É possível recusar a instalação de medidor de gás: o que prevê a lei?

Você já teve que se recusar a instalar um medidor de gás? A medida é bastante desesperadora, pois de acordo com a lei, todo proprietário deve instalar um medidor de gás dentro de sua casa. Esta obrigação é imposta a todos os cidadãos da Federação Russa que possuem imóveis, portanto, ignorar a necessidade de instalar tal dispositivo terá consequências desagradáveis ​​​​para ele na forma de multa.

Ao mesmo tempo, o usuário do novo equipamento recebe uma fatura para pagar o medidor e, consequentemente, sua instalação. Concordo, um serviço pago deve implicar a possibilidade de escolha, por isso é tão importante saber como recusar a instalação de um contador de gás na sua própria casa e se isso pode ser feito legalmente.

Muitos moradores de prédios particulares e de apartamentos ficam indignados com as novas regras para a instalação forçada de tal dispositivo, por isso a questão da possibilidade de recusa do serviço torna-se cada dia mais aguda. Ajudaremos você a entender as especificidades da lei e a entender se é possível recusar o serviço sem consequências.

O que a lei diz?

De acordo com Lei Federal nº 261 “Sobre a poupança de energia e o aumento da eficiência energética e sobre as alterações a certos atos legislativos da Federação Russa”, os proprietários de casas particulares e de apartamentos que utilizam gás são obrigados a instalar contadores de gás.

Excepcionalmente, todos os moradores da casa que utilizem gás apenas para cozinhar não poderão instalar medidor caro. Ou seja, os proprietários de habitações ou apartamentos particulares que não utilizem equipamentos a gás para aquecimento das suas instalações estão isentos do cumprimento da lei.

Exemplo de cozinha com aparelhos básicos a gás
Se um fogão a gás e um esquentador forem instalados em ambientes fechados, você não poderá prescindir da instalação de um medidor de gás

Neste caso, o pagamento do gás é feito de acordo com as normas, sendo o valor a pagar calculado com base no número de pessoas que residem no apartamento. A lei também não se aplica aos residentes de apartamentos e casas onde o consumo de gás utilizado para aquecimento não exceda 2 metros cúbicos por hora.

Além destes casos, todos os residentes no país que possuem imóveis foram obrigados a instalar medidor de gás antes de 1º de janeiro de 2019. Antes de se recusar a instalar um medidor de gás, você deve entender que o dispositivo será instalado à força por trabalhadores da concessionária em qualquer caso.

Recusa em instalar um medidor

Se o proprietário se recusar a instalar voluntariamente o medidor, os funcionários da distribuidora de gás têm o direito de forçá-lo. Neste caso, o proprietário é obrigado a proporcionar aos especialistas a oportunidade de realizar instalação de medidor de vazão de gás em apartamento.

Independentemente de o medidor ser instalado com consentimento do proprietário ou não, todos os custos de sua instalação serão cobrados do consumidor.

Documento de pagamento do consumo de gás
O custo total da obra de instalação é dividido em vários meses, e o pagamento mensal indicará um valor adicional para instalação do medidor

No momento, a distribuidora de gás não estabeleceu multas pelo descumprimento da lei de instalação de medidor de gás.

Se o proprietário não tiver pressa em apresentar ao escritório territorial do serviço de gás o pedido de necessidade de instalação de divisória, não terá qualquer responsabilidade por ignorar a lei, o que não se pode dizer da obstrução aos trabalhos de instalação por parte dos especialistas do serviço de gás .

Existem também categorias preferenciais da população para as quais é fornecida instalação gratuita de medidores de gás. Leia mais em este material.

Multa por obstruir a instalação de medidor

Caso o proprietário não concorde com a necessidade de instalação de medidor de gás, deverá permitir a entrada de funcionários da empresa de gás em sua casa e não interferir nos trabalhos de instalação.

Caso o proprietário do imóvel se recuse a praticar as ações acima, os especialistas em serviços têm o direito de ajuizar ação por obstrução à manutenção obrigatória.

Trabalhadores do gás chegaram para substituir o medidor
O custo das custas judiciais no valor das multas estabelecidas ultrapassará significativamente o custo inicial de pagamento para instalação de medidor de gás

O proprietário é obrigado a fornecer aos trabalhadores do gás acesso para a manutenção do equipamento de gás. É durante o processo de execução dos trabalhos programados que se descobre a ausência de medidor de gás.

É por se recusar a permitir a entrada de trabalhadores do serviço de gás para realizar a manutenção que o proprietário da casa está sujeito a uma multa de até 2.000 rublos.

Custo do trabalho

Hoje, instalar um medidor de distribuição de gás é classificado como um serviço caro, por isso muitos consumidores recusam o serviço.Em média, incluindo a instalação, um novo medidor de gás custará a um residente da Rússia cerca de 8.000 rublos, dependendo do modelo de dispositivo escolhido.

O custo aproximado dos medidores de gás adequados para um apartamento começa em 2.000 rublos, embora a maioria dos modelos esteja na categoria de preço de cerca de 3.500 rublos. Ou seja, se você quiser adquirir um medidor de alta qualidade, precisará pagar à parte pela instalação, incluindo o custo dos materiais necessários.

Instalação de medidor de gás por especialista
Apesar de a instalação independente do dispositivo reduzir significativamente os custos, o trabalho de instalação só deve ser realizado por um trabalhador qualificado

Como este valor se revelou demasiado elevado para muitos cidadãos do país, razão pela qual nem todos os consumidores podem pagar de uma só vez, as empresas de gás encontraram os seus clientes a meio caminho. Agora a distribuidora de gás oferece parcelamento do serviço, permitindo ao consumidor pagar um determinado valor em diversas parcelas.

O parcelamento prometido será fornecido ao consumidor de gás a 7,75% ao ano. O prazo máximo de pagamento é de cinco anos, mas se o comprador desejar pode ser reduzido.

É lucrativo instalar um medidor?

Se anteriormente os pagamentos do gás eram calculados em função do número de moradores cadastrados, então, com a instalação de um medidor, o usuário paga pelo consumo real dos recursos energéticos.

O volume de gás consumido é indicado na leitura do medidor, o que significa que muitos consumidores não precisarão mais pagar valores aleatórios exibidos nos recibos. Assim, cada cidadão pode regular de forma independente a quantidade de gás consumido.

Leitura do medidor pelo proprietário da casa
A instalação de um medidor de gás promete uma redução significativa no pagamento do gás, enquanto o aparelho se paga em poucos anos

Os trabalhadores dos serviços de gás estão realizando instruções massivas à população sobre a necessidade de instalação de medidores e a responsabilidade pelo uso desses equipamentos. A possibilidade de parcelamento facilita a vida de muitos cidadãos do país, por isso há cada vez menos pessoas que querem recusar a instalação de medidor.

Responsabilidade pela operação de dispositivos de medição

O proprietário do local onde está instalado o medidor de gás é responsável pelo estado e funcionamento do aparelho. Imediatamente após a instalação do medidor de gás, o proprietário da casa deve assinar contrato de manutenção aparelhos a gás com a organização relevante, cujas responsabilidades incluem verificação do medidor de gás.

Consequências da falha do equipamento de gás
A ausência de contrato de manutenção de equipamentos de gás com entidade especializada para pelo menos um proprietário coloca em risco todos os moradores do prédio

O procedimento de celebração de contrato com empresa de gás é condição obrigatória para todo proprietário de habitação com equipamento de gás a ela ligado. Neste caso, pode ser celebrado um acordo com a entidade instaladora do contador ou com qualquer outra empresa fornecedora de energia.

Quando encontrado problemas com o contador, os especialistas o removem para reparos. Muitas vezes o fabricante repara o dispositivo. Após a eliminação de todas as falhas, o dispositivo é instalado em seu local original e os funcionários da empresa são obrigados a verificar novamente seu funcionamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode descobrir quem ainda tem o direito de discordar da instalação de um medidor de gás no vídeo:

O artigo apresentou os pontos mais importantes relativos à instalação de um medidor de gás, incluindo o custo dos serviços, e revelou a principal questão de saber se um cidadão da Federação Russa pode recusar a instalação de um medidor de gás. A lei determina que todos os proprietários devem instalar o aparelho, com algumas exceções.

Qualquer obstrução dos trabalhadores da empresa de gás na realização dos trabalhos de instalação resultará em multas e até em processos judiciais. Como resultado, a instalação de um medidor de gás custará muito menos.

Você pode falar sobre como conseguiu recusar a instalação de um medidor de gás ou compartilhar sua própria experiência de instalação do dispositivo. Informe-nos também sobre os custos que você teve que cobrir durante o processo de instalação. Conte sua história nos comentários abaixo. Lá você também pode obter aconselhamento profissional de nossos especialistas regulares.

Comentários dos visitantes
  1. Tat`yana Aleksandrovna

    Tenho 73 anos. Estou cadastrado com minha filha, que não mora comigo. Apartamento de 3 assoalhadas para 2 proprietários. Eu não sou o dono. Eu pago gasolina para minha filha e para mim o ano todo. 2100. Fogão a gás. Antigo fogão sueco a gás. Ligamos para o inverno. pensão 10.500 5 mil pago serviços públicos. A filha mora com o marido e os filhos (3) há 15 anos. Onde posso conseguir dinheiro para o balcão? Mal tenho pensão suficiente para três semanas.. Não consigo nem fazer um empréstimo.. Acho que isso é uma lei para quem precisa ganhar dinheiro vendendo essas contas. Não pensamos nas pessoas, mas nas empresas privadas. Tenho pena de nós, reformados...

  2. Alexandre

    Mamãe mora em casa particular, não tem medidor, os gasistas concordaram com a condição de que ela simplesmente pagasse uma certa quantia por mês, estava tudo bem, mas aí veio uma multa de 60 mil rublos, mas se pagar hoje ou amanhã , a multa pode custar até 20 mil rublos. Por favor, diga-me que tipo de sistema é esse e essas “multas” são legais?

    • Administração

      Boa tarde. O pagamento do consumo de gás sem medidor depende de dois indicadores:
      1. O número de pessoas que moram na casa.
      2. Número de instalações de gás.
      Deve-se levar em consideração que uma pessoa consome 10 m3 de gás por mês se apenas um fogão for utilizado em casa. Este valor é médio, pois cada república, território ou região possui seu próprio indicador.
      Se, além do fogão a gás, também for utilizado um esquentador para abastecer a casa com água quente, a quantidade de gás dobra. O mesmo acontece com a caldeira de aquecimento. Ou seja, quanto mais equipamentos funcionarem a gás, mais você terá que pagar.
      O mesmo se aplica ao número de pessoas que vivem permanentemente na casa. Hóspedes e residentes temporários não são contabilizados.

  3. Michael

    Em suma, digam o que se diga, o proprietário paga tudo, embora os trabalhadores do gás precisem de medidores.
    Como entender tudo isso e onde na Constituição existem disposições que preveem a violência com benefícios?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica