Cortador de tubos para tubos metal-plástico: tipos, qual é melhor escolher e como usá-lo corretamente

Não existem muitas ferramentas de construção.Qualquer pessoa que faça reparos profissionalmente ou como amador concordará com esta afirmação. A maioria das operações pode ser realizada manualmente usando um mínimo de ferramentas, mas há algum sentido nisso?

Qualquer trabalho é mais fácil de realizar se você escolher o equipamento certo. E um cortador de tubos para tubos de metal-plástico não é exceção - é barato, mas acelera significativamente o processo de colocação de tubos. Mas como escolher o equipamento certo e não se confundir com a gama de ferramentas do mercado?

Examinaremos essas questões em nosso artigo, analisando os principais tipos de corta-tubos e as melhores ofertas do mercado, suas características e características. Também falaremos sobre os meandros da escolha do equipamento adequado e discutiremos as regras para cortar tubos em casa.

Em que casos é necessário um corta-tubos?

Um tubo metal-plástico é uma estrutura pré-fabricada de pelo menos 3 camadas: uma fina camada de alumínio - uma moldura e duas camadas de polipropileno. Os elementos da estrutura em camadas são conectados por soldagem a laser.O metal-plástico é utilizado em trabalhos de canalização para a colocação de canos de água, bem como para a cablagem do circuito de aquecimento.

Os tubos são bastante macios e cortá-los não é tão difícil. Uma serra ou mesmo uma faca comum com lâmina serrilhada bastam. Claro, é possível fazer um corte com essa ferramenta, mas nenhum construtor concordaria em fazer isso continuamente.

Corte de tubos de metal-plástico
Tubos de paredes finas e de pequeno diâmetro são cortados com tesoura de metal, mas se a largura for superior a 40 mm, utiliza-se equipamento profissional

Os construtores também costumam se contentar com uma rebarbadora - búlgaro. Sim, um disco de metal passa facilmente por uma fina folha de alumínio, mas muitos detritos e resíduos permanecem no local de trabalho.

É barulhento, é preciso conectar a fonte de alimentação e, a cada vez, prender o próprio tubo em um torno para fixá-lo. E se você precisar cortar parte de uma tubulação instalada em um local de difícil acesso, definitivamente não conseguirá fazer isso com uma trituradora.

Não é aconselhável cortar um tubo com uma ferramenta não profissional. E isso não é apenas uma questão de dificuldade em termos de trabalho físico. O corte não é liso, com bordas irregulares e lascas. Terá que ser limpo adicionalmente, caso contrário o sistema não funcionará corretamente.

Vantagens dos cortadores de tubos manuais e elétricos

As ferramentas para cortar tubos de metal-plástico podem ser de 2 tipos:

  • manual;
  • elétrico.

Um corta-tubos manual funciona devido à força muscular de quem o utiliza. Pode ser utilizado em quaisquer condições, não existe ligação à disponibilidade de energia, não existem restrições de tempo de funcionamento em função da capacidade da bateria e não existem outros inconvenientes associados à utilização de uma ferramenta eléctrica.

No entanto, ninguém argumentará que, para grandes volumes de trabalho, as ferramentas manuais podem não ser suficientes. Isto é especialmente verdadeiro para tubos de metal-plástico de paredes espessas e grande diâmetro. É claro que esses materiais são raros na construção doméstica, mas para um encanador profissional esta é uma situação muito real.

Tipos de cortadores de tubos
A ferramenta economiza tempo e esforço dos funcionários.Além disso, o fator humano é excluído quando “não pressionou”, “não checou” ou o olho falhou

Um cortador de tubos elétrico com bateria é uma verdadeira salvação no corte em escala industrial. No caso de uma ferramenta elétrica, a pessoa apenas faz uma marca onde o corte será feito, depois fixa a peça de forma que a marca no tubo e na janela do cortador de tubo coincidam com a maior precisão possível e, em seguida, liga a energia e obtém um corte limpo e perfeitamente uniforme.

Claro, não se trata apenas de conveniência. O custo de um cortador de tubos sem fio para tubos de metal-plástico é várias vezes maior do que o custo de uma ferramenta manual. Ninguém quer pagar a mais, a menos, é claro, que você use o aparelho em atividades profissionais quase todos os dias.

Tipos de ferramentas por tipo de elemento de corte

Dependendo do design do mecanismo de corte, os seguintes tipos de cortadores de tubos para tubos de metal-plástico são diferenciados:

  • rolo (com um ou mais rolos);
  • chave catraca;
  • guilhotinas;
  • com trava de fixação.

Um cortador de tubos geralmente é feito de metal durável - carbono ou liga de aço. A alça pode ser de plástico ou emborrachada.

Tipo #1 – cortador de tubos com catraca ou tesoura

A maneira mais fácil de cortar um pedaço de metal-plástico é com uma tesoura especial de precisão. Este cortador de tubos foi projetado para diâmetros de até 100 mm. O elemento de corte é uma lâmina de aço afiada. O tubo é colocado em um suporte especial - um suporte de metal semicircular. Quando o material está firmemente instalado, uma marca é aplicada e um corte é feito.

Um corta-tubos funciona segundo o princípio de uma tesoura: ao fechar as pontas do cabo, você abaixa o elemento de corte e faz um corte uniforme e suave.Uma catraca de cremalheira especial é responsável pelo movimento reverso da lâmina. Se não foi possível fazer um corte de uma só vez, não permitirá que a faca volte à posição original, mas irá fixá-la para continuar trabalhando. Isto economiza significativamente o esforço do trabalhador.

Cortador de tubos com catraca
A principal vantagem desse tipo de ferramenta é a facilidade de uso e o baixo custo. Cumpre perfeitamente a tarefa, o corte é suave e preciso. Eles podem cortar não apenas peças de metal-plástico, mas também de polipropileno

Devido às características de design do tubo de metal-plástico, o material na extremidade pode entortar e perder a forma. Para nivelamento utilize um calibrador ou realize o procedimento manualmente.

Se você planeja cortar canos apenas durante reformas ou fiação no banheiro, não adianta comprar uma máquina automática cara: uma tesoura de precisão com catraca serve. Muito provavelmente, depois de concluir a instalação do sistema de encanamento ou aquecimento, seu cortador de tubos ficará por muito tempo na gaveta com o restante das ferramentas.

Outra questão é se você precisa de um cortador de tubos para trabalhar. Ao trabalhar com uma tesoura, a mão fica muito cansada, é difícil manusear sozinho um grande volume de uma vez.

Para uso profissional, é melhor prestar atenção a outros tipos de ferramentas. Além disso, este modelo lida bem com tubos de metal-plástico macio, mas não pode ser chamado de universal. Se você tiver que cortar aço ou cobre produtos, esta opção não funcionará.

Tipo #2 – ferramenta de rolo

Um cortador de tubos de rolo para metal-plástico é muito mais versátil. Dependendo do diâmetro do clipe em forma de “C” e da quantidade de rolos, existem modelos para corte de tubos pequenos (até 50 mm) e mais grossos (até 125 mm).Ao trabalhar com grandes diâmetros, são utilizados modelos com vários rolos.

O princípio de funcionamento de um cortador de tubos manual é que a peça é fixada em um suporte e o elemento de corte fica localizado próximo a ele. Os rolos-guia são colocados dentro da própria gaiola.

O trabalhador gira o cortador de tubos em torno de um eixo, a cada volta o cortador se aproxima do centro. Pelo fato da lâmina girar e não apenas pressionar a parede do tubo metal-plástico, o corte fica mais limpo.

Cortador de tubos de rolo
Se a alça estiver equipada com catraca, isso eliminará a possibilidade de “movimento reverso”, ou seja, afrouxamento da fixação durante a operação. Isso garante um corte uniforme e perpendicular.

A vantagem desse tipo de corta-tubos é que trabalhar com ele não exige muito esforço do operador. Quem já fez os preparativos para o inverno e usou uma chave de costura pode imaginar em termos gerais como trabalhar com um corta-tubos para tubos de metal-plástico tipo rolo.

Uma das principais desvantagens é que o corte é feito aos solavancos. Eles levam a um deslocamento mínimo da peça no suporte, o que acarreta o aparecimento de rebarbas no corte. Após o corte, será necessário processar seções de tubos metal-plástico. Modelos caros possuem movimento telescópico suave, o que elimina o aparecimento de irregularidades.

Tipo #3 – guilhotina para corte uniforme

Uma guilhotina é uma ferramenta que corta uniformemente toda a área da seção transversal. Um corta-tubos com este princípio de funcionamento garante um corte perpendicular e limpo, sem rebarbas. A distribuição uniforme da carga elimina a possibilidade de deformação do tubo metal-plástico durante a operação.

Existem vários tipos de implementação desta ideia.A opção mais primitiva e barata - a lâmina é abaixada girando o cabo e abaixando gradativamente a haste. Um modelo mais avançado tem a forma de uma pistola. A guilhotina desce quando o operador puxa o gatilho.

Cortador de tubos tipo guilhotina
Este tipo de cortador de tubos permite cortar um tubo uniformemente em casa. A única limitação é o diâmetro de até 100 mm

Um cortador de tubos com mecanismo de guilhotina pode lidar com tubos de até 100 mm de largura, mas a maioria dos modelos está limitada a um diâmetro de 7 cm. Para uso doméstico, isso geralmente é suficiente.

Visualização #4 - modelo com trava de fixação

Outro tipo de dispositivo para cortar tubos de metal-plástico é um cortador de tubos com trava de fixação. O princípio de funcionamento é semelhante ao modelo de rolo, a principal diferença é que a peça não é simplesmente fixada em um suporte girando a manivela, mas fixada firmemente em todos os lados.

Cortador de tubos com fixação
Alguns modelos estão equipados com uma segunda alça, o que é muito conveniente quando se trabalha com tubos de grande diâmetro e paredes grossas.

Neste caso, os discos de corte (normalmente 2 deles) são colocados ao longo da borda inferior da gaiola em forma de “C”. A principal vantagem deste tipo de ferramenta é a sua compactação. O design pode ser usado mesmo em locais onde não há para onde virar, muito menos girar um cortador de tubos grande.

Dicas para escolher o cortador de tubos certo

Na hora de escolher um bom corta-tubos para tubos metal-plástico, vale a pena saber quais funções eles podem ter, além da principal - o corte. Alguns modelos podem não apenas fazer um corte perpendicular, mas também chanfrar de 15 a 30 graus, às vezes até simultaneamente ao corte. Chanfro simplifica instalação de acessórios.

Os cortadores de tubos de rolo podem deixar rebarbas - irregularidades e rugosidades que prejudicam a aparência do corte e as características de desempenho.

Uma boa ferramenta será equipada com um acessório especial para rebarbação. Assemelha-se à superfície de uma lima, é colocada em vez de uma lâmina de disco rotativa e o corte é processado de acordo com o mesmo princípio do corte - girando o dispositivo em torno do tubo.

A lâmina pode ficar cega e, na maioria das vezes, isso acontece no momento mais inconveniente, quando o trabalho está a todo vapor e você não quer perder tempo afiando o corta-tubos. Nesse caso, um item padrão como um rolo sobressalente será muito útil. Um pneu sobressalente afiado sempre ajudará em caso de emergência.

Muitos cortadores de tubos
Os fabricantes realizam centenas de testes e criam diversos protótipos, que permitem criar um corta-tubos com cabo ergonômico, quando cada dedo está “no seu lugar” e o trabalho não causa desconforto.

Ergonomia - este critério é um dos fundamentais na escolha de um corta-tubos manual para tubos metal-plásticos. Uma ferramenta que você usará com frequência e em grandes quantidades deve ser confortável, caber bem na sua mão e não escorregar. O trabalho é feito com uma mão e você não deve se sentir cansado.

Principais modelos do mercado de instrumentos

As ferramentas mais comumente encontradas na caixa de ferramentas da garagem de um DIYer são cortadores de tubos e tesouras para tubos de metal-plástico.

Para não quebrar a cabeça ao compreender a variedade de ferramentas nos departamentos de construção, é melhor familiarizar-se imediatamente com as classificações de modelos populares de alta qualidade de diferentes categorias de preços e fazer uma escolha com base na experiência de outros compradores.

Ferramentas de orçamento para uso doméstico

Entre os equipamentos baratos para corte de tubos, os cortadores de tubos das marcas Sturm e WMT são os mais procurados.

Equipamento prático da marca Sturm

Sturm é uma opção barata e prática para uso doméstico. O dispositivo está equipado com uma lâmina de aço temperado. As peças metálicas são revestidas com uma substância protetora contra a corrosão.

Cortadores de tubos econômicos
Barato não significa baixa qualidade. Sim, os modelos econômicos de corta-tubos não apresentam todas as vantagens dos equipamentos profissionais, mas desempenham sua função principal

A alça é feita de plástico confortável com superfície antiderrapante. O custo de um cortador de tubos da Sturm varia de 400 a 450 rublos.

Uma breve análise em vídeo de um cortador de tubos desta marca no vídeo a seguir:

Solução barata da WMT

Outro cortador de tubos barato é produzido pela WMT. Esta ferramenta não custará mais do que 300 rublos.

Por esse dinheiro, você não pode contar com funcionalidades adicionais e outras pequenas coisas interessantes, mas o dispositivo faz seu trabalho dentro de limites razoáveis. Corta tubos metal-plástico de até 42 mm.

Revisão de um modelo de orçamento com dinheiro mínimo:

Equipamento profissional para corte de tubos

Entre as ferramentas profissionais, destacam-se os modelos das marcas RIDGIT, Milwaukee e KALDE com boas críticas.

Corta-tubos RIDGIT populares entre os utilizadores

A RIDGIT é um dos líderes de mercado em ferramentas de corte de tubos. Este fabricante oferece equipamentos profissionais que podem funcionar em quaisquer condições. RIDGIT PC 1375 ML é um dos modelos mais populares desta marca.

Corpo de aço leve (apenas 320 g) e cortador durável cortam o tubo em apenas alguns segundos. Uma ampla variedade de diâmetros de trabalho (até 42 mm) permite trabalhar com os tamanhos de tubos mais populares.O custo do RIDGIT PC 1375 ML começa em 3.600 rublos.

Modelos profissionais
Qualquer construtor experiente distinguirá uma ferramenta profissional de uma “amadora” simplesmente segurando-a nas mãos. E você não precisa entender de marcas para fazer isso. Se algo é de alta qualidade, fala por si.

Outro modelo popular da RIDGIT é o TC-40. Este é um cortador de tubos automático. É equipado com motor de 0,75 kW e bateria de lítio de 12 V. O aparelho aguenta facilmente tubos de 3 a 42 mm, bastando apertar um botão.

Há uma adição tão boa como a luz de fundo para trabalhar em locais pouco iluminados. Como o tubo metal-plástico é multicamadas, o fabricante cuidou de um adaptador especial para esse tipo de material. O preço de uma ferramenta automática é de 18.000 rublos.

Modelos Milwaukee confiáveis

As ferramentas profissionais Milwaukee dos EUA são uma garantia de trabalho confiável e de alta qualidade ao longo de muitos anos de serviço.

O modelo Milwaukee ProPEX Tubing Cutter é um cortador de tubos para pequenos diâmetros - até 25 mm. É feito de aço durável e não corrói. A alça confortável possui alto nível de ergonomia. Mas o preço de um cortador de tubos de alta qualidade é apropriado - a partir de 2.300 rublos.

Ampla seleção de cortadores de tubos KALDE

A marca turca KALDE oferece uma vasta gama de tesouras para tubos metal-plástico. Por exemplo, KALDE (40-63) é um modelo para corte de tubos de grande diâmetro - de 40 a 63 mm. As lâminas são muito bem afiadas, a ferramenta não dobra tubos de metal-plástico, não morde as bordas e não deixa lascas.

Todos os produtos KALDE são fabricados de acordo com os padrões de qualidade europeus. O preço de um modelo específico nas lojas é de cerca de 4.300 rublos.

Como cortar tubos de metal-plástico corretamente?

Cortar tubos de metal-plástico requer experiência. Só depois de cortar várias dezenas de metros de material é que a confiança aparece nas suas mãos e os movimentos tornam-se automáticos.

Corte de tubos
Ao cortar tubos, aplica-se a regra de ouro: “Meça 7 vezes, corte uma vez”. É melhor gastar 30 segundos extras verificando a precisão da marca do que estragar o material com um corte incorreto.

Para obter dois tubos de um, você precisa realizar as seguintes operações sequenciais:

  1. Marque onde o corte deve ser feito. É importante que a marca fique estritamente transversal ao tubo e não em ângulo. Então a lâmina passará perpendicularmente.
  2. Prenda o tubo usando uma braçadeira corta-tubos. Alguns modelos prendem a peça por meio de uma mola, outros são instalados abaixando a haste e em outros basta colocar o material e segurá-lo com as mãos.
  3. Certifique-se de que a marca esteja estritamente alinhada com a lâmina.. Se for um corta-tubos de rolo, faz sentido realizar a primeira rotação da ferramenta para verificar a precisão da instalação.
  4. Corte o cano: feche as pontas do cabo da tesoura, puxe o gatilho, abaixe a haste da guilhotina ou dê algumas voltas no rolo - tudo depende do modelo de corta-tubos escolhido.

Uma característica distintiva do corte de tubos de metal-plástico, em comparação com corte de produtos de polipropileno, é que a precisão neste caso é muito importante. A tubulação de polipropileno será conectada em alta temperatura, o plástico derreterá um pouco e assim esconderá todas as possíveis imprecisões.

Mas isso não acontecerá no caso de tubos de metal-plástico. As pontas são montadas em punhos especiais e cada mm de discrepância ameaça um ajuste frouxo e ocorrência de vazamentos.Fornecemos instruções detalhadas para a instalação de tubos de metal-plástico no próximo artigo.

Após o corte, você precisa soprar a seção resultante. Lascas de alumínio ou plástico que permanecem dentro da tubulação após a instalação de todo o sistema podem danificar o equipamento conectado à tubulação ou causar entupimento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo ajudará você a entender como funciona a ferramenta para cortar tubos de metal-plástico - veja como cortar um tubo de metal-plástico:

Com uma gama tão vasta de ferramentas de construção, tanto manuais como eléctricas, escolher um corta-tubos que cumpra a sua função, mas que não custe mais do que o próprio sistema de aquecimento, é uma tarefa muito real.

Conhecendo os tipos de dispositivos existentes, além de conhecer os modelos mais populares, você poderá facilmente escolher e adquirir equipamentos para trabalhar com tubos metal-plásticos.

Gostaria de adicionar comentários úteis ao nosso material ou compartilhar sua própria experiência no corte de tubos de metal-plástico? Ou você quer falar sobre os prós e os contras do seu corta-tubos? Escreva sua opinião e recomendações neste artigo, adicione fotos exclusivas do seu modelo de corta-tubos ou do próprio processo de corte.

Comentários dos visitantes
  1. No meu trabalho utilizo frequentemente o manual, pois tenho que lidar com tubos padrão de pequeno diâmetro. Quando se trata de diâmetros maiores ou tubos de paredes grossas, opto por um elétrico. Claro que é mais fácil para eles, não é necessário aplicar nenhuma força e o corte é sempre limpo. Mas você depende do ponto de venda mais próximo. Se isso não for um problema em casa, lá fora muitas vezes você ainda terá que fazer tudo manualmente.

  2. Denis

    Se há 5 anos me oferecessem um cortador de tubos para tubos de metal-plástico, ficaria surpreso por que precisava dele. No entanto, os tubos revelaram-se surpreendentemente convenientes para diversos fins e tornaram-se difundidos. Agora estou planejando comprar um cortador de tubos e um ferro de soldar para tubos pp. É claro que a pessoa comum não precisa de um cortador de tubos elétrico, mas vale a pena comprar um cortador de catraca. Principalmente para moradores de casas particulares.

  3. Andrei Ivanovich

    Agora, se você precisa cortar muitos tubos e perfis, não pode prescindir do corte a laser: uma máquina pode substituir uma oficina de processamento inteira.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica