Como escolher um umidificador de ar para um apartamento: qual umidificador é melhor e por quê
O ar seco no apartamento afeta negativamente a saúde dos membros da família, especialmente quem sofre de alergias e crianças pequenas.Um umidificador ajudará a normalizar o microclima. O principal é não se confundir com a variedade de modelos e escolher uma unidade adequada que corresponda às condições de funcionamento.
Para entender qual umidificador de ar é melhor, você precisa comparar os parâmetros de diferentes dispositivos, avaliar suas capacidades e eficácia.
Neste material falaremos sobre como escolher o dispositivo que melhor se adapta às suas necessidades específicas. Além disso, no artigo você encontrará uma breve visão geral dos modelos mais populares entre os compradores.
O conteúdo do artigo:
Um umidificador é uma questão de moda ou uma necessidade?
A umidade do ar é um dos critérios determinantes do microclima de uma sala. Para um apartamento o valor ideal é de 45-60%, numa casa onde há crianças pequenas o padrão sobe para 70%.
No início do outono e na primavera, um nível de umidade confortável é estabelecido naturalmente - devido à troca de ar ativa. No verão e no inverno a situação fica mais complicada - no tempo quente e durante a estação de aquecimento o ar fica seco.
Manter as janelas abertas no inverno irá resfriar o ambiente.Ao mesmo tempo, dentro de 15 a 30 minutos após fechar a janela, a umidade relativa do ar diminuirá devido à operação ativa dos dispositivos de aquecimento.
A melhor forma de normalizar o microclima em um apartamento “seco” é usar um umidificador.
Métodos alternativos (colocar aquários e fontes nos quartos, pendurar toalhas molhadas em radiadores, etc.) são ineficazes e dão resultados a curto prazo.
Variedade de modelos e princípio de funcionamento
Antes de escolher um umidificador de ar adequado para o seu apartamento, você precisa entender as capacidades técnicas e operacionais das diversas unidades.
Tradicional – umidificadores de evaporação a frio
Os modelos distinguem-se pela simplicidade de design, o trabalho dos representantes clássicos baseia-se na evaporação natural da humidade.
O ventilador bombeia massas de ar, direcionando o fluxo para o elemento úmido de filtração. Quando saturado de umidade, o ar flui de volta para a sala. O filtro poroso está constantemente em contato com a água. Porém, se você não “encher” o tanque a tempo, o aparelho não desligará e continuará operando em modo ventilatório.
O desempenho de um umidificador tradicional depende de umidade no apartamento. Quanto maior o nível de umidade, mais lenta ocorre a evaporação. Graças a isso, o grau de hidratação é normalizado naturalmente.
Recursos de serviço:
- reposição regular de líquidos;
- limpar o filtro duas vezes por mês - basta enxaguar a esponja na torneira;
Uma condição importante para o funcionamento a longo prazo de um umidificador “frio” é o reabastecimento com água destilada e desmineralizada.
Vantagens dos modelos tradicionais:
- preço acessível;
- baixo consumo de energia (20-60 W);
- adequado para aromaterapia;
- segurança – sem vapor quente.
Entre as desvantagens, os consumidores incluem ruído operacional (35-40 dB) e umidificação limitada (até 60%).
As instalações tradicionais são adequadas para quartos de crianças, mas para conservatórios o seu desempenho não é suficiente.
Steam – dispositivos de alto desempenho
Os dispositivos a vapor operam segundo o princípio da evaporação. Seu processo de design e operação lembra uma chaleira elétrica doméstica.
A água é dosada ao elemento de aquecimento, convertida em vapor e liberada na atmosfera. A evaporação a quente permite aumentar a umidade em uma sala espaçosa em questão de minutos.
No entanto, na ausência de um higrostato, esta vantagem torna-se questionável - a operação descontrolada do dispositivo está repleta de umidade no ambiente.
As vantagens de um umidificador a vapor para uso doméstico incluem:
- alta performance;
- trabalhar com água de qualidade diferente;
- atingindo rapidamente um nível de umidade de 60% ou mais.
O umidificador a vapor é fácil de manter – não há filtros para limpar ou substituir. A única coisa necessária é remover periodicamente as incrustações do elemento de aquecimento.
Desvantagens de uma unidade de vapor “quente”:
- consumo de energia – 300-600 W;
- a necessidade de adquirir separadamente um higróstato para manter a umidade ideal;
- risco de queimaduras por fumos quentes – a temperatura da nuvem de ar à saída é de cerca de +55 °C;
- barulho quando a água ferve.
Devido ao risco de queimaduras, não é recomendável instalar o aparelho em quartos de crianças. É aconselhável usar um aparelho de vapor em floricultura, estufa ou jardim de inverno.
Ultrassônico – instalações econômicas e eficientes
A utilização da vibração ultrassônica no desenvolvimento do umidificador permitiu alcançar um equilíbrio ideal entre eficiência e consumo de energia.
Uma ideia do design de um umidificador ajudará você a entender como o dispositivo funciona:
- A água é despejada no tanque e filtrada.
- O líquido flui para uma membrana ou disco ultrassônico.
- Quando é aplicada corrente alternada, a placa oscila a uma frequência superior a 20 kHz.
- Sob a influência de vibrações, as moléculas de água se desprendem da superfície - uma corrente fria de vapor é formada.
- O ventilador sopra a névoa de água através do bico giratório.
As modificações mais avançadas são equipadas com um higrômetro que lê constantemente o nível de umidade. Dependendo dos parâmetros especificados pelo usuário e das condições ambientais, a frequência da onda ultrassônica muda.
Vantagens dos pulverizadores ultrassônicos:
- operação silenciosa do dispositivo - em média cerca de 25 dB;
- capacidade de definir o modo de umidificação;
- operação segura - não é fornecido vapor quente para o exterior;
- corpo ergonômico e compacto.
Desvantagens de uma instalação ultrassônica: maior custo e necessidade de troca periódica de cartuchos (uma vez por trimestre). Modelos de umidificadores sem filtros “amaciadores” requerem reabastecimento com água purificada. Caso contrário, aparecerão depósitos de sal no chão, nos móveis e nas plantas.
Umidificadores tipo ultrassônico adequado para instalações para diversos fins: edifícios residenciais, apartamentos, escritórios, antiquários, estufas, etc.
Lavagem de ar – umidificação e limpeza
Ao contrário dos eletrodomésticos discutidos acima, as “lavagens” desempenham uma dupla função - limpam as massas de ar e ao mesmo tempo as umedecem.
O design da unidade universal é simples:
- tanque de água;
- fã;
- tambor com placas de trabalho.
O dispositivo não possui filtros substituíveis. Eles são substituídos por um complexo de discos de polímero com revestimento adsorvente.
As partículas contaminantes são lavadas na bandeja e desinfetadas sob a ação de íons de prata. Um “banho-maria” com ionização suprime cerca de 600 tipos de bactérias, combate alérgenos e elimina odores. Alguns lavadores de ar estão equipados com fragrâncias.
Recursos operacionais:
- consumo de eletricidade – 120-400 W;
- baixo nível de ruído;
- saturação lenta com umidade;
- purificação de massas de ar de impurezas maiores que 10 mícrons;
- não provoca o aparecimento de calcário nos objetos;
- segurança de uso;
- Fácil de manter – é necessário lavar o reservatório de água semanalmente.
Em comparação com os umidificadores anteriores, as pias são mais caras. Você pode ler mais sobre lavadores de ar em este material.
A planta de purificação trará mais benefícios para pessoas com doenças respiratórias e alérgicas. Leia sobre qual tipo de purificador de ar é melhor para quem sofre de alergias Avançar.
Unidades combinadas – sistemas multitarefa
As unidades de controle climático doméstico fornecem uma abordagem integrada para melhorar o microclima de um apartamento:
- purificar o ar usando um sistema de filtragem de vários estágios;
- refrescar o ambiente removendo odores desagradáveis;
- umidificar o ar tratado.
Os condicionadores de ar são equipados com sensores que respondem à secura, nível de poeira, fumaça e outros parâmetros. A automação trabalha para manter a higiene do ar e normalizar os níveis de umidade.
A qualidade dos sistemas de controlo climático não é satisfatória. Apesar do volume da unidade, o complexo apresenta baixo ruído e economia no consumo de energia (até 20 W).
As desvantagens dos condicionadores de ar incluem alto custo e custos significativos de manutenção. Os filtros precisam ser trocados a cada 3-12 meses.
Critérios para escolher um umidificador doméstico
Tendo decidido a tecnologia de umidificação ideal, são selecionados os parâmetros mais significativos do dispositivo.
Convencionalmente, o algoritmo de tomada de decisão é baseado nos seguintes critérios de seleção:
- a potência do aparelho de acordo com a área da sala;
- volume do tanque, que determina o período de operação contínua;
- nível de ruído;
- método e design de instalação;
- método de gestão;
- funcionalidade adicional;
- Custo-benefício.
Desempenho do umidificador. O parâmetro é indicado em mililitros ou gramas de água evaporada por hora. Um aparelho mais produtivo pode atender uma área maior da casa.
No entanto, com eficiência semelhante, o consumo de energia dos umidificadores difere significativamente:
- 40-50 W – modelos ultrassônicos;
- 300-600 W – unidades de vapor quente.
A escolha do desempenho deve ser baseada nas dimensões da sala. Neste caso, é levada em consideração a área de uma determinada sala. É um erro pensar que se você comprar um aparelho altamente eficiente para 60-100 m², ele umidificará com eficiência todo o apartamento. Isto não é verdade - a circulação de ar entre as salas é difícil.
Para manter um microclima ideal em toda a casa, é melhor instalar vários umidificadores projetados para atender uma determinada área.
Volume do tanque. O valor determina com que frequência a água do tanque deverá ser renovada. Freqüentemente, os umidificadores de alta potência são equipados com maior capacidade.
Nem todos os fabricantes indicam o tempo de operação contínua da unidade. O valor pode ser calculado independentemente dividindo o volume do tanque pela vazão de fluido por hora. Por exemplo, a capacidade do tanque é de 4.000 ml, o consumo por hora é de 400 ml. Portanto, em 10 horas o umidificador consumirá toda a água.
Nível de exposição ao ruído. Este indicador não deve ser negligenciado. Um ruído quase imperceptível durante o dia é ouvido com mais clareza à noite. Isto é especialmente importante ao escolher um umidificador para o berçário e o quarto.
Um umidificador com indicador de até 20 dB é adequado para quarto e quarto de criança. Você pode colocar um dispositivo com parâmetro não superior a 35 dB na sala de estar.
Método de instalação. Todos os umidificadores domésticos são divididos em piso e mesa.Os primeiros, via de regra, incluem “estações de lavagem” e sistemas de controle climático. As unidades são volumosas e não são convenientes para uso em apartamentos compactos.
Os umidificadores de mesa são móveis - podem ser colocados na mesa de cabeceira, na prateleira do armário ou no parapeito da janela.
Método de ajuste. A escolha é entre controle mecânico e eletrônico. As unidades mecânicas são mais baratas, mas têm funcionalidade limitada - existe um botão para ajustar o modo de operação e o tempo de operação no corpo.
Os umidificadores com controle eletrônico são equipados com diversos indicadores que mostram nível de água, umidade, temperatura, modo de operação atual, etc. Dispositivos caros operam em “vôo automático”, ajustando os parâmetros de operação às condições do apartamento.
Funcionalidade avançada. Entre as opções significativas está a presença de um higróstato. O elemento controla o nível de umidade e evita a umidade no ambiente.
Equilíbrio entre qualidade e preço. Nesta matéria, um papel importante é atribuído ao fabricante.
Uma ampla gama de umidificadores de qualidade decente em categorias de preços, de econômico a premium, é representada pelas seguintes marcas:
- Sharp (Japão);
- Boneco Air-O-Swiss (Suíça);
- Philips (Holanda);
- Polaris (Inglaterra);
- Electrolux (Suécia);
- Shivaki (Japão);
- Winia (Coréia);
- Fanline (Rússia).
A produção de modelos orçamentários de boa qualidade é estabelecida pelas seguintes empresas: Vitek, Scarlett e Supra.
Revisão dos modelos mais populares
Abaixo estão os umidificadores mais populares usados na vida cotidiana. A procura pelos modelos se deve à confiabilidade, facilidade de uso, eficiência operacional e relação qualidade-preço.
Boneco E2441A – forma tradicional de umidificação
O dispositivo recebeu o prêmio de design industrial Red Dot. O formato original, aliado à economia e eficiência, mantêm o modelo entre os mais vendidos. O princípio de funcionamento é baseado na evaporação autorregulável.
Características distintivas do Boneco E2441A:
- filtro de umidificação antibacteriano;
- haste ionizante de prata ISS;
- indicador de modo de operação;
- seleção de potência – 2 níveis (normal e noturno);
- Custo estimado: 120-180 dólares americanos.
Para manter a qualidade, é necessário trocar o filtro uma vez por trimestre e limpar a caixa d'água toda semana.
Ballu UHB-400 – atomização a vapor ultrassônico
Apesar de suas dimensões compactas, o umidificador cumpre sua tarefa com eficiência e rapidez. A aparência lembra uma luz noturna, o modelo está disponível em três cores.
O dispositivo está equipado com um filtro de troca iônica para purificação primária de água. O cartucho foi projetado para 150 litros. Se o umidificador funcionar diariamente por 8 horas ou mais, o filtro deverá ser substituído a cada 45 dias.
Ballu custa cerca de US$ 40 a US$ 50.
Boneco U7135 – representante premium
Dispositivo ultrassônico com controle eletrônico conveniente.O modelo está equipado com um hidrostato que regula automaticamente o nível de umidade do apartamento.
Características distintivas do Boneco U7135:
- controle da intensidade de umidificação;
- indicador de limpeza;
- filtro com partículas de prata;
- desligamento por falta de água;
- sistema de desinfecção de água – pré-aquecimento a 80 °C.
A desvantagem do Boneco U7135 é seu alto custo (cerca de US$ 150).
Fanline VE-200 é um dispositivo montado na Rússia
Uma unidade multitarefa projetada para atender pequenos espaços – 20 m².
O lavador de ar realiza três etapas de limpeza:
- filtro de malha – realiza filtração grossa, retendo lã, cabelo e poeira;
- cartucho de plasma – remove o pólen das plantas e alguns microorganismos nocivos;
- tambor com discos umedecidos – purifica e umidifica ainda mais o ar.
O painel de controle mecânico possui botões liga/desliga, ionizacao, filtragem aprimorada, iluminação de fundo, ozonização e uma chave seletora para ajustar o desempenho.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações práticas para escolher um dispositivo doméstico para aumentar a umidade:
Testando diferentes umidificadores em casa:
Podemos resumir que um umidificador ultrassônico é mais adequado para um apartamento. Na hora de comprar é importante comparar o desempenho do aparelho com a área da sala. Um argumento importante a favor deste ou daquele modelo é a ausência de ruído e a facilidade de manutenção.
Ainda não consegue escolher o umidificador certo? Ou ainda tem dúvidas sobre o tema deste artigo? Pergunte a eles no bloco de comentários e descobriremos juntos. Ou talvez você já tenha comprado um umidificador. Diga-nos qual modelo você escolheu. Você está satisfeito com seu desempenho?
E acho que isso é mais uma homenagem à moda do que uma necessidade real. Pelo menos no verão temos muita umidade. Tão alto que ligamos o desumidificador e, no inverno, cai para um nível de apenas 45-50%. Tenho um filho pequeno e para manter o nível de umidade do ambiente não comprei especificamente um umidificador, apenas lavei a roupa e ela seca naturalmente, assim a evaporação não só restaura o nível de umidade necessário no ambiente, mas também espalha um cheiro agradável de roupa fresca. Ou penduro uma toalha molhada no radiador. Talvez eu esteja antiquado e errado, mas ainda não vejo necessidade de um umidificador.
Aumentar o conforto de vida não pode ser apenas uma homenagem à moda, mas um umidificador aumenta o conforto e tem efeitos benéficos à saúde. O principal é escolher um bom. Por exemplo, compramos o Atmos doméstico, um umidificador bastante decente e barato. Hidrata normalmente, tem luz de fundo e funciona silenciosamente. Entre as deficiências: talvez a falta de cronômetro e cabo curto.
É melhor secar a roupa na secadora ou na varanda, principalmente se você tiver um filho pequeno. Não creio que seja benéfico para ele respirar a fumaça da pólvora. Mas um umidificador será útil. Você tem sorte, é claro, que o nível de umidade seja bom. Era desconfortável para nós viver sem um umidificador.Já trocamos 3 modelos e o de maior sucesso foi o último - Stadler Form Fred F‐005EH. Está nos servindo há quase um ano. Não olhei os preços agora, mas os compramos por 6.800 rublos no Avito. Pago após o recebimento na boxberry. Fui buscá-lo com meu marido. Ele olhou a parte técnica e a montagem, e eu, você sabe, avaliei o design e a praticidade) Quero dizer que o umidificador é excelente por esse preço. Funciona silenciosamente, é de alta qualidade, não houve problemas com isso. O design é legal, realmente de alta tecnologia))
Compramos um umidificador comum com gerador de vapor para nossa casa. Em princípio, isso é suficiente. Ionização e limpeza - essas funções estão incluídas no ar condicionado. O principal é levar água limpa. E, em tese, pode ser usado como inalador, mas ainda não experimentei. Não é caro, na verdade compramos no Avito por um preço ridículo, mas no Boxbury só pagamos depois de examiná-lo.
Bom material para entender o assunto. Com que frequência você precisa limpar filtros e outras peças? Preciso adicionar água especial? E o barulho do purificador?
Hoje em dia, os modelos mais comuns de umidificadores de ar são os ultrassônicos. Eles são muito exigentes quanto à qualidade da água e as pessoas também precisam abordar esta questão com responsabilidade. Afinal, você inalará o vapor que se forma a partir da água do umidificador. É melhor usar água destilada - esta é a melhor opção.
Quanto à frequência de troca dos filtros, bastará trocá-los uma vez a cada três meses, ou seja, quatro filtros serão suficientes para um ano.
Para evitar a limpeza do aparelho a cada dois meses, recomendo o uso de um aditivo de higiene especial.Existe um bom fabricante Venta, eles também fazem umidificadores.
Em relação ao ruído, praticamente não há; 25 dB é o nível de ruído dos umidificadores ultrassônicos. Por analogia, esta é uma conversa sussurrada entre duas pessoas a uma distância de vários metros.