Como instalar e conectar uma tomada: guia passo a passo
Você pode resolver o problema de substituir ou instalar uma tomada sozinho, sem envolver eletricistas.Com algum esforço, você pode facilmente refutar a crença comum de que apenas especialistas podem realizar trabalhos de instalação elétrica.
Diremos como escolher uma tomada para organizar a fiação doméstica ou substituir um dispositivo danificado. O artigo apresentado para consideração descreve detalhadamente como conectar a tomada e preparar as ferramentas necessárias. Tendo em conta as nossas recomendações, você poderá facilmente realizar a instalação e conexão do produto de instalação elétrica.
O conteúdo do artigo:
Tipos típicos de soquetes
Os motivos pelos quais você precisa trocar a tomada podem ser muito diferentes - desde um reparo completo até uma simples avaria. Diante de tal problema, é preciso escolher o produto certo em uma loja ou mercado.
Os fabricantes oferecem uma ampla variedade de modelos em formato, cor e finalidade. É difícil para uma pessoa inexperiente decidir imediatamente o que exatamente ela precisa.
Os soquetes oferecidos por muitos fabricantes diferem não apenas na aparência, mas também no tipo de instalação. Dependendo de como o fio for colocado, você precisará de uma tomada apropriada.
Com base na sua localização em relação à parede onde está instalada a tomada elétrica, existem 2 tipos de tomadas:
- construídas em;
- faturas.
Os embutidos são utilizados para instalação em paredes de gesso cartonado, tijolo ou concreto. O principal diferencial dessas tomadas é que suas partes elétricas, assim como todo o fio, ficam imersas na parede. Para fazer isso, uma ranhura especial é cortada na parede usando um martelo perfurador. Abriga fios encerrados em um tubo corrugado.
Um recesso especial com diâmetro correspondente ao diâmetro da caixa de montagem é cortado sob o soquete. Este buraco pode ser um pouco maior, mas em nenhum caso deve ser menor. A caixa de tomadas não deve estar sujeita a deformações durante a instalação.
Os modelos integrados são muito procurados pelos residentes de megacidades e outras áreas povoadas. Eles são populares em casas e apartamentos com crianças pequenas. Estas tomadas adaptam-se perfeitamente ao interior, graças à rica paleta de cores oferecida pelos fabricantes.
Os soquetes montados na superfície diferem dos soquetes embutidos em sua aparência - eles estão completamente localizados no exterior. Seu mecanismo elétrico fica escondido apenas em uma caixa decorativa aparafusada no topo da parede. Os fios também passam pela parede, cobertos com uma capa especial.
Majoritariamente tomada aérea utilizado para instalação em casas com paredes de madeira.
Dependendo da estrutura interna do mecanismo de trabalho, os soquetes são:
- com braçadeira de parafuso, quando o fio inserido no mecanismo de soquete é fixado entre placas conectadas por um parafuso. Se o fio ficar achatado durante o uso, basta apertar os parafusos;
- com terminais de mola. Aqui o orifício de contato do fio é expandido pressionando uma tecla especial. Com o tempo, quando a fixação enfraquece devido à deformação do fio, é necessário retirar a parte achatada com um alicate e reconectá-la.
Dependendo da fiação para a qual o soquete será usado, existem dois e três contatos. Soquetes de dois pinos são soquetes sem aterramento. Sua principal vantagem é o menor custo.
Três pinos - com aterramento. São instalados em ambientes onde serão utilizados aparelhos elétricos que necessitam de aterramento - computadores, máquinas de lavar e outros.
Antes de comprar uma tomada, preste atenção na parede posterior. Indica para qual carga e número de fases foi projetado. Na maioria das vezes, o valor da corrente corresponde a 16A e a tensão é de 220 volts. Porém, para conectar um fogão elétrico, geralmente é necessário conectar uma linha separada e instalar tomada trifásica.
Já passou o tempo em que não havia escolha especial de tomadas e você comprava o que estava nas prateleiras das lojas. Agora os fabricantes, competindo entre si, estão desenvolvendo vários tipos de tomadas para atrair mais clientes.
Para uso doméstico, você pode escolher a opção mais adequada para um determinado cômodo, por exemplo, para arrumar pontos elétricos no banheiro, em piscina ou em casa de banho conjugada, e para instalação na zona de entrada de uma casa privada.
Os pais jovens gostam de instalar tomadas nas quais os buracos são cobertos com tampas especiais - cortinas de proteção. Isso permite que eles protejam adicionalmente seus filhos em crescimento, que demonstram interesse em estudar os objetos ao redor.
Também são muito atrativos os modelos de tomadas equipados com indicador de corrente, temporizador que pode ser programado conforme a necessidade ou opções com ejetor de plugue.
Na família de produtos para instalação de pontos elétricos existe um grupo especial - soquetes retráteis, cujas características do dispositivo e instalação recomendamos que você se familiarize.
Construção e componentes
Para entender a fundo como instalar corretamente uma tomada nova em casa, é preciso estudar um pouco sobre seus componentes. Todas as tomadas são vendidas já montadas. Portanto, ao instalá-lo, você terá que desparafusar tudo sozinho.
Os principais componentes do soquete são a base, a parte condutora e o painel frontal decorativo. A base é feita de cerâmica ou plástico de alta qualidade. Todos os elementos estão fixados nele - peças condutoras e a tampa frontal.
As bases cerâmicas são consideradas mais confiáveis, mas requerem uma instalação particularmente cuidadosa, pois se danificadas será necessário comprar um novo soquete.
A sobreposição decorativa foi projetada para ocultar todos os elementos de trabalho. Serve como um isolante confiável da peça de trabalho contra influências externas. Alguns modelos oferecem a capacidade de simplesmente substituir esta parte da tomada.
A parte funcional do soquete consiste em contatos de mola e terminais aos quais os fios elétricos são conectados. Um dos contatos importantes é o de aterramento.
Os elementos condutores são feitos de latão ou bronze. Estes últimos são melhores, mas são extremamente raros. Portanto, você deve escolher opções feitas de latão estanhado - elas são mais confiáveis que o latão convencional, são mais bem soldadas e duram mais.
Etapas de instalação padrão
Para que a tomada funcione por muito tempo e não crie problemas, é preciso ter cuidado na sua instalação. É importante fazer tudo de maneira correta e consistente, sem pressa.Somente neste caso um bom resultado pode ser garantido.
Preparativos antes da instalação
A fase preparatória da instalação começa com a compra do modelo desejado e da quantidade necessária de tomadas. Aqui é importante considerar onde serão instalados e selecionar os modelos mais adequados para uma determinada sala.
Então você precisa levar as ferramentas que podem ser úteis durante o processo de instalação. Este é um nível de construção, o próprio soquete, chaves de fenda para apertar fixadores e parafusos, uma faca de construção ou removedor para remover o isolamento, um alicate, uma chave de fenda especial para verificar a tensão, fita isolante.
Se você não precisar apenas substituir uma tomada antiga por uma nova, mas também instalar espaço adicional para conectar aparelhos elétricos, um extenso conjunto de materiais e ferramentas poderá ser útil.
Você precisará de uma caixa de encaixe (caixa de montagem), um perfurador para fazer reentrâncias para o mecanismo de trabalho, acessórios para um perfurador com o diâmetro necessário, uma régua/fita métrica, um lápis simples e uma mistura de gesso para construção.
Queda de energia é garantia de segurança
O mais importante em qualquer trabalho elétrico é desligar a eletricidade! Sem isso, é inaceitável iniciar a instalação.
Dependendo do que está instalado em um determinado apartamento ou casa, é necessário desparafusar os plugues se estiver instalado um medidor com plugues ou colocar as alavancas na posição “desligada” se houver um quadro elétrico com interruptores automáticos.
Então você precisa se certificar adicionalmente de que a área de trabalho está realmente desenergizada.Para fazer isso, você precisa pegar uma chave de fenda indicadora pré-preparada e verificar a presença de tensão na fiação à qual a tomada será conectada.
Selecionando um diagrama de conexão de soquete
Depois de escolher os modelos de soquete apropriados e preparar as ferramentas necessárias, você deve decidir como conectar o soquete corretamente.
Existem diferentes diagramas de conexão de soquete à fonte de alimentação:
- sequencial, quando os soquetes são conectados um após o outro;
- paralelo, se cada tomada tiver seu próprio fio da caixa de junção;
- misto, a opção quando algumas tomadas são conectadas de uma forma e as demais de outra.
É fácil decidir sobre o tipo de conexão - se o ponto de conexão adicional à rede elétrica for usado para operar dispositivos potentes, você deve escolher um circuito paralelo. Para mecanismos elétricos de baixa potência, é conveniente dar preferência a um circuito sequencial.
Instalação de caixas de montagem
Depois de certificar-se mais uma vez de que o espaço de trabalho está desenergizado, você pode prosseguir para a próxima etapa de instalação. Se esta não for uma substituição de uma tomada antiga, você precisará anotar exatamente onde uma ou mais tomadas adicionais estarão localizadas. Para isso você vai precisar de uma régua/fita métrica e um lápis.
Se você planejou substituir uma tomada danificada ou refazer o dispositivo, então você precisa agir em uma sequência diferente, descrita detalhadamente no artigo que propomos.
Ao escolher um local para a futura localização das tomadas, você deve se concentrar na conveniência de seu uso posterior. Para tomadas, procuram manter as seguintes distâncias:
- do chão - pelo menos 30 cm;
- do teto - pelo menos 20 cm;
- da janela - pelo menos 10 cm;
- do pedestal sob o qual o fio está escondido - 0 cm.
Se os soquetes forem colocados muito altos ou baixos, será extremamente impraticável. Sobre as regras para a localização de tomadas e interruptores de acordo com as normas europeias em detalhe escrito aqui.
Depois de marcar os locais onde serão instaladas as tomadas, deve-se fazer furos para montagem de caixas. Dependendo do material das paredes, vêm em diâmetros diferentes. Aqui você precisa se concentrar apenas na sua própria situação. A regra principal é que o furo não deve ser menor que o próprio encaixe.
As próprias caixas de montagem são feitas de plástico, muito raramente de metal. Plástico de boa qualidade, não inflamável. Ele fornece isolamento confiável dos fios que ficarão localizados em tal caixa. O formato das caixas de encaixe pode ser redondo, oval e até quadrado. Embora seja mais conveniente trabalhar com caixas plásticas redondas.
A ordem da etapa de instalação da caixa de tomadas depende do estado das paredes e das características individuais da casa.
As situações mais comuns são:
- renovação em grande escala das instalações. Neste caso, são feitas ranhuras nas paredes, nelas é colocado um cabo que alimentará as tomadas de toda a sala e são feitos furos para a montagem das caixas;
- as paredes já possuem acabamento com revestimento decorativo e o cabo elétrico está embutido na parede. Em tal situação, será necessário usar cuidadosamente uma faca para limpar os orifícios já preparados para instalação das caixas de montagem;
- as paredes são acabadas, o cabo é colocado sob o rodapé ou escondido em uma caixa isolante externa. Então você precisa instalar soquetes externos;
- As paredes estão acabadas, o cabo não está colocado. Aqui você deve escolher a opção de instalação mais adequada.
Prático se você precisar apenas fazer um furo para uma saída adicional. Sobreposição decorativa - a parte frontal cobrirá as consequências da obra.
Caso contrário, se quiser evitar danificar o acabamento externo das paredes, terá que abordar o processo de instalação de forma criativa. Uma das opções é utilizar o método de instalação aérea, quando o fio for passar pela parede, acondicionando-o, por questões de segurança, em canal protetor e decorativo.
Outra opção conveniente é instalar a tomada logo acima do rodapé, escondendo o fio elétrico sob o rodapé. Nesse caso, você também terá que usar um modelo indireto.
Você precisa instalar uma caixa de montagem no orifício preparado para o soquete, enfiando o cabo de alimentação nele. Este buraco deve ser completamente limpo de poeira e detritos de construção. Você pode usar um aspirador de pó ou escovas. A caixa de soquete está fixada com segurança no orifício limpo.
Para isso, aplica-se a mistura de gesso preparada e a caixa de instalação com o cabo rosqueado é imersa no furo com a mistura. Todo o trabalho continua após a solução ser definida - isso não levará mais de 10 minutos.
Desta forma, são instaladas uma ou mais caixas de tomadas, bem como uma caixa de montagem para tomada dupla. Se for necessária a instalação de uma fileira inteira de tomadas, as caixas de montagem serão instaladas em uma fileira estritamente horizontal ou verticalmente - conforme planejado pelo proprietário da sala.
Na maioria das vezes, esta é uma opção horizontal. Neste caso, as caixas de soquete único são colocadas próximas umas das outras. Eles estão necessariamente interligados e sua horizontalidade é verificada pelo nível do edifício.
Conectando e verificando o dispositivo
Após a fixação da caixa, o trabalho começa com a saída do cabo de alimentação dela. Primeiramente é necessário cortar o excesso, deixando cerca de 7 cm da borda da caixa de encaixe. Remova a trança dele - a camada isolante superior que une os fios internos.
Dentro você encontrará 3 fios de cores diferentes - azul, branco e verde-amarelo. Esta é a composição de cores mais comum usada para marcações. Em vez de branco pode haver marrom, vermelho, preto e outros.
Em segundo lugar, os fios precisam ser liberados da camada isolante individual, removendo-os cuidadosamente com um descascador ou faca a uma distância de cerca de 1 cm. Agora temos que trabalhar para conectá-los ao mecanismo de trabalho tomadas com aterramento.
Verde-amarelo é a cor do condutor de aterramento. Deve ser conectado ao contato central responsável pelo aterramento.
Azul ou azul-branco é um zero funcional. Este fio deve ser conectado ao terminal extremo do mecanismo de trabalho da tomada. O fio restante, na maioria das vezes branco ou bege-marrom, deve ser conectado ao segundo contato mais externo.
Dependendo do tipo de tomada, a conexão é feita pressionando uma chave especial se o mecanismo utilizar terminais de mola, ou é fixada entre as placas por meio de uma braçadeira de parafuso.
Para fixá-lo em uma braçadeira de parafuso, seções de fios sem isolamento são primeiro dobradas para que pareçam um pequeno meio anel. Graças a esse preparo fica mais fácil trabalhar: o fio não escorrega por baixo do parafuso durante a fixação. Você precisa dobrá-lo no sentido horário.
Quando todos os contatos estiverem conectados, você precisa dobrar cuidadosamente os fios e colocá-los cuidadosamente junto com o mecanismo de trabalho do soquete dentro do copo de montagem. Em seguida, aparafuse cuidadosamente o mecanismo à caixa de encaixe usando os parafusos localizados nas bordas.
Esses parafusos permitirão fixar firmemente a parte funcional do soquete. É importante não apertar demais os fechos para que nada quebre.
Se tudo estiver fixado de forma segura e horizontal, pode-se prosseguir para a etapa final da instalação elétrica - aparafusar o acabamento decorativo. Para fazer isso, aperte o parafuso central sem apertar demais.
A tomada agora está conectada obedecendo a todas as normas de segurança.Você pode apertar os plugues ou acionar as alavancas do painel e verificar seu funcionamento. Se todas as ações foram executadas de forma consistente e correta, um novo meio de trabalho estará disponível para seu proprietário por muitos anos.
A necessidade de instalar uma tomada adicional pode surgir de forma totalmente inesperada - a antiga irá falhar ou os móveis novos bloquearão o acesso livre a uma das existentes.
Tendo informações sobre as nuances de instalação e conexão de uma tomada, você pode facilmente realizar esse trabalho sozinho.
Como conectar corretamente o bloco de soquete é descrito em detalhes. no próximo artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Guia passo a passo em formato de vídeo sobre a instalação do soquete:
Vídeo nº 2. Um vídeo detalhado e compreensível para ajudar os artesãos que planejam instalar tomadas com fiação elétrica oculta:
Vídeo nº 3. O vídeo é um alerta contra métodos perigosos de aterramento às vezes usados por DIYers. Se o seu vizinho lhe aconselhou algo assim, é melhor recusar:
Depois de conhecer as principais nuances e etapas da instalação de uma tomada, você poderá realizar este tipo de trabalho elétrico com suas próprias mãos. Tudo o que parecia desconhecido e, portanto, incrivelmente complexo tornou-se claro e simples.
Não é necessário chamar um eletricista e pedir-lhe que ligue uma tomada adicional, quando você mesmo pode fazer esse trabalho, surpreendendo agradavelmente seus entes queridos.
Gostaria de compartilhar sua experiência como eletricista independente? Quer fornecer informações úteis para artesãos domésticos? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, deixe fotos sobre o tema.
Ao escolher uma saída, não seja ganancioso. Pegue aqueles que não são apenas bonitos, mas também aqueles que são confiáveis. O corpo do mecanismo deve ser de cerâmica, e os contatos devem ser de latão, o plástico não deve ser quebradiço. A caixa de tomadas também deve ser feita de plástico inquebrável e de alta qualidade. Deve sentar-se firmemente no ninho. Se você mover uma tomada, coloque os fios em ângulos retos para não esbarrar neles durante o próximo reparo.
Se você estiver instalando uma tomada em um celeiro ou garagem, escolha tomadas de design “soviético”: elas são pouco atraentes, mas confiáveis.
Andei por “Eletrica”, não encontrei um artigo com o meu problema, estou escrevendo aqui, talvez alguém ajude. Então. Fiz uma linha separada para a bomba d'água e o aquecedor de água. Instalei um switch de 20 A para cada dispositivo. Depois de algum tempo, o da bomba começou a desligar. Aconselharam mudar para 30 A. Mas ao substituí-lo descobriu-se que o problema estava na própria chave - os contatos estavam queimados. Pergunta: não é arriscado deixar 30 A? Afinal, dá margem demais para operação. Em geral, algum conselho sobre min-max A para uma bomba de 1 kW? Obrigado.
Se a palavra “switch” significa uma máquina instalada que a desconecta da rede, então eu diria que 20 A e 30 A são demais para 1 quilowatt. Além disso, se a ligação fosse através de uma linha separada para a bomba e o esquentador.Se a máquina estiver conectada exclusivamente à bomba, serão suficientes 6-10 A. Se ambos estiverem conectados à mesma linha, então 10-16 A (dependendo da potência do próprio aquecedor de água).
Repito, para 1 kW 30A o atraso será grande. E mais uma coisa, contatos carbonizados, isso é algo anormal. Eu mudaria o fio para uma seção mais grossa e verificaria se havia choque elétrico nos dispositivos. Melhor ainda, eu chamaria um especialista que já consegue se orientar no local.