Tomada de TV: como instalar uma tomada de TV
Apesar da atualização regular do mercado com novas modificações nos modernos equipamentos de áudio, vídeo e TV, existem princípios tradicionais que garantem uma transmissão confiável do sinal. Um deles é o equipamento de tomadas fixas.
Aqui você aprenderá como instalar uma tomada de televisão e em que sequência o ponto é conectado. Para artesãos independentes, analisamos minuciosamente uma série de nuances importantes. Para otimizar a percepção do material, complementamos as informações com diagramas, ilustrações fotográficas e tutoriais em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Sutilezas de escolher um canal de televisão
A TV moderna difere de suas antecessoras do século passado por suas maiores capacidades e versatilidade. Este não é apenas um transmissor de sinal de vídeo, mas parte de um sistema multimídia multifuncional.
Inclui a transmissão de vários canais de televisão nacionais e estrangeiros, a possibilidade de visualizar fotografias e vídeos a partir de dispositivos móveis, o acesso à Internet e a utilização de consolas de jogos.
Com uma carga enorme no roteador, a conexão wireless nem sempre é confiável, por isso não se deve descurar a clássica instalação de uma tomada para TV.
A escolha de módulos modernos montados na parede é bastante extensa.Recomendamos prestar atenção a séries de marcas como Legrand, Schneider Electric, GIRA, IEK. Têm uma aparência elegante, são feitos de materiais duráveis e não causam dificuldades durante a instalação.
Design de módulo padrão
A instalação de equipamento de televisão tem algumas diferenças em relação instalação de pontos elétricos convencionais e é considerado separadamente, pois as partes mais importantes - cabos e tomadas - também são diferentes.
Existem muitas opções de design, mesmo para produtos do mesmo fabricante (por exemplo, a Legrand produz as populares séries Valena, Celian, Etika, Galea Life), mas não há diferenças fundamentais no dispositivo.
Vejamos a estrutura do soquete usando o exemplo do modelo ABB Busch-Jaeger:
Se considerarmos uma amostra da série Basic 55, ela consiste nas seguintes partes:
A estrutura da placa de circuito impresso pode ser diferente - para módulos mais complexos, os circuitos eletrônicos estão localizados nela. No verso existe um mecanismo responsável pela fixação do cabo da antena.
Tipos de soquetes por finalidade
Antes de instalar o equipamento elétrico, você precisa decidir sobre a escolha das tomadas para a TV na parede.
Para facilitar a navegação pelas diversas modificações, os fabricantes identificaram três tipos principais:
- simples (único);
- pontos de verificação;
- terminal.
O foco funcional é inerente aos nomes das categorias, cada uma delas possui características próprias.
Por exemplo, para criar o circuito mais simples, que envolve um único módulo que opera de forma independente, você precisará de um soquete simples. É fundamentalmente diferente do final, por isso na hora de comprar peça um produto do tipo especificado.
Simplificando, se você tiver uma TV em seu quarto com um cabo, esta é sua única opção possível. Se você instalar várias TVs em seu apartamento, mas usar um divisor padrão, tomadas simples também poderão ser úteis.
A estrutura do soquete de passagem é fundamentalmente diferente. Assemelha-se um pouco a um tee com 1 entrada e 2 saídas paralelas.
Uma saída destina-se à conexão de um dispositivo de vídeo, a segunda é para um cabo que vai mais longe (para a próxima TV ou para a próxima tomada de passagem). A cadeia de módulos pass-through sempre termina com a instalação de um soquete tipo terminal.
Existe o perigo de enfraquecimento do sinal ao criar cadeias de um grande número de módulos de passagem. Para manter energia suficiente, recomendamos limitar-se a 3-4 peças.
A finalidade da tomada terminal é fechar o circuito das passagens.
Conjunto mínimo para a sala
Anteriormente, na instalação de uma TV, nada mais era necessário além da alimentação, já que a antena era conectada diretamente ao receptor e instalada ao lado dele ou, para obter um sinal mais potente, era levada para fora, para o telhado ou para a varanda .
Sozinho agora tomada não é suficiente, uma vez que existem diferentes padrões de transmissão de dados (digital e analógico) que requerem ligação própria.
Em vez de 1 soquete, é instalado um bloco inteiro composto por pelo menos 4 peças.
Recomendamos a instalação de um módulo de bloco por razões estéticas. Se inicialmente você tinha apenas uma tomada elétrica e, em seguida, uma tomada de televisão separada apareceu ao lado dela, seguida de uma conexão com a Internet, ela parecerá extremamente desleixada, dispersa e o local provavelmente estará à vista. Se houver reformas planejadas, comece com a fiação e instalação de novos equipamentos.
Duas tomadas elétricas também são mínimas: uma é destinada à TV, a segunda a um decodificador digital ou outro equipamento que costuma ser conectado a reprodutores de vídeo modernos. O módulo de TV fornece comunicação com televisão a cabo ou com uma antena externa.
Além disso, a saída da antena é sempre uma opção reserva. Suponha que o decodificador digital esteja com defeito ou que estejam sendo realizados trabalhos de manutenção em algum lugar - graças ao cabo da antena, você sempre tem a oportunidade de assistir a um pacote gratuito de canais de TV padrão.
A entrada Internet foi projetada para conectar um decodificador digital ou um sinal fornecido pelo provedor de forma centralizada. Um cabo de par trançado é fornecido pelo roteador (e não por uma central comum), que distribui o sinal por todo o apartamento.
Diferença do cabo da antena
Para uma conexão de alta qualidade, além de tomadas corretamente selecionadas, você precisará de um cabo coaxial de antena, que possui uma estrutura especial. Ao contrário do fio elétrico de 2 ou 3 núcleos, ele possui um núcleo para transportar o sinal de TV e uma blindagem protetora que atua como uma barreira aos campos eletromagnéticos circundantes.
Externamente, um cabo de televisão é um fio redondo elástico grosso, geralmente com isolamento de PVC preto ou branco. Para instalação na parede, a cor do isolamento externo não importa.
Uma fina camada isolante adjacente ao núcleo central rompe a ligação galvânica com a trança de blindagem.
A tela, por sua vez, protege contra interferências eletromagnéticas e evita a emissão de sinais sensíveis de alta frequência, servindo também como condutor adicional. Se algum dos componentes falhar, a transmissão do vídeo será interrompida.
Aqui estão vários tipos de cabos adequados para assentamento sob gesso ou outro material de acabamento:
- SÁB 50 (SÁB 703);
- RG-6 (e para uso externo);
- RG-11 (COMMSCOPE F1160BVM).
Ao comprar, certifique-se de verificar a resistência da bainha e, durante a embalagem e transporte, tente não dobrar o cabo para não danificar a integridade do núcleo de cobre e da trança da tela.
Opções de diagrama de conexão
Existem dois esquemas principais de conexão - paralela (“estrela”) e serial (“loop” ou loop-through). Todo o resto, por mais complexos e intrincados que sejam, são combinações dessas duas opções principais. Eles se assemelham ao padrão circuitos elétricos, mas diferem em tensão mais baixa.
#1: “Star” – várias linhas independentes
Antigamente convivíamos com um receptor de vídeo para todo o apartamento, agora existem televisores instalados em quase todos os cômodos. Para conectar todos os dispositivos a um único cabo que sai do painel ou da antena aérea, é necessário um dispositivo especial de distribuição de sinal - um divisor ou divisor.
É uma espécie de organizador de comutação que possui uma entrada para cabo de antena e diversas saídas para conexão de TVs.
As vantagens da conexão paralela não são apenas a boa qualidade do sinal, que geralmente é enfraquecida pelos soquetes de passagem. Durante a instalação, o divisor é montado no local mais conveniente (por exemplo, no corredor), sendo mais fácil estender ramificações dele para outras salas. Se um dos cabos brotados ficar inutilizável, a funcionalidade do restante da rede não será afetada.
Existe uma solução aprimorada de amplificador em estrela que garante que a atenuação do sinal de vídeo seja minimizada.A fonte de alimentação padrão é projetada para 2 a 3 receptores, mas geralmente há mais, então o amplificador compensa a falta e, em última análise, melhora o sinal de vídeo.
Para conexões paralelas, são necessários terminais ou soquetes simples. É melhor preferir os finais para evitar interferências se uma das TVs não for usada ativamente. Eles diferem dos simples pela presença de impedância de onda (75 Ohms), que pode equilibrar o sinal.
#2: “Loop” – circuito sequencial de passagem
O esquema pass-through é considerado mais barato, mas de qualidade inferior. Foi usado ativamente em anos anteriores, mas as tecnologias digitais modernas o suplantaram, uma vez que só podem funcionar através de uma conexão paralela.
Acontece que você pode usar uma conexão “em cadeia” apenas em um caso - se você tiver televisão exclusivamente analógica e mudanças não forem esperadas em um futuro próximo.
Os módulos de passagem são equipados com filtros que amortecem o sinal de TV refletido. A ausência de filtro pode ser facilmente determinada pelas ondulações características na tela da TV. Na escolha dos produtos preste atenção em características como atenuação de passagem (de 1,5 a 5 dB) e atenuação de ramal (de 10 a 15 dB); dê preferência a dispositivos com parâmetros mais baixos.
Observe que à medida que o número de conexões aumenta, a qualidade do sinal enfraquece, mesmo que a rede seja equipada com um amplificador ou sistema de autorregulação, portanto, para 4-5 ou mais receptores é melhor usar um circuito paralelo.
E leia atentamente o acordo com o provedor: em alguns casos eles limitam o número de pontos ativos e impõem multa pela instalação de adicionais.
Altura ideal
Se você decidir colocar a TV na parede, a altura de instalação do bloco de tomadas é determinada automaticamente - ele fica escondido atrás do painel da televisão. A solução difere dos parâmetros de posicionamento padrão pontos de energia convencionais. Este método de instalação de telesockets foi projetado para mascarar completamente os orifícios de entrada, conectores e seções de cabos visíveis.
Os fios pendurados na parede podem estragar o design do interior mais sofisticado e, além disso, a sua localização aberta apresenta risco de quebra (cortados por crianças pequenas, mastigados por um cão, etc.).
A altura de montagem das tomadas baseia-se na altura de montagem da TV, que pode variar ligeiramente. Normalmente, o equipamento de televisão e vídeo é colocado ao nível dos olhos de uma pessoa sentada em uma cadeira ou sofá. A distância ideal é considerada 1,2-1,4 m (da superfície do piso ao centro da saída). Em relação à TV - um pouco abaixo da borda superior.
Mas também há exceções. Por exemplo, um dispositivo de vídeo de cozinha geralmente é montado um pouco mais alto, em espaço livre e, portanto, as tomadas devem ser instaladas acima da altura especificada.
Procedimento de instalação para uma tomada de TV simples
Antes de instalar a tomada, é necessário instalar um cabo (para uma tomada única simples, o único cabo que sai do quadro). É mascarado de forma fechada - sob gesso (gesso cartonado, painel decorativo), ou abertamente - na superfície da parede, em canal de cabos. A segunda opção requer soquetes externos (overhead).
Como amostra, tomemos um produto de alta qualidade de um fabricante francês.
Antes da instalação, use uma furadeira com bocal redondo para fazer um furo e inserir uma caixa de plástico (caixa de soquete). Do buraco deve sair um cabo com cerca de 15 cm de comprimento.
A seguir, desmontamos o corpo do produto em partes.
Inserimos o cabo no sentido da seta e fixamos com uma pinça especial, apertando o parafuso.
A verificação com um testador eliminará a ocorrência de curto-circuito devido ao contato acidental da trança com o condutor.
Resultado da montagem e instalação - sem fios salientes e conectores desprotegidos.
A instalação do módulo de passagem será um pouco diferente.
Características de circuitos paralelos e de passagem
Se você não está limitado a instalar uma tomada para uma TV e deseja usar um circuito “estrela”, preste atenção nas seguintes nuances:
- Primeiro instalamos o divisor e só depois os soquetes.
- Conectamos um cabo a cada saída do divisor, que deve terminar com a instalação de uma tomada (simples ou terminal).
- Ao instalar módulos simples, observe que eles não estão equipados com filtros.
Observe a frequência. De acordo com GOST (R 52023), a frequência possível deve estar na faixa de 40 a 1000 MHz, e alguns dispositivos “restringem” esses limites. Por exemplo, a faixa operacional do DOCSIS v.2.0 é de 47 a 862 MHz, respectivamente, e os soquetes suportam essas restrições.
Se você não se interessa por televisão digital e optou por um esquema de conexão serial, não se esqueça da limitação quantitativa.
Quanto mais tomadas houver, mais fraco será o sinal. Dos níveis permitidos pelo GOST russo de 57-83 dB, já com 3-4 peças instaladas, você esgota o limite alocado (para cada soquete - cerca de 15 dB).
Com especificações de instalação e conectando uma tomada de computador O artigo a seguir apresentará os conteúdos com os quais aconselhamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode ver como escolher e instalar corretamente soquetes de antena modernos nos vídeos a seguir.
Vídeo nº 1. Conectando o cabo a uma tomada de TV simples:
Vídeo nº 2. Instalação do bloco de soquete Legrand:
Vídeo nº 3. Características das tomadas da marca alemã WISI:
Para instalar você mesmo uma tomada de televisão embutida, você deve ter o conhecimento de um eletricista amador e ser capaz de entender os tipos de fios e tomadas.Se você projetou um circuito complexo usando dispositivos adicionais, é melhor entrar em contato com seu fornecedor sobre questões de instalação - somente um especialista poderá levar em consideração todas as nuances da conexão.
Se você tiver alguma dúvida ao ler as informações, se houver recomendações para ajudar os artesãos domésticos independentes, ou se tiver encontrado deficiências no material, deixe comentários no bloco localizado abaixo do artigo.
Recentemente instalei uma tomada de TV para mim. Quando comprei na loja, me perguntei se eu mesmo poderia instalar e conectar? Eu li muitos comentários, assisti a vídeos com instruções. E graças a todas essas informações da internet, instalei uma tomada de TV no meu apartamento sem problemas. Acho que esta solução é muito cómoda e acrescenta um aspecto estético. Estou feliz que todos os fios extras estejam escondidos.
Provavelmente agora, com a implementação do projeto federal de criação de uma rede de transmissão de televisão digital, os soquetes de antena estão renascendo. Aliás, conheço muitos que os retiraram completamente do apartamento e agora o fizeram de novo, pois assistir vinte canais gratuitamente em qualidade digital é bastante agradável. Gostaria de dar um conselho: ao instalar a própria tomada, preste atenção para o fato de que não é necessário colocar o cabo elétrico junto com o cabo da antena.
A princípio tive vontade de instalar uma tomada assim, mas depois imaginei que precisaria ser tapada, seria necessário colocar o cabo, depois seria tudo tapado e nivelado. Para mim, é mais fácil passar o cabo pelo canal a cabo embaixo da própria TV e deixá-lo subir acima do rodapé.Agora, se minhas paredes fossem revestidas com gesso cartonado, você ainda pode se esforçar, mas com paredes de concreto é mais complicado.