de operação
Os sistemas Greenlos Aero são usados para separar e processar poluentes orgânicos encontrados em águas residuais sob a influência de bactérias aeróbias e anaeróbias. O processo de decomposição na fossa séptica é melhorado, reduzido pela aeração do esgoto e pelo biofiltro instalado, em cuja superfície aparece um biofilme de bactérias.
Um alto nível de purificação é alcançado devido ao uso de dois tipos de lodo - livre e ligado. Isso também estende o intervalo entre as manutenções programadas.
A criação de um ambiente favorável para uma limpeza de alta qualidade requer a separação de processos intermediários, a distribuição de resíduos líquidos em câmaras isoladas e seu fluxo sequencial de compartimento para compartimento. O design das estações Greenlos Aero é pensado de forma que todas as câmeras sejam combinadas em um único edifício. Neles ocorrem os processos de divisão, aeração e clarificação do líquido do esgoto.
O corpo é dividido em quatro tanques conectados por transbordamentos tecnológicos. Ao fluir de um compartimento para outro, as águas residuais são sucessivamente submetidas a:
- média;
- aeração;
- Eu sou péssimo;
- nitri e desnitrificação;
- esclarecimento.
Na câmara primária, o líquido do esgoto proveniente da tubulação de entrada é aerado por meio de um arejador de bolhas finas. O ar saturado de oxigênio é o principal catalisador para a biopurificação de águas domésticas e industriais.
Durante a aeração, grandes frações de matéria orgânica são separadas em pequenas. O líquido purificado fica saturado de oxigênio, criando um ambiente favorável para a vida dos microrganismos aeróbios. Durante a aeração, formam-se flocos de lodo ativado.
Em seguida, a água saturada de oxigênio, através de um orifício disposto na altura necessária, é enviada para o segundo compartimento (biorreator). Contém uma carga inerte, que serve de base para a formação de lodo imóvel, oxidação e nitrificação de partículas de lodo ativado.
O lodo imóvel ativado é concentrado no biorreator, devido ao qual:
- a produtividade da estação de tratamento aumenta em 30%;
- aumenta o grau de purificação do líquido da matéria orgânica de baixa oxidação;
- a nitrificação é ativada;
- a resistência às descargas de salva aumenta.
A restauração da biocarga (remoção de lodo residual) é realizada por meio de um arejador de bolhas grandes. O volume de ar que entra no segundo compartimento é ajustado por uma válvula esférica. O lodo removido da superfície de carga é alimentado na câmara primária por meio de um transporte aéreo.
No terceiro compartimento do Greenlos “Aero”, durante os processos anaeróbios, é realizada a nitrificação e desnitrificação do líquido com a formação de nitrogênio molecular. Usando um transporte aéreo, filmes de gordura não degradáveis são coletados e redirecionados para o biorreator.
Ao final do ciclo de purificação, a água é considerada tecnicamente limpa. Através de um transbordamento calmante, ele é alimentado na última e quarta câmara. Dependendo da modificação (com descarga de pressão ou gravidade), o líquido é enviado para fora (pluvial ou vala de drenagem, para o solo, etc.). O lodo restante que não se decompôs e se deposita no fundo é redirecionado para o primeiro compartimento através do airlift. Ao descarregar águas residuais pelo método de pressão, a bomba de drenagem é colocada acima da linha de entrada do transporte aéreo.
Marcação
Os modelos Greenlos de esgotos autônomos são indicados por letras e marcações digitais. Sua decodificação é assim:
- Greenlos “Aqua”, “Accumulator”, “Aero” é o nome da série.
- 3, 4, 5, 6, ..., 15, 25 - o número máximo de usuários regulares.
- Pr - o descarte das águas residuais tratadas é realizado em modo de pressão. A ausência desta designação indica uma descarga gravitacional.
- Caixa baixa - instalação em caixa de altura reduzida. Utilizado para colocação em condições geológicas difíceis, com níveis freáticos elevados e presença de areia movediça.
Vantagens das instalações de tratamento Greenlos
O polipropileno espumado é utilizado na fabricação das estações Greenlos. Este é um material moderno de alta resistência. A utilização de matérias-primas de alta qualidade não é a única vantagem dos sistemas de tratamento de água produzidos com a marca Greenlos. Isso também inclui:
- Alto nível de purificação - até 99%.A utilização de tecnologias inovadoras permite-nos alcançar uma eficiência única de fossas sépticas.
- Força. Graças à sua forma cilíndrica, o corpo é resistente à compressão e não flutua, independentemente da profundidade da linha de água subterrânea.
- Facilidade e rapidez de instalação. O design moderno das fossas sépticas, seu baixo peso simplifica e reduz o custo de instalação. A instalação, conexão ao pipeline e configuração são concluídas dentro de 12 a 24 horas. No mesmo dia você poderá desfrutar dos benefícios da civilização.
- Baixos custos operacionais. O design cuidadosamente projetado das estações de tratamento Greenlos maximiza os intervalos de manutenção.
- Vida útil - 50 anos. O uso de polipropileno espesso de alta resistência permite que os sistemas de tratamento de água Greenlos durem por várias gerações de proprietários.
- Segurança, qualidade. As estações de tratamento Greenlos são certificadas no sistema ISO 9001 e passaram em todos os exames necessários.
Instalação e ligação de fossas sépticas Greenlos
Graças ao design bem pensado das estações de tratamento de Greenlos, os trabalhos de instalação não apresentam problemas particulares. Mas para evitar possíveis erros durante a instalação, cada etapa deve ser considerada detalhadamente.
Selecionando um local
As fossas sépticas Greenlos devem estar localizadas em locais que proporcionem acesso desimpedido aos equipamentos de eliminação de esgoto. Ao mesmo tempo, não é permitido estacionar e movimentar o trânsito num raio de 2,5 m.
Na determinação da localização dos sistemas de tratamento de águas residuais, devem ser tidas em consideração as seguintes recomendações:
- vão de proteção (distância) até a casa - pelo menos 4 m;
- distância da estrada e dos limites do terreno pessoal - pelo menos 5 m;
- distância até o corpo d'água mais próximo - de 30 m;
- a distância de proteção até o ponto de entrada de água potável é de pelo menos 150 m.
Estas distâncias são as mínimas recomendadas. As dimensões exatas são determinadas na fase de projeto do esgoto, levando em consideração a topografia do local e as condições geológicas da área.
Construção de trincheiras e fossas
Para as tubulações de entrada e saída, são equipadas valas com inclinação de 1-2° (1-2 cm/m). Uma almofada de areia niveladora é colocada no fundo de cada vala. Para evitar o congelamento dos tubos, é necessário fornecer isolamento (isolamento de chapa, cabo térmico, etc.).
As dimensões da fossa para instalação de fossa séptica são determinadas pelas características de projeto e dimensões do modelo. As paredes laterais da cava devem ter declives para evitar desabamento e deslizamento do solo. Se necessário, eles são fortalecidos. Não é permitida a instalação do container próximo às paredes - a distância entre o corpo e as laterais da fossa deve ser de 25-30 cm.
Antes de instalar estações Greenlos de qualquer modelo, o fundo do poço requer uma preparação cuidadosa. É nivelado manualmente ou com máquinas e é despejada uma almofada de areia com 10-15 cm de espessura.
Enchimento de travesseiro
A natureza do trabalho a seguir depende do nível das águas subterrâneas no local. Quando o nível do lençol freático ultrapassa os 2 m, é suficiente dispor uma base arenosa com 30-40 cm de espessura.
A almofada desempenha duas funções simultaneamente:
- simplifica o nivelamento preciso da fossa séptica;
- serve como uma espécie de amortecedor durante o congelamento sazonal do solo.
A areia é despejada em camadas - 5 a 10 cm, cada camada é saturada com água e compactada uma a uma. Para maior confiabilidade, o concreto arenoso é adicionado ao leito de areia na proporção de 5:1.
Se a água subterrânea fluir a uma profundidade inferior a 2 m da superfície do solo, é necessário colocar uma laje de concreto armado no topo de uma almofada de areia ou concretar o fundo. Essas medidas ajudam a evitar que a fossa inunde, flutue e danifique a fossa séptica.
A fôrma é instalada ao longo do perímetro do fundo, para os modelos grandes (a partir do modelo 20) é lançada uma base de concreto reforçada com armadura de duas camadas. Antes do vazamento, são liberadas alças de montagem para posterior fixação da estação Greenlos. A superfície é nivelada com uma régua de cimento. São permitidos desvios horizontais de nível de até ± 3 mm.
É possível colocar lajes de concreto armado prontas de tamanhos padrão. Não é permitida a utilização de produtos de concreto armado não sólidos (compósitos) como laje de base.
Instalação de fossa séptica e ligação à rede de esgotos
A condição mais importante para o funcionamento eficiente e sem problemas da estação é instalá-la estritamente nivelada para garantir uma distribuição uniforme da pressão do líquido nas paredes do recipiente.
A instalação é realizada somente com as tampas fechadas. O tanque é facilmente instalado manualmente por 4 a 6 pessoas, colocado em cada canto do poço, usando laços de montagem ou lingas têxteis. Não é permitido o uso de correntes e cabos metálicos.
O contêiner é instalado sobre uma base de areia, areia-cimento ou sobre uma laje de concreto. A fixação da fossa séptica é feita através de olhais de montagem no corpo e dobradiças na laje por meio de cintas ataduras ou lingas sintéticas. Se não houver olhos, eslingas ou cintos são jogados sobre o contêiner e fixados.
Para garantir uma ventilação estável, um riser de ventilação está equipado.
Formação e instalação de reforços de fossa séptica
No exterior, nas paredes verticais de alguns modelos Greenlos, as nervuras de reforço são estruturalmente fornecidas em forma de pilares vazados com furos. O reforço é passado nesses furos imediatamente antes da concretagem ou aterro nas direções horizontal e vertical. Nos pontos de intersecção é amarrado com arame de tricô, os pilares são preenchidos com concreto.
A formação de reforços é necessária quando:
- aprofundamento da fossa séptica por meio de gargalos extensores;
- alto nível das águas subterrâneas;
- presença de areia movediça;
- instalação de equipamentos em solos rochosos.
A concretagem ou reaterro da fossa séptica é realizada somente após o endurecimento do concreto nos pilares.
As colunas podem ficar vazias quando o recipiente é aprofundado sem a utilização de gargalos adicionais, em locais com baixo nível de lençol freático, em solos homogêneos.
Preenchimento da estação
O preenchimento é feito com areia limpa peneirada misturada com cimento na proporção de 5:1. Não é permitido o uso de terra retirada da cova.
Antes do reaterro é necessário fechar as tampas e encher o tanque com água até um quarto do seu volume. A quantidade de líquido no recipiente aumenta gradativamente de acordo com o nível da mistura derramada. O aterro é feito em camadas, com compactação alternada de camadas a cada 30 cm e rega.
Ao utilizar gargalos de extensão com altura superior a 25 cm, nível freático elevado e presença de areia movediça, em vez de aterro de areia-cimento, os seios da face são preenchidos com concreto.
O topo do recipiente é preenchido com areia até uma altura de 15-30 cm com uma pequena margem para encolhimento. As escotilhas devem subir 15 cm acima da superfície do solo.
Para o isolamento térmico de uma fossa séptica, é desejável a utilização de material em folha (EPS, isofol, etc.). O uso de espuma de poliestireno não é recomendado - sob pressão do solo ele comprime e perde suas propriedades de isolamento térmico. Também é indesejável colocar lã mineral higroscópica e de curta duração.
Os modelos voláteis das estações Greenlos requerem a instalação e conexão de um quadro elétrico selado a partir do qual o equipamento elétrico é alimentado. O escudo é transportado acima do nível do solo.
Métodos para drenar água
Existem várias maneiras de descarregar água de esgoto tratada de fossas sépticas. A possibilidade de implementar uma ou outra opção depende do modelo de instalação e modo de descarga, do nível do lençol freático e das condições geológicas da área. Vejamos todos os métodos em detalhes.
Modelos Greenlos com descarga por gravidade
A instalação de uma estação com descarga por gravidade de líquido limpo em uma vala de drenagem é realizada para baixos níveis de lençol freático e solos com absorção normal de água (argiloso, areia). Para implementar este método, é necessário um dispositivo para o livre escoamento da água que sai da tubulação de saída para evitar inundação da tubulação de saída.
Noutros casos, durante a estação quente, a fossa séptica fica entupida e assoreada - existe um risco elevado de inundação com água descarregada. No outono-inverno, tanto os tubos como o ponto de descarga congelam. Ao operar uma fossa séptica nessas condições, acidentes são possíveis.
A instalação de uma fossa séptica com água limpa descarregada na drenagem permite reduzir a área ocupada do seu terreno pessoal. Mas o elemento de drenagem ao implementar este método está sujeito a inundações durante o aumento sazonal das águas subterrâneas.
A instalação de fossa séptica com lançamento de águas residuais tratadas em poço de filtração é selecionada se houver solos absorventes de água no local e se o nível do lençol freático for baixo. É possível construir um poço a partir de anéis de concreto armado padrão ou instalar um tanque de plástico pronto com paredes onduladas e base.
Uma válvula de retenção deve ser instalada no tubo de saída. É necessário proteger a fossa séptica de Greenlos contra inundações durante chuvas prolongadas e derretimento ativo da neve.
É aconselhável instalar uma bomba de emergência sob a saída da tubulação de saída da estação para proteger o equipamento de inundações do poço de absorção.
Modelos Greenlos com reinicialização forçada
Na impossibilidade de organizar o descarte das águas residuais tratadas por gravidade, o descarte da água é feito de forma forçada. Esses casos incluem:
- a ocorrência de águas subterrâneas próximas à superfície;
- falta de sistemas de águas pluviais e valas de drenagem nas proximidades;
- baixa absorção de água dos solos.
Para solos pouco absorventes (argilosos, argilosos), é adequada a instalação de uma fossa séptica com descarga de água em uma vala de drenagem.
A instalação de um sistema com descarga de água sob pressão em um poço de filtração é utilizada na colocação de uma tubulação de abastecimento em profundidade superior a 1,1 m.
Operação e manutenção das estações Greenlos
O funcionamento de uma fossa séptica é baseado na atividade de bactérias aeróbicas e anaeróbicas vivas. O principal participante da limpeza é o biofilme ativo. Caso surjam condições desfavoráveis ao desenvolvimento e nutrição de colônias de microrganismos, a qualidade da limpeza diminui.Para evitar que tal situação ocorra, é necessário observar a cultura de utilização da rede de esgoto e dos banheiros.
Não é permitida a descarga no esgoto:
- resíduos de construção (cal, cimento, areia), resíduos domésticos;
- produtos petrolíferos, combustíveis e lubrificantes, solventes, tintas e outros produtos quimicamente ativos;
- água obtida após lavagem de piscinas e contendo desinfetantes (cloro, ozônio, etc.);
- regeneração de águas residuais provenientes de sistemas de purificação e preparação de água contendo oxidantes externos;
- águas residuais provenientes da regeneração de caldeiras ou água potável com elevada concentração de sais, levando à destruição de bactérias e biofilme;
- grandes volumes de águas residuais com produtos contendo cloro como “Belizna”, “Persol” e outros;
- medicamentos, especialmente antibióticos;
- preparações biológicas utilizadas para limpeza de tubos;
- medicamentos usados para melhorar a eficiência de fossas sépticas e sistemas de tratamento de água.
Reinicialização permitida:
- papel higiênico que se decompõe facilmente;
- ralos de cozinha e água de máquinas de lavar, desde que sejam utilizados detergentes e produtos de limpeza sem cloro;
- ralos do banheiro e balneário;
- uma pequena quantidade de produtos de limpeza para equipamentos de cozinha, vasos sanitários cerâmicos, louças sanitárias.
A manutenção dos sistemas de tratamento de água Greenlos é simplificada ao máximo e não requer o uso de ferramentas especiais. O controle mensal de qualidade da limpeza por meio da inspeção visual da água de saída é suficiente.
Uma vez a cada 1-2 anos, é necessário remover o lodo inativo formado. O bombeamento pode ser feito de forma independente por meio de bomba de drenagem ou utilizando os serviços de empresas de tratamento de esgoto.
Quando a estação funciona corretamente, a água após passar por todas as etapas de purificação fica transparente e inodora. Se o líquido de saída estiver turvo, ele contém partículas suspensas não dissolvidas. Via de regra, isso é observado na colocação em funcionamento de uma fossa séptica e ocorre pelos seguintes motivos:
- ainda não se formou biofilme ativo no biofiltro;
- Os processos de biorremediação não se estabilizaram completamente.
Além disso, a razão para uma diminuição no nível de purificação pode ser uma mudança nos parâmetros de qualidade das águas residuais recebidas:
- flutuações de temperatura:
- mudança no nível de pH;
- a presença de poluentes químicos que suprimem a atividade das bactérias;
- discrepância entre o volume de águas residuais e a produtividade das instalações Greenlos;
- conteúdo insuficiente de oxigênio;
- baixo fluxo de ar no biofiltro;
- sobrecarga hidráulica.
Conservação das estações de Greenlos
Os sistemas de limpeza Greenlos podem ser instalados não apenas para uso permanente. No tempo restante, por exemplo, entre o final e o início do novo verão, a fossa séptica ficará ociosa. Quando houver interrupção da operação por período superior a 3 meses, é necessária a conservação do equipamento.
O procedimento inclui as seguintes etapas:
- desconectar bombas da rede;
- retirada de equipamentos de bombeamento, através dos quais é garantida a drenagem forçada;
- desconectar tubos;
- bombear alternadamente o líquido acumulado dos recipientes usando uma bomba fecal ou equipamento de esgoto;
- encher o recipiente com água limpa;
- encher os compartimentos com água até o nível da bandeja do tubo de abastecimento;
- instalação de compensadores de temperatura em cada compartimento para evitar ruptura da carcaça durante o congelamento.
Como escolher a instalação de tratamento certa
Antes de adquirir uma estação de tratamento Greenlos, antes de mais nada, é necessário certificar-se de que o modelo selecionado tem desempenho suficiente. É importante que a estação de tratamento consiga lidar com o volume de resíduos gerados no domicílio.
De acordo com os padrões estabelecidos pelo SNiP 2.04.01.-85*, para cada pessoa que mora em uma casa é necessário que 0,2 metros cúbicos de água sejam descartados como esgoto. Assim, ao selecionar um modelo Greenlos para produtividade, é necessário calcular corretamente o volume diário de águas residuais. Para isso, é realizada uma operação aritmética simples: o número de pessoas com residência permanente é multiplicado por 0,2 (taxa de consumo).
Assim, se a casa se destina à residência permanente de uma família de 3 pessoas, então as estações de Greenlos com a marcação digital “3” são adequadas para a instalação de uma rede de esgotos autónoma. Os dispositivos são capazes de receber e processar volumes de até 0,6 m3/dia. Se houver frequência de hóspedes na casa ou se houver previsão de aumento do número de moradores no futuro, o volume estimado deverá ser levado com reserva. Neste caso, uma boa solução seria a aquisição e ligação de sistemas Greenlos “4” ou “5”, processando 0,8 e 1,0 m respectivamente3/dia.
Uma fossa séptica com drenagem de água livre é selecionada somente se houver topografia e condições geológicas adequadas. Nos demais casos, deverá ser dada preferência a instalações com descarga de pressão.
Ao escolher, você também precisa se concentrar no nível das águas subterrâneas. Se o nível do solo for baixo, o modelo é colocado em caixa padrão; se o nível do solo for alto, o modelo é instalado em caixa rebaixada (120 cm de altura).
Fossas sépticas de transbordamento, tanques de armazenamento e estações de biotratamento completas são produzidas sob a marca Greenlos.Uma ampla seleção de dispositivos de tratamento com diferentes volumes, desempenho e tipo de descarga facilita a seleção do modelo apropriado.
Você instalou com sucesso uma fossa séptica Greenlos ou outra marca de instalação em sua propriedade e gostaria de compartilhar sua experiência? Ou você está apenas selecionando uma opção possível e quer esclarecer algumas nuances? Tire dúvidas nos comentários, marque o artigo para não perder as respostas que lhe interessam.
Vídeo
Sobre a empresa e produção Greenlos.
Instalação do GREENLOS Aqua 4 Pr em condições de inverno.
Instalação do GREENLOS Aqua 3 em um dia.