Conexão serial e paralela de soquetes: loop e estrela

O desempenho das tarefas domésticas rotineiras é muito facilitado por numerosos dispositivos e equipamentos técnicos.“Trabalhadores incansáveis” iluminam as instalações, lavam, chicoteiam, assam e lavam pratos para nós. Porém, simplesmente comprá-los não basta, o equipamento precisa estar conectado corretamente, você concorda.

Lembre-se de quantas emoções negativas são causadas por uma máquina acionada que desliga a linha por sobrecarga em um momento extremamente inoportuno. Uma caldeira, um computador ou uma geladeira danificados trazem bastante prazer. Mas os problemas listados podem ser evitados de maneira trivial e totalmente eliminados, com os quais ficaremos felizes em ajudar.

Para isso, basta descobrir como é feita a conexão paralela e serial de tomadas para eletrodomésticos, casos em que são utilizados os circuitos “loop” e “estrela”. Nosso artigo proposto apresentará essas informações muito úteis.

Maneiras de conectar soquetes

Hoje, a conexão das tomadas é feita de duas formas: na primeira, é instalada uma linha de fiação elétrica separada para cada ponto, na segunda, vários pontos são conectados a um ramal ao mesmo tempo.

O tipo de tomadas instaladas está intimamente relacionado ao tipo de fiação: se são utilizadas tomadas monofásicas, equipadas com ou sem aterramento, ou se são instalados dispositivos trifásicos para alimentar dispositivos que operam em rede de 380 volts.

A grande maioria dos dispositivos técnicos que necessitam de ser ligados à fonte de alimentação estão localizados ou confinados à cozinha e à casa de banho:

As tomadas para consumidores potentes, por exemplo, fornos elétricos ou caldeiras, são conectadas por uma linha separada. Sempre que possível, utilize pedaços inteiros de cabo durante a instalação, sem quaisquer conexões. As linhas elétricas são colocadas separadamente da blindagem em cada ponto, o que lembra um pouco os raios que emanam de uma estrela.

Caso seja necessário conectar cada um desses consumidores, o ponto alimentado deve suportar uma corrente nominal de 16 - 32A. A corrente na entrada é calculada para uma corrente com o mesmo indicador. disjuntor.

Uma conexão em cadeia é escolhida se for necessário alimentar as tomadas elétricas de um grupo. Esses grupos são formados de acordo com a localização dos eletrodomésticos pela casa.

Linha separada para cada ponto
As tomadas com linhas separadas são a única opção correta para a manutenção de eletrodomésticos potentes, como máquina de lavar ou fogão elétrico.

O método envolve conectar todos os elementos a uma linha de alimentação comum.

Para reduzir o risco de danificar vários pontos ao mesmo tempo, os especialistas recomendam incluir no máximo duas ou três tomadas em um sistema. Este ponto está claramente afirmado na SP 31-110-2003: é permitido conectar até três receptores elétricos adicionais com um cabo.

Vulnerabilidade de elementos em cadeia
Uma “desvantagem” significativa de tal circuito é que se um dos núcleos for acidentalmente danificado no ponto de contato, todos os elementos que o seguem param de funcionar.

A única condição é que a carga de corrente total não exceda duas vezes a corrente nominal operacional do primeiro receptor elétrico (principal).

Mas, em qualquer caso, o circuito assim criado é projetado para uma carga cujo valor total não exceda 16A. Se as condições de operação não forem observadas, existe uma grande probabilidade de situações de emergência.

Ao conectar tomadas, não é necessário usar um tipo puro de fiação. Com a abordagem correta, eles podem ser combinados, por exemplo, levando o cabo de alimentação até Caixa de distribuição. E depois direcione um cabo em forma de laço, e leve o outro separadamente até o ponto de alimentação de equipamentos potentes da casa.

O número de linhas de alimentação instaladas a partir do painel depende de quantas rotas de fiação elétrica devem ser instaladas.

Opção de fonte de alimentação
Para conectar uma lareira elétrica com potência de 2 kW, vale a pena fornecer uma tomada independente separada, mas o ferro pode ser alimentado com segurança a partir de pontos conectados por um método em cadeia

Independentemente do tipo de método escolhido, a fiação elétrica pode ser feita em uma das duas opções:

  • aberto - envolve colocar fios na superfície da parede;
  • fechado - envolve escavar canais para colocação de linhas de energia em paredes de concreto e tijolo, selecionando um canal em madeira para colocar um cabo puxado em um tubo corrugado.

A versão aberta é mais conveniente e simples não só em termos de instalação, mas também de manutenção e controle. Mas no que diz respeito ao aspecto estético, nem sempre um fio aberto é adequado. E além método de instalação aberto “consome” parte da área útil: é impossível pendurar uma prateleira em cima do cabo ou aproximar móveis da parede.

Fio em um canal de cabo de plástico
No método de instalação aberto, são utilizados dutos de cabos ou rodapés de plástico para proteger o condutor PE de danos mecânicos e torná-lo mais apresentável.

Espaço interno da maioria canais a cabo Possui divisórias entre as quais é conveniente colocar os fios. O estado do percurso é monitorado através da parte superior removível.

A opção de fiação fechada é conveniente porque elimina a possibilidade de danos acidentais ao cabo, tornando-o invisível para outras pessoas.

Ranhuras para instalação de cabos
Para minimizar a necessidade de “rasgar” as paredes para criar ranhuras, a fiação fechada é realizada na fase de construção ou reparo até a conclusão do acabamento

Mas a “invisibilidade” da fiação fechada também pode ser uma piada cruel ao tentar “martelar um prego”. Portanto, existe uma regra tácita: coloque os fios em relação às tomadas estritamente na vertical ou na horizontal.

Recursos de instalação de conexão em cadeia

Como já foi observado, o método daisy chain é usado para conectar tomadas localizadas no mesmo grupo, que alimentam dispositivos de baixa potência, como computadores, equipamentos de áudio...

Este tipo de ligação é mais económica e tecnicamente mais simples. Afinal, para implementá-lo não há necessidade de instalar muitos cabos e usar proteção adicional. Mas é importante ressaltar que cada ponto adicional da cadeia criada a tornará mais vulnerável.

Por exemplo, sabemos que a corrente nominal por tomada não deve ultrapassar 16A. Se você conectar essa carga a um ponto, nada de ruim acontecerá. Mas quando você liga tal carga em pelo menos 2-3 soquetes de uma linha, suas leituras totais aumentarão e, como resultado, o cabo de alimentação poderá não suportá-la.

Correspondência de seções de cabos e jumpers
A condição principal para uma conexão em cadeia é que a seção transversal dos condutores de jumper corresponda aos condutores da linha de alimentação principal

De acordo com a PUE, durante uma conexão em cadeia, não é permitido quebrar o condutor PE do fio de aterramento de proteção. Em qualquer caso, o seu contorno deve permanecer ininterrupto.

A utilização de uma das soluções técnicas ajuda a reduzir custos de material na conexão de condutores PE às tomadas:

Instalação usando conectores

Este tipo de conexão é escolhido quando é necessário conectar tomadas localizadas quase próximas umas das outras.

Com uma conexão em cadeia, o fio principal fornecido pelo painel de energia vai para a sede da caixa de tomadas multi-lugares. A partir dela alimenta a primeira tomada, da qual, através de seus próprios contatos, a energia vai para a segunda tomada, da segunda para a terceira.

Conectando fios por cor
Todos os fios condutores: azul para neutro “neutro”, vermelho-marrom para “fase” e amarelo-verde para “aterramento” - estão conectados em paralelo

Ao instalar com cabo, os cabos de entrada e saída são conectados diretamente à parte de contato do dispositivo. Por este motivo, os artesãos recomendam a utilização de modelos equipados com contato de mola plano.

Como último recurso, são adequadas amostras cujos contatos são feitos em forma de placa prensada com parafuso. Dispositivos nos quais o papel de contato é desempenhado por um parafuso comum não são de todo adequados para esse propósito.

Um dos requisitos operacionais obrigatórios ao conectar tomadas com cabo é a necessidade de reduzir a resistência de contato no circuito entre os terminais de contato da tomada e os contatos do plugue elétrico.

Para obter o efeito desejado, os terminais são moldados de forma a aumentar a área dos próprios contatos, bem como a força de sua compressão. Hoje, os conectores Scotchlok são frequentemente usados ​​para instalar zeros de proteção. Este tipo de conector de clipe está equipado com contatos de encaixe.

Conectando um condutor PE usando um grampo de conexão
Para criar uma ramificação, o conector de clipe é montado dentro da caixa de instalação, colocado entre a parte inferior do dispositivo e o mecanismo de soquete

Para usar um conector de clipe, você deve escolher produtos que forneçam espaço adicional para acomodá-lo.

Através do contato da primeira tomada são fornecidos o fio de fase do cabo de alimentação e o condutor PE do laço, que segue até a segunda tomada.No segundo contato estão os fios neutros do cabo de alimentação e um cabo para a segunda tomada. O mesmo princípio é utilizado para a ligação à terceira tomada e subsequentes, caso a sua presença tenha sido prevista no esquema eléctrico de alimentação.

De acordo com a cláusula 1.7.144 da PUE, para conectar a parte condutora aberta do dispositivo ao condutor neutro ou de aterramento, é necessário fazer uma ramificação na cavidade dos invólucros dos produtos de instalação elétrica destinados a esse fim. Isso inclui soquetes.

A principal tarefa ao conectar tomadas equipadas com aterramento é garantir conexão confiável elementos ao longo de toda a linha. Afinal, se por algum motivo o contato de aterramento da tomada principal queimar, todos os demais participantes do circuito perderão o zero de proteção. Portanto, caso seja necessário ramificar o condutor de aterramento, utiliza-se o tipo de conexão mais confiável - crimpagem.

Extremidades de crimpagem com manga de metal
Para realizar a crimpagem, as pontas limpas dos fios são inseridas na cavidade de uma luva metálica especial e crimpadas com um alicate manual.

O método envolve, além da utilização da torção convencional dos fios, isolamento adicional e crimpagem de suas pontas por meio de luva. Isto garante o contato ininterrupto dos elementos da corrente e sua alta resistência mecânica.

Instalando uma caixa de junção adicional

Este método envolve a instalação de uma caixa de derivação ou bloco de conexão conectado à blindagem próximo ao cabo do soquete. Neste caso, o cabo é ramificado na caixa de distribuição da área antes de ser conectado à caixa de tomadas.

Conexão via barramento adicional
O uso de uma caixa de derivação adicional para condutores PE também permite conectar contatos de aterramento em paralelo ao conectar tomadas com um cabo

As conexões dentro da caixa de derivação que levam a cada saída são geralmente feitas por soldagem. Recomenda-se que as extremidades isoladas de todos os condutores sejam colocadas em caixas de junção para que não se cruzem ou se toquem.

Preenchimento interno da caixa de junção
Ao planejar futuras conexões da caixa de junção, na fase de instalação vale a pena deixar uma reserva de cabo de 15 a 20 cm de comprimento

Em ambos os casos, ao conectar os fios fase e neutro às tomadas, forma-se um laço e um ramal a partir do condutor PE. Portanto, ao fazer a fiação das tomadas, é importante observar a polaridade dos contatos: retire o condutor neutro do terminal com neutro. Faça o mesmo com o fio de fase.

Levando em consideração a quantidade de aparelhos elétricos em funcionamento, o número de tomadas na sala pode chegar a 10 peças. Usar camisetas e cabos de extensão nem sempre é conveniente e também é perigoso. Nesse caso, eles resolvem o problema instalando blocos de soquete em vez de um único soquete.

O design do bloco de soquete, que inclui até quatro elementos separados, é conectado de acordo com o mesmo princípio de um único soquete.

Conectando o quadro de sobreposição
A principal diferença entre um quadro aéreo e um bloco de soquete é que cada elemento nele é montado em um loop sequencial de um para outro

Ao conectar blocos, os núcleos condutores são conectados de qualquer uma das maneiras descritas. As áreas nuas são isoladas com tubos termorretráteis ou envoltas com fita isolante.

Especificações da conexão paralela

A peculiaridade do circuito paralelo para conexão de tomadas, também chamado de “estrela”, é que cada tomada é conectada separadamente ao painel.

O terceiro nome bastante justificado é “boxless”, porque sugere a possibilidade de eliminar a caixa de junção.O método é praticado ativamente em países europeus, mas em nosso país é usado para fornecer uma linha separada para consumidores poderosos, na maioria das vezes em combinação com tecnologia de loop.

Uma das opções de circuito paralelo é demonstrada por uma seleção de fotos:

A vantagem das “estrelas” é garantir o máximo grau de segurança.Uma vantagem significativa reside na criação da capacidade de controlar separadamente grandes consumidores de energia, o que é uma prioridade para a distribuição de energia para "Lar inteligente", Por exemplo. A desvantagem do esquema reside nos impressionantes custos de mão-de-obra do eletricista e no aumento de quase três vezes no consumo de cabos.

Um circuito paralelo também é usado para conectar tomadas trifásicas que alimentarão aparelhos elétricos potentes. Neste caso, a seção transversal dos condutores que alimentam esses consumidores deve ser de no mínimo 2,5 metros quadrados. milímetros.

Para maior confiabilidade, devem ter uma pequena reserva de corrente. Isto permitirá compensar o desvio real do diâmetro especificado pelo fabricante em relação ao seu valor nominal, que muitas vezes é o “pecado” dos produtos apresentados no mercado moderno. Além disso, tal solução garantirá a capacidade do equipamento de operar em modo de sobrecarga.

Este método de instalação é vantajoso porque o desempenho de cada ponto individual não afeta o funcionamento dos demais participantes da cadeia. Para eletrodomésticos, este esquema é considerado o mais estável e seguro.

Conexão paralela de tomadas trifásicas
O método paralelo de conexão das tomadas garante a independência de cada ponto de alimentação: não importa quantas tomadas estejam presentes no circuito, a tensão permanecerá uniforme

Uma tomada trifásica equipada com aterramento é conectada por meio de fiação separada de quatro fios. O cabo, incluindo três fases, aterramento e neutro, sai diretamente do quadro.

A finalidade do fio é mais facilmente determinada pela cor do isolamento:

  • “fase” - fios com tonalidade branca;
  • “zero” - o isolamento é pintado de azul;
  • “aterramento” é uma trança verde-amarelada.

O aterramento é essencialmente um zero protetor.Para que assim permaneça, é necessário garantir a sua ligação fiável e constante ao longo de toda a linha.

Para conectar os fios e conectar na tomada, primeiro encurte suas pontas. O uso de cortadores laterais permitirá que você conclua o trabalho com a maior precisão possível. A extremidade de cada fio é removida de 15-20 mm do isolamento externo usando uma faca afiada.

Os fios são conectados na seguinte sequência:

  1. Remova a tampa protetora de plástico do soquete.
  2. Os parafusos de fixação são desapertados 5-6 mm. As mesmas manipulações são feitas com o parafuso e no terminal de aterramento.
  3. As pontas desencapadas dos fios são inseridas uma a uma na caixa, levando em consideração a posição dos terminais de entrada, e colocadas nas tomadas apropriadas.
  4. As tomadas com fios colocados são firmemente apertadas com parafusos.
  5. A caixa de tomadas com os fios conectados é inserida no nicho da parede e fixada com grampos laterais.

Para obter uma montagem mais confiável, alguns artesãos enrolam as pontas expostas dos fios em um laço ou anel para que seu diâmetro corresponda ao tamanho das pernas do parafuso.

Instalação do bloco de soquete
O circuito é usado não apenas para alimentar tomadas localizadas separadamente, mas também para conectar blocos que incluem dois ou mais pontos

Depois disso, cada parafuso é desparafusado por vez, um anel de arame é enrolado em sua base e bem apertado.

No conectando blocos de soquete todos os benefícios do esquema são mantidos. A única coisa é que o processo de conexão exige um pouco mais de tempo e esforço.

O aumento dos custos não é argumento para quem prioriza a segurança. Se você olhar a situação de forma mais global, às vezes é melhor investir imediatamente mais dinheiro e esforço organizando uma linha de energia autônoma para a tomada.Assim você não terá que pensar sempre se é possível usar um ponto para conectar este ou aquele aparelho elétrico.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Diretrizes para usar o método loop:

Vídeo nº 2. Uma introdução detalhada a uma das opções seguras para conectar tomadas:

Dado que a quantidade de eletricidade gasta nas necessidades domésticas só aumenta a cada ano e, portanto, os requisitos para a fiabilidade das tomadas certamente aumentarão, um diagrama de ligação paralelo ainda deve ser preferido. Especialmente quando se trata de consumidores sérios de energia.

Para alimentar lâmpadas, despertadores elétricos e dispositivos semelhantes, uma opção de conexão por cabo é adequada.

Tem alguma dúvida sobre o tema do artigo, encontrou alguma lacuna nas informações apresentadas, deseja compartilhar sua experiência em instalação elétrica independente? Por favor, escreva um comentário no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    No circuito paralelo da figura, use disjuntores de 25A para um fio com seção transversal de 2,5. Embora no texto você fale corretamente sobre o uso de máquinas 16A. Acho que vale a pena corrigir, caso contrário é enganoso.

    • Alexandre

      Andrey, você já tentou ler? Estamos falando do uso de máquinas com no mínimo 16 A, e não do uso específico de 16 amperes. Simplesmente arrancado do manual de instalação, que fala sobre conectar grupos de tomadas através de disjuntores de 16 A.

      • Convidado

        Proteja as tomadas com um atomizador de no máximo (!) 16A. E então, se o fio tiver 2,5 mm².
        Existem também tomadas de 10 A, e então você precisa instalar um disjuntor apropriado sob elas.
        As tomadas Euro não são projetadas para correntes superiores a 16A e, se você escolher uma máquina que não seja adequada para a corrente, poderá queimar a tomada com segurança e o cabo permanecerá intacto.
        Portanto, mesmo ao colocar um cabo de pelo menos 3 * 10 na tomada, configure a máquina no máximo 16A, se não quiser conectar aquecedor, chaleira e secador de cabelo através de um tee, vá até a loja para comprar uma nova tomada ou corra para pegar um extintor de incêndio.
        A máquina protege o elo mais fraco da corrente do painel à tomada, inclusive, contra sobrecarga.
        Portanto, se os construtores “econômicos” instalaram um fio de 1,5 kW.mm, instale um disjuntor de no máximo 10A e, se for 3 * 4, haverá um 16A no painel ou 32A no painel e no na outra extremidade há um mini painel e várias linhas para tomadas, cada uma com uma máquina não igual a 16 (por exemplo, um painel separado para tomadas de cozinha).

  2. Sergei

    Recentemente decidi eliminar as deficiências dos eletricistas que num passado distante ligavam as tomadas do meu apartamento e instalei mais algumas tomadas. Quanto a mim, a maneira mais simples e confiável é conectar o soquete em uma estrutura suspensa. O principal é isolar os fios e colocar o tubo termorretrátil com cuidado, sem prender a fiação na parede ao fixá-lo. E o tubo em si deve parecer adequado e esteticamente agradável no ambiente.

  3. Pois bem, mais uma vez estou convencido de que é melhor confiar a instalação das tomadas a um eletricista profissional. É claro que todos sabemos consertar a fiação, mas é com os cálculos que surgem os problemas. Basta levar em conta que agora o número de dispositivos e sua potência aumentaram significativamente. É por isso que é aconselhável substituir completamente a fiação e os pontos de instalação elétrica em todas as casas antigas. A propósito, eu pessoalmente prefiro a fiação externa justamente pela facilidade de controle e reparo.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Igor, não concordo com você. A potência está diminuindo constantemente: compare uma TV de tubo e uma LCD, uma lâmpada incandescente e uma LED. E assim em quase todos os lugares.

      • Alexandre

        E onde, com licença, você vê uma diminuição? Novo painel de plasma de 52 polegadas/132 cm - 197 W. Painel LED 52 polegadas/132 cm - 120 W. TV de tubo colorido "Rubin 714" (1967) 17 polegadas/43 cm - 200 W. TV CRT 32 polegadas/81 cm - 80 W.

        E vamos levar em conta que sob os comunistas o máximo que se ligava era 1 TV e 1 ferro ao mesmo tempo, então vamos ao extremo - 1 ferro de soldar e 5 lâmpadas de 100 Watts. Já que você está dando conselhos, você consegue calcular o consumo de energia? E vamos pegar o apartamento atual: tem TV no quarto, TV na cozinha, não vou contar as lâmpadas – não vale contar trocos.

        Um homem saiu, ligou a chaleira, ligou o micro-ondas e havia também uma máquina de lavar. Já conseguimos 6 quilowatts, o que dá uma carga de 27 amperes. A fiação antiga do apartamento era feita com fio de alumínio 2,5. Você pode dizer de imediato se vai funcionar ou não?!

      • Vyacheslav

        Resposta para Alexander - qual é a desvantagem, tiramos foto de um site, texto de outro, no final, “Você não tentou ler”.

        Grupo de tomadas de 16 amperes... esta é 3,5 kW (3520w) a corrente de carga recomendada para uma tomada média, que pode ser adquirida em nossa loja (se levarmos em conta apenas fabricantes importados). Somente para a Rússia os soquetes estão marcados como 16A, pois de qualquer forma os nossos conectarão 9 quilowatts.E a questão é: a própria fiação pode suportar tal potência na seção transversal do cabo? Pegue um clássico ou árabe de 32 Ampere em um merengue comum na Europa 10 A e 32 A (como gostamos de chamar de potência) tipo C, D, M e G o tipo C é projetado para baixa potência, então quando o tipo G é classificado como 32 A e um cabo para plugues marcados como AWG8.
        De acordo com nossos padrões, isso é de 8 kW, ou seja, cerca de 45-50 Amperes (não temos essa seção).

        Amir, não faz sentido comparar uma lâmpada de diodo com uma lâmpada incandescente, quase o mesmo que um fogão elétrico “Vyatka” de dois queimadores de 2 kW e um fogão moderno de 19-12 kW, uma chaleira elétrica soviética de 500 watts e um moderno (rápido) 2 kW. Todos os dispositivos que possuem um elemento de aquecimento do tipo elemento de aquecimento - sua potência nunca diminuiu! DEZ é mau!

        Observo que em muitas casas novas a fiação é feita exatamente de acordo com o seu princípio. Assim como a energia cai, o fio tem 1,5 metros quadrados em todo o apartamento, e então a questão é por que as máquinas voam e os terminais queimam. Existem requisitos GOST - multiplique por 2 e faça isso - esta é a sua segurança. Só aqui na Rússia no mercado você pode comprar um outlet por 20 rublos, enquanto qualquer alemão simplesmente não comprará um outlet que custe menos de 10 euros, simplesmente porque a segurança não pode ser barata.

        • Anônimo

          vamos colocar isso em ordem
          1) o grupo de soquetes é projetado para 16 amperes e isso é realmente 3,6 kW. mas a cláusula PUE-7 1.3.10-1.3.11 sobre correntes permitidas diz que a corrente de longo prazo permitida para um fio de três fios é 21A (temperatura operacional do condutor 65-70 graus) e não se esqueça da instalação de esse fio (ar, groove, etc. .d.) agora vamos considerar um disjuntor médio com VTX “C”.sua corrente condicional de não disparo de acordo com a liberação térmica é 16*1,13=18,08A (ou seja, não deve desligar dentro de uma hora) há também uma corrente de disparo condicional e é igual a 16*1,45=23,2A e com tal Nas correntes, o disjuntor deve interromper a rede em pelo menos uma hora.
          2) Agora vamos ao fundo do nosso cobre))) com 100% de trabalho, obtemos 65-70 graus, mas existem mais 3 modos de operação:
          - modo de sobrecarga em que o condutor aquece até 90 graus (nada crítico, se tudo estiver em ordem com a máquina ela não atingirá essa temperatura)
          - modo limite - 160 graus (se a máquina estiver “kakaha” e não quiser desligar no horário definido por sobrecarga, nomeadamente o disparo eletromagnético) sim, existem 2 disparos na máquina!
          - condição de não ignição - 350 graus (isso pode acontecer se o escudo for montado com merda e paus e não houver esperança de salvação)
          Vejamos meu exemplo: um aquecedor de água instantâneo de 5,5 kW através de um condutor 3x2,5 foi conectado a um disjuntor de 20A, passaram-se 16 minutos desde o início do aquecedor de fluxo até o desligamento da máquina. verificamos os números (condutor 5,5 kW * 4,4 A = 24,2 A, automático 20 * 1,13 = 22,6) e o condutor esquentou (sensações táteis, não mediu)
          conclusão: a máquina viu um excesso de corrente de não desconexão e funcionou dentro do tempo definido para isso.
          p.s. 8KW é 35,2A)))

  4. Máximo

    Por um lado, é claro, por segurança e confiabilidade, você pode colocar a casa inteira em forma de estrela, mas isso é aconselhável? Minha fiação é simples - conexão paralela de cada sala a um disjuntor separado e um cabo dentro da sala. Com exceção de dispositivos muito potentes, existe uma saída separada para eles. E ainda não houve problemas.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Ninguém, Maxim, está pedindo para ligar todas as tomadas e lâmpadas do painel do apartamento - releia o artigo.

      Aliás, documentos diretivos (PUE, SP) recomendam separar grupos de cargas ambientes, iluminar e alimentar máquinas de lavar e fogões elétricos com linhas separadas. Uma captura de tela do parágrafo correspondente do SP 31-110-2003 está anexada.

      Fotos anexadas:
  5. Michael

    Na figura que explica a cablagem do apartamento, as classificações dos interruptores automáticos da rede de iluminação e das tomadas dos eletrodomésticos com consumo normal de energia elétrica (frigorífico, eletrodomésticos portáteis de cozinha, exaustor, etc.) estão claramente sobrestimadas.

    A potência de um lustre com 5 a 7 lâmpadas LED não excede 50 W. Consequentemente, o consumo de corrente não ultrapassará 0,3A mesmo levando em consideração as perdas nos dispositivos de controle (o chamado transformador eletrônico). É bastante aceitável instalar um disjuntor 6A. E para tomadas internas - 10A. Para cozinhas - 16A. Neste caso, a seletividade será alcançada em relação ao disjuntor de entrada (normalmente sua corrente segundo os termos da Contabilidade de Energia é 16 - 25A).

    • Convidado

      Depende da sua sorte. Como as lâmpadas de diodo contêm fontes de alimentação chaveadas, embora não de alta potência, quando ligadas, as correntes de irrupção podem ser grandes. Às vezes, a metralhadora C10 também pode nocautear. Se tudo funcionar sem falsos positivos no B6, então sim, é preferível.

  6. Vitaly

    E na minha dacha, “estrela”, consegui cinco tomadas (paralelas) para uma máquina 🙂 Funcionam normalmente, mas em uma tomada da máquina é um pouco difícil consertar cinco fios trançados com seção transversal de 2,5 🙂 I' provavelmente instalarei outro para 16A. Não vejo sentido em instalar qualquer outra caixa para conectar os fios.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Vitaly. O que você “inventou”, é claro, não está previsto em nenhum PUE. Resolvi dar a vocês uma opção semelhante, mas menos maluca e civilizada, de conectar várias tomadas usando um “divisor de fio”.

      Você já ouviu falar em trilhos DIN, barramentos N/PE (este é um dos elementos da rede de aterramento/aterramento)? Anexei uma foto com os pneus para não ter que explicar por muito tempo.

      Você pode fornecer um fio de alimentação para esse barramento “de cima” da máquina de entrada, e de “parte inferior” você pode enviar os fios para seus soquetes. Não há problemas em fixar cinco fios nos terminais da máquina. A seletividade não é maior que a do seu circuito, mas vai agregar estética à blindagem. Basta contar a seção transversal do fio.

      Fotos anexadas:
    • Anton

      Eu gostaria de ver como você colocou 5 nshvi em 1 metralhadora. Se você ainda não terminou, tenho más notícias para você))))

  7. Elena

    Desculpe, mas você pode me dizer o que pode ter acontecido?.. Duas tomadas estão ligadas em paralelo, a TV liga em uma, usamos a outra conforme a necessidade (ferro, lâmpada extra).

    Agora estamos conectando a guirlanda da árvore de Natal, depois de apagar repetidamente as luzes da casa (um prédio comum), quando a guirlanda foi ligada, a TV começou a desligar (por alguns segundos) e depois ligou novamente. Agradeço antecipadamente.

  8. Passando por.

    Mostre-me uma pessoa que consiga conectar um computador, uma TV e um aspirador de pó em uma tomada (ou bloco de tomadas paralelas)?

    • Convidado

      Bem... tenho uma chaleira, um PC e uma TV pendurados no mesmo cabo de extensão. O consumo não excede 3 kW. Agora, se você conectar duas chaleiras ou uma chaleira e um aspirador... Então seria ruim. E então, provavelmente isso se deve ao fato de não haver muitas tomadas na sala, que já estão todas em uma máquina.Espero em breve convertê-lo para fiação externa, com tomada e máquina separadas para a chaleira e separadamente para o PC.

  9. Vitaly

    Qual método de conexão de soquetes é melhor usar se o grupo de soquetes consiste em 5 pontos para equipamentos de energia com cabo ou estrela?

  10. Vitaly

    Qual método de conexão de soquetes é melhor usar se o grupo de soquetes for composto por 5 pontos para conectar o equipamento de energia com um cabo ou uma estrela?

  11. Sergei

    Pedimos gentilmente a todos que desejam escrever sob encomenda para sites - escolham um tópico que seja viável para você. O autor deste artigo, por exemplo, faria bem em escrever um artigo sobre o tema: “remoção de cálculos urinários e outros contaminantes graves de produtos individuais de instalação de encanamento”

  12. A rede sofre mais com a carga em ambientes onde um aquecedor (ar condicionado), um ferro e um secador de cabelo com potência total de 6 a 7 kW podem ser ligados simultaneamente em uma linha. Portanto, é aconselhável conectar pelo menos 2 linhas e tomadas em paralelo em cada cômodo, exceto blocos para TV, Internet e outros consumidores de baixo consumo de energia. Não mais do que 2 tomadas por linha para consumidores de 2 a 2,5 kW e 1 tomada para consumidores com mais de 2,5 kW.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica