Como manter uma fossa séptica Topas no inverno

O inverno é uma época imprevisível e por vezes implacável com as comunicações, em particular com os sistemas autónomos de esgotos. Antes mesmo do início do frio, é necessário estudar as características de funcionamento dos equipamentos nessas condições.

A título de exemplo ilustrativo, podemos considerar a manutenção da fossa séptica Topas no inverno, bem como o procedimento para a sua conservação e re-preservação caso a habitação seja utilizada apenas no verão.

Características da operação de inverno de fossas sépticas

Uma fossa séptica é uma estação autônoma de tratamento de esgoto que não depende de energia elétrica. Ele permite que você descarte de maneira confiável e segura uma parte significativa dos dejetos humanos. Dispositivos deste tipo são geralmente divididos em três ou quatro seções, cada uma das quais desempenha funções específicas.

O esgoto flui para a fossa séptica, se necessário, é saturado com oxigênio, processado por microorganismos e decomposto em água relativamente limpa e lodo neutro.

O lodo deposita-se abaixo, a água é descarregada no solo ou em um tanque de armazenamento, de onde é retirada para atender às necessidades técnicas do local, na maioria das vezes para irrigação.

Para atender sistemas deste tipo, mecanismos e elementos separados são instalados no tanque. São elevadores aéreos, bombas para movimentação de águas residuais entre seções individuais de uma fossa séptica, uma bomba para bombear o lodo acumulado, sensores de nível de enchimento de tanques, filtros, etc.

Os principais “funcionários” do aparelho são: bactérias aeróbicas e/ou anaeróbicas. Os primeiros podem funcionar sem problemas na ausência de oxigênio, enquanto os últimos têm acesso livre ao oxigênio é extremamente necessário.

Embora os folhetos publicitários afirmem que a manutenção de fossas sépticas não exige grandes despesas, na prática não se deve deixar tal sistema sem supervisão e manutenção regulares.A atenção atenta às condições do ponto de limpeza reduz muito o número de quebras do equipamento e prolonga sua vida útil.

O principal fator que influencia o funcionamento de uma fossa séptica no inverno é a baixa temperatura do ar e o congelamento do solo ao redor da fossa.

Deve-se notar imediatamente que se a fossa séptica for corretamente selecionada e instalado corretamente, então o frio não afetará negativamente seu trabalho. Em alguns casos, os especialistas ainda recomendam isolar a tampa externa da fossa séptica para proteger os ralos de um possível congelamento.

Tanque séptico
As fossas sépticas “Topas” são um tipo de sistema de esgoto autônomo projetado para funcionar tanto no verão quanto no inverno. Dependendo das condições, pode ser necessária uma preparação especial para o inverno.

Como você sabe, a água, ao se transformar em gelo, tende a se expandir. O congelamento dos drenos pode causar deformação do equipamento ou danos graves.

Durante o processo de isolamento, é necessário cuidar das condições de existência de bactérias que atuam no interior da fossa séptica. Deveria ser possível ventilar as fossas sépticas que utilizam microrganismos aeróbios para processar resíduos.

A atividade ativa de bactérias dentro da fossa séptica serve como proteção adicional contra o congelamento do dispositivo. Durante a operação, os microrganismos produzem uma certa quantidade de calor, de modo que o conteúdo da fossa séptica costuma ter uma temperatura bem acima de zero.

Se a manutenção de rotina de um sistema de esgoto autônomo for realizada corretamente, provavelmente não haverá problemas no inverno.

Especificações do projeto das fossas sépticas Topas

Na maioria das vezes, fossas sépticas do tipo “Topas-5” ou “Topas-8” são usadas para atender uma residência particular.O desempenho desses dispositivos foi projetado para atender regularmente às necessidades de uma família de cinco ou oito pessoas, respectivamente.

Além do desempenho fossas sépticas “Topas” pode diferir na modificação. Porém, a manutenção de um sistema de esgoto autônomo desse tipo não faz muita diferença, e sua estrutura é bastante semelhante.

Dispositivo de fossa séptica Topas
O diagrama mostra detalhadamente a estrutura do sistema autônomo de esgoto “Topas” e indica seus componentes e mecanismos que requerem manutenção regular

As fossas sépticas Topas possuem quatro câmaras de trabalho. A primeira câmara é um receptor no qual é realizado o tratamento primário das águas residuais com bactérias anaeróbias. As massas recebidas são filtradas para remover inclusões que não são adequadas para processamento bacteriano.

No segundo compartimento, o efluente é saturado de ar por meio de um arejador. Isso torna o ambiente mais favorável à vida dos microrganismos aeróbios.

A aeração também ajuda a separar os contaminantes sólidos da maior parte dos resíduos, que devem ser removidos imediatamente. As águas residuais saturadas de ar e já parcialmente tratadas são transportadas para a terceira câmara através de um transporte aéreo. Esta câmara geralmente tem formato piramidal e funciona como reservatório.

Na câmara de sedimentação secundária, o efluente sofre separação, com a qual o lodo ativado é separado do componente líquido das massas de esgoto processadas.

Projeto de fossa séptica Topas em planta
Uma fossa séptica com o logotipo Topas é composta por quatro compartimentos interligados: uma câmara receptora, uma fossa de aeração, um decantador secundário e um estabilizador de lodo ativado.Após o tratamento em várias fases em cada câmara, a componente líquida das águas residuais pode ser descarregada num sistema de tratamento de águas subterrâneas, numa vala de drenagem ou utilizada para rega de espaços verdes (+)

Em seguida, os resíduos são transferidos para o quarto compartimento da fossa séptica, onde o processo de fermentação continua, embora não tão intenso. Aqui o lodo deposita-se no fundo e a água, após sedimentar, segue para o tanque de armazenamento. Às vezes, a câmara de sedimentação secundária também tem o formato de uma pirâmide, a fim de criar condições favoráveis ​​​​para a sedimentação do lodo neutro.

Desta última câmara, a água flui para o dispositivo de tratamento do solo. Nesta fase, o efluente passa por uma camada filtrante de um metro de comprimento em um poço de absorção ou por um sistema tubos perfurados de drenagem com uma concha geotêxtil.

Se a secção geológica do local for representada por rochas hidrorrepelentes, não é efectuado qualquer tratamento adicional e as águas residuais são descarregadas numa vala de drenagem ou numa rede de esgotos centralizada.

A saturação da massa residual com o oxigênio que a oxida é fornecida por dois compressores instalados no interior do dispositivo. Existem também transportes aéreos, filtros, etc. As instalações com bombeamento forçado de águas residuais são equipadas com uma ou mais bombas para estimular a movimentação da massa processada.

Os dispositivos técnicos requerem energia e os dispositivos mecânicos requerem manutenção regular. Por exemplo, os bicos e elevadores de ar devem ser limpos ou substituídos periodicamente, os compressores e as bombas devem ser reparados.

As informações sobre o projeto da fossa séptica Topas são necessárias não apenas para o correto funcionamento e manutenção do ponto de tratamento. É necessário conhecer as características do projeto em caso de falha do sistema para realizar rapidamente reparo acessível, se for impossível entregar rapidamente o pessoal da empresa de serviços.

Como fazer a manutenção do Topas no inverno?

No inverno, as fossas sépticas Topas operam com aproximadamente a mesma eficiência que no verão. Porém, em regiões com leituras médias do termômetro abaixo de -20º nos meses de inverno, a estrutura deve ser isolada até a profundidade do congelamento sazonal da região. A tampa deve ser equipada com isolamento térmico em qualquer caso.

Se o termômetro não indicar abaixo de -20º, e pelo menos 20% da água com poluição doméstica entrar na estação de processamento, medidas para isolar o cético para o inverno poderão não ser realizadas.

Os mais sensíveis a dispositivos de baixa temperatura dentro do dispositivo são compressores e uma bomba, se usada. Um resfriamento perceptível do ar ao seu redor pode causar sobrecarga no funcionamento dos dispositivos e até mesmo sua quebra.

Se a operação no inverno for esperada, se as leituras do termômetro estiverem abaixo de -15º, você não deve abrir a tampa do dispositivo, a menos que seja absolutamente necessário.

Manutenção de fossa séptica Topas
Antes mesmo do início do frio, é recomendável realizar uma série completa de manutenções na fossa séptica Topas: bombear o lodo, limpar os filtros, lavar o aparelho, etc.

Se a temperatura média nos meses de inverno variar entre -5º (-10º), não há necessidade de isolar a habitação.

O recipiente é feito de polipropileno durável e este material tem capacidade reduzida de transferência de calor. Isso permite manter a temperatura dentro da fossa séptica quase inalterada, mesmo com o início de leves geadas.

Isolamento de fossa séptica topas
O isolamento externo adicional da parte superior da fossa séptica Topas pode ser feito usando materiais modernos de isolamento térmico ou uma grande quantidade de trapos, mas você deve cuidar da ventilação do esgoto

Dentro da própria fossa séptica existe sua própria fonte de energia térmica. Estas são bactérias aeróbicas que produzem calor ativamente durante o processamento de resíduos, conforme mencionado anteriormente.

Além disso, a tampa da fossa séptica é isolada adicionalmente espuma de poliestireno extrudado - material isolante confiável e moderno. Portanto, as “Topas” normalmente não requerem preparo especial para o inverno, e sua manutenção é feita da mesma forma que na estação mais quente.

Lodo neutro em uma fossa séptica topas
No fundo da fossa séptica Topas acumula-se o chamado lodo neutro, que é recomendado ser bombeado a cada três meses. Este procedimento também deve ser realizado antes de armazenar o aparelho e ao prepará-lo para o inverno.

Porém, em áreas com clima rigoroso, ou se houver possibilidade de congelamento da fossa séptica devido a condições especiais de funcionamento, ainda vale a pena tomar algumas medidas adicionais para proteger o aparelho do gelo. A seleção do material de isolamento térmico é feita de acordo com as condições climáticas reais de uma determinada região.

Tampa de fossa séptica Topas
A tampa da fossa séptica Topas é protegida do frio por uma camada de isolamento, mas durante geadas severas, o isolamento térmico externo adicional não fará mal

Uma condição importante é uma boa ventilação da fossa séptica. O acesso de ar fresco ao aparelho deve ser constante, caso contrário as bactérias aeróbias em seu interior simplesmente morrerão.Esta situação é simplesmente inaceitável, pois se o processo de fermentação parar, um odor desagradável emanará do aparelho e será necessário eliminar contaminações graves.

Outro momento significativo no inverno é o transbordamento da fossa séptica. Isto não deve ser permitido, pois pode causar danos aos mecanismos do dispositivo. Esta situação também é perigosa no verão, mas consertar uma fossa séptica na estação quente é muito mais fácil do que quando começa a geada.

Topas de descarga de fossa séptica
A lavagem regular da fossa séptica Topas pode melhorar seu desempenho. É necessário ao preparar o aparelho para o frio ou antes de conservá-lo.

No primeiro ano de funcionamento da fossa séptica, deve-se monitorar com especial atenção o seu funcionamento. Com o início do frio intenso, podem aparecer falhas que foram feitas durante a instalação e não foram descobertas anteriormente. Tais avarias devem ser reparadas imediatamente para que a fossa séptica não falhe completamente.

Muitos problemas também podem surgir como resultado da influência de fatores terceiros, por exemplo, devido à instalação inadequada de uma tubulação de esgoto ou à falta de isolamento de alta qualidade. Caso não seja realizada a conservação da rede de esgoto baseada na fossa séptica Topas, ela deverá passar por manutenção pelo menos uma vez a cada três meses.

Com detalhes e regras de manutenção de fossa séptica, operado no inverno, irá familiarizá-lo com o seguinte artigo, que recomendamos para leitura.

Nuances de conservação e re-preservação

Se a fossa séptica Topas se destina a ser usada sazonalmente, por exemplo, da primavera ao outono, então para o período de inverno o dispositivo deve ser preservar corretamente. Mas se o sistema de esgoto for utilizado no inverno pelo menos uma vez por mês, não faz sentido preservá-lo; medidas padrão de preparação para o inverno são suficientes.

Conservação de topas de fossa séptica
Se a fossa séptica Topas for limpa e lavada corretamente antes da conservação, a água bombeada nela será muito mais leve do que a mistura usual de água e lodo neutro

A preservação da fossa séptica Topas é realizada da seguinte forma:

  1. Bombeie o conteúdo de cada compartimento da fossa séptica.
  2. Enxágue a fossa séptica de acordo com as instruções.
  3. Eles lavam bombas, elevadores aéreos, injetores e outros equipamentos.
  4. Limpe todos os filtros.
  5. Encha o recipiente com água até aproximadamente 80% do volume total.
  6. Desligue a fonte de alimentação.
  7. Os compressores são desmontados e armazenados em local aquecido.
  8. Feche a tampa da fossa séptica e isole-a adicionalmente.

O trabalho de bombeamento do conteúdo de uma fossa séptica é realizado em várias etapas. Cada compartimento da fossa séptica é esvaziado separadamente e preenchido com água limpa até 40% do seu volume. O bombeamento e o enchimento são realizados várias vezes até que a água limpa seja bombeada para fora da câmara. Cada compartimento é lavado sequencialmente usando este método.

É proibido esvaziar dois compartimentos ao mesmo tempo, até porque isso não deve ser feito com todas as câmeras. O bombeamento e a lavagem devem começar no tanque de decantação, depois prosseguir para o tanque de aeração e depois para a câmara receptora.

Você não pode drenar completamente a água da fossa séptica se ela estiver instalada em uma área com lençol freático alto. Pode surgir no outono. No inverno, o prédio vazio será espremido pelo solo congelado. Portanto, não fica vazio durante o inverno, mas é abastecido com água a aproximadamente 1,8 m do fundo da fossa séptica.

Ao preservar uma fossa séptica, alguns veranistas inexperientes simplesmente drenam todo o líquido dela, agindo por analogia com o procedimento de preservação de um sistema de aquecimento. Esta é uma abordagem completamente errada. A mistura de água e lodo é um habitat para bactérias.A falta de água no recipiente levará à morte.

Topas de fossa séptica pop-up
Antes do início do frio, a fossa séptica Topas deve ser enchida com água até 70-80% do volume de trabalho do líquido. Se isso não for feito, o solo congelado pode espremer uma fossa séptica leve na superfície

Antes da preservação, são lavados os elevadores aéreos com bicos, a alimentação é desligada, o equipamento técnico é retirado e coberto com uma tampa isolada para o inverno. Nesta forma, a estrutura deve permanecer até ser reaberta.

Quando a fossa séptica for reaberta na primavera, esse problema aparecerá, será necessária uma limpeza adicional do dispositivo, bem como seu repovoamento com microrganismos. Também não é recomendado drenar todo o líquido da fossa séptica porque há muita pressão externa nas paredes do dispositivo vazio.

Quando chegar a primavera, a fossa séptica Topas deve ser reaberta adequadamente. Se o dispositivo tiver inverno normalmente, restaurar sua funcionalidade será bastante simples. Primeiro, remova a camada isolante da tampa e abra-a. Você pode inspecionar imediatamente os elementos internos do dispositivo e avaliar sua condição.

Compressores para fossa séptica Topas
Existem dois compressores dentro da fossa séptica Topas. Durante a conservação, esses dispositivos são retirados e, durante a represervação, são instalados em seu local original.

Em seguida, os compressores removidos são instalados no local e a energia é fornecida à fossa séptica. Agora você precisa ter certeza de que o nível do fluido corresponde às condições recomendadas pelo fabricante. Se necessário, basta adicionar a quantidade necessária de água ao aparelho.

Agora você pode ligar os compressores e iniciar o ciclo de operação da fossa séptica para garantir que todos os componentes e mecanismos estejam funcionando normalmente. Se necessário, você pode lavar e substituir imediatamente os filtros.Nos primeiros dias após a reabertura, vale observar atentamente o funcionamento da fossa séptica, avaliando o cheiro do lodo resultante e a pureza da água de saída.

Se esses indicadores não corresponderem à norma, pode ser necessário ajustar a composição dos microrganismos. Mas se todas as operações de conservação e represervação forem realizadas corretamente, tal necessidade não surge, uma vez que a composição bacteriana das fossas sépticas se renova espontaneamente.

Recomendações gerais de uso

O bom funcionamento e a manutenção regular da fossa séptica Topas são a melhor forma de evitar avarias e mau funcionamento do aparelho. Para começar, você deve monitorar a natureza das águas residuais que entram no sistema de esgoto da casa.

Por exemplo, algumas substâncias de limpeza que contêm componentes agressivos podem causar a morte de microrganismos no interior da fossa séptica. Isto também se aplica a substâncias como gasolina, álcalis, ácidos, etc. Estas bactérias benéficas combinam-se igualmente mal com culturas fúngicas.

Portanto, é melhor escolher outro método de descarte de produtos mofados. Todos os resíduos não degradáveis, como pedaços de plástico, sacos de plástico, película aderente, também não devem ser encaminhados para estação autónoma de tratamento bacteriano.

Esses produtos não prejudicam os microrganismos, mas podem causar sérios bloqueios dos mecanismos e até mesmo sua quebra. Para proteger a fossa séptica de tais contaminantes, recomenda-se a instalação de redes de proteção especiais em todos os ralos da casa. Você deve verificar o nível de efluente em sua fossa séptica pelo menos uma vez por semana para garantir que a unidade não esteja cheia demais.

Essa verificação pode ser realizada com mais frequência, principalmente após a reabertura da fossa séptica.Situações em que não há alimentação por algum motivo merecem atenção especial. Nesses casos, a quantidade de resíduos que entra na rede de esgoto deve ser limitada, pois a probabilidade de transbordamento do tanque é muito alta.

Se a fonte de alimentação estiver frequentemente ausente ou desligada por um longo período, faz sentido cuidar de uma fonte alternativa de energia elétrica. O estado dos filtros grossos deve ser verificado mensalmente. Se o filtro estiver danificado ou excessivamente sujo, ele deverá ser substituído para proteger o sistema de forma confiável contra bloqueios.

A fossa séptica é limpa trimestralmente, ou seja, a cada tres meses. Esta é uma operação simples, basta bombear o lodo que se acumulou abaixo das fossas sépticas. Essa massa pode ser utilizada no local como fertilizante. Recomenda-se esvaziar o local de armazenamento de resíduos que não possam ser tratados bacteriologicamente a cada seis meses ou com maior frequência.

Os compressores possuem uma membrana que se desgasta com o tempo. Não espere até que o compressor quebre. Dois anos após a colocação em funcionamento da fossa séptica, recomenda-se a substituição das membranas por novos elementos. Esses reparos programados de compressores deverão ser realizados a cada dois anos.

Os arejadores equipados com fossa séptica também podem precisar de substituição. A vida útil estimada desses elementos varia de 12 a 15 anos. Quanto mais frequente e minuciosamente for realizada a manutenção da fossa séptica Topas, mais estável será o seu funcionamento. Se a situação mudou e a carga no sistema de esgoto aumentou, este é um bom motivo para realizar uma inspeção não programada do estado da fossa séptica e limpá-la.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Informações gerais sobre a preparação de sistemas autônomos de esgoto para o inverno, bem como o procedimento para sua preservação, estão contidas no vídeo a seguir:

O processo de conservação da fossa séptica Topas é mostrado em detalhes aqui:

Este vídeo é dedicado aos erros comuns associados à conservação de fossas sépticas:

As fossas sépticas Topas são relativamente fáceis de manter tanto no verão quanto no inverno. A manutenção regular, a operação adequada e o isolamento adicional permitirão que este sistema de esgoto autônomo confiável e conveniente resista com sucesso ao frio mais severo.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Estamos interessados ​​na sua experiência na instalação de pontos de tratamento para sistemas de esgoto independentes e na sua opinião sobre o material apresentado. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Michael

    Também tenho uma fossa séptica na minha dacha, já a usamos há dois anos e meio. Já se passaram dois invernos e toda vez minha bomba quebra. Depois do primeiro inverno isolei a tampa, depois do segundo a bomba falhou novamente. Aqui está escrito corretamente - o tubo também precisa ser isolado. Este ano isolei o cano, espero que não haja surpresas desagradáveis ​​​​na primavera. Não tive mais problemas globais com a fossa séptica depois do inverno.

    • Alexandre

      É melhor colocar um cabo de aquecimento no tubo. Também seria uma boa ideia limpar a fossa séptica antes do inverno para evitar assoreamento.

  2. Iuri Pomoshnikov

    Quanto à re-conservação, utilizo sempre o produto biológico “Bio Starter” para arrancar depois do inverno. Como resultado disso, minha fossa séptica entra rapidamente em operação.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica