Gazebo hexagonal DIY: desenhos, instruções de construção passo a passo com fotos

O processo de construção de um gazebo hexagonal com as próprias mãos parece bastante complicado visto de fora.Mas esta é apenas uma primeira impressão devido ao design complexo da estrutura do telhado. Somente a colocação do telhado exigirá mais cuidados. No entanto, um gazebo com telhado hexagonal supera visivelmente um convencional com telhado de duas águas ou quadril. Belo design, o espaço interior é usado de forma mais eficiente do que edifícios retangulares ou quadrados.

Gazebo hexagonal

Fase preparatória

Existem três maneiras principais de construir um gazebo hexagonal:

  1. Monte a partir de um tubo corrugado e um canto, mas neste caso será necessário fazer uma laje ou fundação por estaca.
  2. Faça uma construção forjada com barras de aço e reforço. Você pode adicionar elementos decorativos feitos de plástico com imitação de forjamento.
  3. Construa um gazebo de madeira com telhado hexagonal.

Do exposto, a opção de construção forjada é a mais difícil de fabricar e a mais trabalhosa. Trabalhar com forja exige experiência e habilidade, portanto, se esta é sua primeira experiência na construção de um mirante, é melhor abandonar a opção forjada.

A maneira mais fácil é construir um gazebo hexagonal com suas próprias mãos a partir de um tubo perfilado e um canto de aço. A construção levará no máximo alguns dias. Mas você precisa soldar a estrutura corretamente. Além disso, a aparência do edifício não é muito atraente, o desenho da estrutura soldada em tubo corrugado é muito “industrial”.

Para um gazebo doméstico com telhado hexagonal, a madeira é a melhor escolha.Todo mundo sabe trabalhar tábuas e madeira com as próprias mãos, a construção vai ficar “quente”, linda, mesmo sem envernizar as partes de madeira.

Seleção de materiais e ferramentas

Para fazer uma moldura de madeira será utilizado o seguinte:

  • madeira 150x150 mm;
  • madeira 50x50 mm;
  • placa afiada 40x200 mm;
  • trilho 40x20 mm;
  • blocos de concreto;
  • cimento, areia, cascalho.

Para o telhado você precisará de quatro folhas de OSB e telhas betuminosas. Assim, você precisará comprar fixadores (pregos), cola e material de forro para isso. Além disso, você precisará escolher a tinta e o verniz corretos para que o revestimento fique liso e não desbote com a radiação ultravioleta do sol.

Das ferramentas:

  • pá;
  • carrinho de mão;
  • recipiente para mistura de concreto;
  • serra de vaivém, serra circular manual;
  • furadeira elétrica, chave de fenda;
  • ferramenta de medição de carpintaria - fita métrica, quadrada com uma grade de ângulos em graus.

Além disso, você precisará de fixadores - parafusos de carpintaria de 40 a 120 mm, pregos de cabeça larga, cola para madeira. Separadamente, você precisará encontrar vários pedaços de feltro para impermeabilizar a fundação.

Você terá que fazer o pedido com antecedência ou fazer seu próprio centro para montagem da moldura hexagonal do telhado. Sem ele não será possível montar a cobertura. O centro é um prisma hexagonal cortado em madeira de 90x90 mm. Os topos dos triângulos que formam as encostas do mirante ficarão apoiados nele.

Plantas

Antes de iniciar os trabalhos, cada construtor elabora um esboço de trabalho do futuro edifício. É claro que é necessário ter um desenho geral para calcular o orçamento, solicitar materiais e estocar ferramentas.

Desenhos de um gazebo hexagonal

Mas, além de desenhos detalhados, você precisará de um esboço, diagrama de montagem ou instruções passo a passo. Isso ajudará a evitar um fenômeno tão desagradável como o uso de espaços em branco para outros fins.

O diagrama de montagem de um gazebo hexagonal pode ser desenhado manualmente ou por meio de um programa especializado.

O mirante será instalado sobre pilares de sustentação, a estrutura do edifício hexagonal é bastante leve, portanto é inviável lançar uma laje ou fazer uma fundação hexagonal rasa.

moldura hexagonal

A moldura hexagonal é formada por postes verticais de madeira e duas molduras - inferior e superior. O inferior é utilizado para o assentamento de toras e posterior assentamento do piso de tábuas. As vigas do telhado hexagonal ficarão apoiadas na estrutura superior. Ambas as guarnições precisarão ser ajustadas com cuidado, caso contrário, os postes verticais parecerão irregulares e, conseqüentemente, toda a aparência formal do gazebo hexagonal ficará arruinada.

Construção - instruções passo a passo

A construção começa com a preparação do terreno na dacha. A área mínima é de 3x3 M. Mesmo que você pretenda construir um mirante bem ao lado da casa, o primeiro passo é retirar com cuidado toda a grama e ervas daninhas, inclusive as raízes.

Os especialistas recomendam cavar e compactar o local e, após organizar a fundação colunar, preenchê-la com cascalho fino.

Marcação

Um gazebo hexagonal possui um hexágono equilátero em sua base. Isso significa que o raio do círculo no qual uma figura hexagonal pode ser inscrita será igual em comprimento a um dos lados do hexágono. Na verdade, marcar a fundação de um edifício hexagonal é considerado um dos mais simples, é quase impossível cometer erros.

Primeiro você precisa desenhar um círculo. Isso pode ser feito usando uma estaca cravada no chão e uma corda. O comprimento da corda é escolhido igual a um dos lados do mandril hexagonal. O método é simples, mas sua precisão é baixa devido ao fato da corda tender a esticar.

Um topógrafo manual pode ser usado para marcar fundações hexagonais com comprimentos de borda de até 1,8 m. É composto por três fortes tábuas de madeira, unidas no formato da letra “A”. A distância entre as extremidades inferiores das barras inclinadas (a base da “letra”) é escolhida igual ao raio do círculo. Acabou sendo uma espécie de bússola enorme. Com sua ajuda, você pode marcar a base de um mirante hexagonal com precisão de até um milímetro.

Resta selecionar um centro no local, traçar um círculo e, com a ajuda de um agrimensor, marcar no círculo os pontos de instalação dos futuros pilares da fundação do mirante.

Fundação

O mirante hexagonal será instalado em postes parcialmente submersos no solo. Você precisará instalar sete suportes: seis ao redor da circunferência, um no centro do mirante.

Fundação

Se o solo for pesado e rochoso, podem ser usados ​​​​como pilares cortes de um tubo de cimento-amianto, com 40-50 cm de comprimento.Um buraco no solo é feito com uma furadeira de jardim ou, se houver muito esmagado pedra, arrancada com cortes de um cano de água de aço de 125 mm com borda recortada. Depois de despejar concreto nos tubos, você obterá uma fundação que poderá suportar um mirante hexagonal com “passageiros” com peso total de até uma tonelada.

Em solo macio (chernozem, argila rica), será necessário cavar buracos com uma pá até uma profundidade de 25 cm, despejar areia e cascalho no fundo e instalar moldes para preenchimento. A cofragem pode ser derrubada a partir de restos de uma tábua de uma polegada ou você pode usar uma placa de plástico pronta para cultivar flores em canteiros de flores.

Fundação no terreno

Conselho! Antes de despejar o concreto no molde, é necessário nivelá-los para que todas as áreas de suporte dos futuros pilares fiquem no mesmo plano.

Imediatamente, antes de o enchimento endurecer, é necessário colocar um pino de aço M16 no concreto de modo que aproximadamente 4/5 da espessura da viga a partir da qual será feita a estrutura inferior do mirante hexagonal se projete acima da superfície do concreto.

Levará pelo menos 7 dias para o concreto endurecer. Se a construção de um mirante hexagonal ocorreu na época mais quente do ano, as formas precisam ser cobertas com filme. Após a pega do concreto, o filme é removido e pedaços de feltro de vidro de duas camadas são colados nos pilares (com mástique).

Conexões no acabamento inferior

O próximo passo é colocar o acabamento da madeira ao redor do perímetro dos postes. Este é o arnês inferior. Cada peça é recortada com comprimento igual à lateral da moldura hexagonal do gazebo, mais outros 5 cm.

Conexões no acabamento inferior

Antes do assentamento, as pontas dos cortes devem ser cortadas em um ângulo de 60Ó para a superfície lateral. Após o corte, as peças são colocadas em postes. É claro que a junta entre duas seções adjacentes da cinta hexagonal deve estar localizada no centro da área de suporte do pilar.

Primeiro, vamos fazer um furo na viga e fixar a extremidade com um pino concretado em uma coluna, além de uma arruela e uma porca. Apertaremos a extremidade da viga adjacente usando três parafusos auto-roscantes de 120 mm. A porca deve estar 80% apertada. O aperto final é realizado após a instalação dos postes verticais da moldura hexagonal.

A rigidez da cinta hexagonal revelou-se bastante grande, mas ainda insuficiente para a instalação de postes verticais. Portanto, antes de instalar os suportes verticais (serão os cantos da moldura hexagonal), é necessário embutir na moldura inferior as toras do piso de tábuas do mirante.

Para vigas, você pode usar placas de 150x30 mm.Inicialmente, é necessário instalar um par de toras no centro, entre as bordas opostas do revestimento. As toras podem ser embutidas na madeira ou fixadas com cantoneiras de aço e parafusos auto-roscantes.

Uma placa de apoio é colocada no meio entre as vigas. Sua espessura é escolhida de forma que ambas as toras passem pelo forro do pilar de fundação. Todas as peças são costuradas com parafusos auto-roscantes.

Além disso, você precisará colocar mais uma viga à esquerda e à direita da estrutura em forma de H. Prenda com parafusos auto-roscantes na madeira. A base do piso do mirante hexagonal está pronta, você pode passar para os postes e telhado.

Instalação de pilares

Para suportes verticais, utiliza-se madeira de 100x100 mm. O material é pré-limpo com esmeril manual. Depois de instalar o suporte na estrutura do gazebo hexagonal, o lixamento ficará muito mais difícil.

Instalação de pilares

O blank do pilar vertical é instalado na junção entre as vigas de cintagem (acima do pilar de fundação) em posição aproximadamente vertical e fixado com tiras de escora recheadas nas laterais. Esta é a etapa mais crítica na construção de um mirante hexagonal, pois cada suporte de pilar deve ser alinhado verticalmente com a maior precisão possível.

É necessário pelo menos um assistente para finalmente alinhar a coluna, mas você pode tentar alinhar a coluna sozinho. Será necessário desapertar sequencialmente uma ou outra escora, enquanto movimenta a viga, verificando a posição do pilar com um nível de edifício até que o dispositivo fique vertical em planos perpendiculares. Depois disso, o poste deve ser fixado no acabamento inferior com dois parafusos de cada lado.

Assim que os postes verticais estiverem alinhados, eles precisam ser fixados nas cabeças com barras espaçadoras horizontais.

Chão

Após a montagem dos principais componentes do corpo hexagonal, é necessário reforçar a base do mirante. Portanto, o próximo passo é colocar as tábuas do piso. Como a sala tem formato hexagonal, cada placa deve ser cortada individualmente no tamanho certo.

O piso fica lindo, branco, mas o acabamento final ainda está longe, então placas OSB são colocadas temporariamente nas tábuas do piso, das quais será posteriormente recortado um revestimento contínuo para telhas betuminosas.

Caso contrário, o piso terá que ser lixado para livrar o gazebo das marcas pretas das solas dos sapatos.

Arnês superior

De acordo com o projeto, a cobertura do mirante também será hexagonal com saliências de 30 cm, mas antes de instalar as vigas é necessário fazer a moldura superior dos apoios verticais. Para isso, são utilizados seis blanks de quarenta placas de 150 mm de largura. O comprimento de cada um deve ser 15 cm maior que a distância entre os postes.

Arnês superior

Os blanks são dispostos nas cabeças dos suportes com sobreposição. Ou seja, no poste, a borda da peça de trabalho deve ficar no topo da placa adjacente. Em seguida, a sobreposição é fixada e serrada com uma serra manual ao longo da linha média. Como resultado, todas as placas são ajustadas ao tamanho. Basta numerá-los para não misturá-los caso seja necessário desmontar o acabamento superior do corpo hexagonal.

Importante! Todas as partes do gazebo hexagonal são montadas com parafusos auto-roscantes e uma chave de fenda. Somente o piso pode ser pregado nas vigas.

Após a instalação da moldura superior, será necessário lixar os postes e tábuas da moldura superior: retirar rebarbas e possíveis lascas da superfície da madeira. Não deve haver arestas vivas.

Antes de fazer um telhado de gazebo hexagonal, é necessário instalar as grades da futura cerca.Não interferirão no trabalho, mas ao mesmo tempo aumentarão seriamente a rigidez ou estabilidade dos suportes verticais.

é necessário instalar as grades da futura cerca

Cada peça deve ser cortada individualmente no tamanho certo; é importante fazer o ângulo de corte corretamente para que não haja folga entre o suporte e a extremidade da peça. A cerca do gazebo é fixada com parafusos auto-roscantes de 70 mm.

A cerca em si é feita de forro de 90 mm, parte dela pode ser feita de torneamento de ripa de 30x30 mm.

As janelas do mirante hexagonal são totalmente cobertas com ripas

As janelas do mirante hexagonal são totalmente forradas com ripado.

Ereção do telhado

O próximo passo é montar a estrutura da viga. Um centro hexagonal será usado para isso. Cada viga deve ser ajustada em comprimento e, mais importante, em ângulo de inclinação.

Ereção do telhado

Portanto, o centro hexagonal é colocado sobre a mesa, a borda da viga é aplicada em sua borda, marcada e cortada em ângulo. Em seguida, a borda do centro e a viga são numeradas para não se confundirem. O centro hexagonal parece perfeitamente reto; na verdade, há erros de tamanho. Portanto, você deve ajustar cada viga individualmente para dimensionar separadamente.

A moldura da cobertura do mirante é montada “no solo”. Como o telhado é hexagonal, as vigas são fixadas ao centro aos pares e ao mesmo tempo o par é reforçado com uma faixa espaçadora.

Estrutura para telhado de gazebo

Depois de instalar todas as vigas, a estrutura é novamente verificada quanto à simetria e elevada aos postes. As vigas são fixadas nas cabeças por meio de cantoneiras de aço e parafusos auto-roscantes.

A moldura do gazebo hexagonal está quase pronta. Você só precisa colocar as telhas betuminosas.

Para gazebos hexagonais, além de coberturas macias, são utilizadas chapas onduladas, telhas metálicas, ardósia e ondulina. Mas as telhas de asfalto são mais adequadas para um telhado hexagonal.É mais fácil colocá-lo em uma encosta e, se você não cometer erros grosseiros, um telhado de telhas em um mirante hexagonal durará facilmente de 20 a 25 anos.

A única desvantagem dos ladrilhos é que sob eles é necessário fazer um revestimento contínuo de compensado impermeável ou OSB. Além disso, cada setor da cobertura possui dimensões próprias. Portanto, você não pode recortar um triângulo do OSB e usá-lo, como modelo, para fazer todos os outros.

Em cada caso, você deve levantar uma folha inteira de OSB até o telhado, experimentá-la no lugar, marcá-la e, em seguida, cortar uma placa para o telhado na mesa.

Se a marcação for feita corretamente, as bordas da peça ficarão apoiadas na viga sem ultrapassar a linha média.

as peças de trabalho ficarão apoiadas nas vigas

A segunda parte do setor também é recortada individualmente. Ele é menor, então aparas e resíduos do corte das folhas principais são aproveitados para fazer os “topos” dos triângulos. As placas OSB nas vigas de um gazebo hexagonal são fixadas com parafusos de carpintaria.

A segunda parte do setor também é cortada individualmente

Se a base sob as telhas betuminosas for colocada corretamente, as juntas não serão visíveis. Mas, por precaução, a junta pode ser massajada e lixada com uma esmerilhadeira.

Seleção e instalação de coberturas

Em seguida, você precisa colocar a cobertura no telhado. A primeira linha ou linha inicial deve ser cuidadosamente alinhada ao longo da linha saliente. Ao mesmo tempo, verifique a localização das faixas iniciais em outros setores. Se visualmente os ladrilhos estiverem colocados de maneira uniforme, eles poderão ser fixados na base OSB. Para fazer isso, use um grampeador de móveis comum com altura de grampo de 10 mm. Isso é suficiente para fixar a cobertura do mirante sem cola.

A cobertura de um mirante hexagonal é considerada a parte mais complexa da estrutura. Portanto, muitas vezes são cometidos erros na marcação de peças de OSB, aparecem rachaduras e há uma chance de que a água possa fluir sob as telhas betuminosas.Portanto, todas as falhas, rachaduras e locais de inconsistência são selados com selante.

Depois de montar a cobertura e colocar as telhas betuminosas, será necessário instalar apoios de calcanhar adicionais sob as saliências. Eles são instalados no acabamento interno do telhado. Você precisará cortar seis “triângulos” de 150x100 mm, dobrá-los sob a encosta e, em seguida, fixá-los com parafusos auto-roscantes.

tratamento de todas as partes do gazebo hexagonal com impregnação protetora contra besouros e fungos

A operação final consiste em tratar todas as partes do gazebo hexagonal com impregnação protetora contra besouros e fungos. Atenção especial ao acabamento inferior e ao piso. Nestes locais o tratamento deve ser realizado pelo menos três vezes. Depois de um ou dois dias, a estrutura de madeira é envernizada. Você pode usar pentaftálico normal ou acrílico. Para o piso - somente verniz poliuretano.

Uma seleção para você:

Resultados

Construir um mirante hexagonal não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. A única dificuldade é que a maioria das operações envolve o ajuste individual das peças no tamanho certo. Requer habilidades, paciência e precisão no trabalho. Todas as outras operações são padrão.

Conte-nos sobre sua experiência na construção de gazebos de madeira com telhado hexagonal. Qual você acha que é a complexidade de tais edifícios? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei Korneev

    Parece-me que seria mais fácil com telhas metálicas. Você não pode morar nele, e o preço é metade do preço do betume. Se você gosta do marrom, pode encontrar telhas metálicas que lembram argila velha, com diferentes formatos e padrões. Não há necessidade de se enganar com OSB.

  2. Pyotr Panyaev

    As pessoas fazem isso por si mesmas. Não é pelo dinheiro.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica