Instalação faça você mesmo de tubos de metal-plástico: tecnologia de conexão e exemplos de fiação
Tubos feitos de uma simbiose de metal e plástico são produzidos para a construção de rodovias internas.Os novos produtos permitiram montar você mesmo um sistema de abastecimento de água e aquecimento, sem envolver canalizadores. Os dutos duram muito tempo, são instalados de forma extremamente simples e rápida, sem criar problemas mesmo para artesãos inexperientes.
Ao instalar você mesmo tubos de metal-plástico, você pode economizar muito dinheiro, preservando o orçamento familiar para despesas mais importantes. Para instalá-los, o artesão doméstico só precisa estocar uma ferramenta fácil de usar, paciência e conhecimento, que estamos prontos para compartilhar com os visitantes do site.
Contaremos tudo sobre as especificidades do uso de produtos de metal-plástico e métodos de conexão de tubulações montadas a partir deles. O artigo descreve detalhadamente os aspectos negativos e positivos de seu uso. Aqui você aprenderá como instalar sistemas sem problemas.
O conteúdo do artigo:
- Características de produtos metal-plásticos
- Características técnicas dos tubos D 16-20 mm
- Vantagens e desvantagens dos polímeros metálicos
- Áreas de aplicação de elementos metal-plásticos
- Três métodos principais de roteamento de tubos
- Diagramas de fiação para banheiros e banheiros
- Layout de canos de esgoto
- Regras para instalação de estruturas metal-polímeras
- Ferramentas e materiais para colocação de tubos
- Marcação de linha de tubulação
- Visão geral de acessórios para sistemas metal-plástico
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características de produtos metal-plásticos
Metal-plástico (tubos de metal-polímero) são produtos compósitos, em cuja produção são utilizados diversos tipos de materiais. Tais elementos têm uma aparência atraente, boa resistência ao desgaste, elasticidade e resistência.
Normalmente, um tubo consiste em cinco camadas. Um polímero durável, geralmente polietileno reticulado, é usado como base de suporte. Torna a superfície interna lisa, protegendo-a de bloqueios, e também contribui para a resistência do produto.
No núcleo é aplicado um adesivo, sobre o qual é fixada uma folha de alumínio que estabiliza o tubo (também evita a entrada de oxigênio). A conexão é garantida por soldagem de topo ou sobreposição.
A quarta camada também é aplicada com cola, à qual é conectado o revestimento externo - polietileno branco, que protege o produto e lhe confere aspecto estético.
Características técnicas dos tubos D 16-20 mm
Aqui estão os dados típicos para tubos metal-plástico de diâmetros comuns (16 e 20 mm):
- A espessura da parede é de 2 e 2,25 milímetros, respectivamente; A espessura da camada de alumínio é de 0,2 e 0,24 mm.
- Um medidor de corrida pesa 115 e 170 gramas e contém um volume de líquido igual a 1,113 e 0,201 litros.
- O coeficiente de condutividade térmica é 0,43 W/m K, a taxa de expansão do metal-plástico é 0,26x104 por 1 grau Celsius, coeficiente de rugosidade - 0,07.
- Quando o material quebra transversalmente, o coeficiente de resistência é 2880 N.
- A resistência da ligação entre a camada adesiva e a folha é de 70 N/10 mm2, o coeficiente de resistência da camada soldada de alumínio é de 57 N/2. milímetros.
- Tubos de metal-plástico podem funcionar mesmo a +95Ó C, mantendo brevemente as temperaturas +110-130Ó COM.
- Dentro dos limites de temperatura de 0 a +25Ó O sistema opera em pressões de até 25 bar e em +95Ó C suporta pressão de 10 bar.
- A estanqueidade e integridade do tubo metal-plástico são violadas sob uma carga de 94 bar (a +20Ó COM).
Com instalação adequada e conformidade com as regras de operação, os produtos feitos de metal-polímeros podem durar 50 anos ou mais.
Vantagens e desvantagens dos polímeros metálicos
As vantagens de tais produtos incluem:
- facilidade de instalação: as conexões de diversas categorias de tubos metal-plásticos são realizadas de forma rápida e fácil;
- alta resistência ao calor (água aquecida a 100°C pode ser transportada);
- preço razoável (tubos de metal-polímero são mais baratos que o metal e a maioria dos análogos de plástico);
- alta resistência e rigidez do anel;
- resistência à corrosão e ambientes agressivos;
- relutância em formar depósitos e bloqueios;
- aparência estética;
- alto rendimento;
- baixa condutividade térmica;
- plasticidade suficiente;
- possibilidade de fácil reparo;
- durabilidade.
A principal desvantagem de tais produtos reside no fato de que o metal e o plástico com que são feitos os tubos apresentam taxas de expansão diferentes. Mudanças regulares de temperatura do agente nas tubulações podem levar ao enfraquecimento das fixações, o que causa vazamentos na estrutura.
Para evitar isso, os especialistas aconselham, ao realizar a instalação, deixar sempre uma certa margem nas juntas dos tubos. Também será útil porque os sistemas metal-plástico não resistem bem ao golpe de aríete.
É cada vez mais fácil avaliar os prós e os contras desses tubos em comparação produtos de metal-plástico e polipropileno. Para uma revisão comparativa, consulte nosso artigo recomendado.
Áreas de aplicação de elementos metal-plásticos
Tubos feitos de polímeros metálicos são amplamente utilizados na construção de casas individuais, na construção industrial e na agricultura.
As principais áreas de sua utilização são:
- transporte de líquidos, agentes gasosos;
- colocação de sistemas de drenagem, canalizações de água, aquecimento;
- em estruturas que envolvam transferência de ar comprimido;
- fornecimento de componentes de aquecimento para radiadores, instalação de pisos aquecidos;
- instalação de circuitos de ar condicionado;
- proteção e blindagem de fios (principalmente energia);
- construção de sistemas de irrigação.
Metal-plástico não é recomendado para uso:
- na organização de sistemas de aquecimento central com proposta de construção de elevadores;
- em locais com nível de segurança contra incêndio atribuído “G”;
- com fornecimento esperado de líquido quente na tubulação com pressão de trabalho >10 bar;
- em salas onde está prevista a colocação de fontes de radiação térmica com temperatura superficial superior a 150 graus C.
Além disso, é indesejável o uso de tubos de metal-polímero em circuitos de segurança, sinalização, transbordamento, expansão e em sistemas de abastecimento de água de combate a incêndio.
Três métodos principais de roteamento de tubos
A fiação de sistemas metal-plástico pode ser realizada por diferentes métodos, cada um dos quais é selecionado com base na viabilidade e possibilidades de posterior acesso ao sistema.
Opção nº 1: oculto
Neste caso, todos os tubos e conexões ficam escondidos profundamente na parede, sob os materiais de acabamento. Apenas acessórios e curvas para conectar acessórios de encanamento ficam expostos do lado de fora.
Ao utilizar este método de instalação, o design interior é preservado, além disso, o mascaramento das comunicações as protege de danos acidentais.
Esta opção tem várias desvantagens:
- A colocação de canais para tubos requer um processo de passagem complexo e trabalhoso. Após estabelecer as comunicações, a superfície deve ser restaurada novamente.
- Este método não é adequado para paredes estruturais, onde os portões são proibidos por documentos regulamentares.
- Um custo bastante elevado associado a trabalho adicional.
Este método é melhor usado ao renovar um banheiro. Não é aconselhável instalar uma instalação oculta numa divisão já decorada, pois isso exigirá a desmontagem completa do revestimento da parede (revestimento, gesso).
Opção nº 2: abrir
Se por algum motivo os tubos não puderem ser escondidos na parede, eles poderão ser colocados ao longo de sua superfície. Esta opção é mais cómoda para a inspeção visual de juntas, o que permite, se necessário, limpar rapidamente a área ou substituir algum componente.
A fiação aberta pode ser utilizada em ambientes já reformados, pois a instalação não prejudicará o desenho das paredes. As vantagens deste método incluem a facilidade e o menor custo de trabalho do que no estabelecimento de comunicações internas.
Opção nº 3: combinado
Neste caso, os tubos são colocados ao longo da superfície das paredes inacabadas, após o que são cobertos com caixas ou painéis falsos. Este é um método bastante complexo, pois requer o encaixe perfeito de elementos decorativos no interior, que também podem ser utilizados como drywall, azulejos e outros materiais.
Diagramas de fiação para banheiros e banheiros
Para trabalhos de encanamento realizados em banheiros e sanitários, podem ser utilizados três layouts de tubos metal-plásticos. Para residências particulares, a opção mais racional é utilizar coletor.
Sistema coletor eficiente
Uma opção confiável e prática que envolve conectar cada objeto a um tubo central através de um par de alimentação. Isso permite que a torneira regule ou desligue o abastecimento de água para cada encanamento específico.
Todos os dispositivos de controle estão localizados em um manifold compacto, que é colocado em um espaço especialmente designado para eles (gabinete).
Tubos de alimentação com um mínimo de conexões não requerem controle especial, o que permite uma instalação oculta. A desvantagem desta opção é o custo bastante elevado, pois para cada conexão será necessário adquirir uma válvula de corte especial. Como tal sistema é bastante complexo, o trabalho deve ser feito com cuidado e cuidado.
Uma vantagem importante: se um item separado (máquina de lavar, torneira) falhar, não há necessidade de desconectar completamente o banheiro da rede de água - basta fechar a válvula de corte necessária.
Sistema de conexão serial
Esta opção envolve conectar cada item de encanamento ao tubo principal usando um T separado. É mais indicado para banheiros com número mínimo de objetos (máquina de lavar, torneira comum).
Um esquema sequencial pode ser implementado após a conclusão dos trabalhos de acabamento na sala, utilizando um sistema de assentamento aberto. O processo de montagem é bastante simples: o tubo é colocado de um objeto a outro e ao mesmo tempo o elemento de alimentação é retirado do tee.
Esta opção requer custos financeiros mínimos. Deve-se levar em consideração que se houver um grande número de pontos de entrada de líquido, a pressão pode não ser suficiente e o sistema funcionará com dificuldade ou até mesmo falhará completamente.
Sistema de fiação com tomadas de passagem
A conexão dos encanamentos é semelhante à serial, mas em vez de tees são utilizadas tomadas. Este esquema é normalmente utilizado apenas em habitações individuais, uma vez que requer a colocação de tubos longos, bem como a instalação de uma bomba adicional que ajudará a fornecer a pressão de água necessária.
Ao realizar trabalhos de conexão com tubos de metal-plástico, várias nuances importantes devem ser levadas em consideração:
- Ao desenvolver um projeto, é desejável fornecer um mínimo de conexões.
- É importante utilizar tubos e uniões do mesmo material.
- É melhor usar isolamento térmico para a tubulação para evitar a acumulação de condensação.
- É necessário fornecer acesso gratuito a dispositivos de medição, filtros e conexões destacáveis.
O cumprimento das regras permitirá criar um sistema confiável que pode durar muitos anos.
Layout de canos de esgoto
O trabalho de instalação de tubos metal-plásticos para esgoto tem características próprias.
Neste caso, para garantir um escoamento suave das águas residuais e evitar bloqueios, é importante cumprir os seguintes requisitos:
- Manter uma inclinação (0,02-0,03 de todo o comprimento da estrutura) em direção ao coletor de drenagem.
- É proibido instalar curvas em um ângulo de 90 graus durante a instalação de estruturas.
- A necessidade de instalação de tees especiais com tampas removíveis (revisões) em áreas antes das curvas sujeitas a bloqueios.
- Ao instalar o sistema de forma oculta, é importante deixar janelas de visualização opostas à revisão.
- Na montagem de um sistema é importante deixar uma reserva destinada à dilatação térmica do produto.
Para a instalação de esgoto, é necessária a utilização de tubos cujo diâmetro garanta fácil passagem de águas residuais.
Para vasos sanitários recomenda-se a utilização de produtos com diâmetro mínimo de 100 mm, para banheiras e pias 50-75 mm é suficiente.
Regras para instalação de estruturas metal-polímeras
Ao colocar sistemas metal-plásticos, é importante guiar-se pelas seguintes disposições:
- Ao colocar tubulações ocultas deste material, é importante fornecer proteções removíveis (escotilhas) que estejam livres de saliências pontiagudas. Eles fornecem acesso a acessórios de compressão.
- É importante instalar sistemas através de estruturas de construção usando mangas cujo diâmetro interno seja 0,5-1 cm maior que o do tubo. O vão que se forma entre os elementos deve ser preenchido com material macio e não inflamável que permita o movimento do tubo no sentido longitudinal.
- Ao instalar encanamentos ou sistemas de aquecimento metal-plástico, é importante evitar danos à superfície dos elementos, incluindo arranhões ou cortes. Para desembalar a baia, é melhor evitar objetos pontiagudos e marcar a estrutura com lápis ou hidrocor.
- A instalação da estrutura pode ser feita por meio de suporte ou suspensão, normalmente presentes na linha de fabricantes de tubos metal-polímero. Eles ajudam a fixar os produtos na parede, enquanto as peças metálicas são instaladas com espaçadores de material macio.
Todas as etapas das operações devem ser realizadas com cuidado e cuidado, pois os elementos metal-plásticos são sensíveis à radiação ultravioleta e aos danos mecânicos. A instalação externa de tais estruturas é apropriada apenas em locais onde não existam tais fatores.
Ferramentas e materiais para colocação de tubos
A colocação de sistemas de metal-polímero requer um mínimo de dispositivos e materiais, mas é melhor escolher dispositivos e tubos de alta qualidade.
Acessórios para instalação de dutos
Para criar uma estrutura de metal-plástico, basta um modesto conjunto de ferramentas: um corta-tubos, um simples dobrador de tubos, pressione mandíbulas, chaves deslizantes e de anel.
Para separar as seções medidas do tubo da bobina, é aconselhável estocar cortador de Tubos, projetado para cortar tubos de metal-plástico. Como o metal-plástico é um material bastante maleável, ele pode ser cortado com uma serra ou até mesmo com uma faca afiada.
Porém, a perpendicularidade ideal das linhas, sem a qual é difícil obter uma ligação estanque, só pode ser alcançada com um cortador especial.
Diferentes tipos de chaves são importantes para instalar e montar conexões roscadas em conexões de tubulações. Se for absolutamente necessário, você pode usar uma chave inglesa, mas para um trabalho confortável é melhor usar duas chaves inglesas e uma chave ajustável.
Um medidor é uma ferramenta importante para criar uma conexão precisa e firme entre um tubo e uma conexão: permite centralizar o plano de corte e chanfrar o interior do produto.
O dobrador de tubos permite alterar a configuração do elemento, para que você possa economizar em acessórios de canto. É especialmente importante ter esta ferramenta se o projeto envolver um grande número de posicionamentos angulares.
Antes de iniciar o trabalho, aconselhamos que você se familiarize com as regras e especificações crimpagem de tubos de metal-plástico.
Quais materiais serão necessários?
Para instalar o pipeline, é importante estocar os seguintes componentes:
- tubos (bobinas, seções medidas);
- diversas opções de encaixe (curvas, tês, cantos), com a ajuda das quais seções individuais de tubos são transformadas em um único sistema;
- elementos de fixação - grampos e clipes desmontáveis, com os quais estruturas metal-plásticas são fixadas em superfícies de suporte, geralmente na parede.
É importante selecionar com antecedência todos os materiais e ferramentas necessários para que você possa realizar todo o trabalho com tranquilidade.
Irá familiarizá-lo com a linha de produtos de metal-plástico para montagem de dutos Este artigo.
Marcação de linha de tubulação
Antes de iniciar os trabalhos, é importante pensar em como serão colocados os tubos.
Ao desenvolver um esquema, é aconselhável:
- Desenhe linhas de dutos diretamente nas paredes da sala onde está prevista a instalação, o que ajuda a visualizar a estrutura.
- Como ponto de partida, utilize o ponto de ligação do tubo à torneira ou radiador, que já deve estar instalado antes de iniciar a instalação.
- Minimize o número de tês e cruzes que afetam a estabilidade da pressão e também minimize o número de outros acessórios.
- Para colocação de cantos de tubos de metal-plástico, você pode usar um dobrador de tubos ou acessórios de canto.
- Todos os elementos de conexão devem ter acesso livre, pois os fixadores roscados precisam de aperto periódico para evitar vazamentos.
A instalação dos elementos de ligação deve ser realizada após a conclusão dos cálculos e marcação da estrutura.
Visão geral de acessórios para sistemas metal-plástico
Para se preparar para o trabalho, é importante cortar os tubos em seções do comprimento necessário, e todos os cortes devem ser feitos estritamente em ângulo reto.Se o tubo ficar deformado durante o processo de corte, deve-se nivelá-lo com um medidor (também ajudará a remover o chanfro interno).
Para instalação da estrutura, diversos tipos de fixadores - acessórios, vamos examiná-los separadamente.
Opção nº 1: pinça
As conexões push-in, compostas por corpo, ponteira e gaxeta de borracha, possuem design destacável, podendo ser utilizadas diversas vezes. A rosca das peças permite combiná-las com eletrodomésticos.
Para conectar os elementos de conexão ao tubo, é necessário colocar uma porca e um anel em série. Insira a estrutura resultante na conexão e aperte a porca. Para facilitar a passagem do tubo no elemento de ligação, é aconselhável humedecê-lo.
Opção nº 2: compactação
Amplamente utilizadas para conectar tubos são peças que podem ser chamadas de destacáveis condicionalmente. Antes da instalação é importante garantir a presença de anéis de vedação e juntas dielétricas, que devem estar localizadas na haste da peça.
Para conectar, coloca-se uma porca e uma ponteira na extremidade do tubo (se tiver formato de cone, o processo é feito no lado mais estreito da peça). Depois disso, a haste é inserida no tubo (isso requer algum esforço) e, para vedar, a peça é coberta com estopa, linho e selante.
O próximo passo é colocar a porca de capa no corpo da conexão e apertá-la.É conveniente fazer isso com o auxílio de duas chaves: uma delas fixa a peça, a outra aperta a porca.
Este método é bastante fácil e não requer a utilização de equipamentos especiais, porém não é aconselhável utilizá-lo para fiação oculta, pois requer verificação da conexão.
Opção nº 3: acessórios de pressão
Elementos de conexão convenientes que não requerem ferramentas especiais para fixação. Para a instalação, basta inserir o produto na peça de conexão, e a extremidade do tubo deve ficar visível na janela de inspeção.
Imediatamente após a conclusão da instalação, graças ao jato de água incluído, a cunha de montagem é empurrada para frente, formando uma braçadeira que evita vazamentos.
Este método permite criar de forma rápida e fácil a estrutura necessária, garantindo conexões duráveis e de alta qualidade. Quase a única desvantagem dos acessórios de pressão é o seu alto custo.
Opção nº 4: acessórios de pressão
Estes elementos são usados para criar conexões permanentes usando mandíbulas de prensa ou dispositivos similares.
Para conexões através de acessórios de pressão é necessário calibrar a peça retirando o fez dela, depois colocar a manga e inserir o encaixe. A manga é agarrada por mandíbulas de pressão, após o que a peça é firmemente fixada juntando a alça.
Este elemento só pode ser usado uma vez, mas os fixadores montados com ele são bastante apertados e confiáveis, tornando-os adequados para fiação oculta.
A instalação dos acessórios de pressão é realizada na seguinte ordem:
Instalação de tubos de diferentes tipos de materiais
Para conectar elementos, um dos quais de metal e outro de metal-plástico, são projetados acessórios especiais, uma das extremidades equipada com uma rosca e a outra com um soquete.
Para a instalação, um tubo de metal precisa ser rosqueado, enrolado em estopa, lubrificado com sabão ou silicone e, em seguida, o encaixe é colocado manualmente. Depois que sua segunda extremidade é conectada ao elemento plástico, a rosca é completamente apertada com uma chave inglesa.
Variedade de acessórios de diferentes formatos
Para facilitar a instalação, os elementos de conexão podem ter formatos diferentes. Os mais comuns são:
- adaptadores para conexão de tubos de diferentes diâmetros;
- tees fornecendo ramificações do tubo central;
- cantos para mudar a direção do fluxo;
- tomadas de água (cotovelos de instalação);
- travessas que permitem organizar diferentes direções de fluxo para 4 tubos.
Os acessórios de pressão podem ter uma configuração especial (acoplamentos, triângulos, tês).
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo abaixo, os encanadores explicarão como instalar de maneira correta e rápida estruturas feitas de tubos de metal-plástico:
Usar os métodos corretos e componentes de qualidade permite criar sistemas de metal-plástico duráveis que durarão muito tempo sem vazamentos, reparos ou desperdício desnecessário de material.
Você pode falar sobre como instalou e conectou tubos de metal-plástico no bloco abaixo. Por favor, comente as informações que fornecemos. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis e fotografias temáticas.
Não posso falar nada sobre aquecimento, mas consegui fazer o abastecimento de água com as próprias mãos, usando canos de metal-plástico. Não tinha muita experiência, mas decidi tentar. Coloquei os canos em cima da parede, mas todas as conexões estão visíveis, você pode identificar imediatamente um vazamento e, em geral, a fiação aberta é boa porque você pode ver imediatamente a área do problema. Medi o número necessário de tubos, peguei um cortador de tubos, chaves extensíveis e de soquete e acessórios de pinça. Acabou bem.
E acabei de instalar aquecimento na minha casa particular com tubos de metal-plástico, tudo funcionou bem para mim. O layout do tubo foi combinado, porque em alguns lugares eles tiveram que ser escondidos.A instalação é fácil com um par de chaves, um tubo de expansão e um corta-tubos. No entanto, para apertar as conexões com segurança, recomendo usar linha de encanamento. Ou o que mais você acha que pode ser usado como enrolamento?
Olá. Anteriormente, eles sempre o envolviam em estopa de linho embebida em tinta a óleo. Hoje é considerado pouco confiável, as pessoas compram pastas especiais para impregnação. Embora não tenhamos essas conexões há 8 anos. Hoje em dia, além da rosca de vedação, virou moda o uso de selante aeróbico.
A tinta a óleo é má. Usado por desespero, quando você não consegue óleo ou quando não se importa com quem vai desparafusá-lo mais tarde. Ainda era possível comprar selante na URSS: um pacote de cerca de 500 gramas custava 1 rublo. 70kop.