Equipamentos para corte de tubos: tipos de ferramentas e características de sua utilização

Na fabricação e instalação de produtos tubulares para diversos fins, são utilizados equipamentos especiais para corte de tubos. Ele permite cortar um fragmento do tamanho necessário da base em branco.O design do dispositivo consiste em um corpo de impulso e rolos de corte.

A força transmitida pela alavanca atua sobre o rolo de corte e converte a pressão criada no corpo do corta-tubos em movimentos rotacionais. O resultado é um corte uniforme e preciso, tornando possível conectar de maneira fácil e conveniente uma parte separada do tubo ao sistema geral.

Falaremos sobre ferramentas para corte de tubos, tipos de corta-tubos e os princípios de seu funcionamento, bem como como cortar corretamente tubos de diversos diâmetros.

Classificação dos corta-tubos modernos

As ferramentas projetadas para cortar tubos, em primeiro lugar, diferem umas das outras na potência e na capacidade de trabalhar com materiais de diferentes densidades.

Os cortadores de tubos universais suportam facilmente cargas elevadas e lidam facilmente com tubos de aço e ferro fundido de paredes espessas com um diâmetro de até 12 mm. Esta classe também inclui dispositivos progressivos equipados com trava de fixação. Graças a ela, a ferramenta fica mais resistente e corta facilmente tubos com diâmetro de até 324 mm.

O segundo grupo inclui equipamentos projetados para trabalhar com tubos feitos de materiais mais finos: latão, cobre e aço inoxidável. A mesma ferramenta costuma ser utilizada para cortar tubos plásticos e metal-plásticos, principalmente quando é necessário manter as dimensões mais precisas e obter um corte reto ideal na saída.

Usando um cortador de tubos manual com trava de fixação
Usando um cortador de tubos manual com trava de fixação, você pode cortar um tubo de aço em casa para instalar um sistema de abastecimento de água ou esgoto

Você pode ler mais sobre os tipos de corta-tubos para tubos de metal-plástico em em nosso artigo recomendado.

A terceira categoria inclui unidades para processamento de materiais frágeis e propensos a desintegrar-se. São utilizados para cortar tubos de cerâmica, concreto e cimento-amianto. A ferramenta fornece uma linha de corte limpa e suave e não arranca peças da borda.

O cortador de tubos processa uma peça de cobre
Para evitar deixar marcas dos parafusos no cobre, não é necessário prender firmemente o fragmento do tubo. É melhor afrouxar um pouco a fixação e fazer o corte com cuidado

Para fins pessoais, equipamentos com acionamento por alavanca mecânica são mais adequados para realizar trabalhos únicos de reparo e instalação. As ferramentas elétricas desta classe são utilizadas principalmente para trabalhos regulares em massa (prestação de serviços de instalação de esgotos, tubulações de gás e água, etc.).

O contato com uma unidade elétrica de corte requer certas habilidades e habilidades profissionais, por isso é extremamente raramente usado na vida cotidiana.

Tubos cerâmicos de vários tipos
Um cortador de tubos de alta qualidade permite fazer com clareza e precisão não apenas um corte reto, mas também oblíquo em um tubo de cerâmica.

Características de design do equipamento de corte

Uma importante característica distintiva dos cortadores de tubos é o número de rolos de corte. A versão mais simples possui apenas um rolo afiado e duas guias. Esta ferramenta é adequada para cortar tubos com diâmetro de 15 a 50 mm e requer um esforço físico significativo do trabalhador.

O corte não é muito nítido e quase sempre requer processamento adicional e remoção de rebarbas externas e internas.

Cortador de tubos de rolo único para trabalhos domésticos
Um cortador de tubos de rolo único corta até mesmo tubos de aço de pequeno diâmetro. Mas isso exigirá muito tempo e esforço.

A unidade de três rolos demonstra alta velocidade e produtividade. Processa facilmente materiais de tubos com diâmetro de até 100 mm. A borda do corte torna-o claro, uniforme e suave.Não há necessidade de lixar adicionalmente a superfície ou remover erros.

O cortador de tubos de quatro rolos lida facilmente com trabalhos ativos e suporta cargas intensas. Corta o tubo de forma rápida e limpa, deixando um corte quase perfeito.

O modelo manual, dependendo do fabricante, é equipado com uma alça adicional confortável que permite trabalhar em pares e cortar tubos de grande diâmetro.

Características técnicas e princípio de funcionamento

O mercado de equipamentos de construção hoje oferece diversos tipos de corta-tubos para uso: manual mecânico, eletromecânico e elétrico. As unidades manuais são consideradas as mais simples e baratas. Eles são usados ​​​​com mais frequência na vida cotidiana para trabalhos únicos de reparo e instalação. Eles funcionam apenas devido à força muscular humana.

Possuem cabo ergonômico que garante a mais eficiente conversão de esforço em resultados. Eles não requerem manutenção complexa, são altamente duráveis ​​e funcionam de forma confiável por muitos anos.

Cortador de tubos manual para uso doméstico
Um cortador de tubos manual é uma ferramenta doméstica prática. Com sua ajuda, mesmo quem prefere deixar a solução do reparo dos problemas para profissionais pode cortar um cano.

Os corta-tubos elétricos caracterizam-se pelo aumento da produtividade, fazem um corte uniforme e de maior qualidade e não obrigam o artesão a fazer esforços significativos para realizar as ações necessárias.

Como funcionam os diferentes tipos de corta-tubos?

De acordo com o princípio de operação, as ferramentas para corte de tubos são divididas em quatro subclasses:

  1. Manual trabalham sob a influência direta da força física humana e não exigem nenhuma habilidade específica do usuário.
  2. Elétrico possuem um motor interno que coloca a unidade em operação.Modelos compactos de baixa e média potência são adequados para uso doméstico, enquanto os enormes lidam com tarefas de grande escala e cargas maiores. Equipado com sistema de rolos para segurar e girar o material do tubo. O disco de corte, feito de liga de alta resistência, é alimentado na área de corte manualmente ou por meio de um acionamento integrado.
  3. Pneumático Eles cortam tubos de grande diâmetro com eficiência e rapidez usando cortadores para contato com materiais de diferentes densidades, desde plástico polimérico fino até ferro fundido. São utilizados principalmente para trabalhos industriais, pois se caracterizam por dimensões volumosas e peso elevado. São transportados até o local de trabalho em carrinhos especiais e requerem atendimento qualificado por pessoal treinado.
  4. Hidráulico consistem em uma haste, pistão e bomba hidráulica. Para funcionar plenamente, não necessitam de corrente elétrica, pois operam segundo o princípio da pressão do líquido. A bomba interna cria um impacto no pistão, o que faz com que o mecanismo funcione. Quando a pressão da água cai, os cortadores retornam às suas posições originais. O dispositivo é significativamente mais potente que os modelos manuais, mas inferior aos equipamentos elétricos.

É impossível dizer qual instrumento é melhor e qual é pior. Cada uma das opções acima tem suas próprias vantagens e é usada dependendo das tarefas atribuídas e do tipo de material do tubo usado.

Tipos de cortadores mecânicos de tubos

Os cortadores de tubos mecânicos possuem alguns recursos de design e características distintivas. Os modelos de rolo realizam o corte girando a unidade ao redor do tubo.

Neste momento, a peça cortante remove a camada metálica, e o carro com roletes guia é controlado por uma alça de parafuso móvel e pressiona o disco contra o tubo que está sendo processado com a força necessária.

Cortador de tubos mecânico manual com rolo
Os cortadores de tubos manuais mecânicos são simples e práticos, mas são mais adequados para eventos únicos. Cortar grandes volumes com eles não é muito conveniente e exige muito trabalho

Os dispositivos de fixação dividida são projetados de modo que possam envolver completamente o tubo durante o processo de corte. Os elementos de corte são colocados aos pares nas partes de prensagem e estacionárias da unidade.

Graças a este design, a carga é distribuída uniformemente sobre a superfície e o corte ocorre com precisão e exatidão. Na maioria das vezes, essas ferramentas são usadas para cortar tubos em espaços confinados.

Prenda o cortador de tubos durante a operação
Os cortadores de braçadeira para tubos cortam claramente até mesmo um tubo suspenso e são adequados para uso onde não é possível fazer uma rotação completa da ferramenta ao redor da peça

Os modelos de corrente não possuem elementos volumétricos ou peças rotativas. Os discos de trabalho, presos em uma corrente solta, envolvem o diâmetro do tubo.

A mecânica ou a hidráulica criam tensão e comprimem a peça no lugar certo. O metal não corta, mas quebra, e a borda fica bem nítida e uniforme.

Um cortador de tubos de corrente corta um tubo enquanto está pendurado
Se você precisar cortar um tubo de metal em uma sala pequena, é melhor usar um cortador de tubos de corrente. Ele irá lidar com a tarefa com sucesso e fornecer uma vantagem elegante

Nos cortadores de tubos rotativos mecânicos, as peças de corte estão localizadas simetricamente em dois fragmentos de uma estrutura dividida. O anel dessa unidade é tão grande que permite processar materiais de tubos com diâmetro de até 1000 mm.

O equipamento tipo pistola é adequado para cortar tubos de plástico polimérico. O corte não é realizado com facas, mas com lâminas bem afiadas feitas de aço temperado de alta resistência.

A borda é lisa e não requer processamento adicional com lixa ou qualquer outra ferramenta de desbaste.

Corta-tubos tipo pistola para tubos de plástico
Uma pistola corta-tubos é uma opção ideal para processar tubos de plástico. Fácil de usar, confiável e durável. Devido ao seu baixo custo, é popular entre os artesãos domésticos

Você precisa escolher o tipo de ferramenta mais adequado para você dependendo do volume de trabalho esperado e da densidade do material que está sendo processado.

O princípio de funcionamento dos elementos de corte de um corta-tubos

Estruturalmente, os cortadores de tubos diferem uns dos outros: todas as versões deste tipo de ferramenta cortam o tubo de forma diferente. As unidades que realizam tratamento térmico não cortam tanto o material, mas o evaporam e proporcionam um corte muito bom, liso e uniforme.

As ferramentas de guilhotina separam o elemento tubular usando extrema pressão concentrada na ponta afiada da peça de corte principal. As unidades de retificação, em vez disso, retificam a camada do material que está sendo processado, ao mesmo tempo que nivelam e polim a área cortada.

Os modelos clássicos usam um elemento de corte como uma faca e simplesmente cortam uma parte do tamanho necessário da peça principal. Qual ferramenta é melhor usar depende do tipo de tubo usado para instalar um sistema de comunicação específico.

As máquinas de corte de tubos mais eficientes

As unidades de corte sem fogo lidam melhor do que outras com o corte rápido e preciso de tubos feitos de materiais altamente inflamáveis. Eles processam com facilidade e precisão qualquer tipo de polímero, incluindo aqueles que derretem a uma temperatura de 180-200 °C.

Em nosso site há um artigo detalhado sobre como escolher um cortador de tubos para tubos de plástico, leia Avançar.

Os modelos clássicos de rolos, tanto mecânicos quanto elétricos, são perfeitos para cortar cobre durável, mas dúctil. O mesmo tipo de ferramenta é usado para cortar tubos de materiais mais caros (latão, bronze, etc.)

Máquinas de corte movidas a gás cortam tubos de aço. Para ferro fundido, esta opção de processamento não é adequada, pois ocorre forte superaquecimento na área de contato do elemento de corte com o corpo do tubo. Isso afeta negativamente as propriedades básicas do metal e cria obstáculos para um corte uniforme, preciso e de alta qualidade.

Também recomendamos que você leia a análise dos corta-tubos para tubos de aço. Mais detalhes - acesse link.

Várias versões da guilhotina manual são ideais para cortar seções de tubos feitos de materiais multicomponentes. Eles não danificam a fina camada de reforço de alumínio e não esmagam a base flexível do polímero.

Tubos feitos de cerâmica ou concreto são geralmente cortados com uma rebarbadora. Esses materiais não respondem aos efeitos térmicos, e dispositivos mecânicos do tipo guilhotina levam à coloração da borda e à destruição da integridade de todo o tubo.

Além dos equipamentos destinados exclusivamente ao corte de tubos, outras ferramentas também são utilizadas para o mesmo fim, como por exemplo, uma máquina de corte de disco, uma serra circular, uma puncionadeira a laser e uma serra de fita.

No entanto, isso só é relevante para trabalhos únicos. Se o corte de tubos de vários formatos, diâmetros e densidades for realizado regularmente, é melhor adquirir uma ferramenta especial de perfil estreito.

Especificações do corte de tubos

Na vida quotidiana, ao realizar vários trabalhos de reparação e instalação, muitas vezes é necessário cortar tubos de vários diâmetros. Cortadores de tubos de várias modificações ou cortadores ajudam a conseguir isso.

A primeira opção proporciona um corte uniforme e atende o proprietário por muito tempo. O segundo tem um bom desempenho de corte, mas é considerado menos durável e deve ser usado por vários anos.

Características de corte de tubos de pequeno diâmetro

Para um corte adequado, um tubo de pequeno diâmetro é fixado na braçadeira do corta-tubos e o cabo da ferramenta é girado no sentido horário para que o elemento do rolo entre em contato com a superfície do tubo. Em seguida, eles fazem uma segunda volta e examinam cuidadosamente a marca de corte. Se o círculo estiver fechado e não apresentar violações visíveis, o trabalho continua.

O cabo da ferramenta é deslocado meia volta e o rolo é puxado em direção ao tubo. Depois de certificar-se de que as peças cortantes afiadas entraram no metal, gire a ferramenta até que ela dê conta da tarefa.

Para tornar o movimento mais suave e suave, a área de tratamento é lubrificada com óleo. A lubrificação reduz seriamente a temperatura de processamento do metal e acelera significativamente o processo de corte.

Para cortar tubos de plástico, muitas vezes não se utilizam equipamentos especializados, mas sim ferramentas improvisadas que estão no arsenal de cada proprietário, por exemplo, grandes tesouras de metal. Dos dispositivos de perfil são retirados cortadores para polímero, que se parecem muito com tesouras domésticas.

Tesouras de metal para trabalhos domésticos
Para o corte único de tubos finos de polipropileno, não é necessário comprar um corta-tubos especial. Você pode usar tesouras de metal disponíveis

Fabricantes respeitáveis ​​​​vendem cortadores de tubos para produtos de pequeno diâmetro a um preço bastante alto; no entanto, se a ferramenta for necessária para uso regular, ela se pagará e servirá de maneira confiável por muitos anos.

Quando os planos envolvem algum trabalho pontual, a unidade pode ser alugada ou emprestada de parentes, amigos ou conhecidos.

Você pode ler mais sobre os diferentes métodos de corte de tubos em este material.

Como cortar tubos de grande diâmetro?

O corte regular de tubos de médio e grande diâmetro quase não é procurado na vida cotidiana, mas é muito importante para a produção industrial e as empresas. Para trabalhar aqui, são necessárias unidades confiáveis ​​​​e potentes que possam fornecer altas velocidades de corte e suportar cargas operacionais 24 horas por dia.

Para o corte diário de grandes volumes de material de tubos metálicos, são utilizados dispositivos de rolos. O suporte, que faz parte da estrutura, permite realizar o corte estando a uma curta distância do epicentro do processo.

Para obter um corte uniforme e de alta qualidade, faça movimentos de translação para cima e para baixo e pare quando o tubo for cortado. O trabalho é trabalhoso e requer muito tempo.

Uma ferramenta desta classe apresenta os melhores resultados no processamento de objetos feitos de metal fino. Lida muito pior com produtos de paredes espessas.

Para o corte regular de tubos de grande diâmetro, algumas empresas instalam uma serra. É uma estrutura volumosa, algo semelhante a uma fresadora vertical. Mas, em vez de um cortador, uma grande serra atua como elemento ativo.

Esta unidade é usada para cortar não apenas tubos, mas também outras peças metálicas.A desvantagem mais óbvia desta opção é a aresta afiada que permanece após o corte. Isso complica seriamente o trabalho adicional com o fragmento recortado.

Na vida cotidiana, eles são frequentemente usados ​​para cortar tubos de grande diâmetro. moedor ou qualquer outra ferramenta de corte deste tipo. Para o processamento, o tubo é fixado rigidamente no suporte e a seguir a parte necessária é cortada.

Para garantir que o corte seja feito rapidamente e que o trabalhador não se machuque, é colocada uma tampa de segurança na unidade e instalado um disco especial, projetado especificamente para o corte de metal.

Cortando um tubo de grande diâmetro com um moedor
Ao cortar tubos de metal com uma esmerilhadeira, não é recomendado o uso de disco para pedra ou madeira. Há uma grande chance de danificar o instrumento e o tubo.

Para obter uma aresta perfeitamente lisa na área de corte, utiliza-se o corte a plasma a gás. O modo de processamento semiautomático (fixação da parte do tubo e ativação do corte) é especialmente bem-sucedido. Ao cortar manualmente, surgem vários problemas que o operador muitas vezes não consegue resolver e o processo é significativamente atrasado.

A ferramenta mais progressiva para cortar tubos de grande porte é chamada de equipamento a laser. Essas instalações cortam quase instantaneamente metal de qualquer espessura e resistência e deixam um corte perfeito sem rebarbas após o processamento.

O sistema CNC permite, através de um computador pessoal, configurar na máquina o programa necessário para realizar trabalhos de qualquer complexidade.

No entanto, existe uma limitação nas dimensões dos elementos processados. A unidade suporta tubos de até 6,5 metros de comprimento e diâmetro externo de até 160 mm.O laser tem um custo alto e é adquirido apenas por empresas que estão constantemente envolvidas no corte, não apenas de tubos, mas também de outras peças metálicas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Revisão em vídeo de um cortador manual para tubos de plástico:

Instruções em vídeo para usar um cortador de tubos. O vídeo mostra como processar adequadamente produtos de aço de diâmetro médio com um corta-tubos:

Depois de se familiarizar com os tipos e tipos de equipamentos para corte de tubos, escolher a ferramenta certa não será nada difícil. Se persistirem dúvidas, consultores de lojas de construção e ferragens terão prazer em ajudar e indicar qual dispositivo é melhor adquirir.

Você tem alguma dúvida sobre o tema do artigo, encontrou alguma deficiência no material ou pode fornecer informações valiosas? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Eugênio

    Sempre tive um cortador de tubos manual simples, projetado para cortar tubos de aço e ferro fundido. Sim, tive que trabalhar muito e depois limpar o corte, mas me convinha. Mas agora os tubos são mais frequentemente feitos de plástico e polipropileno; um cortador de tubos comum pode deformá-los. É por isso que estou olhando para o modelo elétrico. Pelo que entendi a opção com 4 rolos é demais, com 3 vai dar certo.

    • Nikolai

      Ora, um cortador de tubos de quatro rolos não é demais. Nem sempre é possível fazer uma revolução completa, mas aqui 120 graus são suficientes.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica