Como verificar um medidor de gás sem retirá-lo, levando em consideração a vida útil

Embora os medidores de gás tenham surgido nas residências há muitos anos, nem todo mundo conhece os detalhes de sua manutenção.Para que os proprietários e o serviço de fornecimento de gás tenham confiança na precisão das medições, o dispositivo deve ser testado periodicamente. Você pode realizar a verificação sem desmontar o dispositivo. Mas você precisa saber como fazer isso. Você concorda?

Você encontrará informações detalhadas sobre como verificar um medidor de gás sem removê-lo no artigo que apresentamos. Descrevemos detalhadamente os tipos de medidores de vazão, seus princípios de funcionamento e a frequência de manutenção. Detalhamos a sequência de ações necessárias para realizar a verificação sem desmontar.

Classificação dos gasômetros modernos

Os controladores de gás são dispositivos convenientes que permitem monitorar o consumo de gás natural.

Existem muitos modelos de tais dispositivos, que de acordo com seu princípio de funcionamento podem ser divididos em categorias:

  • membrana;
  • rotativo (rotativo);
  • turbina;
  • vórtice.

Vejamos cada tipo com mais detalhes.

Tipo #1 – dispositivos de membrana

Tais dispositivos (também chamados de câmara ou diafragma) têm baixo rendimento (cerca de 12 m3/h).O trabalho é baseado no princípio de dividir o fluxo de gás usando componentes de membrana em frações volumétricas e depois resumi-las.

Controladores desse tipo são usados ​​com mais frequência na vida cotidiana. Eles são fáceis de operar, possuem boa precisão de medição e são resistentes a campos magnéticos. Gasômetros de membrana também são acessíveis devido ao fato de suas peças e componentes internos serem feitos de plástico.

Contador de membrana
Os modelos de contadores de membrana são amplamente utilizados na vida cotidiana. Tais dispositivos são instalados não apenas em instalações residenciais, mas também em residências particulares ou em entradas

Ao mesmo tempo, tais dispositivos são bastante duráveis: suas tampas são feitas de alumínio fundido ou aço estampado revestido com um composto anticorrosivo, e os polímeros com que é feito o mecanismo são resistentes às substâncias agressivas contidas no gás natural.

Tipo #2 – dispositivos rotativos

Embora tais dispositivos sejam pequenos em tamanho, eles são caracterizados por um alto rendimento (10-1000 m³/h) e uma ampla faixa de medição.

O princípio de funcionamento dos controladores rotativos é semelhante aos de câmara, mas o elemento conversor é feito em forma de rotor em formato de oito, que gira sob a influência de uma diferença de pressão de gás. Para reduzir o atrito, que desgasta a peça operacional, é necessária uma lubrificação constante com óleo.

Medidor de gás rotativo
Os medidores de gás rotativos ou rotativos são projetados para medir o fluxo de misturas de gases não corrosivos e gás natural em escala comercial e industrial

Este tipo de gasômetro é caracterizado por qualidades como durabilidade e capacidade de controlar a queda de pressão nos medidores por meio de leituras.Por isso, tais dispositivos são amplamente utilizados em instituições habitacionais e de serviços comunitários, especialmente no aquecimento de caldeiras. Pequenas unidades rotativas também podem ser usadas em residências e apartamentos.

Tipo #3 – opções de turbina

O elemento operacional de tais gasômetros é uma roda de turbina que gira sob a influência do fluxo de gás, e o número de rotações depende diretamente do volume do fluxo de combustível volátil.

O mecanismo contador instalado no aparelho conta o número de rotações, mostrando o volume de substância que passou pelo contador durante seu funcionamento.

Medidor de gás de turbina
Modelos de turbina são produzidos para medir vazão em tubulações de alta pressão. Eles são equipados com dispositivos eletrônicos para leitura conveniente de dados e monitoramento regular

Existem vários modelos de gasômetros de turbina, que diferem tanto no tamanho quanto no nível de automação utilizado para realizar medições e processar os resultados. Porém, devido à capacidade de tais dispositivos de suportar grandes volumes de fluxo de gás, é mais aconselhável utilizá-los em grandes empreendimentos industriais com consumo de combustível de até 10.000 m³/h.

Tipo #4 – dispositivos de vórtice

A operação dos gasômetros de vórtice, projetados para processar 50-12.000 m³/h de combustível azul, baseia-se na dependência da pureza das flutuações de pressão no fluxo de gás. Esses dispositivos são usados ​​com mais frequência em grandes empresas.

As vantagens dos dispositivos nesta categoria incluem:

  • sem peças móveis que se desgastam rapidamente;
  • capacidade de trabalhar em uma faixa de medição significativa;
  • operação correta mesmo em condições difíceis, independentemente das quedas de pressão na tubulação e dos efeitos da temperatura.

As desvantagens dos dispositivos de vórtice incluem a incapacidade de trabalhar com fluxos de gás movendo-se em baixas velocidades; a dificuldade de medir o fluxo de gases em ambientes agressivos contaminados; a necessidade de usar corrente elétrica.

Dispositivos de medição de vórtice
Os medidores de vazão de gás Vortex também estão disponíveis para monitoramento de processos tecnológicos e medição de consumo volumétrico por organizações industriais e comerciais.

Com critérios e diretrizes seleção de medidor de gás O artigo a seguir irá apresentá-lo em detalhes.

Período de uso de instrumentos de medição

Para cada categoria de medidores de gás, é fornecida uma determinada vida útil: por exemplo, para o popular modelo de membrana NPM G4, a vida útil é determinada em 20 anos.

Na prática, os dispositivos geralmente falham muito antes.

Entre os motivos que causam a diminuição do período de utilização real em relação ao planejado estão:

  • teor excessivo de umidade no gás;
  • rendimento reduzido do dispositivo;
  • ausência de filtro de poeira ou tamanho insuficiente de suas células;
  • violações cometidas durante a instalação do dispositivo.

Para evitar falhas no medidor de gás, verifique periodicamente o estado do dispositivo e substitua-o se for inadequado. Como apenas especialistas licenciados têm o direito de realizar tais manipulações, você deve entrar em contato com empresas especializadas para isso.

Objetivo de realizar um teste de medidor de gás

Um procedimento obrigatório para todos os usuários de medidores de gás é a verificação, cujo objetivo é determinar se o dispositivo atende aos requisitos metrológicos.O artigo 13, parágrafo 1º “Sobre a garantia da uniformidade das medições” da legislação federal informa que o medidor de gás deve passar por controle primário antes da utilização do aparelho ou imediatamente após seu reparo.

Obrigação do assinante de se submeter a diagnósticos
Caso o proprietário do medidor evite a verificação periódica ou detecte mau funcionamento do medidor, terá que pagar pelo gás com tarifas mais altas

De acordo com os regulamentos, durante a operação do dispositivo também é necessário realizar verificações regulares do dispositivo. As “Regras para o fornecimento de gás para necessidades municipais e domésticas” (cláusula 21) estabelecem que os cidadãos são obrigados a apresentar contadores para controlo nos prazos prescritos, sendo responsáveis ​​​​pelos custos de entrega.

O procedimento para realizar atividades de controle

O desempenho do dispositivo é avaliado de acordo com os documentos regulamentares.

Trabalhador do gás municipal verificando um medidor
Qualquer verificação do medidor deve ser realizada apenas por pessoal qualificado. Estes incluem funcionários do serviço de gás municipal ou empresas licenciadas

O Decreto do Governo Russo nº 549, datado de 21 de julho de 2008, define o momento e o procedimento para o diagnóstico:

  1. A realização de medidas de controle deve ser acordada com o proprietário do apartamento. Para tal, os especialistas encarregados da responsabilidade pelo exame devem comunicá-lo o mais tardar uma semana antes da data prevista para o diagnóstico e devem receber a confirmação da entrega da carta informativa.
  2. A fiscalização só poderá ser realizada por funcionários/representantes de empresa especializada que tenha celebrado acordo com moradores para manutenção de equipamentos de gás natural internos/de apartamentos.
  3. Os especialistas que realizam diagnósticos de medidores de gás são obrigados a apresentar ao proprietário do apartamento documentos oficiais e, mediante solicitação, documento de identificação.

Todos os resultados das atividades de controle são registrados no relatório de inspeção do gasômetro.

Este documento deve refletir as seguintes informações:

  • data e local do diagnóstico;
  • informações (nome completo, dados do passaporte) sobre o proprietário do controlador de gás testado;
  • informações sobre as pessoas que estiveram presentes durante a inspeção, incluindo dados do passaporte;
  • leituras do aparelho no momento do diagnóstico;
  • descrição do estado técnico das vedações do dispositivo e do local de sua ligação ao gasoduto;
  • informação sobre infrações, que indique a cláusula específica do contrato em que houve defeito, ou registro de ausência de avarias.

Se pelo menos uma das regras acima for violada, a verificação do medidor pode ser considerada ilegal.

Possibilidade de recalcular taxas de gás

O procedimento de verificação para controladores de gás é importante. Recentemente, tais dispositivos se difundiram, pois ajudam não só a reduzir o consumo de recursos naturais não renováveis, mas também a reduzir o pagamento do gás.

Ao mesmo tempo, o consumo eficiente de recursos combustíveis só é possível se os medidores estiverem totalmente operacionais, o que não pode ser alcançado sem um sistema estabelecido para sua verificação. Além da avaliação inicial do estado do dispositivo, os usuários são orientados a realizar verificações programadas e urgentes.

A operação correta dos gasômetros oferece as seguintes vantagens:

  • Economias significativas em dinheiro.
  • Desenvolver a disciplina do consumidor no uso do gás.
  • Estabelecer um esquema para o uso racional do combustível azul na vida cotidiana com controle cuidadoso de seus custos.

Assim, os controladores permitem a utilização económica das reservas de combustível natural e também servem como incentivo para manter em boas condições as comunicações de gás intra-casa/apartamento.

Cumprimento das regras de utilização do medidor
A utilização de contadores está sujeita ao cumprimento de determinadas regras, uma das quais é o estrito cumprimento dos prazos prescritos para diagnóstico de contadores de gás e verificações regulares dos equipamentos

De acordo com a regulamentação, a instalação dos equipamentos deve ser realizada por especialistas especializados. Este procedimento, que leva um tempo mínimo, é cômodo, seguro e confortável.

Verificação extraordinária de medidores de gás

Além das inspeções programadas do estado do dispositivo, há uma série de razões pelas quais pode ser necessário um procedimento extraordinário (urgente) para avaliar o estado do medidor de gás.

Verificação não urgente do medidor
Os representantes dos serviços de gás podem enviar o medidor para inspeção com antecedência caso suspeitem da transmissão de dados incorretos ou de falsificação.

Essas situações incluem:

  1. Violação da integridade do selo ou marca de verificação. O selo e a impressão são considerados quebrados se a informação impressa não puder ser lida sem a utilização de meios especiais.
  2. Alterar a posição do selo, permitir acesso a elementos internos e efetuar correções de pagamento.
  3. Danos mecânicos ao dispositivo (impacto, forte impacto, despressurização) ou suspeita disso. Neste caso, é necessária uma verificação urgente do gasómetro para determinar a sua capacidade de funcionamento posterior, o que é confirmado pela emissão de uma nova licença.
  4. Re-preservação.Um procedimento semelhante é necessário para gasômetros que ficaram inativos por mais de um intervalo de calibração.
  5. Suspeitas de informações não confiáveis ​​mostradas pelo medidor.

Os consumidores devem reportar os problemas às próprias autoridades fornecedoras de gás e chamar especialistas para uma inspeção não programada. Em alguns casos, a iniciativa de verificação adicional pode partir da organização relevante.

Frequência das inspeções dos medidores de gás

Além da verificação inicial, há também um cronograma de diagnóstico especialmente desenvolvido, que descreve o momento das verificações periódicas dos medidores de gás.

O intervalo entre tais eventos deve ser especificado na ficha técnica do dispositivo. Indica também o período durante o qual é garantida a plena funcionalidade do medidor de gás.

Selo no medidor de gás
A data da verificação anterior pode ser consultada examinando o selo do gasômetro sob uma lupa. O carimbo que lhe é aplicado ostenta o ano e o trimestre do procedimento.

Os documentos indicam o tempo de conclusão do procedimento de diagnóstico e colocam um carimbo que atesta a aptidão do gasômetro para uso.

Não negligencie a data especificada da inspeção planejada. Caso o dispositivo não passe na inspeção dentro do prazo programado, ele será considerado impróprio para uso e os dados dele retirados poderão ser invalidados.

Neste caso, a tarifa será cobrada de acordo com a média das leituras dos medidores do período anterior ou de acordo com os padrões especificados no contrato. Também é possível recalcular o pagamento do combustível azul já pago a montante.

Para cada marca de medidor de gás é prescrito um determinado intervalo de verificação, implicando um período máximo de funcionamento do dispositivo antes de ser verificado. Assim, o modelo SG-SGK-1.6 foi projetado para 8 anos de operação, enquanto SGMB-1.6, Grand-1.6, SGBM-1.6 “Betar” - por 12 anos.

Deve-se levar em consideração também que a vida útil do gasômetro é calculada não a partir da data de venda, mas sim a partir da data de sua fabricação (PR 50.2.006-94 “GSI. Procedimento para verificação de instrumentos de medição”, Ministério da Saúde). Justiça da Federação Russa nº 640 21.07.94).

Na ausência de um passaporte técnico (por exemplo, se for perdido), os especialistas em serviços de gás podem determinar de forma independente o intervalo de calibração de qualquer medidor usando documentação técnica e literatura de referência.

Como é feita a verificação sem remoção?

Os serviços de gás oferecem duas opções de medidas de controle.

Opção de diagnóstico tradicional

A verificação regular ocorre em duas etapas. Após ligar para os especialistas e combinar o horário de chegada, os funcionários da empresa visitam o apartamento, onde retiram o medidor. sistema de abastecimento de gás, que é levado ao laboratório. Um jumper temporário é instalado no lugar do dispositivo.

Verificando o contador no laboratório
O aparelho é levado a um laboratório equipado com equipamentos especializados. Aqui o dispositivo passa por um estudo de controle completo para determinar seu desempenho.

Após a conclusão dos procedimentos, os trabalhadores retornam para a casa onde o dispositivo está instalado, seguido de lacre, após o qual o controlador é considerado colocado em operação.

A atividade pode incluir a instalação de uma nova fonte de alimentação, bem como a manutenção completa do aparelho, que é desmontado e limpo, aumentando significativamente a sua vida útil.

Verificando o medidor de gás em casa

Existe também uma tecnologia moderna para dispositivos de teste, adequada para a maioria dos modelos de medidores de gás SGB, NPM, SGMN, BK. Envolve procedimentos para avaliar seu desempenho sem retirá-los no local de instalação, mantendo os lacres e adesivos intactos.

Equipamento para verificação do medidor sem remoção
Para verificar o medidor de gás em casa, são utilizados dispositivos de diagnóstico especiais, confiados apenas a especialistas altamente qualificados.

Os medidores de gás são verificados sem remoção por meio de equipamentos especiais conectados à rede de gás, que permitem verificar as leituras dos controladores de gás.

Esse exame custa um pouco mais que o tradicional, mas pode reduzir significativamente o procedimento para determinar a operabilidade do dispositivo. Além disso, neste caso, são eliminados ruído, poluição e outros problemas associados à desmontagem de equipamentos.

Para realizar o procedimento de verificação do aparelho sem retirá-lo em casa, o usuário deve garantir:

  • Acessibilidade visual do balcão. Se o aparelho estiver escondido atrás de um móvel de cozinha ou armário suspenso, é necessário retirar ou afastar os itens internos para que o especialista possa ver a janela com os indicadores de consumo de combustível.
  • Passagem gratuita para a torneira. Os trabalhadores devem poder abrir e fechar a torneira instalada na tubulação conectada ao fogão a gás.
  • Acesso a uma tomada elétrica. Perto da junção do medidor de gás com a tubulação deverá haver uma fonte de corrente elétrica, que será necessária para ligar o dispositivo especial.

No entanto, tal pesquisa também apresenta uma série de desvantagens.Este método permite diagnosticar apenas o estado geral do medidor, enquanto o mau funcionamento ou danos em suas partes individuais podem passar despercebidos. Além disso, esta opção não é adequada para todos os modelos de gasômetros.

Medidor de gás OBOE
Existem vários modelos de gasómetros (UBGS, OBOE e outros), cuja inspecção só é possível após desmontagem, efectuada por serviços especializados

Independentemente do método de verificação, ao finalizar o usuário recebe um relatório do resultado do procedimento realizado e um recibo de pagamento.

Ações após a conclusão da verificação

Realizado o procedimento de verificação com ou sem retirada, o especialista conclui sobre a possibilidade de utilização do gasômetro em outro intervalo de verificação.

Selando o medidor
Se o teste foi realizado em laboratório, o dispositivo reconhecido como funcionando é recolocado em seu lugar, enquanto os instaladores aplicam um lacre e marcam a junção do dispositivo com o trecho do gasoduto

Depois disso, um representante da organização que realizou o exame emite um certificado de autorização e o dispositivo é lacrado com um carimbo de verificação. Informações completas são inseridas no passaporte técnico do medidor, certificado por assinatura e imagem do selo.

Se forem detectados desvios entre as leituras do dispositivo e os dados reais sobre os recursos consumidos, o dispositivo é considerado defeituoso e o proprietário recebe um “Aviso de Inadequação”. Neste caso, é necessário consertar o gasômetro ou, preferencialmente, adquirir um novo aparelho.

Os especialistas elaboram um ato de verificação e selagem do gasômetro em duas vias: uma fica com o prestador de serviço, a segunda com o proprietário do aparelho.Após a aplicação do selo, os pagamentos do gás são calculados de acordo com a leitura do medidor

Tempo e custo do trabalho de verificação

As verificações dos dispositivos são realizadas dentro do prazo estabelecido pelas leis e regulamentos da Federação Russa.

Se a retirada do medidor e outras medidas forem realizadas por uma organização que tenha celebrado um acordo com o proprietário do apartamento para a manutenção de dispositivos e redes internas, o teste laboratorial poderá demorar de 15 a 30 dias.

Chame um especialista para verificação
Você deve cuidar da verificação com antecedência ligando para especialistas de 1 a 1,5 meses antes da data de expiração do intervalo de verificação

Se o teste sem retirada for realizado por empresa especializada com equipamentos de alta tecnologia, a pesquisa é realizada com muito mais rapidez (em uma hora), embora com custo superior.

De acordo com as normas legislativas, o controle dos medidores de gás é feito por conta dos assinantes, que também são responsáveis ​​​​pelo bom estado e correto funcionamento dos aparelhos. Com base nisso, os serviços da empresa que realiza a fiscalização do consumo de gás do aparelho deverão ser custeados pelos condôminos.

O custo específico da obra varia de acordo com a região, a distância do destinatário e o tipo de aparelho. Antes de ligar para um especialista, é aconselhável ligar para a empresa e perguntar ao gerente ou despachante os preços do serviço.

Sem desmontar e transportar para uma organização de verificação, você pode testar não apenas o medidor de vazão de gás. Como a verificação é realizada dispositivos de monitoramento de consumo de água, você descobrirá lendo o artigo que recomendamos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo abaixo mostra como você pode verificar um medidor de gás doméstico não em casa, mas perto de casa:

Verificar um medidor de gás sem retirá-lo em casa é um procedimento bastante simples, mas sua implementação requer equipamentos de alta tecnologia, além de pessoal qualificado. Para realizar tal operação, é necessário entrar em contato com uma empresa especializada.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como você verificou o medidor de gás sem desmontá-lo e transportá-lo para o serviço que supervisiona o aparelho. Tire dúvidas e deixe fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Anabel

    Tivemos um medidor de gás instalado por 5 anos. A verificação foi realizada regularmente de acordo com o intervalo de verificação. Após o prazo de validade, a prestadora de serviços substitui os medidores de gás. Seus representantes vêm e verificam ou substituem. Artesãos normais e experientes do escritório de gás. Eles sempre avisam com antecedência por correio ou telefone. O trabalho é feito rapidamente.

  2. Valentina

    E tivemos toda uma história com a verificação do medidor de gás. Representantes da empresa chegaram, retiraram o medidor e conectaram o jumper. Então eles o trouxeram de volta após verificação e o conectaram. Parece que tudo foi verificado. De manhã entramos no depósito onde fica o medidor e cheira a gás. Eles foram chamados de volta. Eles removeram e instalaram novamente, mas na segunda vez houve vazamento novamente. Tive que ligar para eles novamente. Na terceira vez ele foi conectado com sucesso. Que incômodo foi isso. É melhor pagar mais, mas deixar verificar sem retirar, é mais seguro.

  3. Lírio

    Para verificar o medidor de gás é necessário entrar em contato com uma empresa especializada... Por favor, escreva os endereços e contatos dessas empresas especializadas! Pesquisei em toda a Internet e não encontrei uma única empresa.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá. Você pode entrar em contato com o serviço municipal de gás de sua localidade ou existe uma segunda opção. De acordo com a Lei Federal de 26 de junho de 2008 N 102-FZ (conforme alterada em 13 de julho de 2015) “Sobre a garantia da uniformidade das medições”, art. 13:

      “A verificação dos instrumentos de medição é realizada por pessoas jurídicas e empresários individuais credenciados de acordo com a legislação da Federação Russa sobre acreditação no sistema nacional de acreditação para verificação de instrumentos de medição.”

      Infelizmente, não podemos informar-lhe os endereços e contactos dessas empresas, porque não sabemos a sua localização geográfica. São empresas diferentes em cidades diferentes.

  4. Zinaida

    Em Goryachy Klyuch, Território de Krasnodar, o correto funcionamento do medidor é verificado ligando o menor queimador do fogão. Se as leituras do medidor não mudarem em 45 segundos, o medidor de gás será considerado com defeito. E então o consumidor incorre em despesas enormes - isso inclui o pagamento de meses de consumo de gás desde a última verificação das tarifas da empresa (e isso pode ser de 15 a 30 mil rublos), e a compra de outro medidor, e a taxa de instalação e selando o medidor. Mas o ato não reflete as pessoas presentes na verificação do medidor.

    O especialista não diz que o medidor deve ser enviado ao laboratório para verificação, ele simplesmente rompe o lacre e elabora um relatório sobre a inadequação do medidor.Daí as perdas financeiras do consumidor, uma vez que as tarifas de consumo de gás variam muito consoante a situação se verifique a avaria do contador e se este for enviado para um laboratório. Neste último caso, o consumo de gás é cobrado do consumidor de acordo com suas leituras médias de um ano ou seis meses, mas não de acordo com as monstruosas tarifas da organização.

    Gostaria de saber se nossos gasistas estão fazendo a coisa certa ao verificar a operacionalidade do medidor do pequeno queimador do fogão? Existem normas que estabelecem que a operação normal de um medidor é alterar a leitura em 45 segundos?

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá. Artigo 12. Aprovação do tipo de amostras padrão ou do tipo de instrumentos de medição 102-FZ de 26 de junho de 2008 “sobre garantia da uniformidade das medições”:

      «1. O tipo de amostras padrão ou o tipo de instrumentos de medição utilizados no domínio da regulação estatal para garantir a uniformidade das medições estão sujeitos a aprovação obrigatória. Na aprovação do tipo de instrumentos de medição são estabelecidos indicadores de precisão, o intervalo entre as verificações dos instrumentos de medição, bem como a metodologia de verificação para este tipo de instrumentos de medição.". É por isso que este documento padroniza 45 segundos.

      GOST 8.324-2002 “GSI. Medidores de gás. Metodologia de Verificação" - e este documento explicará como a verificação é realizada.

  5. Vladimir

    Não se deve acreditar nos “especialistas” da Regiongaz que o medidor pode ser rejeitado olhando os números e o cronômetro, ou “verificando” a vazão mínima de gás (quando o menor queimador mal queima), ou requer verificação julgando pela sua aparência e como os números giram, ou o que eles não gostam no funcionamento do aparelho (ele esfrega ou range). Visualmente, em segundos, você não consegue descobrir nada. Ou, mais precisamente, é impossível afirmar.Tudo isso é especulação e desejo de simplesmente pressionar uma pessoa a substituir o medidor.

    Mesmo quando o medidor tiver funcionado por cinco anos em condições ideais (confortáveis ​​para o medidor), ele deverá ser substituído ou verificado. Eles não são competentes para tirar tais conclusões! Somente os especialistas do laboratório de calibração podem dizer inequivocamente se o dispositivo é adequado ou requer substituição.

    E mais longe. A verificação no local de instalação de um medidor de gás de qualquer tipo é PROIBIDA pelo GOST. Este é o principal documento sobre o qual é realizada a VERIFICAÇÃO. O que está indicado nas instruções do aparelho, que tem a capacidade de verificar o desempenho do medidor (a instalação está localizada em uma mala compacta) é contrário ao GOST, o contradiz. No nosso país, muito disso acontece com leis, a maioria das leis contradiz grosseiramente a Constituição (lei fundamental). Portanto, com o aparelho da mala você só pode conferir o medidor de gás, mas não acreditar. Caso contrário, durante a VERIFICAÇÃO, não será emitido um Certificado de aptidão para uso do dispositivo durante a verificação. E quando verificado em condições laboratoriais, é emitido um Certificado Estadual, com assinaturas e selos e hologramas.

  6. Sergei

    Depois de substituir o medidor de gás de “Grand-4” (o display apagou) para Grand-6, as leituras de consumo triplicaram! A meu pedido, um funcionário do serviço de gás avaliou a mudança nas leituras ao ligar 4 queimadores de um fogão a gás em poucos segundos e disse que as mudanças nas leituras eram normais. Forneça um link para tal método para avaliar a exatidão do testemunho ou responda sobre a exatidão de tal avaliação.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica