Como fazer um lindo riacho seco na sua dacha com as próprias mãos: ideias, instruções passo a passo, fotos
Na maioria das vezes, um riacho seco em uma dacha é criado se for necessário suavizar as diferenças de relevo ou adicionar um toque brilhante e incomum à paisagem. Tal objeto é atraído por suas operações simples e disponibilidade de materiais.
O conteúdo do artigo:
O que é um riacho seco
Um riacho seco de qualquer tipo desempenha um papel decorativo no projeto paisagístico. Esse tipo de desenho na dacha parece fascinante, desde que as etapas de criação sejam executadas corretamente.
Pelo nome fica claro que outros materiais são usados em tal fluxo em vez de água. Mais frequentemente, eles pegam paralelepípedos, pedregulhos e seixos. Você pode criar um canteiro de flores baixas de cobertura do solo.
Finalidade de um riacho seco:
- zoneamento do site;
- correção da configuração do território da dacha;
- mascaramento de cabos, mangueiras, canos, fios;
- arranjo de drenagem;
- retardando a erosão do solo.
Um riacho seco esteticamente agradável localizado na dacha transforma a área designada em um local aconchegante para relaxar. Os elementos básicos referem-se à estética dos jardins japoneses.
Vantagens de um riacho seco:
- A organização de tal elemento paisagístico não requer muito tempo. Será possível arranjar um pequeno leito de rio em 2–3 dias.
- A ausência de dispositivos de filtragem caros é atraente. Não há necessidade de instalar canos de água ou cavar uma vala profunda.
- O riacho seco criado será seguro para crianças pequenas.Poderão brincar no campo junto a um riacho tão decorativo sem medo de cair na água.
- Você pode organizar um riacho seco sem ajudantes. Todas as etapas do trabalho são acessíveis, compreensíveis e não requerem habilidades especiais.
- Não há necessidade de comprar materiais caros. Freqüentemente, paralelepípedos e seixos permanecem após a execução dos trabalhos de construção na dacha.
- Cuidar de um riacho seco é simples. É necessário lavar periodicamente a poeira e sujeira com uma mangueira. Na primavera, será necessário corrigir o leito do rio caso apareçam distorções na forma.
- A disposição de um fluxo artificial de estética surpreendente permite criar qualquer uma de suas configurações, introduzir uma decoração interessante e utilizar tramas coloridas.
- Satisfeito com a ausência de acúmulo de mosquitos sugadores de sangue e mosquitos característicos da água estagnada.
- O tipo de riacho seco é fácil de escolher para qualquer tamanho, configuração ou topografia de um terreno de dacha.
O canal decorativo adapta-se organicamente a qualquer desnível. Ele pode passar por buracos, ravinas rasas e elevações. O resultado é uma composição natural que suaviza diversas imperfeições superficiais. O aterro criado para o canal permite camuflar diversos objetos de infraestrutura da dacha: canos, escotilhas, etc.
Instruções passo a passo serão apresentadas abaixo.
Planejamento
Depois de analisar as diferentes opções de riacho seco, eles começam a traçar um diagrama detalhado. Primeiro você precisa traçar uma planta precisa do local. Depois escolha o local onde pretende criar um objeto decorativo. Todos os edifícios e fábricas próximos são levados em consideração. Isso permitirá que você forneça as curvas necessárias que emoldurarão lindamente arbustos, canteiros de flores, árvores e gazebos.
Marque locais de movimento. Se necessário, será fornecida uma ponte.Leva-se em consideração que os objetos decorativos devem se destacar, por isso a vista do riacho deve ser aberta de diferentes lados.
Interessante: Ponte decorativa DIY para o jardim
Marcação
Após o desenvolvimento detalhado do plano, é necessário transferi-lo para a superfície do local. Você precisará de corda e estacas. Para marcar contornos curvos, é conveniente usar areia branca, que serve para marcar linhas suaves. Terminada a marcação principal, deve-se avaliar visualmente o resultado. Isso permitirá que você faça os ajustes necessários.
Preparando o site
Focando nos contornos traçados, retire a camada superior do solo com uma pá até uma profundidade de 15 cm.Se houver ervas daninhas no local, no processo de preparação da vala elas são desenterradas pela raiz. Então o fundo é nivelado com um ancinho. Despeje um pouco de areia e compacte bem a superfície interna.
Para evitar a germinação de ervas daninhas, cubra a vala com geotêxteis. Este material permite a passagem de umidade e ar, mas oferece proteção contra vegetação indesejada.
Em solo argiloso e instável, uma geogrelha é colocada no topo. Isso permitirá que você proteja as bordas da vala contra possíveis deslizamentos sob o peso das pedras. A pedra britada é despejada sobre o geotêxtil, que servirá como camada de drenagem.
Se o terreno for irregular, então no processo de preparação da vala criam-se belos terraços, criando uma interessante cascata.
Interessante: Como fazer uma piscina com as próprias mãos
Seleção de pedras
Como serão utilizadas várias pedras para simular um fluxo de água, deve-se preparar imediatamente a quantidade necessária delas, dependendo das dimensões calculadas do canal. Arenito, seixos e pedras grandes são usados na obra. Você pode comprar brita de mármore, jaspe, granito.
Colocando pedras
Para garantir uma boa estabilidade do leito rochoso do rio, grandes pedras são utilizadas para decorar as margens do riacho improvisado. Eles podem ser enterrados levemente no solo ou fixados em uma base de concreto. Para o meio, use pedras menores.
Se pedras planas forem colocadas em uma borda, obtém-se uma percepção visual de água corrente.
Ideias interessantes para um riacho seco para uma residência de verão
Para que o riacho seco se encaixe organicamente na atmosfera natural geral que prevalece na dacha, é necessário introduzir elementos de design adequados.
Cruzando ponte
Para aumentar a ilusão da presença de um verdadeiro riacho murmurante na dacha, uma ponte é lançada sobre um riacho seco. Freqüentemente, não atua apenas como um complemento decorativo, mas também como uma travessia conveniente.
Alguns exemplos:
- A maneira mais fácil é montar um calçadão. Está colocado sobre um riacho rochoso em local conveniente para a travessia.
- Se as margens forem feitas de grandes paralelepípedos, a base da ponte é arqueada.
- Por segurança, uma pequena ponte em arco está equipada com grades de madeira polida.
- Uma ponte aberta coberta com tinta branca é uma boa opção se um riacho seco for colocado na dacha em um canto cercado por vegetação.
- Uma ponte com elegantes grades forjadas com aberturas adicionará um toque de elegância.
Luz de fundo
O brilho fraco que destaca o riacho seco no escuro torna a atmosfera da dacha misteriosa e atraente. Diversas tecnologias são utilizadas para equipamentos de iluminação:
- Uma faixa de LED protegida da umidade é fixada sob a ponte. O fio é colocado em um tubo de plástico, que fica escondido em uma vala rasa que leva até a casa. O solo é derramado por cima.
- A instalação de postes de iluminação movidos a energia elétrica é realizada na fase de construção da vala.Todos os fios devem ser disfarçados em caixas especiais que são colocadas no solo.
- Para uma grande área destinada a um riacho seco decorativo, uma lanterna é instalada em um poste. Fornecerá boa iluminação e movimento seguro.
- É conveniente usar lanternas equipadas com painéis solares.
- Um efeito impressionante pode ser alcançado se pedras revestidas com uma composição luminescente ou feitas de polímeros luminosos especiais forem usadas para preencher o leito de um riacho seco. No escuro eles começam a piscar, transformando toda a atmosfera da dacha em uma paisagem de conto de fadas.
Decoração costeira
Um riacho seco emoldurado por pedras coloridas parece incomum, mas para realçar o ambiente decorativo, você pode decorar a zona costeira com plantas.
Alguns exemplos:
- Arvoredos verdes irão enfatizar o componente natural e criar um canto aconchegante com sombra.
- Uma visão interessante surge se a moldura do leito do rio for representada por clareiras floridas.
- Se você planeja semear grama, deixe-a crescer livremente, formando uma paisagem de prado.
- Ao colocar um riacho seco ao longo de um gramado já estabelecido e aparado regularmente, basta decorar a fonte com o plantio de cedros e plantas com flores altas.
- Você pode plantar plantas diferentes, levando em consideração suas características. As coníferas criam raízes bem em cantos sombreados. Eles escolhem zimbro e thuja.
- Arbustos decíduos para paisagismo de jardins devem ter uma bela copa. Pode ser bérberis, cotoneaster, etc.
- As plantas de cereais se adaptam organicamente. Os matagais localizados ao longo das margens dão a impressão da presença de um verdadeiro corpo d'água.
- Suculentas perenes criam uma decoração atemporal.Se o inverno for frio, essas culturas são plantadas em vasos que podem ser levados para dentro de casa.
- Uma encantadora paisagem florestal na dacha é obtida se samambaias com grandes placas de folhas perfuradas forem plantadas ao longo das margens de um riacho seco.
- Um riacho decorativo pode ser colocado no gramado. A composição inclui árvores que crescem aqui.
Estatuetas e bancos de jardim
Um riacho seco torna-se ainda mais expressivo se você prever a instalação de interessantes elementos decorativos nas proximidades.
Algumas ideias:
- As estatuetas de jardim conferem à paisagem um aspecto pitoresco. Perto de objetos que simbolizem corpos d'água, é apropriado colocar imagens de pássaros se alimentando de peixes. Um sapo colorido está convenientemente localizado nas proximidades.
- Esculturas de animais que vivem na floresta e na costa são adequadas.
- A figura de um javali chegando a um riacho decorativo para beber irá adicionar entonações exóticas à paisagem.
- Grupos composicionais abstratos podem ser estabelecidos. A escultura neles é bem realçada por um pote de barro e um jarro de cerâmica, além de uma pedra alta.
- Um pato brilhante com patinhos adoráveis em um fundo azul de um riacho decorativo ficará maravilhoso.
- Uma escultura de uma garota descansando pode ser localizada na ponte.
Bancos confortáveis serão adicionados ao canto equipado na dacha com uma cama decorativa de conforto.
fluxo multi-stream
Nem sempre é possível organizar um longo objeto natural com belas curvas em uma dacha. Nessa situação, são feitos vários canais, polvilhados com o mesmo material ou com material diferente. Essas linhas se cruzam, criando um panorama único.
Para um fluxo decorativo multifluxo, são feitos vários ramos, o que requer mais tempo para ser criado.
O resultado final impressiona, pois o canal multifluxo melhora uma área com diversas zonas na dacha, por exemplo, contorna um canteiro de flores e destaca o gramado.
Mais frequentemente, pedras maiores são preparadas para o canal central, que simbolizam o litoral. Pequenos riachos podem ser cobertos com seixos ou areia grossa.
Artigo para você: Construímos um mirante moderno com churrasqueira para a dacha com nossas próprias mãos
Efeito pedra molhada
Uma das vantagens do riacho seco é a variedade de tonalidades e decoração. Para realçar o ambiente natural, os paralelepípedos podem ter a aparência de uma superfície molhada.
As pedras selecionadas devem ser lavadas para remover a sujeira. Eles são secos e desengordurados com álcool. Em seguida cubra com verniz transparente. Para garantir a resistência do revestimento, são feitas várias camadas.
Cascata
Se a dacha tiver uma topografia pronunciada e irregular, vale a pena usar uma colocação de pedras em cascata para organizar um riacho seco. Esta tecnologia envolve a construção de terraços sucessivos a partir de paralelepípedos ao longo do leito do rio.
Você pode fazer um riacho-cascata, enfatizando as irregularidades naturais. Um riacho rochoso cai do ponto mais alto.
Combinação multicolorida
Para obter um design luminoso ao decorar o território da sua dacha, você pode criar uma composição para um riacho seco incomum a partir de pedras, que são pré-revestidas com tinta impermeável de diferentes tonalidades. Para fluxo, costuma-se usar um tom azul de saturação variável.
Se for difícil selecionar uma área grande na dacha, despeje um leito sinuoso de rio de tom azul diretamente no canteiro de flores. As plantas ornamentais aqui plantadas servem como decoração harmoniosa das margens.
Existem variedades interessantes de pedras naturais com lindas cores.A cor desta decoração não desbota sob a influência da chuva e do sol.
Alguns exemplos:
- Jaspe vermelho. Dá ao fluxo detalhes vermelhos brilhantes. Uma pedra de bela textura vai decorar qualquer recanto da paisagem.
- Jaspe de paisagem. Este tipo de pedra, muito utilizada na disposição de um riacho seco, caracteriza-se por uma bela cor variegada. Isso tornará o objeto criado único.
- Uma migalha de bobina verde. Isso permitirá dar ao fluxo uma imitação de águas profundas e límpidas, nas quais se refletem as árvores que crescem no país.
- Você pode comprar lascas de mármore, por exemplo, em tom bege. Ficará bem próximo à vegetação costeira.
- Goldstone amarelo tem uma aparência única. Inclusões microscópicas de prata e ouro dão à pedra um brilho que se intensifica sob os raios solares.
- Pedra britada “Mix colorida”. Se falta brilho à paisagem da sua dacha, você pode comprar uma mistura de vários tipos para um riacho seco. Inclui dolomita de carvão, jaspe vermelho e variegado, serpentina verde, felsita amarela, etc.
Se você combinar pedras de diferentes tonalidades, obterá um desenho incomum de um objeto paisagístico.
A proximidade de um jardim florido realça o encanto de um riacho seco e multicolorido. Esta opção de design para uma dacha chama a atenção.
Ilhotas
Se o leito do futuro riacho seco, disposto na dacha, for largo, você pode adicionar um toque especial ao seu design como uma ilha. Nessa situação, eles pegam uma pedra grande e a colocam no setor desejado do fluxo.
Algumas ideias:
- Grandes pedras são dispostas sequencialmente ao longo da costa.
- Para simular o fluxo de água, paralelepípedos planos são colocados ao longo do leito do rio em diferentes direções. Aparece a ilusão de riachos de água fluindo em torno de enormes pedras.Eles criam a sensação de um redemoinho.
- Se quiser dar ao riacho a aparência de um fluxo calmo, coloca-se no centro uma pedra alisada, que é cercada por seixos.
- Uma imitação de uma corrente tempestuosa aparece se pedras de diferentes formatos e tamanhos estiverem espalhadas tanto no centro do canal quanto perto das margens.
- Uma composição interessante é representada por um grupo de pedras, pitorescamente espalhadas no leito de um rio, feitas de pequenas pedras leves e britadas.
- O leito rochoso do rio com uma ilha coberta de plantas parece original.
fluxo de flores
Um desenho colorido é obtido fazendo riachos que imitam riachos de flores.
Para indicar a origem, um grande recipiente é colocado de lado. Pode ser uma panela, balde ou outro recipiente com terra. As plantas com flores são plantadas de forma que criem a ilusão de espalhar riachos de água.
Ao criar um riacho seco na dacha com suas próprias mãos, primeiro estude as diferentes opções. Isso adicionará um toque brilhante à dacha. Quão aceitável você acha que tal objeto artificial é na paisagem? Se você se sentiu atraído pelas ideias apresentadas no artigo, compartilhe suas impressões com seus amigos via repostagem nas redes sociais e salve o material em seus favoritos.
Tenho um local inclinado que é perfeito para um riacho seco e sinuoso. Ao olhar para ele, você quer sentir a sensação de água corrente. Que tipo de pedras devo usar?
Em tal situação, você precisa preparar não apenas paralelepípedos padrão. Eles preferem formas planas. Eles são colocados verticalmente ao longo do leito do rio, formando linhas sinuosas. São necessárias inclusões brancas, que se parecerão com riachos tempestuosos e espumosos.
Comprei mármore bege amassado. No meu site, enchi um riacho pequeno, seco e sinuoso com esse material. Prendi várias pedras grandes ao longo das bordas. Gostaria de adicionar a sensação de jatos de água ao fluxo. O que você pode fazer?
Para uma bela decoração, você pode colocar bolas de vidro azuis entre as frações de brita. Mesmo algumas peças darão ao leito do rio uma aparência interessante.