Teste de pressão de tubos metal-plástico: procedimento e nuances da execução da obra

Uma alternativa de sucesso aos tubos de aço tradicionais são os produtos tecnológicos feitos de metal-plástico. Ganhou popularidade especial na indústria de encanamento.O metal-plástico é utilizado na montagem e reparação de comunicações de pressão, circuitos de abastecimento de água quente e fria sem pressão, bem como sistemas de aquecimento.

Um método simples e acessível é usado para formar conexões - crimpagem de tubos de metal-plástico. Diremos como esse trabalho é feito, quais ferramentas um encanador independente precisará para construir ou restaurar sistemas. Nossas recomendações o ajudarão a obter resultados da mais alta qualidade.

Crimpagem: um conceito em sentido amplo

O próprio conceito de “teste de pressão” em relação às mangueiras metal-plásticas deve ser considerado no sentido amplo da palavra. Por exemplo, testes de pressão geralmente se referem a testes padrão realizados hidraulicamente ou pneumaticamente.

Mas a prática moderna mostra que o termo “teste de pressão” também se ajusta logicamente ao procedimento de conexão de uma conexão e um tubo de metal-plástico. Este tipo de conexão é feito usando tecnologia de crimpagem elétrica usando uma ferramenta especial (alicate de pressão).

Crimpagem de conexão de tubos metal-plástico
A foto mostra o momento de crimpagem durante o processo de união de tubos metal-plástico. Neste caso, a crimpagem é uma ação de força mecânica que visa obter a estanqueidade de uma conexão confiável

Independentemente das condições de instalação e das tecnologias utilizadas, a instalação de abastecimento de água ou outras comunicações baseadas em tubos metal-plásticos é acompanhada de testes de estanqueidade e resistência.

Crimpagem de tubos de metal-plástico como teste
Esta é aproximadamente a aparência do ponto de conexão de uma bomba de teste de pressão a um sistema de abastecimento de água em tubos de metal-plástico. Um dos dois manômetros de controle é instalado na entrada, o que determina a estanqueidade do circuito

Geralmente, processo de teste realizado hidraulicamente. Mas a possibilidade de testes pelo método pneumático não está excluída.

Métodos para crimpagem de metal-plástico

O método hidráulico envolve encher tubos de metal-plástico com água e depois aumentar a pressão para valores definidos. Os testes podem afetar toda a rodovia instalada ou apenas trechos individuais dela.

O método pneumático utiliza ar comprimido em vez de água. Este método de crimpagem é considerado menos eficaz e mais perigoso em comparação com a opção hidráulica. E não importa se os tubos de metal ou metal-plástico são testados.

Opção nº 1: hidráulica

O processo não difere da versão padrão, que é utilizada em adutoras de aço. A única ressalva é que as pressões operacionais para tubos de plástico são inferiores às aceitas para produtos de metal.

Assim, a pressão de teste é calculada levando em consideração as configurações padrão de pressão operacional para plástico de acordo com a fórmula:

Ri = Ррп * 1,5,

Nele, Ri é a pressão de teste; Ррп – pressão de trabalho de um tubo de plástico.

A temperatura da água dentro da tubulação é permitida dentro de valores positivos de 5 a 40ºС.

Progresso do procedimento:

  1. Prepare a área de teste (instale torneiras, plugues).
  2. Instale 2 manômetros em pontos diferentes da linha.
  3. Instale uma ventilação de ar no nível superior da linha.
  4. Conecte a bomba d'água no nível inferior da linha.
  5. Encha a linha com abastecimento de água do nível inferior ao nível superior.
  6. Abra a ventilação para sangrar o ar do sistema.

Dentro da rodovia de tubos de metal-plástico A pressão deve ser aumentada lentamente, excluindo saltos repentinos. Tais condições de bombeamento de pressão são fornecidas por uma prensa hidráulica manual.

Bomba de teste hidráulico
Uma bomba hidráulica é usada para testar um sistema montado ou reparado que requer perfeita estanqueidade das conexões. As próprias conexões não são formadas pela bomba.

Até que o valor da pressão se aproxime do nível operacional, recomenda-se monitorar visualmente periodicamente as áreas de possíveis vazamentos.

Essas áreas geralmente são:

  • conexões tubo em tubo;
  • contato entre tubo e conexão;
  • pontos de instalação para torneiras e plugues.

Aumentar a pressão dentro dos tubos de metal-plástico para um valor que exceda o parâmetro operacional em 1,5 vezes é permitido somente na ausência de pessoas próximas à linha testada.

A pressão de teste estabelecida dentro da tubulação deve ser mantida por um certo tempo. Para sistemas de abastecimento de água constituídos por tubos metal-plásticos destinados ao uso doméstico, é adotado um período de espera mínimo de cinco minutos.

Durante o tempo mínimo de teste aceito, não é permitida queda de pressão nos pontos de instalação dos manômetros de controle. Quando alterações negativas são observadas nos instrumentos de controle, esta condição indica estanqueidade incompleta do sistema.

A pressão deve ser reduzida ao valor operacional e verificada cuidadosamente quanto a possíveis vazamentos em toda a seção dos tubos metal-plásticos. Elimine os defeitos detectados e repita o procedimento de teste.

Teste de pressão do sistema
Na fase final de crimpagem dos tubos metal-plástico, a bomba é desconectada do sistema. Remova também manômetros de controle, bujões previamente instalados e válvulas de corte

Os testes de vazamento são aprovados quando satisfazem as seguintes condições:

  • nenhum vazamento foi detectado visualmente;
  • nenhuma ruptura na parede do tubo foi detectada visualmente;
  • durante cinco minutos não houve alterações de pressão nos manômetros de controle;
  • não há deformações visíveis nas tubulações.

Entretanto, é necessário esclarecer: se o atraso ultrapassar o intervalo de cinco minutos, é permitida uma ligeira queda na pressão de teste devido a uma mudança natural na temperatura da água no interior dos tubos metal-plásticos.

Opção nº 2: pneumático

Se por algum motivo for impossível realizar testes de pressão hidráulica, uma alternativa é permitida - testes pneumáticos.

O método de teste pneumático difere em uma forma ligeiramente diferente de verificação de vazamentos, mas em geral praticamente repete o método hidráulico. Esta tecnologia não é usada com tanta frequência em tubos, mas é amplamente utilizada para crimpagem de dispositivos individuais, como tanques de expansão, caldeiras, trocadores de calor, etc.

Bomba automotiva em teste
Uma bomba de ar automotiva conveniente, pequena e leve é ​​​​bastante adequada para realizar testes pneumáticos de um sistema de encanamento doméstico em tubos de metal-plástico

Para detectar vazamentos em testes de pressão pneumática, geralmente é usada uma solução de sabão. A linha montada é preenchida com ar sob pressão Pu = Ppp * 1,15 e áreas de possíveis vazamentos são irrigadas com solução de sabão. A liberação de ar é determinada pelo inchaço das bolhas.

Esta técnica de teste permite detectar visualmente até mesmo pequenos vazamentos. Mas é bastante difícil para o fiscal monitorar a presença de vazamentos em locais de difícil acesso para observação visual.

O método de teste pneumático é bastante adequado para testar a estanqueidade das conexões acessórios para tubos de metal-plástico ou de acordo com o esquema “pipe in pipe”. Mas quando você precisa testar a resistência de um sistema de dutos, esse método claramente não é o melhor. Aqui é necessário recorrer a testes hidráulicos.

Crimpagem como método de conexão

A prática de instalação de tubos metal-plásticos é marcada pela utilização de diversos métodos adequados para fazer todo tipo de conexões:

  • de solda;
  • noz;
  • crimpagem

O último método dos três é precisamente cravar um tubo de metal-plástico na área de sua junção com a conexão.

Crimpagem de tubos de metal-plástico com mandíbulas de pressão
A conexão de elementos de tubulações metal-plásticas por crimpagem forçada é considerada confiável e durável. Essa tecnologia está ganhando popularidade rapidamente na indústria de encanamento.

A técnica dessa crimpagem se distingue por ações simples que podem ser realizadas até mesmo por um encanador não profissional. A única ressalva é que o trabalho exige o chamado pressione mandíbulas – uma ferramenta especial que cria uma conexão de crimpagem confiável.

Em geral, o seguinte conjunto de ferramentas é necessário para realizar trabalhos usando a técnica de crimpagem:

Um cortador de tubos produz um corte uniforme em um determinado tamanho, sem deformar o tubo e em ângulo reto. Usando um calibrador e um processador de chanfro, a parte final da mangueira metal-plástica é preparada para posterior conexão com a conexão.

Às vezes, um expansor é necessário para funcionar. As mandíbulas de prensagem ocupam um lugar especial no processo. É com a ajuda desta ferramenta que a conexão preparada é cravada.

Na montagem de tubulações de metal-plástico, são utilizadas conexões de crimpagem e compressão (também conhecidas como roscadas), as etapas para sua instalação são em grande parte semelhantes:

Como crimpar um tubo de metal-plástico

O procedimento de crimpagem para conectar um tubo de metal-plástico a uma conexão envolve a seguinte sequência de ações:

  1. Cortando um tubo de metal-plástico no tamanho certo.
  2. Realizando calibração de suas seções finais.
  3. Chanfrar ao longo do raio interno.

Em seguida, a manga de crimpagem é instalada na extremidade do tubo.

Técnica para crimpagem de tubos de metal-plástico
Elementos envolvidos na ligação criada por crimpagem. A crimpagem propriamente dita é realizada com um alicate de pressão.Esta ferramenta está disponível em diferentes versões – manual e automática.

Após essas etapas, a parte de conexão da conexão é inserida no tubo de metal-plástico a partir da extremidade onde a luva de crimpagem está localizada. Mova a luva de crimpagem ao longo do corpo do tubo e instale-a paralelamente à conexão. Diretrizes para trabalhar com acessórios de pressão na montagem de uma tubulação metal-plástica dado aqui, Recomendamos que você leia as informações úteis.

Aplicar um alicate de pressão na área da junta, complementado com equipamento correspondente ao diâmetro da tubulação a ser processada. Aperte as alças da ferramenta até que parem.

Alicate de pressão para ferramenta manual
Kit de instalação, que inclui alicates de prensa e diversos acessórios para diferentes diâmetros de tubos metal-plásticos. O custo desse conjunto pode chegar a 100 mil rublos. dependendo da marca e configuração

Tais ações são típicas para crimpagem com ferramentas manuais. Entretanto, além da crimpagem manual, existem dispositivos elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Essas opções de design geralmente raramente são usadas na vida cotidiana. Seu objetivo é o setor de produção industrial. Na configuração, eles também são muito diferentes dos modelos manuais.

É importante observar algumas características ao trabalhar com mandíbulas de prensagem. Apenas uma crimpagem única é sempre permitida. Se por algum motivo você não conseguiu realizar uma crimpagem de alta qualidade na primeira vez, não tente repetir a ação. A crimpagem defeituosa deve ser removida e o procedimento de crimpagem deve ser executado primeiro.

Vantagens e desvantagens da crimpagem

Avaliando conexão de tubos metal-plástico, feito com mandíbulas de prensagem, não se pode deixar de notar as vantagens e desvantagens.

Conexão pressionada
A tecnologia de crimpagem elétrica permite criar conexões firmes e inseparáveis. Além disso, o aspecto vantajoso desta técnica é a durabilidade e confiabilidade da conexão criada.

Tanto um como outro determinam as condições em que este método específico é adequado.

A lista de benefícios observados é a seguinte:

  • uma conexão autônoma é criada;
  • Projeto para altas pressões operacionais;
  • alta resistência mecânica;
  • longa vida útil;
  • instalação fácil, simples e rápida.

Do ponto de vista das deficiências existentes, os especialistas também identificam alguns fatores e costumam associá-los a critérios de manutenção ou instalação:

  • uma conexão permanente é criada;
  • É necessária uma ferramenta especial (alicate de pressão).

A desvantagem é que cada erro de crimpagem reduz todo o trabalho a zero.

Alicate de crimpagem preciso
O trabalho de crimpagem de um tubo metal-plástico deve ser realizado com cuidado e cuidado. A menor imprecisão pode causar crimpagem de baixa qualidade. Então você tem que começar tudo do zero

Além dessas desvantagens, você pode adicionar o alto custo da ferramenta principal - uma prensa de pinça.

É verdade que a adaptação manual às condições de vida não é tão cara quanto os projetos automáticos. Mas mesmo nesse caso não é lucrativo comprar, pois a necessidade da ferramenta é, na verdade, única.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Com o vídeo você aprenderá como trabalhar com alicates de prensa mecânica, ou seja, como crimpar acessórios para tubos de metal-plástico.

Recomenda-se a instalação de tubos metal-plástico pelo método de crimpagem em condições ambientais com temperatura não inferior a +10ºС. É aconselhável manter o material adquirido (tubos) em novas condições por pelo menos 24 horas e só então iniciar a instalação.

O sistema de abastecimento de água instalado deve ser testado quanto à estanqueidade e resistência por meio de testes hidráulicos e pneumáticos.

Você tem experiência em trabalhar com tubos metal-plástico e fazer suas conexões? Você conhece as sutilezas tecnológicas da produção desta obra que não são abordadas no artigo? Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo, faça perguntas, poste fotos.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Se você tiver as ferramentas necessárias (um cortador de tubos especial e um alicate de pressão), realizar a crimpagem de tubos de metal-plástico não é um grande problema e é bastante fácil de fazer você mesmo. Se algo não estiver claro, basta assistir a alguns vídeos, que estão completos na Internet. Outra coisa é que nem todo mundo tem a ferramenta e ela não é barata.

    • Alexandre

      Sim, não adianta comprá-los se você não fizer isso de forma profissional. Acabei de alugar essas pinças de prensar; agora existem muitas empresas onde você pode fazer isso.

  2. Valéry

    Olá. Na fabricação de tubos é necessário chanfrar a área cortada?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica