Acessórios de pressão para tubos metal-plástico: tipos, marcações, finalidade + exemplo de trabalho de instalação
A conexão dos tubos metal-plástico é feita por meio de acessórios de compressão para fixação e seus análogos para crimpagem. A instalação de dutos em ambos os casos não requer equipamentos sofisticados ou especialistas altamente qualificados.
O primeiro método é mais fácil de implementar, mas não tão confiável. Mas os acessórios de pressão para tubos de metal-plástico permitem criar um sistema durável com risco mínimo de ruptura.
Vamos descobrir quais tipos de elementos de conexão estão à venda, como escolher o encaixe de pressão correto e instalá-lo.
O conteúdo do artigo:
Descrição geral dos acoplamentos para crimpagem
Uma conexão de encaixe por pressão é um dos métodos mais confiáveis de união de tubos de metal-plástico. Como resultado desta instalação, o gasoduto é obtido por uma peça única, mas muito confiável. Se após a montagem você precisar trocar seu circuito, terá que refazer muita coisa do zero, mas vazamentos estão praticamente excluídos.
Os acessórios de pressão são um tipo de conexão permanente, obtido neste caso pela compressão de uma luva metálica em torno de um anel de vedação. Neste caso, como resultado da crimpagem realizada, o anel fica irreversivelmente deformado. Não pode ser removido e reutilizado. A geometria do próprio tubo também muda ligeiramente.
Para tubos de metal-plástico, os acessórios para crimpagem são feitos dos seguintes materiais:
- latão;
- aço inoxidável.
A primeira opção é mais preferível. É mais confiável e durável em condições de alta umidade.
Fabricantes inescrupulosos costumam usar alumínio e outros metais macios para fabricar os acessórios em questão. Eles podem ser facilmente identificados pelo peso - o latão em suas mãos é obviamente mais pesado do que essas falsificações.
Não é estritamente recomendado o uso de tais produtos para crimpagem de tubos de metal-plástico. Por definição, eles não são capazes de comprimir firmemente o plástico da conexão e do tubo.
Cada fabricante de tubos de metal-plástico recomenda adquirir seu próprio conjunto de acessórios de pressão. E por um bom motivo. Produtos para tubos e acessórios de diferentes fabricantes podem variar em diâmetro literalmente em um milímetro.
Bastante, mas isso é suficiente para reduzir a confiabilidade da conexão. É melhor não economizar dinheiro aqui, arriscando quebrar e vazar.
Não existe um padrão único para os contornos e dimensões exatas dos acessórios. Cada fabricante seleciona independentemente esses parâmetros para seus produtos.
Alguns vendedores oferecem acessórios de imprensa universais, mas esta é uma estratégia publicitária banal. O uso de tais peças de conexão é inevitável e resultará em vazamentos em um futuro próximo após a instalação.
Tipos de acessórios de pressão para tubos de metal-plástico
São apresentados os elementos de ligação em questão no mercado hidráulico:
- cruzes;
- camisetas;
- quadrados;
- acoplamentos com porca de capa;
- adaptadores com roscas externas e internas.
Esse variedade de acessórios permite montar uma tubulação metal-plástica de qualquer configuração e finalidade. Não há restrições aqui.
De acordo com o método de crimpagem da manga, os acessórios de pressão são divididos em crimpagem e push-in. No primeiro caso, o anel é crimpado com um alicate especial. Na segunda, é puxado para a conexão por meio de uma prensa hidráulica ou manual.
Dependendo da sua forma, os acessórios de pressão são utilizados para diversos fins.
Tipo #1: Crimpagem
A manga desse acessório de pressão pode ser um elemento separado ou uma peça imediatamente fixada ao corpo.Após o bico, o tubo de metal-plástico é cravado na conexão pressione mandíbulas. Esta ferramenta é especializada e não se destina a outros fins.
Pode ser utilizado exclusivamente para instalação de tubulações apertando uma ponteira metálica.
A instalação de tubos de metal-plástico usando acessórios de prensagem é realizada da seguinte forma:
- O comprimento de tubo necessário é preparado - usado para corte cortador de tubos para tubos de metal-plástico.
- Um chanfro interno é removido da extremidade deste segmento.
- Para eliminar a ovalização, que ocorre ao apertar o plástico com uma ferramenta de corte, utiliza-se um medidor.
- Um anel de crimpagem é colocado no tubo.
- Uma junta dielétrica e anéis de vedação são colocados na conexão e, em seguida, pressionados no tubo.
- O acoplamento de metal é crimpado com mandíbulas de pressão.
Se tudo for feito corretamente, duas listras pronunciadas e deprimidas devem se formar no anel ao longo de toda a circunferência. Além disso, essas zonas de compressão máxima não devem coincidir com os locais onde os anéis de borracha estão localizados na conexão.
Ao realizar a crimpagem é extremamente importante evitar a formação de tensões excessivas no material selante. Não deve ser excessivamente comprimido.
As juntas de vedação são projetadas para compensar deformações de temperatura nas paredes do tubo.Se você apertá-los ao apertar um encaixe de pressão, a borracha perderá suas propriedades elásticas e, então, quando a temperatura da água mudar, o plástico começará a desmoronar gradualmente.
Como resultado, em vez dos 20 a 30 anos declarados pelos fabricantes, a conexão da prensa durará no máximo 5 a 10 anos.
O tubo deve ser empurrado na conexão até parar. Para evitar que o encanador cometa um erro aqui, muitos acoplamentos de crimpagem têm pequenos orifícios através dos quais o plástico branco fica claramente visível. Você só precisa aplicar um pouco de força e depois apertar a conexão com um alicate.
A conexão resultante pode ser embutida com segurança em concreto. Durará tanto quanto os próprios tubos de metal-plástico, sem vazamentos.
Tipo # 2: Pressionar (deslizar)
A segunda versão dos acessórios de pressão não envolve comprimir o anel, mas puxá-lo para o tubo no qual o acessório está inserido. Essa conexão não é menos forte do que no primeiro caso de crimpagem.
Somente para a instalação de tubos metal-plásticos com conexões pelo método de prensagem, não se utiliza um alicate, mas sim uma prensa especial.
Para conectar tubos de metal-plástico com acessórios de pressão, você precisa executar quatro etapas sequencialmente:
- Coloque um anel de metal no tubo.
- Expanda o diâmetro do tubo tratando sua extremidade com um expansor.
- Insira a conexão no local pretendido até parar.
- Prenda o acoplamento deslizante com as mandíbulas de pressão e pressione-o na conexão.
Este método envolve a utilização, além de uma ferramenta de prensagem, de um expansor. Ele foi projetado para expandir o tubo no ponto de corte.Sem isso, é impossível puxá-lo para a conexão. Todos os diâmetros são calculados de forma que seja impossível fazê-lo manualmente sem preparação prévia.
A confiabilidade da conexão é garantida, por um lado, por um anel deslizante e, por outro, pelas propriedades do polietileno reticulado com o qual são feitos os tubos metal-plástico. Após expansão e fixação na conexão, esse plástico tenta retornar às suas dimensões originais.
Há uma compressão forte e inevitável do conector de conexão. E acima de tudo isso ainda é apertado com um anel de metal.
Para a instalação de acessórios de pressão push-on, a ferramenta está disponível tanto manualmente, alimentada por bateria, quanto elétrica da rede elétrica. Se você precisar conectar muitos tubos, deverá escolher a segunda opção. Para um trabalho único, um análogo manual mais barato é suficiente. Não é necessário nenhum esforço especial ao cravar esta conexão.
Diferenças de análogos de compressão
Devido à inexperiência e ao desconhecimento de todas as nuances da instalação de tubos de metal-plástico, os acessórios de pressão podem ser confundidos com acessórios de compressão. Eles também têm um encaixe e uma manga. Somente este último é crimpado não com ferramenta, mas com a porca de capa incluída no projeto.
A principal diferença entre essas peças é o diferente tipo de conexão resultante da instalação. A versão compactada pode ser desmontada se necessário, mas isso não pode ser feito com uma versão compactada. O encaixe de pressão só pode ser cortado do tubo para ser substituído por um novo.
Porém, a probabilidade de vazamento na conexão de prensagem é praticamente zero. Não é à toa que este método de instalação é recomendado para uso quando instalação de piso aquecido sob a mesa e ao incorporar tubulações na parede.
Casos em que tais acessórios começam a vazar no concreto ocorrem extremamente raramente na prática dos encanadores.Isto é mais uma exceção à regra.
Por outro lado, a instalação de ambos os tipos de acessórios de pressão requer ferramentas especializadas. E para apertar as porcas dos produtos de compressão, basta um par de chaves.
Como resultado, de um lado da balança estão “ferramentas caras + maior confiabilidade da junta” e do outro “sem despesas extras + risco um pouco maior de vazamentos”. A escolha aqui cabe apenas ao mestre e ao proprietário da casa onde está sendo instalada a tubulação.
Características de instalação e seleção de acessórios
Os tubos metal-plástico feitos de polietileno reticulado não se destinam inicialmente à soldagem e colagem. As soldas neles ainda irão rachar e se desfazer depois de alguns meses. E não se utiliza cola devido à resistência desse plástico aos solventes e à sua baixa adesão. Resta usar apenas acessórios especializados para instalação.
Ao escolher uma conexão de pressão, a atenção principal deve ser dada ao anel de crimpagem. Deve ser feito de metal durável. E não há costuras nesta superfície metálica, apenas estampagem perfeita. Qualquer costura é um ponto de destruição.
É melhor reduzir imediatamente ou eliminar completamente a probabilidade de ruptura da tubulação, resultando na inundação da casa. Não faz sentido perseguir preços baratos aqui.
Os tamanhos padrão do encaixe de pressão estão indicados nas marcações do anel e do corpo. Informações semelhantes estão contidas no tubo. Tudo deve combinar.
Mais uma vez, você não deve comprar acessórios e tubos de metal-plástico diferentes fabricantes.Na maioria dos casos, tal inconsistência leva a problemas tanto na fase de instalação como durante a operação.
Após a crimpagem da conexão, o tubo não deve ser dobrado próximo a esta. Isso pode causar estresse desnecessário na conexão. Também é inaceitável aplicar qualquer força lateral ao encaixe de pressão. Ele próprio não será danificado, mas o plástico próximo pode entrar em colapso.
Informações adicionais sobre instalação e crimpagem de tubos metal-plástico são fornecidas nos artigos:
- Instalação faça você mesmo de tubos de metal-plástico: tecnologia de conexão + exemplos de fiação
- Teste de pressão de tubos metal-plástico: instruções e dicas para execução do trabalho
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A instalação dos acessórios em questão não deve causar problemas. No entanto, ainda existem nuances ao conectar tubos de metal-plástico a eles. E antes de começar a trabalhar, recomendamos assistir ao vídeo de instruções abaixo para evitar erros de iniciante.
Comparação de acessórios de compressão de crimpagem e acessórios de pressão:
Instruções passo a passo para prensar acessórios de pressão:
Revisão dos prós e contras dos acessórios de compressão:
Os fabricantes de tubos de metal-plástico oferecem garantia para seus produtos por até meio século. No entanto, um sistema de tubulação feito com eles só funcionará corretamente durante todas essas décadas se os acessórios forem instalados corretamente. Não economize. Para montar uma tubulação de metal-plástico, você deve adquirir apenas peças de conexão de alta qualidade.
Os acessórios de pressão devem ser compatíveis com os tubos a serem instalados. A melhor opção é quando todos os componentes são fabricados pelo mesmo fabricante. Felizmente, há uma grande variedade deles no mercado agora, há muito por onde escolher.
Você tem algo a acrescentar ou tem alguma dúvida sobre o uso de conexões de pressão para tubos metal-plásticos? Por favor, deixe comentários na postagem. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Que acessórios específicos para tubos de metal-plástico você pode recomendar? O preço não importa (dentro de limites razoáveis), o principal é a qualidade.
Se você está interessado em fabricantes específicos, nem tudo é tão simples. A regra, quanto mais caro, melhor, neste caso é melhor não aplicar. E por muito dinheiro, acredite, você pode comprar um acessório francamente ruim.
Ainda não está totalmente claro em que tipo de conexão você está interessado:
- encaixe de compressão;
— acoplamento;
- inserção de sela;
- encaixe de canto, etc.
Metal ou propileno? Qual é o material do encaixe? Se você só precisa recomendar fabricantes normais em termos de relação preço/qualidade, então estes são: Koer, Klondajk.