Cortador de tubos para tubos de aço: tipos, dicas para selecionar um modelo e nuances de funcionamento adequado
A realização de diversos trabalhos de comunicação, construção, reparação e instalação envolve o corte de tubos de aço em fragmentos dos tamanhos necessários.Para fazer isso, você pode usar uma ferramenta simples em casa, por exemplo, uma serra.
Mas é mais inteligente e prático comprar um corta-tubos para tubos de aço. Esta unidade irá agilizar o processo e torná-lo muito menos complexo e trabalhoso. Vejamos as variedades desta ferramenta, os princípios de seu funcionamento, bem como as características de escolha do equipamento.
O conteúdo do artigo:
- Classificação dos corta-tubos por tipo de acionamento
- Tipos de elementos de separação
- Características de design da unidade de fixação
- Como escolher uma lâmina para uma ferramenta?
- Como funcionam os modelos manuais
- Que tipos de cortadores de tubos elétricos existem?
- Preparação e corte de tubos de aço
- Regras de operação e cuidados
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Classificação dos corta-tubos por tipo de acionamento
Os modelos modernos de corta-tubos, projetados para cortar tubos de aço de vários diâmetros, diferem no tipo de acionamento.
Manual as ferramentas são consideradas as mais simples e não requerem habilidades especiais para serem utilizadas. Normalmente são simplesmente fixados na área de processamento, feitas várias voltas e obtido um fragmento com corte nítido. No entanto, esta opção requer um esforço físico significativo e não é adequada para trabalhos em grande escala.
Elétrico as unidades são feitas de materiais mais fortes e resistentes ao desgaste, por isso são adequadas para uso ativo, suportam facilmente cargas intensas e podem cortar com eficiência tubos de aço de qualquer diâmetro, inclusive os grandes.
Pneumático Os cortadores de tubos são equipamentos profissionais. Eles fornecem processamento de alta precisão e fazem rapidamente o corte necessário.
Eles cortam tubos de qualquer espessura (de paredes finas a 60 mm). Permitem realizar os trabalhos necessários numa pequena divisão e têm a função de perfurar o diâmetro interno do tubo para posterior soldadura.
Eles têm alta potência e podem lidar facilmente com o aumento das cargas industriais.
Hidráulico Os cortadores de tubos não requerem conexão a uma rede elétrica e operam segundo o princípio da pressão do líquido. Bombeado pela bomba, atua no pistão e aciona a unidade. Quando a pressão da água diminui, os elementos de corte retornam à sua posição original.
As ferramentas desta classe são mais poderosas que as manuais, mas são inferiores aos dispositivos elétricos em todos os aspectos.
A escolha da unidade depende, em primeiro lugar, da quantidade de trabalho que se pretende realizar. Para uso único, uma ferramenta manual simples será suficiente, mas para eventos de grande escala (como estabelecer comunicações em propriedades pessoais), é melhor usar uma opção elétrica.
Se não houver como se conectar à rede, você terá que considerar comprar ou alugar um cortador de tubos hidráulico para uso doméstico. Na indústria, é mais produtivo usar máquinas pneumáticas para cortar tubos de aço.
Tipos de elementos de separação
Unidades projetadas para corte de aço tubos de diferentes diâmetros, diferem entre si pelo tipo de elemento que realiza o recorte.
Rolo as ferramentas consistem em 1-4 cortes e vários rolos de alimentação. Um modelo com um rolo de acionamento permite processar um tubo de aço com diâmetro de até 50 milímetros, e um modelo de três rolos pode manusear facilmente uma peça com seção transversal de até 100 milímetros.
Porém, é extremamente raro obter um corte perfeito e sem rugosidade nas unidades de rolos, sendo este ponto considerado a principal desvantagem do equipamento.
Incisivo Os dispositivos são uma gaiola de ferro que cobre a peça de trabalho. O material durável e de alta qualidade do elemento de trabalho permite que a ferramenta seja usada para cortar tubos de aço finos. A posição dos cortadores é ajustada adicionalmente dependendo da espessura do metal e do diâmetro total do tubo. A parte móvel da unidade é movida por uma haste roscada.
Os modelos simples são equipados com apenas dois cortadores, e o elemento haste também serve como alça. Essas ferramentas são adequadas para processar metal de até 1 polegada de espessura.
Para tubos com paredes mais espessas, você precisará comprar cortadores especiais. A principal vantagem das unidades é a capacidade de obter um corte perfeitamente liso que não requer escareamento posterior.
Corrente Os módulos são, em princípio, semelhantes a uma motosserra. Possuem mecanismo tensor, braços oscilantes e correntes com roletes. Com uma ferramenta deste tipo, você pode cortar facilmente materiais de tubos de camada única com seção transversal de até 3 centímetros.
Girando O cortador de tubos opera através de rolos intercambiáveis idênticos que são fixados com segurança ao redor do produto. A unidade é acionada por uma alça removível e os elementos de trabalho realizam o corte com segurança e precisão.
As principais vantagens do dispositivo incluem:
- a capacidade de cortar rapidamente estruturas de tubos com espessura de parede de até 19 milímetros;
- trabalho eficaz em condições difíceis (debaixo d'água, no fundo de valas, em fossas, etc.).
Das deficiências, apenas uma se destaca - o alto custo do aparelho, mas na produção industrial compensa rapidamente. Portanto, o preço não se torna um obstáculo para os proprietários de grandes empresas envolvidas em atividades comerciais de reparação, instalação, comunicações e construção.
Você deve adquirir um corta-tubos adequado levando em consideração o tamanho do tubo que deverá cortar, onde exatamente será feito o trabalho e a importância de obter imediatamente um corte liso, limpo e que não necessite de mais acabamento.
Características de design da unidade de fixação
Outra importante característica distintiva das unidades projetadas para corte conveniente de tubos de aço é o design da unidade de fixação. Pode ser braçadeira, alavanca e parafuso.
Dispositivos manuais de fixação ou “travamento” operam de forma rápida e limpa, suportam facilmente cargas operacionais pesadas e manuseiam tubos de até 12 polegadas de espessura e até 324 mm de diâmetro.
Possuem uma alça longa e uma auxiliar. Graças a este design, o operador não precisa utilizar força excessiva para o corte e o equipamento é ajustado diretamente durante a operação.
Uma grande vantagem do equipamento é que não é necessária uma rotação completa do dispositivo em torno da peça, portanto o corte do material pode ser realizado em condições apertadas, espaços limitados e até mesmo pelo método de laminação.
Nos modelos de alavanca, a peça é fixada pressionando a alavanca, enquanto nos modelos de parafuso ela é mantida em uma posição constante por elementos de parafuso confiáveis e fortes. Para evitar que as paredes do tubo sejam esmagadas durante o processamento, a peça é fixada com força média e mantida nesta posição até o momento do corte.
Como escolher uma lâmina para uma ferramenta?
Para cortadores de tubos de aço, algumas características específicas referem-se, em particular, às lâminas de trabalho da ferramenta. Para realizar um corte de alta qualidade, eles devem ter uma dureza 15...20 HRC superior à dureza do material do tubo a ser processado.
Este parâmetro pode ser determinado realizando o chamado “teste de faísca”. Ele revelará a porcentagem aproximada de carbono e permitirá identificar molibdênio, tungstênio e manganês. Desta forma, ficará claro qual é a dureza inicial e qual o tipo de aço utilizado para fazer o tubo.
Para realizar o teste, a parte final da peça é processada em uma esmeril e a faísca gerada no processo é examinada cuidadosamente:
- um feixe cintilante mais contínuo de cor amarelo claro significa aço não ligado com baixo teor de carbono;
- uma composição de médio carbono é indicada por um feixe da mesma cor, porém mais ramificado, com certo número de flashes brilhantes;
- o aço de qualidade padrão produz um fino fluxo de faíscas com ramos curtos e quase completa ausência de flashes;
- o aço-liga é caracterizado por maior resistência e não apresenta tendência à fratura frágil. O fluxo de faíscas brilha com uma cor amarela espessa e rica e, em vez de flashes de luz, são observadas setas alongadas e brilhantes.
Tendo informações detalhadas sobre a qualidade do aço com que é feito o tubo a ser processado, a escolha do equipamento de corte adequado será fácil e rápida.
Como funcionam os modelos manuais
Na vida cotidiana, o corte de tubos de aço é feito mais facilmente com um cortador de tubos de rolo. Esta ferramenta possui diversas facas circulares e pode manusear facilmente materiais com diâmetro de até 100 milímetros.
Para tubos longos, existem dispositivos especiais equipados não apenas com rolos de corte, mas também com rolos guia. Isso permite fixar claramente uma peça de qualquer tamanho e garante sua estabilidade longitudinal durante o processamento.
É aconselhável cortar tubos de grande diâmetro (150-200 mm) com unidade rotativa equipada com mecanismo telescópico responsável por girar os rolos de corte.
Esses projetos oferecem a oportunidade de processar peças em condições desfavoráveis (poços, escavações, valas, etc.).
No dispositivo rotativo, os rolos são fixados ao longo do perímetro externo do tubo. Ao atuar sobre uma alavanca equipada com amplificador mecânico, eles são pressionados contra a superfície da peça.
Movimentos adicionais aumentam a alimentação e ocorre uma separação gradual. O corte é realizado não tanto pela força, mas pelo torque desenvolvido. A tecnologia fornece uma aresta de corte limpa e suave ao trabalhar com ligas de aço ainda mais tenazes.
Que tipos de cortadores de tubos elétricos existem?
Quando você planeja instalar um sistema de comunicação em grande escala ou realizar trabalhos globais de reparo e instalação, faz sentido abandonar as ferramentas manuais e dar preferência a uma unidade elétrica.
Funciona perfeitamente tanto em condições estacionárias como em campo e permite realizar o processamento da forma mais rápida e limpa possível.
De acordo com o tipo de projeto, os cortadores elétricos de tubos são inteiriços ou removíveis. As unidades inteiras estão localizadas na superfície externa da peça e são fixadas por meio de um grampo autocentrante.
Possuem dimensões compactas e não necessitam de grande espaço ao redor do tubo para realizar o processamento completo.
Máquinas divididas para corte de tubos de aço são facilmente fixadas em qualquer parte da peça. O dispositivo consiste em módulos intercambiáveis e é colocado na parte externa da superfície.
Apesar de os elementos de trabalho ocuparem um espaço mínimo ao redor do tubo, o corte durante o corte é muito preciso e não requer processamento adicional.
O elemento de corte do dispositivo é um par de fresas com curso escalonado de 0,01 cm.O funcionamento da ferramenta é acionado por um motor elétrico alimentado por rede de 220 V.
Graças à carcaça bipartida de alta resistência, composta por duas partes, a unidade pode ser instalada em uma tubulação já em funcionamento e eliminar rapidamente uma avaria repentina ou realizar a manutenção necessária de qualquer complexidade.
Para aumentar a velocidade de processamento, uma das fresas é fixada na borda do tubo e a segunda corta um chanfro durante o processo. O dispositivo é fixado com cames especiais. Geralmente são de 4 a 8 peças.
Para controle total de todos os processos, o dispositivo é equipado com um servo acionamento. Permite monitorar de perto o torque e ajustar oportunamente a velocidade dos cortes.
Preparação e corte de tubos de aço
Antes de começar a cortar, o material do tubo deve estar devidamente preparado:
- Umedeça a área pretendida de separação com óleo.Isso reduzirá a temperatura do metal durante a operação, limpará o perímetro externo e removerá parcialmente as incrustações.
- Com uma pinça, fixe o tubo no suporte, focando na linha de corte previamente marcada com marcador.
- Usando a haste, mova a cabeça de corte ao redor do perímetro da peça. Aumente gradativamente o avanço, fazendo o corte necessário.
- Se as facas tiverem a resistência necessária e um bom nível de afiação, a área de corte será lisa e não necessitará de processamento adicional.
Nos modelos projetados para cortar tubos de pequeno diâmetro (não mais que 30 mm), a haste é combinada com o cabo. Quando é acionado, ocorre o próprio corte.
Corte de tubos de pequeno diâmetro
Para cortar tubos de aço de pequeno diâmetro, a peça a ser processada é claramente fixada com o mecanismo de fixação do cortador de tubos. O cabo da ferramenta é girado no sentido horário para que o elemento de corte entre em contato com a superfície metálica.
Em seguida, eles giram novamente a manivela, certificando-se de que o início e o fim da linha de corte estejam em contato, criando um círculo fechado claro, sem interrupções ou outras violações.
Se estes parâmetros forem atendidos, o cabo da ferramenta é movido mais meia volta, aproximando o elemento de corte do tubo. Quando os cortadores entram claramente no metal, a rolagem é um pouco acelerada e a alça é girada até que o corte ocorra.
Corte de tubos de aço de grande diâmetro
Na vida cotidiana, o corte de tubos de aço de grande diâmetro praticamente não é procurado.Basicamente, materiais dessas dimensões são processados em escala industrial. Para isso, as empresas compram equipamentos muito potentes e caros.
Se, no entanto, surgir repentinamente a necessidade de cortar tubos de grande diâmetro, não é necessário adquirir equipamento profissional.
Você pode usar uma esmerilhadeira comum, que está no arsenal de cada proprietário, e, instalando nela um elemento de corte para metal, fazer um corte rápido, preciso e de alta qualidade. Mas ao trabalhar com esta ferramenta, não se deve esquecer precauções.
Mesmo assim, o moedor é adequado apenas para trabalhos de corte e corte únicos. Para eventos regulares de grande escala, faz sentido adquirir uma unidade mais durável e poderosa.
Você pode ler mais sobre os diferentes tipos de equipamentos de corte de tubos em este material.
Regras de operação e cuidados
Para que o corta-tubos funcione por muito tempo e de forma confiável, realize cortes de alta qualidade e não danifique as paredes do tubo durante a operação, é muito importante escolher o nível ideal de fixação da peça de aço.
Não aperte demais a peça de trabalho.Isso pode causar uma discrepância entre o início e o fim da linha de corte, criando uma aparência inestética de rosca de parafuso na peça.
A rotação do mecanismo deve ser realizada de maneira uniforme, mas não muito rápida. Caso contrário, as paredes entrarão em colapso e o excesso de metal cortado se formará no ponto de corte.
Para um serviço correto e prolongado após o trabalho, a superfície do rolo de corte, parafuso de alimentação e rolos guia são limpos com um produto especial e depois tratados com lubrificante.
A superfície externa é inspecionada quanto a amassados ou outros danos, e as lascas são lixadas para não interferir no trabalho subsequente. Os elementos de corte (cortador ou rolo) são inspecionados quanto à falta de brilho e, se necessário, substituídos imediatamente.
Para armazenamento, o corta-tubos é deixado em local seco e quente. Após tais procedimentos e condições de armazenamento confortáveis, o dispositivo permanecerá operacional por muito tempo e realizará facilmente todas as tarefas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como funciona um cortador de tubos: instruções detalhadas em vídeo sobre como usar um cortador de tubos manual equipado com uma trava de fixação. A unidade confiável tem boa potência e lida com peças com diâmetro de 32 a 365 mm.
Corte de tubos de aço com cortador de tubos de rolo: o vídeo mostra claramente o processo de corte de tubos de aço com diâmetro de 3 a 150 mm com uma unidade de rolo.
O modelo manual lida bem com trabalhos únicos, enquanto o modelo elétrico é adequado para projetos maiores de reparo e instalação.
Um cortador de tubos dividido para aço em operação: como funciona um dispositivo de corte dividido com tubos de aço pode ser visto claramente neste vídeo. O dispositivo possui uma função útil que permite o corte parcial da tubulação mesmo sem acesso à parte final do sistema.
O dispositivo é equipado com acionamento elétrico ou pneumático e proporciona máxima precisão de corte enquanto utiliza um espaço mínimo ao redor do tubo para o trabalho.
Conhecendo todas as nuances descritas acima, escolha o ideal modelo de cortador de tubos não será difícil. Para obter conselhos adicionais antes de comprar, você deve entrar em contato com o pessoal da loja. Eles falarão detalhadamente sobre os modelos oferecidos e descreverão todos os prós e contras dos produtos de diversas marcas.
Procurando um cortador de tubos para uso doméstico? Ou você tem experiência no uso de tais dispositivos? Compartilhe com nossos leitores. Diga-nos qual modelo você escolheu, você está satisfeito com sua compra? Escreva comentários no artigo.